Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por DocMr36 » 4/11/2014 1:39

Aí vai o Nikkei todo lançado! A abrir a subir mais 4%.. Os meus 15% Pacífico agradecem :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 4:26
Localização: Cova da Piedade

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 3/11/2014 21:41

ruicarlov Escreveu:
Mouro_Emprestado Escreveu:ETF Real Estate (Imobiliário Indirecto) Global - db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Dev. Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C (não há nada global que acumule dividendos :oops: )


Há, pois. Já o tenho na minha carteira desde que a constitui na IB
XGPD - db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF


Não me lembrava deste, mas bem apanhado... Curioso é que não apareça nas buscas dentro do justetf.com, mas depois encontra-se o mesmo via google 8-) (https://www.justetf.com/uk/etf-profile. ... &tab=chart)
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/11/2014 18:51

ruicarlov Escreveu:
Mouro_Emprestado Escreveu:ETF Real Estate (Imobiliário Indirecto) Global - db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Dev. Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C (não há nada global que acumule dividendos :oops: )


Há, pois. Já o tenho na minha carteira desde que a constitui na IB
XGPD - db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF


Nice, assim sim. :clap:
Um debate sobre ETFs construtivo, com partilha de conhecimentos. Ainda vamos fazer uma secção no tópico sobre ETFs Europeus. Merecem o mesmo destaque, que os fundos de investimento. :wink:

Não sei, se com vocês se passa o mesmo, mas sinto falta de algo semelhante a este tópico de fundos de investimento, mas com ETFs Europeus. Existem uma porrada de artigos, fórums, blogs sobre ETFs Americanos, mas nada de jeito sobre ETFs Europeus.

Com um bocado de sorte, pode ser que se consiga dinamizar o mercado de ETFs comercializados em Portugal, como aconteceu com os fundos no último ano. Este tópico é um market maker. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por ruicarlov » 3/11/2014 13:51

Mouro_Emprestado Escreveu:ETF Real Estate (Imobiliário Indirecto) Global - db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Dev. Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C (não há nada global que acumule dividendos :oops: )


Há, pois. Já o tenho na minha carteira desde que a constitui na IB
XGPD - db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 3/11/2014 1:34

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlão, fostes mais rápido, fazia intenção de "pronunciar a sentença" no Domingo. :mrgreen:

Sabes é que, ao Sábado, guardo-o para os meus clientes institucionais, jogar golfe ou almoçar ou jantar. Ás vezes, uma partidinha de tennis ou de padel, e muito raramente de squash. São actividades informais em dias de descanso que permitem, socializar e ter conversas informais mais descontraídas. :mrgreen:

E depois de vez em quando, vou almoçar com os tesos. :mrgreen: :arrow: Almoço 2014 - 29 /30 de Novembro 2014

Rick, não gosto de deixar estes trabalhos a meio, e tou cá com uma comichão no dedo, que nem queiras saber.
E sou quase como os putos quando têm um brinquedo novo. Ou seja, enquanto que não tiver a minha carteira definida, não descanso. :-k
Além disso, já viste o que é andar aqui com 20k na carteira?! Já somos roubados quando não o temos, :x o que fará quando temos algum?! :mrgreen:

Vá lá, aproveita o fim de semana e descansa. Mas não te esqueças de me dar a tua sentença durante a próxima semana (em especial sobre os fundos de obrigações).



Rick, não gosto de deixar estes trabalhos a meio, e tou cá com uma comichão no dedo, que nem queiras saber.
E sou quase como os putos quando têm um brinquedo novo. Ou seja, enquanto que não tiver a minha carteira definida, não descanso. :-k
:arrow: Percebo a tua ansiedade, é natural, mas cuidado, que a tendência é para agravar. Ainda viras um trader. :lol:
A pressa e as emoções são maus para os mercados. Geralmente jogam contra os emotivos. Guarda as emoções e a comichão no dedo para as chicas. :wink:


A pressa é inimiga da perfeição.

Amadurece a ideia da tua carteira, faz backtests para ver como é que a tua carteira se comportaria. Para veres um cenário catastrófico vai a todos os fundos que tens e inflige perdas de 2.5x desvio padrão. Terias um cenário catastrófico e um filme parecido ao de 2008. Aí não há correlação negativa que te safe pois em momentos de pânico a correlação sobe bastante.

Se mesmo assim esses números te assustarem mas achares que é uma perda aceitável então avança. Numa carteira moderada terás uma perda de 30-35% e uma recuperação do capital perdido ao fim de 2.5-3 anos daí o dizer-se que é para investimentos a 5+ anos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 3/11/2014 1:26

Rick Lusitano (New) Escreveu:

Quanto ás regras:


- Valor a concurso: 3000€ - Não é a ideal para os ETFs nem para os FIGA pois a vida nem sempre é facilidades 8-)
- TANB de referência do depósito a prazo para retardatários: 0.600% = taxa oferecida no DP ONLINE CAIXANET@6M
- A cada 6 meses haverá um reforço na carteira de 300€ que irá para a conta a prazo. Aplica-se igualmente aos retardatários.
:arrow: Sugiro, que seja 5.000 EUR de entrada e 500 EUR semestrais, e colocares a TANB do DP em 0.50% (até começar o concurso, até deve estar mais baixa), devido a simplificação de contas, devido aos montantes exigidos pelos fundos, e para também se conseguir comprar as UPs dos fundos e ETFs, para além de dar alguma margem para se comprar alguma diversificação, se for o caso.

Preferia 3000 pelo motivo referido num post anterior mas 5k aceito caso seja de acordo com a maioria.

- Todos os movimentos têm que ser declarados!!!!
:arrow: Antecipadamente, antes de fazer a subscrição e depois, o valor da compra, data da cotação e UPs subscritos na liquidação. No caso dos ETFs, terá de ser a cotação de fecho, para ser igual para todos, como sabemos, os ETFs têm oscilações diárias, não seria correcto, vários compradores do mesmo activo (ETFs) ter preços de compra diferentes. Os ETFs como têm valores diferentes consoante as bolsas aonde são negociados, sugiro, que seja escolhido apenas uma bolsa, antes do concurso começar, e que deve ser colocado nas regras.

Se se usar uma unica bolsa e um único broker essa questão até fica amenizada.

Por mim a operação poderia ser declarada após a entrada do pedido estar efectuada para evitar copianços/bias induzido. Quem copiar já perdeu pelo menos algum tempo.


Regras para a Malta dos Fundos
- Podem escolher os fundos que quiserem desde que estejam disponíveis no momento no vosso banco de investimento que tem que ser declarado (nada de acessar a esses fundos fechados por portas travessas :-" ou a fundos não comercializados cá )
- Obrigatório respeitar os mínimos de movimentos. O ponto de partida não pode ser 2 UPs dos PIMCO ou 100€ de Invesco.
- Se querem ter 2 UPs do PIMCO terão que subscrever os 1000€ do PIMCO, aguardar a alocação ficar completa e de seguida vender o excesso capitalizando os possíveis ganhos (sim, o IRS tem que entrar em jogo pelo menos este ano)
:arrow: Presumo que pelos montantes mínimos referes-te ao Best, é que o Invesco no ActivoBank é apenas 1 UP e não 500 EUR do Best, MFS no ActivoBank é 4.000 EUR e no Best é 1 UP, ou BlacKRock no Best é 1 UP e no Invest é 1.000 EUR. Logo fica estabelecido pelo bem da normalização/Standardização que os fundos a serem comprados serão através do Best. Acho que seria também interessante, fazer o mesmo para os ETFs, apenas 1 IF "autorizado", talvez a Gobulling, ou a Degiro ou o Best. Isto leva a uma questão, a parte logística, como fazer o controlo das carteiras? Quem faz a fiscalização das carteiras e têm acesso a elas? Usa-se a Unience? Ou se a MORNINGSTAR quiser aproveitar para se dar a conhecer em Portugal, dá o apoio técnico, criando a opção de se construir carteiras na Morningstar PT, e aí, só fundos e ETFs oficialmente comercializados em Portugal é que entram.

Sim, referia-me ao Best. O ideal seria ter a participação do Best e da DeGiro nisto(ou outro IF/broker). Eles seriam os árbitros mas aqui entra a vontade deles entrarem numa coisa destas mas o rapaz do Markting não sou eu. Obviamente só se poderia aceder a fundos disponíveis cá em PT embora isso possa limitar algum hermano que queira participar

(nada de acessar a esses fundos fechados por portas travessas :-" ou a fundos não comercializados cá )
:arrow: :wall: . Why not? Eles são comercializados, não estão é visíveis. :wink:

Hard closed não quer dizer fechado para o mundo? Se está fechado está fechado, agora se um IF os tem na sua própria carteira e está a revender o mesmo aos clientes isso já é diferente.

Para se entrar nestes ses era preciso ter uma lista de fundos/ETFs acessíveis por pedido que não estão na plataforma online para não dar vantagem a algum "mais informado" sobre disponibilidades.


Regras para a Malta dos ETFs
- Podem escolher os ETFs que quiserem desde que estejam disponíveis no momento no vosso brocker que tem que ser declarado
- Deverão indicar o tipo de gestão: B&H puro, gestão activa agressiva (day trade aceite) ou algo no meio
- Rebalanceamentos são aceites
- Custos têm que ser declarados e contados para o bolo final. Se têm comissão de guarda têm que ter esse capital em liquidez no momento de pagar (tipicamente trimestral)
:arrow: Rebalanceamentos/Reforços só para quem usar gestão activa. O acto de fazer reforços, pode ser considerado de uma forma encapuzada de fazer market timing (gestão activa), comprar novos activos ou vender os existentes, é considerado gestão activa. O Buy N' Hold é comprar e não vender nada até ao final do prazo pré-establecido, mais uma vez, os reforços e rebalanceamentos podem ser market timing, pelo que sugiro, que quem optar por esta estratégia, não poderá mexer nas escolhas que fizer inicialmente ou então existir um período anual pré-establecido, aonde os participantes que adoptarem o Buy N' Hold, apenas podem fazer os rebalanceamentos, mas sem fazer mais-valias, apenas comprar sem vender e não podem comprar novos activos.
O Broker deve ser apenas um, para simplificação e também para a igualdade entre participantes, não queremos que uns paguem mais comissões de transação e de guarda que os outros, logo ficariam associados os custos de compra e venda e de guarda a esse broker, e como decidiria-se uma bolsa única, o valor de compra e venda era igual para todos. Só falta saber se ficaram linkados ás flutuações de valor dos custos nesse broker, ou seria valores de custos fixos, durante a duração do concurso.

Já respondido

Nada de ETFs exóticos (ETN e outros quejados) e nem ETFs alavancados e inversos (a shortar). Só ETFs plain vanilla.

Porque não? Quem for assumidamente da gestão activa poderá fazer gestão activa usando ETFs em vez de fundos e usar isto

Agora B&H sim, plain-vanilla

Alavancagem no IF é que não seria aceite. Comprar um ETF leveraged sim, agora pegar nos 3/5k e alavancar para abrir uma posição de 30/50k não.


Notas para todos
- Este concurso está aberto a todos até para quem anda neste tópico e não intervém (boa desculpa para começar).
- Gostava de ver os gurus de outras áreas aceitarem o repto e participarem também. LTCM, SrSniper, CemPT entre outros.....
- Gostava que os que fazem gestão activa agressiva justificassem o porquê dos movimentos, tipo a explicação do BR do porquê de ter investido no Brasil ou nas biotechs para motivos didáticos pois um fórum serve para se aprender e ver como os outros olham para o mercado pois a nossa visão do mercado nem sempre é a melhor ou até a correcta.


Os gurus do trade e afins, não pescam nada de fundos. :mrgreen:

Mais um bom motivo para entrarem: abrir novas oportunidades e conhecer novas realidades

Alías também podes incluir como possíveis participantes, VG, Alquimista, artista romeno, Euroverde/Eurosexy, Zecatreca, Follow Me, Rei das Ondas, Elias, Djvarious, Pata-Hari, Ulisses, Marco António, Djvarious, MAV8, João-D, RG, Elias, Canguru, J Alves, Hjor, Rsacramento, TiagoPT, Artista, Atomez, Pair of Jacks, Automech, arnie, Ruicarlov, etc.

Se eu fizer gestão activa agressiva, não posso responder, que fiz o movimento x, porque me apeteceu, ou porque sonhei com ele, ou as nuvens tinham um formato diferente? 8-)

Não. Motivos têm que ser plausíveis. Eu falei até em day trade. Basta um gráfico AT com o movimento explicativo e de preferência que tenha paciência para depois explicar isso a quem não sabe nada de AT.

Off-record:
- Deverão indicar o tipo de gestão: Buy and Hold, Gestão activa agressiva (tipo BedRock) ou algo lá no meio como faz o Rick ao ter uma % da carteira em modo gestão activa.
:arrow: Eu tenho várias estratégias, sendo algumas delas, Buy N' Hold (Gestão Passiva), Gestão Activa, Gestão Flexível (Passiva+Activa), cada uma, com a sua carteira própria. Não é a toa que tenho 99 fundos. :mrgreen:




Pelos nomes já falados, podemos vir a ter os apoios/patrocínios de:

Caixa Geral de Depósitos
Banco Best
GoBulling (Banco Carregosa)
Degiro
iShares
BlackRock
Morningstar
Unience
Cofina
Caldeirão da Bolsa


Posso sondar algumas direcções de marketing e de investimento de alguns dos intermediários financeiros já falados. Ou preferem que seja a Moderação/Fórum/Cofina a tratar de tudo?


Não creio que a Cofina vá arrancar com um concurso que iria canibalizar o jogo da bolsa. A moderação do Fórum já tem muito com que se entreter.

Acho que seria incorrecto pedir-te a ti para fazer isso a não ser que aches exequível pois o trabalho é imenso e o tempo a dispender será grande pois isto caso desperte interesse pode ter efeito bola de neve e o que é meia dúzia de contactos poderá acabar numa lista de apoiantes enorme (basta as casas de fundos e as casas gestoras de ETFs e tens facilmente uma lista de 30-50 elementos) e uma pressão gigante para o projecto avançar quem sabe a um nível muito maior do que o que aqui estamos a discutir (vejo isto com vários níveis de interesse: Portugal, Ibérico, Europeu, Mundial - sonhar não custa :-" )

Já nem quero depois falar nas pressões encapotadas que existiriam para que fizessemos análises mais ou menos vantajosas de determinados produtos em relação aos do concorrente, politiquices, etc....

Editado pela última vez por chico_laranja em 3/11/2014 1:37, num total de 1 vez.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 3/11/2014 0:56

Rick Lusitano (New) Escreveu:Chico, parabéns pela tua visão. :clap: :clap: :clap:

Até parece o "Jogo da Bolsa", com um regulamento tão Pró, também ficaria mais interessante, se houve prémios para os melhores. E não me refiro a iPad, MP3, Portáteis e similares. Algo que fosse interessante, relativo a finanças ou economia, sei lá, um estágio num gestora de fundos, ou uma visita a uma sala de mercados em Wall Street com viagens pagas, ir á sede da BlackRock (dona da iShares, para além de gestora de FIGA), conhecer o departamento de asset management, ou a JPMorgan Asset Management.

O grupo Cofina e fórum do Caldeirão da bolsa, poderiam apoiar esta iniciativa, com patrocínio de bancos, gestoras de fundos ou de ETFs (por exemplo, a iShares). Penso que a visibilidade que traria, seria interessante para os patrocínios, pois estava em contacto com seu público-alvo. E dependendo do sucesso, alargar esta iniciativa a Espanha, um torneio ibérico. Penso que nós Portugueses e também os Espanhóis, estamos demasiado presos á realidade do nosso país, nem parece que estamos na União Europeia e Zona Euro, do EUR, do Erasmus, do Leonardo da Vinci. Precisamos de alargar os horizontes do conhecimento, não existem fronteiras físicas, mas ainda existem fronteiras mentais.


Gosto disto

Uuma visita à City, até à MFS em Espanha ou à UBS na Suiça pois sempre era mais próximo já era bom e ver de perto a malta de bons fundos era outra loiça :roll:

Já estão aqui 3 prémios porreiros :D
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 3/11/2014 0:50

Mouro_Emprestado Escreveu:Só não concordo com 2 pontos:
Já respondido

Adicionava a possibilidade de ter 3 carteiras diferentes por user (caso contrário, é só arranjar mais 2 contas, o que não seria assim tão fácil de controlar ).

Aceito embora torne mais complicado de gerir se for apenas no fórum

Vá malta, vamos pôr as mãos à obra e daqui a 5 anos vamos-nos todos rir com esta discussão (imagino que iremos ver isto com os olhos de que - "epá, realmente, que discussões tão parvas que a gente tinha!")

Acima de tudo quero que isto se torne numa bíblia de investimento onde um futuro investidor pegue nisto e consiga ter material para poder decidir de forma correcta. Há muita gente que até tem dinheiro mas pura e simplesmente não sabe como o pode aplicar e por não ser letrado em economia nem tem coragem de pegar num livro sobreessa temática até porque é material inexistente em português



Respostas a azul
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 3/11/2014 0:40

Rick

Estás a escalar o concurso de uma forma monstruosa mas que me fez sorrir. Acho que é mais complexo e completo que o jogo de bolsa da Cofina/Jornal de Negócios.

Acho que o nível que indicas não é exequivel em 1-2 meses mas no mínimo é preciso 1 ano para juntar esses contactos todos e daí sair alguma coisa, isto se chegar a sair alguma coisa pois são entidades rivais e a DeGiro neste momento deve ser um alvo a abater de qualquer forma pelo Best, Go Bulling, ActivoBank e afins.

Para mim acho que os prémios que indicas são porreiros mas um estágio remunerado com possibilidade de carreira era um must :twisted:

Agora as dúvidas levantadas por diversos elementos:
3000€ é pouco????? É a vida do português comum. Infelizmente são muitos que nem isso conseguem juntar numa conta poupança SOS/reforma esse valor. Há meses em que não consigo colocar 10€ de lado e não é 1 mês em 3 anos mas mais 3 ou 4 meses num ano. É bastante mau mas é a realidade portuguesa.

Não vou comentar comentários de quem emigrou e "lá fora é que é bom e 3000€ é meio ordenado por isso é um valor ridículo" para não entrar num tom que é mais associado ao nosso amigo BR e eu poderia chocar susceptibilidades devido a uma aura de "user calmo e sensato" e poderia morrer neste fórum antes do arranque do concurso :-#

Para mim mantenho os 3000€. A taxa de juro é a taxa real do DP anunciado. Não há necessidade de inventar. No momento de renovar o prazo é abrir o folheto informativo.

Levanta problemas? Claro mas foi propositado e serve para apimentar o concurso :mrgreen: .

Gerir milhões é fácil mas gerir tostões é complicado.

É também uma chamada de atenção para que tem que viver com limites mínimos ridículos nos fundos (algumas gestoras estão neste momento KO no concurso pois têm limites mínimos de 5k€) ou com comissões obscenas nos ETFs e algumas comissões são pura e simplesmente proxenetismo, tipo comissões de guarda em que os brokers não fazendo nada têm uma pingadeira a fazer cair 5 ou 10€ trimestralmente. Isto multiplicado por milhares ou até milhões dá um lucro danado aos intermediários.

Eu na altura estava a indicar apenas 1 entidade onde investir para não desvirtuar. Aceito a opção de ter um único banco de investimento para os fundos tipo o Best que é talvez o melhor em Portugal para o efeito e a DeGiro para os ETFs pelo mesmo motivo. Quem tivesse carteiras mistas poderia usar os 2 mas era obrigado a usar o Best para fundos e a Degiro para ETFs. Prazos de transferência de capital teriam que ser respeitados.

Rebalanceamentos
Para quem se declara passivo, deverá estar autorizado a rebalancear a carteira semestralmente ou anualmente. Quando o user declara: "a minha carteira é B&H clássico, com a couch potato e faço rebalanceamentos a cada 6 meses e tenho como margem para não mexer 2%.

É até dado o poder ao passivo de, nos rebalanceamentos, poder alterar a carteira tipo onde declara a nova carteira. Muito users que chegam à gestão passiva começam com 2 ETFs e só depois é que vão detalhando a carteira e acabam com uma carteira com 10 partes. Agora quem começa com uma carteira passiva 80% Obrigações - 20% Acções e passado 3 rebalanceamentos tem 30% Obrigações - 70% Acções num bull accionista obviamente está a fazer gestão activa e será caçado por isso. Desde que os custos sejam declarados e reflectidos. Eu se tenho 10€ na conta à ordem - Liquidez - Obviamente não posso abrir 10 posições em ETFs sem ter que resgatar algum para a conta a ordem para cobrir os custos.

Basta no final do concurso existir um gráfico em que mostra a variação da constituição da carteira. Um passivo não terá grandes oscilações nas % de alocação, idealmente e se for um puro andará sempre perto de uma constante.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 2/11/2014 23:56

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
jokerportuga Escreveu:5% de 20.000€ são 1.000€.
O ES Liquidez está actualmente com uma TANL de 1,79%.
Uma das finalidades que não mencionei e que falaste poderá ser o de "temperar o risco", ficando estes 5% "resguardados" das possíveis tempestades nos mercados.

Acho que deves aguardar mais uns dias até criares esta carteira, pois os mercados andam muito instáveis.

Obrigado Joker,

Acho que vocês têm razão. É melhor aguardar uns dias até a instabilidade diminuir.
De qualquer modo, até lá vou continuar a trabalhar no projeto desta carteira.

E Joker, não querendo abusar da tua disponibilidade e amabilidade, atendendo ao que eu disse anteriormente, à 1ª vista e muito resumidamente o que achas da carteira assim:

Tesouraria - Liquidez (~5%) :arrow: 5%
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~33%) :arrow: 40%
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 9% :arrow: 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5% :arrow: 10%
BNY Mellon Global High Yld Bd A EUR (IE0030011294) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - 6% :arrow: 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 6% :arrow: 5%
Nordea-1 European Covered Bond E EUR (LU0173776989) - Obrigações Diversificado EUR - 4% :arrow: 10%
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3% :arrow: 0%

Mistos (~8%) :arrow: 10%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD – 8% :arrow: 10%

Acções (~54%) :arrow: 45%
Europa (~10%) :arrow: 10%
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
EUA (~12%) :arrow: 10%
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR (GB00B28CN800) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 12% :arrow: 10%
Globais (~13%) :arrow: 10%
Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7% :arrow: 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Ações Global Cap. Pequena/Média - 6% :arrow: 5%
Sectoriais (~19%) :arrow: 15%
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (LU0114721508) - Ações Sector Bens de Consumo - 7% :arrow: 5%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 7% :arrow: 5%
MS INVF Global Infrastructure BH (LU0512092577) - Ações Sector Infra-estrutura - 5%

Quanto aos fundos de ações já tenho praticamente tudo definido, apenas com duas dúvidas: distribuição dos pesos e inclusão do fundo Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc.
Não sei ainda se irei substituí-lo pelo MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento, que me parece estar a ter rentabilidades mais interessantes nos últimos tempos, além de que tem sobreposições mínimas com o Invesco Global Equity Income E € Acc.

Em relação aos fundos de obrigações, não estou ainda muito certo.
E como o Chico disse, com o fim das QE dos US não se sabe muito bem qual vai ser o comportamento dos fundos de obrigações.

Claro que uma opinião dos outros "Mestres, Catedráticos, Ajudantes e Yodas" também é muito apreciada e bem vinda.
Sem eles, eu estava desgraçado...
Obrigado.


Alterações a Negrito Vermelho.


Comparastes e bem os 2 Invescos Globais. Repara que tens o MFS Global na tua 1ª carteira, já comparastes este fundo juntamente com o MFS Global Concentrated? É provável terem sobreposições e talvez a mesma equipa de gestão. Que tal o Threadneedle Global Equity Income a fazer par com o teu Smaller Caps Global que escolheres?

Obrigado, Rick.
Vou processar a informação e, quiçá, dar-lhe um pequeno toque pessoal.
Para já, também me agradou o Nordea...
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 23:55

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Guarda as emoções e a comichão no dedo para as chicas. :wink:

Nos dedos, querias dizer tu. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


:mrgreen:

Já viste a minha opinião no meu post anterior?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 2/11/2014 23:46

Rick Lusitano (New) Escreveu:Guarda as emoções e a comichão no dedo para as chicas. :wink:

Nos dedos, querias dizer tu. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Editado pela última vez por caralmeida030267 em 2/11/2014 23:55, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 23:16

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlão, fostes mais rápido, fazia intenção de "pronunciar a sentença" no Domingo. :mrgreen:

Sabes é que, ao Sábado, guardo-o para os meus clientes institucionais, jogar golfe ou almoçar ou jantar. Ás vezes, uma partidinha de tennis ou de padel, e muito raramente de squash. São actividades informais em dias de descanso que permitem, socializar e ter conversas informais mais descontraídas. :mrgreen:

E depois de vez em quando, vou almoçar com os tesos. :mrgreen: :arrow: Almoço 2014 - 29 /30 de Novembro 2014

Rick, não gosto de deixar estes trabalhos a meio, e tou cá com uma comichão no dedo, que nem queiras saber.
E sou quase como os putos quando têm um brinquedo novo. Ou seja, enquanto que não tiver a minha carteira definida, não descanso. :-k
Além disso, já viste o que é andar aqui com 20k na carteira?! Já somos roubados quando não o temos, :x o que fará quando temos algum?! :mrgreen:

Vá lá, aproveita o fim de semana e descansa. Mas não te esqueças de me dar a tua sentença durante a próxima semana (em especial sobre os fundos de obrigações).



Rick, não gosto de deixar estes trabalhos a meio, e tou cá com uma comichão no dedo, que nem queiras saber.
E sou quase como os putos quando têm um brinquedo novo. Ou seja, enquanto que não tiver a minha carteira definida, não descanso. :-k
:arrow: Percebo a tua ansiedade, é natural, mas cuidado, que a tendência é para agravar. Ainda viras um trader. :lol:
A pressa e as emoções são maus para os mercados. Geralmente jogam contra os emotivos. Guarda as emoções e a comichão no dedo para as chicas. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 23:11

caralmeida030267 Escreveu:
jokerportuga Escreveu:5% de 20.000€ são 1.000€.
O ES Liquidez está actualmente com uma TANL de 1,79%.
Uma das finalidades que não mencionei e que falaste poderá ser o de "temperar o risco", ficando estes 5% "resguardados" das possíveis tempestades nos mercados.

Acho que deves aguardar mais uns dias até criares esta carteira, pois os mercados andam muito instáveis.

Obrigado Joker,

Acho que vocês têm razão. É melhor aguardar uns dias até a instabilidade diminuir.
De qualquer modo, até lá vou continuar a trabalhar no projeto desta carteira.

E Joker, não querendo abusar da tua disponibilidade e amabilidade, atendendo ao que eu disse anteriormente, à 1ª vista e muito resumidamente o que achas da carteira assim:

Tesouraria - Liquidez (~5%) :arrow: 5%
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~33%) :arrow: 40%
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 9% :arrow: 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5% :arrow: 10%
BNY Mellon Global High Yld Bd A EUR (IE0030011294) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - 6% :arrow: 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 6% :arrow: 5%
Nordea-1 European Covered Bond E EUR (LU0173776989) - Obrigações Diversificado EUR - 4% :arrow: 10%
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3% :arrow: 0%

Mistos (~8%) :arrow: 10%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD – 8% :arrow: 10%

Acções (~54%) :arrow: 45%
Europa (~10%) :arrow: 10%
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
JPM Europe Equity Plus D (acc)-EUR (LU0289214628) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 5%
EUA (~12%) :arrow: 10%
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR (GB00B28CN800) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 12% :arrow: 10%
Globais (~13%) :arrow: 10%
Invesco Global Equity Income E € Acc (LU0607513586) - Ações Global Dividendo Alto - 7% :arrow: 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Ações Global Cap. Pequena/Média - 6% :arrow: 5%
Sectoriais (~19%) :arrow: 15%
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (LU0114721508) - Ações Sector Bens de Consumo - 7% :arrow: 5%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 7% :arrow: 5%
MS INVF Global Infrastructure BH (LU0512092577) - Ações Sector Infra-estrutura - 5%

Quanto aos fundos de ações já tenho praticamente tudo definido, apenas com duas dúvidas: distribuição dos pesos e inclusão do fundo Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc.
Não sei ainda se irei substituí-lo pelo MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR (LU0219418919) - Ações Global Cap. Grande Crescimento, que me parece estar a ter rentabilidades mais interessantes nos últimos tempos, além de que tem sobreposições mínimas com o Invesco Global Equity Income E € Acc.

Em relação aos fundos de obrigações, não estou ainda muito certo.
E como o Chico disse, com o fim das QE dos US não se sabe muito bem qual vai ser o comportamento dos fundos de obrigações.

Claro que uma opinião dos outros "Mestres, Catedráticos, Ajudantes e Yodas" também é muito apreciada e bem vinda.
Sem eles, eu estava desgraçado...
Obrigado.


Alterações a Negrito Vermelho.


Comparastes e bem os 2 Invescos Globais. Repara que tens o MFS Global na tua 1ª carteira, já comparastes este fundo juntamente com o MFS Global Concentrated? É provável terem sobreposições e talvez a mesma equipa de gestão. Que tal o Threadneedle Global Equity Income a fazer par com o teu Smaller Caps Global que escolheres?
Editado pela última vez por Rick Lusitano (New) em 2/11/2014 23:19, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fiscalidade

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 22:57

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlão, manda-me o link para a tua 1ª carteira.

Cá vai: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=2400#p1130791


Grazie
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fiscalidade

por caralmeida030267 » 2/11/2014 22:51

Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlão, manda-me o link para a tua 1ª carteira.

Cá vai: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=2400#p1130791
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fiscalidade

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 22:43

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Agora, assuntos mais imediatos, (ou não), como ficou as propostas do IRS no OE 2015?

:arrow: Vamos poder declarar as menos-valias dos fundos?

:arrow: O que foi alterado nos PPR?

:arrow: A serem aprovadas as novas propostas, elas contam para a declaração de IRS que vamos apresentar no próximo ano? Ou só na declaração que apresentarmos em 2016?

Rick,

Aqui tá uma coisa que eu sei e tu não. :mrgreen:
Reposta à 3ª questão: só na declaração de IRS/2016 é que as contas vão ser feitas nos novos moldes.
Quanto ao resto, não tenho a certeza pois ainda não li a versão final do OE2015. Dá-me muito sono...


Carlão, manda-me o link para a tua 1ª carteira.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fiscalidade

por caralmeida030267 » 2/11/2014 22:32

Rick Lusitano (New) Escreveu:Agora, assuntos mais imediatos, (ou não), como ficou as propostas do IRS no OE 2015?

:arrow: Vamos poder declarar as menos-valias dos fundos?

:arrow: O que foi alterado nos PPR?

:arrow: A serem aprovadas as novas propostas, elas contam para a declaração de IRS que vamos apresentar no próximo ano? Ou só na declaração que apresentarmos em 2016?

Rick,

Aqui tá uma coisa que eu sei e tu não. :mrgreen:
Reposta à 3ª questão: só na declaração de IRS/2016 é que as contas vão ser feitas nos novos moldes.
Quanto ao resto, não tenho a certeza pois ainda não li a versão final do OE2015. Dá-me muito sono...
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 2/11/2014 19:27

Double post :?:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Fiscalidade

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 19:21

Ainda ontem, esclareci uma dúvida que tinha. Quem ficar desempregado, e se tiver 100,6 mil euros em depósitos, acções, obrigações, certificados, fundos, ETFs, não tem direito ao Subsidio de Desemprego. Soluções possíveis:

a) Torrar o guito a maluca. E não poupar

b) Retirar o excesso dos intermediários financeiros e depois voltar

c) Não valorizar o património que tem. Investir em porcarias, por exemplo, no PSI-XX.

Moral da história:
Mais vale 1 Ferrari na mão do que ser investidor. :wall:



Agora, assuntos mais imediatos, (ou não), como ficou as propostas do IRS no OE 2015?

:arrow: Vamos poder declarar as menos-valias dos fundos?

:arrow: O que foi alterado nos PPR?

:arrow: A serem aprovadas as novas propostas, elas contam para a declaração de IRS que vamos apresentar no próximo ano? Ou só na declaração que apresentarmos em 2016?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 2/11/2014 19:20

Sim, há ETFs que estão condenados ao fracasso (e nem sei porque existem).

Mas como não são a minha praia, estou-me bem nas tintas :wink:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 17:58

Mouro_Emprestado Escreveu:És tramado Rick... 8-)

Rick Lusitano (New) Escreveu:Ora aqui está, um post sobre ETFs, 5 estrelas. :clap: :clap:

Isto sim, dá gosto falar de ETFs. Estes ETFs que mencionas têm liquidez, são sintéticos, são os mais baratos em comissões, aonde os compras (IF e bolsa), como é em relação á dupla-tributação, plataforma Saxo Bank ou similiar ou não?


Olha para o anexo, só um deles é que distribui dividendos.

Para teres uma carteira a LP numa plataforma Saxo, :pray: :pray: :pray: :pray: para que não rebente, porque se um dia isso acontecer, não sei como será.... :-k


Rick Lusitano (New) Escreveu:Ando a pensar em ter o meu "PPR" em ETFs passivos, inicialmente com capitalização e depois na reforma com distribuição de dividendos. Agora que já tenho todos os fundos que queria.


Mouro, como equilibrado que és (há vezes, também saís do teu habitual senso comum de equilíbrio, é normal, todos nós temos momentos de volatilidade), se tivesses que viver dos rendimentos (dividendos, cupões, juros, etc), qual seria ou seriam as tuas opções?

a) ETFs - Sim
b) Fundos de investimento - Também, para a parte de obrigações e para a parte de infraestruturas
c) Ambos - Ver acima
d) DP - Alguma coisa, porque não?
e) Obrigações, CLNs, ELNs - Nope.
f) Certificados de Tesouro Poupança Mais - Para a parte com risco potencial mais baixo, why not? :pray: :pray: Rezar para o governo não lixar a malta que tem este tipo de produtos quando tiverem de fazer um haircut à dívida.
g) Acções - O risco não compensa o retorno para mim.
h) Todas as opções acima, desde da alínea a) até a g)
i) Outras. Quais?___________________________


(está a me faltar alguma opção, mas não me lembro...)


Vê a negrito.




Resposta com uma tabela e tudo. :clap: Thanks

Surpreendente os apenas 2M do ETF World Telecoms e os 35M do ETF de Consumer Staples (até o ETF Timber têm mais AUM). O ETF de Infrastructure (da DB) tem um AUM quase semelhante ao ETF MSCI World da DB. Os ETFs sectoriais são mais carotes. Estas no BB ex-Saxo Bank ou no Invest, já não me recordo, isto da demência na 3ª idade é lixada. :mrgreen:


Acho que o "questionário", não só me ajudou a ter uma outra opinião, como terá ajudado muitos outros, que se calhar já pensarem num momento ou no outro, sobre estas alternativas. Sei que, o intuito com que criei inicialmente este tópico, era para falar quase exclusivamente de fundos de investimento, mas não vejo razão, para ficar limitado a apenas fundos. Mas também não quero falar do PSI-17 3/4, isto são peanuts, é um mercado de 3ª divisão. :mrgreen:
E existe tanta gente feliz em falar de BCP, BANIF, e outros, nos respectivos tópicos, que não quero estragar o "brinquedo" deles. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/11/2014 17:38

chico_laranja Escreveu:Quem lançou o concurso deu um bitaite mas as regras não em nada claras e daí sairá discussão daqui a 5 anos :mrgreen:

Vejam as regras que o Rick colocou quando fez o concurso dele. Isso foi um concurso a sério \:D/

-- Concurso de gestores --
Princípios básicos
- Moeda: EUR
- Data de início: 01/Dez/2014
- Data de fim: 20/11/2019
- Valor a concurso: 3000€ - Não é a ideal para os ETFs nem para os FIGA pois a vida nem sempre é facilidades 8-)
- TANB de referência do depósito a prazo para retardatários: 0.600% = taxa oferecida no DP ONLINE CAIXANET@6M
- A cada 6 meses haverá um reforço na carteira de 300€ que irá para a conta a prazo. Aplica-se igualmente aos retardatários.
- Podem usar o DP acima referido na vossa carteira, desde que usem as regras do DP (mínimo de constituição 250€)

Regras para todos
- Podem estar 100% em liquidez
- Apenas podem usar 1 broker/banco de investimento (aplicável até para quem faz uso de carteiras mistas fundos + etfs)
- Não há limite ao número de posições
- Todos os movimentos têm que ser declarados!!!!
- Aceitam-se carteiras mistas desde que cumpram as regras dos 2 mundos :D
- Não se aceitam contas a descoberto
- Quem entre mais tarde no concurso, considera-se que teve o dinheiro investido a prazo e viu a luz e que o dinheiro esteve à taxa dos depósitos a prazo vigente no tópico (será a do CGD DP ONLINE CAIXANET@6M) com capitalização dos juros em períodos de 6 meses, sendo que participar após 1 mês da capitalização de juros é considerado resgate antecipado do DP.
- Se usarem plataformas estrangeiras custos de transferências de dinheiro para essas plataformas e fiscalidade dupla têm que ser declaradas e contam para o cálculo final.

Regras para a Malta dos Fundos
- Podem escolher os fundos que quiserem desde que estejam disponíveis no momento no vosso banco de investimento que tem que ser declarado (nada de acessar a esses fundos fechados por portas travessas :-" ou a fundos não comercializados cá )
- Obrigatório respeitar os mínimos de movimentos. O ponto de partida não pode ser 2 UPs dos PIMCO ou 100€ de Invesco.
- Se querem ter 2 UPs do PIMCO terão que subscrever os 1000€ do PIMCO, aguardar a alocação ficar completa e de seguida vender o excesso capitalizando os possíveis ganhos (sim, o IRS tem que entrar em jogo pelo menos este ano)
- Deverão indicar o tipo de gestão: Buy and Hold, Gestão activa agressiva (tipo BedRock) ou algo lá no meio como faz o Rick ao ter uma % da carteira em modo gestão activa.

Regras para a Malta dos ETFs
- Podem escolher os ETFs que quiserem desde que estejam disponíveis no momento no vosso brocker que tem que ser declarado
- Deverão indicar o tipo de gestão: B&H puro, gestão activa agressiva (day trade aceite) ou algo no meio
- Rebalanceamentos são aceites
- Custos têm que ser declarados e contados para o bolo final. Se têm comissão de guarda têm que ter esse capital em liquidez no momento de pagar (tipicamente trimestral)
- Se seguem um modelo conhecido poderão indicar o mesmo: exemplos: Couch Potato, 10 speed (apenas 2 exemplos do Asset Builder)

Notas para todos
- Este concurso está aberto a todos até para quem anda neste tópico e não intervém (boa desculpa para começar).
- Gostava de ver os gurus de outras áreas aceitarem o repto e participarem também. LTCM, SrSniper, CemPT entre outros.....
- Gostava que os que fazem gestão activa agressiva justificassem o porquê dos movimentos, tipo a explicação do BR do porquê de ter investido no Brasil ou nas biotechs para motivos didáticos pois um fórum serve para se aprender e ver como os outros olham para o mercado pois a nossa visão do mercado nem sempre é a melhor ou até a correcta.
- Podem usar análises AT e AF nessas justificações.
- Aos novatos, não tenham medo. É uma simulação e ninguém perde nada (mas também não ganha e esse é o objectivo :P )

A malta que fique descansada. Não influenciam o mercado mundial pelo que poderão dizer as vossas tácticas, quanto muito quando o movimento está completo (nos fundos o atraso pode ser de vários dias pois ordem de venda até o dinheiro estar à ordem demora uns dias). O prazo é grande pelo que os copiadores acabarão por ser apanhados, enxovalhados e vergastados publicamente :oh:

Este concurso no final, e caso a coisa não descambe e daqui a 5 anos cá estejamos todos merecerá uma efeméride pois terá potencial de escola que muito estudante da área de investimento poderá usar como alguns usarão este tópico.

As regras ainda têm que ser limadas e aceites pela malta e pela moderação. A participação implica aceitação das regras.

Uma vez que o prazo é grande (5 anos) a gestão do concurso poderá passar por várias mãos. Não será o concurso do Chico, do Rick, do Ghorez aka dozens ou do BedRock aka bluechips aka BR. A moderação é e será sempre soberana e as regras do fórum têm que ser respeitadas.

O projecto é tão grande que poderá dar azo à criação de um tópico.

Que dizem malta? Sugestões, correcções, adendas e alterações às regras aceitam-se, não se acanhem nem que leve a adiar o arranque do concurso até estar tudo alinhado. :-#

Isto é o que dá noites de insónias :mrgreen:



Quanto ás regras:


- Valor a concurso: 3000€ - Não é a ideal para os ETFs nem para os FIGA pois a vida nem sempre é facilidades 8-)
- TANB de referência do depósito a prazo para retardatários: 0.600% = taxa oferecida no DP ONLINE CAIXANET@6M
- A cada 6 meses haverá um reforço na carteira de 300€ que irá para a conta a prazo. Aplica-se igualmente aos retardatários.
:arrow: Sugiro, que seja 5.000 EUR de entrada e 500 EUR semestrais, e colocares a TANB do DP em 0.50% (até começar o concurso, até deve estar mais baixa), devido a simplificação de contas, devido aos montantes exigidos pelos fundos, e para também se conseguir comprar as UPs dos fundos e ETFs, para além de dar alguma margem para se comprar alguma diversificação, se for o caso.



- Todos os movimentos têm que ser declarados!!!!
:arrow: Antecipadamente, antes de fazer a subscrição e depois, o valor da compra, data da cotação e UPs subscritos na liquidação. No caso dos ETFs, terá de ser a cotação de fecho, para ser igual para todos, como sabemos, os ETFs têm oscilações diárias, não seria correcto, vários compradores do mesmo activo (ETFs) ter preços de compra diferentes. Os ETFs como têm valores diferentes consoante as bolsas aonde são negociados, sugiro, que seja escolhido apenas uma bolsa, antes do concurso começar, e que deve ser colocado nas regras.



Regras para a Malta dos Fundos
- Podem escolher os fundos que quiserem desde que estejam disponíveis no momento no vosso banco de investimento que tem que ser declarado (nada de acessar a esses fundos fechados por portas travessas :-" ou a fundos não comercializados cá )
- Obrigatório respeitar os mínimos de movimentos. O ponto de partida não pode ser 2 UPs dos PIMCO ou 100€ de Invesco.
- Se querem ter 2 UPs do PIMCO terão que subscrever os 1000€ do PIMCO, aguardar a alocação ficar completa e de seguida vender o excesso capitalizando os possíveis ganhos (sim, o IRS tem que entrar em jogo pelo menos este ano)
:arrow: Presumo que pelos montantes mínimos referes-te ao Best, é que o Invesco no ActivoBank é apenas 1 UP e não 500 EUR do Best, MFS no ActivoBank é 4.000 EUR e no Best é 1 UP, ou BlacKRock no Best é 1 UP e no Invest é 1.000 EUR. Logo fica estabelecido pelo bem da normalização/Standardização que os fundos a serem comprados serão através do Best. Acho que seria também interessante, fazer o mesmo para os ETFs, apenas 1 IF "autorizado", talvez a Gobulling, ou a Degiro ou o Best. Isto leva a uma questão, a parte logística, como fazer o controlo das carteiras? Quem faz a fiscalização das carteiras e têm acesso a elas? Usa-se a Unience? Ou se a MORNINGSTAR quiser aproveitar para se dar a conhecer em Portugal, dá o apoio técnico, criando a opção de se construir carteiras na Morningstar PT, e aí, só fundos e ETFs oficialmente comercializados em Portugal é que entram.



(nada de acessar a esses fundos fechados por portas travessas :-" ou a fundos não comercializados cá )
:arrow: :wall: . Why not? Eles são comercializados, não estão é visíveis. :wink:



Regras para a Malta dos ETFs
- Podem escolher os ETFs que quiserem desde que estejam disponíveis no momento no vosso brocker que tem que ser declarado
- Deverão indicar o tipo de gestão: B&H puro, gestão activa agressiva (day trade aceite) ou algo no meio
- Rebalanceamentos são aceites
- Custos têm que ser declarados e contados para o bolo final. Se têm comissão de guarda têm que ter esse capital em liquidez no momento de pagar (tipicamente trimestral)
:arrow: Rebalanceamentos/Reforços só para quem usar gestão activa. O acto de fazer reforços, pode ser considerado de uma forma encapuzada de fazer market timing (gestão activa), comprar novos activos ou vender os existentes, é considerado gestão activa. O Buy N' Hold é comprar e não vender nada até ao final do prazo pré-establecido, mais uma vez, os reforços e rebalanceamentos podem ser market timing, pelo que sugiro, que quem optar por esta estratégia, não poderá mexer nas escolhas que fizer inicialmente ou então existir um período anual pré-establecido, aonde os participantes que adoptarem o Buy N' Hold, apenas podem fazer os rebalanceamentos, mas sem fazer mais-valias, apenas comprar sem vender e não podem comprar novos activos.
O Broker deve ser apenas um, para simplificação e também para a igualdade entre participantes, não queremos que uns paguem mais comissões de transação e de guarda que os outros, logo ficariam associados os custos de compra e venda e de guarda a esse broker, e como decidiria-se uma bolsa única, o valor de compra e venda era igual para todos. Só falta saber se ficaram linkados ás flutuações de valor dos custos nesse broker, ou seria valores de custos fixos, durante a duração do concurso.

Nada de ETFs exóticos (ETN e outros quejados) e nem ETFs alavancados e inversos (a shortar). Só ETFs plain vanilla.



Notas para todos
- Este concurso está aberto a todos até para quem anda neste tópico e não intervém (boa desculpa para começar).
- Gostava de ver os gurus de outras áreas aceitarem o repto e participarem também. LTCM, SrSniper, CemPT entre outros.....
- Gostava que os que fazem gestão activa agressiva justificassem o porquê dos movimentos, tipo a explicação do BR do porquê de ter investido no Brasil ou nas biotechs para motivos didáticos pois um fórum serve para se aprender e ver como os outros olham para o mercado pois a nossa visão do mercado nem sempre é a melhor ou até a correcta.


Os gurus do trade e afins, não pescam nada de fundos. :mrgreen:

Alías também podes incluir como possíveis participantes, VG, Alquimista, artista romeno, Euroverde/Eurosexy, Zecatreca, Follow Me, Rei das Ondas, Elias, Djvarious, Pata-Hari, Ulisses, Marco António, Djvarious, MAV8, João-D, RG, Elias, Canguru, J Alves, Hjor, Rsacramento, TiagoPT, Artista, Atomez, Pair of Jacks, Automech, arnie, Ruicarlov, etc.

Se eu fizer gestão activa agressiva, não posso responder, que fiz o movimento x, porque me apeteceu, ou porque sonhei com ele, ou as nuvens tinham um formato diferente? 8-)



Off-record:
- Deverão indicar o tipo de gestão: Buy and Hold, Gestão activa agressiva (tipo BedRock) ou algo lá no meio como faz o Rick ao ter uma % da carteira em modo gestão activa.
:arrow: Eu tenho várias estratégias, sendo algumas delas, Buy N' Hold (Gestão Passiva), Gestão Activa, Gestão Flexível (Passiva+Activa), cada uma, com a sua carteira própria. Não é a toa que tenho 99 fundos. :mrgreen:




Pelos nomes já falados, podemos vir a ter os apoios/patrocínios de:

Caixa Geral de Depósitos
Banco Best
GoBulling (Banco Carregosa)
Degiro
iShares
BlackRock
Morningstar
Unience
Cofina
Caldeirão da Bolsa


Posso sondar algumas direcções de marketing e de investimento de alguns dos intermediários financeiros já falados. Ou preferem que seja a Moderação/Fórum/Cofina a tratar de tudo?
Editado pela última vez por Rick Lusitano (New) em 2/11/2014 18:02, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 2/11/2014 17:11

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Daemoon Escreveu:Algum banco onde dê para fazer este fundo? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR05ZUT


Avias-te bem!

Investimentos mínimos
Inicial 2000000 EUR


Penso que por esse valor, qualquer banco te arranja isso, mesmo que nem comercialize quaisquer fundos.

Tens a versão de retalho, "A1":
ActivoBank = 4.000 EUR
Best = 1 UP


Rick é óbvio que era a versão de retalho que pretendia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: estava a ver os dois e copiei o da versão institucional e coloquei aqui e no best, óbvio que no best não produziu efeito.

Obrigado
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 2/11/2014 17:08

És tramado Rick... 8-)

Rick Lusitano (New) Escreveu:Ora aqui está, um post sobre ETFs, 5 estrelas. :clap: :clap:

Isto sim, dá gosto falar de ETFs. Estes ETFs que mencionas têm liquidez, são sintéticos, são os mais baratos em comissões, aonde os compras (IF e bolsa), como é em relação á dupla-tributação, plataforma Saxo Bank ou similiar ou não?


Olha para o anexo, só um deles é que distribui dividendos.

Para teres uma carteira a LP numa plataforma Saxo, :pray: :pray: :pray: :pray: para que não rebente, porque se um dia isso acontecer, não sei como será.... :-k


Rick Lusitano (New) Escreveu:Ando a pensar em ter o meu "PPR" em ETFs passivos, inicialmente com capitalização e depois na reforma com distribuição de dividendos. Agora que já tenho todos os fundos que queria.


Mouro, como equilibrado que és (há vezes, também saís do teu habitual senso comum de equilíbrio, é normal, todos nós temos momentos de volatilidade), se tivesses que viver dos rendimentos (dividendos, cupões, juros, etc), qual seria ou seriam as tuas opções?

a) ETFs - Sim
b) Fundos de investimento - Também, para a parte de obrigações e para a parte de infraestruturas
c) Ambos - Ver acima
d) DP - Alguma coisa, porque não?
e) Obrigações, CLNs, ELNs - Nope.
f) Certificados de Tesouro Poupança Mais - Para a parte com risco potencial mais baixo, why not? :pray: :pray: Rezar para o governo não lixar a malta que tem este tipo de produtos quando tiverem de fazer um haircut à dívida.
g) Acções - O risco não compensa o retorno para mim.
h) Todas as opções acima, desde da alínea a) até a g)
i) Outras. Quais?___________________________


(está a me faltar alguma opção, mas não me lembro...)


Vê a negrito.
Anexos
Para o Rick.xlsx
(9.82 KiB) Transferido 196 Vezes
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, farami, Google [Bot], jcovas77, PIKAS, Shimazaki_2 e 362 visitantes