Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 20/3/2014 17:34

jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Ou seja, Here we go again... :wall:

O bom, é que cria possíveis pontos de entrada interessantes, para quem está em carteiras de longo prazo. \:D/


Rick,
e qual a tua previsão(antes do final do jogo :D ) da duração da tempestade?

Já passei por alguns furações, ciclones, ..., mas "depois da tempestade vem a bonança" , por vezes não se sabe é antecipadamente o nível da destruição que irá provocr e por isso devemos/podemos estar preparados, nem que seja psicologicamente. :wink:

Bons investimentos....


Acredito se a tempestade, estiver a durar muito tempo ou com grandes quedas, que a Yellen, venha acalmar os mercados, porque não é bom para o Fed, os mercados accionistas nos EUA, a caírem, pois dificulta e atrasa a recuperação económica. E indirectamente também beneficiará outros mercados accionistas, obrigações e forex.
Quem passou o Verão de 2013, já sabe o que lhe espera.

Mas ainda bem, que vai acabar o QE nos EUA, e as taxas de juro subirem, porque é sinal de melhoria economica nos EUA.

E vai criar pressão na UE, para fazer o seu próprio QE.

O Reino Unido (RU), também deverá acabar o seu QE, brevemente. Vamos ver se acaba 1º, que os EUA, ou não.

Ou seja, a apostar em obrigações, será nas Europeias. Pois EUA e RU, irão terminar os QE e aumentar as taxas de juro. E a UE, terá de manter as taxas de juro baixas, ou baixar-las ainda mais para permitir a recuperação económica da Zona Euro.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 20/3/2014 17:22

Rick Lusitano Escreveu:Ou seja, Here we go again... :wall:

O bom, é que cria possíveis pontos de entrada interessantes, para quem está em carteiras de longo prazo. \:D/


Rick,
e qual a tua previsão(antes do final do jogo :D ) da duração da tempestade?

Já passei por alguns furações, ciclones, ..., mas "depois da tempestade vem a bonança" , por vezes não se sabe é antecipadamente o nível da destruição que irá provocr e por isso devemos/podemos estar preparados, nem que seja psicologicamente. :wink:

Bons investimentos....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Biotech Boom, Or Bubble?

por Rick Lusitano (New) » 20/3/2014 17:14

Para quem tem o "Franklin Biotechnology Discovery", ou simplesmente interessados na temática:

Evan McCulloch, CFA®
Vice President/Research Analyst
Portfolio Manager, Franklin Biotechnology Discovery Fund


Evan McCulloch/Franklin Templeton Investments/Seeking Alpha - Biotech Boom, Or Bubble? (Mar. 14, 2014 11:39 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/2089203-biotech-boom-or-bubble
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 20/3/2014 16:34

Ou seja, Here we go again... :wall:

O bom, é que cria possíveis pontos de entrada interessantes, para quem está em carteiras de longo prazo. \:D/
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Fed News - The Effects Today

por Rick Lusitano (New) » 20/3/2014 16:20

Resumindo, os efeitos nos activos mais relevantes devido ás declarações de ontem do Fed:


Imagem

Bonds & Fixed Income:
:arrow: US Treasuries, incluindo TIPS (EUA)
:arrow: Gilts (Reino Unido)
:arrow: Bunds (Alemanha)
:arrow: Obrigações do Tesouro (Portugal)
:arrow: MBS (EUA)



Forex:
:arrow: JPY
:arrow: CNY
:arrow: AUD
:arrow: CAD
:arrow: CHF
:arrow: GBP
:arrow: EUR



Commodities:
:arrow: Ouro



Stocks:
Ásia-Pacifico:
:arrow: Japão
:arrow: Austrália
:arrow: China
:arrow: Hong-Kong
:arrow: Indonésia
:arrow: Índia


Europa:
:arrow: Alemanha
:arrow: França
:arrow: Reino Unido
:arrow: Espanha
:arrow: Portugal


:arrow: EUA


:arrow: Emergentes Globais




Imagem
Forex:
:arrow: USD
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Financial Markets News

por Rick Lusitano (New) » 20/3/2014 15:53

Normalmente, não dou muito valor, a notícias, por serem muitas vezes, ruído de curto prazo, mas o dia de ontem, foi um dia importante, ao mesmo nível do dia 22 de Maio de 2013, com as declarações de Ben Bernanke, Presidente do Fed.


Bloomberg - Hot Money Returns as SE Asia’s Foreign Inflows Accelerate (Mar 20, 2014 2:52 AM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-03-19/hot-money-returns-as-se-asia-s-foreign-inflows-accelerate.html

Bloomberg TV Escreveu:March 20 (Bloomberg) –- BNP Paribas Indonesia Head of Equities Miles Remington discusses banking regulations and the inflow of funds into Southeast Asia with David Ingles, Rosalind Chin, Angie Lau and Rishaad Salamat on Bloomberg Television’s “Asia Edge.” (Source: Bloomberg)


Bloomberg TV - Southeast Asia Foreign Inflows Accelerate (March 20, 2014)
http://www.bloomberg.com/video/southeast-asia-foreign-inflows-accelerate-~6gpnSPbTYayS8xmkWdMXg.html




Depois de um inicio de ano com valorizações nos ASEAN, principalmente na Indonésia, com o Jakarta Stock Exchange Composite Index, com um retorno YTD superior a 10%, as declarações de ontem por parte da presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, estão a se repercutir nos índices bolsistas mundiais, nas US treasuries, Ouro, EUR, USD e não só.

Ontem:
Jornal de Negócios/Bloomberg TV - Fed vê taxa de juro em 1% no final de 2015 (19 Março 2014, 18:45)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/fed_ve_taxa_de_juro_em_1_no_final_de_2015.html


EUA:
Jornal de Negócios/Bloomberg TV - Wall Street acentua quedas após Fed admitir taxa de juro de 1% no final de 2015 (act) (19 Março 2014, 19:11)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/wall_street_acentua_quedas_apos_fed_admitir_taxa_de_juro_de_1_no_final_de_2015.html




Hoje:
The Wall Street Journal - Grand Central: How Long is Six Months, Really? (Mar 20, 2014, 7:26 am)
http://blogs.wsj.com/economics/2014/03/20/grand-central-how-long-is-six-months-really

Seeking Alpha - Hilsenrath: Market was too complacent about timing of rate hikes (Mar 20 2014, 09:28 ET)
http://seekingalpha.com/news/1637023-hilsenrath-market-was-too-complacent-about-timing-of-rate-hikes


Ásia-Pacifico:
Jornal de Negócios - Abertura de mercados: Fed penaliza bolsas mundiais (20 Março 2014, 07:57)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/comentario_de_abertura_fed_marca_arranque_negativo_nas_bolsas.html


EUR:
Jornal de Negócios - Euro desvaloriza depois da Reserva Federal anunciar perspectiva de subida de juros (20 Março 2014, 11:12)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/euro_desvaloriza_depois_da_reserva_federal_anunciar_subida_de_juros.html


Europa:
Jornal de Negócios - Bolsas europeias caem após surpresa da Fed (20 Março 2014, 11:58)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/imprevisibilidade_de_janet_yellen_penaliza_pracas_europeias.html


EUA:
Jornal de Negócios - Wall Street em terreno negativo após Fed admitir subida de juros em 2015 (20 Março 2014, 13:55)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/wall_street_abre_a_cair_pressionada_pelo_anuncio_da_fed_de_taxa_de_juro_de_1_em_2015.html


Obrigações mundiais:
Jornal de Negócios - Anúncio da Fed leva a subida global dos juros da dívida (20 Março 2014, 14:26)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/anuncio_da_fed_leva_a_subida_global_dos_juros_da_divida.html




Jornal de Negócios/Bloomberg TV - Mercados avaliam o significado dos "seis meses" de Yellen (20 Março 2014, 14:59)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/markets_weigh_meaning_of_yellens_six_months.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 20/3/2014 12:48

:shock:

Jornal de Negócios - Alken Fund detém mais de 2% do capital do BCP (20 Março 2014, 07:52)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/alken_fund_detem_mais_de_2_do_capital_do_bcp.html


Jornal de Negócios Escreveu:As acções foram adquiridas por “três dos seus sub-fundos”, revela a mesma fonte, não revelando o valor da operação


Tendo em conta, que a Alken, apenas tem 4 fundos:

European: Opportunities; Small Caps; Absotute Return

E o "Hedge fund".


(mas ao preço do BCP, até compreendo, com 1 euro, já se é accionista do BCP, mas não dá para comprar uma bifana. :twisted: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 20/3/2014 10:25

Coimbra

Se ficares com esses pesos já estás a dar mais importância à Europa pois os EUA representam mais de 50% do mercado mundial e a Europa uns 20-30% :roll:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 20/3/2014 1:38

Rick,

Achas muito mau mudar as percentagens das zonas geográficas da minha carteira (Europa, América, Ásia) de 69%-27%-4% para 42%-44%-14% ? Claro que há outros factores para uma boa carteira, mas nesta ponto, qual a tua opinião? Tendo em consideração a perspectiva de força da Europa eu queria dar mais peso a esta, mas face aos fundos que já tenho em carteira terem UPs no limite do low-cost, um rebalanceamento total da carteira face ao que pretendo (nomeadamente mais acções, manter zona geográfica) exigiria um reforço superior ao que quero para esta fase. Deste modo, parece-me aceitavel ter peso semelhante entre Europa e América.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 19/3/2014 23:38

Rick Lusitano Escreveu:Global tactical asset allocation - http://en.wikipedia.org/wiki/Global_tactical_asset_allocation

Vou ler sobre o assunto :wink:

Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:Caso haja possibilidade de reforço (ao invés de compra e venda do mesmo fundo), ainda melhor porque não perdes o dinheiro das comissões num fundo que "rapidamente" irias vender.

Aqui perdi-me completamente. Como se perde dinheiro em comissões? Só tiveres fundos com comissões de resgate e resgatares antes do prazo mínimo. O ideal no rebalanceamento é reforçar os perdedores em vez de vender parcialmente os vencedores, porque senão vais pagar impostos, sobre as mais-valias. Penso que talvez queiras dizer isto. :-k

Referia-me às taxas de subscrição, no sentido de comprar um fundo, pagas taxas e depois passado "pouco" tempo vais vende-lo, mas também me referia aos impostos das mais-valias. Quando escrevi isso foi no fim de escrever todo o post e sinceramente não estava muito convencido sobre o que tinha escrito, porque escrevi com alguma pressa essa parte. O melhor é esquecer :p
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Fed News

por Rick Lusitano (New) » 19/3/2014 19:59

SA MC Mar 19 2014 14.16 ET.gif
Fonte: Seeking Alpha
SA MC Mar 19 2014 14.16 ET.gif (29.31 KiB) Visualizado 11759 vezes


Fonte: Seeking Alpha - FOMC: Rate hikes coming sooner and faster (Mar 19 2014, 14:16 ET)
http://seekingalpha.com/news/1635473-fomc-rate-hikes-coming-sooner-and-faster
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Mercados Emergentes - BlackRock

por Rick Lusitano (New) » 19/3/2014 16:08

Bom artigo/noticia.

Independentemente de falar em mercados específicos, como os Emergentes, que ideias generalistas se podem tirar? :wink:

Bloomberg - BlackRock Says Bears Blundering by Exiting Emerging Markets (Mar 18, 2014 3:03 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-03-18/blackrock-says-bears-blundering-by-exiting-emerging-markets-1-.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Best - Fundos em Saldos.

por Rick Lusitano (New) » 19/3/2014 15:19

Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor. :shock:
Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo. :clap: \:D/


Apenas preciso de confirmação no seguinte quadro para fazer nova imagem actualizada e alguma promoção
Código: Selecionar todos
Aber. Movs. Mins. Gestora
1 UP  1 UP  1 UP  MFS
100€  100€  100€  Blackrock
1k€   1 UP  1k€   HSBC


Irra que é preciso contar caracteres e usar o modo monospace para se fazer uma tabela minimamente decente neste fórum :oh:

Assim que tiver a confirmação com todo o gosto coloco aqui a imagem actualizada.

Obrigado Rick pelo esforço :clap:

Nunca olhei para os BlackRock por serem inalcançáveis para mim mas assim já posso olhar para eles com outros olhos.



Obrigado não, já sabes, que se eu passar pela Veneza Portuguesa, o almoço é por tua conta. :mrgreen:

A cena de se criar tabelas, no fórum é arcaico. Por isso, que faço no Excel e coloco a imagem. Assim também fica mais bonito e mais fácil de se perceber. Eu estava na brincadeira contigo, quando disse que eras o responsável pelo precário dos fundos. :wink:

Como sabes, os preços podem se alterar, aqui nos fundos, foi a primeira vez, pelo menos nos últimos 3 anos. A única novidade seria colocar apenas as novas gestoras, que são para aí, 2 ou 3 por ano.

Mas o mercado, subitamente, parece que se tornou mais dinâmico. :wink:
E ainda bem, pois parecia, que existia algum comodismo. Como só existe 3 "players" até a presente data, as ofertas de fundos, estabilizou.


A "novidade" que dei sobre os saldos nos fundos do Best, carece da confirmação da data de inicio das alterações nos preços. Mas não deve demorar muito. Também não vou abusar da sorte, e estar a pressionar...
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Best - Fundos em Saldos.

por chico_laranja » 19/3/2014 11:58

Rick Lusitano Escreveu:BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor. :shock:
Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo. :clap: \:D/


Apenas preciso de confirmação no seguinte quadro para fazer nova imagem actualizada e alguma promoção
Código: Selecionar todos
Aber. Movs. Mins. Gestora
1 UP  1 UP  1 UP  MFS
100€  100€  100€  Blackrock
1k€   1 UP  1k€   HSBC


Irra que é preciso contar caracteres e usar o modo monospace para se fazer uma tabela minimamente decente neste fórum :oh:

Assim que tiver a confirmação com todo o gosto coloco aqui a imagem actualizada.

Obrigado Rick pelo esforço :clap:

Nunca olhei para os BlackRock por serem inalcançáveis para mim mas assim já posso olhar para eles com outros olhos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 19/3/2014 4:09

petergonçalves Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:

:shock: Porque, os conselhos deles, well...
Antes prefiro, os meus conselhos. :mrgreen:
Ou seja, prefiro, ter mais trabalho, e procurar informação e obter conhecimentos por mim mesmo, e montar a minha estratégia. Já lidei com diversos profissionais de vários bancos, desde do "empregado de balcão", gestores de conta, "Financial Advisors", a gerentes, e contam-se por uma mão com 5 dedos, os que realmente eram conhecedores de mercados e de produtos financeiros para clientes de retalho e não apenas "vendedores" com um discurso pré-formatado.
A iliteracia financeira, é muito comum nos bancos. Por acaso, recentemente fiquei surpreendido pela positiva por 1 "Financial Advisor" de 1 banco, pelo grau de conhecimentos que tinha, não só dos produtos do seu banco, mas também dos mercados e pelo seu á vontade em falar deles. Uma conversa de mais de 1.5 hora, que poderia ter sido mais alongada, mas o tempo é um monstro sem controle.

Deves estar com grandes perdas no total da carteira, pois quisestes entrar a matar. :lol:
O fundo de obrigações que mencionas (Nordea-1 European Financial Debt Fund E EUR | LU0772944731), também é de 1 sector arriscado, Sector Financeiro, que é muito volátil. Qualquer coisinha e lá vai ele, para cima ou para baixo, é 1 sector nervoso, se vires a minha listagem de FI EUR, ele não aparece lá, nem acções, nem obrigações. Só aparece este fundo especifico na minha página de fundos em observação, e se reparares, ele tem um comentário meu sobre ele. Mas não deves estar a perder muito, nele, a 1 mês, ele está com retorno de +2.07%, segundo a Morningstar.


A minha listagem de FI EUR, é constituída apenas por fundos para o longo prazo, o mais conservador possível. É actualizada com alguma frequência, mas como são fundos de longo prazo, têm poucas alterações. São mais as entradas de fundos do que saídas. Não são fundos "foguetes", para ganhar no curto prazo, são bons corredores de maratona, que aguentem grandes horizontes temporais numa carteira de longo prazo.


Para fundos de obrigações, tens as respostas que procuras, quando analisei a tua carteira e sugeri-te uma carteira, aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=900#p1100358


Sim, podes olhar para os gráficos ("Análise Técnica" ou AT) + "Análise Fundamental" (AF) = "conclusões pessoais". Mas mesmo os mais experientes "traders", também falham e com alguma regularidade. Agora imagina 1a pessoa completamente inexperiente, pode ter sorte em alguns "traders", mas acabam sempre por cair. Os mercados são impiedosos, no curto prazo. Não te esqueças, que estás a lutar contra "traders" profissionais de todo mundo, mais os investidores profissionais, bancos, "Hedge Funds", Fundos de Investimento, Fundos de Pensões, etc. E também podes incluir os computadores como teus adversários. Os "traders" com "inside information" (informação privilegiada), as manipulações de mercados feitas por "traders" e bancos e outras instituições financeiras. O teu capital acaba mais depressa do que o deles. O que falas é tentar acertar nas tendências. Eu olho para o longo prazo e diversifico, e as probabilidades de eu ter os retornos que eu quero, são diminutas. Com o tentar advinhar o futuro a curto prazo, as probabilidades de acertar, quase que desaparecem.


Vê estes 2 posts:

High-frequency trading - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82630&p=1081053#p1081032

Flash Crash - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82630&p=1081053#p1081049


Não tentes domar o mercado, é um monstro indomável. Entra devagar, e tenta manter-te o maior tempo possível, dentro do jogo, ou seja, 1ª prioridade manter o capital investido, 2ª - manter o capital investido, 3ª, 4ª, ...., só no final é tentar obter retornos. O que tu queres é ao contrário. Se fosse tão simples fazer dinheiro. quem tentasse era milionário. E todos, em poucos anos e pouco capital investido éramos também.

Em Fundos de Investimento, ganhas dinheiro, mas não a entrar com adivinhações e apostas arriscadas, isso é jogar, apostas de casino. Dou o meu exemplo, tenho a sorte de estar com ~+70% num fundo de Biotechs em ~1 ano, mas tenho 4 fundos de países dos ASEAN, com média de ~-8%, e 2 deles já tiveram com ~-30%. Nos 3 primeiros meses desta carteira, já estava com ~+15%. Actualmente, esta carteira, anda com ~+6% com cerca de 1 ano de existência. Estes meus exemplos, servem para te explicar, que advinhar é extremamente dificil, principalmente em curto prazo.


Não penses com 1.000 EUR consegues ganhar 1.000.000 EUR em 10 anos em fundos de investimento. Mas podes ir multiplicando o capital investido aos poucos.


Queres ler? Lê os papers em PDF, que o VG tem no tópico dele. Também dar uma olhadela aos papaers da JPMorgan que tenho neste tópico, que actualizados trimestralmente. São de leitura leve e simples. E não têm centenas de páginas para ler, e têm informação gráfica (infografias).



Já conseguistes acertar com a cena da app da Bloomberg?




Olá Rick,

Já consegui criar a minha "Mobile Watchlist" da Bloomberg. É muito fixe porque além de ter um interface porreiro também dá para colocar posições o que no site não é permitido.

Realmente, isto dos mercados tem muito que se lhe diga, é tudo menos claro e tem muitos interesses escondidos. Mas eu não desmoralizo e vou continuar a ler e tentar aprender e claro, arriscar um pouco. :D

Neste momento estou apenas a observar os fundos que me interessam e também a ler tudo o que me for possível.

A carteira que me sugeriste está a ter resultados muito negativos mas presumo que seja mesmo assim.


Obrigado
peter



Se bem me recordo, tu precipitastes e comprastes Acções Portugal, Japão sem Hedge, etc e Obrigações Nordea Euro Bank, sem ninguém te dizer para comprares. Ou seja, entrastes logo em Acções, independentemente do timing de entrada e as escolhas dos próprios fundos. E o que sugeri depois, foi não comprares mais fundos sem saber minimamente o que estavas a fazer. E enquanto, percebias o que querias realmente, pegares no restante do montante que te sobrou, e subscrever o ES Liquidez. Não me parece, que o ES Liquidez, tenha assim tal maus resultados.

petergonçalves em 07/3/2014 2:58 Escreveu:Boa noite Rick!

Obrigado pelas tuas excelentes explicações, tenho aprendido muito com este fórum. Tenho é pena de não ter mais tempo para poder ler tudo... :(
Felizmente ou infelizmente, hoje de manhã já tinha subscrito alguns fundos, por isso, quando li as tuas mensagens já não podia alterar nada!! Assim sendo, deixo-te os fundos que já tenho subscritos e os respectivos valores da minha carteira actual:


LU0524465977 Alken Fund European Opportunities-A 200€

LU0122612764 Franklin European Growth N Acc € 200€

LU0152983168 Franklin Templeton Japan N Acc € 100€

Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR 200€

Santander Acções Portugal 550€


Espero não ter feito grande asneira, para o bem do meu €!!! :?


(...)


Rick Lusitano em 08/3/2014 1:37 Escreveu:Se não tens conhecimentos, e ainda não sabes como vais fazer a tua estratégia, mete o dinheiro que te sobra no ES Liquidez, até teres um plano minimamente delineado. E vais metendo, nesse fundo, as tuas poupanças, tipo mealheiro, até saberes o queres fazer. Aproveitas para começar a leres este tópico, devagar com calma, de certeza, vais encontrar respostas para algumas das tuas dúvidas. E irão te aparecer mais dúvidas de certeza, e estamos aqui para te ajudar. Enquanto isso, tens o dinheiro que sobra, "protegido" no ES Liquidez, a render, vais aprendendo, estudando. Conforme fores aprendendo e tiveres mais certezas, vais tirando aos poucos, do "mealheiro" ES Liquidez, e vais investir, se tiveres dúvidas, pergunta primeiro, carregas no botão de compra depois.



Eu avisei-te que tuas escolhas iriam trazer desgostos, mas terias que aguentar o barco, se querias a ter em carteira, aqueles fundos. E como também tem referi, as acções caíram por causa da "crise" da Crimeia e da situação Chinesa. Aparentemente, as acções já começaram ontem a recuperar. Se não teres estes tipos de stress. Colocas tudo ES Liquidez e depois informa-te bem do que queres comprar, não compres só por está na "moda".

Espero que tenhas aprendido alguma, com as tuas compras sem preparação e com a "crise" que já apanhastes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 19/3/2014 3:34

Rick Lusitano Escreveu:

:shock: Porque, os conselhos deles, well...
Antes prefiro, os meus conselhos. :mrgreen:
Ou seja, prefiro, ter mais trabalho, e procurar informação e obter conhecimentos por mim mesmo, e montar a minha estratégia. Já lidei com diversos profissionais de vários bancos, desde do "empregado de balcão", gestores de conta, "Financial Advisors", a gerentes, e contam-se por uma mão com 5 dedos, os que realmente eram conhecedores de mercados e de produtos financeiros para clientes de retalho e não apenas "vendedores" com um discurso pré-formatado.
A iliteracia financeira, é muito comum nos bancos. Por acaso, recentemente fiquei surpreendido pela positiva por 1 "Financial Advisor" de 1 banco, pelo grau de conhecimentos que tinha, não só dos produtos do seu banco, mas também dos mercados e pelo seu á vontade em falar deles. Uma conversa de mais de 1.5 hora, que poderia ter sido mais alongada, mas o tempo é um monstro sem controle.

Deves estar com grandes perdas no total da carteira, pois quisestes entrar a matar. :lol:
O fundo de obrigações que mencionas (Nordea-1 European Financial Debt Fund E EUR | LU0772944731), também é de 1 sector arriscado, Sector Financeiro, que é muito volátil. Qualquer coisinha e lá vai ele, para cima ou para baixo, é 1 sector nervoso, se vires a minha listagem de FI EUR, ele não aparece lá, nem acções, nem obrigações. Só aparece este fundo especifico na minha página de fundos em observação, e se reparares, ele tem um comentário meu sobre ele. Mas não deves estar a perder muito, nele, a 1 mês, ele está com retorno de +2.07%, segundo a Morningstar.


A minha listagem de FI EUR, é constituída apenas por fundos para o longo prazo, o mais conservador possível. É actualizada com alguma frequência, mas como são fundos de longo prazo, têm poucas alterações. São mais as entradas de fundos do que saídas. Não são fundos "foguetes", para ganhar no curto prazo, são bons corredores de maratona, que aguentem grandes horizontes temporais numa carteira de longo prazo.


Para fundos de obrigações, tens as respostas que procuras, quando analisei a tua carteira e sugeri-te uma carteira, aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=900#p1100358


Sim, podes olhar para os gráficos ("Análise Técnica" ou AT) + "Análise Fundamental" (AF) = "conclusões pessoais". Mas mesmo os mais experientes "traders", também falham e com alguma regularidade. Agora imagina 1a pessoa completamente inexperiente, pode ter sorte em alguns "traders", mas acabam sempre por cair. Os mercados são impiedosos, no curto prazo. Não te esqueças, que estás a lutar contra "traders" profissionais de todo mundo, mais os investidores profissionais, bancos, "Hedge Funds", Fundos de Investimento, Fundos de Pensões, etc. E também podes incluir os computadores como teus adversários. Os "traders" com "inside information" (informação privilegiada), as manipulações de mercados feitas por "traders" e bancos e outras instituições financeiras. O teu capital acaba mais depressa do que o deles. O que falas é tentar acertar nas tendências. Eu olho para o longo prazo e diversifico, e as probabilidades de eu ter os retornos que eu quero, são diminutas. Com o tentar advinhar o futuro a curto prazo, as probabilidades de acertar, quase que desaparecem.


Vê estes 2 posts:

High-frequency trading - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82630&p=1081053#p1081032

Flash Crash - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82630&p=1081053#p1081049


Não tentes domar o mercado, é um monstro indomável. Entra devagar, e tenta manter-te o maior tempo possível, dentro do jogo, ou seja, 1ª prioridade manter o capital investido, 2ª - manter o capital investido, 3ª, 4ª, ...., só no final é tentar obter retornos. O que tu queres é ao contrário. Se fosse tão simples fazer dinheiro. quem tentasse era milionário. E todos, em poucos anos e pouco capital investido éramos também.

Em Fundos de Investimento, ganhas dinheiro, mas não a entrar com adivinhações e apostas arriscadas, isso é jogar, apostas de casino. Dou o meu exemplo, tenho a sorte de estar com ~+70% num fundo de Biotechs em ~1 ano, mas tenho 4 fundos de países dos ASEAN, com média de ~-8%, e 2 deles já tiveram com ~-30%. Nos 3 primeiros meses desta carteira, já estava com ~+15%. Actualmente, esta carteira, anda com ~+6% com cerca de 1 ano de existência. Estes meus exemplos, servem para te explicar, que advinhar é extremamente dificil, principalmente em curto prazo.


Não penses com 1.000 EUR consegues ganhar 1.000.000 EUR em 10 anos em fundos de investimento. Mas podes ir multiplicando o capital investido aos poucos.


Queres ler? Lê os papers em PDF, que o VG tem no tópico dele. Também dar uma olhadela aos papaers da JPMorgan que tenho neste tópico, que actualizados trimestralmente. São de leitura leve e simples. E não têm centenas de páginas para ler, e têm informação gráfica (infografias).



Já conseguistes acertar com a cena da app da Bloomberg?




Olá Rick,

Já consegui criar a minha "Mobile Watchlist" da Bloomberg. É muito fixe porque além de ter um interface porreiro também dá para colocar posições o que no site não é permitido.

Realmente, isto dos mercados tem muito que se lhe diga, é tudo menos claro e tem muitos interesses escondidos. Mas eu não desmoralizo e vou continuar a ler e tentar aprender e claro, arriscar um pouco. :D

Neste momento estou apenas a observar os fundos que me interessam e também a ler tudo o que me for possível.

A carteira que me sugeriste está a ter resultados muito negativos mas presumo que seja mesmo assim.


Obrigado
peter
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 19/3/2014 3:02

Caro BedRock,

Desejo rápidas melhoras!!
Aproveito também para agradecer todos os esclarecimentos que me deste assim como o excelente "material de apoio" que disponibilizaste neste fórum. :clap:

Obrigado! :clap:
peter
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 19/3/2014 1:23

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:É precisamente isso. Se para o mesmo retorno, podemos ter um menor risco através de balanceamento de cada fundo, porque não aproveitar?!... Daí ser-me útil conseguir simular o risco de portfolio da forma mais simples possivel.

Mas depois, acabamos sempre com o mesmo obstáculo. Andamos sempre atrasados, pois sabemos o passado, mas com o avançar dos dias, os DP, retornos, etc, vão alterando. Imagina que hoje, baseados em todos dados que existem até hoje, consegues, afinar a tua carteira a 99% (nada é 100% na vida), daqui a 1 ano por exemplo, já de certeza, a carteira está desafinada. Como resolves, isso? Com rebalanceamentos? Ou venda de algum fundo e compra de outro para o substituir?


Na minha opinião, a resposta a essa questão é consoante o tipo de investidor. Não quero dizer "keywords", por isso vou tentar explicar o meu ponto de vista. Simplificando, vou assumir dois tipos de investidores: um que quer agora fazer investimentos para os filhos, para a reforma e/ou simplesmente não tem paciência/não aprecia o mundo dos investimentos e quer apenas meter o dinheiro a render e de vez em quando vê se os fundos estão no verde; o outro investidor tem um perfil mais do género que se vê neste fórum por exemplo: pretende investir, gosta de acompanhar os mercados e tem motivação/conhecimentos para estar "em cima do assunto".

Olhando para o 1º tipo de investidor, sem dúvida que um risco de 10 ou 15% vai ser semelhante a longo prazo, vai movimentar o seu portfolio poucas vezes. Neste caso, não se justifica ter estes ajustes de que falamos aqui.

Focando no 2º tipo de investidor (inexperiente, mas que me considero ser), mesmo numa estratégia de longo prazo, poder-se-à fazer mais rebalanceamento. Ao acompanhar o mercado, verifica-se que, por exemplo, que as obrigações estão em crescimento (tendencia longa), não fará sentido ajustar a nossa carteira de longo prazo para aproveitar estes movimentos? Mesmo tendo o investidor carteiras de alocação táctica (curto prazo), penso fazer sentido aproveitar as tendências para maximizar o longo prazo. A diferença será na variação das alocações dos 2 tipos de carteira, isto é, na de longo prazo temos variações mais suaves e num range mais pequeno, enquanto que a alocação de curto prazo será aproveitar um mercado mais especifico. Caso haja possibilidade de reforço (ao invés de compra e venda do mesmo fundo), ainda melhor porque não perdes o dinheiro das comissões num fundo que "rapidamente" irias vender.

Disclaimer: Eu sou o tipo sem experiencia, não há dúvidas que a tua experiencia e sucesso tem muito mais fundamento.



Mas olha, não paras de me surpreender com o teu grau de conhecimentos. E não estou a dizer isto, para ganhar ou vender-te alguma coisa.
O que tu dizes, faz todo o sentido, procuras ter uma carteira LP, flexível, nem é 100% passiva nem 100% activa, é Balanceada.

Não sei se conheces, mas deixo, um começo para ti:
Global tactical asset allocation - http://en.wikipedia.org/wiki/Global_tactical_asset_allocation

É Wikipedia, vale o que vale, mas dá para já começares a entrar nessa estratégia de investimento. Depois podes passar para a Investopedia, que é mais especializada e partir daí ires para fontes mais profissionais e complexas.


CoimbraPT Escreveu:Caso haja possibilidade de reforço (ao invés de compra e venda do mesmo fundo), ainda melhor porque não perdes o dinheiro das comissões num fundo que "rapidamente" irias vender.

Aqui perdi-me completamente. Como se perde dinheiro em comissões? Só tiveres fundos com comissões de resgate e resgatares antes do prazo mínimo. O ideal no rebalanceamento é reforçar os perdedores em vez de vender parcialmente os vencedores, porque senão vais pagar impostos, sobre as mais-valias. Penso que talvez queiras dizer isto. :-k


Eu admito que tenho muito pouca experiência, (no dia, que eu achar que tenho experiência, é sinal que vou ficar falido), tenho algumas centenas ou milhares de horas a ler textos, gráficos, infografias, cruzo muita informação, quase 30 anos de informática em cima, dá uma maior agilidade e rapidez para absorver informação, analisar, criar hipóteses, fazer comparações, para conseguir chegar a alguma conclusão. Mais acima de tudo, adoro fazer este trabalho de analise e pesquisa. É a paixão e a enorme curiosidade que tenho, que me move. (Há malucos para tudo. A mim deu para isto. É pena, se me tivesse dado para o futebol, estava milionário e não precisava de saber sequer falar com os jornalistas. :lol: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 19/3/2014 0:45

Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:É precisamente isso. Se para o mesmo retorno, podemos ter um menor risco através de balanceamento de cada fundo, porque não aproveitar?!... Daí ser-me útil conseguir simular o risco de portfolio da forma mais simples possivel.

Mas depois, acabamos sempre com o mesmo obstáculo. Andamos sempre atrasados, pois sabemos o passado, mas com o avançar dos dias, os DP, retornos, etc, vão alterando. Imagina que hoje, baseados em todos dados que existem até hoje, consegues, afinar a tua carteira a 99% (nada é 100% na vida), daqui a 1 ano por exemplo, já de certeza, a carteira está desafinada. Como resolves, isso? Com rebalanceamentos? Ou venda de algum fundo e compra de outro para o substituir?


Na minha opinião, a resposta a essa questão é consoante o tipo de investidor. Não quero dizer "keywords", por isso vou tentar explicar o meu ponto de vista. Simplificando, vou assumir dois tipos de investidores: um que quer agora fazer investimentos para os filhos, para a reforma e/ou simplesmente não tem paciência/não aprecia o mundo dos investimentos e quer apenas meter o dinheiro a render e de vez em quando vê se os fundos estão no verde; o outro investidor tem um perfil mais do género que se vê neste fórum por exemplo: pretende investir, gosta de acompanhar os mercados e tem motivação/conhecimentos para estar "em cima do assunto".

Olhando para o 1º tipo de investidor, sem dúvida que um risco de 10 ou 15% vai ser semelhante a longo prazo, vai movimentar o seu portfolio poucas vezes. Neste caso, não se justifica ter estes ajustes de que falamos aqui.

Focando no 2º tipo de investidor (inexperiente, mas que me considero ser), mesmo numa estratégia de longo prazo, poder-se-à fazer mais rebalanceamento. Ao acompanhar o mercado, verifica-se que, por exemplo, que as obrigações estão em crescimento (tendencia longa), não fará sentido ajustar a nossa carteira de longo prazo para aproveitar estes movimentos? Mesmo tendo o investidor carteiras de alocação táctica (curto prazo), penso fazer sentido aproveitar as tendências para maximizar o longo prazo. A diferença será na variação das alocações dos 2 tipos de carteira, isto é, na de longo prazo temos variações mais suaves e num range mais pequeno, enquanto que a alocação de curto prazo será aproveitar um mercado mais especifico. Caso haja possibilidade de reforço (ao invés de compra e venda do mesmo fundo), ainda melhor porque não perdes o dinheiro das comissões num fundo que "rapidamente" irias vender.

Disclaimer: Eu sou o tipo sem experiencia, não há dúvidas que a tua experiencia e sucesso tem muito mais fundamento.

edit:
Acerca do tópico dos novos minimos das gestoras:

Rick Lusitano Escreveu:Não me lembro, se falta mais algum fundo de acções, que tenha te falado recentemente. (cansaço mental)


Respondeste a tudo sim, obrigado. Não se nota a diferença na qualidade do que dizes, mesmo com o cansaço mental \:D/ . Abraço
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/3/2014 23:38

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Se eu percebi correctamente, queres afinar os pesos dos fundos na carteira, relativamente ao risk vs. return? Se é isso, parabéns. :clap: Estás a fazer "asset alocation" com "risk management" e "risk-adjusted returns", procuras diversificar mas com o cuidado ter a carteira equilibrada, não só por zonas geográficas, classes de activos e categorias de cada classe, mas também com o cuidado de minimizar riscos e potenciar retornos. O procedimento é o correcto, estás a afinar a carteira, e isso, só mesmo o investidor pode fazer, consoante o seu perfil de risco e estratégias de investimento. Eu apresento sugestões generalistas, e depois cada um, adapta a sua medida. Mais uma vez. :clap:

É precisamente isso. Se para o mesmo retorno, podemos ter um menor risco através de balanceamento de cada fundo, porque não aproveitar?!... Daí ser-me útil conseguir simular o risco de portfolio da forma mais simples possivel.


Mas depois, acabamos sempre com o mesmo obstáculo. Andamos sempre atrasados, pois sabemos o passado, mas com o avançar dos dias, os DP, retornos, etc, vão alterando. Imagina que hoje, baseados em todos dados que existem até hoje, consegues, afinar a tua carteira a 99% (nada é 100% na vida), daqui a 1 ano por exemplo, já de certeza, a carteira está desafinada. Como resolves, isso? Com rebalanceamentos? Ou venda de algum fundo e compra de outro para o substituir?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 18/3/2014 23:18

Rick Lusitano Escreveu:Se eu percebi correctamente, queres afinar os pesos dos fundos na carteira, relativamente ao risk vs. return? Se é isso, parabéns. :clap: Estás a fazer "asset alocation" com "risk management" e "risk-adjusted returns", procuras diversificar mas com o cuidado ter a carteira equilibrada, não só por zonas geográficas, classes de activos e categorias de cada classe, mas também com o cuidado de minimizar riscos e potenciar retornos. O procedimento é o correcto, estás a afinar a carteira, e isso, só mesmo o investidor pode fazer, consoante o seu perfil de risco e estratégias de investimento. Eu apresento sugestões generalistas, e depois cada um, adapta a sua medida. Mais uma vez. :clap:

É precisamente isso. Se para o mesmo retorno, podemos ter um menor risco através de balanceamento de cada fundo, porque não aproveitar?!... Daí ser-me útil conseguir simular o risco de portfolio da forma mais simples possivel.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Best - Fundos em Saldos.

por Rick Lusitano (New) » 18/3/2014 23:05

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Parece que vamos ter boas novidades em questão dos "low costs", graças a alguma proactividade das pessoas certas. Thanks RCP. :wink:

Thanks aos 2!!

Rick Lusitano Escreveu:BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor. :shock:
Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo. :clap: \:D/

Para quando estas alterações? Estou a perguntar de modo a ver se vale a pena aguentar mais um tempo antes de fazer novo investimento para também analisar estes novos low-costs.


Ainda não tenho datas. A informação que de momento tenho, é apenas essa. Em relação aos MFS, os melhores fundos são aqueles que já apresentei (também já estão incluídos na "minha oferta" na 1ª página, desde o fim-de-semana). Assim, quem quiser fazer uma carteira com aquelas regiões, vai ter o melhor dos 2 mundos, os segundos melhores fundos das suas categorias, mas com a vantagem de ter 1 UP (valores acessíveis) de mínimo de investimento. Os melhores seriam ou Threadneedle ou Invesco, cada 1 na sua categoria, mas estes custam 500 EUR + 500 EUR. E a diferença entre estes fundos e os fundos da MFS é pouco relevante.

No Sector infrastruturas, o melhor é o UBS, e também o mais barato
No Sector Saúde, tens 1 BlackRock, mas tem mais Biotechs, logo terá mais risco/retorno.
Nas Small Caps Global, o melhor é mesmo o Invesco.

Não me lembro, se falta mais algum fundo de acções, que tenha te falado recentemente. (cansaço mental)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 18/3/2014 23:03

BedRock/File112, quando o assunto é saúde ***** para o resto, desejo-te as melhoras, o resto são piners como diz o Jorge Jesus!
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/3/2014 22:53

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:O risco é referente ao passado, não sabes como vai ser daqui a 1 ano, ou daqui 1a semana. E mesmo que faças cálculos, todos os dias, é referente ao dia anterior.
Eu também fazia cálculos para todos os tipos de cenários, até chegar a conclusão que simplesmente não tinha tempo, para os fazer, todos os dias. E como já passastes por uma "crise" (Crimeia), também já deves ter chegado á minha outra conclusão, pois deves ter já reparado que os mercados são imprevisíveis. Então, porque matar a cabeça e queimar tempo? É para o longo prazo, quanto maior o prazo, mais o risco fica diluído, nos fundos em geral (incluindo fundos sem Hedge cambial) e no forex.

Eu percebo o teu ponto de vista, mas penso (posso estar enganado) ser importante saber o risco do portfolio. Em testes que fiz anteriormente tirei conclusões muito interessantes, nomeadamente que tinha um fundo (AXA) que pouco valor acrescentado à minha carteira. Claro que há o argumento "diversificação", que eu concorco plenamente. Não estou a dizer que este fundo não deve existir, parece-me é que poderá ter apenas um peso de carteira melhor (diversificação em vez de valorização, se é que o que digo faz sentido, mas posso tentar explicar melhor caso fiques com dúvidas relativamente ao que quero dizer).
Ou seja, dá a possibilidade de um melhor equilibrio não apenas acções vs obrigações, zonas geograficas ou nivel de risco, mas também na relcção return/risk.


Se eu percebi correctamente, queres afinar os pesos dos fundos na carteira, relativamente ao risk vs. return? Se é isso, parabéns. :clap: Estás a fazer "asset alocation" com "risk management" e "risk-adjusted returns", procuras diversificar mas com o cuidado ter a carteira equilibrada, não só por zonas geográficas, classes de activos e categorias de cada classe, mas também com o cuidado de minimizar riscos e potenciar retornos. O procedimento é o correcto, estás a afinar a carteira, e isso, só mesmo o investidor pode fazer, consoante o seu perfil de risco e estratégias de investimento. Eu apresento sugestões generalistas, e depois cada um, adapta a sua medida. Mais uma vez. :clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Best - Fundos em Saldos.

por AntonioVariacoes » 18/3/2014 22:48

Rick Lusitano Escreveu:Parece que vamos ter boas novidades em questão dos "low costs", graças a alguma proactividade das pessoas certas. Thanks RCP. :wink:

Thanks aos 2!!

Rick Lusitano Escreveu:BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor. :shock:
Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo. :clap: \:D/

Para quando estas alterações? Estou a perguntar de modo a ver se vale a pena aguentar mais um tempo antes de fazer novo investimento para também analisar estes novos low-costs.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, CORTIÇA, fatura.pt, Google Adsense [Bot], Goya777, JFDIL, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, silva_39, Xacal e 409 visitantes