Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 21:46

DMP Escreveu:Nota : O fundo da Threadneedle Glbl Extnd Alpha Net 1 EUR está em processo de fazer parte da oferta regular online no Best, faltando só a autorização do regulador.


Sim, é correcto. Para vocês ver, a questão da legislação dos fundos, este fundo sugeri a Direcção de Investimento do Best, em 12/Fevereiro. E o processo é mais rápido, porque a gestora, já está registada em Portugal, junto da CMVM. Pedi-o na versão em EUR e em USD, para quem quiser investir usando uma conta em USD. Mas quem quiser, pode subscrever-lo via impresso, junto do vosso PFA. É muito natural, os vossos PFAs, não terem conhecimento de determinados fundos, pois tirando eu próprio que os sugeri, a DI Best e o meu PFA, não deve existir muito mais pessoas a conhecer estes fundos e outros que ainda não anunciei no tópico. Se o vosso PFA, tiver dúvidas, ele que fale com a DI Best, ou então comigo, que eu explico-lhes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 21:34

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Para simplificar e agregar todos os ETFs, criei várias "Watchlists" com ETFs passivos no Seeking Alpha, para visualizar as valorizações e receber notícias especificas a cada índice/ETF. Recebo diariamente, um resumo de cada "Watchlist" que eu criei, logo, consigo, ter uma visão alargada dos mercados, sem ter que andar a procura em várias fontes. Se ficar curioso, sobre algo, é que depois esmiúço em fontes mais especializadas. [...]

[...]Estes exemplos, são apenas uma parte das "Watchlists" que tenho sobre os EUA e tenho outras "Watchlists", não só de ETFs que seguem índices de acções e obrigações, mas também de forex, matérias-primas, imobiliário, etc. Dou preferência a iShares, apenas por ter uma enorme diversidade de ETFs específicos, independentemente dos custos dos próprios ETFs serem mais caros e para não criar sobreposição de ETFs usando outras gestoras. Mas também tenho ETFs da Vanguard, para "Total Markets" e "US Large Caps", "US Mid Caps", "US Small Caps", etc. No caso do forex e matérias-primas, uso outras gestoras. Nos exemplos acima, a minha "Watchlist" "US Stocks - Sectors", usei só ETFs da SPDR e na minha "Wacthlist" "US Bonds - Treasuries", só usei a iShares.

Respondeste-me a uma questão que também andava a pesquisar: receber noticias resumo do dia. Gosto deste esquema de acompanhar mercados: ter os gráficos e ter resumos das noticias de cada um dos portfolios. :clap:


Prepara-te para uma inundação de emails da SA, se estiveres a seguir muitos ETFs, eu sigo mais de 100 ETFs, cada um especifico, desde países a mercados, incluindo zonas geográficas, sub-sectores económicos, por exemplo, na saúde nos EUA, são 4 subsectores, biotechs, farmacêuticas, equipamento médico e serviços médicos. E não uso ETFs com alavancagem ("Leveraged"), e só sigo 3 ETFs a shortar ("Inverse"), o Ouro, JPY e US treasuries, que penso são bons indicadores do sentimento dos investidores na economia mundial.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 25/3/2014 20:22

Rick Lusitano Escreveu:

Não tens que agradecer, isto é muitos anos a virar frangos. :mrgreen:


Se eu tivesse a trabalhar no Best, ganhavam vocês e ganhava eu. Para além do Best, é claro, a casa ganha sempre. :wink:



DMP Escreveu: :arrow: Relativamente ao JPM Europe Focus D (acc)-EUR foi uma alternativa à proposta do PFA Alken Fund European Opportunities-A. Recusei pelas posições que o Alken tem no mercado Russo com a crise da Crimeia e por ser mais volátil. O Franklin European Growth N Acc € que tens no top foi equacionado, menos volátil, mas o JPM teve um desempenho fantástico em 2013, e são idênticos a 3 e 5 anos. A escolha recaiu no JPM porque este ano saiu na frente de novo e cedi à pressão dos resultados a curto prazo. \:D/ Devo trocar?


Para Acções Europa, apenas a melhor dupla:

ACÇÕES EUROPA
Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - Invesco Pan European Structured Equity E Morningstar Imagem

Acções Europa Capitalização Pequena/Média
Imagem EUR - MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc Morningstar Imagem



DMP Escreveu: :arrow: Pictet Global Megatrend Sel-R EUR foi alternativa à sugestão do PFA Espírito Santo - Global Equity Depois desta sugestão o Picket pareceu-me aceitável. :lol: Irei trocar pelo Threadneedle Glbl Extnd Alpha Net 1 EUR que se encontra no teu TOP. Concordas?


Se de todos os fundos de Acções Globais que tens na minha listagem da 1ª página do tópico, é o perfeito para ti. Força nele. :wink:
(Não querendo te influenciar é o meu fundo de Acções Globais preferido, também tenho outros 2 fundos de Acções Globais da categoria "Acções Global Alto Dividendo", o Threadneedle e o Invesco.)



DMP Escreveu: :arrow:Confesso que no Jupiter me faz alguma comichão o pagamento de dividendos.

Também me faz a mim, principalmente, porque existe a versão deste fundo em versão de capitalização/acumulação (Acc), mas a informação que me foi transmitida é que a gestora, de momento, não pretende comercializar esta versão em Portugal. :wall:
Podes pegar nos dividendos que recebes, e metes no ES Tesouraria Activa. :wink:



DMP Escreveu:Alteravas alguma coisa nas novas alocações?

10% em cada: M&G; Henderson :arrow: OK
4% em cada: Pioneer; Threadneedle US e Global :arrow: OK
8% em JPM :arrow: 4% em cada: Invesco; MFS (acima mencionados)
10% em cada: Axa; UBS :arrow: 8% em cada e passava o Jupiter para 10%



Penso que assim ficas com a carteira mais equilibrada e mais diversificada, sem mexer nos pesos das classes de activos e nem nas zonas geográficas.

Os 4% em cada fundo de acções (28%), 10% em cada de obrigações conservadoras (~40%), 14% em obrigações moderadas e 8% em cada de obrigações mais arriscadas (16%), é bom, nem muito pesado, nem muito leve. Fazes uma escala gradual de risco, diversificando por classes de activos, por zonas geográficas, por capitalização (acções) e por risco de crédito e sensibilidade ás taxas de juro (obrigações).

Ficas com uma carteira muito boa. Simples e sem grandes invenções. Tendo o "cash" necessário, faz-se boas carteiras. (Tenho que ver se consigo, que o Best tenha os fundos da Henderson mais baratos, para mim, 1.000 EUR de mínimo seria excelente e mais aceitável.)



Não vou fazer comentários ás escolhas do PFA, quem faz o que pode, não merece castigo. :lol:


Imagem



Feito. \:D/

O meu muito obrigado pela ajuda. Estou mesmo satisfeito com o resultado! :clap:

Estou tão satisfeito que vou remodelar uma segunda carteira que tenho com base nesta, com um perfil um pouco mais agressivo e com horizonte temporal curto/médio prazo. Achas que isto seria exequível desta forma? :mrgreen:

Imagem

60%/40% Acções.

Os 30% em Henderson+ES RP são derivados aos mínimos. ES TA para colocar os dividendos do Jupiter. :mrgreen:

Em alternativa poderia :

:arrow: Abdicar do Henderson pelo DWS Euro Corporate Bonds NC e reforçar as outras categorias de obrigações com o remanescente.

:arrow: Abdicar do M&G e reforçar as outras categorias de obrigações.

:arrow: Abdicar das Obrigações conversíveis e reforçar as outras categorias de obrigações.


:-k

Com menos guita isto fica mais complicado ! :mrgreen:


Abraço.





@Chico_laranja, para esta carteira esse problema não se colocou. Obrigado.

Nota : O fundo da Threadneedle Glbl Extnd Alpha Net 1 EUR está em processo de fazer parte da oferta regular online no Best, faltando só a autorização do regulador.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 25/3/2014 20:19

Rick Lusitano Escreveu:Para simplificar e agregar todos os ETFs, criei várias "Watchlists" com ETFs passivos no Seeking Alpha, para visualizar as valorizações e receber notícias especificas a cada índice/ETF. Recebo diariamente, um resumo de cada "Watchlist" que eu criei, logo, consigo, ter uma visão alargada dos mercados, sem ter que andar a procura em várias fontes. Se ficar curioso, sobre algo, é que depois esmiúço em fontes mais especializadas. [...]

[...]Estes exemplos, são apenas uma parte das "Watchlists" que tenho sobre os EUA e tenho outras "Watchlists", não só de ETFs que seguem índices de acções e obrigações, mas também de forex, matérias-primas, imobiliário, etc. Dou preferência a iShares, apenas por ter uma enorme diversidade de ETFs específicos, independentemente dos custos dos próprios ETFs serem mais caros e para não criar sobreposição de ETFs usando outras gestoras. Mas também tenho ETFs da Vanguard, para "Total Markets" e "US Large Caps", "US Mid Caps", "US Small Caps", etc. No caso do forex e matérias-primas, uso outras gestoras. Nos exemplos acima, a minha "Watchlist" "US Stocks - Sectors", usei só ETFs da SPDR e na minha "Wacthlist" "US Bonds - Treasuries", só usei a iShares.

Respondeste-me a uma questão que também andava a pesquisar: receber noticias resumo do dia. Gosto deste esquema de acompanhar mercados: ter os gráficos e ter resumos das noticias de cada um dos portfolios. :clap:
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 19:57

Chico_laranja Escreveu:Rick

Eu já faço um pouco de GTAA rudimentar (fazemos todos :-" )

Parti de uma alocação 80-20 Obrigs / Acções, vou neste momento em qualquer coisa como 60-40 e um próximo reforço estou mais para apostar nas acções do que reequilibrar nos 65-35 pois obrigações não será grande praia até o pó assentar.


Sim, mas parte das pessoas, têm ideias e estratégias de investimento, que já existem, e podem não as conhecer teoricamente, arrisco-me a dizer que todos nós usamos várias estratégias de investimento mesmo numa carteira de LP, mesmo sem as conhecer. Por exemplo, a GTAA, "risk management", "market timing", "value investing", etc. Sugiro que leiam a secção do tópico dedicada ás estratégias de investimento, para vos ajudar a desenvolver as vossas próprias estratégias de investimentos. E também não faz mal nenhum, se lerem os "Mitos & Anomalias". :wink:

Rick Lusitano Escreveu:FINANÇAS
Estratégias de investimento (2013-12-13)
Mitos & Anomalias (2013-12-14)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 19:36

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Queres fazer uma GTAA?

Como a maior parte da literatura e estudos são baseados especificamente nos EUA, não me admirava nada que o "Investement Clock", também fosse baseado nos ciclos económicos dos EUA.
Mas sabes, que apesar de graficamente, os vários ciclos estarem divididos por igual, a duração destes ciclos, não é igual. Pode haver ciclos mais prolongados que outros. E por exemplo, os EUA, podem estar num determinado ciclo e outra região geográfica estar noutro. Mas como já sabes, a economia dos EUA, representa, cerca de 50% da economia global, logo a economia global, é altamente correlacionada com a economia dos EUA. Podes ver isso, através do MSCI World (países desenvolvidos) ou MSCI ACWI (países desenvolvidos e emergentos, excepto os mercados de fronteira) e o MSCI USA.

Podes tentar antever os ciclos, usando os ETFs passivos dos EUA e Globais (domiciliados nos EUA), para seguir as tendências deles. Aqui podes usar também análise técnica, mesmo que seja algo rudimentar, (sem: velas diárias, SMA, EMA, RSI, MACD, etc).


Ando a analisar a melhor forma de fazer uma GTAA através dos ETF, tanto geográficos como sectoriais (tendo em consideração análise fundamental, naturalmente). A imagem que o Rick adicionou ajuda muito para fazer o "overlap" nos gráficos e comparar comportamentos.


Para simplificar e agregar todos os ETFs, criei várias "Watchlists" com ETFs passivos no Seeking Alpha, para visualizar as valorizações e receber notícias especificas a cada índice/ETF. Recebo diariamente, um resumo de cada "Watchlist" que eu criei, logo, consigo, ter uma visão alargada dos mercados, sem ter que andar a procura em várias fontes. Se ficar curioso, sobre algo, é que depois esmiúço em fontes mais especializadas. Exemplos:
:arrow: US Bonds - Treasuries
IEF
IEI
SHY
TFLO
TIP
TLH
TLT

:arrow: US Stocks - Sectors
SPY
XLB
XLE
XLF
XLI
XLK
XLP
XLU
XLV
XLY
XTL

Estes exemplos, são apenas uma parte das "Watchlists" que tenho sobre os EUA e tenho outras "Watchlists", não só de ETFs que seguem índices de acções e obrigações, mas também de forex, matérias-primas, imobiliário, etc. Dou preferência a iShares, apenas por ter uma enorme diversidade de ETFs específicos, independentemente dos custos dos próprios ETFs serem mais caros e para não criar sobreposição de ETFs usando outras gestoras. Mas também tenho ETFs da Vanguard, para "Total Markets" e "US Large Caps", "US Mid Caps", "US Small Caps", etc. No caso do forex e matérias-primas, uso outras gestoras. Nos exemplos acima, a minha "Watchlist" "US Stocks - Sectors", usei só ETFs da SPDR e na minha "Wacthlist" "US Bonds - Treasuries", só usei a iShares.

SA My Watchlists.gif
SA My Watchlists.gif (6.97 KiB) Visualizado 14144 vezes
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 25/3/2014 19:24

Rick

Eu já faço um pouco de GTAA rudimentar (fazemos todos :-" )

Parti de uma alocação 80-20 Obrigs / Acções, vou neste momento em qualquer coisa como 60-40 e um próximo reforço estou mais para apostar nas acções do que reequilibrar nos 65-35 pois obrigações não será grande praia até o pó assentar.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 25/3/2014 17:49

Rick Lusitano Escreveu:Queres fazer uma GTAA?

Como a maior parte da literatura e estudos são baseados especificamente nos EUA, não me admirava nada que o "Investement Clock", também fosse baseado nos ciclos económicos dos EUA.
Mas sabes, que apesar de graficamente, os vários ciclos estarem divididos por igual, a duração destes ciclos, não é igual. Pode haver ciclos mais prolongados que outros. E por exemplo, os EUA, podem estar num determinado ciclo e outra região geográfica estar noutro. Mas como já sabes, a economia dos EUA, representa, cerca de 50% da economia global, logo a economia global, é altamente correlacionada com a economia dos EUA. Podes ver isso, através do MSCI World (países desenvolvidos) ou MSCI ACWI (países desenvolvidos e emergentos, excepto os mercados de fronteira) e o MSCI USA.

Podes tentar antever os ciclos, usando os ETFs passivos dos EUA e Globais (domiciliados nos EUA), para seguir as tendências deles. Aqui podes usar também análise técnica, mesmo que seja algo rudimentar, (sem: velas diárias, SMA, EMA, RSI, MACD, etc).


Ando a analisar a melhor forma de fazer uma GTAA através dos ETF, tanto geográficos como sectoriais (tendo em consideração análise fundamental, naturalmente). A imagem que o Rick adicionou ajuda muito para fazer o "overlap" nos gráficos e comparar comportamentos.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 16:00

Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu: :clap: :clap: :clap:
Andas a tomar vitaminas, estás a bombar nos mercados. Pelo vistos, temos 1 futuro guru dos mercados. :lol:
Consegues ver para além do óbvio e do imediato. O risco que existe, para quem só vê os últimos 5 anos, seja os retornos anualizados, como o DP. Por isso, convém ver pré-crise financeira 2008-09, desde de 2007. Para ter uma "verdadeira" visão.
Há fundos que a 5 anos, têm bons resultados, mas foram o ressalto das quedas de 2008-09, alguns deles, agora começa-se a ver, que estão a perder força, em que poderá se esgotado o poder de recuperação (começam a ficar sem o poder "foguete"), temos o exempo do Allianz European Growth, que em 2013, ficou nos últimos 17% de todos os fundos de Acções Europa Grande Capitalização (inclui as várias sub-categorias).


Rick

Em grande parte os créditos são teus, do VG e do LTCM e dos vossos 3 grandes tópicos (pena o do LTCM ter sido "apagado"). Obrigado pela força e ensinamentos.

Em vez de caires no fácil e dares peixe para matar a fome dás algo melhor: 1 cana e um curso de pesca e isso facilita bastante a malta :clap:

Eu agora precisava de aprender era algo mais sobre os ciclos económicos e aquele relógio que anda aí para trás. O que é cada 1/4 de hora, como identificar, como antever o seu início e o seu fim para ir fazendo os reforços de carteira de acordo com a onda.

DMP

Apenas uma nota. Cuidado que alguns desses fundos, em que queres alocar uns meros 4 ou 5% da tua carteira têm mínimos de abertura de 500€ ou até mais (Pioneer e Threadleneedle - 500€ e Jupiter - 1000€). O Threadleneedle tem ainda o contra de que toda e qualquer movimentação requer um mínimo de 500€ pelo que tens que contar com essa limitação para os possíveis reforços/rebalanceamentos.

Não sei se esta nota é relevante para o teu caso.

Esse MFS com os novos mínimos "negociados" pelo nosso amigo Rick é um must :twisted: . 35€ para abrir uma posição :-"



Chico, se sabes o que sabes, só se deve a ti mesmo. Á tua vontade de saber mais. Eu, o VG e o LTCM, só demos as sementes, em alguns casos, como teu, encontraram solo fértil, para poderem germinar e crescer por vocês próprios. E tu, também já começas dar as sementes a outras pessoas, é o ciclo da vida. Só é pena, que em Portugal, não haja uma disciplina dedicada aos mercados financeiros no ensino secundário. No meu caso especifico, tive Economia, Contabilidade, Organização e Gestão de Empresas, Cálculo Financeiro e Documentação e Legislação Comercial. Ou seja, muito focado em Economia e Gestão e nada em Finanças.


Eu fiz o artigo "10 Anos de Mercados", para alertar as pessoas, do perigo de só olharem para os últimos 5 anos, que foram de "bull market" em acções e nas obrigações devido aos QE nos EUA, o que provoca um olhar enviesado. Pois não são ciclos económicos normais.


Chico_laranja Escreveu:Eu agora precisava de aprender era algo mais sobre os ciclos económicos e aquele relógio que anda aí para trás. O que é cada 1/4 de hora, como identificar, como antever o seu início e o seu fim para ir fazendo os reforços de carteira de acordo com a onda.


Referes-te ao "Invesment Clock"?

2014-02-12_Investment Clock.png
2014-02-12_Investment Clock.png (217.55 KiB) Visualizado 14206 vezes




Como se pode ver, cada ciclo económico, tem características próprias, daí também a importância da diversificação em carteiras de LP. Também se pode ver, que as "Inflation-linked Bonds" (Obrigações indexadas à Inflação), estão associadas á valorização dos sectores "Consumer Staples" (Consumo Bens Básicos) "Health Care" (Saúde), "Utilites" (Serviços Públicos) e "Telecommunications" (Telecomunicações), podendo eles eventualmente substituir as Obrigações indexadas à Inflação, numa carteira de LP.

Queres fazer uma GTAA?

Como a maior parte da literatura e estudos são baseados especificamente nos EUA, não me admirava nada que o "Investement Clock", também fosse baseado nos ciclos económicos dos EUA.
Mas sabes, que apesar de graficamente, os vários ciclos estarem divididos por igual, a duração destes ciclos, não é igual. Pode haver ciclos mais prolongados que outros. E por exemplo, os EUA, podem estar num determinado ciclo e outra região geográfica estar noutro. Mas como já sabes, a economia dos EUA, representa, cerca de 50% da economia global, logo a economia global, é altamente correlacionada com a economia dos EUA. Podes ver isso, através do MSCI World (países desenvolvidos) ou MSCI ACWI (países desenvolvidos e emergentos, excepto os mercados de fronteira) e o MSCI USA.

Podes tentar antever os ciclos, usando os ETFs passivos dos EUA e Globais (domiciliados nos EUA), para seguir as tendências deles. Aqui podes usar também análise técnica, mesmo que seja algo rudimentar, (sem: velas diárias, SMA, EMA, RSI, MACD, etc).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 25/3/2014 13:57

Rick Lusitano Escreveu: :clap: :clap: :clap:
Andas a tomar vitaminas, estás a bombar nos mercados. Pelo vistos, temos 1 futuro guru dos mercados. :lol:
Consegues ver para além do óbvio e do imediato. O risco que existe, para quem só vê os últimos 5 anos, seja os retornos anualizados, como o DP. Por isso, convém ver pré-crise financeira 2008-09, desde de 2007. Para ter uma "verdadeira" visão.
Há fundos que a 5 anos, têm bons resultados, mas foram o ressalto das quedas de 2008-09, alguns deles, agora começa-se a ver, que estão a perder força, em que poderá se esgotado o poder de recuperação (começam a ficar sem o poder "foguete"), temos o exempo do Allianz European Growth, que em 2013, ficou nos últimos 17% de todos os fundos de Acções Europa Grande Capitalização (inclui as várias sub-categorias).


Rick

Em grande parte os créditos são teus, do VG e do LTCM e dos vossos 3 grandes tópicos (pena o do LTCM ter sido "apagado"). Obrigado pela força e ensinamentos.

Em vez de caires no fácil e dares peixe para matar a fome dás algo melhor: 1 cana e um curso de pesca e isso facilita bastante a malta :clap:

Eu agora precisava de aprender era algo mais sobre os ciclos económicos e aquele relógio que anda aí para trás. O que é cada 1/4 de hora, como identificar, como antever o seu início e o seu fim para ir fazendo os reforços de carteira de acordo com a onda.

DMP

Apenas uma nota. Cuidado que alguns desses fundos, em que queres alocar uns meros 4 ou 5% da tua carteira têm mínimos de abertura de 500€ ou até mais (Pioneer e Threadleneedle - 500€ e Jupiter - 1000€). O Threadleneedle tem ainda o contra de que toda e qualquer movimentação requer um mínimo de 500€ pelo que tens que contar com essa limitação para os possíveis reforços/rebalanceamentos.

Não sei se esta nota é relevante para o teu caso.

Esse MFS com os novos mínimos "negociados" pelo nosso amigo Rick é um must :twisted: . 35€ para abrir uma posição :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por xzx » 25/3/2014 10:05

Bom dia Rick
Parabéns e Obrigado pelo excelente trabalho com que nos tem presenteado.
Não sou habitué de Fundos e confesso que tenho alguma dificuldade na escolha, mas agora quero alocar neles parte da carteira para aliviar um pouco o stress.
Habitualmente invisto em Acções, Warrants ( adtualmente pouco) e Certificados. Será um Perfil " Agressivo". Nesta linha, posso contar com alguma sugestão para um bom mix Geografia / áreas de negócio ?
Muito obrigado e continuação do bom trabalho.
 
Mensagens: 343
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 3:19

DMP Escreveu:Obrigado Rick, espero ficar por aqui bastante tempo e acompanhar-te também no teu novo projecto que pela descrição será uma grande ajuda para todos nós. Força com isso! :clap:

Agora vamos por partes, a carteira foi construída em conjunto com o PFA sim.

Foi delineada para o médio/longo prazo e para um perfil de risco moderado. Com este ajuste, pretendo equilibrar a carteira e assumir um pouco mais de risco com a introdução de novos Fundo de Acções US uns pózinhos do M&G e uma melhor redistribuição das alocações com possível introdução de novos fundos à custa de obrigações short e/ou tesouraria. Estamos de acordo! \:D/

Fica aqui um resumo daquilo que poderá vir então a ser a carteira de acordo com o que concordamos :

Imagem

Acções 24% + M&G. De acordo com aquilo que tinha em mente 70/30%.

:arrow: Relativamente ao JPM Europe Focus D (acc)-EUR foi uma alternativa à proposta do PFA Alken Fund European Opportunities-A. Recusei pelas posições que o Alken tem no mercado Russo com a crise da Crimeia e por ser mais volátil. O Franklin European Growth N Acc € que tens no top foi equacionado, menos volátil, mas o JPM teve um desempenho fantástico em 2013, e são idênticos a 3 e 5 anos. A escolha recaiu no JPM porque este ano saiu na frente de novo e cedi à pressão dos resultados a curto prazo. \:D/ Devo trocar?


:arrow: Pictet Global Megatrend Sel-R EUR foi alternativa à sugestão do PFA Espírito Santo - Global Equity Depois desta sugestão o Picket pareceu-me aceitável. :lol: Irei trocar pelo Threadneedle Glbl Extnd Alpha Net 1 EUR que se encontra no teu TOP. Concordas?

:arrow:A tua sugestão do Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND + Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc (EUR) para Fundos EUA é excelente :clap:

:arrow:Confesso que no Jupiter me faz alguma comichão o pagamento de dividendos.


Alteravas alguma coisa nas novas alocações?


Obrigado pela enorme disponibilidade!



Não tens que agradecer, isto é muitos anos a virar frangos. :mrgreen:


Se eu tivesse a trabalhar no Best, ganhavam vocês e ganhava eu. Para além do Best, é claro, a casa ganha sempre. :wink:



DMP Escreveu: :arrow: Relativamente ao JPM Europe Focus D (acc)-EUR foi uma alternativa à proposta do PFA Alken Fund European Opportunities-A. Recusei pelas posições que o Alken tem no mercado Russo com a crise da Crimeia e por ser mais volátil. O Franklin European Growth N Acc € que tens no top foi equacionado, menos volátil, mas o JPM teve um desempenho fantástico em 2013, e são idênticos a 3 e 5 anos. A escolha recaiu no JPM porque este ano saiu na frente de novo e cedi à pressão dos resultados a curto prazo. \:D/ Devo trocar?


Para Acções Europa, apenas a melhor dupla:

ACÇÕES EUROPA
Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - Invesco Pan European Structured Equity E Morningstar Imagem

Acções Europa Capitalização Pequena/Média
Imagem EUR - MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc Morningstar Imagem



DMP Escreveu: :arrow: Pictet Global Megatrend Sel-R EUR foi alternativa à sugestão do PFA Espírito Santo - Global Equity Depois desta sugestão o Picket pareceu-me aceitável. :lol: Irei trocar pelo Threadneedle Glbl Extnd Alpha Net 1 EUR que se encontra no teu TOP. Concordas?


Se de todos os fundos de Acções Globais que tens na minha listagem da 1ª página do tópico, é o perfeito para ti. Força nele. :wink:
(Não querendo te influenciar é o meu fundo de Acções Globais preferido, também tenho outros 2 fundos de Acções Globais da categoria "Acções Global Alto Dividendo", o Threadneedle e o Invesco.)



DMP Escreveu: :arrow:Confesso que no Jupiter me faz alguma comichão o pagamento de dividendos.

Também me faz a mim, principalmente, porque existe a versão deste fundo em versão de capitalização/acumulação (Acc), mas a informação que me foi transmitida é que a gestora, de momento, não pretende comercializar esta versão em Portugal. :wall:
Podes pegar nos dividendos que recebes, e metes no ES Tesouraria Activa. :wink:



DMP Escreveu:Alteravas alguma coisa nas novas alocações?

10% em cada: M&G; Henderson :arrow: OK
4% em cada: Pioneer; Threadneedle US e Global :arrow: OK
8% em JPM :arrow: 4% em cada: Invesco; MFS (acima mencionados)
10% em cada: Axa; UBS :arrow: 8% em cada e passava o Jupiter para 10%



Penso que assim ficas com a carteira mais equilibrada e mais diversificada, sem mexer nos pesos das classes de activos e nem nas zonas geográficas.

Os 4% em cada fundo de acções (28%), 10% em cada de obrigações conservadoras (~40%), 14% em obrigações moderadas e 8% em cada de obrigações mais arriscadas (16%), é bom, nem muito pesado, nem muito leve. Fazes uma escala gradual de risco, diversificando por classes de activos, por zonas geográficas, por capitalização (acções) e por risco de crédito e sensibilidade ás taxas de juro (obrigações).

Ficas com uma carteira muito boa. Simples e sem grandes invenções. Tendo o "cash" necessário, faz-se boas carteiras. (Tenho que ver se consigo, que o Best tenha os fundos da Henderson mais baratos, para mim, 1.000 EUR de mínimo seria excelente e mais aceitável.)



Não vou fazer comentários ás escolhas do PFA, quem faz o que pode, não merece castigo. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 25/3/2014 2:07

Obrigado Rick, espero ficar por aqui bastante tempo e acompanhar-te também no teu novo projecto que pela descrição será uma grande ajuda para todos nós. Força com isso! :clap:

Agora vamos por partes, a carteira foi construída em conjunto com o PFA sim.

Foi delineada para o médio/longo prazo e para um perfil de risco moderado. Com este ajuste, pretendo equilibrar a carteira e assumir um pouco mais de risco com a introdução de novos Fundo de Acções US uns pózinhos do M&G e uma melhor redistribuição das alocações com possível introdução de novos fundos à custa de obrigações short e/ou tesouraria. Estamos de acordo! \:D/

Fica aqui um resumo daquilo que poderá vir então a ser a carteira de acordo com o que concordamos :

Imagem

Acções 24% + M&G. De acordo com aquilo que tinha em mente 70/30%.

:arrow: Relativamente ao JPM Europe Focus D (acc)-EUR foi uma alternativa à proposta do PFA Alken Fund European Opportunities-A. Recusei pelas posições que o Alken tem no mercado Russo com a crise da Crimeia e por ser mais volátil. O Franklin European Growth N Acc € que tens no top foi equacionado, menos volátil, mas o JPM teve um desempenho fantástico em 2013, e são idênticos a 3 e 5 anos. A escolha recaiu no JPM porque este ano saiu na frente de novo e cedi à pressão dos resultados a curto prazo. \:D/ Devo trocar?


:arrow: Pictet Global Megatrend Sel-R EUR foi alternativa à sugestão do PFA Espírito Santo - Global Equity Depois desta sugestão o Picket pareceu-me aceitável. :lol: Irei trocar pelo Threadneedle Glbl Extnd Alpha Net 1 EUR que se encontra no teu TOP. Concordas?

:arrow:A tua sugestão do Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND + Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc (EUR) para Fundos EUA é excelente :clap:

:arrow:Confesso que no Jupiter me faz alguma comichão o pagamento de dividendos.


Alteravas alguma coisa nas novas alocações?


Obrigado pela enorme disponibilidade!
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 22:58

Brunomanco Escreveu:ja tenho um "fundo" desses ha uns dois anos :wink: . a maioria está em duas emissoes da PT e da EDP, de direito ingles, muito bem compradas em 2012. na altura havia o risco de tudo ca em Pt dar o berro. Agora tenho quase metade do meu cash disponivel a dar 9% liquidos ate 2020. O resto está em divida publica com yields entre os 6,5 a 7,5 brutos. nao sou do benfica mas tenho uns trocos numa emissao deles, e tambem da ren e mota engil, daquelas que lançaram para o retalho

mas estes "free lunchs" acabaram, e tenho andado a ler os 3 posts de fundos/etfs aqui do forum, com o objetivo de construir uma carteira 85%/15% divida/açoes, e ir "alimentado-a" ate à reforma. e tentando reservar algum valor residual para reforçar nos fundos de açoes nas "alturas de crise"


Então sabes a "mama" acabou. A não ser, que faças como o Sniper, e andares a mexer no lixo. :mrgreen:

Para viver dos rendimentos dos investimentos, é apenas preciso 2 coisas. Um montante inicial que seja elevado e bons activos que distribuam altos dividendos (aqui tens uma boa solução, se não encontrares bons activos que distribuam bons dividendos, podes subscrever fundos de capitalização e vais os vendendo, parcialmente ou então fazes uma gestão mais activa, fazendo mais-valias, ou até mesmo, aproveitar para surfar as tendências de subida, comprando fundos de segmentos em inversão de tendências).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 22:36

Rick Lusitano Escreveu:
DMP Escreveu:Boa tarde,

É a minha primeira participação como membro registado aqui no fórum, apesar de ser um leitor assíduo. Muito aprendi com vocês colegas mais experientes, e se hoje estou neste mundo, é também a vocês que o devo. Desde já o meu obrigado por toda a colaboração que nos prestam.

Necessito da vossa ajuda para efectuar um ajuste na minha carteira de fundos. Acho que ainda há espaço para melhorar, e como tal, venho ouvir as opiniões aqui dos colegas de fórum.

http://pt.scribd.com/doc/214211320/Carteira-2


Desde a criação da carteira que uma dúvida persiste. Prende-se com a exposição na Europa/EUA. O balanceamento foi premeditado numa tentativa de explorar a recuperação dos mercados Europeus para este ano. Mas parece-me continuar em falta um bom Fundo de acções EUA ? O que acham ?

A segunda dúvida prende-se com as obrigações short e o mercado monetário, e o excessivo peso que lhe dei defensivamente, apesar de ter tentado sempre maximizar a rentabilidade da carteira que "teoricamente" seria bastante satisfatório. Estou a pensar reduzir estas distribuições e adicionar qualquer coisa como um M&G Optimal Income Fund Euro Class e um Henderson Horizon Euro Corp Bond. Ainda estou a tentar perceber qual será a melhor forma para o fazer.

Agradeço desde já a vossa ajuda. Um abraço.



Bem vindo, DMP. :clap:

Vou colocar as imagens aqui, é melhor para todos verem, mais facilmente. E também podes fazer, o mesmo, em vez de colocares noutros sites, eles podem desactivar a tua conta, com o tempo, e o link fica inválido.

DMP.gif


1-cdc184b77b.jpg



Não tivestes aqui, umas sugestões do teu PFA? :wink:


36% em activos conservadores (DWS e o ES TA)
14% em activos moderados (ES RP)
16% em Obrigações HY (Axa)
14% em Obrigações convertíveis (UBS)
8% em Acções Europa (JPM)
4% em Acções Globais (Pictet)
4% em Acções Globais PMEs (Invesco)
4% em Acçoes Saúde & Biotechs (BlackRock)

Presumo pela carteira que é LP e o teu perfil é conservador. :-k

Os fundos que falas, o M&G Optimal Income Fund Euro Class e o Henderson Horizon Euro Corp Bond, são óptimas escolhas e refletem que tens um perfil mais defensivo. A ser assim, eu mandava para as urtigas, o DWS.


Dos teus fundos, só "não percebo" as escolhas por eles, se tens melhores:
:arrow: JPM Europe Focus D (acc)-EUR :arrow: Aqui, ainda dou-te o beneficio da dúvida, por ser 1 fundo "low cost", mas tens melhores, sejam "low cost" ou não.

:arrow: Pictet Global Megatrend Sel-R EUR :arrow: Possível vitima do Marketing ou de PFA? :mrgreen: Este fundo tem muita exposição ao Sector Saúde e principalmente Biotechs, já obténs isso no teu BlackRock, até porque têm em comum, várias empresas de Biotechs dos EUA. Este fundo da Pictet, parece-me um misto de fundos de acções: Pictet Biotech + Pictet Timber + Pictet Premium Brands. Tens melhores fundos de Acções Globais, sejam "low cost" ou não.




Alocações da carteira:
UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc
Apesar de perceber, que queres obrigações, mas sem teres muito risco referente aos possíveis aumentos de taxa de juro e para não entrares muito no campo de acções, penso que 14% em obrigações convertíveis é muito.


AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%)
Apesar de perceber, que queres obrigações, mas sem teres muito risco referente aos possíveis aumentos de taxa de juro e para não entrares muito no campo de acções, penso que 16% em obrigações HY é muito.


O peso que atribuis a cada categoria de acções, concordo com elas, parece-me equilibrado.



Na minha opinião, tens espaço para melhorares a tua carteira:

:arrow: DWS :arrow: M&G Optimal Income Fund Euro Class + Henderson Horizon Euro Corp Bond

:arrow: AXA e UBS :arrow: Reduzir os pesos deles e talvez colocar o Jupiter Dynamic Bond L EUR, que é Obrigações Globais, apesar de poder ter obrigações HY e convertíveis, tem uma política de investimento mais flexível.

:arrow: Acções EUA:
Grandes e PMEs tens:
Threadneedle American Extended Alpha

ou

Grandes empresas:
Pioneer U.S. Fundamental Growth

PMEs:
Threadneedle American Smaller Companies

:arrow: JPM Europe Focus D (acc)-EUR :arrow: Tens melhores fundos Acções Europa. Sejam "low cost" ou não.

:arrow: Pictet Global Megatrend Sel-R EUR :arrow: Tens melhores fundos de Acções Globais. Sejam "low cost" ou não.


Os fundos que sugiro, também estão na 1ª página do tópico, caso queiras os ver na Morningstar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Beruno » 24/3/2014 21:42

ja tenho um "fundo" desses ha uns dois anos :wink: . a maioria está em duas emissoes da PT e da EDP, de direito ingles, muito bem compradas em 2012. na altura havia o risco de tudo ca em Pt dar o berro. Agora tenho quase metade do meu cash disponivel a dar 9% liquidos ate 2020. O resto está em divida publica com yields entre os 6,5 a 7,5 brutos. nao sou do benfica mas tenho uns trocos numa emissao deles, e tambem da ren e mota engil, daquelas que lançaram para o retalho

mas estes "free lunchs" acabaram, e tenho andado a ler os 3 posts de fundos/etfs aqui do forum, com o objetivo de construir uma carteira 85%/15% divida/açoes, e ir "alimentado-a" ate à reforma. e tentando reservar algum valor residual para reforçar nos fundos de açoes nas "alturas de crise"
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 21:31

DMP Escreveu:Boa tarde,

É a minha primeira participação como membro registado aqui no fórum, apesar de ser um leitor assíduo. Muito aprendi com vocês colegas mais experientes, e se hoje estou neste mundo, é também a vocês que o devo. Desde já o meu obrigado por toda a colaboração que nos prestam.

Necessito da vossa ajuda para efectuar um ajuste na minha carteira de fundos. Acho que ainda há espaço para melhorar, e como tal, venho ouvir as opiniões aqui dos colegas de fórum.

http://pt.scribd.com/doc/214211320/Carteira-2


Desde a criação da carteira que uma dúvida persiste. Prende-se com a exposição na Europa/EUA. O balanceamento foi premeditado numa tentativa de explorar a recuperação dos mercados Europeus para este ano. Mas parece-me continuar em falta um bom Fundo de acções EUA ? O que acham ?

A segunda dúvida prende-se com as obrigações short e o mercado monetário, e o excessivo peso que lhe dei defensivamente, apesar de ter tentado sempre maximizar a rentabilidade da carteira que "teoricamente" seria bastante satisfatório. Estou a pensar reduzir estas distribuições e adicionar qualquer coisa como um M&G Optimal Income Fund Euro Class e um Henderson Horizon Euro Corp Bond. Ainda estou a tentar perceber qual será a melhor forma para o fazer.

Agradeço desde já a vossa ajuda. Um abraço.



Bem vindo, DMP. :clap:

Vou colocar as imagens aqui, é melhor para todos verem, mais facilmente. E também podes fazer, o mesmo, em vez de colocares noutros sites, eles podem desactivar a tua conta, com o tempo, e o link fica inválido.

DMP.gif


1-cdc184b77b.jpg
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 21:20

Brunomanco Escreveu:Um fundo misto 50/50 do tipo INC, com high yield e high dividend, procurando distribuir entre 5 a 8% líquidos/ano seria a minha perspectiva de estar dentro do negocio dos fundos

ou então uma vida totalmente confortável a gerir um fundo gigante de cash, tipo 3 a 4 mil milhões, investindo so em depósitos a prazo, papel comercial e obrigações já perto da maturidade, procurando uma valorização a rondar os 2,5 liquidos


Um fundo misto 50/50 INC (HY & HD), não vejo de repente que exista, muito menos com distribuição de 5-8% liquidos anuais. Mas podes sempre ter 1 fundo de HY INC e 1 fundo de HD INC com 50/50% de peso numa carteira. Só falta encontrar esses 2 fundos com essa distribuição de 6,94-11,11% Brutos. 8-)

O fundo HY, pode ser o do Sniper? :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Beruno » 24/3/2014 21:03

Um fundo misto 50/50 do tipo INC, com high yield e high dividend, procurando distribuir entre 5 a 8% líquidos/ano seria a minha perspectiva de estar dentro do negocio dos fundos

ou então uma vida totalmente confortável a gerir um fundo gigante de cash, tipo 3 a 4 mil milhões, investindo so em depósitos a prazo, papel comercial e obrigações já perto da maturidade, procurando uma valorização a rondar os 2,5 liquidos
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

10 Anos de Mercados

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 18:55

10 Anos de Mercados

Existe relevância no alargamento do horizonte temporal nas análises dos mercados, através das diferentes classes de activos, acções, obrigações, matérias-primas, imobiliário, mercado monetário e outros investimentos alternativos, como os Hedge funds. Analisando não só os retornos sejam eles em USD ou EUR ou até mesmo, em moeda local, mas também as correlações entre as várias classes de activos. E com base na diversificação nas diversas classes de activos e no horizonte temporal ajustados a cada perfil de risco do investidor, pode-se construir uma carteira de activos, á medida de cada investidor. As performances passadas não são garantias de performances futuras.

As imagens têm as performances convertidas para o EUR e para moeda local de cada região geográfica, quando possível, encontrando-se assinaladas, para o efeito. Podendo-se verificar a influência das conversões cambiais, na performance dos activos. Abaixo pode-se verificar os mercados em várias circunstâncias, em queda e em recuperação, a influência das políticas económicas dos países, das crises políticas, sociais e militares, seja na valorização ou desvalorização da moeda nacional, dos mercados accionistas e obrigacionistas, como nas matérias-primas, incluindo o ouro e o petróleo, que podem ser usados como indicadores do crescimento económico mundial.


JPM - Asset Classes 2004-2013.gif
Abrir a ligação da imagem para a ver no tamanho original


JPM - Correlations 2004-2013.gif
Abrir a ligação da imagem para a ver no tamanho original


JPM - Diversification & Investment Time Horizon.gif
Abrir a ligação da imagem para a ver no tamanho original


JPM - Stocks 2004-2013.gif
Abrir a ligação da imagem para a ver no tamanho original


JPM - Bonds 2004-2013.gif
Abrir a ligação da imagem para a ver no tamanho original


JPM - Commodities 2004-2013.gif
Abrir a ligação da imagem para a ver no tamanho original



Fonte: J.P.Morgan Asset Management - Guide to the Markets: Europe 1Q | 2014 - As at 31 December 2013
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 24/3/2014 18:54

Boa tarde,

É a minha primeira participação como membro registado aqui no fórum, apesar de ser um leitor assíduo. Muito aprendi com vocês colegas mais experientes, e se hoje estou neste mundo, é também a vocês que o devo. Desde já o meu obrigado por toda a colaboração que nos prestam.

Necessito da vossa ajuda para efectuar um ajuste na minha carteira de fundos. Acho que ainda há espaço para melhorar, e como tal, venho ouvir as opiniões aqui dos colegas de fórum.

http://pt.scribd.com/doc/214211320/Carteira-2


Desde a criação da carteira que uma dúvida persiste. Prende-se com a exposição na Europa/EUA. O balanceamento foi premeditado numa tentativa de explorar a recuperação dos mercados Europeus para este ano. Mas parece-me continuar em falta um bom Fundo de acções EUA ? O que acham ?

A segunda dúvida prende-se com as obrigações short e o mercado monetário, e o excessivo peso que lhe dei defensivamente, apesar de ter tentado sempre maximizar a rentabilidade da carteira que "teoricamente" seria bastante satisfatório. Estou a pensar reduzir estas distribuições e adicionar qualquer coisa como um M&G Optimal Income Fund Euro Class e um Henderson Horizon Euro Corp Bond. Ainda estou a tentar perceber qual será a melhor forma para o fazer.

Agradeço desde já a vossa ajuda. Um abraço.
Editado pela última vez por DMP em 24/3/2014 18:56, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

O Poder das redes sociais nos mercados

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 16:17

:shock:

David Siegel, presidente da Seeking Alpha Escreveu:"The wisdom of the crowd beats the experts."



Fonte:
Bloomberg TV Escreveu:March 24 (Bloomberg) - Seeking Alpha President David Siegel discusses crowdsourced stock opinions on Bloomberg Television's “In The Loop.” (Source: Bloomberg)

Bloomberg TV - How Social Media Can Influence Markets (March 24, 2014)
http://www.bloomberg.com/video/how-social-media-can-influence-markets-KH~dUDrPSy2fmVthfpMWZg.html




Ou para quem quiser a "versão" em Português:

Bloomberg TV/Jornal de Negócios - Como as redes sociais podem influenciar os mercados (24 Março 2014, 14:39)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/how_social_media_can_influence_markets.html



Fica aqui a resposta, de como os fóruns e redes sociais tem um poder limitado.

(Também chamaram de sonhadores, aos irmãos Wright, pioneiros no campo da aviação.)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/3/2014 15:08

Chico_laranja Escreveu:Rick

Andas com umas ideia engraçadas andas......

Sobre o user que queria 20% anualizado a 5 anos, certamente é mais um que olhou para resultados passados a 5 anos e viu bastantes fundos com 15-25% e se apostar por esses números será cilindrado.

Falta-lhe o enquadramento. Há 5 anos foi o mínimo absoluto do Bear da crise do Subprime. Se pegasse nesses fundos e fizesse histórico a 7 ou 8 anos veria uns números bastante diferentes.

Já no passado falei aqui que o histórico a 5 anos neste momento é quase um histórico a ignorar pois apenas mostra a capacidade do gestor em recuperar de perdas enormes (Fundos há que perderam 60% do seu valor e sem serem exóticos. 45-50% de perdas em fundos de acções é mato nessa altura. Bastava serem fundos Growth. Não sei ao certo quanto foi mas pesquisem a queda do S&P, Eurostoxx 600, Nikkei, FTSE e Hang Seng para abrirem os olhos.

Apenas um exemplo de como 14 meses de histórico muda tudo. Em 5 anos é apenas mais 23% de histórico mas é bastante significativo como verão abaixo.

O S&P está com +131% em 5 anos. Dá aprox 25% anualizado :twisted:

Mas antes deu um salto para o precipício dos 1500 pts para 650 em 14 meses (nºs arredondados) :shock: . São 55% de perda. :wall:

Ao fim de um ganho fantabulástico de 100% (dos tais 131) ainda não recuperou completamente da queda pois ainda lhe falta uns 200 pts a recuperar - 1500 pts a partida. 650*2 = 1300 pts :oh:

Só em 04/2013 é que chegou novamente aos 1500 pts. Demorou 4 anos e tal a recuperar das perdas.

Em 5 anos um felizardo arrojado ganhou 131% e tem um anualizado de 26%. Por outro lado um investidor normal, decidido a apanhar a carruagem do bull market que apostou em 10/2007 momentos antes do crash do Subprime tem apenas 20% de ganho o que dá uns míseros 3-4% ao ano. :shock:

Comparar isto com os 25% anuais é utópico mas bem real e bastante doloroso. Bastou somar 14 meses de histórico para uns excepcionais 25% passarem a 3%. Fica a nota.

Os dados são arredondados e com algumas imprecisões mas a essência está lá :-$



:clap: :clap: :clap:
Andas a tomar vitaminas, estás a bombar nos mercados. Pelo vistos, temos 1 futuro guru dos mercados. :lol:
Consegues ver para além do óbvio e do imediato. O risco que existe, para quem só vê os últimos 5 anos, seja os retornos anualizados, como o DP. Por isso, convém ver pré-crise financeira 2008-09, desde de 2007. Para ter uma "verdadeira" visão.
Há fundos que a 5 anos, têm bons resultados, mas foram o ressalto das quedas de 2008-09, alguns deles, agora começa-se a ver, que estão a perder força, em que poderá se esgotado o poder de recuperação (começam a ficar sem o poder "foguete"), temos o exempo do Allianz European Growth, que em 2013, ficou nos últimos 17% de todos os fundos de Acções Europa Grande Capitalização (inclui as várias sub-categorias).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 24/3/2014 12:11

Rick

Andas com umas ideia engraçadas andas......

Sobre o user que queria 20% anualizado a 5 anos, certamente é mais um que olhou para resultados passados a 5 anos e viu bastantes fundos com 15-25% e se apostar por esses números será cilindrado.

Falta-lhe o enquadramento. Há 5 anos foi o mínimo absoluto do Bear da crise do Subprime. Se pegasse nesses fundos e fizesse histórico a 7 ou 8 anos veria uns números bastante diferentes.

Já no passado falei aqui que o histórico a 5 anos neste momento é quase um histórico a ignorar pois apenas mostra a capacidade do gestor em recuperar de perdas enormes (Fundos há que perderam 60% do seu valor e sem serem exóticos. 45-50% de perdas em fundos de acções é mato nessa altura. Bastava serem fundos Growth. Não sei ao certo quanto foi mas pesquisem a queda do S&P, Eurostoxx 600, Nikkei, FTSE e Hang Seng para abrirem os olhos.

Apenas um exemplo de como 14 meses de histórico muda tudo. Em 5 anos é apenas mais 23% de histórico mas é bastante significativo como verão abaixo.

O S&P está com +131% em 5 anos. Dá aprox 25% anualizado :twisted:

Mas antes deu um salto para o precipício dos 1500 pts para 650 em 14 meses (nºs arredondados) :shock: . São 55% de perda. :wall:

Ao fim de um ganho fantabulástico de 100% (dos tais 131) ainda não recuperou completamente da queda pois ainda lhe falta uns 200 pts a recuperar - 1500 pts a partida. 650*2 = 1300 pts :oh:

Só em 04/2013 é que chegou novamente aos 1500 pts. Demorou 4 anos e tal a recuperar das perdas.

Em 5 anos um felizardo arrojado ganhou 131% e tem um anualizado de 26%. Por outro lado um investidor normal, decidido a apanhar a carruagem do bull market que apostou em 10/2007 momentos antes do crash do Subprime tem apenas 20% de ganho o que dá uns míseros 3-4% ao ano. :shock:

Comparar isto com os 25% anuais é utópico mas bem real e bastante doloroso. Bastou somar 14 meses de histórico para uns excepcionais 25% passarem a 3%. Fica a nota.

Os dados são arredondados e com algumas imprecisões mas a essência está lá :-$
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: FI Português gerido por particulares - Uma realidade?

por Rick Lusitano (New) » 23/3/2014 23:47

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:CDS e futuros por exemplo?


O M&G OI usa esses dois tipos de derivados :wink: Sou mais um gajo de usar Opções mas desde que sejam "Plain Vanilla" por mim podem ser Swaps, opções, futuros, CDSs etc etc. Sou contra o uso de Naked CDSs. Veria igualmente de lado o uso de naked short selling, não por discordar, mas porque aumenta muito a dificuldade de uma obtenção estável de retornos na minha opinião. O uso de naked short selling teria de ser determinante na estratégia e bem fundamentado para eu aceitar.


Algo que acho muito importante, é o "turnover" excessivo ou "overtrading" (alta rotatividade de activos, compra e venda), para o fundo não pagar demasiados custos de transação e comissões e nada de grandes alavancagens. E claro, nada de activos exóticos, por exemplo, naked short selling, porque pode destruir uma carteira (também depende do peso na carteira).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 358 visitantes
cron