Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 16/12/2015 23:30

fj201 Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Claramente não me conheces nem ao que tenho feito por aqui e mais não digo :shame:


É isso mesmo, Chico, não vale a pena.

Abraço


Por exemplo o Alquimista sim tem atitudes anti-fórum...fala fala fala, e depois esconde os nomes dos gráficos.
Eu por exemplo nunca escondi nomes de activos em gráficos/tabelas. Quando decido ajudar, ajudo com toda a informação que tenho sem esconder nada.


Não sei porque te sentes tão incomodado com o jogo do esconde-esconde, tu que te gabas de trabalhar não sei quantos minutos por ano, de passar muito tempo na praia e ganhar não sei quanto...

Não procures mais, tens aqui a resposta:
fj201 Escreveu:Quanto ao conceito de fórum, acho que andas baralhado. Um fórum é para discutirmos ideias, debater e dentro das nossa limitações ajudar ou aconselhar.
No teu conceito: um fórum é um sítio onde há pessoas que têm de trabalhar de borla para ti. Com tópicos como este, o do VG ou o do LTCM, a única explicação para quereres ainda mais um tópico é para tu teres a papinha toda feita, e zero trabalho. É só escolher. Para ti o fórum é uma espécie de empresa de consultadoria, mas que pagas zero pelos seus serviços. No fundo advogas o trabalho escravo. Lamento mas discordo.


Falar contigo é pura perda de tempo. E já não recupero o que perdi com este post.
Fica bem.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 16/12/2015 23:03

O Alquimista Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Claramente não me conheces nem ao que tenho feito por aqui e mais não digo :shame:


É isso mesmo, Chico, não vale a pena.

Abraço


Por exemplo o Alquimista sim tem atitudes anti-fórum...fala fala fala, e depois esconde os nomes dos gráficos.
Eu por exemplo nunca escondi nomes de activos em gráficos/tabelas. Quando decido ajudar, ajudo com toda a informação que tenho sem esconder nada.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 16/12/2015 22:51

BlackRock: ideias de investimento da maior gestora do mundo para 2016

http://www.fundspeople.pt/noticias/blac ... 016-114427
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 16/12/2015 22:16

Fidelity: “O ano novo promete ser melhor para as ações do que 2015”

http://www.fundspeople.pt/noticias/114444
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Hugo Leandro M. Coelho » 16/12/2015 22:02

Com a subida do Juro, espero que os fundos subam como loucos até fim do ano 8-)
Vou entrar no Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR :lol:
 
Mensagens: 134
Registado: 26/11/2014 16:45

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 16/12/2015 21:51

chico_laranja Escreveu:Claramente não me conheces nem ao que tenho feito por aqui e mais não digo :shame:


É isso mesmo, Chico, não vale a pena.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fundos à la carte

por NM_2 » 16/12/2015 21:41

bucks Escreveu:Eu aí discordo

É basicamente esse pensamento reinante de que apenas quem tem muito dinheiro pode investir.

Eu invisto em blocos de 25-75€ e tenho-me dado bem. Concordo com o que diz o NM_2. A abordagem passo a passo é boa para "apalpar" o comportamento dos mercados e a ideal para os novatos da coisa.

Quando falas no fundo que fechou estás a olhar para 1 andorinha e a morte de 1 andorinha não acaba com a Primavera.

Eu tenho 1 carteira que arrancou em Junho com 150€ e foi reforçada com 60€ em fins de Outubro. Tem 7 componentes vê lá. Em muitos bancos com esses 210€ nem um depósito a prazo dava para abrir 8-)

A este ritmo só quando estivesse na reforma é que teria os 10k para abrir o PPR :oh:.

Nem todos nascem em berço de ouro.

Last but not least

Se um dia for pago para isso, faço esse tópico.


A tua posição de "Só faço se me pagarem" não é condizente com quem anda por fóruns. Altruísmo diz-te alguma coisa?

DESAPARECE DAQUI, apaga a cache do teu browser e apaga dos favoritos tudo o que é fóruns e blogs pois o que dizes é contra as bases do ideal dos fóruns. Não és digno do altruísmo e do espírito de entreajuda que os outros dão e sei que isto que estou a dizer pode inflamar a coisa mas é o que mereces ouvir (e sim moderadores, sei que isto não é politicamente correcto).

És um exemplo claro do decaimento da sociedade actual onde os valores como o egoismo, narcisismo, individualismo e o desrespeito pelo próximo imperam e onde os valores da partilha, altruísmo e entreajuda foram chutados bem lá para o fundo da tabela das prioridades dos valores que regem a vida :wall:

Por vezes começo a achar-me deslocado da sociedade actual :oh:

Infelizmente pessoas assim só invertem a ampulheta dos valores quando se virem na mer** e sofrerem na pele o que faziam aos outros e virem a triste figura que eram :pray:

Muito mais havia a dizer mas já chega.

Amigo Chico, como compreendo... Não és o único que se sente deslocado de tudo isto em Portugal... Uma coisa eu afirmo, o investimento democrático é precisamente aquele que permite a qualquer um de nós, com muito ou pouco, investir no mesmo...
Vejo que certos indivíduos percorrem inúmeros fóruns (não é só neste), até uns que por cá andaram, e que com bastante dinheiro se fazem passar por inocentes, e que tentam captar tudo a saca-rolhas para ganhar mais.
Um fórum serve para lançar ideias de todos os lados, tenham muito ou pouco dinheiro, mas o espírito de aprendizagem e cultura entre os seus participantes.
Noutra questão, em que há guerra, é sobre a gestão activa e passiva, pelo que possuo as duas... Nisto quero dizer que temos aprender a utilizar todos os recursos que acharmos correctos e até usar de tudo um pouco.
Ninguém é dono da razão, nem da verdade absoluta, pois nesse caso isso é assustador... :oh:

Usar de tudo um pouco penso que leva a desempenhos abaixo da média. Também tento fazer isso mas o risco apenas é repartido e dá uma falsa sensação de segurança porque a psicologia pode ser inimiga do desempenho. Mas à falta de uma estratégia melhor também diversifico por setores, geografias e ativos. Se bem que como alguem disse hoje em dia há uma maior correlação que dificulta o hedging através de fundos de ações convencionais.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 16/12/2015 20:07

chico_laranja Escreveu:Eu aí discordo

É basicamente esse pensamento reinante de que apenas quem tem muito dinheiro pode investir.

Eu invisto em blocos de 25-75€ e tenho-me dado bem. Concordo com o que diz o NM_2. A abordagem passo a passo é boa para "apalpar" o comportamento dos mercados e a ideal para os novatos da coisa.

Quando falas no fundo que fechou estás a olhar para 1 andorinha e a morte de 1 andorinha não acaba com a Primavera.

Eu tenho 1 carteira que arrancou em Junho com 150€ e foi reforçada com 60€ em fins de Outubro. Tem 7 componentes vê lá. Em muitos bancos com esses 210€ nem um depósito a prazo dava para abrir 8-)

A este ritmo só quando estivesse na reforma é que teria os 10k para abrir o PPR :oh:.

Nem todos nascem em berço de ouro.

Last but not least
fj201 Escreveu:Se um dia for pago para isso, faço esse tópico.


A tua posição de "Só faço se me pagarem" não é condizente com quem anda por fóruns. Altruísmo diz-te alguma coisa?

DESAPARECE DAQUI, apaga a cache do teu browser e apaga dos favoritos tudo o que é fóruns e blogs pois o que dizes é contra as bases do ideal dos fóruns. Não és digno do altruísmo e do espírito de entreajuda que os outros dão e sei que isto que estou a dizer pode inflamar a coisa mas é o que mereces ouvir (e sim moderadores, sei que isto não é politicamente correcto).

És um exemplo claro do decaimento da sociedade actual onde os valores como o egoismo, narcisismo, individualismo e o desrespeito pelo próximo imperam e onde os valores da partilha, altruísmo e entreajuda foram chutados bem lá para o fundo da tabela das prioridades dos valores que regem a vida :wall:

Por vezes começo a achar-me deslocado da sociedade actual :oh:

Infelizmente pessoas assim só invertem a ampulheta dos valores quando se virem na mer** e sofrerem na pele o que faziam aos outros e virem a triste figura que eram :pray:

Muito mais havia a dizer mas já chega.


Amigo Chico, como compreendo... Não és o único que se sente deslocado de tudo isto em Portugal... Uma coisa eu afirmo, o investimento democrático é precisamente aquele que permite a qualquer um de nós, com muito ou pouco, investir no mesmo...
Vejo que certos indivíduos percorrem inúmeros fóruns (não é só neste), até uns que por cá andaram, e que com bastante dinheiro se fazem passar por inocentes, e que tentam captar tudo a saca-rolhas para ganhar mais.
Um fórum serve para lançar ideias de todos os lados, tenham muito ou pouco dinheiro, mas o espírito de aprendizagem e cultura entre os seus participantes.
Noutra questão, em que há guerra, é sobre a gestão activa e passiva, pelo que possuo as duas... Nisto quero dizer que temos aprender a utilizar todos os recursos que acharmos correctos e até usar de tudo um pouco.
Ninguém é dono da razão, nem da verdade absoluta, pois nesse caso isso é assustador... :oh:
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 16/12/2015 16:36

Claramente não me conheces nem ao que tenho feito por aqui e mais não digo :shame:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 16/12/2015 15:29

chico_laranja Escreveu:Infelizmente pessoas assim só invertem a ampulheta dos valores quando se virem na mer** e sofrerem na pele o que faziam aos outros e virem a triste figura que eram :pray:
Muito mais havia a dizer mas já chega.


Bem então tens que rezar muito e esperar que nunca te metas num FIGA que acabe como o Third Avenue. Falido e a proibir os seus clientes de aceder ao dinheiro. :pray:

Quanto ao conceito de fórum, acho que andas baralhado. Um fórum é para discutirmos ideias, debater e dentro das nossa limitações ajudar ou aconselhar.
No teu conceito: um fórum é um sítio onde há pessoas que têm de trabalhar de borla para ti. Com tópicos como este, o do VG ou o do LTCM, a única explicação para quereres ainda mais um tópico é para tu teres a papinha toda feita, e zero trabalho. É só escolher. Para ti o fórum é uma espécie de empresa de consultadoria, mas que pagas zero pelos seus serviços. No fundo advogas o trabalho escravo. Lamento mas discordo. =; :shame:
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 16/12/2015 15:21

chico_laranja Escreveu:Muito mais havia a dizer mas já chega.

Vizinho Chico,

Compreendo-te inteiramente, mas aconselho-te alguma calma.
Decerto, como tantos outros, eu próprio já desisti de rebater algumas posições mais radicais de alguns users. Não vale a pena, só vais envelhecer e ganhar cabelos brancos mais rapidamente.
Foca-te no que interessa, a ti e a todos os que recorrem a este fórum para partilhar e para aprender.

Abraço e Feliz Natal

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 16/12/2015 14:55

Eu aí discordo

É basicamente esse pensamento reinante de que apenas quem tem muito dinheiro pode investir.

Eu invisto em blocos de 25-75€ e tenho-me dado bem. Concordo com o que diz o NM_2. A abordagem passo a passo é boa para "apalpar" o comportamento dos mercados e a ideal para os novatos da coisa.

Quando falas no fundo que fechou estás a olhar para 1 andorinha e a morte de 1 andorinha não acaba com a Primavera.

Eu tenho 1 carteira que arrancou em Junho com 150€ e foi reforçada com 60€ em fins de Outubro. Tem 7 componentes vê lá. Em muitos bancos com esses 210€ nem um depósito a prazo dava para abrir 8-)

A este ritmo só quando estivesse na reforma é que teria os 10k para abrir o PPR :oh:.

Nem todos nascem em berço de ouro.

Last but not least
fj201 Escreveu:Se um dia for pago para isso, faço esse tópico.


A tua posição de "Só faço se me pagarem" não é condizente com quem anda por fóruns. Altruísmo diz-te alguma coisa?

DESAPARECE DAQUI, apaga a cache do teu browser e apaga dos favoritos tudo o que é fóruns e blogs pois o que dizes é contra as bases do ideal dos fóruns. Não és digno do altruísmo e do espírito de entreajuda que os outros dão e sei que isto que estou a dizer pode inflamar a coisa mas é o que mereces ouvir (e sim moderadores, sei que isto não é politicamente correcto).

És um exemplo claro do decaimento da sociedade actual onde os valores como o egoismo, narcisismo, individualismo e o desrespeito pelo próximo imperam e onde os valores da partilha, altruísmo e entreajuda foram chutados bem lá para o fundo da tabela das prioridades dos valores que regem a vida :wall:

Por vezes começo a achar-me deslocado da sociedade actual :oh:

Infelizmente pessoas assim só invertem a ampulheta dos valores quando se virem na mer** e sofrerem na pele o que faziam aos outros e virem a triste figura que eram :pray:

Muito mais havia a dizer mas já chega.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por NM_2 » 16/12/2015 13:24

fj201 Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Quem investe em blocos de 100-250€ está basicamente a manter a DeGiro e o Estado e vai nos gráficos bater 99% dos fundos e na realidade vai ficar é lá no fundo.


Não acho que seja necessário, é uma perda de tempo. Basta ler os 3 tópicos sobre fundos ou ETF e já ficam com toda a informação.
Se um dia for pago para isso, faço esse tópico.

Outra coisa essa argumento dos blocos de 100 euros é válido para quem vai também para gestão activa profissional. Imagina que tinham ido para o Third Avenue...ficavam sem os seus 100 euros na mesma e iam bater aos 99%.
Exactamente igual.

Quem tem tão pouco dinheiro, secalhar devia considerar poupá-lo no dep prazo / conta poupança, e depois quando atingir um valor mais significativo investir.

Investir a partir de que montante?
Que percentagem/ quanto?
Uma estratégia de ir investindo é mais segura do que o tudo ou nada em que se corre o risco de entrar por exemplo em 2008 e perder 50% num ano.
Enquanto que se for investindo vai aprendendo a reconhecer os sinais com menos valor e assim não cria aversão ou medo ao investimento....
E acho que investir 100 eur num fundo por diversas vezes não é assim tão pouco.
Já em ações menos que 300-500 eur por titulo é deitar fora dinheiro em comissões e começa-se logo numa posição com menos valias de 4-15eur.
Já cfds só com muita experiência e disciplina.
Mas isto é MHO de que qualquer pessoa a partir de 500 eur pode começar a investir nos produtos certos.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 16/12/2015 13:14

chico_laranja Escreveu:Quem investe em blocos de 100-250€ está basicamente a manter a DeGiro e o Estado e vai nos gráficos bater 99% dos fundos e na realidade vai ficar é lá no fundo.


Não acho que seja necessário, é uma perda de tempo. Basta ler os 3 tópicos sobre fundos ou ETF e já ficam com toda a informação.
Se um dia for pago para isso, faço esse tópico.

Outra coisa essa argumento dos blocos de 100 euros é válido para quem vai também para gestão activa profissional. Imagina que tinham ido para o Third Avenue...ficavam sem os seus 100 euros na mesma e iam bater aos 99%.
Exactamente igual.

Quem tem tão pouco dinheiro, secalhar devia considerar poupá-lo no dep prazo / conta poupança, e depois quando atingir um valor mais significativo investir.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 16/12/2015 12:12

fj

http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;


Isto que dizes é meia verdade e não é dita por uma entidade "insuspeita".

Digo isto porque:
- A S&P é fornecedora de ETF's logo terá um bias favorável a estudos que favoreçam ETFs.
- O link que indicas não é link nenhum pois apenas aponta para a base de research da S&P logo posso não estar a ser correcto mas ao compararem com FIGAs metem nesse saco index funds e quasi-index funds e esses são pseudo-etfs bastante caros (sim, aqui esse ponto do preço é factor decisivo pois se se contentam em seguir um índice cobrando 1% em vez dos 0.1% do ETF estão basicamente arrumados a não ser que os custos de corretagem sejam maiores - típico para investimentos de baixo valor)
- Nesse estudo não entram custos de corretagem e que não são tão baixos quanto isso principalmente para quem começa com valores pequenos (nem toda a gente tem pais ricos ou ganha fortunas e começa a investir nos 5-10k€ e não quero acreditar que o mundo dos investimentos é apenas para os ricos embora muitos bancos e gestoras façam essa filtragem :wall: )

Para se ver o que digo sobre custos e usando uma gestora do teu agrado: a DeGiro, Preçário Basic
Custo por transação ETFS (trackers)
2.00€a,b +0.02%
Falta as letras pequenas que estão até noutra página para passar mais despercebido e que a malta só lê depois de ver um custo diferente do que esperava:
a - Custos de imposto de selo ou outros impostos e taxas são cobrados ao cliente.
b - Se houver uma taxa de imposto, a taxa indicada é sem IVA incluído.

Convém ter noção que IS é 4%.

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/p ... giselo.htm
17.3.4 Outras comissões e contraprestações por serviços financeiros 4%


Quem investe em blocos de 100-250€ está basicamente a manter a DeGiro e o Estado e vai nos gráficos bater 99% dos fundos e na realidade vai ficar é lá no fundo.

É por estas pequenas "armadilhas" que digo e volto a dizer: Abre um tópico para se falar sobre Buy & Hold usando ETFs adaptado à realidade portuguesa (não sei se estás em Portugal) e as armadilhas que os estudos/gráficos escondem. A literatura é basicamente para americanos e toda a envolvente é diferente pois eles têm isenções fiscais se os investimentos forem para poupança reforma, julgo que se chama 401k, daí os gráficos e estudos americanos estarem enviezados e não aplicáveis para a nossa realidade.

Eu como disse participarei de bom grado nesse tópico pois é bom ter várias perspectivas em diálogo. Conheces os ETFs e o seu funcionamento, eu conheço os fundos e o seu funcionamento, o Rick conhece os 2 mundos, o VirtuaGod conhece as Obrigações tanto em fundos como em ETFs como poucos, o Sniper é o rapaz das junk bonds, o Artista Romeno, o Djovarius, o Cem.pt e outros conhecem bem os mercados, o Bogos tem para mim uma mentalidade à prova de bala no que toca a investimentos.......

Tudo junto era algo de majestoso mas isso é sonhar demais pois a malta depois entra em picardias e fo** tudo acabando muitas vezes por usar da política da terra queimada e em vez de construir destrói e em vez de contrapor mostrando alternativas viáveis apenas apresenta-se com um bota abaixo aterrador :evil:

Se te falta a coragem (por medo de falta de apoio) fica descansado que garanto-te que no que puder eu ajudo e terei a postura que tenho neste tópico e que mantenho em todos os fóruns por onde ando (é bastante simples, o meu nick é transversal na net e além deste fórum participo em alguns tópicos de fóruns dedicados a automóveis como o FAH, o irmandadefocus, e os 2 da Mazda e por "brincadeira" num dedicado à escravatura dos PTC's e HYIPs daí conhecer a léguas os movimentos tipo Afinsa, Fórum Filatélico ou Telexfree :? )

Um abraço e bons investimentos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 15/12/2015 19:11

pcm1979 Escreveu:
fj201 Escreveu: há FIGAS a falir (em liquidação) e que nem deixam resgatar dinheiro dos seus clientes. Uma vergonha. E é importante que os investidores tenham conhecimento desses casos.


Nos ETF's não pode acontecer o mesmo? Eu gosto mais de ETF's do que FI's, mas opto quase sempre pelos FI's devido aos custos de corretagem.


Eu penso que sim é possível, mas não tenho encontrado. Por exemplo os ETF que sigo de High Yield, nenhum ainda faliu/proibiu os seus clientes de levantar o dinheiro.
Dito de outra maneira, se tiveres o cuidado de escolher ETF que sigam índices com activos líquidos - Tudo o que o gestor profissional activo do Third Avenue não o fez, pois investiu em dívida de má qualidade - penso que é improvável que isso venha a acontecer. No entanto se souberes de algum ETF que siga activos líquidos, e nessas condições limite os levantamentos dos clientes, avisa. :wink:

O que já aconteceu foi ETF fecharem (a DB x-trackers creio estar a fechar alguns) e devolverem o dinheiro aos clientes. Mas se tiveres ETF com AUM muito elevados - creio que o LTCM recomendou há uns tempos > 50M, eu até recomendaria >100M), é improvável que a "casa dos ETF" feche esse produto... no máximo acontece tirarem da bolsa de Frankfurt e irem para Londres, ou tirarem da Euronext e irem para Frankfurt. Está a acontecer agora com alguns da DB x-trackers.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 15/12/2015 19:01

chico_laranja Escreveu:fj

Volto a dizer

Não me interessa se os custos dos FIGAs Vanguard são mais baixos. O que me interessa é rentabilidade líquida após custos e antes de impostos

Pensar em custos num FIGA é fait divers, conversa para boi dormir como por vezes se diz, pois nos FIGAs é na rentabilidade final (onde esses custos estão incluídos) que está o interesse.

Qual preferes?
FIGA A e FIGA B, ambos no dia 31/12 têm valor da UP 100€.
FIGA A com um custo de 0.15%
FIGA B com um custo de 1.35%

No fim do tempo previsto para o investimento temos os 2 FIGAs com o seguinte valor por UP:
FIGA A - 110€
FIGA B - 115€

Existe gestão que vale a pena pagar por ela ;)

Eu sou dos primeiros a virar as costas aos FIGAs e entrar na facilidade dos ETFs (negociação em realtime principalmente) se os seus custos forem iguais do ponto de vista do utilizador: ZERO

Para mim uma das principais desvantagens dos FIGAs é mesmo a negociação em diferido pois impossibilita algumas ferramentas de análise tipo AT.

Neste tópico ninguém escondeu nada e sempre se deu a cara para o bem e para o mal das virtudes e defeitos dos FIGAs.

Já o disse no passado. Foi no tópico do LTCM que comecei a minha abordagem à aprendizagem sobre poupanças para a reforma mas fiz as contas e para mim não dava essa abordagem pois toda a gente atenta deste tópico sabe que invisto em blocos de 25€-75€. Sei que não é o ideal mas é o que é possível.

Bebi de lá a ideia dos Lazys, dos 5$ por mês numa lata e a cada 6 meses entrar com esse guito no PPR, do reequilíbrio da carteira e carteiras modelo..... mas também vi certas limitações. O não rotundo ao market timing, ao investimento criterioso olhando para os ciclos económicos, etc....

Volto ao mesmo: Faz um tópico sobre ETFs e faz o mesmo que nós deste lado. Eu vivo bem com isso e até era bastante salutar essa troca de argumentos desde que não fosse aos tiros como é a tua única abordagem neste assunto quando não se defende o mesmo que tu defendes. Eu seria um dos seguidores e participante nesse tópico com toda a certeza e não seria para dar tiros.

Tenho todo o interesse em aprender sobre os ETFs mas enquanto em vez de ensinares professas a coisa tipo seita religiosa fanática ninguém te leva a sério.

Já levamos com propaganda e discursos agressivos de manha à noite todos os dias desde publicidade comercial à política passando pelo futebol pelo que todo o teu discurso messiânico para mim é horroroso e em mim só desperta desprezo(e aqui estou a ser até simpático) quando o mais correcto,e certamente é esse o teu intento, seria tentares despertar interesse nas ideias que defendes. Eu sou um gajo relativamente novo (34) mas já aprendi que é por aí que a coisa tem que andar e não pelo discurso bota abaixo tipo Bloco de Esquerda e as suas doidas esganiçadas :twisted: .


O teu exemplo é um pouco primário. Se isso fosse verdade era uma maravilha, infelizmente sabemos já que não é. (LER A INFORMAÇÃO NA MINHA ASSINATURA COM MUITA ATENÇÃO). Porquê?
1. A maioria dos FIGAS a longo prazo é batido pelos ETF;
2. Isso acontece em parte porque os custos de gestão são elevados (ou seja se expurgares este ponto, há muitos mais FIGAS a bater ETF);
Corolário
Se a Vanguard entrar na Europa com os seus FIGA, como o Artista Romeno disse e bem, como têm custos extremamente baixos, são mais competitivos têm uma maior probabilidade (embora não certa) de vir a bater os ETF. E eu até concordo. Basta ver o desempenho de fundos históricos como o Wellesley. Infelizmente sabemos que a esmagadora maioria não é assim. :( Full disclosure: Se houver uma versão do Wellesley para os europeus, eu perco a cabeça e meto lá 5% do meu capital.

Eu nem tenho falado de ETFs... a última vez que falei foi para sugerir, se alguém quiser eventualmente cometer a loucura de se meter nos FIGAS, que o faça numa alocação que o permita limitar os prejuízos: 95% ETFs; 5% FIGAS. Assim imagina que acontecia o que aconteceu com Third Avenue, em que o fundo de gestão activa está a ser liquidado e os cliente não conseguem ter acesso ao dinheiro....o risco estaria limitado em apenas 5%.

A mim parece-me um conselho razoável, e sem qualquer característica religiosa. Nem todos somos professores no Canadá, para seguir conselhos de outra natureza que aqui são dados.
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por pcm1979 » 15/12/2015 18:49

fj201 Escreveu: há FIGAS a falir (em liquidação) e que nem deixam resgatar dinheiro dos seus clientes. Uma vergonha. E é importante que os investidores tenham conhecimento desses casos.


Nos ETF's não pode acontecer o mesmo? Eu gosto mais de ETF's do que FI's, mas opto quase sempre pelos FI's devido aos custos de corretagem.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 15/12/2015 17:46

fj

Volto a dizer

Não me interessa se os custos dos FIGAs Vanguard são mais baixos. O que me interessa é rentabilidade líquida após custos e antes de impostos

Pensar em custos num FIGA é fait divers, conversa para boi dormir como por vezes se diz, pois nos FIGAs é na rentabilidade final (onde esses custos estão incluídos) que está o interesse.

Qual preferes?
FIGA A e FIGA B, ambos no dia 31/12 têm valor da UP 100€.
FIGA A com um custo de 0.15%
FIGA B com um custo de 1.35%

No fim do tempo previsto para o investimento temos os 2 FIGAs com o seguinte valor por UP:
FIGA A - 110€
FIGA B - 115€

Existe gestão que vale a pena pagar por ela ;)

Eu sou dos primeiros a virar as costas aos FIGAs e entrar na facilidade dos ETFs (negociação em realtime principalmente) se os seus custos forem iguais do ponto de vista do utilizador: ZERO

Para mim uma das principais desvantagens dos FIGAs é mesmo a negociação em diferido pois impossibilita algumas ferramentas de análise tipo AT.

Neste tópico ninguém escondeu nada e sempre se deu a cara para o bem e para o mal das virtudes e defeitos dos FIGAs.

Já o disse no passado. Foi no tópico do LTCM que comecei a minha abordagem à aprendizagem sobre poupanças para a reforma mas fiz as contas e para mim não dava essa abordagem pois toda a gente atenta deste tópico sabe que invisto em blocos de 25€-75€. Sei que não é o ideal mas é o que é possível.

Bebi de lá a ideia dos Lazys, dos 5$ por mês numa lata e a cada 6 meses entrar com esse guito no PPR, do reequilíbrio da carteira e carteiras modelo..... mas também vi certas limitações. O não rotundo ao market timing, ao investimento criterioso olhando para os ciclos económicos, etc....

Volto ao mesmo: Faz um tópico sobre ETFs e faz o mesmo que nós deste lado. Eu vivo bem com isso e até era bastante salutar essa troca de argumentos desde que não fosse aos tiros como é a tua única abordagem neste assunto quando não se defende o mesmo que tu defendes. Eu seria um dos seguidores e participante nesse tópico com toda a certeza e não seria para dar tiros.

Tenho todo o interesse em aprender sobre os ETFs mas enquanto em vez de ensinares professas a coisa tipo seita religiosa fanática ninguém te leva a sério.

Já levamos com propaganda e discursos agressivos de manha à noite todos os dias desde publicidade comercial à política passando pelo futebol pelo que todo o teu discurso messiânico para mim é horroroso e em mim só desperta desprezo(e aqui estou a ser até simpático) quando o mais correcto,e certamente é esse o teu intento, seria tentares despertar interesse nas ideias que defendes. Eu sou um gajo relativamente novo (34) mas já aprendi que é por aí que a coisa tem que andar e não pelo discurso bota abaixo tipo Bloco de Esquerda e as suas doidas esganiçadas :twisted: .
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 15/12/2015 13:46

Parcialidade é dizer que a vanguard vem aí com FIGAS, e depois esquecer que esses FIGAS têm custos infinitamente mais baixos que os seus pares.
Mas o Artista já veio corrigir essa parcialidade vergonhosa. :mrgreen:

Outro disparate é vir com publicidade (aos FIGAS) e a um fundo canadiano dos professores, e depois esquecer que ao mesmo tempo há FIGAS a falir (em liquidação) e que nem deixam resgatar dinheiro dos seus clientes.
Uma vergonha. E é importante que os investidores tenham conhecimento desses casos. Diria até mais importante e MUITO mais relevante que saber o retorno de um fundo canadiano dos professores. :lol:
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 15/12/2015 12:20

Obrigado Rick pela explicação.

Como quase sempre: a incerteza.

Quanto ao fj.... infelizmente é apenas algo que apenas cria ruído pois não traz dados válidos mas apenas números avulso, desenquadrados e usa de desonestidade intelectual para defender a sua visão. A única coisa a fazer é fazer o que fizeste atrás, ir informando da parcialidade/desonestidade das suas intervenções
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Central Banks Monetary Policies

por Rick Lusitano (New) » 15/12/2015 0:34

Chico, a sangria é a mesma do costume, comportamento humano. Resume-se a isto. Os mercados não são racionais, são uma demonstração da psicologia humana.

Primeiro, as expectativas em relação a uma tomada de medidas do BCE, saíram goradas. Os investidores estavam a espera de mais. O Draghi, a jogar com as possíveis subidas de taxas de juro por parte Fed, e não querer usar logo, medidas fortes, optou pelas medidas mais simples e fáceis. Ele está apenas a adiar o inevitável, talvez ele tenha receio ou quer esgotar a 1ª linha de medidas para depois passar ás medidas mais fortes. Ele ficou agora com pouca margem para baixar mais as taxas de juro, também já prolongou no tempo, da compra de instrumentos de divida. Vai aumentar os empréstimos? Não parece que seja a falta de liquidez, o problema. O que lhe sobra? Aumentar o volume de compras? Como, o mercado obrigacionista da Zona Euro, começa a ficar sem activos elegíveis. Só ele, aumentar o peso de cada país, alargar o leque de activos a comprar, já só falta obrigações corporativas e acções. Não acredito que o BCE vá já comprar HY ou obrigações convertíveis, sem esgotar primeiro as IG. E talvez depois disso, ele compre as HY e as convertíveis antes de começar a comprar acções.

E como a montanha pariu um rato com o Draghi, os investidores ficaram ainda mais receosos das declarações do Fed, esta 3ª e 4ª feira.

Entrar antes do Fed falar é pura especulação. :twisted:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 15/12/2015 0:18

Fj, terás uma resposta não tendenciosa em relação a Third Avenue e os ditos FIGAS, quando eu tiver tempo.
Não é por estar a procura de confronto, nem por defender os ditos FIGAS, mas sim, para esclarecer a informação incorrecta e tendenciosa que transmitistes, porque a falta de informação ou a apresentação de informação de apenas de um ponto de vista, omitindo as partes que não são convenientes para o nosso discurso, são mais perigosas do que não informar. Ser pedagógico, é mostrar vários pontos de vistas, e cada pessoa, tira as suas próprias conclusões.

Porque tanta vontade, de mostrar apenas um lado da moeda, quando a moeda tem dois lados?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por fj201 » 14/12/2015 21:10

http://www.bloomberg.com/gadfly/article ... g-up-speed

Ui que os FIGAS de High Yield caem que nem pássaros em época de caça... :lol: :lol: (melhor chamar o pessoal do fundo canadiano dos professores...RAPIDO)

The Third Avenue Focused Credit fund, which was forced to liquidate and opted to gate in remaining investors to avoid a fire sale, had 82 percent of its assets in debt rated CCC or lower or that had no ratings at all. Some 45 percent of the Franklin High Income Fund's holdings carried B ratings, just one notch above the lowest tier of grades, according to data compiled by Bloomberg. Avenue Credit Strategies, a $2 billion fund, has performed worse than 98 percent of its peers this year, Bloomberg data show.


Imagem
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Fundos à la carte

por Beruno » 14/12/2015 21:00

os 119% poder-se-ao explicar com creditos que possam ter pedido para investir em imobiliario
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, afcapitao, Aqui_Vale, Bing [Bot], caganixo7, cibernautix, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, Minsk, nfaz, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2 e 379 visitantes