Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Índia

por BedRocK » 26/5/2014 1:40

Rick Lusitano (New) Escreveu:
BedRocK Escreveu:

@BR

Guardei o melhor para o fim. :mrgreen:

Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.


É uma contradição...
[quote]

Rick: Não sei onde está a contradição, a saber: Como o fundo do JPMorgan tem muita biotecnologia em relação ao da BlackRock (mais farmacêuticas), isto quer dizer que a velocidade de descida de correção no JPMorgan será superior, logo vamos esperar que este afunde/corrija mais para depois se subscrever com o dinheiro da venda do BlackRock, porque depois no upside o fundo do JPM é expectável que suba mais que o outro (pelo menos é o que dizem os resultados históricos). Portanto, qual é a contradição disto?

Quanto ao efeito memória dos investidores do passado recente, este com certeza que nunca é entendido como um prazo de 2-3 meses, mas sim de um prazo igual ou superior a 1 ano, e, com este enquadramento de definição do passado recente, o fundo do JPM tem sido vencedor em relação ao da BlackRock, assim como aos restantes fundos da saúde, pelo que pelo efeito memória é natural que os investidores continuem a apostar mais nele no futuro. Então, qual é a contradição disto?

Depois, mais à frente no teu texto falas em mais contradição, onde eu não vejo nada disso. Acho que o teu conceito do passado recente corresponde a um prazo diferente do meu e dos estudos que, genericamente, constatam o tal efeito memória. Por outro lado, a decisão de se apostar neste ou naquele fundo envolve várias variáveis e às vezes temos que tomar uma variável menos favorável no meio das outras todas mais favoráveis, pois o que conta é a média ponderada do total dessas variáveis com prós e contras.

Rick, vê se entendes o cerne e o contexto das minhas frases e não andes tanto na pesquisa exaustiva de tentar encontrar contradições nessas frases, quando não há contradição alguma, e assim há 2 problemas: tu perdes tempo nessas pesquisa e perco tempo em responder-te, e depois ao responder já meio ensonado ao DMP, escrevo a calinada que o VG detetou, que até um jovem do ciclo tinha detetado.

Quando eu digo em apostar nos grandes perdedores eu estou a referir-me aos mercados grandes perdedores, sejam países específicos, regiões, setores, e não às empresas gestoras e aos respetivos fundos. Estas, tento escolhe-las em função do seu passado em função de apostarem mais na boa volatilidade na situação de upside médio do mercado em causa ou apostarem mais no controlo de riscos, através da minimização da má volatilidade, na situação de downside médio.

Hoje, na Morningstar.pt, o fundo da Índia com melhores retornos foi o HSBC GIF Indian Equity E Acc com 2.83%, estando a dar banhada na concorrência, sendo o fundo com melhor desempenho no último mês e em termos de YTD está a seguir, a pouca distância, aos 2 fundos de infraestruturas da Amundi, estando a dar banhada na Índia como deu em 2012 na Turquia, sabes porquê? Porque aposta bastante na boa volatilidade na fase acentuada de upside(a Amundi também é boa na volatilidade). As gestoras têm as suas características próprias: umas têm melhores performances no upside, outras no downside e outras são mais equilibradas na performance global das várias tendências de mercado.
Em função do nosso perfil e da situação do mercado em causa, nós temos que escolher as gestoras e os respetivos fundos que melhor se adaptam àquelas duas premissas.

Rick, quando eu referi o facto do banco HSBC ser britânico é porque eu acho que sendo britânico, tem 0% de desvantagens em relação à antiga colónia da Índia e pode ter algumas vantagens. A gente sabe que a BlackRock é muito boa na Europa, apesar de ser americana, sabes porquê? Porque é a maior em AUM e assim pode injetar muito capital nos seus fundos europeus que considera mais estáveis, a seguir ao americano, e promissores. Com tanto capital e com grandes alavancagens como o Buffet, todos os investidores, com compreensão média, melhoravam também a performance dos seus investimentos, pois os tesos são os que têm mais dificuldades em controlar o risco do portfolio e a proteção do capital, devido aos factores psicológicos agravados.

Rick, quando questionas a minha afirmação de que nas situações de rally no upside devemos escolher os fundos que apostem mais na volatilidade (boa) do que os fundos mais defensivos, e perguntas como é quando não está em rally, vou-te responder com outra pergunta: Em pleno verão algarvio, tu deixas de ir à praia só porque há um hipótese (pequena) de poder vir a chover? Ou será que tu não acreditas na tendência média de bom tempo no verão algarvio? Nós precisamos de apanhar luminosidade para o nosso corpo produzir uma quantidade suficiente de vitamina D (necessária para a fixação do cálcio nos ossos), e então nós vamos deixar de apanhar sol só porque temos medo de apanhar um cancro de pele?
Grande parte do sucesso da nossa vida depende da escolha de opções, e o pior que pode haver é não tomar opções (boas e más), temos que saber escolher e se essa escolha for feita com competência, então temos menos probabilidade de errar

Hoje, o famoso fundo MENA da Franklin teve 0.00% de retornos e o fundo JPMorgan Middle East teve 2.83%, sendo o melhor na Morningstar.pt na categoria de África e Médio Oriente e fundo seguinte da Amundi teve só 0.72%, sabes porquê? Porque o MENA não tem Turquia e o fundo do JPMorgan é o fundo nesta categoria que tem mais Turquia. Nos mercados não há verdades absolutas e as teorias também são voláteis, ao contrário das ciências exatas. A mim não me interessa ter razão nestas coisas, o que eu quero é que os mercados me dêem depois razão, dentro de um determinado timing.

Rick, escusavas de escrever aquela frase triunfante de início relacionada com as tais supostas contradições (eu quando me corrigem e constato o erro, sou o 1º a admitir o erro, o que não foi o caso da tua pesquisa de erros), poi só te fica mal, frase essa que eu vou reproduzir a seguir:
"@BR
Guardei o melhor para o fim. :mrgreen"
Com esta frase e a seguir disparas com sublinhado a vermelho as minhas supostas contradições, só revela, amigo, que tu ontem à noite não estavas nos teus melhores dias, e só me conseguiste enervar e a seguir dou aquela calinada que o VG detetou (esta é que devias ter detetado), e eu quando andava no ciclo não daria essa mesma calinada, vamos lá perceber, por vezes, o nosso cérebro quando não está no seu estado normal de stress e ainda com sono, aparentemente, não dá para perceber.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 26/5/2014 18:09, num total de 4 vezes.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Índia

por VirtuaGod » 26/5/2014 1:12

BedRocK Escreveu:Não é altura de subscrever em moeda USD, porque teoricamente é expectável o USD ir valorizando em relação ao EUR devido ao tapering e posterior extinção do QE3 para além de que no


Não é altura de subscrever em USD pk este vai valorizar? Eu diria que é sempre de subscrever na moeda que vai valorizar. :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Índia

por BedRocK » 26/5/2014 1:04

DMP Escreveu:
BedRocK Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.


Amigo:
Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.

O nosso amigo Rick que me desculpe, mas nesta altura de uma expectável continuação do rally do mercado acionista na Índia, motivado pela histórica maioria absoluta do recém eleito governo, associado ao reputado novo governador do banco central da Índia que tentou estancar a saída de capitais estrangeiros com a rápida subida da taxa de juros ao mesmo tempo que tenta controlar a inflação; eu não iria subscrever o fundo do Nordea, pelas razões que a seguir explico.

Quando se está num forte rally acionista, vocês não devem dar importância às 5 ou 4 estrelas Morningstar e ao associado rácio de Sharpe, porque este rácio é matemáticamente cego ao dar o mesmo peso ou importância à má volatilidade (downside) e à boa volatilidade (upside), pois o Sharpe ao utilizar o modelo da média-variância, que tem os desvios em relação à média elevados ao quadrado, pelo que, por ex., o desvio negativo de -2 (má volatilidade), em relação à média, é igual ao desvio positivo de 2 (boa volatilidade), pois -2^2 = 2^2 = 4. Assim, se atualmente nós estamos na situação de forte upside, então nós devemos subscrever um fundo de uma gestora que aposte tradicionalmente na volatilidade em situações de upside, e essa gestora é o HSBC, que como banco britânico também pode ter alguma vantagem em escolher as ações na antiga colónia, só que em Portugal o fundo HSBC GIF Indian Equity E acc só há em USD.

Em 2012 o fundo da Turquia do HSBC deu uma banhada aos fundos concorrentes, sendo, nesse ano, o fundo com maiores retornos, isto porque apostou na volatilidade, ao escolher ações de empresas com mais risco teórico mas com maiores possibilidades de retornos.

Aquele fundo da Índia do HSBC tem um retorno de 37.5% YTD (uma banhada em toda a concorrência), sendo que em 30/04/2014 tinha 8.7% e passado menos de 1 mês passou para uns brutais 37.5% (será que tinha alguma inside information sobre os então futuros resultados eleitorais?), tendo assim uma subida meteórica de 25.8%.
Apesar desta subida brutal do HSBC, ele tem um rácio P/E de 9.97 que é melhor que o P/E de 12.74 do fundo Nordea, o qual tem um retorno de 22.98% YTD

Tal como nós temos um determinado perfil de investimento, o qual não deve ser estático mas deve tentar ser dinâmico à procura das oportunidades mundiais diferenciadoras, as casas de investimento e os seus gestores também têm um determinado perfil característico nas suas apostas, pelo que se nós tivermos a competência e a sorte de detetar as fases iniciais das situações prolongadas de upside e downside, então só temos que escolher o melhor fundo disponível que aposte mais na volatilidade (boa) no upside e no downside, dentro dos fundos de ações, escolher o fundo menos volátil (má volatilidade), com menos percentagem de ações e uma maior % em liquidez e com maior nº de empresas do tipo value em detrimento de empresas tipo growth.

Fundos em EUR na Índia, em vez do Nordea (22.98% YTD), eu escolheria o da GS (28.64% YTD) ou até o da Franklin (24.76% YTD) apesar de ter um rácio P/E de 16.47 que é pior que o do Nordea (12.74) mas este fundo tem pouco histórico ao contrário do da Franklin, só que esta gestora, tradicionalmente, não aposta muito na volatilidade, e na atual situação na Índia, para mim não é bom.


Abr,
BedRock


Amigo BR,

Sim ainda tenho o BlackRock World Healthscience, e neste momento estou com -1,5%. O fundo JPM que referes é o JPM Global Healthcare D (acc) - USD (LU0432979960) ?

Relativamente a Turquia, Médio Oriente e Brasil, só este último é que me deixa reticente. Vou efectivamente colocar alguns (poucos) cobres em Médio Oriente e Turquia, acho que é ponto assente.

A dica do amigo Rick relativamente a surfar no Índico também me parece efectivamente uma boa oportunidade. Qualquer coisa assim do tipo :


JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433) + GS India Equity E (LU0333810850) 75% - 25%

ou então

Franklin MENA (LU0358406055) + JPM Turkey Equity D (acc) + GS India Equity E (LU0333810850) 50% - 25% - 25%


Confesso que esta última hipótese me agrada ainda mais.



Um abraço.


Amigo: É esse o fundo de saúde do JPMorgan que referes.

Eu não apostaria no F. MENA porque ele está a perder cada vez mais gás para o JPM Em. Middle East. O MENA tinha muita % de obrigações o que era bom até há cerca de 3-4 meses atrás quando as obrigações dos países emergentes e fronteira deram bom dinheiro, tendo na altura uma alocação da ordem dos 40% em obrigações, agora já reduziu substancialmente (11.42%) porque perceberam que a fase das obrigações já deu lugar à tendência das ações dos grandes perdedores. A perda de gás do MENA é porque lhe falta um emergente grande perdedor como a Turquia (o Schroders Middle East B tem 28.62% da Turquia), ao contrário do JPM Middle East que tem uma alocação de cerca de 41% na Turquia (subiu recentemente de 36 para 41%).

Eu fazia a seguinte alocação: 20% JPM Em. Middle East, 25% JPM Turquey e 55% GS India.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 26/5/2014 15:14, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Índia

por Rick Lusitano (New) » 26/5/2014 0:36

BedRocK Escreveu:
DMP Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.


Amigo:
Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.

O nosso amigo Rick que me desculpe, mas nesta altura de uma expectável continuação do rally do mercado acionista na Índia, motivado pela histórica maioria absoluta do recém eleito governo, associado ao reputado novo governador do banco central da Índia que tentou estancar a saída de capitais estrangeiros com a rápida subida da taxa de juros ao mesmo tempo que tenta controlar a inflação; eu não iria subscrever o fundo do Nordea, pelas razões que a seguir explico.

Quando se está num forte rally acionista, vocês não devem dar importância às 5 ou 4 estrelas Morningstar e ao associado rácio de Sharpe, porque este rácio é matemáticamente cego ao dar o mesmo peso ou importância à má volatilidade (downside) e à boa volatilidade (upside), pois o Sharpe ao utilizar o modelo da média-variância, que tem os desvios em relação à média elevados ao quadrado, pelo que, por ex., o desvio negativo de -2 (má volatilidade), em relação à média, é igual ao desvio positivo de 2 (boa volatilidade), pois -2^2 = 2^2 = 4. Assim, se atualmente nós estamos na situação de forte upside, então nós devemos subscrever um fundo de uma gestora que aposte tradicionalmente na volatilidade em situações de upside, e essa gestora é o HSBC, que como banco britânico também pode ter alguma vantagem em escolher as ações na antiga colónia, só que em Portugal o fundo HSBC GIF Indian Equity E acc só há em USD.

Em 2012 o fundo da Turquia do HSBC deu uma banhada aos fundos concorrentes, sendo, nesse ano, o fundo com maiores retornos, isto porque apostou na volatilidade, ao escolher ações de empresas com mais risco teórico mas com maiores possibilidades de retornos.

Aquele fundo da Índia do HSBC tem um retorno de 37.5% YTD (uma banhada em toda a concorrência), sendo que em 30/04/2014 tinha 8.7% e passado menos de 1 mês passou para uns brutais 37.5% (será que tinha alguma inside information sobre os então futuros resultados eleitorais?), tendo assim uma subida meteórica de 25.8%.
Apesar desta subida brutal do HSBC, ele tem um rácio P/E de 9.97 que é melhor que o P/E de 12.74 do fundo Nordea, o qual tem um retorno de 22.98% YTD

Tal como nós temos um determinado perfil de investimento, o qual não deve ser estático mas deve tentar ser dinâmico à procura das oportunidades mundiais diferenciadoras, as casas de investimento e os seus gestores também têm um determinado perfil característico nas suas apostas, pelo que se nós tivermos a competência e a sorte de detetar as fases iniciais das situações prolongadas de upside e downside, então só temos que escolher o melhor fundo disponível que aposte mais na volatilidade (boa) no upside e no downside, dentro dos fundos de ações, escolher o fundo menos volátil (má volatilidade), com menos percentagem de ações e uma maior % em liquidez e com maior nº de empresas do tipo value em detrimento de empresas tipo growth.

Fundos em EUR na Índia, em vez do Nordea (22.98% YTD), eu escolheria o da GS (28.64% YTD) ou até o da Franklin (24.76% YTD) apesar de ter um rácio P/E de 16.47 que é pior que o do Nordea (12.74) mas este fundo tem pouco histórico ao contrário do da Franklin, só que esta gestora, tradicionalmente, não aposta muito na volatilidade, e na atual situação na Índia, para mim não é bom.


Abr,
BedRock

P.S. Amigo, nunca te deixes entusiasmar muito com os fundos de investimento que isto é tudo menos matemática e mais irracionalidade, e quem anda neste "negócio" dos fundos tem sempre uma grande probabilidade de perder dinheiro e uma pequena probabilidade de ganhar dinheiro depois de pagar impostos, de descontar a inflação e de descontar os juros que ganharia se tivesse posto o capital a render num depósito a prazo (risk free).
Por outro lado, esta rapaziada da economia e das finanças têm linguagens, por vezes, um pouco estranhas, a saber: dizem que uma instituição qualquer é tanto mais sólida ou robusta quanto maior fôr a sua liquidez, isto para um físico dá para coçar a cabeça e voltar atrás para ler o parágrafo outra vez porque deve ter lido mal, pois para a física e todas as ciências, com exceção das económicas e financeiras, uma substância quanto mais fluida e líquida é, menos sólida é.
Depois aos AUM (ativos sob gestão) de um fundo chamam volume, quando depois essa unidade de medida não está ao cubo.
Depois falam que devemos saber escolher bons ativos financeiros e diversificados para a composição do portfolio, mas depois alguns dizem que devemos ter uma gestão passiva sobre esses ativos, então em que ficamos, afinal são ativos ou passivos?
Depois falam na boa e na má moeda, e o coitado do Santana Lopes foi considerado má moeda pelo Prof. Cavaco Silva e o Presidente Sampaio lá teve que demitir o Santana. Então a posse de qualquer moeda não é sempre uma coisa boa, e apesar de ser sólida não aumenta a nossa liquidez?
Ás vezes é mais interessante discutir o sexo dos anjos ou dos caracóis que ouvir certos economistas (não os formados em finanças porque para estes a matemática e as outras ciências exatas são matérias mais ao nível da superfície da Terra e não ao nível das nuvens ou da lua).
Agora imaginem a gente sermos governados por alguns economistas lunáticos e que ao mesmo tempo em vez de utilizar uma batedeira eléctrica para amassar o pão, gostam é de pôr as mãos na massa, e insistem, insistem como quem está a amassar bem o pão, só que depois o pão a levedar só vai crescer para eles enquanto que para o povo cada vez o pão é mais minguado, e depois lá vai o povo ter que pagar mais impostos.
Che ressuscita e vem cá à Terra pôr esta gente na ordem que em vez de nos dar umas boinas estreladas como a tua só nos dá barretes, e que barretes!
Agora, vou-vos dar um espetáculo musical do outro mundo da cantora francesa Mylene Farmer e do intemporal Joe Cocker (para mim, o melhor cantor de todos os tempos). Apreciem a Mylene a saír da cabeça de uma esfinge egípcia (qual bailarina do Lido em Paris a saír, à nossa frente, do meio de uma garrafa de champanhe gigante - grandes vidas, bons tempos). Será que assisti a este espetáculo da Mylene, quando estive a tirar uma pós-graduação no INSEAD? Mentira, mentira! Mas há uma pessoa no Caldeirão com formação do INSEAD que também é digna, como a Mylene, de saír do meio da cabeça da esfinge, e já estou a imaginar o brutal espetáculo que seria ver essas 2 estrelas a saírem da esfinge e virem pelo ar a esvoaçar de graciosidade em direção a nós e lançarem um olhar enigmático e provocador, bem aí alguns dos meus electrões cerebrais ficavam com certeza excitados e saltavam logo para a última orbital da nuvem electrónica, prontos a provocar uma reação de oxidação-redução de alto rendimento energético. O sol quando nasce não é para todos, e se para uns o sol está brilhante, para outros não se vê porque está encoberto com umas nuvens no horizonte mais ou menos cinzentas.
Desculpem lá, mas eu tinha de compor este meu texto com qualquer coisa de belo e diferenciador, até para ver se a gente esquece um pouco a trapaceira de certos políticos e de outros "artistas" que falam com eles e rapidamente imitam esses trapaceiros.
https://www.youtube.com/watch?v=pLu76CT ... 73979D5149
https://www.youtube.com/watch?v=ZN5RDJFwI3I




@BR

Guardei o melhor para o fim. :mrgreen:


Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.


É uma contradição...



O nosso amigo Rick que me desculpe (...)


Ainda vou pensar se desculpo. :mrgreen:



Quando se está num forte rally acionista, vocês não devem dar importância às 5 ou 4 estrelas Morningstar


E se o mercado accionista não está em forte rally? :-k

Os fundos da Nordea, ainda nem têm ratings, porque muito serem recentes na sua criação. 8-)

Nunca dou relevância aos ratings da Morningstar, não por achar, que a Morningstar não é imparcial, mas sim porque, por norma, considero os ratings subjectivos (prefiro a matemática, é mais quantificável) e por achar que os ratings podem ser facilmente manipulados e mal interpretados (mais do que os números).



Assim, se atualmente nós estamos na situação de forte upside, então nós devemos subscrever um fundo de uma gestora que aposte tradicionalmente na volatilidade em situações de upside, e essa gestora é o HSBC, que como banco britânico também pode ter alguma vantagem em escolher as ações na antiga colónia, só que em Portugal o fundo HSBC GIF Indian Equity E acc só há em USD.


Amigo BR, por essa ordem de ideias, o melhor fundo de Acções dos EUA, poderá ser do RU. E do Brasil será Português. E como fazes com os MENA? Foram colónias Inglesas, Francesas, Italianas. :mrgreen:

Curiosamente, os melhores fundos de Acções Europa, são originários dos EUA:

:arrow: BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension E2

:arrow: MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc



Fundos em EUR na Índia, em vez do Nordea (22.98% YTD), eu escolheria o da GS (28.64% YTD) ou até o da Franklin (24.76% YTD) apesar de ter um rácio P/E de 16.47 que é pior que o do Nordea (12.74) mas este fundo tem pouco histórico ao contrário do da Franklin, só que esta gestora, tradicionalmente, não aposta muito na volatilidade, e na atual situação na Índia, para mim não é bom.


Depois de teres inicialmente dito isto:

Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores (...)


É contradição novamente, estás a apostar nos fundos mais quentes recentemente, e como bem dizes, devemos apostar em activos em saldos, em tendência de subida. Em que ficamos afinal, sr. BR? :-k



Agora o porquê de eu talvez ir para o fundo Nordea:

Índia (EUR).gif

A cinzento, estão os fundos excluídos por terem mínimos de investimento inicial superiores ao que eu pretendo, que é serem low costs.
(Além disso, não gosto da Goldman Sachs, eles fazem parte dos Grandes Bancos, que sabem de antemão, o que os investidores investem e muitas das vezes, queimam os seus próprios clientes, para obterem mais lucros.)

O fundo da Nordea, é o fundo com menor DP 12M e maior RS 12M. Para além de ter o melhor retorno a 12M, e não sendo o maior retorno a YTD, 6M, 3M, 1M, logo, ainda não está muito aquecido, estando agora a começar a aquecer, pelo que se vê no Retorno 1S.

Mas ainda, não esmiucei os fundos low costs da India. Tenho até ao final do mês, para chegar a uma conclusão.



BR, muito bom, o 1º videoclip. :P


Deixo-vos este, que é sobre os homens da "massa":

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Índia

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 23:45

DMP Escreveu:
BedRocK Escreveu:
DMP Escreveu:
Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.


Amigo:
Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.

O nosso amigo Rick que me desculpe, mas nesta altura de uma expectável continuação do rally do mercado acionista na Índia, motivado pela histórica maioria absoluta do recém eleito governo, associado ao reputado novo governador do banco central da Índia que tentou estancar a saída de capitais estrangeiros com a rápida subida da taxa de juros ao mesmo tempo que tenta controlar a inflação; eu não iria subscrever o fundo do Nordea, pelas razões que a seguir explico.

Quando se está num forte rally acionista, vocês não devem dar importância às 5 ou 4 estrelas Morningstar e ao associado rácio de Sharpe, porque este rácio é matemáticamente cego ao dar o mesmo peso ou importância à má volatilidade (downside) e à boa volatilidade (upside), pois o Sharpe ao utilizar o modelo da média-variância, que tem os desvios em relação à média elevados ao quadrado, pelo que, por ex., o desvio negativo de -2 (má volatilidade), em relação à média, é igual ao desvio positivo de 2 (boa volatilidade), pois -2^2 = 2^2 = 4. Assim, se atualmente nós estamos na situação de forte upside, então nós devemos subscrever um fundo de uma gestora que aposte tradicionalmente na volatilidade em situações de upside, e essa gestora é o HSBC, que como banco britânico também pode ter alguma vantagem em escolher as ações na antiga colónia, só que em Portugal o fundo HSBC GIF Indian Equity E acc só há em USD.

Em 2012 o fundo da Turquia do HSBC deu uma banhada aos fundos concorrentes, sendo, nesse ano, o fundo com maiores retornos, isto porque apostou na volatilidade, ao escolher ações de empresas com mais risco teórico mas com maiores possibilidades de retornos.

Aquele fundo da Índia do HSBC tem um retorno de 37.5% YTD (uma banhada em toda a concorrência), sendo que em 30/04/2014 tinha 8.7% e passado menos de 1 mês passou para uns brutais 37.5% (será que tinha alguma inside information sobre os então futuros resultados eleitorais?), tendo assim uma subida meteórica de 25.8%.
Apesar desta subida brutal do HSBC, ele tem um rácio P/E de 9.97 que é melhor que o P/E de 12.74 do fundo Nordea, o qual tem um retorno de 22.98% YTD

Tal como nós temos um determinado perfil de investimento, o qual não deve ser estático mas deve tentar ser dinâmico à procura das oportunidades mundiais diferenciadoras, as casas de investimento e os seus gestores também têm um determinado perfil característico nas suas apostas, pelo que se nós tivermos a competência e a sorte de detetar as fases iniciais das situações prolongadas de upside e downside, então só temos que escolher o melhor fundo disponível que aposte mais na volatilidade (boa) no upside e no downside, dentro dos fundos de ações, escolher o fundo menos volátil (má volatilidade), com menos percentagem de ações e uma maior % em liquidez e com maior nº de empresas do tipo value em detrimento de empresas tipo growth.

Fundos em EUR na Índia, em vez do Nordea (22.98% YTD), eu escolheria o da GS (28.64% YTD) ou até o da Franklin (24.76% YTD) apesar de ter um rácio P/E de 16.47 que é pior que o do Nordea (12.74) mas este fundo tem pouco histórico ao contrário do da Franklin, só que esta gestora, tradicionalmente, não aposta muito na volatilidade, e na atual situação na Índia, para mim não é bom.


Abr,
BedRock



Amigo BR,

Sim ainda tenho o BlackRock World Healthscience, e neste momento estou com -1,5%. O fundo JPM que referes é o JPM Global Healthcare D (acc) - USD (LU0432979960) ?

(...)


O BlackRock, recupera isso, não preocupes, os fundos de acções, convém ter-los no mínimo durante 5 anos, para sair com retornos interessantes, precisamente por isso mesmo, por vezes eles corrigem, tem que se dar tempo para eles crescerem.

O JPM que o BR, menciona tem esse pequeno pormenor, ser USD. :shame:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Índia

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 23:40

DMP Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
DMP Escreveu:
Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.

Boas DMP
Tenho à cerca de 75 dias uma carteira de "market timing" com 3 dos 4 fundos (só não tenho o JPM Emerging) e juntei a esta carteira para equilibrar um fundo de Obrigações Europa.
Estou com 4,15% rentabilidade.

A % alocação mais reduzida desta carteira vai para o Brasil, porque tenho também outro fundo desta área geografica noutra carteira.

Aconselho prudência na entrada de capital destes fundos, pois a volatilidade de um dia para o outro pode ser grande e passarem em poucos dias de mais valias a menos valias.
Devem perceber bem o risco inerente a este tipo de fundos.

Jokerportuga


Amigo Joker,

Completamente consciente. Vai ser uma carteira com alguns (poucos) trocos para surfar a tendência e procurar uma rentabilidade extra.

Um abraço.




DMP Escreveu:(...)

Relativamente a Turquia, Médio Oriente e Brasil, só este último é que me deixa reticente. Vou efectivamente colocar alguns (poucos) cobres em Médio Oriente e Turquia, acho que é ponto assente.

A dica do amigo Rick relativamente a surfar no Índico também me parece efectivamente uma boa oportunidade. Qualquer coisa assim do tipo :


JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433) + GS India Equity E (LU0333810850) 75% - 25%

ou então

Franklin MENA (LU0358406055) + JPM Turkey Equity D (acc) + GS India Equity E (LU0333810850) 50% - 25% - 25%


Confesso que esta última hipótese me agrada ainda mais.



Um abraço.




Ainda bem, que tens consciência do que te pode acontecer com estes gandas malucos (Brasil, Turquia, MENA, Índia). 8-)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 23:33

mp69 Escreveu:
BedRocK Escreveu:
BedRocK Escreveu: Boa tarde

Podem informar-me se já foi feita alguma análise a este fundo?

MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

Obrigado


Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.



mp69 (que raio de nick): A pesquisa deste fundo só pelo nome dá zero resultados no MSN Money, nas Morningstar.com, es, pt
Assim, sem o ISIN do fundo não dá para pesquisar. Agora pergunto: Se viste este fundo na publicidade do Best e não sabes mais nada sobre o mesmo, qual é o teu interesse sobre este fundo?


mp69 porque ao me tornar a registar só veio à cabeça a matricula do carro. O pessoal goza com ele dizendo que é Muito Porreiro.

Isin IE00B3MB7B14

Recebi um mail com ele. Vi que tinha direito a primeira pagina no Best. Achei a rendibilidade nos ultimos anos baixa mas como não percebo nada da matéria resolvi perguntar a quem de direito se já tinha alguma análise ao mesmo.[/quote]


Tal como já comentado anteriormente, dos fundos de HY, é o fundo com menor DP (risco), mas á custa da rentabilidade. O motivo? Simplesmente, apostar exclusivamente em obrigações HY de curta maturidade. O que acarreta menores retornos, a única vantagem é que menos sensível aos aumentos de taxas de juros.
Todos os fundos de obrigações de curta maturidade, têm essa vantagem, mas sempre á custa de menores retornos.

Ficas mais bem servido com o ES Tesouraria Ativa (ex-ES Monetário) ou até mesmo o ES Liquidez, que são fundos de mercado monetário, ambos tem melhores retornos e menores DP.

Tal como eu já tinha comentado: :wink:

Rick Lusitano (New) Escreveu:
BedRocK Escreveu:
mp69 Escreveu:Boa tarde

Podem informar-me se já foi feita alguma análise a este fundo?

MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

Obrigado


Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.


Este fundo é o da publicidade (banner) do site do BEST. Nova gestora, tem de se cumprir objectivos... :-#
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Waverton European

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 22:33

Para quem quiser também pedir fundos ao seu banco: :wink:

Manuel López "Selincaav"/Unience - Waverton European fund ya está en España (07-05-2014 12:24:11)
https://www.unience.com/blogs-financieros/Selincaav/waverton_european_fund_ya_esta_en_espana
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Fundos de Investimento (FI) - Dividendos

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 22:21

Fundos de Investimento (FI) - Dividendos

Neste post, coloco os fundos que para além, serem os melhores fundos das suas categorias, também são dos melhores fundos a pagarem dividendos. No final de cada fundo, encontra-se o rendimento a 12 meses (TANB) e a frequência de pagamento de dividendos.


OBRIGAÇÕES
Obrigações Globais Flexível
EUR
Imagem EUR -Jupiter Dynamic Bond L EUR Inc Morningstar [4,93%] [Trimestralmente]

Obrigações Globais Flexível - USD Hedged
USD
Imagem EUR - Jupiter Dynamic Bond L USD Inc Hedge Morningstar [4,95%] [Trimestralmente]



Obrigações Flexível USD - EUR Hedged
EUR
Imagem USD - PIMCO Income E Inc EUR (Hdg) Morningstar [4,08%] [Mensalmente]

Obrigações Flexível USD
USD
Imagem USD - PIMCO Income E Inc USD Morningstar [4,07%] [Mensalmente]




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Irlanda
Imagem Luxemburgo

EUR - Euro
USD - US Dollar
Editado pela última vez por Rick Lusitano (New) em 20/6/2014 23:53, num total de 2 vezes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 21:44

Fundos de Investimento (FI) - Novidades

Agora, que já estão registados e autorizados pela CMVM para ser comercializado em Portugal, pelo Best e que já está disponível no site do mesmo, apresento os fundos restantes que pedi ao Best em Fevereiro. O único fundo que pedi em Fevereiro e ainda não está aparentemente registado e autorizado pela CMVM, é o fundo da Nordea, na versão Hedge cambial, apesar já existir as versões em EUR (sem Hedge) e USD disponíveis online, mas aproveito para também para o apresentar. Ele pode já ser subscrito via impresso, até estar disponível no site do Best.


OBRIGAÇÕES
Obrigações Flexível Globais - EUR Hedged
EUR
Imagem USD - PIMCO Diversified Income Duration Hedged E Acc EUR (Hdg) Morningstar [1]

Obrigações Flexível Globais
USD
Imagem USD - PIMCO Diversified Income Duration Hedged E Acc USD Morningstar [1]



Obrigações Flexível USD - EUR Hedged
EUR
Imagem USD - PIMCO Income E Acc EUR (Hdg) Morningstar [2]

Obrigações Flexível USD
USD
Imagem USD - PIMCO Income E Acc USD Morningstar [2]



Obrigações de Colateral Hipotecário USD - EUR Hedged :: "Total Return" (MBS)
Imagem USD - Nordea-1 US Total Return Bond HE EUR Morningstar [3] Imagem




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Irlanda
Imagem Luxemburgo

USD - US Dollar

Imagem Subscrição via impresso

[1] Este fundo é gerido pela mesma gestora do PIMCO Diversified Income, a Eve Tournier. E é uma versão do mesmo fundo, mas com a protecção na duração das obrigações, com o intuito de ser menos sensível ao aumento das taxas de juro, mas isto acarreta também um custo, uma menor rentabilidade do que o irmão mais velho, o PIMCO Diversified Income. Podem ler mais pormenores sobre este fundo, no artigo da PIMCO:
http://europe.pimco.com/EN/Solutions/Pages/DiversifiedIncomeDurationHedgedStrategy.aspx


[2] Este fundo, tem conseguido na sua versão original, nos EUA, bater o famoso PIMCO Total Return. O seu gestor, o Daniel Ivascyn é considerado como o novo Bill Gross e após a saída do Mohamed El-Erian da PIMCO, é apontado como o sucessor do mesmo na cadeira do poder, após a retirada do Bill Gross. É um gestor que recentemente, tem recebido vários prémios devido ao desempenho.

[3] Este fundo, é gerido pelo outro guru das obrigações nos EUA, o Jeffrey Gundlach, neste caso, em obrigações de colateral hipotecário ou "mortgage-backed securities" (MBS). Apesar deste fundo ter como gestora a Nordea Investment Funds S.A., na realidade, que faz a gestão do fundo é a gestora Norte-Americana DoubleLine Capital LP, criada pelo próprio Jeffrey Gundlach.
Editado pela última vez por Rick Lusitano (New) em 29/6/2014 18:00, num total de 3 vezes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Índia

por DMP » 25/5/2014 19:46

jokerportuga Escreveu:
DMP Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.

Boas DMP
Tenho à cerca de 75 dias uma carteira de "market timing" com 3 dos 4 fundos (só não tenho o JPM Emerging) e juntei a esta carteira para equilibrar um fundo de Obrigações Europa.
Estou com 4,15% rentabilidade.

A % alocação mais reduzida desta carteira vai para o Brasil, porque tenho também outro fundo desta área geografica noutra carteira.

Aconselho prudência na entrada de capital destes fundos, pois a volatilidade de um dia para o outro pode ser grande e passarem em poucos dias de mais valias a menos valias.
Devem perceber bem o risco inerente a este tipo de fundos.

Jokerportuga


Amigo Joker,

Completamente consciente. Vai ser uma carteira com alguns (poucos) trocos para surfar a tendência e procurar uma rentabilidade extra.

Um abraço.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Índia

por DMP » 25/5/2014 19:34

BedRocK Escreveu:
DMP Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.


Amigo:
Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.

O nosso amigo Rick que me desculpe, mas nesta altura de uma expectável continuação do rally do mercado acionista na Índia, motivado pela histórica maioria absoluta do recém eleito governo, associado ao reputado novo governador do banco central da Índia que tentou estancar a saída de capitais estrangeiros com a rápida subida da taxa de juros ao mesmo tempo que tenta controlar a inflação; eu não iria subscrever o fundo do Nordea, pelas razões que a seguir explico.

Quando se está num forte rally acionista, vocês não devem dar importância às 5 ou 4 estrelas Morningstar e ao associado rácio de Sharpe, porque este rácio é matemáticamente cego ao dar o mesmo peso ou importância à má volatilidade (downside) e à boa volatilidade (upside), pois o Sharpe ao utilizar o modelo da média-variância, que tem os desvios em relação à média elevados ao quadrado, pelo que, por ex., o desvio negativo de -2 (má volatilidade), em relação à média, é igual ao desvio positivo de 2 (boa volatilidade), pois -2^2 = 2^2 = 4. Assim, se atualmente nós estamos na situação de forte upside, então nós devemos subscrever um fundo de uma gestora que aposte tradicionalmente na volatilidade em situações de upside, e essa gestora é o HSBC, que como banco britânico também pode ter alguma vantagem em escolher as ações na antiga colónia, só que em Portugal o fundo HSBC GIF Indian Equity E acc só há em USD.

Em 2012 o fundo da Turquia do HSBC deu uma banhada aos fundos concorrentes, sendo, nesse ano, o fundo com maiores retornos, isto porque apostou na volatilidade, ao escolher ações de empresas com mais risco teórico mas com maiores possibilidades de retornos.

Aquele fundo da Índia do HSBC tem um retorno de 37.5% YTD (uma banhada em toda a concorrência), sendo que em 30/04/2014 tinha 8.7% e passado menos de 1 mês passou para uns brutais 37.5% (será que tinha alguma inside information sobre os então futuros resultados eleitorais?), tendo assim uma subida meteórica de 25.8%.
Apesar desta subida brutal do HSBC, ele tem um rácio P/E de 9.97 que é melhor que o P/E de 12.74 do fundo Nordea, o qual tem um retorno de 22.98% YTD

Tal como nós temos um determinado perfil de investimento, o qual não deve ser estático mas deve tentar ser dinâmico à procura das oportunidades mundiais diferenciadoras, as casas de investimento e os seus gestores também têm um determinado perfil característico nas suas apostas, pelo que se nós tivermos a competência e a sorte de detetar as fases iniciais das situações prolongadas de upside e downside, então só temos que escolher o melhor fundo disponível que aposte mais na volatilidade (boa) no upside e no downside, dentro dos fundos de ações, escolher o fundo menos volátil (má volatilidade), com menos percentagem de ações e uma maior % em liquidez e com maior nº de empresas do tipo value em detrimento de empresas tipo growth.

Fundos em EUR na Índia, em vez do Nordea (22.98% YTD), eu escolheria o da GS (28.64% YTD) ou até o da Franklin (24.76% YTD) apesar de ter um rácio P/E de 16.47 que é pior que o do Nordea (12.74) mas este fundo tem pouco histórico ao contrário do da Franklin, só que esta gestora, tradicionalmente, não aposta muito na volatilidade, e na atual situação na Índia, para mim não é bom.


Abr,
BedRock



Amigo BR,

Sim ainda tenho o BlackRock World Healthscience, e neste momento estou com -1,5%. O fundo JPM que referes é o JPM Global Healthcare D (acc) - USD (LU0432979960) ?

Relativamente a Turquia, Médio Oriente e Brasil, só este último é que me deixa reticente. Vou efectivamente colocar alguns (poucos) cobres em Médio Oriente e Turquia, acho que é ponto assente.

A dica do amigo Rick relativamente a surfar no Índico também me parece efectivamente uma boa oportunidade. Qualquer coisa assim do tipo :


JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433) + GS India Equity E (LU0333810850) 75% - 25%

ou então

Franklin MENA (LU0358406055) + JPM Turkey Equity D (acc) + GS India Equity E (LU0333810850) 50% - 25% - 25%


Confesso que esta última hipótese me agrada ainda mais.



Um abraço.
Editado pela última vez por DMP em 25/5/2014 19:48, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Índia

por jokerportuga » 25/5/2014 18:55

DMP Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.

Boas DMP
Tenho à cerca de 75 dias uma carteira de "market timing" com 3 dos 4 fundos (só não tenho o JPM Emerging) e juntei a esta carteira para equilibrar um fundo de Obrigações Europa.
Estou com 4,15% rentabilidade.

A % alocação mais reduzida desta carteira vai para o Brasil, porque tenho também outro fundo desta área geografica noutra carteira.

Aconselho prudência na entrada de capital destes fundos, pois a volatilidade de um dia para o outro pode ser grande e passarem em poucos dias de mais valias a menos valias.
Devem perceber bem o risco inerente a este tipo de fundos.

Jokerportuga
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos de Investimento (FI) - Lista dos Desejos

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 17:44

Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - Lista dos Desejos

Neste post, vou colocar os fundos que desejaria ter, mas que devido a vários factores, como: a dificuldade de subscrever em Portugal, fundos domiciliados em Espanha, ou não existir ainda as versões de retalho sem comissões de subscrição e resgate dos fundos, ou a falta de vontade em comercializar no Banco Best, alguns fundos.


LISTA DOS DESEJOS :: "WISHLIST"
Acções Europa Capitalização Flexível
EUR
Imagem EUR - BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension E2 Morningstar [130/30] Imagem

(...)



Este fundo já está registado e autorizado pela CMVM para ser comercializado em Portugal, pelo Banco Invest, SA, desde de dia 20 de Maio de 2014. Por isso, já está incluído na minha listagem de Fundos de Investimento EUR na 1ª página do tópico.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Fundos de Investimento (FI) - Lista dos Desejos

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 17:30

Fundos de Investimento (FI) - Lista dos Desejos

Neste post, vou colocar os fundos que desejaria ter, mas que devido a vários factores, como: a dificuldade de subscrever em Portugal, fundos domiciliados em Espanha, ou não existir ainda as versões de retalho sem comissões de subscrição e resgate dos fundos, ou a falta de vontade em comercializar no Banco Best, alguns fundos.


LISTA DOS DESEJOS :: "WISHLIST"
Acções Europa Capitalização Flexível
EUR
Imagem EUR - BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension E2 Morningstar [130/30] Imagem



Obrigações Globais Flexível
EUR
Imagem EUR - GAM Star Credit Opportunities (EUR) Euro Acc Morningstar Imagem Imagem [1]



Obrigações de Catástrofe Globais
EUR
Imagem USD - GAM Star Cat Bond EUR Acc Morningstar [2]



Mercado Monetário EUR
EUR
Imagem EUR - ESAF Capital Plus FI Morningstar




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Espanha
Imagem Irlanda
Imagem Luxemburgo

EUR - Euro
USD - US Dollar

[1] Factsheet: https://www.gam.com/GamCom/Sites/GamCom/ResourceHandler/ResourceHandler.ashx?ResourceId=25001&FileName=SECEA_r.pdf


[2] Factsheet: https://www.gam.com/GamCom/Sites/GamCom/ResourceHandler/ResourceHandler.ashx?ResourceId=21848&FileName=SCTEA_r.pdf

Citywire Global - GAM launches catastrophe bond fund (07 November 2011)
http://citywireglobal.com/news/gam-launches-catastrophe-bond-fund/a540178
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por Rick Lusitano (New) » 25/5/2014 15:31

Daemoon Escreveu:Então a matricula não pode ser XX-MP-69 ??? não bebas mais vinho BedRock :shame: :shame:

(...)





BedRocK Escreveu:
Daemoon Escreveu:Então a matricula não pode ser XX-MP-69 ??? não bebas mais vinho BedRock :shame: :shame:

mp69 esse fundo é o fundo que apresenta menor desvio padrão da sua categoria mas em contrapartida é o que apresenta menor retorno, digamos que é um fundo com risco elevado ( High Yield ) mas calmo e consistente devido á sua exposição a High Yield corporativa Americana.


Tu até tens um certo humor com a matrícula, só podias acrescentar que esta tua sugestão de matrícula corresponde ao par de cromossomas XX feminino juntamente com o par de cromossomas masculino XY, que aqui foi substituído pelo MP (Macho Premier), e quando esses 2 pares se juntam, o que acontece? Para começar, na 1ªfase, faz com que os retornos aumentem em 69%, e o melhor é esperar pela fase final de explosão do vulcão, para depois se calcular os retornos finais e a volatilidade do processo, sendo que o desempenho destas duas variáveis depende um pouco do ambiente envolvente e do tipo de mercado que se está a explorar, pois uma coisa é se estar num forte rally de upside, a outra é estar-se na fase de retração do downside, o que não haverá problemas de maior se depois vier novamente uma fase de upside.

O segredo e o sucesso do processo deste mercado é saber controlar a má volatilidade do downside e alavancar, com todas as nossas energias/liquidez, o processo na fase de upside e prolongar ao máximo a boa volatilidade, deixando correr os lucros, mas, quando o mercado é um pouco desconhecido, devemos usar sempre proteção cambial.

Companheiro, volta sempre e não te inibas.

Abr,
BedRock



X-Rated Stamp.gif
X-Rated Stamp.gif (16.68 KiB) Visualizado 23691 vezes

:mrgreen:


Aconselho os intervenientes com conteúdos mais picantes. A fazer um aviso inicial do género: :lol:

" O seguinte conteúdo poderá eventualmente ferir algumas suscetibilidades mais sensíveis. "
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por BedRocK » 25/5/2014 15:20

Daemoon Escreveu:Então a matricula não pode ser XX-MP-69 ??? não bebas mais vinho BedRock :shame: :shame:

mp69 esse fundo é o fundo que apresenta menor desvio padrão da sua categoria mas em contrapartida é o que apresenta menor retorno, digamos que é um fundo com risco elevado ( High Yield ) mas calmo e consistente devido á sua exposição a High Yield corporativa Americana.


Tu até tens um certo humor com a matrícula, só podias acrescentar que esta tua sugestão de matrícula corresponde ao par de cromossomas XX feminino juntamente com o par de cromossomas masculino XY, que aqui foi substituído pelo MP (Macho Premier), e quando esses 2 pares se juntam, o que acontece? Para começar, na 1ªfase, faz com que os retornos aumentem em 69%, e o melhor é esperar pela fase final de explosão do vulcão, para depois se calcular os retornos finais e a volatilidade do processo, sendo que o desempenho destas duas variáveis depende um pouco do ambiente envolvente e do tipo de mercado que se está a explorar, pois uma coisa é se estar num forte rally de upside, a outra é estar-se na fase de retração do downside, o que não haverá quaisquer problemas se depois vier novamente uma fase de upside, pois o engraçado deste mercado é observar o seu swing e entrar em sintonia com o comprimento de onda do campo electromagnético do outro par de cromossomas.

O segredo e o sucesso do processo deste mercado é saber controlar a má volatilidade do downside e alavancar, com todas as nossas energias/liquidez, o processo na fase de upside e prolongar ao máximo a boa volatilidade, deixando correr os lucros, mas, quando o mercado é um pouco desconhecido, devemos usar sempre proteção cambial.

Companheiro, volta sempre e não te inibas, pois lata não te falta e deverá haver alguém que aprecie as tuas investidas (eu não, temos pena...) e toma um conselho: deixa de beber coca cola e bebe às refeições um copo de um bom vinho tinto, pois não faz mal e até funciona como um bom remédio para todo o sistema circulatório sanguíneo.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 25/5/2014 15:33, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por Daemoon » 25/5/2014 14:28

Então a matricula não pode ser XX-MP-69 ??? não bebas mais vinho BedRock :shame: :shame:

mp69 esse fundo é o fundo que apresenta menor desvio padrão da sua categoria mas em contrapartida é o que apresenta menor retorno, digamos que é um fundo com risco elevado ( High Yield ) mas calmo e consistente devido á sua exposição a High Yield corporativa Americana.
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Índia

por BedRocK » 25/5/2014 0:36

DMP Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.


Amigo:
Questão prévia: ainda tens o fundo de saúde da BlackRock? E se o tens qual á % de retornos? Quando puderes e lá mais para a frente, depois de mais correção em curso, vende esse fundo e subscreve o da saúde do JPMorgan, que não dá quaisquer hipóteses à concorrência. Por outro lado, há diversos estudos que provam que, normalmente, os investidores subscrevem fundos com melhores performances no passado recente, havendo assim um efeito memória nos investidores assim como também o cluster da volatilidade é a consequência do efeito memória verificado na volatilidade ao longo do tempo.

O nosso amigo Rick que me desculpe, mas nesta altura de uma expectável continuação do rally do mercado acionista na Índia, motivado pela histórica maioria absoluta do recém eleito governo, associado ao reputado novo governador do banco central da Índia que tentou estancar a saída de capitais estrangeiros com a rápida subida da taxa de juros ao mesmo tempo que tenta controlar a inflação; eu não iria subscrever o fundo do Nordea, pelas razões que a seguir explico.

Quando se está num forte rally acionista, vocês não devem dar importância às 5 ou 4 estrelas Morningstar e ao associado rácio de Sharpe, porque este rácio é matemáticamente cego ao dar o mesmo peso ou importância à má volatilidade (downside) e à boa volatilidade (upside), pois o Sharpe ao utilizar o modelo da média-variância, que tem os desvios em relação à média elevados ao quadrado, pelo que, por ex., o desvio negativo de -2 (má volatilidade), em relação à média, é igual ao desvio positivo de 2 (boa volatilidade), pois -2^2 = 2^2 = 4. Assim, se atualmente nós estamos na situação de forte upside, então nós devemos subscrever um fundo de uma gestora que aposte tradicionalmente na volatilidade em situações de upside, e essa gestora é o HSBC, que como banco britânico também pode ter alguma vantagem em escolher as ações na antiga colónia, só que em Portugal o fundo HSBC GIF Indian Equity E acc só há em USD.

Em 2012 o fundo da Turquia do HSBC deu uma banhada aos fundos concorrentes, sendo, nesse ano, o fundo com maiores retornos, isto porque apostou na volatilidade, ao escolher ações de empresas com mais risco teórico mas com maiores possibilidades de retornos.

Aquele fundo da Índia do HSBC tem um retorno de 37.5% YTD (uma banhada em toda a concorrência), sendo que em 30/04/2014 tinha 8.7% e passado menos de 1 mês passou para uns brutais 37.5% (será que tinha alguma inside information sobre os então futuros resultados eleitorais?), tendo assim uma subida meteórica de 25.8%.
Apesar desta subida brutal do HSBC, ele tem um rácio P/E de 9.97 que é melhor que o P/E de 12.74 do fundo Nordea, o qual tem um retorno de 22.98% YTD

Tal como nós temos um determinado perfil de investimento, o qual não deve ser estático mas deve tentar ser dinâmico à procura das oportunidades mundiais diferenciadoras, as casas de investimento e os seus gestores também têm um determinado perfil característico nas suas apostas, pelo que se nós tivermos a competência e a sorte de detetar as fases iniciais das situações prolongadas de upside e downside, então só temos que escolher o melhor fundo disponível que aposte mais na volatilidade (boa) no upside e no downside, dentro dos fundos de ações, escolher o fundo menos volátil (má volatilidade), com menos percentagem de ações e uma maior % em liquidez e com maior nº de empresas do tipo value em detrimento de empresas tipo growth.

Fundos em EUR na Índia, em vez do Nordea (22.98% YTD), eu escolheria o da GS (28.64% YTD) ou até o da Franklin (24.76% YTD) apesar de ter um rácio P/E de 16.47 que é pior que o do Nordea (12.74) mas este fundo tem pouco histórico ao contrário do da Franklin, só que esta gestora, tradicionalmente, não aposta muito na volatilidade, e na atual situação na Índia, para mim não é bom.


Abr,
BedRock

P.S. Amigo, nunca te deixes entusiasmar muito com os fundos de investimento que isto é tudo menos matemática e mais irracionalidade, e quem anda neste "negócio" dos fundos tem sempre uma grande probabilidade de perder dinheiro e uma pequena probabilidade de ganhar dinheiro depois de pagar impostos, de descontar a inflação e de descontar os juros que ganharia se tivesse posto o capital a render num depósito a prazo (risk free).
Por outro lado, esta rapaziada da economia e das finanças têm linguagens, por vezes, um pouco estranhas, a saber: dizem que uma instituição qualquer é tanto mais sólida ou robusta quanto maior fôr a sua liquidez, isto para um físico dá para coçar a cabeça e voltar atrás para ler o parágrafo outra vez porque deve ter lido mal, pois para a física e todas as ciências, com exceção das económicas e financeiras, uma substância quanto mais fluida e líquida é, menos sólida é.
Depois aos AUM (ativos sob gestão) de um fundo chamam volume, quando depois essa unidade de medida não está ao cubo.
Depois falam que devemos saber escolher bons ativos financeiros e diversificados para a composição do portfolio, mas depois alguns dizem que devemos ter uma gestão passiva sobre esses ativos, então em que ficamos, afinal são ativos ou passivos?
Depois falam na boa e na má moeda, e o coitado do Santana Lopes foi considerado má moeda pelo Prof. Cavaco Silva e o Presidente Sampaio lá teve que demitir o Santana. Então a posse de qualquer moeda não é sempre uma coisa boa, e apesar de ser sólida não aumenta a nossa liquidez?
Ás vezes é mais interessante discutir o sexo dos anjos ou dos caracóis que ouvir certos economistas (não os formados em finanças porque para estes a matemática e as outras ciências exatas são matérias mais ao nível da superfície da Terra e não ao nível das nuvens ou da lua).
Agora imaginem a gente sermos governados por alguns economistas lunáticos e que ao mesmo tempo em vez de utilizar uma batedeira eléctrica para amassar o pão, gostam é de pôr as mãos na massa, e insistem, insistem como quem está a amassar bem o pão, só que depois o pão a levedar só vai crescer para eles enquanto que para o povo cada vez o pão é mais minguado, e depois lá vai o povo ter que pagar mais impostos.
Che ressuscita e vem cá à Terra pôr esta gente na ordem que em vez de nos dar umas boinas estreladas como a tua só nos dá barretes, e que barretes!
Agora, vou-vos dar um espetáculo musical do outro mundo da cantora francesa Mylene Farmer e do intemporal Joe Cocker (para mim, o melhor cantor de todos os tempos). Apreciem a Mylene a saír da cabeça de uma esfinge egípcia (qual bailarina do Lido em Paris a saír, à nossa frente, do meio de uma garrafa de champanhe gigante - grandes vidas, bons tempos). Será que assisti a este espetáculo da Mylene, quando estive a tirar uma pós-graduação no INSEAD? Mentira, mentira! Mas há uma pessoa no Caldeirão com formação do INSEAD que também é digna, como a Mylene, de saír do meio da cabeça da esfinge, e já estou a imaginar o brutal espetáculo que seria ver essas 2 estrelas a saírem da esfinge e virem pelo ar a esvoaçar de graciosidade em direção a nós e lançarem um olhar enigmático e provocador, bem aí alguns dos meus electrões cerebrais ficavam com certeza excitados e saltavam logo para a última orbital da nuvem electrónica, prontos a provocar uma reação de oxidação-redução de alto rendimento energético. O sol quando nasce não é para todos, e se para uns o sol está brilhante, para outros não se vê porque está encoberto com umas nuvens no horizonte mais ou menos cinzentas.
Desculpem lá, mas eu tinha de compor este meu texto com qualquer coisa de belo e diferenciador, até para ver se a gente esquece um pouco a trapaceira de certos políticos e de outros "artistas" que falam com eles e rapidamente imitam esses trapaceiros.
https://www.youtube.com/watch?v=pLu76CT ... 73979D5149
https://www.youtube.com/watch?v=ZN5RDJFwI3I
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por BedRocK » 24/5/2014 23:20

mp69 Escreveu:
BedRocK Escreveu:
BedRocK Escreveu: Boa tarde

Podem informar-me se já foi feita alguma análise a este fundo?

MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

Obrigado


Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.



mp69 (que raio de nick): A pesquisa deste fundo só pelo nome dá zero resultados no MSN Money, nas Morningstar.com, es, pt
Assim, sem o ISIN do fundo não dá para pesquisar. Agora pergunto: Se viste este fundo na publicidade do Best e não sabes mais nada sobre o mesmo, qual é o teu interesse sobre este fundo?
mp69 porque ao me tornar a registar só veio à cabeça a matricula do carro. O pessoal goza com ele dizendo que é Muito Porreiro.

Isin IE00B3MB7B14

Recebi um mail com ele. Vi que tinha direito a primeira pagina no Best. Achei a rendibilidade nos ultimos anos baixa mas como não percebo nada da matéria resolvi perguntar a quem de direito se já tinha alguma análise ao mesmo.


Companheiro: Com essa matricula, o teu carro não é de certeza português, deve ter sido matriculado numa ilhota offshore qualquer, e tu às tantas és um big player. :D

O fundo de obrigações em causa é também esquisito, como a matricula do teu carro, porque ao mesmo tempo que quer captar retornos com alto rendimento (HY), com um risco associado maior, ele também quer ser defensivo (com menos risco) ao ter também posições de maturidades curtas.

Eu entendo um fundo de obrigações short ou ultra short, que são os fundos de obrigações mais defensivos e que fazem a ponte entre o monetário/liquidez e as obrigações conservadoras, mas aquele fundo que mistura HY e short nesta altura do campeonato das obrigações não encaixa no meu cérebro, porque dificilmente alguém consegue ter, ao mesmo tempo, sol na eira e chuva no nabal, por isso é que a maioria dos fundos mistos (ações e obrigações) também valem pouco.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Índia

por DMP » 24/5/2014 18:44

Rick Lusitano (New) Escreveu:Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html


Boas Rick,

Ainda bem que abordas este tema pois já há algum tempo andava a preparar alguns cobres para constituição de uma terceira carteira para assumir um pouco mais de risco e surfar as tendências fazendo um pouco de market timing.

Para já apenas tenho debaixo de olho os fundos :

- Franklin MENA (LU0358406055)
- JPM Emerging Middle East Eq D (LU0522352433)
- JPM Turkey Equity D (acc)
- JPM Brazil Equity D (acc)

Médio Oriente, Brasil, Turquia e agora vou passar a ficar atento também à India seguindo a tua sugestão.

Conselhos?

BedRock, tu que és craque de crista das ondas, o que tens para me dizer sobre este assunto?


Um abraço.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por mp69 » 24/5/2014 1:19

BedRocK Escreveu:
BedRocK Escreveu: Boa tarde

Podem informar-me se já foi feita alguma análise a este fundo?

MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

Obrigado


Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.



mp69 (que raio de nick): A pesquisa deste fundo só pelo nome dá zero resultados no MSN Money, nas Morningstar.com, es, pt
Assim, sem o ISIN do fundo não dá para pesquisar. Agora pergunto: Se viste este fundo na publicidade do Best e não sabes mais nada sobre o mesmo, qual é o teu interesse sobre este fundo?[/quote]

mp69 porque ao me tornar a registar só veio à cabeça a matricula do carro. O pessoal goza com ele dizendo que é Muito Porreiro.

Isin IE00B3MB7B14

Recebi um mail com ele. Vi que tinha direito a primeira pagina no Best. Achei a rendibilidade nos ultimos anos baixa mas como não percebo nada da matéria resolvi perguntar a quem de direito se já tinha alguma análise ao mesmo.
 
Mensagens: 31
Registado: 12/12/2008 1:13
Localização: 15

Índia

por Rick Lusitano (New) » 24/5/2014 0:22

Como estou seriamente a pensar em abandonar o Japão da minha carteira CP (Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR), apesar de estar com apenas cerca de -2%, este ano, este fundo perdeu cerca -12%, eu entrei na grande correcção que ele teve no final de Janeiro, mas depois disto, não ata nem desata. Pelo que estou sair dele até ao final do mês e entrar na Índia (Nordea-1 Indian Equity Fund E EUR (LU0637333690)). Não pretendo sugerir a compra ou venda de activos.


Apesar de acompanhar há algum tempo a situação económica e política na Índia, (um dos mercados discutidos no I AC dos caçadores de + valias, :-" ), deixo uma noticia recente que explica os principais motivos:

Bloomberg - India ETFs Show Signs of an 80's-Era Reagan Boom (May 19, 2014 8:54 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-05-19/india-etfs-show-signs-of-an-80-s-era-reagan-boom.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por BedRocK » 24/5/2014 0:15

mp69 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
BedRocK Escreveu: Boa tarde

Podem informar-me se já foi feita alguma análise a este fundo?

MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

Obrigado


Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.


Este fundo é o da publicidade (banner) do site do BEST. Nova gestora, tem de se cumprir objectivos... :-#

Sim, é no BEST que vi. Alguma análise a ele? Obrigado


mp69 (que raio de nick): A pesquisa deste fundo só pelo nome dá zero resultados no MSN Money, nas Morningstar.com, es, pt
Assim, sem o ISIN do fundo não dá para pesquisar. Agora pergunto: Se viste este fundo na publicidade do Best e não sabes mais nada sobre o mesmo, qual é o teu interesse sobre este fundo?
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/5/2014 0:07

Que notícia surpreendente! Manipulação no ouro?! E por vários bancos e curiosamente os mesmos suspeitos do costume?! :twisted:


SA MC 2014-05-23 08,02 ET.gif
SA MC 2014-05-23 08,02 ET.gif (25.53 KiB) Visualizado 10488 vezes

Fonte: Seeking Alpha - More on the Barclays gold-fixing fine (May 23 2014, 08:02 ET)
http://seekingalpha.com/news/1768643-more-on-the-barclays-gold-fixing-fine
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 353 visitantes