Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Hugo Leandro M. Coelho » 2/3/2017 16:09

VirtuaGod Escreveu:
Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:Bom dia, e boa semana!
Deixo minha Carteira atual no BEST e respectivas percentagens.... Aceito Dicas 8-)

Que é que esses NB fazem aí? resquicios da boa performance que tiveram quando as obrigações Portuguesas subiram muito?


10% de exposição no RP e 3% no OE de OTs...
 
Mensagens: 134
Registado: 26/11/2014 16:45

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 25/2/2017 21:10

Permitam-me que diga, mas este fundo está a portar-se muito bem e foi-me recomendado pelo gestor:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QEDH
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 25/2/2017 20:35

ZeNovato Escreveu:pessoalmente vou tirar a conclusão de que o Global Bond seria a tua escolha para incluir num portfolio desse género (dedução à minha conta, claro).

Não é à tua conta. É mesmo. A carteira 4Fundos conservadora (que já agora informo que está com 2% YTD) tem 55% do Pimco GB. Gostei que o R tenha confirmado a minha decisão de ter trocado.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por ZeNovato » 25/2/2017 20:14

Tens razão quanto à discussão activo/passivo. Nem me meto sequer nelas.
Falei no Pimco TR exatamente por ter como benchmark o BND. É uma boa solução. O Global Bond igualmente.
Compreendi os teus motivos 8-) e pessoalmente vou tirar a conclusão de que o Global Bond seria a tua escolha para incluir num portfolio desse género (dedução à minha conta, claro).
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 25/2/2017 19:41

ZeNovato Escreveu:VirtuaGod,

Por curiosidade, porque não aconselhas o PIMCO GIS TOTAL RETURN EUR hdg para substituir o BND?
Algum motivo em especial? No teu tópico, página 1 dizes que são parecidos.

O BND é o benchmark do Pimco TR. Mas:

:arrow: Já deixei de usar o Pimco TR em 2013 aquando da telenovela com o Bill Gross. Passei a usar o Pimco Global Bond com bastante mais sucesso;
:arrow: Já deixei de recomendar fundos de investimento a quem usa ETFs. Activo vs pasivo e essas coisas :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por ZeNovato » 25/2/2017 17:25

VirtuaGod,

Por curiosidade, porque não aconselhas o PIMCO GIS TOTAL RETURN EUR hdg para substituir o BND?
Algum motivo em especial? No teu tópico, página 1 dizes que são parecidos.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Fundos à la carte

por Blackjackpt » 25/2/2017 16:00

Mouro_Emprestado Escreveu:
Blackjackpt Escreveu:- Euro-Bonds 40% encontrei o AA13 da Amundi, mas não cumpre o requisito de ser de negociação gratuita, pelo que vou tentar encontrar outro.



Se não for indiscrição, se estamos a falar de uma participação de EUR 4.000, os custos de negociação num Best ou Invest (10-20 euros) acabam por ser totalmente irrelevantes no longo prazo. 8-)


Não é indiscrição, vocês têm me ajudado bastante tendo em conta a informação que coloco aqui...este portofolio será para ir constituindo aos poucos à semelhança de uma conta poupança, para poupar até à idade de reforma (estou com 38 anos) a daí dar muita importância aos custos de negociação.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 25/2/2017 15:00

Blackjackpt Escreveu:- Euro-Bonds 40% encontrei o AA13 da Amundi, mas não cumpre o requisito de ser de negociação gratuita, pelo que vou tentar encontrar outro.



Se não for indiscrição, se estamos a falar de uma participação de EUR 4.000, os custos de negociação num Best ou Invest (10-20 euros) acabam por ser totalmente irrelevantes no longo prazo. 8-)
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Blackjackpt » 25/2/2017 14:01

Mouro_Emprestado Escreveu:
Blackjackpt Escreveu:O facto de ter integrado o etf de acções europeias vai no sentido de equilibrar o peso de acções europeias uma vez que o IWDA tem uma exposição muito maior de acções americanas.


Estás a fazer uma aposta no mercado accionista europeu vs o mercado accionista mundial como um todo (deixando de parte os mercados emergentes).

O MSCI World é baseado no market cap de acções mundiais e não de uma qualquer alocação random onde, porque sim, os EUA valem 55% por exemplo.

Atenção que não estou a dizer que as acções americanas não estarão caras face às europeias, mas num mercado eficiente, isso já deveria estar reflectido no preço (é claro que a teoria é muito mais simples que a realidade 8-) ).



Como vocês já andam nisto à muito tempo, não me faz confusão eliminar o etf acções europeias uma vez que o IWDA já engloba acções europeias.

Afinando o portfolio ficaria com:

- IWDA 50%
- IEMA 10%
- Euro-Bonds 40% encontrei o AA13 da Amundi, mas não cumpre o requisito de ser de negociação gratuita, pelo que vou tentar encontrar outro.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 25/2/2017 13:41

Blackjackpt Escreveu:O facto de ter integrado o etf de acções europeias vai no sentido de equilibrar o peso de acções europeias uma vez que o IWDA tem uma exposição muito maior de acções americanas.


Estás a fazer uma aposta no mercado accionista europeu vs o mercado accionista mundial como um todo (deixando de parte os mercados emergentes).

O MSCI World é baseado no market cap de acções mundiais e não de uma qualquer alocação random onde, porque sim, os EUA valem 55% por exemplo.

Atenção que não estou a dizer que as acções americanas não estarão caras face às europeias, mas num mercado eficiente, isso já deveria estar reflectido no preço (é claro que a teoria é muito mais simples que a realidade 8-) ).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Blackjackpt » 25/2/2017 11:56

Mouro_Emprestado Escreveu:IMHO, não faz qualquer sentido ter exposição num ETF ao MSCI World e depois ter também exposição ao MSCI Europe (ou outro país/bloco económico já presente no MSCI World).

O que estás a fazer é apostares que no futuro o MSCI Europe ter uma melhor performance que os restantes membros do MSCI World. Ora, o que é que vocês sabem que o mercado não sabe? 8-)

Relativamente ao investimento em obrigações numa moeda diferente da moeda onde tens os teus gastos, o VG já disse tudo. Para além do mais, o BND (contém treasuries emitidas pelo Estado Americanos e obrigações corporativas) tem uma maior correlação face às acções do que investir simplesmente em obrigações soberanas.

Assim, eu apostaria apenas num ETF de obrigações soberanas europeias, ou então investiria numas treasuries americanas com protecção cambial face ao Euro (infelizmente não encontrei nada :shock: ).


O facto de ter integrado o etf de acções europeias vai no sentido de equilibrar o peso de acções europeias uma vez que o IWDA tem uma exposição muito maior de acções americanas.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 25/2/2017 8:44

IMHO, não faz qualquer sentido ter exposição num ETF ao MSCI World e depois ter também exposição ao MSCI Europe (ou outro país/bloco económico já presente no MSCI World).

O que estás a fazer é apostares que no futuro o MSCI Europe ter uma melhor performance que os restantes membros do MSCI World. Ora, o que é que vocês sabem que o mercado não sabe? 8-)

Relativamente ao investimento em obrigações numa moeda diferente da moeda onde tens os teus gastos, o VG já disse tudo. Para além do mais, o BND (contém treasuries emitidas pelo Estado Americanos e obrigações corporativas) tem uma maior correlação face às acções do que investir simplesmente em obrigações soberanas.

Assim, eu apostaria apenas num ETF de obrigações soberanas europeias, ou então investiria numas treasuries americanas com protecção cambial face ao Euro (infelizmente não encontrei nada :shock: ).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Blackjackpt » 25/2/2017 2:52

VirtuaGod Escreveu:
Blackjackpt Escreveu:Mudariam alguma (os meus conhecimentos em mercados é ainda muito baixo)?

Não sou fã de ter a parte obrigacionista em USD. Tens mais risco câmbial do que no fundo em si, o que para mim não faz sentido!!


Obrigado pela contribuição, realmente o risco cambial é uma coisa que me assusta um bocado. Vou tentar encontrar uma alternativa, além de que vou reduzir exposição nas acções emergentes (IEMA) a apenas 10% do portfolio, e reduzir o peso do ETF de acções europeias (IMAE) visto já haver uma exposição à europa no IWDA.

O Portofolio prevê 40% obrigações e 60% acções, pelo que o peso dos vários etfs estava errado.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 25/2/2017 2:40

Blackjackpt Escreveu:Mudariam alguma (os meus conhecimentos em mercados é ainda muito baixo)?

Não sou fã de ter a parte obrigacionista em USD. Tens mais risco câmbial do que no fundo em si, o que para mim não faz sentido!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Blackjackpt » 25/2/2017 2:32

Finalmente acho que já decidi que fundos ETF adquirir.

As regras que defini para a escolha e constituição do Fundo ETF foram:

- Fazerem parte da negociação gratuita mensal na degiro;
- Diversificação global;
- Ser resistente em períodos de correcção bolsista;
- Preferência acumulação de dividendos.
- Replicação física
- Serem fundos indexados

Este fundo será constituído por 4 fundos com 60% de acções e 40% obrigações :

- IWDA iShares Core MSCI World UCITS ETF USD Acc
- IMAE iShares MSCI Europe UCITS ETF EUR Acc
- IEMA iShares MSCI Emerging Markets (Acc)
- BND Vanguard Total Bond Market

Apenas não consegui um ETF com Bonds que fosse Acc

A escolha por ETFs com acumulação prende-se simplesmente pela tentativa de optimização fiscal.

O plano é reforçar/rebalancear mensalmente apenas um fundo de cada vez para aproveitar o custo zero de negociação na degiro.

Mudariam alguma (os meus conhecimentos em mercados é ainda muito baixo)?
-
Editado pela última vez por Blackjackpt em 25/2/2017 2:53, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 24/2/2017 18:21

A deco diz isto:
Lembra-se da nossa recomendação para abandonar este tipo de ativos em 2012? O nosso conselho provou ser acertado. As carteiras dos fundos imobiliários abertos no final de 2016 comprovam o cenário negativo.

Tenho o fundo vip com distribuição trimestral, sempre estável e positivo desde sempre.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 24/2/2017 16:59

Fundos indexados versus ETFs: a grande batalha que se trava por causa da supremacia na gestão passiva

http://pt.fundspeople.com/news/fundos-i ... ao-passiva

:lol: 8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/2/2017 17:18

Fusão tira o UBS Bond Brazil da carteira

https://www.deco.proteste.pt/investe/fu ... 139034.htm

Ainda bem que o vendi no ano passado e entrei no BPI Brasil este ano que é flexivel, está muito bom e oscila entre acções e obrigações brasileiras.
Noto que a ubs tem vindo a fundir muitos fundos, espero que mantenham o UBS AUD...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/2/2017 15:51

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/2/2017 9:54

Já só há 5 fundos de acções nacionais - Fundos de investimento - Jornal de Negócios

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... taquesTopo
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 22/2/2017 19:50

4 filmes sobre a bolsa de valores que tem de ver

http://www.e-konomista.pt/artigo/filmes ... em-de-ver/
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 22/2/2017 19:20

Contas de títulos: O primeiro passo para investir

http://saldopositivo.cgd.pt/contas-de-t ... -dinheiro/
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 22/2/2017 17:01

Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:Bom dia, e boa semana!
Deixo minha Carteira atual no BEST e respectivas percentagens.... Aceito Dicas 8-)

Que é que esses NB fazem aí? resquicios da boa performance que tiveram quando as obrigações Portuguesas subiram muito?

Por acaso já tinha olhado para eles, tem um peso considerável na carteira, juntos tenho mais de 5k.
Neste momento estão a valorizar, Rendimento Plus +13,47% e o OB Europa +0,12%.
Recomendas substituir por quais?
obg


DWS Biotech cada vez mais perto -7,94%
Santander Ações Portugal ainda longe -18%


IMGA Ações Portugal FIAA +1.73
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06PW3
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Hugo Leandro M. Coelho » 22/2/2017 11:31

VirtuaGod Escreveu:
Hugo Leandro M. Coelho Escreveu:Bom dia, e boa semana!
Deixo minha Carteira atual no BEST e respectivas percentagens.... Aceito Dicas 8-)

Que é que esses NB fazem aí? resquicios da boa performance que tiveram quando as obrigações Portuguesas subiram muito?

Por acaso já tinha olhado para eles, tem um peso considerável na carteira, juntos tenho mais de 5k.
Neste momento estão a valorizar, Rendimento Plus +13,47% e o OB Europa +0,12%.
Recomendas substituir por quais?
obg


DWS Biotech cada vez mais perto -7,94%
Santander Ações Portugal ainda longe -18%
 
Mensagens: 134
Registado: 26/11/2014 16:45

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 21/2/2017 18:23

Entendendo a Crise de 29 (Dublado)

https://www.youtube.com/watch?v=CuFXVtrkA1M
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 407 visitantes