Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por w00zy » 16/6/2016 16:38

Estou a negociar um imovel com um Angolano mas infelizmente não consegue transferir dinheiro para Portugal :cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 241
Registado: 28/4/2014 12:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 16/6/2016 11:22

Se é um bom momento para entrar? Eu não entraria mas por outros motivos.

Estamos a ser governados por alguém cuja única intenção é ser re-eleito com uma vitória em eleição com data a escolher pelo próprio (meio anos, 1 anos.... quem sabe :-k )

No entanto o país era uma locomotiva daquelas gigantescas com um monte de peso e inércia e que ia em passo rápido para bater na parede que há no fim da linha. Nos últimos 4 anos estivemos a travar a mesma e mesmo assim ela ia em frente. Houve eleições e trocaram de maquinista e o novo é kamikaze e só conhece o aelerador e os ajudantes são daqueles que apenas jogaram em simuladores e acham engraçado descarrilar e espatifar todas as locomotivas que há no simulador pois no simulador é só fazer "Restart" e ninguém se aleija nem nada acontece de mal. O problema é que isto é real e a vida de 10M de pessoas e não um jogo de computador :evil:

É triste pensar assim mas acho que o próximo movimento a nascer será o dos indignados do Estado com os novos produtos hiper mega fantáticos dos certificados XPTO que a malta foi a correr meter 1k naquilo (pois não tinha para mais e o mínimo era 1k) e nem sabe que tem que pagar taxas e comissões e sabe-se lá mais o quê. Isto se antes não nascer o movimento dos indignados do Montepio (e são uns 600k pois todos os mutualistas arderão), da CGD ou do BCP. Somos e seremos um país de indignados e o pior é que querem o deles à custa do Zé contribuinte :oh:

Agora uma visão muito pessoal sobre o PSI em si.

Se tens fundos mundiais, sectoriais, regionais qual é a panca de entrar numa banqueta toda inquinada que é Portugal a não ser numa óptica especulativa de curto prazo ou numa de nacionalista extremo?

O PSI com casos como PT, BES, BANIF, BCP, Sonae Industria fora outros que desconheço por não me dedicar directamente à bolsa portuguesa e porque grande parte das jogatanas foram em empresas pequenas não me dão o mínimo de garantia para lá colocar 1€ que seja.

O PSI é uma bolsa de penny stocks. Quantas cotadas têm preço acima de 10€? Uma bolsa decente não é composta essencialmente por penny stocks. Numa penny stock qualquer movimento é sempre na ordem dos 1% ou mais. Chegámos à brincadeira sem piada de terem que aumentar as casas decimais da gestora senão havia acções que andavam em saltos de 5% como é o BCP a cotar em 0.02€. Neste exemplo 1 décimo de cêntimo faz a acção mexer 5% :shock: . Não lembra a ninguém :wall:. Para mim um reverse de 1:1000 era muito aceitável e puxava a acção para os 20€. Muita da volatilidade da cotada desaparecia e deixava de entrar nos radares dos brincalhões que compram 1 centena de acções com o que poupam na sobremesa na tasca. É ridículo e triste pois tem influência na economia do país e em muitos postos de trabalho.

E se eu penso assim o investidor institucional também o pensa daí que ninguém queira cá colocar o pé (e muito menos o guito a não ser dinheiros duvidosos como são os capitais chineses e angolanos), principalmente quando quem nos (des)governa actualmente é anti mercados na sua génese embora vá dando umas lambidelas nas botas dos institucionais pois sabe que precisa do seu dinheiro para os seus devaneios.

O problema é que de vez em quando lá se lembra da sua base ideológica e lambe dum lado a bota(lá fora) e do outro morde as calças(cá dentro).

Indo por exemplos de bolsas europeias em € começando nas mais robustas e indo baixando aos poucos (o que quer que isso seja pois nos mercados não há robustez absoluta):
DAX - 30 cotadas
Acima de 100€ - 7
Acima de 10€ - 28
Abaixo de 10€ - 2
preço mais baixo: 6.78
Volatilidade 3Anos - 19.53%
Retorno 3 Anos - +17.31%
RS contra sem risco de 0.7% - 0.85

CAC 40 - 39 cotadas
Acima de 100€ - 5
Acima de 10€ - 36
Abaixo de 10€ - 3
preço mais baixo: 4.495
Volatilidade 3Anos - 19.06%
Retorno 3 Anos - +9.31%
RS contra sem risco de 0.7% - 0.45

IBEX 35 - 35 cotadas
Acima de 100€ - 1
Acima de 10€ - 15
Abaixo de 10€ - 19
Abaixo de 2€ - 5
preço mais baixo: 0.67€
Volatilidade 3Anos - 20.48%
Retorno 3 Anos - +2.23%
RS contra sem risco de 0.7% - 0.07

MIB - 40 cotadas
Acima de 100€ - 0
Acima de 10€ - 14
Abaixo de 10€ - 26
Abaixo de 2€ - 7
preço mais baixo: 0.349€
Volatilidade 3Anos - 24.41%
Retorno 3 Anos - +0.77%
RS contra sem risco de 0.7% - 0.002

PSI20 -18 cotadas
Acima de 100€ - 0
Acima de 10€ - 2
Abaixo de 2€ - 7
preço mais baixo: 0.0183€
Volatilidade 3Anos - 21.71%
Retorno 3 Anos - -23.33%
RS contra sem risco de 0.7% - -1.11

Dados Teletrader, RS calculado por mim para controlar o activo sem risco

Como é fácil de verificar as bolsas mais frágeis são as que têm mais cotadas com preços baixos e penny stocks. Têm uma muito maior volatilidade sem ter um retorno extra (muito pelo contrário, esfrangalham o retorno levando-o para uma miséria ou até para o vermelho como aconteceu com o PSI.

Mas é como digo. É uma visão pessoal sobre a bolsa nacional.

Quanto a fundos tens que ter cuidado que a fiscalidade dos fundos nacionais mudou o ano passado e pode ter influência no comportamento histórico e derivados (rácios, desvios, rendimentos, etc....)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Stains » 15/6/2016 23:06

Pedindo a vossa opinião e experiência, será uma boa altura para entrar num fundo de acções de Portugal?
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Fundos à la carte

por NM_2 » 15/6/2016 14:36

chico_laranja Escreveu:Isto está agreste :twisted:

Bom para quem quer entrar em saldos daqui a pouco.

É esperar para ver o que sairá do "Exit or not to exit.... here's the question...."

Quem entrou em picos é que nestes momentos fica mais aflito mas a paciência é uma virtude :pray:

Epah reforçar na europa que está perto de minimos do ano e fazer hedge com fundos em usd ou outras foreign currencies...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 15/6/2016 12:31

Isto está agreste :twisted:

Bom para quem quer entrar em saldos daqui a pouco.

É esperar para ver o que sairá do "Exit or not to exit.... here's the question...."

Quem entrou em picos é que nestes momentos fica mais aflito mas a paciência é uma virtude :pray:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 4/6/2016 8:36

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por lucia_né » 3/6/2016 13:15

obrigados
 
Mensagens: 53
Registado: 7/4/2015 22:55

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 1/6/2016 13:11

lucia_né Escreveu:Boa Noite!

Tenho 3 fundos no ActivoBank, subscritos em Agosto de 2015, todos negativos, são para longo prazo, será de me preocupar?

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged) - 1.87%

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR - 22.86%

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR - 10.50%

Lúcia


Se é para longo prazo (longo para mim é 5+ anos) deves olhar para os fundos 1 vez a cada 6 meses e não te preocupares.

Tens noção que entraste na crista da onda (topos) logo foste mais uma vítima dos mercados..... no longo prazo isso irá fechar (-1.87% é quase neutro, não negativo)

Japão

As coisas não foram fáceis, principalmente desde Agosto, embora os máximos tenham sido em Abril.

O Hedge neste caso particular não tem ajudado, basta comparar com LU0255975913 que é o mesmo fundo sem hedge. Verifica o comportamento do EURJPY e fica explicado 10% dessa queda.

Europa
O fundo está com um comportamente +- em linha com os mercados.
SXXP (Eurostoxx 600) estava a 3/08/2015 nos 399 (chegou ao fim desse mês nos 360) e ontem fechou nos 347. Como dizia o Guterres.... "é só fazer contas".

Se me preocupa?
Estar com perdas de 2 dígitos preocupa sempre mas quando abriste a posição sabias disso (os tais 1*Desvio Padrão ser normal, 1.5 a 2*Desvio Padrão ser então hora de preocupar/estudar).

O Pictet a 3 anos tem um DP de 22%. Está em linha com o que pode ser considerado normal. (dados Teletrader)

Não te preocupes tanto pois como dizes é para longo prazo. Aproveita para "aprenderes" o mercado.

Se vires que este mundo não te é confortável nem consegues viver com esta volatilidade então talvez tenhas que meditar e ver se tens de encontrar algo alternativo ou se apenas tens que mudar a tua postura perante o mercado.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por antonioraposol » 1/6/2016 7:09

Cara Lúcia,
Nota alguma contradição na sua maneira de pensar? Subscreveu esses fundos há menos de 12 meses, diz que é para o longo prazo, e está preocupada?!
Ainda em Maio, não foi a Lúcia que postou algo do género "os fundos caíram nos últimos dias, devo resgatar"?

Não leve a mal, mas para quem diz que está para o "longo prazo", não deveria estar tão focada nas volatilidades de curto prazo (dias, semanas, meses).



quote="lucia_né"]Boa Noite!

Tenho 3 fundos no ActivoBank, subscritos em Agosto de 2015, todos negativos, são para longo prazo, será de me preocupar?

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged) - 1.87%

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR - 22.86%

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR - 10.50%

Lúcia[/quote]
 
Mensagens: 7
Registado: 10/6/2015 14:05

Re: Fundos à la carte

por lucia_né » 31/5/2016 21:32

Boa Noite!

Tenho 3 fundos no ActivoBank, subscritos em Agosto de 2015, todos negativos, são para longo prazo, será de me preocupar?

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged) - 1.87%

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR - 22.86%

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR - 10.50%

Lúcia
 
Mensagens: 53
Registado: 7/4/2015 22:55

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 31/5/2016 20:04

"Muitas declarações de imposto entregues pela Internet há já várias semanas mantêm a menção "aguarda validação", o que levanta dúvidas sobre se haverá algum problema e se os reembolsos a que haja direito sofrerão atrasos. O Fisco garante que não."

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... olsos.html
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 31/5/2016 18:12

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 31/5/2016 16:26

chico_laranja Escreveu:Depois do boneco dei um tirito para ver no que iria dar.

Pena não ter liquidez para mais pois por causa disso usei um fundo Health (que tem parte em Biotech) em que posso entrar com 100€

LU0171309270 - BGF World Healthscience E2 EUR

Boneco em anexo.

Target 1 - último Higher High antes da queda e alvo que considero mínimo para considerar o trade bem sucedido.
Target 2 - O grande teste à teoria escorrida no post anterior e o target em que acredito (pelo menos bater nos 33 até ao fim do ano que é o anterior máximo).

Tenho 2 stops:
Stop close força o fecho da posição (stop mental, terei que o efectuar mesmo que com um nó na garganta mas é a vida) pois é sinal que todo o esquema foi rompido.
Stop dinâmico acompanha um pouco abaixo a LTA pois por vezes os mercados têm a tendência de vir varrer stops que estão abaixo destas linhas antes de dispararem e caso seja tocado é para ser analisado na hora.

Entrada será nos +-27€. Stop Close nos 25€, primeiro target nos 31€ e 2º target actualmente está nos 33€.
RR T1: 2:1 = +4:-2 (muito abaixo do desejável 3:1 mas tenho que caçar com gatos pois não tenho carteira para caçar com cães)
RR T2: 3:1 = +6:-2 mínimo aceitável para um trader responsável e que apoia nestas coisas toda a sua vida de trader

Espero que me corra bem :pray: :pray: :pray:


Desenvolvimento.
Ganho bruto potencial ao valor da cotação actual: 4.418%
Anexos
LU0171309270.png
LU0171309270
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 30/5/2016 19:56

"Tiago Guerreiro • há 5 horas Se fossem outros tempos/governo direita, a noticia seria antes que as Finanças estavam paradas e as declarações não evoluem a mais de 1 mês... Isso sim era bom de investigar o porquê de termos já enviado a declaração e a mesma se encontrar em "A aguardar validação."... Como é governo de esquerda... Não é preciso investigar nada..."

http://economico.sapo.pt/noticias/nao-s ... 50639.html

:wall: :wall:
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 30/5/2016 19:42

fcpfcp Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:
fcpfcp Escreveu:Tenho um fundo de investimento estrangeiro,Pictet, que me faz uma distribuição mensal de rendimentos e que é sujeita á taxa de 28%.Ora a declaração do banco (Big) que solicitei,visto querer fazer este englobamento, tem lá os valores, bruto e o retido, mas a minha duvida é em que anexo devo de pôr este rendimento, será no E ou J ?
Na declaração do banco em assunto diz:" Declaração IRS/IRC-Retenção na fonte categoria E",mas mais em baixo diz "mapa discriminativo de UPs estrangeiras-Distribuição" ora a duvida será no anexo J e dentro deste no E ou è no Anexo E onde vou declarar os juros de depósitos. Obrigado.


Boa tarde,

Na minha opinião, se tiveres esse fundo, como parece ser, no BIG, anexo E, o anexo J é para os rendimentos obtidos fora do território nacional.

BN


Mas quando fizer o resgate das up, vou ter de declarar no J ora sendo e pela mesma logica a distribuição feita pelo fundo também é J. :?:


Como pretendes englobar (tal como por exemplo,um depósito bancário que já está retido), E?
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por fcpfcp » 30/5/2016 18:36

AlfaTrader Escreveu:
fcpfcp Escreveu:Tenho um fundo de investimento estrangeiro,Pictet, que me faz uma distribuição mensal de rendimentos e que é sujeita á taxa de 28%.Ora a declaração do banco (Big) que solicitei,visto querer fazer este englobamento, tem lá os valores, bruto e o retido, mas a minha duvida é em que anexo devo de pôr este rendimento, será no E ou J ?
Na declaração do banco em assunto diz:" Declaração IRS/IRC-Retenção na fonte categoria E",mas mais em baixo diz "mapa discriminativo de UPs estrangeiras-Distribuição" ora a duvida será no anexo J e dentro deste no E ou è no Anexo E onde vou declarar os juros de depósitos. Obrigado.


Boa tarde,

Na minha opinião, se tiveres esse fundo, como parece ser, no BIG, anexo E, o anexo J é para os rendimentos obtidos fora do território nacional.

BN


Mas quando fizer o resgate das up, vou ter de declarar no J ora sendo e pela mesma logica a distribuição feita pelo fundo também é J. :?:
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 30/5/2016 16:29

caralmeida030267 Escreveu:Alguém me sabe dizer o que aconteceu com o UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900)?
Tenho-o em carteira no Best, mas reparei que mantém a mesma cotação desde 20/05 e não atualiza cotações diárias desde então...
Por motivos profissionais, tenho andado um pouco afastado destas "lides"...

Carlos Almeida


Esse vai ser fundido com um fundo global da UBS.
Tenho o DB global infrastructures...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/5/2016 14:56

avataris Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:Alguém me sabe dizer o que aconteceu com o UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900)?
Tenho-o em carteira no Best, mas reparei que mantém a mesma cotação desde 20/05 e não atualiza cotações diárias desde então...
Por motivos profissionais, tenho andado um pouco afastado destas "lides"...

Carlos Almeida

O fundo acabou e foi absorvido por outro. Foi amplamente discutido por aqui.

Ok, obrigado, mas sabem dizer-me o que acontece realmente a quem o tinha (e ainda tem, ou pelo menos assim parece) em carteira?
Vai "desaparecer" da minha carteira e ser substituído por outro FI? Vai manter-se com uma cotação diferente, resultante dessa fusão? Vai manter para sempre a cotação do dia 20/05(+/-)? Algum outro cenário?
Quero decidir o que fazer a este FI, se o mantenho ou se o resgato, mas queria saber o que é que vai acontecer daqui para a frente...
Obrigado.

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 30/5/2016 14:44

caralmeida030267 Escreveu:Alguém me sabe dizer o que aconteceu com o UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900)?
Tenho-o em carteira no Best, mas reparei que mantém a mesma cotação desde 20/05 e não atualiza cotações diárias desde então...
Por motivos profissionais, tenho andado um pouco afastado destas "lides"...

Carlos Almeida

O fundo acabou e foi absorvido por outro. Foi amplamente discutido por aqui.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por AlfaTrader » 30/5/2016 14:39

fcpfcp Escreveu:Tenho um fundo de investimento estrangeiro,Pictet, que me faz uma distribuição mensal de rendimentos e que é sujeita á taxa de 28%.Ora a declaração do banco (Big) que solicitei,visto querer fazer este englobamento, tem lá os valores, bruto e o retido, mas a minha duvida é em que anexo devo de pôr este rendimento, será no E ou J ?
Na declaração do banco em assunto diz:" Declaração IRS/IRC-Retenção na fonte categoria E",mas mais em baixo diz "mapa discriminativo de UPs estrangeiras-Distribuição" ora a duvida será no anexo J e dentro deste no E ou è no Anexo E onde vou declarar os juros de depósitos. Obrigado.


Boa tarde,

Na minha opinião, se tiveres esse fundo, como parece ser, no BIG, anexo E, o anexo J é para os rendimentos obtidos fora do território nacional.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 30/5/2016 12:12

Alguém me sabe dizer o que aconteceu com o UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900)?
Tenho-o em carteira no Best, mas reparei que mantém a mesma cotação desde 20/05 e não atualiza cotações diárias desde então...
Por motivos profissionais, tenho andado um pouco afastado destas "lides"...

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por fcpfcp » 30/5/2016 11:31

Tenho um fundo de investimento estrangeiro,Pictet, que me faz uma distribuição mensal de rendimentos e que é sujeita á taxa de 28%.Ora a declaração do banco (Big) que solicitei,visto querer fazer este englobamento, tem lá os valores, bruto e o retido, mas a minha duvida é em que anexo devo de pôr este rendimento, será no E ou J ?
Na declaração do banco em assunto diz:" Declaração IRS/IRC-Retenção na fonte categoria E",mas mais em baixo diz "mapa discriminativo de UPs estrangeiras-Distribuição" ora a duvida será no anexo J e dentro deste no E ou è no Anexo E onde vou declarar os juros de depósitos. Obrigado.
 
Mensagens: 109
Registado: 27/9/2011 10:22
Localização: 16

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 30/5/2016 8:42

ATLAS_ Escreveu:
bucks Escreveu:Para quem ainda tem dúvidas quanto aos anexos, leiam:

viewtopic.php?f=3&t=83501


Uma pessoa lê o tópico sugerido e fica com uma dúvida e uma certeza:
- dúvida: afinal é no anexo J ou no anexo G (que é como quem diz, a dúvida que existia, assim permaneceu...)?
- certeza: a AT, pelos vistos, está-se a borrifar; há quem use o anexo J, há quem use o anexo G, e a AT o que quer é que os movimentos sejam declarados, pois, pelos vistos, aceita ambas as interpretações.

Mas acho escandaloso que, todos os anos, a mesma questão se suscite, as mesmas dúvidas e nenhum comunicado da AT para, de uma vez por todas, acabar com as dúvidas.

Eu optei pelo anexo J.


Amigo atlas, compreendo perfeitamente, aliás acho inconcebível a AT ter 1 ano para se preparar e ninguém sabe (ou quer saber) de quaisquer alterações na reforma do IRS.
Quando fui à AT é que descobri por mim próprio para onde o banco tinha remetido... O mais giro é eu saber de antemão que tenho a pagar e a funcionária diz que não tinha que pagar nada...
Mas uma coisa tens mesmo razão, a funcionária disse logo que tinha que ser declarado exactamente igual ao banco.
Quando ela abriu o anexo G disse-me assustada - você já viu, isto é um mundo!
Quem tem best/invest estão a remeter ao J e no AB ao G. É isto que vejo. Mas querem é tudo declarado.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 29/5/2016 18:45

bucks Escreveu:"“Aliado aos baixos níveis de poupança, surgem ainda os comprometedores níveis de literacia financeira em Portugal. Um estudo realizado pela Standard & Poor’s a nível mundial em 2015 colocava-nos na 111ª posição num total de 144 países, depois de países como o Chade, logo atrás da Nigéria”."

http://economico.sapo.pt/noticias/opcoe ... 49910.html


Amigo bucks pensava que estavamos pior :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por ATLAS_ » 29/5/2016 18:44

bucks Escreveu:Para quem ainda tem dúvidas quanto aos anexos, leiam:

viewtopic.php?f=3&t=83501


Uma pessoa lê o tópico sugerido e fica com uma dúvida e uma certeza:
- dúvida: afinal é no anexo J ou no anexo G (que é como quem diz, a dúvida que existia, assim permaneceu...)?
- certeza: a AT, pelos vistos, está-se a borrifar; há quem use o anexo J, há quem use o anexo G, e a AT o que quer é que os movimentos sejam declarados, pois, pelos vistos, aceita ambas as interpretações.

Mas acho escandaloso que, todos os anos, a mesma questão se suscite, as mesmas dúvidas e nenhum comunicado da AT para, de uma vez por todas, acabar com as dúvidas.

Eu optei pelo anexo J.
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 176 visitantes