Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 18:45

caralmeida030267 Escreveu:Vocês não vão desaparecer todos daqui e deixar-me sozinho, pois não?! :wall:


:lol:

No que depender de mim, não, pois nunca deixei ninguém "pendurado".
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/10/2014 18:01

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Rick, Chico, Buechips,

Que acham da seguinte mistura para as Ações Globais:

Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%

Não sendo nada de extraordinário, o MFS até que apresenta uns valores razoáveis, e com muito poucas sobreposições relativamente ao Invesco - apenas 2 ativos sobrepostos, com um peso global de 6.29%
O MFS tem DP 8.97, RS 2.34, Rend. 1 ano de 14.11%.

Será uma boa aposta?


Não espreites só o último ano. Vê 2008-09, 2011, períodos de "Risk Off". Carlão, existe muita electricidade estática no ar. É melhor deixar a poeira assentar.

Além disso, o MFS não tem nada de Ásia, enquanto o Invesco tem 13.22%. É, acho que vou manter o Invesco. Pelo menos, enquanto não aparecer outro melhor

Rick, só estou a falar de Fundos de Investimento, no tópico certo.
Estou, lentamente, a tentar construir esta 2ª carteira com a vossa preciosa ajuda, com a qual espero poder continuar a contar.

Vocês não vão desaparecer todos daqui e deixar-me sozinho, pois não?! :wall:

Abraço
Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 17:53

Ulisses Pereira Escreveu:Questões de moderação são discutidas por e-mail ou por mensagem privada. Como sempre, temos todo o gosto em o fazer.


É correcto e afirmativo. Mas quando as decisões são públicas, o direito ao contraditório também o é.

Se o conteúdo colocado não cumpre o regulamento do fórum, penso que deverá ser efectuado um contacto de forma privada, para o seu autor, de modo a poder editar de acordo com as regras do fórum. Se o mesmo se recusar, aí assim, entra em acção a Moderação a apagar o post transgressor. Mas isto é apenas a minha opinião, e vale o que vale.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 17:26

chico_laranja Escreveu:Agora com o fim das QE dos US como é que se irão comportar os fundos de obrigações?

Será que a malta vai saltar para as covered europeias à espera que o Super Mário abra as goelas do BCE?

É que no fundo esta notícia é uma não notícia pois já era esperada.



Olha que não parece, que as covered bonds tenham grande efeito. Os mercados da Zona Europa para as Covered Bonds e ABS plain vanilla, são reduzidos. Cerca de 600.000 milhões EUR para as Covered Bonds e 400.000 milhões EUR para os ABS "transparentes". Daí se especular que o BCE poderá ter ser obrigado a procura outras categorias de divida, por exemplo, corporativa e governamentais.

Parece-me algo relevante o texto abaixo que coloquei em negrito vermelho. Puxando pelo vosso espírito critico, o que vos parece essa parte do texto?


Jornal de Negócios Escreveu:O banco central norte-americano indicou em comunicado que, apesar de concluir a compra de activos, irá manter outra política monetária. A instituição monetária vinha usando os juros, que obtinha com os activos comprados aos bancos, para refinanciar obrigações do Tesouro cuja maturidade estivesse a terminar e para a compra de outros activos garantidos por hipotecas.

Agora, a Fed afirma que o ritmo a que estes juros serão reutilizados poderá aumentar, se as condições do mercado se deteriorarem. Desta forma, a instituição vai ao encontro dos receios dos investidores, ao mesmo tempo que tenta normalizar as políticas monetárias. No comunicado, a Fed acrescenta ainda que "esta política, ao conservar em carteira níveis elevados de activos de longo prazo, deverá ajudar a manter as condições financeiras acomodatícias".


Taxas de juro mantêm-se em mínimos históricos

A já esperada conclusão do programa de compra de activos veio com a também já esperada manutenção das taxas de juro nos actuais mínimos históricos. Actualmente entre 0% e 0,25%, o preço do dinheiro continua, assim, nos níveis em que a Fed colocou em Dezembro de 2008. Algo que não deverá mudar tão cedo.

A instituição monetária manteve também a indicação de que as taxas de juro irão continuar baixas "por um período considerável de tempo". O banco central liderado por Janet Yellen justifica a decisão com o facto de a inflação estar ainda abaixo do objectivo de longo prazo de 2%. "Contudo, se os dados [económicos] indicarem um progresso mais acelerado em direcção ao objectivo para o emprego e para a inflação, face ao que é agora esperado, então as subidas das taxas de juro ocorrerão provavelmente mais cedo do que o antecipado", realça a Fed em comunicado.



Fonte: Jornal de Negócios - Fed põe um ponto final à injecção de liquidez na economia (29 Outubro 2014, 18:05)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/fed_poe_um_ponto_final_a_injeccao_de_liquidez_na_economia.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 17:16

caralmeida030267 Escreveu:Rick, Chico, Buechips,

Que acham da seguinte mistura para as Ações Globais:

Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%

Não sendo nada de extraordinário, o MFS até que apresenta uns valores razoáveis, e com muito poucas sobreposições relativamente ao Invesco - apenas 2 ativos sobrepostos, com um peso global de 6.29%
O MFS tem DP 8.97, RS 2.34, Rend. 1 ano de 14.11%.

Será uma boa aposta?


Não espreites só o último ano. Vê 2008-09, 2011, períodos de "Risk Off". Carlão, existe muita electricidade estática no ar. É melhor deixar a poeira assentar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 30/10/2014 17:13

Questões de moderação são discutidas por e-mail ou por mensagem privada. Como sempre, temos todo o gosto em o fazer.

Este espaço tem regras e nós há 10 anos que fazemos o papel de maus da fita em fazê-las cumprir. Apagaremos todos os posts que forem sobre estas questões e não sobre o tópico pois o espaço para o fazer não é no fórum onde os mercados devem ser o tema.

E deixem de lado as teorias da conspiração e que os moderadores gostam de uns e não de outros. Todos são bem vindos desde que cumpram as regras e não nos dá nenhum gozo apagar posts. Mas é pela capacidade de fazer cumprir as regras que o Caldeirão é, há 10 anos, o maior fórum de Bolsa em Portugal.

Abraço,
Ulisses

P.S. O post que foi apagado contém uma notícia que já apareceu inúmeras vezes no Caldeirão e que tem inclusive um tópico próprio: viewtopic.php?f=3&t=83907 :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por dozens » 30/10/2014 17:07

Rick Lusitano (New) Escreveu:Esta noticia foi colocada por dozens, recentemente, mas desapareceu na tradição do Triângulo das Bermudas. :lol:

Observador - Corretora DeGiro estreia-se para extinguir os “dinossauros” portugueses (3/10/2014, 11:18)
http://observador.pt/2014/10/03/corretora-degiro-estreia-se-para-extinguir-os-dinossauros-portugueses/

Observador Escreveu:Gijs Nagel, diretor da corretora holandesa, diz que a concorrência lusa é ineficiente e que dificilmente sobreviverá nos próximos cinco anos.


Deve ter desaparecido devido à minha última frase :lol:
Mas a notícia tem um dado que eu fiquei :evil: .. a degiro diz q paga à Euronext 1 EUR por transação (negócio de 10 k€)... não percebo a explicação para em Portugal cobrar-se tanto dinheiro. Enfim... :oh:
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 17:02

Esta noticia foi colocada por dozens, recentemente, mas desapareceu na tradição do Triângulo das Bermudas. :lol:

Observador - Corretora DeGiro estreia-se para extinguir os “dinossauros” portugueses (3/10/2014, 11:18)
http://observador.pt/2014/10/03/corretora-degiro-estreia-se-para-extinguir-os-dinossauros-portugueses/

Observador Escreveu:Gijs Nagel, diretor da corretora holandesa, diz que a concorrência lusa é ineficiente e que dificilmente sobreviverá nos próximos cinco anos.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Carta á Moderação

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 16:55

Exmos. moderadores, gostaria de saber o que um vídeo de acesso público no YouTube de um artista de música popular Portuguesa, transmitido pelo o Canal Público de Televisão RTP1 no horário nobre, terá de ofensivo para ser censurado do tópico, visto que o mesmo, não o foi pelas Autoridades Competentes em relação a transmissão do mesmo na televisão? Ou será represálias de intimidação? E vou me conter, visto que não quero pensar em mais cenários maquiavélicos. Vocês porventura poderão pensar em que eu preciso do Caldeirão para alguma coisa, mas não preciso para rigorosamente para nada. A balança da necessidade não pende para o meu lado.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 16:35

bluechips Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Rick, Chico, Buechips,

Que acham da seguinte mistura para as Ações Globais:

Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%

Não sendo nada de extraordinário, o MFS até que apresenta uns valores razoáveis, e com muito poucas sobreposições relativamente ao Invesco - apenas 2 ativos sobrepostos, com um peso global de 6.29%
O MFS tem DP 8.97, RS 2.34, Rend. 1 ano de 14.11%.

Será uma boa aposta?


Carlos,
A resposta fica adiada porque está-se numa onda de apagar posts a torto e a direito, e como eu não sei qual é a fase do "torto" e do "direito" (ontem à noite foram apagados uns posts do Rick e do Chico completamente inofensivos, pelo que não percebi o acto de decisão do apagão) e como detesto trabalhar para aquecer, não te vou responder por agora.

Detesto quando estreitam demasiado as duas linhas paralelas dos limites das regras, e isso nunca deu bom resultado em lado nenhum, com exceção do estado de sítio decretado com o recolher obrigatório noturno.

Abr,
bluechips



BC, tens de ter cuidado com o que escreves, principalmente com o histórico que tens, senão és banido para o Tafarral definitivamente ou por tempo determinado. Também eu, começo a ser ostracizado pelo o regime. Ainda vamos ser parceiros de cela. Tal como o Conde de Monte Cristo, voltou, a resistência silenciosa pode voltar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/10/2014 15:37

bluechips Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Rick, Chico, Buechips,

Que acham da seguinte mistura para as Ações Globais:

Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%

Não sendo nada de extraordinário, o MFS até que apresenta uns valores razoáveis, e com muito poucas sobreposições relativamente ao Invesco - apenas 2 ativos sobrepostos, com um peso global de 6.29%
O MFS tem DP 8.97, RS 2.34, Rend. 1 ano de 14.11%.

Será uma boa aposta?


Carlos,
A resposta fica adiada porque está-se numa onda de apagar posts a torto e a direito, e como eu não sei qual é a fase do "torto" e do "direito" (ontem à noite foram apagados uns posts do Rick e do Chico completamente inofensivos, pelo que não percebi o acto de decisão do apagão) e como detesto trabalhar para aquecer, não te vou responder por agora.

Detesto quando estreitam demasiado as duas linhas paralelas dos limites das regras, e isso nunca deu bom resultado em lado nenhum, com exceção do estado de sítio decretado com o recolher obrigatório noturno.

Abr,
bluechips

Ok Bluechips,

Compreendo. Obrigado.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 30/10/2014 15:13

caralmeida030267 Escreveu:Rick, Chico, Buechips,

Que acham da seguinte mistura para as Ações Globais:

Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%

Não sendo nada de extraordinário, o MFS até que apresenta uns valores razoáveis, e com muito poucas sobreposições relativamente ao Invesco - apenas 2 ativos sobrepostos, com um peso global de 6.29%
O MFS tem DP 8.97, RS 2.34, Rend. 1 ano de 14.11%.

Será uma boa aposta?


Carlos,
A resposta fica adiada porque está-se numa onda de apagar posts a torto e a direito, e como eu não sei qual é a fase do "torto" e do "direito" (ontem à noite foram apagados uns posts do Rick e do Chico completamente inofensivos, pelo que não percebi o acto de decisão do apagão) e como detesto trabalhar para aquecer, não te vou responder por agora.

Detesto quando estreitam demasiado as duas linhas paralelas dos limites das regras, e isso nunca deu bom resultado em lado nenhum, com exceção do estado de sítio decretado com o recolher obrigatório noturno.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 30/10/2014 12:18

Boas,

O samba acionista brasileiro.

Ontem dia 29 Out. o indice Bovespa teve uma descida de -2.45%, mas apesar desta queda bolsista, neste mesmo dia, de acordo com os dados da Morningstar, o fundo JPMorgan USD (sem desfasamentos em relação à bolsa) teve uma subida de 2.65%, sendo dos fundos com melhor desempenho nesse dia 29 Out. (o melhor que aparece é dos fundos BNY Mellon, só que não conta para este dia, pois os resultados desta gestora andam sempre desfasados de 1 dia em relação à bolsa). O fundo do HSBC USD já só teve uma subida de 1.60%.

Nos 2 últimos dias, o fundo do JPMorgan USD teve uma subida real (dados do meu banco e não da Morningstar que costuma ter os dados diários um pouco errados) de 6.71%, apesar da forte descida de ontem do Bovespa (-2.45%). O que estes dados do JPMorgan (fundo fortemente acionista e com um relativo grande peso da Petrobras) começam a transmitir-nos é que se calhar os últimos preços das ações antes da eleição da Dilma já deviam incorporar no preço o evento nefasto da Dilma poder ser eleita (os mercados costumam reagir por antecipação aos eventos futuros), tal como eu já tinha préviamente admitido essa hipótese nuns posts de alguns dias atrás (eu não sou bruxo ou adivinho, como diz no gozo um certo "artista" que passa por aqui esporádicamente só para dizer mal e desestabelizar, mas não sou de compreensão lenta e à medida que cometemos erros vamos aprendendo melhor e mais depressa os meandros deste negócio, por vezes muito irracional, sendo que é preciso saber espreitar por "baixo do capot" e não ver só o superficial ou o aparentemente mais óbvio).

Ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre todo este processo especulativo à volta das eleições e a sua repercussão para o futuro de curto prazo (6 meses-1ano), mas que estamos no bom caminho, para já, estamos.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/10/2014 12:15

jokerportuga Escreveu:5% de 20.000€ são 1.000€.
O ES Liquidez está actualmente com uma TANL de 1,79%.
Uma das finalidades que não mencionei e que falaste poderá ser o de "temperar o risco", ficando estes 5% "resguardados" das possíveis tempestades nos mercados.

Acho que deves aguardar mais uns dias até criares esta carteira, pois os mercados andam muito instáveis.

Obrigado Joker,

Acho que vocês têm razão. É melhor aguardar uns dias até a instabilidade diminuir.
De qualquer modo, até lá vou continuar a trabalhar no projeto desta carteira.

E Joker, não querendo abusar da tua disponibilidade e amabilidade, atendendo ao que eu disse anteriormente, à 1ª vista e muito resumidamente o que achas da carteira assim:

Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~33%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 9%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
BNY Mellon Global High Yld Bd A EUR (IE0030011294) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - 6%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 6%
Deutsche Invest I Euro Corp Bds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 4%
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%

Mistos (~8%)
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD – 8%

Acções (~54%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
EUA (~12%)
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR (GB00B28CN800) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 12%
Globais (~13%)
Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Ações Global Cap. Pequena/Média - 6%
Sectoriais (~19%)
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (LU0114721508) - Ações Sector Bens de Consumo - 7%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 7%
MS INVF Global Infrastructure BH (LU0512092577) - Ações Sector Infra-estrutura - 5%

Quanto aos fundos de ações já tenho praticamente tudo definido, apenas com duas dúvidas: distribuição dos pesos e inclusão do fundo Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc.
Não sei ainda se irei substituí-lo pelo MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento, que me parece estar a ter rentabilidades mais interessantes nos últimos tempos, além de que tem sobreposições mínimas com o Invesco Global Equity Income E € Acc.

Em relação aos fundos de obrigações, não estou ainda muito certo.
E como o Chico disse, com o fim das QE dos US não se sabe muito bem qual vai ser o comportamento dos fundos de obrigações.

Claro que uma opinião dos outros "Mestres, Catedráticos, Ajudantes e Yodas" também é muito apreciada e bem vinda.
Sem eles, eu estava desgraçado...
Obrigado.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 30/10/2014 11:30

caralmeida030267 Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Bem, acho que é melhor eliminar estes 5% da carteira antes que cause mais polémica.
Com uma coisa assim aqui misturada com os fundos, não sei não...

Carlos,
eu tento deixar "um pequeno fundo de reserva" numa carteira deste tipo na ordem dos 5%, porque poderei ter necessidade adicionar algum fundo à carteira ou reforçar algum dos existentes e na altura poderei não tenho capital disponível para tal e assim de um dia para o outro (ES Liquidez) tenho esse capital disponível para investir, estando o mesmo a valorizar.

Obviamente este 5% poderão tirar alguma rentabilidade à carteira(dependendo do tipo de fundo), mas são opções que deves tomar consoante a tua estratégia.

Joker,

Obrigado pelo feedback.
Inicialmente pensei em "temperar" o risco com esses 5% e ao mesmo tempo ter essa reserva para possíveis reforços ou adições em novos fundos, em momentos mais oportunos.
Mas agora fico na dúvida se não será excessivo. A minha intenção era que esta 2ª carteira fosse mais agressiva que a 1ª, com vista a um melhor retorno.
Vamos ver, ainda não tomei nenhuma decisão final.

Apesar dos conselhos do Rick, estou tentado a começar a criação desta 2ª carteira.
A minha ideia era começar pelos fundos de ações EUA e Setoriais. Penso que poderá ser um bom momento para entrar nestes fundos. Vou fazer algumas análises e depois decido.
E quanto aos outros fundos, aguardo por um timing melhor...

Abraço
Carlos Almeida

5% de 20.000€ são 1.000€.
O ES Liquidez está actualmente com uma TANL de 1,79%.
Uma das finalidades que não mencionei e que falaste poderá ser o de "temperar o risco", ficando estes 5% "resguardados" das possíveis tempestades nos mercados.

Acho que deves aguardar mais uns dias até criares esta carteira, pois os mercados andam muito instáveis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/10/2014 11:10

jokerportuga Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Bem, acho que é melhor eliminar estes 5% da carteira antes que cause mais polémica.
Com uma coisa assim aqui misturada com os fundos, não sei não...

Carlos,
eu tento deixar "um pequeno fundo de reserva" numa carteira deste tipo na ordem dos 5%, porque poderei ter necessidade adicionar algum fundo à carteira ou reforçar algum dos existentes e na altura poderei não tenho capital disponível para tal e assim de um dia para o outro (ES Liquidez) tenho esse capital disponível para investir, estando o mesmo a valorizar.

Obviamente este 5% poderão tirar alguma rentabilidade à carteira(dependendo do tipo de fundo), mas são opções que deves tomar consoante a tua estratégia.

Joker,

Obrigado pelo feedback.
Inicialmente pensei em "temperar" o risco com esses 5% e ao mesmo tempo ter essa reserva para possíveis reforços ou adições em novos fundos, em momentos mais oportunos.
Mas agora fico na dúvida se não será excessivo. A minha intenção era que esta 2ª carteira fosse mais agressiva que a 1ª, com vista a um melhor retorno.
Vamos ver, ainda não tomei nenhuma decisão final.

Apesar dos conselhos do Rick, estou tentado a começar a criação desta 2ª carteira.
A minha ideia era começar pelos fundos de ações EUA e Setoriais. Penso que poderá ser um bom momento para entrar nestes fundos. Vou fazer algumas análises e depois decido.
E quanto aos outros fundos, aguardo por um timing melhor...

Abraço
Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 30/10/2014 10:49

Agora com o fim das QE dos US como é que se irão comportar os fundos de obrigações?

Será que a malta vai saltar para as covered europeias à espera que o Super Mário abra as goelas do BCE?

É que no fundo esta notícia é uma não notícia pois já era esperada.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 30/10/2014 10:34

caralmeida030267 Escreveu:Bem, acho que é melhor eliminar estes 5% da carteira antes que cause mais polémica.
Com uma coisa assim aqui misturada com os fundos, não sei não...

Carlos,
eu tento deixar "um pequeno fundo de reserva" numa carteira deste tipo na ordem dos 5%, porque poderei ter necessidade adicionar algum fundo à carteira ou reforçar algum dos existentes e na altura poderei não tenho capital disponível para tal e assim de um dia para o outro (ES Liquidez) tenho esse capital disponível para investir, estando o mesmo a valorizar.

Obviamente este 5% poderão tirar alguma rentabilidade à carteira(dependendo do tipo de fundo), mas são opções que deves tomar consoante a tua estratégia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 30/10/2014 10:20

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlão, deixa lá ver, o que vai dar estes atos intimidatórios russos, cheira-me que a Rússia, está ficar com a economia na M RDA. E veio mostrar as armas para intimidar a Europa, para esta aliviar as pressões económicas e desistirem definitivamente da Ucrânia. Relembro que devido aos "apoios ás populações de origem Alemã" na Checoslováquia, e as anexações da mesma em 1939, e o ensaio feito anteriormente através da anexação da Áustria em 1938, o 3º Reich, começou a criar o "espaço vital".

Ainda por cima, o petróleo baixou consideravelmente nos últimos meses, devido a maior capacidade de extração de petróleo de xisto nos EUA. Lá se vai a galinha de ovos de ouro do regime Putin, o Petróleo e o Gás natural.

Não tenhas pressas em investir, poderemos ter a curto prazo, uma Europa a cair (nos mercados accionistas).

O dinheiro que tens em Liquidez, cria uma carteira "Pé de Meia" ( :mrgreen: ), independente das tuas outras carteiras. Serve para muitos cenários, cash para uma emergência, para investir em alguma oportunidade de negócio que apareça, para comprares um prenda á tua Maria, quando chegares a casa, tarde, ou com arranhões nas costas. :wink:

Caro Rickinho, :lol: :lol: :lol:

É muito provável que tenhas razão, e eu até comi hoje um "putinzinho" como sobremesa que já devia estar estragado, Mas pelo menos o dinheiro da prenda para a Maria já está de lado...

De qualquer modo, este trabalho todo a afinar a carteira "que há-de vir", não se perde, pois não?!
E se há coisa que gosto é de estar prevenido.

Inclusivé, já estive a pôr o olho nas carteiras do Chico_Laranja e do MWC (obrigado a ambos)´, que têm algumas questões/nuances muito interessantes...

Portanto, e concluíndo, se os ilustres colegas foristas (Mestres incluídos) quiserem ter a amabilidade de analisar as questões que coloquei anteriormente, seria óptimo.



:lol:

Para além de estares a fazer a tua carteira, estás a aprender. Não há que ter pressas em investir. Mais vale perder um ganho, do que ganhar uma perda.

Quando mais mexeres, melhor. Não perdes nada, em mexer x de vezes.
Eu e o Chico, já nos "conhecemos", a pelo menos 2 anos e o Joker (o desaparecido em combate), também, e tanto eu, como o Chico e Joker, tenho a certeza, que sabemos mais hoje, do que há 2 anos atrás. Não é só os fundos que têm tendência de subirem quando mais tempo passar, a experiência dos mercados dá-nos conhecimento, e isso obtém-se com o tempo, com vitórias e principalmente com as derrotas.

Até o VG, o mestre Yoda ( :wink: ), de apenas 10 fundos com 10% em fundos de acções, dos 90% que sobravam, 70% eram PIMCOs de obrigações. Hoje, até o mestre Yoda, está mais sábio, já subiu para 20-30% em acções, já diversificou as gestoras, tem também mistos.


Amigo Rick
como sabes estou sempre presente e em cima dos acontecimentos, apesar de participar muito pouco nos últimos tempos. :lol:
Os afazeres profissionais, conjugados com a família, deixam-me com muito pouco tempo para me dedicar ao forum, ao estudo dos fundos, mercados, entre outras tarefas que desejava realizar.

Como bem comentas adquiri muita sabedoria/experiência nos últimos 2 anos com a tua ajuda e dos outros por aqui andam(VG, BR, Chico e tantos outros :wink: ) e tenho-a vindo a aplicar na prática, tendo actualmente 5 carteiras de FI, cada uma como uma finalidade.

Na medida do possível, vou tentar participar mais, pois a participação de todos é importante :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/10/2014 0:47

Rick, Chico, Buechips,

Que acham da seguinte mistura para as Ações Globais:

Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7%
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%

Não sendo nada de extraordinário, o MFS até que apresenta uns valores razoáveis, e com muito poucas sobreposições relativamente ao Invesco - apenas 2 ativos sobrepostos, com um peso global de 6.29%
O MFS tem DP 8.97, RS 2.34, Rend. 1 ano de 14.11%.

Será uma boa aposta?
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/10/2014 0:33

chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Carlos

Os 5% de Liquidez é para aproveitar alguma quebra para reforços? É que se é uma carteira agressiva esses 5% são castradores para o objectivo 8% (já agora, brutos ou líquidos, é que 8% brutos são grosso modo 5.76% líquidos)


Isto deve ser influencias do BR, eras um moço com um vocabulário puro e sem analogias de cariz sexual. :mrgreen:


:lol:

Eu tento me contar quando passo as coisas para escrito mas há certas palavras da moda que facilitam a compreensão.

Bem, acho que é melhor eliminar estes 5% da carteira antes que cause mais polémica.
Com uma coisa assim aqui misturada com os fundos, não sei não...
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/10/2014 0:32

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlão, deixa lá ver, o que vai dar estes atos intimidatórios russos, cheira-me que a Rússia, está ficar com a economia na M RDA. E veio mostrar as armas para intimidar a Europa, para esta aliviar as pressões económicas e desistirem definitivamente da Ucrânia. Relembro que devido aos "apoios ás populações de origem Alemã" na Checoslováquia, e as anexações da mesma em 1939, e o ensaio feito anteriormente através da anexação da Áustria em 1938, o 3º Reich, começou a criar o "espaço vital".

Ainda por cima, o petróleo baixou consideravelmente nos últimos meses, devido a maior capacidade de extração de petróleo de xisto nos EUA. Lá se vai a galinha de ovos de ouro do regime Putin, o Petróleo e o Gás natural.

Não tenhas pressas em investir, poderemos ter a curto prazo, uma Europa a cair (nos mercados accionistas).

O dinheiro que tens em Liquidez, cria uma carteira "Pé de Meia" ( :mrgreen: ), independente das tuas outras carteiras. Serve para muitos cenários, cash para uma emergência, para investir em alguma oportunidade de negócio que apareça, para comprares um prenda á tua Maria, quando chegares a casa, tarde, ou com arranhões nas costas. :wink:

Caro Rickinho, :lol: :lol: :lol:

É muito provável que tenhas razão, e eu até comi hoje um "putinzinho" como sobremesa que já devia estar estragado, Mas pelo menos o dinheiro da prenda para a Maria já está de lado...

De qualquer modo, este trabalho todo a afinar a carteira "que há-de vir", não se perde, pois não?!
E se há coisa que gosto é de estar prevenido.

Inclusivé, já estive a pôr o olho nas carteiras do Chico_Laranja e do MWC (obrigado a ambos)´, que têm algumas questões/nuances muito interessantes...

Portanto, e concluíndo, se os ilustres colegas foristas (Mestres incluídos) quiserem ter a amabilidade de analisar as questões que coloquei anteriormente, seria óptimo.



:lol:

Para além de estares a fazer a tua carteira, estás a aprender. Não há que ter pressas em investir. Mais vale perder um ganho, do que ganhar uma perda.

Quando mais mexeres, melhor. Não perdes nada, em mexer x de vezes.
Eu e o Chico, já nos "conhecemos", a pelo menos 2 anos e o Joker (o desaparecido em combate), também, e tanto eu, como o Chico e Joker, tenho a certeza, que sabemos mais hoje, do que há 2 anos atrás. Não é só os fundos que têm tendência de subirem quando mais tempo passar, a experiência dos mercados dá-nos conhecimento, e isso obtém-se com o tempo, com vitórias e principalmente com as derrotas.

Até o VG, o mestre Yoda ( :wink: ), de apenas 10 fundos com 10% em fundos de acções, dos 90% que sobravam, 70% eram PIMCOs de obrigações. Hoje, até o mestre Yoda, está mais sábio, já subiu para 20-30% em acções, já diversificou as gestoras, tem também mistos.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Pata-Hari » 30/10/2014 0:26

O tema do fórum ainda são mercados. A partilha de música terá que ficar para outros espaços. Por favor voltem ao tema, às ideias e aos argumentos relacionados com os mesmos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 30/10/2014 0:17

Isto está a ir que é uma maravilha. De campo de batalha a campo de baboseiras :clap:

Nada como uma boa risada de vez em quando para aliviar \:D/

Um abraço e boa noite que amanhã às 6:45 o despertador toca :roll:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 30/10/2014 0:14

Rick Lusitano (New) Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Concordo DocMr36 que este tópico está a voltar ao normal, ie, com bastante e boa informação :D :pray:

Um abraço ao Rick pois após um período sabático voltou a dar o seu contributo muito especial e se se mantiver o nível destes últimos dias ele volta mais entusiasmado :clap:



Abração Ti Chico. Tu também tens dado uns toques porreiros na chiça. E não esquecer o nosso volátil académico de serviço BR. E tantos outros que participam, uns mais activamente e outros mais de forma mais passiva.


Como omnívero com tendências carnívoras o que eu quero é xixa :D . Ainda hoja a Maria fez-me uma grelhada mista e um arrozinho de ervilhas que me soube pelas almas. Amanhã na marmita levo do mesmo e eu todo feliz. É que peixe não puxa carroça :twisted: .

Rick. O Catedrático és tu.

Eu sou quanto muito um professor auxiliar contratado que qualquer dia ainda acaba no olho da rua a pedir esmola para trazer comida pra casa :oops: :cry:.

Fui dando uns toques acima de tudo para acalmar as hostes mas confesso que há umas 10 ou 20 páginas deste tópico que podiam ser apagadas sem se perder grande conteúdo referente ao assunto tratado aqui: Fundos de investimento.

Ainda bem que voltaste e com ânimo redobrado :pray: :clap:

Um abraço
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, nfaz, peterteam2, Shimazaki_2, Xacal e 380 visitantes