Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 21:05

pcm1979 Escreveu:
bluechips Escreveu:Os grandes especuladores internacionais de short selling estão com toda a força a atacar o mercado acionista brasileiro, mas tal processo de short selling de sucesso só está ao alcance dos grandes players internacionais
Face ao exposto, eu acho que mesmo no pior cenário previsível da Dilma poder ganhar as eleições, ainda se vai ganhar dinheiro no Brasil até ao final do ano, pois com as grandes quedas consecutivas da bolsa brasileira, já começa a haver ativos a preços não de saldo mas de super saldo.
Vamos esperar para ver, até porque neste caso do Brasil estou um super teimoso.


Tenho ITUB a 15,60 e não pretendo vender... deveria ter largado nos 16, mas achei que a subida iria continuar.
Não pretendo fechar a posição, a única dúvida que me assola é se os 11usd vão aguentar, tendo em conta que 10,85 é o mínimo histórico. Pergunto isto porque estou a pensar em reforçar nesse valor, baixando assim o preço médio e esperar o tempo que for necessário.

A minha outra pergunta é se o fundo ES Brasil poderá beneficiar quem entrar na queda de segunda-feira... porque desconheço o que significam os componentes do fundo: Activo Percentagem
BES LF 1S 14-06/2016 12,70%
BLFT Float 09-03/15 8,13%
BNTNB 6 09-08/20 7,23%
COSAN IND COMERCIO 5,65%
INCOBZFloat 12-11/15 5,35%


Se a minha memória não me atraiçoa, tu és um daqueles foristas que só fala em fundos E.S. Se calhar é melhor dizeres o que vendes, porque assim é mais fácil para os possíveis compradores.
Mais, tu fazes a pergunta sobre as componentes do fundo ES Brasil e deves saber a resposta, tal como um químico perguntar o que é o NaCl (cloreto de sódio ou sal de cozinha para pôr na língua de meninos espertalhaços).

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 20:44

Rafaellos_00 Escreveu:
bluechips Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Acerca das novas regras para a fiscalidade dos FI, fico com algumas dúvidas. Sempre pensei que para os diversos rendimentos obtidos de depósitos, mais valias de acções, dividendos, fundos de investimento estrangeiros, etc havia duas opções: pagar a taxa liberatória de 28% ou optar pelo englobamento e pagar uma taxa que iria depender dos rendimentos globais de cada um.
O que muda? Passamos a ter a possibilidade (ou obrigação??) de indicar na declaração de IRS as mais/menos valias dos fundos ? Mas para isso temos de optar pelo englobamento?


A grande mudança é poderem-se deduzir as perdas nas mais-valias e assim no IRS só iremos pagar a taxa de 28% sobre as mais-valias efetivas (ganhos - perdas). Anteriormente, isto só era possivel através da opção de englobamento no IRS, o que para a quase totalidade dos investidores não trazia qualquer vantagem, pelo contrário, pois o investidor tinha que ter um IRS com uma taxa inferior a 28%, o que convenhamos deve eliminar a quase totalidade dos investidores.

Agora, vai passar a ser obrigatório o prenchimento do anexo G do IRS aonde se declaram as mais-valias (ganhos) e as perdas (menos-valias), deixando assim de haver a retenção na fonte, por parte dos bancos, dos 28% sobre as mais-valias aquando dos resgates dos fundos.

Abr,
bluechips


Assim teremos efectivamente vantagens.

PS: Claro que preferiria não ter efectivamente nenhuma vantagem.... :D


És um tipo para quem a interação tem a via de retorno, não sendo como alguns foristas Tulipas quaisquer que depois da gente explicar o quer que seja, não respondem, pelo menos a agradecer simplesmente.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 20:21

Boas,

Capturar 3.JPG
Capturar 3.JPG (53.98 KiB) Visualizado 5802 vezes

\:D/ \:D/ \:D/

Hoje o índice da biotecnologia está a superar o máximo anterior do passado dia 24 de setembro, indo criar supostamente um novo máximo histórico.
0 fundo da biotecnologia da Franklin tem um peso de cerca de 50% no meu portfolio (alocação de concentração e não de diversificação), daí eu há cerca de uma semana ter ponderado durante 2 dias o resgate ou não, porque para a quantidade de massa investida estabeleci uma stop loss mental da ordem dos 10%, de modo a fazer o controlo do downside e salvaguardar a erosão demasiada da carteira, que para valores de perdas superiores a 10% pode ser um pouco mais problemático, isto porque eu só tento sair da biotecnologia nas correções e depois reentrar sempre, pois acredito na mais-valia dos seus fundamentais que superam largamente a relação atual do P/E da ordem dos 25.

O setor da saúde e o setor do consumer staples, são historicamente as categorias acionistas com maiores retornos acumulados e com menor desvio padrão, uma espécie se sol na eira (maiores retornos) e chuva no nabal (baixo risco), pelo que não convém inventar muito para o médio-longo prazo (que englobe as 3 tendências do mercado: bull, bear market e lateralização), mas para o curto prazo temos que ter em atenção que o consumer staples é bom, em termos relativos, no bear market ou lateralização, mas no bull já se deixa ultrapassar por ações com maior volatilidade (boa, neste caso do upside); enquanto que o setor saúde pode teoricamente portar-se melhor no bear e pior no bull, quando comparado com o setor da biotecnologia. Ou seja, temos que estar sempre atentos aos ciclos e contraciclos dos mercados para, com uma gestão ativa, tentar otimizar os retornos em todas as tendências do mercado.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 23/10/2014 19:45

bluechips Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Acerca das novas regras para a fiscalidade dos FI, fico com algumas dúvidas. Sempre pensei que para os diversos rendimentos obtidos de depósitos, mais valias de acções, dividendos, fundos de investimento estrangeiros, etc havia duas opções: pagar a taxa liberatória de 28% ou optar pelo englobamento e pagar uma taxa que iria depender dos rendimentos globais de cada um.
O que muda? Passamos a ter a possibilidade (ou obrigação??) de indicar na declaração de IRS as mais/menos valias dos fundos ? Mas para isso temos de optar pelo englobamento?


A grande mudança é poderem-se deduzir as perdas nas mais-valias e assim no IRS só iremos pagar a taxa de 28% sobre as mais-valias efetivas (ganhos - perdas). Anteriormente, isto só era possivel através da opção de englobamento no IRS, o que para a quase totalidade dos investidores não trazia qualquer vantagem, pelo contrário, pois o investidor tinha que ter um IRS com uma taxa inferior a 28%, o que convenhamos deve eliminar a quase totalidade dos investidores.

Agora, vai passar a ser obrigatório o prenchimento do anexo G do IRS aonde se declaram as mais-valias (ganhos) e as perdas (menos-valias), deixando assim de haver a retenção na fonte, por parte dos bancos, dos 28% sobre as mais-valias aquando dos resgates dos fundos.

Abr,
bluechips


Assim teremos efectivamente vantagens.

PS: Claro que preferiria não ter efectivamente nenhuma vantagem.... :D
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por pcm1979 » 23/10/2014 19:27

bluechips Escreveu:Os grandes especuladores internacionais de short selling estão com toda a força a atacar o mercado acionista brasileiro, mas tal processo de short selling de sucesso só está ao alcance dos grandes players internacionais
Face ao exposto, eu acho que mesmo no pior cenário previsível da Dilma poder ganhar as eleições, ainda se vai ganhar dinheiro no Brasil até ao final do ano, pois com as grandes quedas consecutivas da bolsa brasileira, já começa a haver ativos a preços não de saldo mas de super saldo.
Vamos esperar para ver, até porque neste caso do Brasil estou um super teimoso.


Tenho ITUB a 15,60 e não pretendo vender... deveria ter largado nos 16, mas achei que a subida iria continuar.
Não pretendo fechar a posição, a única dúvida que me assola é se os 11usd vão aguentar, tendo em conta que 10,85 é o mínimo histórico. Pergunto isto porque estou a pensar em reforçar nesse valor, baixando assim o preço médio e esperar o tempo que for necessário.

A minha outra pergunta é se o fundo ES Brasil poderá beneficiar quem entrar na queda de segunda-feira... porque desconheço o que significam os componentes do fundo: Activo Percentagem
BES LF 1S 14-06/2016 12,70%
BLFT Float 09-03/15 8,13%
BNTNB 6 09-08/20 7,23%
COSAN IND COMERCIO 5,65%
INCOBZFloat 12-11/15 5,35%
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 19:25

Ulisses Pereira Escreveu:Os mercados são tão manipuláveis para cima como para baixo. Quando sobem ninguém se queixa dos malvados compradores :)

Abraço,
Ulisses


Só que tu paras ires ao cinema ver um bom filme, tens de pagar o bilhete, e se lá fores ao Avenida com um short, o porteiro não te deixa entrar. Eu não seria contra os shorts se isso implicasse comprar os ativos na totalidade, sem "empréstimos", porque só assim é que era um jogo matemático puro, pois não ia favorecer os investidores com maior capacidade de "endividamento", em desfavor dos pequenos investidores, e quem são aqueles investidores? Os grandes players individuais e coletivos internacionais.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 23/10/2014 19:35, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 23/10/2014 19:18

Os mercados são tão manipuláveis para cima como para baixo. Quando sobem ninguém se queixa dos malvados compradores :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 19:13

Boas,

Os grandes especuladores internacionais de short selling estão com toda a força a atacar o mercado acionista brasileiro, especialmente a partir do passado dia 14 de outubro, aproveitando a especulação da Dilma poder ganhar a 2ª volta das eleições. Estes especuladores querem que o pessoal do retalho (e não só) venda o máximo possível, para eles depois ganharem nos 2 sentidos: com os shorts eles pedem "emprestados" ativos financeiros ou ações, não precisando de ter o dinheiro para a aquisição desses ativos, e ganham com a descida de cotação dos ativos subjacentes, e assim provocam o afundanço artificial (não suportado pelos fundamentais dos ativos) desses ativos, aproveitando o medo ou o pânico de uma grande parte dos investidores, para depois mais tarde irem comprar esses mesmos ativos a preço de saldo, com o próprio dinheiro que ganharam no short, dinheiro esse que inicialmente lhe foi "emprestado" pelas entidades, com quem fizeram um acordo contratual, que lhes "emprestaram" os ativos.

Sendo assim, é fácil e é barato à custa da estupidez da incerteza, medo ou pânico da grande parte dos investidores, mas tal processo de short selling de sucesso só está ao alcance dos grandes players internacionais (grandes investidores e grandes casas de gestão de ativos) que por si só, numa jogada concertada, conseguem manipular os preços do mercado através do peso percentual da quantidade das suas apostas. Portanto, tudo legal em termos jurídicos, mas em termos matemáticos, eu diria, uma fraude, porque matematicamente não se devia possuir ativos sem ter o respetivo dinheiro. Mas como também há as off-shores para lavar e esconder dinheiro da tributação, este é mais um mundo financeiro no seu melhor ...., pelo que eu sempre digo que este jogo é difícil de ganhar para os pequenos investidores.

Face ao exposto, eu acho que mesmo no pior cenário previsível da Dilma poder ganhar as eleições, ainda se vai ganhar dinheiro no Brasil até ao final do ano, pois com as grandes quedas consecutivas da bolsa brasileira, já começa a haver ativos a preços não de saldo mas de super saldo.
Vamos esperar para ver, até porque neste caso do Brasil estou um super teimoso fundamental sem bias de "crenças".

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 23/10/2014 19:19, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 17:30

Rafaellos_00 Escreveu:Acerca das novas regras para a fiscalidade dos FI, fico com algumas dúvidas. Sempre pensei que para os diversos rendimentos obtidos de depósitos, mais valias de acções, dividendos, fundos de investimento estrangeiros, etc havia duas opções: pagar a taxa liberatória de 28% ou optar pelo englobamento e pagar uma taxa que iria depender dos rendimentos globais de cada um.
O que muda? Passamos a ter a possibilidade (ou obrigação??) de indicar na declaração de IRS as mais/menos valias dos fundos ? Mas para isso temos de optar pelo englobamento?


A grande mudança é poderem-se deduzir as perdas nas mais-valias e assim no IRS só iremos pagar a taxa de 28% sobre as mais-valias efetivas (ganhos - perdas). Anteriormente, isto só era possivel através da opção de englobamento no IRS, o que para a quase totalidade dos investidores não trazia qualquer vantagem, pelo contrário, pois o investidor tinha que ter um IRS com uma taxa inferior a 28%, o que convenhamos deve eliminar a quase totalidade dos investidores.

Agora, vai passar a ser obrigatório o prenchimento do anexo G do IRS aonde se declaram as mais-valias (ganhos) e as perdas (menos-valias), deixando assim de haver a retenção na fonte, por parte dos bancos, dos 28% sobre as mais-valias aquando dos resgates dos fundos.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 23/10/2014 16:43

Acerca das novas regras para a fiscalidade dos FI, fico com algumas dúvidas. Sempre pensei que para os diversos rendimentos obtidos de depósitos, mais valias de acções, dividendos, fundos de investimento estrangeiros, etc havia duas opções: pagar a taxa liberatória de 28% ou optar pelo englobamento e pagar uma taxa que iria depender dos rendimentos globais de cada um.
O que muda? Passamos a ter a possibilidade (ou obrigação??) de indicar na declaração de IRS as mais/menos valias dos fundos ? Mas para isso temos de optar pelo englobamento?
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 16:31

Boas,

Como sabemos o novo site do MSN Money está uma porcaria quando comparado com o anterior, pois perdeu, designadamente, as funcionalidades de vermos os 25 maiores ativos financeiros componentes do fundo de investimento (FI) e a análise técnica (AT) ao fundo, a qual permitia a utilização de várias SMA e EMA, MACD, RSI, ...
Assim, pergunto: Alguém me sabe indicar um site alternativo ao anterior site do MSN Money, no tocante a AT de FI ou index funds, aonde num gráfico interativo se possa introduzir vários indicadores e visualizar depois o desenho automático dos mesmos?
Desde já, obrigado pela atenção.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 9:51

ATLAS_ Escreveu:
bluechips Escreveu:
Ora acontece que no Brasil já houve uma subida diária de 9% (dia seguinte à 1ª volta das eleições) e não dei conta que houvesse descidas diárias que chegassem lá perto (salvo erro, as descidas máximas diárias foram da ordem de 5-6%). E é esta dicotomia que está a tornar ainda mais irracional o caso brasileiro, porque não encontro paralelo em outro mercado.


Bedrock, no dia seguinte à primeira volta o índice não subiu 9% (subiu 5,... %, salvo o erro). O fundo de gestão ativa que escolheste é que subiu os 9%. Por isso, contrariamente ao que afirmas, não houve nada de especial relativamente a outras subidas noutros mercados (eu prefiro guiar-me pelo índice, porque é objetivo e não tem em consideração as capacidades - ou incapacidades - do gestor na escolha dos ativos).


Atlas,
Eu quando falei na subida dos 9% e nas descidas máximas diárias de 5-6% no Brasil, vinha no contexto de comparação com o que aconteceu na Turquia em finais de maio de 2013, em que houve perdas diárias de 8% e ganhos diários máximos, salvo erro, só da ordem dos 5%; e todos estes valores dizem respeito aos respetivos fundos do JPMorgan e não aos índices bolsistas.

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 23/10/2014 9:34

Boas,

A Reforma do IRS e os Fundos de Investimento:

http://www.fundspeople.pt/noticias/91869

Ora aqui está uma boa noticia: As perdas ou menos-valias nos fundos de investimento (FI) passam a ser dedutíveis em sede de IRS, assim como as despesas das comissões de subscrição e de resgate.

Assim, com esta nova legislação tributária do IRS, os FI, finalmente, passam a ser um verdadeiro negócio como qualquer outro, onde há mais-valias e menos-valias e aonde só se é taxado pelas mais-valias efetivas (ganhos - perdas).

Com as perdas a serem dedutíveis em sede de IRS, desapareceu, para mim, o maior obstáculo da prática do market timing, pois o factor tributário adverso da não contabilização das perdas, fazia com que nós dificilmente pudessemos resgatar com perdas de 2 dígitos e fosse práticamente impossivel resgatar com perdas da ordem ou superiores a 20%, dado que para este valor de 20%, implicava que para atingir o break even com tributação das mais-valias, num outro FI, se ganhasse um valor de 34.73% (ver cálculos no meu post de 03/10/2014 às 23.17 H), o que na prática tornaria inviável resgatar perdas da ordem dos 20%, uma vez que mesmo num grande bull market, à partida ninguém poderia garantir ganhos de 34.73%.

Finalmente, os riscos do market timing (MT) incluem só os riscos inerentes ao mercado acionista e passa a não incluir o grande factor tributário castrador da não contabilização das perdas, o qual, para certos níveis de perdas, tornava a prática do MT impossível. Consequentemente, a gestão ativa vai ficar mais facilitada pelo desaparecimento desse factor tributário adverso.

Isto quer dizer que se eu estiver a perder num fundo acionista, por ex., 10-15% e que as perspetivas futuras são de marasmo prolongado ou de ainda poder captar mais perdas potenciais, então eu passo a não ter grandes dúvidas em resgatá-lo e ir para um outro mercado acionista com potenciais ganhos compensadores. Ou seja, passo a ter mais liberdade em praticar a gestão ativa, a qual, por sua vez, passa também a ser mais facilitada por ser mais fácil resgatar com perdas e desse modo passa a haver mais liquidez potencial, pois sem liquidez não há market timing ou gestão ativa (sem liquidez ou dinheiro não há "vícios").

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 23/10/2014 13:52, num total de 4 vezes.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por ATLAS_ » 23/10/2014 8:45

bluechips Escreveu:
Ora acontece que no Brasil já houve uma subida diária de 9% (dia seguinte à 1ª volta das eleições) e não dei conta que houvesse descidas diárias que chegassem lá perto (salvo erro, as descidas máximas diárias foram da ordem de 5-6%). E é esta dicotomia que está a tornar ainda mais irracional o caso brasileiro, porque não encontro paralelo em outro mercado.



Bedrock, no dia seguinte à primeira volta o índice não subiu 9% (subiu 5,... %, salvo o erro). O fundo de gestão ativa que escolheste é que subiu os 9%. Por isso, contrariamente ao que afirmas, não houve nada de especial relativamente a outras subidas noutros mercados (eu prefiro guiar-me pelo índice, porque é objetivo e não tem em consideração as capacidades - ou incapacidades - do gestor na escolha dos ativos).

bluechips Escreveu:
Mas a maior irracionalidade que eu vi na última semana foi um tipo a querer passar por 3 pessoas: ele próprio como gaja e mais 2 sócios homens. Já não bastando isso da pessoa trivalente, a tal gaja, que é um gajo, até me mandou um beijinho para confundir mais as coisas e dar mais credibilidade ao seu disfarce. Apesar do beijo ser virtual, eu, assim que detetei o disfarce, fui logo lavar os lábios com sabão ... ele há cada coisa estranha que aparece no Caldeirão ... :shame: :shame: :shame:



Para o caso, direi até que pouco importa quantos são e se são homens, mulheres ou transexuais. A bem dizer, pouco me importa também o que aqui escrevem: alguém que refere (por outras palavras, é certo) qualquer coisa como "eu sei, mas não digo", não me merece a mínima credibilidade, diga o que disser.

Mas quando vêm aqui anunciar que estão dispostos a agendar uma reunião com os seus advogados, é evidente que estamos perante uma estrutura minimamente organizada. Não se trata se um conjunto de amigos que resolveu fazer uns investimentos e que vem aqui dizer umas coisas, de forma despreocupada. Não. Escrever aqui cumpre um objetivo referente à atividade que estão a desenvolver. Mas nada disto é estranho, caro Bedrock. Anda por aqui muito institucional a apalpar o pulso, para ver se adivinha o próximo movimento do rebanho...
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 22/10/2014 14:47

ATLAS_ Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Os especuladores atacaram em força no Brasil, pois as descidas quase contínuas do Bovespa, nos últimos dias, e a amplitude dessas descidas, são completamente irracionais, especialmente depois das acentuadas descidas verificadas no último mês.

Em finais de maio de 2013, os especuladores atacaram também com toda a força, mas aí por causa da Fed (manipuladora monetária), os países emergentes com moedas mais fracas, baixas reservas em moeda forte, maiores défices na balança de transações e défices internos, menores taxas de PIB, tais como a Turquia, Indonésia, Brasil, Tailândia, África do Sul, ..., e este ano a especulação virou-se em força para o Brasil.

Agora, também vos digo, se o Aécio ganhar as eleições (não está nada fácil), preparem-se que nas 2-3 semanas seguintes não me admiraria nada haver uma subida da ordem dos 25% (no dia seguinte às eleições da 1ª volta, os fundos do HSBC e do JPMorgan subiram cerca de 9% num só dia) em fundos mais acionistas como o HSBC ou o JPMorgan. No caso da Dilma ganhar, acho que não deve descer muito mais, pois parece-me que os atuais preços muito subavaliados das ações já incorporam grande parte dessa desgraça da Dilma poder ganhar as eleições.

Abr,
bluechips


Bedrock,

Tudo no Brasil é especulação, muito antes desta eleição. As fortes subidas de março a setembro foram especulação, porque inexistia qualquer crescimento económico - ou sequer previsão de crescimento económico - que as suportasse. E agora, com a previsão de vitória da Dilma, tudo se esvai.

Portanto, não sei o que é irracional: se as descidas ou as subidas que precederam as descidas. As descidas são irracionais ou são apenas a correção de anteriores subidas irracionais?

Não sei.

Tu dizes que não pode descer muito mais, mesmo que a Dilma ganhe. Não sei o que é para ti "descer muito mais". Mas estou convicto de que o Ibovespa, se a Dilma ganhar, vai deslizar para menos de 50 000 pts (neste momento está com 52 400 pts).

Veremos.

Um abraço,


Atlas,
A seguir à comunicação da Fed em finais de maio de 2013, houve fundos da Turquia a perder cerca de 8% num só dia, mas o que eu não me lembro é ter havido uma subida diária de 8% na Turquia, sendo que este mercado é dos mais voláteis (em maio-junho de 2013 houve uma drawdown da ordem dos 45% num só mês).
Ora acontece que no Brasil já houve uma subida diária de 9% (dia seguinte à 1ª volta das eleições) e não dei conta que houvesse descidas diárias que chegassem lá perto (salvo erro, as descidas máximas diárias foram da ordem de 5-6%). E é esta dicotomia que está a tornar ainda mais irracional o caso brasileiro, porque não encontro paralelo em outro mercado.

O Brasil teve 3 anos consecutivos de bear market (caso único dos emergentes), tem as ações bastante subavaliadas (baixos rácios de P/E) e não é própriamente a Oi-PT, pelo que um dia a descida geral há-de parar e aí preparem a liquidez para esse dia (o problema é que a liquidez não aparece quando é mais desejada, assim como outras coisas ...).

Mas a maior irracionalidade que eu vi na última semana foi um tipo a querer passar por 3 pessoas: ele próprio como gaja e mais 2 sócios homens. Já não bastando isso da pessoa trivalente, a tal gaja, que é um gajo, até me mandou um beijinho para confundir mais as coisas e dar mais credibilidade ao seu disfarce. Apesar do beijo ser virtual, eu, assim que detetei o disfarce, fui logo lavar os lábios com sabão ... ele há cada coisa estranha que aparece no Caldeirão ... :shame: :shame: :shame:

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por O Estóico Ocioso » 22/10/2014 12:42

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 1/3/2015 16:50, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 671
Registado: 27/7/2014 0:32

Re: Fundos à la carte

por ATLAS_ » 22/10/2014 9:01

bluechips Escreveu:Boas,

Os especuladores atacaram em força no Brasil, pois as descidas quase contínuas do Bovespa, nos últimos dias, e a amplitude dessas descidas, são completamente irracionais, especialmente depois das acentuadas descidas verificadas no último mês.

Em finais de maio de 2013, os especuladores atacaram também com toda a força, mas aí por causa da Fed (manipuladora monetária), os países emergentes com moedas mais fracas, baixas reservas em moeda forte, maiores défices na balança de transações e défices internos, menores taxas de PIB, tais como a Turquia, Indonésia, Brasil, Tailândia, África do Sul, ..., e este ano a especulação virou-se em força para o Brasil.

Agora, também vos digo, se o Aécio ganhar as eleições (não está nada fácil), preparem-se que nas 2-3 semanas seguintes não me admiraria nada haver uma subida da ordem dos 25% (no dia seguinte às eleições da 1ª volta, os fundos do HSBC e do JPMorgan subiram cerca de 9% num só dia) em fundos mais acionistas como o HSBC ou o JPMorgan. No caso da Dilma ganhar, acho que não deve descer muito mais, pois parece-me que os atuais preços muito subavaliados das ações já incorporam grande parte dessa desgraça da Dilma poder ganhar as eleições.

Abr,
bluechips


Bedrock,

Tudo no Brasil é especulação, muito antes desta eleição. As fortes subidas de março a setembro foram especulação, porque inexistia qualquer crescimento económico - ou sequer previsão de crescimento económico - que as suportasse. E agora, com a previsão de vitória da Dilma, tudo se esvai.

Portanto, não sei o que é irracional: se as descidas ou as subidas que precederam as descidas. As descidas são irracionais ou são apenas a correção de anteriores subidas irracionais?

Não sei.

Tu dizes que não pode descer muito mais, mesmo que a Dilma ganhe. Não sei o que é para ti "descer muito mais". Mas estou convicto de que o Ibovespa, se a Dilma ganhar, vai deslizar para menos de 50 000 pts (neste momento está com 52 400 pts).

Veremos.

Um abraço,
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 21/10/2014 21:28

Boas,

Os especuladores atacaram em força no Brasil, pois as descidas quase contínuas do Bovespa, nos últimos dias, e a amplitude dessas descidas, são completamente irracionais, especialmente depois das acentuadas descidas verificadas no último mês.

Em finais de maio de 2013, os especuladores atacaram também com toda a força, mas aí por causa da Fed (manipuladora monetária), os países emergentes com moedas mais fracas, baixas reservas em moeda forte, maiores défices na balança de transações e défices internos, menores taxas de PIB, tais como a Turquia, Indonésia, Brasil, Tailândia, África do Sul, ..., e este ano a especulação virou-se em força para o Brasil.

Agora, também vos digo, se o Aécio ganhar as eleições (não está nada fácil), preparem-se que nas 2-3 semanas seguintes não me admiraria nada haver uma subida da ordem dos 25% (no dia seguinte às eleições da 1ª volta, os fundos do HSBC e do JPMorgan subiram cerca de 9% num só dia) em fundos mais acionistas como o HSBC ou o JPMorgan. No caso da Dilma ganhar, acho que não deve descer muito mais, pois parece-me que os atuais preços muito subavaliados das ações já incorporam grande parte dessa desgraça da Dilma poder ganhar as eleições.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 21/10/2014 21:04

...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 21/10/2014 20:45

Boas,

Capturar 2.JPG
Capturar 2.JPG (53.69 KiB) Visualizado 6244 vezes

\:D/ \:D/ \:D/
Editado pela última vez por bluechips em 21/10/2014 21:42, num total de 2 vezes.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Follow-Me » 21/10/2014 9:41

Rick Lusitano (New) Escreveu:sugiro a vossa Exma. Entidade, que se deseja, publicitar ou procurar qualquer tipo de reconhecimento, que existe no jornal Correio da Manhã, um caderno central que se destina a esse fim. Ou então, crie um blog, ou um tópico, para esse efeito


Já o fizemos, chama-se "Sinais" :wink:
 
Mensagens: 137
Registado: 16/9/2014 2:40

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 21/10/2014 2:53

Follow-Me Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Estou a fazer o curso de Yale, 8 semanas, com Prof. Shiller. Pode-se fazer a hora e dia que quisermos, para assistir aos vídeos-aulas (com ou sem legendas). Há testes semanais e finais. :-k

...was awarded the 2013 Nobel Prize in Economic Sciences for his "empirical analysis of asset prices.”


https://www.coursera.org/course/financialmarkets


Rick, afinal, como é que é? Sempre nos podemos auto-promover? Estivemos a consultar as regras do caldeirão e nada é dito no sentido de proibir a auto-promoção. Por isso, força nisso e felicidades para o curso!



As regras do caldeirão, são como qualquer conjunto de regras, um guia para o comportamento, em que se presume que exista bom senso, de quem participa, e que mesmo que não exista regras para todas as situações que possam surgir, o bom senso prevalece, mesmo que não exista regras especificas para cada situação.

Depois existe uma relação informal entre o criador de um tópico e o mesmo. Visto que o tempo e trabalho por ele despendidos, são um bem que partilha com quem quiser ler e/ou participar. Visto que eu sou o criador deste tópico, e nunca tive o intuito para fazer qualquer tipo de publicidade ou auto-promoção, sugiro a vossa Exma. Entidade, que se deseja, publicitar ou procurar qualquer tipo de reconhecimento, que existe no jornal Correio da Manhã, um caderno central que se destina a esse fim. Ou então, crie um blog, ou um tópico, para esse efeito.


É por estes "visitantes" de outro universo, que vêm para tópicos com grande visibilidade, para se mostrar, para encontrar algum reconhecimento e por vezes alimentam controvérsias, que eu deixei de participar. No canal alternativo que criei, sou eu que faço a moderação, e apesar de ter leitores de vários países, não encontro o mesmo grau de agressividade que por vezes aqui encontro, as agendas secretas de alguns participantes. Aliás, nos fóruns espanhóis, ingleses e alemães, em que participo, existe uma cordialidade e respeito entre participantes, que infelizmente, não se encontra nos vários fóruns portugueses. É o espelho da cultura, educação e CIDADANIA. (Mas fico orgulhoso, por existir algumas pessoas em Portugal, que podem não ser ricos em dinheiro, mas são humildes e ricos em sabedoria. Enquanto muitos espanhóis, venderam em pânico, com os fundos a caírem, para irem para monetários, os Tugas, aguentaram o barco, sem stress, porque sabiam, que esta tempestade era passageira. A todos estes Tugas, os meus sinceros parabéns! :clap: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Follow-Me » 21/10/2014 1:05

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Estou a fazer o curso de Yale, 8 semanas, com Prof. Shiller. Pode-se fazer a hora e dia que quisermos, para assistir aos vídeos-aulas (com ou sem legendas). Há testes semanais e finais. :-k

...was awarded the 2013 Nobel Prize in Economic Sciences for his "empirical analysis of asset prices.”


https://www.coursera.org/course/financialmarkets


Rick, afinal, como é que é? Sempre nos podemos auto-promover? Estivemos a consultar as regras do caldeirão e nada é dito no sentido de proibir a auto-promoção. Por isso, força nisso e felicidades para o curso!
 
Mensagens: 137
Registado: 16/9/2014 2:40

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 21/10/2014 0:18

bluechips Escreveu:Boas,

@ricardmag: Porque será que, no boneco, tinha de ser um negro a pegar na motosserra?

@Rick: Estava a ver que não te acordava ... mas olha que tive de recorrer aos melhores pensamentos de análise quântica do BedRock. Agora, não desiludas o meu amigo BR, e, para isso, faz uma alavancagem do teu lado bom e faz um short ao teu lado mais desconforme (independentemente das razões que nos assistem), que todos temos, e regressa a casa em força, porque a casa precisa de ti e tu ficas mais valorizado com a casa.

Um abraço,
bluechips


Estou a fazer o curso de Yale, 8 semanas, com Prof. Shiller. Pode-se fazer a hora e dia que quisermos, para assistir aos vídeos-aulas (com ou sem legendas). Há testes semanais e finais. :-k

...was awarded the 2013 Nobel Prize in Economic Sciences for his "empirical analysis of asset prices.”


https://www.coursera.org/course/financialmarkets
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 20/10/2014 23:50

Boas,

@ricardmag: Porque será que, no boneco, tinha de ser um negro a pegar na motosserra?

@Rick: Estava a ver que não te acordava ... mas olha que tive de recorrer aos melhores pensamentos de análise quântica do BedRock. Agora, não desiludas o meu amigo BR, e, para isso, faz uma alavancagem do teu lado bom e faz um short ao teu lado mais desconforme (independentemente das razões que nos assistem), que todos temos, e regressa a casa em força, porque a casa precisa de ti e tu ficas mais valorizado com a casa.

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 186 visitantes