Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 8/2/2014 8:44

:-k :-s :shock: :) :P :D :lol: :pray: 8-)

O Rick a fazer a campanha de lançamento de :?: :?: :?: :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Top dos supermercados online

por Rick Lusitano (New) » 7/2/2014 23:14

Rick Lusitano Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:(..)Podes dar mais detalhes sobre esse hipermercado????? :shock: :lol:


Para os mais atentos no tópico, já falei mais atrás. :wink:

Estou em fase de experimentação em relação a isso. Porque o lançamento oficial do hipermercado, ainda está em stand-by. :-$

Pode me ajudar a simplificar a carteira, com a aparição de fundos melhores. E espero que abra uma "guerra" concorrencial entre as entidades bancárias já existentes, de maneira, que nós favoreça, como clientes.

(Porque nós investidores/aforradores é que fazemos os bancos, não são os bancos que nós fazem a nós :!: )


Top dos supermercados online:

Fundos de investimento disponíveis online, para clientes não institucionais:
6.810 - Morningstar Portugal
2.107 - Banco Best
750 - ActivoBank
628 - Banco BiG



Gestoras de fundos de investimento disponíveis online, para clientes não institucionais:
77 - Morningstar Portugal
59 - Banco Best
28 - ActivoBank
19 - Banco BiG



Se eu dissesse que podíamos ter acesso a pelo menos, 450 gestoras e cerca de 40.000 fundos de investimento. :wink:
Iria arrebentar com os supermercados existentes.

Era a loucura geral :!: \:D/ :-"
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 7/2/2014 18:17

Chico_laranja Escreveu:(..)Podes dar mais detalhes sobre esse hipermercado????? :shock: :lol:


Para os mais atentos no tópico, já falei mais atrás. :wink:

Estou em fase de experimentação em relação a isso. Porque o lançamento oficial do hipermercado, ainda está em stand-by. :-$

Pode me ajudar a simplificar a carteira, com a aparição de fundos melhores. E espero que abra uma "guerra" concorrencial entre as entidades bancárias já existentes, de maneira, que nós favoreça, como clientes.

(Porque nós investidores/aforradores é que fazemos os bancos, não são os bancos que nós fazem a nós :!: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 7/2/2014 18:01

Boas,

Rick,

Não pensas efetuar um TOP de fundos para as várias (ou principais) categorias Morningstar e colocar na 1ª página?

Não tenhas receio de falhar aqui ou acolá, pois o importante é ter uma matriz de referência que propicione uma construtiva discussão e assim uma possivel otimização desse TOP.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 7/2/2014 17:54

Rick

Estás à vontade para linkar isso.

Isto é um contributo menor comparado com outros que tu e outros users têm colocado :clap: .

Podes dar mais detalhes sobre esse hipermercado????? :shock: :lol:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 7/2/2014 15:47

Chico_laranja Escreveu:O que é um fundo acessível/"low-cost"

Para mim há 2 tipos de fundos acessíveis:
- Fundos com abertura, movimentação e manutenção baixa de 1UP/50€.
- Fundos em que a abertura requer valores altos mas depois dá para "mexer" de alguma forma com baixos valores

Do primeiro tipo temos as seguintes gestoras(mínimo de abertura, movimentação e manutenção de 1UP):
- Alken, Amundi, Axa Inv., BNP, Credit Suisse, Dexia, DWS, Eurizon, Franklin, ING, JPMorgan, Mirabaud, Nordea(1), Pictet, Swiss&Global/Julius Baer, UBP, UBS e Vontobel
(1) - A Nordea tem mínimo a manter de 1 UP e mínimos de movimentação/abertura de 50€. Como o mínimo a manter é 1 UP, se a mesma tiver uma cotação acima de 50€ o mínimo é o valor da cotação da UP

Nota: A ING é enganador chamar de acessível. Embora tenha meia dúzia de fundos com UP's de baixo valor, a maior parte anda entre os 200 e os 600€/$ e chega a ter fundos com 1 UP a valer mais de 2000€/$.

Do segundo tipo temos várias variantes, por ordem de grandeza de dificuldade:
- Fundos que têm abertura alta mas têm movimentos e posição mínima de 1 UP: Goldman Sach, DB(2), PIMCO, Pioneer
- Fundos que têm abertura alta, mínimos de manutenção alta, tipicamente = ao mínimo de abertura mas movimentações de 1UP (bons para buy&old): F&C, HSBC, Jupiter(3)
- Fundos que têm abertura alta, mínimos de movimentação alta e mínimos a manter baixos. Neste género de fundos, se quero uma posição de 100€, compro 1150, assumindo, 1000 como mínimo de abertura e passado uns dias vendo 10xx para ficar com os 100€ que queria. Os 50€ é factor cagasso: Allianz, Axa Rosemberg, BTG, Invesco, Legg Mason, Man, Schroeder, Threadneedle Man.
(2) - Nos fundos DB o mínimo de abertura é 10 UP
(3) - Na Jupiter o mínimo de movimentação são 50€/$

No fim há os que são mais "exclusivos" que ainda divido em 2 partes: Os que obrigam a movimentos pós abertura até 1000€/$ exclusivé e os outros
- Até 1000€/$: ACM, BNY, GAM, Henderson, Morgan Stanley, Old Mutual e Threadneedle IS
- >= 1000€/$: Blackrock, Bradesco, Fidelity, GLG, Nomura, Schroeder Gaia



Chico_laranja Escreveu:Uma imagem vale mais do que 1000 palavras



Muito bom, Chico. E ainda me poupas de fazer um post sobre os fundos "low costs". \:D/ :clap: :clap: :clap:
Se não te importas, vou colocar o link para o teu post, na 1ª página. É relevante saber os mínimos dos fundos.


(Estou em: "Em Busca dos novos fundos". Brevemente terei mais novidades, estou a fazer a filtragem dos fundos com qualidade, alguns podem ser de novas gestoras. E brevemente, para além de teremos 3 supermercados de fundos de investimento, poderemos vir ter 1 hipermercado de fundos. :-# )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 7/2/2014 14:37

Chico_laranja Escreveu:Uma imagem vale mais do que 1000 palavras

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
(este fórum ao contrário do outro não permite fazer agradecimentos, poupava-se um post, mas bom contributo Chico)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 7/2/2014 11:33

Uma imagem vale mais do que 1000 palavras
Anexos
min.PNG
Mínimos de abertura das diferentes gestoras com fundos disponíveis no Best Online
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 7/2/2014 11:29

O que é um fundo acessível/"low-cost"

Para mim há 2 tipos de fundos acessíveis:
- Fundos com abertura, movimentação e manutenção baixa de 1UP/50€.
- Fundos em que a abertura requer valores altos mas depois dá para "mexer" de alguma forma com baixos valores

Do primeiro tipo temos as seguintes gestoras(mínimo de abertura, movimentação e manutenção de 1UP):
- Alken, Amundi, Axa Inv., BNP, Credit Suisse, Dexia, DWS, Eurizon, Franklin, ING, JPMorgan, Mirabaud, Nordea(1), Pictet, Swiss&Global/Julius Baer, UBP, UBS e Vontobel
(1) - A Nordea tem mínimo a manter de 1 UP e mínimos de movimentação/abertura de 50€. Como o mínimo a manter é 1 UP, se a mesma tiver uma cotação acima de 50€ o mínimo é o valor da cotação da UP

Nota: A ING é enganador chamar de acessível. Embora tenha meia dúzia de fundos com UP's de baixo valor, a maior parte anda entre os 200 e os 600€/$ e chega a ter fundos com 1 UP a valer mais de 2000€/$.

Do segundo tipo temos várias variantes, por ordem de grandeza de dificuldade:
- Fundos que têm abertura alta mas têm movimentos e posição mínima de 1 UP: Goldman Sach, DB(2), PIMCO, Pioneer
- Fundos que têm abertura alta, mínimos de manutenção alta, tipicamente = ao mínimo de abertura mas movimentações de 1UP (bons para buy&old): F&C, HSBC, Jupiter(3)
- Fundos que têm abertura alta, mínimos de movimentação alta e mínimos a manter baixos. Neste género de fundos, se quero uma posição de 100€, compro 1150, assumindo, 1000 como mínimo de abertura e passado uns dias vendo 10xx para ficar com os 100€ que queria. Os 50€ é factor cagasso: Allianz, Axa Rosemberg, BTG, Invesco, Legg Mason, Man, Schroeder, Threadneedle Man.
(2) - Nos fundos DB o mínimo de abertura é 10 UP
(3) - Na Jupiter o mínimo de movimentação são 50€/$

No fim há os que são mais "exclusivos" que ainda divido em 2 partes: Os que obrigam a movimentos pós abertura até 1000€/$ exclusivé e os outros
- Até 1000€/$: ACM, BNY, GAM, Henderson, Morgan Stanley, Old Mutual e Threadneedle IS
- >= 1000€/$: Blackrock, Bradesco, Fidelity, GLG, Nomura, Schroeder Gaia
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 6/2/2014 22:28

Rick Lusitano Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Não posso concordar com
A vantagem do ouro, é ser descorrelacionado com outros activos
. É um activo de refugio, logo, correlacionado.

Gostava de te poder dar dados, ou fontes, neste momento. Mas assim de repente, a ideia principal de um "lazy portfolio" é: Acções; Obrigações; Ouro e Liquidez. Por serem descorrelacionados entre eles. Tenho algures, um ficheiro com esses dados. Vou ver se encontro. Artigos ou papers, já li vários, mas não tenho uma base de dados ordenada por tema. :oops:


@Rick e @Pata-Hari:
Com o objetivo de reduzir o risco da carteira, os investidores podem efetuar duas operações: aumentar os níveis de liquidez da carteira, através da venda dos ativos mais arriscados, e/ou aumentar a detenção de ativos de refúgio que, geralmente, apresentam um desempenho descorrelacionado com: as ações, a baixa atividade económica e as taxas de juros baixas.
Ativos de refúgio são: ouro, títulos de dívida soberana da Alemanha e dos EUA , moedas fortes (hard currency), fundos de obrigações de baixo risco com proteção contra a inflação, ...

Assim, ao incluir-se o ativo ouro numa carteira tem como objetivo principal o de funcionar como contrapeso à queda das ações, especialmente, nas situações de bear markets, logo, nesta tendência do mercado acionista em baixa, o ativo ouro tem uma correlação negativa (descorrelacionado) com o ativo ações. Tanto é assim, que nos dias em que os fundos acionistas estão todos (ou quase todos) a caír significativamente, os fundos do ouro sobem bastante, havendo assim uma correlação negativa entre os dois ativos.

O raciocínio que acabei de fazer sobre o comportamento do binómio ouro-bear markets, não é transposto de modo similar para o binómio ouro-bull markets, uma vez que nesta situação de mercado em alta é bem possível o ouro subir com as ligeiras ou ténues subidas das ações, e, então, já não havia uma correlação negativa mas sim uma baixa correlação positiva entre os dois ativos.

Contudo, esta última correlação é anormal (outlier), pelo que a esta eventualidade não lhe devemos dar significância estatistica para tirar qualquer conclusão, pelo que a conclusão final relativamente ao total das tendências do mercado acionista será: o ativo ouro está, normalmente, correlacionado negativamente com o ativo ações, sendo que nas situações de profundos bear markets de pânico, aquela correlação tenderá para valores próximos de -1.

Eu não gosto do termo "descorrelacionado" (mas às vezes também o uso), uma vez que quem o usa tem o significado de correlação negativa, e se esta for positiva chamam-lhe "correlacionado", mas este termo quer dizer que há correlação entre duas variáveis, e a correlação estatistica é: positiva (r entre 0 e 1), negativa (r entre -1 e 0) e nula (r = 0). Então, para quem aplica o termo "descorrelacionado", qual será o termo que vai usar para a correlação nula (não há qualquer tendência de movimento entre duas variáveis, movendo-se as mesmas de forma independente e aleatória), será "descorrelacionado" ou "correlacionado"?

Desculpem-me este pormenor da explicação, pois para vocês não era necessário, contudo eu sou da opinião que uma qualquer explicação deve atingir todo o público-alvo: o esclarecido, o pouco esclarecido e o ignorante.
Acho que fui esclarecedor (pelo menos tentei).

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 7/2/2014 21:16, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 6/2/2014 17:15

Tens razão. Enganei me a copiar do post to Ti chico :oh:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2014 17:00

Kafkaesque Escreveu:Excelente análise Rick :clap:

Aquilo foi o resultado de uma análise rápida daquele ficheiro que contém muita (talvez até demasiada) informação.


Já não fui a tempo. :oops:

Rick Lusitano Escreveu:Nota: A BlackRock tem mínimos de investimento de 1.000 EUR iniciais e adicionais.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 6/2/2014 16:57

Excelente análise Rick :clap:

Aquilo foi o resultado de uma análise rápida daquele ficheiro que contém muita (talvez até demasiada) informação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2014 16:54

Kafkaesque Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Hellô.

Anexo um excel que permite ver a evolução do Sharpe Ratio 12Meses em termos diários de todos os fundos Morningstar que permitam investimentos em 1 UPs ou <100€.

A razão por ter excluído os restantes é por não serem tão relevantes para já para mim e por uma questão de poder computacional.

Nos próximos dias, vou tentar implementar estratégias de minimização de VaR e Parametric Policies e ver o que resulta do backtest.

Questões apitem.

Edit: o ficheiro tem 120MB já coloco link para dropbox. https://www.dropbox.com/s/jt8xatmgczlf6 ... 0Fund.xlsx
Edit2: Existem várias análises interessantes que este ficheiro permite fazer. Se for útil posso actualizar com alguma frequência (as macros devem demorar cerca de ~3h a correr)


Uma primeira análise indica-me este fundo de obrigações como bastante razoável: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 0P0000VHKF
Sharpe sempre positivo e alto, média de retornos bastante boa para obrigações.


Esse fundo de obrigações denominadas em EUR, é em USD, sendo o fundo original em EUR. O fundo em USD, obviamente como não tem hedge cambial, teve a sua performance influenciada pela conversão cambial EURUSD. Como se portou o fundo original em EUR?

F0GBR04DVG - LU0090830810 - EUR - BlackRock Global Funds - Euro Bond E2
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04DVG

O curioso desse fundo em USD, é que investe em obrigações denominadas em EUR, pelo que o objectivo de se investir nele, é ganhar com o risco cambial, em que ele se valoriza mais, quando o EUR se valoriza face ao USD, como foi o caso de 2007, 2009, 2012 e 2013. Nos anos anteriores, como o USD estava mais forte face ao EUR, em 2008, 2010 e 2011, ele perdeu em performance para o fundo original em EUR. Ou seja, é apostar em Forex, EURUSD, através do fundo.

Nota: A BlackRock tem mínimos de investimento de 1.000 EUR iniciais e adicionais.
Editado pela última vez por Visitante em 6/2/2014 16:58, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2014 16:09

Pata-Hari Escreveu:Não posso concordar com
A vantagem do ouro, é ser descorrelacionado com outros activos
. É um activo de refugio, logo, correlacionado.

Gostava de te poder dar dados, ou fontes, neste momento. Mas assim de repente, a ideia principal de um "lazy portfolio" é: Acções; Obrigações; Ouro e Liquidez. Por serem descorrelacionados entre eles. Tenho algures, um ficheiro com esses dados. Vou ver se encontro. Artigos ou papers, já li vários, mas não tenho uma base de dados ordenada por tema. :oops:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 6/2/2014 16:08

Rick Lusitano Escreveu:Uma questão, dizes que a macro demora a correr 3 horas. Mas ao abrir o ficheiro, demora uns segundos por ser pesado, mas não apresenta, a opção que notifica que o ficheiro tem macros. É porque este ficheiro não tem macros?


Correcto. Removi as macros e folhas de auxílio de cálculo para reduzir o ficheiro.

Rick Lusitano Escreveu:Como calculastes o Rácio de Sharpe (RS)? Há uns tempos, houve um debate sobre isso, devido aos fundos pelos vistos, não usavam o mesmo activo sem risco, para fazer o calculo do RS.


Se te recordas fui eu que lancei essa discussão. Calculei com a meu ver é a forma correcta. Em cada dia o rácio sharpe apresentado é igual ao retorno dos últimos 12 meses a dividir pela volatilidade diária anualizada dos últimos 12 meses (assim não se perde informação).
Não subtraí a risk-free, pois como aquilo que pretendo é um ranking de fundos, subtrair esse valor a todos os fundos apenas iria alterar marginalmente o ranking (mas obviamente que iria haver alterações). Da próxima incluo isso usando a 3-M US bond do site do Fama-French.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Pata-Hari » 6/2/2014 15:57

Não posso concordar com
A vantagem do ouro, é ser descorrelacionado com outros activos
. É um activo de refugio, logo, correlacionado.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2014 15:55

Kafkaesque Escreveu:Hellô.

Anexo um excel que permite ver a evolução do Sharpe Ratio 12Meses em termos diários de todos os fundos Morningstar que permitam investimentos em 1 UPs ou <100€.

A razão por ter excluído os restantes é por não serem tão relevantes para já para mim e por uma questão de poder computacional.

Nos próximos dias, vou tentar implementar estratégias de minimização de VaR e Parametric Policies e ver o que resulta do backtest.

Questões apitem.

Edit: o ficheiro tem 120MB já coloco link para dropbox. https://www.dropbox.com/s/jt8xatmgczlf6 ... 0Fund.xlsx
Edit2: Existem várias análises interessantes que este ficheiro permite fazer. Se for útil posso actualizar com alguma frequência (as macros devem demorar cerca de ~3h a correr)



Estados de espírito com o ficheiro Excel:

1º - :shock:

2º - :shock:

3º - :-k

4º - :clap:

5º - \:D/

Nunca abri 1 ficheiro Excel com 3 dígitos de tamanho em MB. :shock:
Que experiência monstruosa que fizeste. Muita paciência, muita massa cinzenta queimada e muito código. :shock:

Pela experiência que tenho de Excel, quando as células são formatadas como percentagem, é mais difícil, alguns cálculos. Eu prefiro formatar-las como número. :-k


Kafkaesque Escreveu:Edit2: Existem várias análises interessantes que este ficheiro permite fazer. Se for útil posso actualizar com alguma frequência (as macros devem demorar cerca de ~3h a correr)

Uma questão, dizes que a macro demora a correr 3 horas. Mas ao abrir o ficheiro, demora uns segundos por ser pesado, mas não apresenta, a opção que notifica que o ficheiro tem macros. É porque este ficheiro não tem macros?


Kafkaesque Escreveu:Edit: o ficheiro tem 120MB já coloco link para dropbox. https://www.dropbox.com/s/jt8xatmgczlf6 ... 0Fund.xlsx

O meu ficheiro que saquei, deve estar inchado da chuva, pois tem 154 MB. :mrgreen:



Como calculastes o Rácio de Sharpe (RS)? Há uns tempos, houve um debate sobre isso, devido aos fundos pelos vistos, não usavam o mesmo activo sem risco, para fazer o calculo do RS.



Parabéns, não só, pelo trabalho que tivestes, mas também pela tua capacidade computacional mental. :clap: :clap:
Editado pela última vez por Visitante em 6/2/2014 16:04, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 6/2/2014 15:46

Kafkaesque Escreveu:Hellô.

Anexo um excel que permite ver a evolução do Sharpe Ratio 12Meses em termos diários de todos os fundos Morningstar que permitam investimentos em 1 UPs ou <100€.

A razão por ter excluído os restantes é por não serem tão relevantes para já para mim e por uma questão de poder computacional.

Nos próximos dias, vou tentar implementar estratégias de minimização de VaR e Parametric Policies e ver o que resulta do backtest.

Questões apitem.

Edit: o ficheiro tem 120MB já coloco link para dropbox. https://www.dropbox.com/s/jt8xatmgczlf6 ... 0Fund.xlsx
Edit2: Existem várias análises interessantes que este ficheiro permite fazer. Se for útil posso actualizar com alguma frequência (as macros devem demorar cerca de ~3h a correr)


Uma primeira análise indica-me este fundo de obrigações como bastante razoável: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 0P0000VHKF
Sharpe sempre positivo e alto, média de retornos bastante boa para obrigações.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 6/2/2014 11:23

Hellô.

Anexo um excel que permite ver a evolução do Sharpe Ratio 12Meses em termos diários de todos os fundos Morningstar que permitam investimentos em 1 UPs ou <100€.

A razão por ter excluído os restantes é por não serem tão relevantes para já para mim e por uma questão de poder computacional.

Nos próximos dias, vou tentar implementar estratégias de minimização de VaR e Parametric Policies e ver o que resulta do backtest.

Questões apitem.

Edit: o ficheiro tem 120MB já coloco link para dropbox. https://www.dropbox.com/s/jt8xatmgczlf6 ... 0Fund.xlsx
Edit2: Existem várias análises interessantes que este ficheiro permite fazer. Se for útil posso actualizar com alguma frequência (as macros devem demorar cerca de ~3h a correr)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/2/2014 20:46

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:(...)

:?: Sobre os low cost, tenho uma dúvida, sobre o que adicionar à carteira lazy do meu filhote, tenho o Nordea Global Stable Equity (stock) e o FT Total Return Hdg (bond). O que sugerem como 3o componente minoritário? Algo monetário? Algo de componente mais real/física? :?:
Estou mais inclinado a manter-me com 2 componentes ou adicionar um fundo tesouraria/monetário/ultra-short bond mais mexidote


Presumo que querias 1 fundo para segurar a carteira, apesar do menor retorno, queres é um fundo com risco mínimo.
Será para muito tempo, certo? Se sim, que tal o AXA que mencionei no Obrigações Div. EUR? Tem qualidade de crédito, é calminho, não é muito curto, nem muito longo. Ou compara com o ES Tesouraria Activa (ex-Monetário), mas pede 250 EUR iniciais ou com ES Liquidez com 500 EUR iniciais, não te esqueças que os fundos do ES, tem retornos já líquidos de impostos. Também existe outro AXA da mesma categoria, com prazo mais curto, mas com menos retorno.

O que é para ti, a componente real/física? Ouro? Imobiliário? Matérias-primas? Ou seja um anti-inflação?


Vou ser sincero, nao sei bem o que quero :shock: Lancei a questao para raciocinar em alta voz com ajuda da malta. :lol:

A ideia do lazy veio daqui http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios , se forem ver o que aparece para além de stock e bond (e todos os slices & dices) é REIT/imboliario e ouro. Eu acrescentaria cash as possibilidades. *

O ouro e' contra a hiper-inflacao, mas e' mt complicado de ter outro na carteira com FI como sabemos. Os REITs estao longe de serem os meus favoritos devido a' sua performance recente ... embora sirvam como diversificacao ... para baixo :wall: Ter um fundo monetario e' outra possibilidade, o dinheiro mesmo qd tudo o resto cai ainda tem valor, a nivel do crescimento e' que sera' pouco como sabemos.

Com esse Axa estas a sugerir melhorar um pouco a parte bond com melhor qualidade de credito (o FT TR hdg e' um bocadinho High Yld)?

* La' os TIPS (Inflation indexed bonds) tambem sao tratados como algo um pouco diferente das bonds, o unico fundo de TIPS ou similar que conheco e' o PIMCO Real Return q nao e' barato e cuja a performance fiquei um pouco com pe' atras nos ultimos tempos. Eu sei q nao se pode ter tudo a subir simultaneamente e' por isso que fazemos diversificacao, mas gostava :lol:

Edit: adicionei parte dos TIPS e clarifiquei melhor alguma partes do post

Teclado sem acentos, sorry.


A vantagem do ouro, é ser descorrelacionado com outros activos. De resto, não paga dividendos, cupões, juros, não produz riqueza. A sua valorização é de natureza especulativa. Nem o Buffett, o entende como investimento. Para anti-inflação, tens acções, principalmente, as acções de empresas de bens de consumo, e de serviçõs públicos ("utilities"). Não precisas de ter activos especificos para hedge de inflação, como as TIPS. Sei que há muitos analistas/investidores, que criam uma alocação com esta posição, precisamente, para se defenderem da inflação. Um fundo de acções global, deverá ter acções de bens de consumo, "utilities" e algum imobiliário, logo não precisas ter 1 activo de TIPS e de imobiliário, para te protegeres da inflação. Logo vais reduzir o número de activos no teu "lazy portfolio".

A questão de teres um fundo de monetário (com depósitos bancários), é bom contra a inflação. Se a inflação aumenta, as taxas de juro dos depósitos a prazo aumentam e vice-versa.

Mas se queres 1 fundo de TIPS "low cost", tens a AXA, para isso:

Global TIPS EUR Hedged:
AXA WF Global Inflation Bd EC EUR - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000GMD

Euro TIPS:
AXA WF Euro Inflation Bonds EC EUR - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V5


Mas se vires, os retornos deles, são baixinhos, a inflação na Zona Euro, anda a baixo dos 1% e nos EUA, também está baixa. Tanto na Zona Euro, como nos EUA, o objectivo máximo da inflação nestas duas regiões, é andar na linha dos 2%. com alguma margem de erro. Se fosse um fundo de TIPS nos emergentes, a conversa já era outra. 8-)


Amiais Escreveu:Com esse Axa estas a sugerir melhorar um pouco a parte bond com melhor qualidade de credito (o FT TR hdg e' um bocadinho High Yld)?


É correcto e afirmativo, o FT GTR é um fundo mais agressivo, vês logo pelo DP. Ele aposta em obrigações EM, PIIGS, ou seja, vai a procura de obrigações que deem maior retorno. É um fundo de "Risk On", um fundo que investe em activos de maior risco, que como é óbvio, valorizam mais com o aumento da apetência pelo risco por parte de outros investidores. O AXA, serveria para os momentos de "Risk Off", momentos de fuga dos investidores para activos considerados de refúgio, ou seja, mais conservadores e de menor volatilidade, como as obrigações de maior qualidade de crédito. Se tens no "Risk On", acções e obrigações (FT GTR), convém teres um contrapeso, o tal "Risk Off", que pode ser, do mais conservador e menos retorno, 1 deposito a prazo, CA, CTPM, fundo monetário ou fundo de obrigações de curto prazo (tesouraria) ou fundo de obrigações de maior qualidade.

FT GTR_1.gif
Fonte: Trustnet Offshore
FT GTR_1.gif (12.56 KiB) Visualizado 12285 vezes


FT GTR_2.gif
Fonte: Trustnet Offshore
FT GTR_2.gif (18.11 KiB) Visualizado 12285 vezes


Fonte: Trustnet Offshore - Templeton Global Total Return
http://www.trustnetoffshore.com/Factsheets/Factsheet.aspx?fundCode=FTF29&univ=DC


E porque gosto particularmente do X-ray da Morningstar da Alemanha, (realmente, os Alemães gostam da precisão):

FT GTR_3.gif
Fonte: Morningstar Alemanha
FT GTR_3.gif (15.45 KiB) Visualizado 12285 vezes


Fonte: Morningstar (DE) - Instant X-Ray
http://tinyurl.com/ovl59tl
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/2/2014 17:36

Kafkaesque Escreveu:Uma pergunta que me intriga há bastante tempo ... :-k

Existe algum sítio onde se consiga consultar todas as posições de um determinado fundo? Na morningstar conseguimos ver as 5 maiores posições de um fundo, mas se quisermos saber as restantes, é possível?


No site da MSN Money/Morningstar USA, tens os top 25 das carteiras dos fundos.

http://money.msn.com/mutual-fund

(Observação: nas Morningstar (sites nacionais e no FT) vês o top 10 das carteiras dos fundos)

Para veres toda a carteira, tens de sacar o relatório em PDF da gestora com a informação de todas as posições em carteira. Geralmente são semestrais ou anuais, ficando assim, mais desactualizadas, com o distanciamento da data da apresentação dos relatórios. Se queres ver toda a carteira, terá de ser assim, há fundos com centenas de activos em carteira, seria muita informação para a maioria dos investidores, para além ser um pesadelo logístico para as empresas que disponibilizam informação sobre os fundos.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 5/2/2014 17:10

Uma pergunta que me intriga há bastante tempo ... :-k

Existe algum sítio onde se consiga consultar todas as posições de um determinado fundo? Na morningstar conseguimos ver as 5 maiores posições de um fundo, mas se quisermos saber as restantes, é possível?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 5/2/2014 12:38

Abri o XRay da carteira Lazy (tem o ES Monetário q adicionei temporariamente). Se calhar falta algum small cap e algo com melhor qualidade crédito (bonds).
Anexos
Lazy.png
XRay - Lazy
Lazy.png (19.66 KiB) Visualizado 12908 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 5/2/2014 11:31

LTCM Escreveu:
Amiais Escreveu: Os REITs estao longe de serem os meus favoritos devido a' sua performance recente ... embora sirvam como diversificacao ... para baixo :wall:


http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4E8X&tab=1

15,7% em 2013 e 2,99% em Janeiro de 2014 é de facto pouco. :-#

Este é Europa, eu tinha escolhido Globais:
Nordea-1 Global Real Estate E EUR 2013 (-0.96) 2014 (+0.49)
Invesco Global Income Rel Est Secs E 2013 (-5.85) 2014 (+2.12)

E no meu caso tive o market timming do caraças que entrei em Abril/Maio, ou seja no topo que se vê claramente no gráfico do Nordea. :wall: (eu n tentei fazer market timming, simplesmente comprar para o longo prazo). Estou com uns -11/12% em cada um dos fundos :oops:

Neste momento a minha perspectiva cá debaixo é um pouco diversa da tua caro LTCM :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], Goya777, malakas, MP65, PAULOJOAO e 217 visitantes