Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Instrumentos de Dívida Pública

por Rick Lusitano (New) » 31/3/2014 15:27

Imagem

Fonte: Deco Proteste/Jornal de Negócios - Dívida pública dá saúde à sua carteira (31 Março 2014, 11:47)
http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/contribuicoes_externas/analises_deco/detalhe/divida_publica_da_saude_a_sua_carteira.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 31/3/2014 14:06

Chico_laranja Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
{quote="Chico_laranja"} - Esta brincadeira é para que o texto faça sentido e se contorne a limitação das 3 citações
Código: Selecionar todos
Obrigado Joker. Bom link.

Isto de MACD dava para fazer alguns testes engraçados houvesse tempo.

1º, pegando nos dados a 7 ou 10 anos e fazendo a simulação da compra e venda de acordo com os indicadores.

Algumas afinações dos valores para filtrar falsos alarmes e limites e já se teria algo decente.

De seguida teria que se fazer o mesmo contando com o atraso de 2-3 dias nas ordens. Vendendo hoje(dia D) a venda será feita com a cotação de D+2 ou D+3. Este delay pode ter efeitos estranhos nesta coisa de MACD e respectivas "indicações".

Depois ainda entram os 28% de IRS em cada mais valia.

Entrar neste mundo é abrir uma caixa de pandora dentro da matrix embora seja assim que muitos ganhem a vida, principalmente no mundo mais movimentado das acções.


Os atrasos, não permitem fazer trades de muito prazo, ou seja, de alguns dias. Até pode acontecer estares a ganhar, quando dás a ordem de venda, e depois sabes a cotação ao final do dia e perdestes. Já me aconteceu vender 1 fundo, que tinha há uns meses, antes que caísse para valores negativos (estava a cair dos +10% num espaço de 2 semanas), e nos +2.5% dei a ordem de venda e no final do dia, ele ficou -0.45%. :wall:
A minha sorte no meio do azar, foi que ele tinha distribuído dividendos meses antes, e contas feitas, fiquei com saldo de cerca de +1% no fundo.


Daí o eu ter referido que era preciso primeiro fazer backtest com vários níveis de decisão para eliminar falsos positivos mas também não ignorar os alarmes senão a venda era feita já com -5 ou -10%.

Os limites até poderiam mudar ao longo do tempo para irem estreitando conforme o prazo fosse maior pois se no início só se ganhou 1 ou 2% e aí é chato vender por um indicador de -0.01 e aí poderia levar-se a coisa para uns -0.05 ou -0.7, quando se ganhou já 12 ou 15% -0.02 já seria aceitável pois mesmo que na venda ficássemos com apenas 10% já era bastante bom mas aqui também entra a parte pessoal.




Não entrei pois não tenho tempo nem disponibilidade financeira para tal mas é uma área que me levanta bastante interesse :-k



Já vistes ou usastes a opção de alertas do Best, inclusive para os fundos. É uma maneira de se ter stops nos fundos. :wink:
Para além de servir de controlo para quem não tem tempos para vigiar a carteira.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 31/3/2014 10:49

Rick Lusitano Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
{quote="Chico_laranja"} - Esta brincadeira é para que o texto faça sentido e se contorne a limitação das 3 citações
Código: Selecionar todos
Obrigado Joker. Bom link.

Isto de MACD dava para fazer alguns testes engraçados houvesse tempo.

1º, pegando nos dados a 7 ou 10 anos e fazendo a simulação da compra e venda de acordo com os indicadores.

Algumas afinações dos valores para filtrar falsos alarmes e limites e já se teria algo decente.

De seguida teria que se fazer o mesmo contando com o atraso de 2-3 dias nas ordens. Vendendo hoje(dia D) a venda será feita com a cotação de D+2 ou D+3. Este delay pode ter efeitos estranhos nesta coisa de MACD e respectivas "indicações".

Depois ainda entram os 28% de IRS em cada mais valia.

Entrar neste mundo é abrir uma caixa de pandora dentro da matrix embora seja assim que muitos ganhem a vida, principalmente no mundo mais movimentado das acções.
{[/quote}

Os atrasos, não permitem fazer trades de muito prazo, ou seja, de alguns dias. Até pode acontecer estares a ganhar, quando dás a ordem de venda, e depois sabes a cotação ao final do dia e perdestes. Já me aconteceu vender 1 fundo, que tinha há uns meses, antes que caísse para valores negativos (estava a cair dos +10% num espaço de 2 semanas), e nos +2.5% dei a ordem de venda e no final do dia, ele ficou -0.45%. :wall:
A minha sorte no meio do azar, foi que ele tinha distribuído dividendos meses antes, e contas feitas, fiquei com saldo de cerca de +1% no fundo.


Daí o eu ter referido que era preciso primeiro fazer backtest com vários níveis de decisão para eliminar falsos positivos mas também não ignorar os alarmes senão a venda era feita já com -5 ou -10%.

Os limites até poderiam mudar ao longo do tempo para irem estreitando conforme o prazo fosse maior pois se no início só se ganhou 1 ou 2% e aí é chato vender por um indicador de -0.01 e aí poderia levar-se a coisa para uns -0.05 ou -0.7, quando se ganhou já 12 ou 15% -0.02 já seria aceitável pois mesmo que na venda ficássemos com apenas 10% já era bastante bom mas aqui também entra a parte pessoal.



Agora, já sei o porquê, de estares mais ausente. Entrastes para o lado negro da força, estás a aprender as artes do "market timing" e da AT. Imagem




Não entrei pois não tenho tempo nem disponibilidade financeira para tal mas é uma área que me levanta bastante interesse :-k
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por DMP » 30/3/2014 2:49

Os 1.000 a manter, deve ser um erro, ou os tipos de IT da Morningstar, foram-se embora para o fim-de-semana e não completaram o serviço, ou simplesmente se esqueceram.


Ainda bem. Fizeram-me olhar para o Eurizon com mais atenção. :mrgreen:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/3/2014 2:46

DMP Escreveu:Subscrevi no dia 18/03, a 1000Eur sim, -2,70% à pala das Biotchs. :mrgreen:


Eu já me safei das biotechs, soube que nem ginjas, +56% brutos. :mrgreen:

Vamos se elas recuperam ou vão continuar a descer a ribanceira. :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/3/2014 2:43

DMP Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
DMP Escreveu:Amigo Rick,

Tranquilo, é precisamente o que disseste. Vai entrar com uma percentagem mínima na minha segunda carteira para complementar o Invesco Pan Eurp Structured Eq E e o MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR.

Fiz ainda uma outra troca, BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR  por Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R, mas esta por questões de liquidez. :mrgreen:

:wink:


Mas o BlackRock só custa 100 paus. (Agora * :wink: ). É mais barato que 1 UP do Eurizon Pharma que custa 108,67 EUR (27-03-2014). Mas ficastes melhor servido, com o Eurizon, que tem menos Biotechs e mais farmacêuticas, logo menos volátil (e menos retorno).


* Comprastes os fundos, quando o BlackRock ainda estava a 1000 EUR?


Ainda só tenho BlackRock na primeira carteira, e estou a levar no corpo. :mrgreen:

A segunda carteira está à espera de liquidez de um DP que vai vencer em breve, ainda não está totalmente constituída. Vai ficar com o Eurizon sim. Escapou-me essa dos 100 paus mínimo e daí ter feito a troca, mas n foi o único motivo, também gostei da menor volatilidade e da maior dipersão de activos, o BlackRock tinha muito EUA.

No Best o BlackRock (ainda?) aparece 100Eur minimo inicial, mas mínimo a manter 1000Eur. :-k


Os 1.000 a manter, deve ser um erro, ou os tipos de IT da Morningstar, foram-se embora para o fim-de-semana e não completaram o serviço, ou simplesmente se esqueceram. 8-)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 30/3/2014 2:40

Subscrevi no dia 18/03, a 1000Eur sim, -2,70% à pala das Biotchs. :mrgreen:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por DMP » 30/3/2014 2:33

Rick Lusitano Escreveu:
DMP Escreveu:Amigo Rick,

Tranquilo, é precisamente o que disseste. Vai entrar com uma percentagem mínima na minha segunda carteira para complementar o Invesco Pan Eurp Structured Eq E e o MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR.

Fiz ainda uma outra troca, BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR  por Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R, mas esta por questões de liquidez. :mrgreen:

:wink:


Mas o BlackRock só custa 100 paus. (Agora * :wink: ). É mais barato que 1 UP do Eurizon Pharma que custa 108,67 EUR (27-03-2014). Mas ficastes melhor servido, com o Eurizon, que tem menos Biotechs e mais farmacêuticas, logo menos volátil (e menos retorno).


* Comprastes os fundos, quando o BlackRock ainda estava a 1000 EUR?


Ainda só tenho BlackRock na primeira carteira, e estou a levar no corpo. :mrgreen:

A segunda carteira está à espera de liquidez de um DP que vai vencer em breve, ainda não está totalmente constituída. Vai ficar com o Eurizon sim. Escapou-me essa dos 100 paus mínimo e daí ter feito a troca, mas n foi o único motivo, também gostei da menor volatilidade e da maior dipersão de activos, o BlackRock tinha muito EUA.

No Best o BlackRock (ainda?) aparece 100Eur minimo inicial, mas mínimo a manter 1000Eur. :-k
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 30/3/2014 2:31

Rick Lusitano Escreveu:raio-x alemão, tem 1a opção extra, a "Sobreposição de activos", que permite ver os activos em comum em cada fundo, para além do peso que eles terão em carteira. Para comparares esses 2 fundos colocas o peso deles, o mais fácil será colocares o montante em vez de pores a %.
Já descobri, thanks!

Rick Lusitano Escreveu:Que aviso? Das biotechs?
Quando aparecerem novos fundos nos TOPs ou com novos minimos de investimento não é necessário vender tudo o que se tem e comprar os novos.

Rick Lusitano Escreveu:Já perdi 1 hora, para te responder. :shock:
O tempo voa. :mrgreen:
A hora mudou da 01H00 para 02H00. :lol:
Atenção aos almoços de familia, não se atrasem :lol:
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Brasil e os outros países emergentes

por Joao_87 » 30/3/2014 2:29

Rick Lusitano Escreveu:
Joao87 Escreveu:Rick, como não está na tua selecção de fundos na primeira página e sendo um assunto que tem voltado á ribalta nos últimos tempos, gostaria de saber se tens alguma opinião formada sobre Fundos de acções Brasil. Esta semana foi particularmente verdinha para o Bovespa com por exemplo só de quinta a valorizar 3,5%.


Sim, o Brasil, está a recuperar, porque as sondagens, estão a mostrar que a Dilma Rousseff, está perder popularidade, e existe a possibilidade de ela não ser reeleita. :twisted:

Apostas no Brasil, é como fazer apostas na Rússia, se o Putin, sair e entrar um político moderado, virado para o Ocidente e para o fim das oligarquias na Rússia. Ou se o Erdogan sair da Turquia, e aparecer uma alternativa anti-corrupção.

Ou seja, não são melhorias económicas, mas sim melhorias políticas.

A investir nesses tipos de mercados (emergentes), será sempre numa perspectiva de curto prazo. Pois os riscos políticos são muito grandes. O Brasil está muito dependente das exportações de Petróleo e outras matérias-primas, e o seu crescimento no passado, deu-se devido ao crescimento da China e seu continuo aumento pela procura de matérias primas, com o abrandamento económico Chinês, o Brasil e outros países produtores de matérias-primas, principalmente com fortes ligações com a China, ressentiram-se.


Obrigado pela análise rick!

Por vezes a primeira tendência é olhar só para os gráficos, mas é fundamental tentar perceber o que está por trás deles.

Foi isso que explicas te, assim já fico a saber com que linhas é que me coso. Provavelmente a probabilidade maior é a de ficar quietinho :D lol
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/3/2014 2:21

DMP Escreveu:Amigo Rick,

Tranquilo, é precisamente o que disseste. Vai entrar com uma percentagem mínima na minha segunda carteira para complementar o Invesco Pan Eurp Structured Eq E e o MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR.

Fiz ainda uma outra troca, BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR  por Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R, mas esta por questões de liquidez. :mrgreen:

:wink:


Mas o BlackRock só custa 100 paus. (Agora * :wink: ). É mais barato que 1 UP do Eurizon Pharma que custa 108,67 EUR (27-03-2014). Mas ficastes melhor servido, com o Eurizon, que tem menos Biotechs e mais farmacêuticas, logo menos volátil (e menos retorno).


* Comprastes os fundos, quando o BlackRock ainda estava a 1000 EUR?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/3/2014 2:10

Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:Contudo, não esquecer o aviso do Rick (referenciados diversas vezes neste tópico)!


Que aviso? Das biotechs?

Já perdi 1 hora, para te responder. :shock:
O tempo voa. :mrgreen:

A hora mudou da 01H00 para 02H00. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/3/2014 2:06

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Estava a achar estranho o que me dizes: :shame:

Correlações - PMEs.gif


Amigo, aqui tens desculpa. :lol:
Esse Invesco, ainda não tem histórico suficiente para fazer correlações. Vê lá o que aparece no quadro. :-"

Usa a ferramenta alemã da Morningstar que te mencionei ontem. :wink:


Nah, não tenho nada desculpa, porque é pura falta de atenção/fazer as coisas "à pressa"... :?

Entretanto já estive a analisar a ferramenta que mencionaste. Não tem a versão E Acc Eur do Invesco, apenas tem as versões USD e class A Acc Eur. Usei este último para a análise (caso tenha feito errado, avisa-me sff :) ) . Comparei também com o X-Ray do BB (usando a class E do Invesco) e os resultados entre as duas ferramentas são semelhantes. Há alguma vantagem na versão Morningstar/DE ao invés da Morningstar/BB (considerando que os fundos a analisar existem no BB)?

Bom, quanto à análise dos dois fundos, sendo o Invesco Global e o MFS focado na Europa e ambos juntos permitem uma distribuição entre capitalização pequena e média, pelo que penso ser possivel uma boa diversificação. Assim sendo, estou a pensar manter a ideia original: Invesco e uma pequena percentagem no MFS.

Obrigado pela atenção (que eu não tive) Rick.



Fizestes bem, os fundos para analisar a carteira, tanto faz ser versão em USD ou EUR, ou moeda qualquer, ou ser versão de investidor instituicional ou de retalho, A, B, C, .... A carteira é igual em todas versões dos fundos, o que muda é a performance, para além das condições comerciais.

O raio-x alemão, tem 1a opção extra, a "Sobreposição de activos", que permite ver os activos em comum em cada fundo, para além do peso que eles terão em carteira. Para comparares esses 2 fundos colocas o peso deles, o mais fácil será colocares o montante em vez de pores a %.

Se tiveres fundos de obrigações, ele faz a separação por tipos de obrigações, opção que nenhuma Morningstar tem (PT, ES; IT; UK).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/3/2014 1:58

CoimbraPT Escreveu:Já se faz análise de ETFs e tudo, gosto do rumo que isto está a tomar :p

BlackRock com minimos de 1 UP, vai ser uma alegria agora. BB a ouvir os seus clientes e com uma nova noção do mercado?
Contudo, não esquecer o aviso do Rick (referenciados diversas vezes neste tópico)!

Rick, deixei um comentário anteiror entre 2 posts teus que penso não teres visto (viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1106305#p1106285),


Agora apanhaste-me. :oops:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 30/3/2014 1:44

Já se faz análise de ETFs e tudo, gosto do rumo que isto está a tomar :p

BlackRock com minimos de 1 UP, vai ser uma alegria agora. BB a ouvir os seus clientes e com uma nova noção do mercado?
Contudo, não esquecer o aviso do Rick (referenciados diversas vezes neste tópico)!

Rick, deixei um comentário anteiror entre 2 posts teus que penso não teres visto (viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1106305#p1106285),
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por DMP » 29/3/2014 23:35

Amigo Rick,

Tranquilo, é precisamente o que disseste. Vai entrar com uma percentagem mínima na minha segunda carteira para complementar o Invesco Pan Eurp Structured Eq E e o MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR.

Fiz ainda uma outra troca, BlackRock Global Funds - World Healthscience E2 EUR  por Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R, mas esta por questões de liquidez. :mrgreen:

:wink:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/3/2014 21:12

Daemoon Escreveu:Rick qual o Blackrock que falas que é o melhor fundo Europa Grande Capitalização?

para mim é o Waverton European A EUR, que infelizmente não há cá... que tal meteres uma cunha? :mrgreen: :mrgreen:


É o melhor, mas o Waverton é uma cena esquisita... Por isso, não considero como o fundo Nº 1 (apesar de o ser). E pensei que o BlackRock pudesse ser comercializado pelo Best, por isso, este ficou como o Nº "1", apenas pela possibilidade de se poder subscrever. Mas o BlackRock que falo é um tipo de SICAV "especial", não comercializavel pelo Best. E também não é possível subscrever. :wall:

BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension Fund E2
http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000045M4


No final ficou com a "coroa" de Nº 1, o único que se pode subscrever, o UBS. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/3/2014 21:08

DMP Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
DMP Escreveu:Qual é o mínimo para o UBS Rick?


Rick Lusitano Escreveu:
Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.

1 UP neste momento está a 150,41€.


Escapou-me ! Obrigado



O facto de eu colocar novos fundos, não quer dizer os mais antigos, deixaram de bons. Quer dizer apenas, existe alternativas, uns por serem de gestoras diferentes, ou por terem mínimos de investimento mais acessíveis, ou ser categorias diferentes, ou por ser arriscados e possíveis maiores retornos, ou por serem mais equilibrados, ou por serem mais conservadores, ou por simplesmente terem políticas de investimento diferentes.

Quando os fundos deixam de ser bons, são despromovidos para a página das "Despromoções".

Agora, não vamos sempre aparece um fundo, trocar o que temos em carteira. Devemos ver se tem interesse para nós, ou não.

Quando o fundo estiver online, e quiserem dar 1 cheirinho para experimentar, de 1 UP, por exemplo, não faz mal nenhum. Agora usar o fundo como substituto de 1 fundo "todo-o-terreno" numa carteira é muito arriscado.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 29/3/2014 20:59

Rick qual o Blackrock que falas que é o melhor fundo Europa Grande Capitalização?

para mim é o Waverton European A EUR, que infelizmente não há cá... que tal meteres uma cunha? :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por DMP » 29/3/2014 20:48

jokerportuga Escreveu:
DMP Escreveu:Qual é o mínimo para o UBS Rick?


Rick Lusitano Escreveu:
Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.

1 UP neste momento está a 150,41€.


Escapou-me ! Obrigado
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 29/3/2014 20:38

DMP Escreveu:Qual é o mínimo para o UBS Rick?


Rick Lusitano Escreveu:
Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.

1 UP neste momento está a 150,41€.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 29/3/2014 20:21

Qual é o mínimo para o UBS Rick?
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/3/2014 18:08

Para não ser acusado de "Mutual funds Maniac" :lol: , deixo este artigo da Bloomberg sobre ETFs:

:arrow: Eric Balchunas/Bloomberg - ETF, the Sequel: Now in a Portfolio Near You (Mar 25, 2014 4:02 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-03-25/etf-the-sequel-now-in-a-portfolio-near-you.html



E um artigo interessante sobre os Emergentes, principalmente os BRIC e os Mercados Fronteira, incluindo o Médio Oriente:

:arrow: Bloomberg - BRIC Bust Fuels Investor Rush Into Frontier-Market ETFs (Mar 28, 2014 2:04 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-03-28/bric-bust-fuels-investor-rush-into-frontier-market-etfs.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc

por Rick Lusitano (New) » 29/3/2014 17:16

DMP Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.


Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar Imagem Imagem



Saldos nos fundos - Já confirmados:
Os fundos da BlackRock já estão a 100 EUR iniciais.
Os fundos da HSBC já estão a 1.000 EUR inciais.


Caramba Rick, já estou tentado a resgatar o Invesco Pan European Structured Equity Fund E e ainda nem liquidaram a ordem de subscrição.

:mrgreen:



Daemoon Escreveu: (...)

Excelente esse fundo, só não gostei do ano de 2008...



DMP, o fundo é do melhor dos fundos da Acções Europa Capitalização Grande, que podemos ter, (não deixam que tenhamos o melhor, um BlackRock :oh:), então contento-me pelo 2º melhor, este fundo é um fundo especial, se lerem a descrição da política de investimento dele, vão perceber, o negrito vermelho é de minha autoria:

Morningstar Escreveu:Objetivo de inversión: UBS (Lux) Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc
The Subfund invests in equities, equity rights or other capital shares of companies domiciled or predominantly active in Europe. Through a combination of long positions and short positions the Subfund typically aims for a net equity exposure between 80% and 120% of the total net assets. This net exposure may vary between 50% and 150% of the total net assets. The maximum gross long equity exposure must not exceed 150% and the maximum gross short equity exposure is limited to 50% of the total net assets. As defined in section 4. “Special Techniques and Instruments that have Securities and Money Market Instruments as Underlying Assets”, the Subfund may use exchange traded derivatives, such as equity options and futures, or OTC derivatives, such as equity rights (swaps), to build long equity exposures and short equity exposures. The Subfund must not engage in physical short sales of equities.



Ou seja traduzindo por miúdos, o fundo pode fazer investimentos para o longo prazo ou fazer investimentos que apostam em quedas de determinas empresas ("short positions") e pode usar alavancagem (usar dinheiro emprestado, compras a crédito), logo vai-se traduzir num maior risco, pode ter maiores perdas, como o Daemoon bem referiu em 2008. É um tipo de fundo que é bom para o crescimento de mercado, logo não é um "todo-o-terreno" para uma carteira de longo prazo, pois em alturas de crises, ele vai perder mais do que fundos mais conservadores.

Resumindo, DMP, este tipo de fundo não é para usado sozinho numa exposição a determinado mercado. A ter apenas 1 fundo por cada categoria, numa carteira de longo prazo, é melhor um "todo-o-terreno". E nas Acções Europa Capitalização Grande, o melhor "todo-o-terreno" é sem dúvida o Invesco Pan European Structured Equity E.


Se repararem já coloquei na listagem de fundos da 1ª página, fundos de "Absolute Return" de acções, e se repararem, eles fazem também "Long/Short" de acções, mas ao contrário do UBS, não é para maximizar o retorno e correndo mais riscos para isso, mas sim para preservar o capital, por isso, tem retornos mais baixos que as acções do seu respectivo mercado, se forem a ver os desvios-padrão, eles tem DP ao nível das obrigações, mas com retornos muitos mais elevados do que as obrigações. Este tipo de fundos ("Absolute Return") é para investidores que querem retornos semelhantes ás acções, mas ao mesmo tempo, com a volatilidade das obrigações. É quase um meio-termo, um compromisso entre retorno e risco.

Quem quiser, pode adaptar várias estratégias de investimento, por exemplo:

:arrow: 1 fundo do tipo do UBS + 1 "todo-o-terreno" :arrow: Com pouca % num fundo do tipo do UBS

:arrow: 1 fundo do tipo do UBS + 1 "Absolute Return" :arrow: Com bocadinho mais % do que a opção anterior num fundo do tipo do UBS

:arrow: 1 fundo do tipo do UBS + 1 "todo-o-terreno" + 1 "Absolute Return" :arrow: Fazem uma escala de risco

As sugestões de várias estratégias de investimento, a ser feitas, deverão ser conforme o vosso perfil de risco e adaptado a vossa estratégia de investimento pessoal. Não pretendo sugerir compras ou vendas com os meus comentários ou opiniões pessoais.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Brasil e os outros países emergentes

por Rick Lusitano (New) » 29/3/2014 16:34

Deixo uns gráficos, usando ETFs passivos para puderem observar a evolução do Brasil, neste último ano e a correlação com a China nos últimos 5 anos. E nota-se o abrandamento da China nos últimos anos, e levando o Brasil atrás. Em contraciclo, no último mes, o Brasil, recuperou mais do que a China, devido á possibilidade da Dilma Rousseff, se ir embora do Palácio do Planalto.


EWZ 1 Yr.gif
Fonte: Bloomberg
EWZ 1 Yr.gif (15.55 KiB) Visualizado 13057 vezes


EWZ vs. FXI 5 Yr.gif
Fonte: Bloomberg
EWZ vs. FXI 5 Yr.gif (33.31 KiB) Visualizado 13057 vezes


Legenda:
EWZ - iShares MSCI Brazil Capped ETF
FXI - iShares China Large-Cap ETF


Bloomberg Escreveu:Performance for EWZ
1-Month +9.44%
3-Month +0.40%
Year To Date +0.43%
1-Year -14.95%
3-Year -13.11%
5-Year +6.11%



Bloomberg Escreveu:Performance for FXI
1-Month +1.24%
3-Month -6.21%
Year To Date -6.62%
1-Year +0.05%
3-Year -3.72%
5-Year +6.03%



Fonte: Bloomberg
iShares MSCI Brazil Capped ETF - http://www.bloomberg.com/quote/EWZ:US
iShares China Large-Cap ETF - http://www.bloomberg.com/quote/FXI:US
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], ciliegino, Conservador, Google Adsense [Bot], icemetal, JoeP, Kooc, latbal, m-m, maturidade, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, Tx9262, vasco007, zeNando e 223 visitantes