Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por mwc 2.0 » 31/10/2014 18:32

Mouro_Emprestado Escreveu:
mwc 2.0 Escreveu:Respondendo ao desafio, aqui vai:

ETF´s:

TLT - 15% ;TIP-5%; GLD- 10%;DBC- 5%; VWO- 16%; VGK-10%;VPL-13%;VNQ-8%;VBR-18%

Rent. (10,30%) desde Dez.2012



FI (e então market timing :wall: :wall: :wall: Fidelity Iberia my aXX!) não é a minha praia, mas no que respeita a ETFs questiono-te (e questiono-me!) se faz sentido teres esses ETFs da Vanguard, a saber:

- TLT e TIP - obrigações EUA, ainda para mais distribuem dividendos mensalmente (comissões + dupla tributação :wall: :wall: ). Se esta é a parte defensiva da tua carteira, deverias procurar um ETF de obrigações na tua moeda* (Euro), ou mesmo um ou dois FI de obrigações europeias ou com hedge cambial. A meu ver as obrigações têm um comportamento distinto das acções, estando muito mais expostas a riscos cambiais
- GLD e DBC (eu sei que não é da Vanguard) - não gosto de ETFs de matérias-primas, por isso prefiro não opinar
- VWO - Para além da distribuição de dividendos ser um pain-in-the-aXX, parece-me que dás um peso demasiado grande aos emerging markets (quase tão grande como a exposição que tens ao mercado americano)

VGK, VPL, VNQ e VBR - é a questão dos dividendos, mais uma vez...

Não te fará mais sentido redesenhares a carteira e começares a apostar em ETFs europeus que capitalizem dividendos, do género iShares Core ou DB x-trackers Core (alguns, para além de baratos, já começam a ser bastante líquidos, o que torna o bid-ask spread irrisório).



* Bem, se estiveres a ganhar em USD e não pensares em reformar-te na Europa, a conversa já será outra :idea:



A diversidade de ETF em euros aumentou bastante (confesso que relativamente à liquidez desconheço) comparativamente a Dez.2012. A finalidade era também colocar uma % da da carteira em USD.

Mas, aproveitando as dias, não será de todo descabido criar uma carteira de ETF em Euros (apenas 2ou 3). Confesso que relativamente a ETF de obrigações não domino, e prefiro "apostar" em FI de obrigações.

Relativamente a ETF de acções, já verifiquei o IWDE (iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ET) e julgo que será uma boa opção. Já não consigo encontrar um ETF em Euros que replique VTI ( Vanguard Total International Stock Index Fund). Podem ajudar?
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"
 
Mensagens: 54
Registado: 2/5/2014 7:58

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 31/10/2014 18:08

bluechips Escreveu:
avataris Escreveu:Fazer balanços da carteira ao dia, ou à semana não tem interesse nenhum. Quanto muito que se faça um balanço global que apanhe diversos cenários e conjunturas de investimento numa amostra e prazo razoável de análise.


A ver se agora o meu post-resposta não é apagado.

O teu comentário é óbvio e elementar em termos de probabilidade estatistica, só que enferma de uma raciocínio de base: é que eu não estava a fazer quaisquer balanços da carteira, mas sim a tentar mostrar, direta ou indiretamente, aos foristas o que estava a bombar e as possiveis boas possibilidades de entrada.
Para a próxima acrescenta valor e não tentes minimizar com comentários óbvios e fora do cenário em análise.

Abr,
bluechips

Mas interessa a alguem quanto é que a tua carteira, que nem faço ideia do que é composta, valorizou ontem se não a ti? Que valor é que isso trouxe a discussão sem ser alimentar o ego?

De qualquer forma por mim, o assunto esta encerrado antes que entre o habitual confronto directo.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 31/10/2014 18:03

Já percebemos a ideia dos defensores dos EFT`s. Sugiro que criem um tópico sobre o tema pois aqui, no tópico sobre fundos, já deixaram bem claro que não são apreciadores. Já não acrescentam nada e isto torna-se uma batalha de egos quando o que queremos é que surjam novos contributos para o tópico.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por dozens » 31/10/2014 17:20

Caro avataris,

Continua a postar livremente, os teus posts têm muito mais valor e importância com apenas meia dúzia de palavras, do que alguns que já escreveram enciclopédias de informação. Bons investimentos!

- z -

Relativamente à questão do desafio: fundos gestão ativa vs fundos gestão passiva (etf), deixo aqui um link para a correspondência trocada entre 2 homens, onde foi realizada uma aposta de 25$ entre eles (feita em 1995) a ver quem é que teria o maior retorno daí a 5 anos. São pessoas relativamente desconhecidas, mas o conteúdo e o resultado final são claros como água e muito importantes para todos os investidores.

Um forte abraço.

http://socialize.morningstar.com/NewSoc ... ageIndex=1

Jack Bogle (etf/gestão passiva) VS Bob Markman (FIGA)
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 31/10/2014 16:51

avataris Escreveu:Fazer balanços da carteira ao dia, ou à semana não tem interesse nenhum. Quanto muito que se faça um balanço global que apanhe diversos cenários e conjunturas de investimento numa amostra e prazo razoável de análise.


A ver se agora o meu post-resposta não é apagado.

O teu comentário é óbvio e elementar em termos de probabilidade estatistica, só que enferma de uma raciocínio de base: é que eu não estava a fazer quaisquer balanços da carteira, mas sim a tentar mostrar, direta ou indiretamente, aos foristas o que estava a bombar e as possiveis boas possibilidades de entrada.
Para a próxima acrescenta valor e não tentes minimizar com comentários óbvios e fora do cenário em análise.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por DocMr36 » 31/10/2014 16:26

E o Japão meus amigos? 8-) Quem lá tem a sua percentagem no Pacífico vai ter um bom fim de semana!

Eu surfo no BGF Pacific Equity E2 Eur há alguns meses, com 10% acumulado, ainda sem a subida de quase 5% de hoje no Nikkei :lol:
http://www.morningstar.is/is/funds/snap ... 0P0000VHMY
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 4:26
Localização: Cova da Piedade

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 31/10/2014 16:07

Concordo perfeitamente com o que dizes BR.

Por outro lado, para quem segue um estilo B&H com os fundos certos consegue bater os fundos passivos e era nessa óptica o meu comentário.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 31/10/2014 14:49

chico_laranja Escreveu:BR

Não queiras dar exemplos de fundos que batem ETFs no curto prazo pois eles defendem B&H e longo prazo logo vão atacar por aí e dizer que foi sorte do gestor.

Agora um fundo que a 1, 3 e 5 anos dê tareia no ETF equivalente é que é mau para eles rebaterem.


Chico,
Tu que és um técnico de um certo ramo de ciências exatas, sabes muito bem que um longo prazo é o somatório de curtos prazos e a otimização (resultados de excelência) dos retornos de longo prazo só é possivel através da otimização dos retornos dos curtos prazos parcelares, e gestão ativa é curto prazo, e o longo prazo otimizado passa por excelentes opções de curto prazo, as quais, por vezes, implica a mudança de FIGA. Um FIGA pode ser excelente, por ex., durante 2 anos seguidos, mas se ao 3º ano me desiludir vai no bico da gaivota e vou substitui-lo por outro FIGA em que acredite mais e que se adapte melhor à nova tendência de mercado (bull, bear, lateralização).

Os FIGA's são todos diferentes e cada um tem o seu ADN próprio que se adapta melhor a esta ou aquela tendência do mercado ou sentimento do rebanho dos investidores.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 31/10/2014 14:22

Rambaldi Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Processo dos três círculos: a chave de sucesso do UBS European Opportunity Unconstrained Fund.

http://www.fundspeople.pt/noticias/92306


BR, A noticia explica a teoria da estratégia da Gestão Ativa do fundo mas na prática nos cenários de bear o comportamento deste fundo deixa um pouco a desejar. Especialmente no ano de 2008 em que a GA podia ter feito um controlo mais eficaz das downdraws (como fez o Invesco Pan Eurp Structured Eq E que se conseguiu distanciar do indice e do benckmark nesse periodo), o fundo teve uma quebra de aprox 42%, vindo já a cair no final de 2009.

Quem entrou em 2008 neste fundo só a meio de 2012 atingiu o breakeven. Agora que estamos em 2014 a rendibilidade anualizada a 5 anos já não apanha este período, o fundo tem estado em centido ascendente mas podemos estar a aproximar-nos de um cenário menos favorável e termos que carregar no travão (stop loss).

Deixo o comentário também para alertar o forista Carlos que está prestes a avançar com este FI na sua carteira e deixar-lhe o alerta para ter em atenção para o ponto de entrada no fundo, pois este é determinante para a rendibilidade do ativo e na sua carteira.
Também diminuia a exposição à europa e aumentava nos EUA, tanto pelos resultados históricos dos fundos de investimento como para as espectativas de M/L prazo para a europa, mas isso é a minha opinião.

Isto só para dizer que esperava mais deste Unconstrained Fund, mas em portugal há falta de alternativas melhores para este tipo de fundos, ou não estão acessiveis no BB, Ativo Bank e outros.

Abr.

Rambaldi,

Obrigado pelo feedback.
De facto, existem duas questões que me estão a preocupar. Por um lado, o timing de entrada nos fundos pode ser determinante, e por outro lado a Europa tem estado bem pior do que os EUA, e isso tem-se refletido sobejamente na evolução dos fundos de cariz marcadamente europeu. E as perspetivas são, infelizmente, pouco animadoras.
Neste momento já tenho um peso relativamente maior para os fundos EUA e essa também é a minha aposta.

Abraço
Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 31/10/2014 13:02

dozens Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
dozens Escreveu: (...) se aparecesse alguém com um portfolio de apenas 2 etf completamente diversificados globalmente, baratos, e sem olhar para o mercado durante meses, e tivesse valorizações superiores, com menos risco.
Mais dinheiro, menos risco. E dormir confortavelmente à noite sem ligar peva ao que acontece ao mercado amanhã, prá semana ou daqui a 1 ano.
Conseguir muito mais dinheiro, com muito menos risco, e sem estar rigorosamente NADA concentrado em nada.
Isso é que era chato. :lol:


Lá venho eu com vontade de me "meter" em assuntos alheios" (rigorosamente não são alheios porque o que há de comum em todos nós é ganhar dinheiro) para simplesmente dizer que ando com um projecto engraçado para os próximos tempos: especular, quer no curto prazo, quer no longo prazo, com fi e etf. Para isso criarei um tópico próprio (só me falta o nome).



Devo dizer que sigo os teus posts, e como é evidente vou seguir esse teu futuro tópico para continuar a aprender.

Já agora e a título de ajuda (se é que já não sabes): o http://www.justetf.com (ETF SEARCH > ETF SEARCH) tem uma base de dados muito interessante de etf europeus e com inúmeros filtros para ajudar a encontrar algo mais específico. Tudo gratuito.

Abraço.


Pessoalmente reforço o que ja disseram. Acho que alguem devia criar um topico de etfs. O assunto é interessante e aqui fica perdido e misturado, o que é pena para consulta futura.

Ja tive de fazer copy paste para o meu email do que disseste para consultas futuramente sobre essa questão dos custos e do site que desconhecia.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Rambaldi » 31/10/2014 12:59

[quote="bluechips"]Boas,

Processo dos três círculos: a chave de sucesso do UBS European Opportunity Unconstrained Fund.

http://www.fundspeople.pt/noticias/92306


BR, A noticia explica a teoria da estratégia da Gestão Ativa do fundo mas na prática nos cenários de bear o comportamento deste fundo deixa um pouco a desejar. Especialmente no ano de 2008 em que a GA podia ter feito um controlo mais eficaz das downdraws (como fez o Invesco Pan Eurp Structured Eq E que se conseguiu distanciar do indice e do benckmark nesse periodo), o fundo teve uma quebra de aprox 42%, vindo já a cair no final de 2009.

Quem entrou em 2008 neste fundo só a meio de 2012 atingiu o breakeven. Agora que estamos em 2014 a rendibilidade anualizada a 5 anos já não apanha este período, o fundo tem estado em centido ascendente mas podemos estar a aproximar-nos de um cenário menos favorável e termos que carregar no travão (stop loss).

Deixo o comentário também para alertar o forista Carlos que está prestes a avançar com este FI na sua carteira e deixar-lhe o alerta para ter em atenção para o ponto de entrada no fundo, pois este é determinante para a rendibilidade do ativo e na sua carteira.
Também diminuia a exposição à europa e aumentava nos EUA, tanto pelos resultados históricos dos fundos de investimento como para as espectativas de M/L prazo para a europa, mas isso é a minha opinião.

Isto só para dizer que esperava mais deste Unconstrained Fund, mas em portugal há falta de alternativas melhores para este tipo de fundos, ou não estão acessiveis no BB, Ativo Bank e outros.

Abr.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 31/10/2014 12:57

O último.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por dozens » 31/10/2014 12:56

Ulisses Pereira Escreveu:dozens, edita o teu post para não o termos que apagar.

O Marco já te avisou ontem. Se continuares a manter o clima de provocação, não nos resta outra solução do que te expulsarmos do fórum.



Eu por mim edito: qual deles? (fiz 3 nos últimos minutos)
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 31/10/2014 12:54

dozens, edita o teu post para não o termos que apagar.

O Marco já te avisou ontem. Se continuares a manter o clima de provocação, não nos resta outra solução do que te expulsarmos do fórum.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por dozens » 31/10/2014 12:53

O Alquimista Escreveu:
dozens Escreveu: (...) se aparecesse alguém com um portfolio de apenas 2 etf completamente diversificados globalmente, baratos, e sem olhar para o mercado durante meses, e tivesse valorizações superiores, com menos risco.
Mais dinheiro, menos risco. E dormir confortavelmente à noite sem ligar peva ao que acontece ao mercado amanhã, prá semana ou daqui a 1 ano.
Conseguir muito mais dinheiro, com muito menos risco, e sem estar rigorosamente NADA concentrado em nada.
Isso é que era chato. :lol:


Lá venho eu com vontade de me "meter" em assuntos alheios" (rigorosamente não são alheios porque o que há de comum em todos nós é ganhar dinheiro) para simplesmente dizer que ando com um projecto engraçado para os próximos tempos: especular, quer no curto prazo, quer no longo prazo, com fi e etf. Para isso criarei um tópico próprio (só me falta o nome).



Devo dizer que sigo os teus posts, e como é evidente vou seguir esse teu futuro tópico para continuar a aprender.

Já agora e a título de ajuda (se é que já não sabes): o http://www.justetf.com (ETF SEARCH > ETF SEARCH) tem uma base de dados muito interessante de etf europeus e com inúmeros filtros para ajudar a encontrar algo mais específico. Tudo gratuito.

Abraço.
Editado pela última vez por dozens em 31/10/2014 12:58, num total de 2 vezes.
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 31/10/2014 12:48

dozens Escreveu: (...) se aparecesse alguém com um portfolio de apenas 2 etf completamente diversificados globalmente, baratos, e sem olhar para o mercado durante meses, e tivesse valorizações superiores, com menos risco.
Mais dinheiro, menos risco. E dormir confortavelmente à noite sem ligar peva ao que acontece ao mercado amanhã, prá semana ou daqui a 1 ano.
Conseguir muito mais dinheiro, com muito menos risco, e sem estar rigorosamente NADA concentrado em nada.
Isso é que era chato. :lol:


Lá venho eu com vontade de me "meter" em assuntos alheios" (rigorosamente não são alheios porque o que há de comum em todos nós é ganhar dinheiro) para simplesmente dizer que ando com um projecto engraçado para os próximos tempos: especular, quer no curto prazo, quer no longo prazo, com fi e etf. Para isso criarei um tópico próprio (só me falta o nome).
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Fundos à la carte

por dozens » 31/10/2014 12:44

Com custos fixos de transação (exemplo: gobulling pro 5 eur/trans) quanto mais dinheiro, mais diluis os custos: há quem diga que com 2500 eur (para 5 eur/trans) já é razoável, pois os custos vão para 0,20% + 0,20% do etf = 0,40%.

Claro que com a DeGiro, os custos já baixam para menos 0,30% (para este mesmo exemplo).


Para os mesmos 2500 EUR, se usares o SP500 os custos são respetivamente 0,25% (gobull pro) e 0,15%(degiro) com o etf da source (0,05%/ano), ou 0,27% e 0,17% com o etf da iShares/DB x-trackers MSCI USA (tem mais 100 empresas) (0,07%/ano).

Tudo ao ano. Replicação física e com capitaliz dividendos.
No caso do etf da source a replicação é com swap.
(outra coisa que descobri recentemente é que a db xtrackers já tem um etf MSCI WORLD por 0,19%. Replicação física e capital. dividendos.

(Pelo menos é o que dizem por aí.. )
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 31/10/2014 12:33

dozens Escreveu:Sem dúvida avataris! Mas e explicar isto a algumas mentes brilhantes? Fazes tu? É que eu começo a esgotar as maneiras de explicar.

Sabes o que era chato para o vidente? É se aparecesse alguém com um portfolio de apenas 2 etf completamente diversificados globalmente, baratos, e sem olhar para o mercado durante meses, e tivesse valorizações superiores, com menos risco.
Mais dinheiro, menos risco. E dormir confortavelmente à noite sem ligar peva ao que acontece ao mercado amanhã, prá semana ou daqui a 1 ano.

Conseguir muito mais dinheiro, com muito menos risco, e sem estar rigorosamente NADA concentrado em nada.

Isso é que era chato. :lol:

que capital mínimo aconselhas para o caso indicado?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por dozens » 31/10/2014 12:22

Sem dúvida avataris! Mas e explicar isto a algumas mentes brilhantes? Fazes tu? É que eu começo a esgotar as maneiras de explicar.

Sabes o que era chato para o vidente? É se aparecesse alguém com um portfolio de apenas 2 etf completamente diversificados globalmente, baratos, e sem olhar para o mercado durante meses, e tivesse valorizações superiores, com menos risco.
Mais dinheiro, menos risco. E dormir confortavelmente à noite sem ligar peva ao que acontece ao mercado amanhã, prá semana ou daqui a 1 ano.

Conseguir muito mais dinheiro, com muito menos risco, e sem estar rigorosamente NADA concentrado em nada.

Isso é que era chato. :lol:
Anexos
valoriz-etf.png
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 31/10/2014 12:19

bluechips Escreveu:Boas,

Desde que entrei em janeiro de 2008 e levei com o crash todo de 2008, ontem foi o dia em que tive a maior valorização absoluta do meu portfolio, tendo uma subida global, nesse dia, de cerca de 2.5% (uma coisa é ter um fundo a valorizar 2.5%, outra coisa é o portfolio total valorizar 2.5%: isto só se consegue com apostas de concentração e não com a teórica diversificação).
Vamos lá ver se, pelo menos, parte da atual onda é para continuar. :pray: :pray: :pray:

Abr,
bluechips

BR parabéns :lol:
2,5% num dia é obra, mas como dizes só é possível concentrando todo o capital ou grande parte num fundo ou poucos fundos.
O contrário também pode acontecer e ai não teria estômago para aguentar...."a subir todos os santos ajudam"

Por curiosidade, em TODO o capital das minhas 5 carteiras(+/- 60 fundos) criadas nos últimos 2 anos e 3 delas nos últimos 2 meses) tive uma valorização de 0,7% nos últimos 2 dias.
Gosto mais da teoria da diversificação, pois gosto de ter o "risco controlado".
Tento não exceder uma % definida para cada fundo consoante o seu risco.

Grande abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 31/10/2014 11:57

Fazer balanços da carteira ao dia, ou à semana não tem interesse nenhum. Quanto muito que se faça um balanço global que apanhe diversos cenários e conjunturas de investimento numa amostra e prazo razoável de análise.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 31/10/2014 11:50

BR

Não queiras dar exemplos de fundos que batem ETFs no curto prazo pois eles defendem B&H e longo prazo logo vão atacar por aí e dizer que foi sorte do gestor.

Agora um fundo que a 1, 3 e 5 anos dê tareia no ETF equivalente é que é mau para eles rebaterem.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 31/10/2014 11:45

Boas,

Desde que entrei em janeiro de 2008 e levei com o crash todo de 2008, ontem foi o dia em que tive a maior valorização absoluta do meu portfolio, tendo uma subida global, nesse dia, de cerca de 2.5% (uma coisa é ter um fundo a valorizar 2.5%, outra coisa é o portfolio total valorizar 2.5%: isto só se consegue com apostas de concentração e não com a teórica diversificação).
Vamos lá ver se, pelo menos, parte da atual onda é para continuar. :pray: :pray: :pray:

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 31/10/2014 11:19

Boas,

Processo dos três círculos: a chave de sucesso do UBS European Opportunity Unconstrained Fund.

http://www.fundspeople.pt/noticias/92306

Uma dedicação especial aos passivos para verem de que lado está a excelência de resultados, em detrimento dos resultados médios: a excelência está do lado dos fundos acionistas verdadeiramente ativos (R2 < 50%) com total liberdade para não seguirem o benchmark, muitas vezes castrador em situaçãoes de bull, está do lado dos não preguiçosos e da sua competência de stocks picking e não do lado do agregrado de ações dos index funds ou dos grandes ETF's passivos, os quais têm uma grande listagem pré-definida de ações que não muda com as variações das tendências de mercado (bull, bear e lateralização), sendo este o seu principal defeito, ao contrário de um verdadeiro activo menu à la carte que muda com a mudança das estações do ano e respetivos melhores produtos e fruta da época.

Isto é que a essência da excelência gastronómica dos fundos verdadeiramente ativos, ao contrário da comida enlatada ou pré-preparada ao gosto de um qualquer benchmark e não ao gosto do gestor e do investidor.

Digam lá se nos artigos internacionais, muitos deles constituindo verdadeiras encomendas de pessoal técnico com pouca ética profissional e enviasado, aparece este tipo de texto curto, grosso, com analogias de factos do dia a dia e com uma clareza matemática para um qualquer cidadão de compreensão média poder perceber o assunto à primeira.

Eu adorava que surgisse um tópico de ETF's para depois eu ir lá colocando fundos que batem, no curto prazo, os grandes ETF's passivos, e explicar em termos teóricos porque tal acontecia, e aí passava a ser eu o intruso massacrador de serviço, para verem como isso faz comichão ao cérebro.
As estatisticas de grandes agregados de ativos acionistas não podem ser comparadas a pequenos FIGA que na prática podem não ser de uma verdadeira gestão ativa, sendo que muitos deles são quase passivos, pois apresentam um R2 > 95% em relação ao seu benchmark. Portanto, andam-se para aí a comparar estatisticas não comparáveis, por isso é que eu nem respondo a essas comparações, porque aí colocava-me numa perspetiva de não técnico.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 31/10/2014 1:46

bluechips Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

A bombagem continuada da biotecnologia.

Hoje dia 30 Out. o fundo JPMorgan da biotecnologia teve uma subida de 3.31% (o maior dentro dos dados disponíveis), o mesmo é dizer que 50% do meu portfolio valorizou 3.31% (peso de 50% deste fundo na carteira), fruto da tal opção de concentração do portfolio em vez da diversificação habitualmente recomendada teoricamente para se diminuir o risco, só que o que pouca gente diz, é que também se podem diminuir muito os retornos do portfolio.

Abr,
bluechips


Penso que estejas a referir-te ao Franklin Biotechs. :wink:

O Franklin teve hoje, +2.18%

Já estou com +19.03% comprado a cerca de 4 meses.


BR, Se vires o link para a Trustnet Offshore que eu coloquei anteriormente, vês que o Invesco existe antes de 2011.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Ó Sr. BR, quem disse que o Invesco não existia em 2011?? Quem foi? :shame:

http://www.trustnetoffshore.com/Factsheets/Factsheet.aspx?fundCode=0DF7C&univ=DC


Rick,
O fundo da Invesco que apresentas do site do Trustnet Offshore é em USD e o Invesco do nosso amigo Carlos é em EUR, logo não é o mesmo fundo: é o irmão gémeo.

Quanto ao valor de +3.31% do fundo da Franklin Biot. que indiquei, foi extraído da Morningstar e não do meu banco que só vou ver amanhã de manhã. Mas como eu o comparei com outros fundos, tinha que utilizar a mesma fonte: Morningstar.


Correcto, porque a Morningstar faz o câmbio dos fundos estrangeiros para EUR.
Foi +3,31% com EURUSD já incluído, ou +2,18% de valorização real do fundo. :wink:

O facto de ser o Invesco em USD, faz pouca diferença, porque a versão em EUR, não tem Hedge Cambial, é como se fosse em USD, compara o fundo em USD e EUR. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 83 visitantes