Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Tijay » 29/8/2017 9:30

Acho que é uma boa altura para reforçar o fundo de ações nacionais.. que acham?
Sejamos sinceros só mesmo uma guerra quase impossível de acontecer é que descalabra tudo..
 
Mensagens: 25
Registado: 20/7/2010 13:12
Localização: 13

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 28/8/2017 21:00

Assim, o ouro favorece a Austrália como país exportador. É por isso que o dólar australiano é uma moeda que tem uma natureza altamente correlacionada com o ouro. Se você comparar o movimento de preços de ouro ao de moedas ligadas às commodities, como por exemplo o AUD, poderá identificar padrões semelhantes de preços. A razão para a semelhança é devido à correlação positiva entre o ouro (uma commodity) e o AUD (dólar australiano).

http://www.planetaforex.pt/relaciones_e ... e_divisas/
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 28/8/2017 17:15

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 27/8/2017 14:30

Ando de olho neste fundo de convertíveis, excelente histórico:

https://www.bloomberg.com/quote/UBSCNGU:LX

Que acham? Alguém sabe explicar de forma simples como consistem as convertíveis? :-k :lol:

Mas penso entrar neste:
https://www.fundinfo.com/en/product/LU0272942433/

Fiz novamente backtest carteira do Activo, escurtinando 4 cenários possíveis e comparando o benchmark a Ytd com o Amundi abs volatility euro descorrelaciona a negativo e melhora face ao ubs global convert.
:roll:
De facto é uma excelente ferramenta, consigo comparativos ao detalhe, e que tem optimizado mesmo muito.
Editado pela última vez por Bucks em 28/8/2017 19:01, num total de 1 vez.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 26/8/2017 16:25

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 25/8/2017 20:03

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 25/8/2017 16:23

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 23/8/2017 16:48

daniel__ Escreveu:
bucks Escreveu:
daniel__ Escreveu:Simulador de poupança / investimento

https://finect.com/apps/cuanto-tendras- ... mountSaved


Obrigado daniel 8-)
Eu não digo? Os espanhóis têm todas estas aplicações...

Bucks, não sei se conheces, mas tens esta ferramenta também para simular, e esta é Portuguesa :P

http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Princip ... panca.aspx

Costumo usar esta: http://www.marketwatch.com/retirement/t ... calculator
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 23/8/2017 15:51

bucks Escreveu:
daniel__ Escreveu:Simulador de poupança / investimento

https://finect.com/apps/cuanto-tendras- ... mountSaved


Obrigado daniel 8-)
Eu não digo? Os espanhóis têm todas estas aplicações...

Bucks, não sei se conheces, mas tens esta ferramenta também para simular, e esta é Portuguesa :P

http://www.todoscontam.pt/pt-PT/Princip ... panca.aspx
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 21/8/2017 0:05

Particulares detêm mais de 40% do total das UP’s em circulação

http://pt.fundspeople.com/news/particul ... circulacao
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 18/8/2017 20:13

daniel__ Escreveu:Simulador de poupança / investimento

https://finect.com/apps/cuanto-tendras- ... mountSaved


Obrigado daniel 8-)
Eu não digo? Os espanhóis têm todas estas aplicações...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 18/8/2017 10:41

Mouro_Emprestado Escreveu:
chico_laranja Escreveu:O que só confirma a minha ideia: PSI só por trade específico ou então por puro patriotismo (patriotismo português sobre empresas com sede fiscal na Holanda e afins :-$ :-# )


Apenas uma nota que, embora offtopic, considero ser imensamente relevante.

As empresas tinham um holding com sede fiscal na Holanda (ou Luxemburgo) por causa da chamada regra de "participation exemption", que até à reforma do IRC, não existia em Portugal para lucros provenientes de fora da UE.

Essa participation exemption, que já existe em Portugal, é aplicada na Directiva Mães e Afiliadas dentro da UE, e é basicamente o seguinte:

- Não existe retenção na fonte na distribuição de dividendos (desde que determinados requisitos sejam cumpridos) no país de origem desses dividendos, ie, na esfera das afiliadas.
- Não existe tributação, para efeitos de IRC, de dividendos obtidos por participações financeiras (idem requisitos), no país de destino desses dividendos, ie, na esfera das mães.

Isto é uma regra da UE, devidamente transposta para a legislação fiscal mas apenas para os lucros de empresas da UE.

Qual o propósito dessa regra? Se esses dividendos já pagaram IRC no país de origem, porque raio vão ser novamente tributados no país de destino?

Então porque é que certas empresas foram criando veículos fiscais para lá parquear as suas participações financeiras em países fora da UE?

Porque antigamente, em Portugal, esses lucros obtidos no estrangeiro eram novamente tributados, nem que fosse apenas numa parte. Mas se esses lucros, fossem primeiro distribuídos para a Holanda, não eram tributados aí, e depois quando ocorresse a sua transferência para Portugal, já não eram tributados via Directiva Mães e Afiliadas. Easy.

Foi por essa razão que a Jerónimo Martins criou uma holding na Holanda, quando decidiu investir na Colómbia (já tinham investimentos na Polónia, mas como este país pertencia à UE, não precisavam desse "artíficio"). Essa holding não foi criada para pagar menos impostos sobre os lucros obtidos pela Jerónimo Martins em Portugal.

É por exactamente essas razões (entre outros, políticas fiscais menos penalizadoras e maior rede de ADT's) que faz com que os Fundos estejam, maioritariamente, sedeados na Irlanda e no Luxemburgo.


PS: Usei o exemplo acima da JM, mas podia ter usado o exemplo da PT por causa das suas participações no Brasil e Cabo Verde, etc.


Obrigado mouro_emprestado pela correcção e excelente explicação.

Não deixa à mesma de ser triste as empresas portuguesas pagarem (mesmo que parcialmente) os seus impostos fora daqui apenas e só por ganância dos nossos desgovernos :-#
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 18/8/2017 9:34

Simulador de poupança / investimento

https://finect.com/apps/cuanto-tendras- ... mountSaved
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 17/8/2017 15:12

Chico e eu que fui baptizado na católica e andei com anéis noivado da minha madrinha ainda era pequeno :lol:
Mas tenho abertura a varias vertentes, acho que todos tem um bom lado e mau lado, se bem na evangelica é mais descontraido por assim dizer...
Eu tenho o Montepio Acções que tem 50%/50% acções portugal e europa, isto para usar o contraciclo de cá com maior segurança de empresas europeias maior dimensão, tendo uma comissão 1,04% que é muito atractiva...
Em questão à JM é das poucas que ainda se têem mantido melhor (será por causa da sede fiscal?)... :roll:
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 17/8/2017 12:12

chico_laranja Escreveu:O que só confirma a minha ideia: PSI só por trade específico ou então por puro patriotismo (patriotismo português sobre empresas com sede fiscal na Holanda e afins :-$ :-# )


Apenas uma nota que, embora offtopic, considero ser imensamente relevante.

As empresas tinham um holding com sede fiscal na Holanda (ou Luxemburgo) por causa da chamada regra de "participation exemption", que até à reforma do IRC, não existia em Portugal para lucros provenientes de fora da UE.

Essa participation exemption, que já existe em Portugal, é aplicada na Directiva Mães e Afiliadas dentro da UE, e é basicamente o seguinte:

- Não existe retenção na fonte na distribuição de dividendos (desde que determinados requisitos sejam cumpridos) no país de origem desses dividendos, ie, na esfera das afiliadas.
- Não existe tributação, para efeitos de IRC, de dividendos obtidos por participações financeiras (idem requisitos), no país de destino desses dividendos, ie, na esfera das mães.

Isto é uma regra da UE, devidamente transposta para a legislação fiscal mas apenas para os lucros de empresas da UE.

Qual o propósito dessa regra? Se esses dividendos já pagaram IRC no país de origem, porque raio vão ser novamente tributados no país de destino?

Então porque é que certas empresas foram criando veículos fiscais para lá parquear as suas participações financeiras em países fora da UE?

Porque antigamente, em Portugal, esses lucros obtidos no estrangeiro eram novamente tributados, nem que fosse apenas numa parte. Mas se esses lucros, fossem primeiro distribuídos para a Holanda, não eram tributados aí, e depois quando ocorresse a sua transferência para Portugal, já não eram tributados via Directiva Mães e Afiliadas. Easy.

Foi por essa razão que a Jerónimo Martins criou uma holding na Holanda, quando decidiu investir na Colómbia (já tinham investimentos na Polónia, mas como este país pertencia à UE, não precisavam desse "artíficio"). Essa holding não foi criada para pagar menos impostos sobre os lucros obtidos pela Jerónimo Martins em Portugal.

É por exactamente essas razões (entre outros, políticas fiscais menos penalizadoras e maior rede de ADT's) que faz com que os Fundos estejam, maioritariamente, sedeados na Irlanda e no Luxemburgo.


PS: Usei o exemplo acima da JM, mas podia ter usado o exemplo da PT por causa das suas participações no Brasil e Cabo Verde, etc.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 17/8/2017 11:10

bucks Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt//mercados/bolsa/detalhe/uma-decada-de-crises-que-tirou-mais-de-metade-do-valor-ao-psi-20?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Mas a bolsa portuguesa tem um dos piores desempenhos do mundo.


O que só confirma a minha ideia: PSI só por trade específico ou então por puro patriotismo (patriotismo português sobre empresas com sede fiscal na Holanda e afins :-$ :-# )

Bucks

Eu também vou lendo de vários quadrantes e acima de tudo tento ver os vários lados da questão.

Depois tenho neurónios para pensar pela minha cabe(a)ça e por isso acabo por não me identificar bem com nenhum movimento político actual.

Sobre religião sou católico apostólico romano mas conheço de perto os movimentos evangélicos e invejo um pouco a abertura que têm talvez devido a não existir tanto arrasto histórico de "grupo/figura superior" que o clero traz.

Ainda hoje rio de um casamento de um colega meu evangélico..... na hora dos votos engasgou-se todo com os nervos e não se ouviu quase nada tais eram os nervos do moço..... até que alguém no meio da assembleia se levantou e alto e bom som e com uma gargalhada pediu que ele dissesse tudo outra vez pois não se ouviu nada..... risota geral claro..... Infelizmente acho que tal cena não será facilmente visível numa cerimónia católica romana.

Embora seja católico romano tenho uma visão bastante pessoal da religião.

No fundo acredito que há qualquer coisa mais além do mundo terreno. A minha educação acabou por lhe dar uma face e um nome: Deus.... mas lá está.... novamente acabo por pensar por cabeça própria e não tipo ovelha pelo que há coisas que pura e simplesmente não faço mesmo sendo "o preceito religioso" no qual fui educado. Ser um rapaz das ciências objectivas e ser muito racional não ajuda muito nestas questões de índole mais espiritual :-"

Abraço e bons investimentos e desculpem o offtopic.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 17/8/2017 7:46

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Mas a bolsa portuguesa tem um dos piores desempenhos do mundo.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2017 16:15

daniel__ Escreveu:A citação era da ferramenta da morningstar. Eu não sei como o quantalys calcula os dados, nem encontro nada relacionado :|

Entendido. Pena. Mas pelo menos assim tirei a dúvida de ter valores tão diferentes da MS, que para todos os efeitos é das maiores empresas a nível de análise de fundos.

As pequenas diferenças podem ser de diferentes dias de inicio e fim, o tratamento diferente que se dá aos dados* ou milhentas outras pequenas coisas inclusivamente isso do "rolling monthy returns". O somar dessas pequenas diferenças acumulam.

* Ao contrário dos ETFs americanos os fundos e ETFs europeus não negoceiam sempre nos mesmos nos dias. Um feriado nos EUA (Pimco sem cotação) pode não o ser no UK (M&G com cotação). Tenho de trabalhar os dados para os alinhar e invariavelmente vai haver dias sem cotação no Pimco mas com cotação no M&G ou vice versa. Uso Last Observation Carried Forward (LOCF) que penso ser o melhor tratamento para este caso. Num dia sem cotação é como se o fundo estivesse fechado e dou a cotação do dia anterior. Contudo, isso acaba por criar um pequeno enviesamento em coisas como cálculo do desvio padrão ou correlações pois não haver cotação não é o mesmo que o fundo ter cotação mas não ter variado (que para todos os efeitos é como o software trata/vê os dados). Embora em dados mensais isso seja pouco relevante essas pequenas coisas acabam por criar pequenas disparidades, caso a MS trabalhe de forma diferente de mim.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 16/8/2017 15:32

VirtuaGod Escreveu:Obr Daniel. Mas não consigo chegar aos valores da Quant. Essa do "trailling monthly returns" deve ser uma mistura entre dados mensais e diários (se eu usar dados diários aproximo-me dos valores deles).

É provável que façam rentabilidades mensais rolantes e acabem por ter rentabilidades mensais todos os dias, com base no fecho há um mês atrás. Para ser honesto nunca vi assim feito mas não deixo de dar valor. Suaviza os dados estilo uma média móvel e dá muitos mais pontos de análise. É boa ideia, se é assim feito.


A citação era da ferramenta da morningstar. Eu não sei como o quantalys calcula os dados, nem encontro nada relacionado :|
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2017 15:26

Obr Daniel. Mas não consigo chegar aos valores da Quant. Essa do "trailling monthly returns" deve ser uma mistura entre dados mensais e diários (se eu usar dados diários aproximo-me dos valores deles).

É provável que façam rentabilidades mensais rolantes e acabem por ter rentabilidades mensais todos os dias, com base no fecho há um mês atrás. Para ser honesto nunca vi assim feito mas não deixo de dar valor. Suaviza os dados estilo uma média móvel e dá muitos mais pontos de análise. É boa ideia, se é assim feito.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2017 15:15

A matrix de correlação da MS é a 3 anos :mrgreen: Os dados não ficam iguaizinhos mas suficientemente semelhantes para me convencer e bate certo com a mania deles de usar 3 anos para tudo o resto. Desde desvio padrão, sharpe etc etc é tudo a 3 anos. Por isso faz sentido que a matrix tb o seja. As diferenças devem ter a haver com os dados que se está a usar, basta começar em dias diferentes etc etc e não bate 100% igual.

Matrix da morningstar/trustnetoffshore:

Imagem

Matrix do R a 3 anos (com retornos mensais):

Imagem

Daniel confirma-me só se faz favor se o Quantalys usa dados diários ou mensais (caso saibas isso). É que na realidade há montes de matrizes possíveis, a 3, 5, 10 anos ou desde inception e cada uma pode ser com cotações diárias ou mensais.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 16/8/2017 15:11

VirtuaGod Escreveu:P.S. Um dos problemas na morningstar é que não há data de inicio da análise, ou estou a ver mal?


Penso que seja 3 anos para trás a contar da Performance Date.

Vê se ajuda:

http://morningstardirect.morningstar.co ... ations.pdf
http://media.morningstar.com/it/morning ... y_v2.1.pdf

The performance correlation coefficients shown in the matrix are calculated using trailing monthly returns
converted into the currency of the portfolio over the most recent 3 Year time period


O quantalys usa estas: Corrélations du 15/08/2014 au 14/08/2017
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2017 14:26

Pois. O problema não está na matemática (obviamente) mas concerteza nos dados. Vou ter de analisar e ver o que estamos a fazer de diferente. Acho estranho eu ter valores tão diferentes da morningstar. Duvido que eles estejam errados, afinal os dados são usados por milhões de pessoas.

Mas se eu não perceber como eles chegam aos valores nunca irei perceber o porquê das diferenças. Duvido que eles partilhem o código e dados com que chegam aos valores para eu analisar :mrgreen:

(Se alguém quiser o meu código é só pedir. Está em R. Só não o coloquei aqui porque está uma confusão mas assim que estiver melhor eu partilho a ver se alguém tb dá uma vista de olhos e encontramos algo mal nos dados.)

Os resultados da trustnetoffshore são iguais porque a fonte deve ser a morningstar :D Não são assim tão diferentes dos da Quantalys, mas nos meus o PimcoGB e o FCI têm correlação negativa. Vou ter de analisar.De qualquer das formas 0.33 de correlação entre um fundo obrigacionista e um accionista é mais simples de perceber do que 0.52, mas daí a a passar a -0.1 :shock:

P.S. Um dos problemas na morningstar é que não há data de inicio da análise, ou estou a ver mal?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 16/8/2017 12:32

VirtuaGod Escreveu:Eu não faço ideia de como a morningstar faz as contas por isso sei em quem vou confiar :mrgreen:


Imagem

Imagem


Eu também não sei, mas as correlações da morningstar batem certas com as do trustnetoffshore. Mas no Quantalys dá diferente

Imagem
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 15/8/2017 17:41

chico_laranja Escreveu:VG

Como é possível ter diferenças tão grandes nas correlações?

Umas décimas são perfeitamente aceitáveis agora passar de -0.06 para 0.26 (PIMCO Glbl Vs GS Glbl Small Cap)

Embora eu na altura tenha dado uma explicação que me pareceu plausível para as diferenças a verdade é que tens razão.

Já tenho as matrizes de correlação com retornos diários e mensais e o resultado é....

Imagem
Imagem

Ou seja a matriz com base nos retornos diários feitas em R bate certo com o python (como não poderia deixar de ser) mas a dos retornos mensais NÃO bate certo com a morningstar, e está muito mais perto que tu esperavas (os valores das matrizes não serem tão diferentes).

Os fundos accionistas aumentaram a correlação entre eles mas o PimcoGB diminui a correlação com os acionistas, ao contrário do que a morningstar disse.

Eu não faço ideia de como a morningstar faz as contas por isso sei em quem vou confiar :mrgreen:

P.S.As matrizes de correlação são baseadas nos retornos e não nas cotações dos fundos. Mais correctamente são matrizes de correlação dos retornos dos fundos.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 145 visitantes