Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 10/3/2014 1:16

:arrow: Vejam o vídeo que coloquei no post anterior. Vale a pena, ver-lo todo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 10/3/2014 1:00

Tridion Escreveu:Oh Rick queres abrir um hedge fund português e tens na tua assinatura o "Wolf of Wall Street"... ehehehhe...tá giro! :mrgreen:


O Wolf, marcou-me, na medida, que se queremos uma coisa, devemos ir á luta. Tudo as outras cenas maradas dele, tem alguma piada, mas não é a minha onda.

A cena que quero, é fazer aconselhamento financeiro, não é vender acções ou outro activo qualquer. É dar o conhecimento, e o cliente, é que escolhe e decide. Um Financial Adivsor. Procurar as melhores oportunidades, e dar a conhecer.

Gerir um fundo, só o meu pessoal. Tipo, o Sniper Total Return Fund.

Viste o cartoon que o VG, postou? É tipo, isso. Serviços de pesquisa e analise, separar o trigo do joio. Os melhores DP; FI; ETFs; Obrigações, etc.

O conhecimento é dinheiro.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Tridion » 9/3/2014 23:52

Oh Rick queres abrir um hedge fund português e tens na tua assinatura o "Wolf of Wall Street"... ehehehhe...tá giro! :mrgreen:
_______________________________
Bons Negócios
Tridion.twitter.com
http://theknownothinginvestor.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 23:43

É pá, deixem-se de pormenores and have fun. Life is too short. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 9/3/2014 23:20

BedRock Escreveu:Se os 3 pontos de destaque do meu texto tiveram como referência a pesquisa dos fundos de investimento constantes do site Citywire Global (sem index funds), como é que se podia pensar que, neste caso, "Ações EUA = S&P 500", independentemente da nomenclatura dos erudito-elitistas?


Já disse que me enganei ao saltar para uma conclusão errada, não sei o que te posso dizer mais. Obrigado por teres esclarecido que te referias a fundos de gestão activa quando te referirias a "acções EUA".
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/3/2014 23:16

VirtuaGod
Nunca tinha visto ng a referir-se a "Acções EUA" sem que fosse a um S&P 500, Dow Jones ou até MSCI USA por isso acabei por deduzir que te referirias aos indíces. Mas claro que és obviamente livre de teres a referência da tua preferência.


Se os 3 pontos de destaque do meu texto tiveram como referência a pesquisa dos fundos de investimento constantes do site Citywire Global (sem index funds), como é que se podia pensar que, neste caso, "Ações EUA = S&P 500", independentemente da nomenclatura dos erudito-elitistas?

BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 22:21

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Amigo, já te disse várias vezes, eu e tu, num projecto de fundos, nacional ou até mesmo internacional, dava-mos 1 baile a muita Direcção de Investimento em Portugal. Era tipo padeiro e pasteleiro. Era sempre a aviar. :mrgreen:


A logística da coisa é que é mais complicado. Para começares algo de jeito como independente terias de tirar o CFA. Só aí são 3 anos.

Independentemente de eu fazer ou parte desse projecto já tive oportunidade de te dizer que te ajudo no que puder e obviamente dentro das minhas possibilidades. Mas a burocracia e logística são MUITO complicadas.

Deixo aqui um link para te divertires: http://www.cmvm.pt/CMVM/Legislacao_Regu ... icacao.pdf


Thx, já comecei a ler.

Não tens com bonecos? É muito legal. :mrgreen:


Todas as grandes aventuras, começam com pouco...


Bill Gates, Steve Jobs, "Rick Lusitano"
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 22:12

Daemoon Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Entretanto, foi despromovida a categoria toda, "Obrigações Indexadas á Inflação" e os seguintes fundos:


OBRIGAÇÕES INDEXADAS Á INFLAÇÃO :: "INFLATION LINKED" (TIPS)
Obrigações Indexadas á Inflação Globais - EUR Hedged
Imagem USD - PIMCO Global Real Return E Acc EUR (Hdg) Morningstar Imagem
Imagem EUR - AXA Global Inflation Bonds E Cap EUR Morningstar Imagem



:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções (2014-02-01)


Não faz muito sentido, num mundo de baixa inflação ou deflação, apostar em "Obrigações Indexadas á Inflação". E mesmo que a inflação aumente, temos "TIPS" já noutros fundos de obrigações e temos acções principalmente de Bens de Consumo, Serviços Públicos e Infra-estruturas em carteira, que nos protegem da inflação. Quem tiver o Invesco Balanced-Risk Allocation em carteira, também tem matérias-primas (incluindo ouro) como protecção anti-inflação.


Agora que o Pimco Real Return está a bombar, +2,20 YTD, é que o despromoves? :P



Espero que ele recupere o que perdeu no ano passado. Há muita gente, que ainda o tem em carteira, com menos-valias. Não é o meu caso. :-"

Eu não despromovi o PIMCO RR, despromovi a categoria inteira. Não acredito, que seja necessário, estes fundos específicos. Não que sejam bons ou maus, simplesmente pelas razões acima, mencionadas. 8-)

Tal como despromovi os fundos de obrigações emergentes, temos obrigações de emergentes, por exemplo, nos Templeton GTR, PIMCO DI. Quem tem estes fundos, não precisa de ter fundos dedicados especificamente a países emergentes.

Não temos necessidade de termos todas as categorias de fundos que existam. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 9/3/2014 21:53

Rick Lusitano Escreveu:Amigo, já te disse várias vezes, eu e tu, num projecto de fundos, nacional ou até mesmo internacional, dava-mos 1 baile a muita Direcção de Investimento em Portugal. Era tipo padeiro e pasteleiro. Era sempre a aviar. :mrgreen:


A logística da coisa é que é mais complicado. Para começares algo de jeito como independente terias de tirar o CFA. Só aí são 3 anos.

Independentemente de eu fazer ou não parte desse projecto já tive oportunidade de te dizer que te ajudo no que puder e obviamente dentro das minhas possibilidades. Mas a burocracia e logística são MUITO complicadas.

Deixo aqui um link para te divertires: http://www.cmvm.pt/CMVM/Legislacao_Regu ... icacao.pdf
Editado pela última vez por VirtuaGod em 9/3/2014 23:27, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções

por Daemoon » 9/3/2014 21:46

Rick Lusitano Escreveu:Entretanto, foi despromovida a categoria toda, "Obrigações Indexadas á Inflação" e os seguintes fundos:


OBRIGAÇÕES INDEXADAS Á INFLAÇÃO :: "INFLATION LINKED" (TIPS)
Obrigações Indexadas á Inflação Globais - EUR Hedged
Imagem USD - PIMCO Global Real Return E Acc EUR (Hdg) Morningstar Imagem
Imagem EUR - AXA Global Inflation Bonds E Cap EUR Morningstar Imagem



:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções (2014-02-01)


Não faz muito sentido, num mundo de baixa inflação ou deflação, apostar em "Obrigações Indexadas á Inflação". E mesmo que a inflação aumente, temos "TIPS" já noutros fundos de obrigações e temos acções principalmente de Bens de Consumo, Serviços Públicos e Infra-estruturas em carteira, que nos protegem da inflação. Quem tiver o Invesco Balanced-Risk Allocation em carteira, também tem matérias-primas (incluindo ouro) como protecção anti-inflação.


Agora que o Pimco Real Return está a bombar, +2,20 YTD, é que o despromoves? :P
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 9/3/2014 21:44

BedRock Escreveu:
As tais "teorias" a que referia era a um estudo feito só com small-mid caps dos EUA, em que só para períodos maiores ou igual a 5 anos é que todas as small-caps batiam sempre as outras categorias de ações (por ex. de large caps), tendo este assunto sido objeto de um post que o meu irmão gémeo "file 112" pôs no teu tópico


Tentarei encontrar esse estudo. :wink:

BedRock Escreveu:Quanto à 2ª questão, como sabes, a estatística dos fundos que constam de um site é um pouco diferente da estatística dos índices de referência ou benchmark, senão para que servia a gestão ativa (para o bem e para o mal)?


Verdade. Mas como disseste "Ao contrário, no período de 10 anos, as acões dos EUA têm menos força (menos retornos) do que as restantes ações globais (sem os EUA)" assumi que te referias a indíces gerais passivos e não a fundos específicos de gestão activa.

Nunca tinha visto ng a referir-se a "Acções EUA" sem que fosse a um S&P 500, Dow Jones ou até MSCI USA por isso acabei por deduzir que te referirias aos indíces. Mas claro que és obviamente livre de teres a referência da tua preferência.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 21:01

Rick Lusitano Escreveu:Entretanto, foi despromovida a categoria toda, "Obrigações Indexadas á Inflação" e os seguintes fundos:


OBRIGAÇÕES INDEXADAS Á INFLAÇÃO :: "INFLATION LINKED" (TIPS)
Obrigações Indexadas á Inflação Globais - EUR Hedged
Imagem USD - PIMCO Global Real Return E Acc EUR (Hdg) Morningstar Imagem
Imagem EUR - AXA Global Inflation Bonds E Cap EUR Morningstar Imagem



:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções (2014-02-01)


Não faz muito sentido, num mundo de baixa inflação ou deflação, apostar em "Obrigações Indexadas á Inflação". E mesmo que a inflação aumente, temos "TIPS" já noutros fundos de obrigações e temos acções principalmente de Bens de Consumo, Serviços Públicos e Infra-estruturas em carteira, que nos protegem da inflação. Quem tiver o Invesco Balanced-Risk Allocation em carteira, também tem matérias-primas (incluindo ouro) como protecção anti-inflação.




Estou a preparar a listagem dos fundos em EUR, já fiz mais algumas alterações, espero que brevemente possa vos dar boas notícias.


:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 20:48

Entretanto, foi despromovida a categoria toda, "Obrigações Indexadas á Inflação" e os seguintes fundos:


OBRIGAÇÕES INDEXADAS Á INFLAÇÃO :: "INFLATION LINKED" (TIPS)
Obrigações Indexadas á Inflação Globais - EUR Hedged
Imagem USD - PIMCO Global Real Return E Acc EUR (Hdg) Morningstar Imagem
Imagem EUR - AXA Global Inflation Bonds E Cap EUR Morningstar Imagem



:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções (2014-02-01)


Não faz muito sentido, num mundo de baixa inflação ou deflação, apostar em "Obrigações Indexadas á Inflação". E mesmo que a inflação aumente, temos "TIPS" já noutros fundos de obrigações e temos acções principalmente de Bens de Consumo, Serviços Públicos e Infra-estruturas em carteira, que nos protegem da inflação. Quem tiver o Invesco Balanced-Risk Allocation em carteira, também tem matérias-primas (incluindo ouro) como protecção anti-inflação.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 20:37

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano
Amigo, já te disse várias vezes, eu e tu, num projecto de fundos, nacional ou até mesmo internacional, dava-mos 1 baile a muita Direcção de Investimento em Portugal. Era tipo padeiro e pasteleiro. Era sempre a aviar. :mrgreen:


@Rick: Acho que esta metáfora não te correu lá muito bem... e desconfio que o teu "sócio" não vai gostar dela. :wink:
Nesse caso, quem seria o padeiro e o pasteleiro? :lol:

Um abraço,
BedRock



:mrgreen:
Só mesmo tu. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/3/2014 20:24

Rick Lusitano
Amigo, já te disse várias vezes, eu e tu, num projecto de fundos, nacional ou até mesmo internacional, dava-mos 1 baile a muita Direcção de Investimento em Portugal. Era tipo padeiro e pasteleiro. Era sempre a aviar. :mrgreen:


@Rick: Acho que esta metáfora não te correu lá muito bem... e desconfio que o teu "sócio" não vai gostar dela. :wink:
Nesse caso, quem seria o padeiro e o pasteleiro? :lol:

Um abraço,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/3/2014 20:08

VirtuaGod Escreveu:
BedRock Escreveu:Isto arruma certas teorias feitas na literatura dos EUA, que por vezes nos leva a conclusões erradas, porque por vezes são estudos relativos só ao mercado dos EUA.


Quais teorias? Obr

BedRock Escreveu:Ao contrário, no período de 10 anos, as acões dos EUA têm menos força (menos retornos) do que as restantes ações globais (sem os EUA)


Tudo índices MSCI para manter coerência ( e simplicidade :mrgreen: )



As tais "teorias" a que referia era a um estudo feito só com small-mid caps dos EUA, em que só para períodos maiores ou igual a 5 anos é que todas as small-caps batiam sempre as outras categorias de ações (por ex. de large caps), tendo este assunto sido objeto de um post que o meu irmão gémeo "file 112" pôs no teu tópico. Já deves estar esquecido, é natural, na altura vocês os dois andavam um pouco nervosos, mas eu só mais calmo que o meu irmão, mas não muito... :wink:

Quanto à 2ª questão, como sabes, a estatística dos fundos que constam de um site é um pouco diferente da estatística dos índices de referência ou benchmark, senão para que servia a gestão ativa (para o bem e para o mal)?

BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 19:30

VG, we Rock!

Imagem
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 19:15

VirtuaGod Escreveu:Essa do Bloomberg Open Symbology foi boa descoberta :wink:

Abr


Grazie. 8-)

Já tinha falado nela, passou meio despercebida. Mas como andava para fazer 1 tutorial sobre a Bloomberg, aproveitei para a relembrar e explicar como usar esta ferramenta.

Antes desta maneira, e já depois do "velhinho" Google, já tinha descoberto outras maneiras, mas para a maior parte das pessoas, esta é a mais rápida e simples. :wink:


Amigo, já te disse várias vezes, eu e tu, num projecto de fundos, nacional ou até mesmo internacional, dava-mos 1 baile a muita Direcção de Investimento em Portugal. Era tipo padeiro e pasteleiro. Era sempre a aviar. :mrgreen:


Tutorial já colocado na 1ª página do tópico.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 9/3/2014 19:03

Essa do Bloomberg Open Symbology foi boa descoberta :wink:

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Tutorial de criação de carteira na Bloomberg

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 18:30

Tutorial de criação de carteira na Bloomberg (Símbolos)

Independentemente se usam a aplicação para dispositivos móveis ou o site da Bloomberg para construirem as carteiras. Vou explicar a forma mais simples e rápida de fazer as carteiras. Ambas alternativas da Bloomberg, têm todos os fundos e têm a vantagem de se poder colocar mais tipos de produtos financeiros. Mas só servem para ver cotações e retornos, não têm ferramentas de análise, como os outros sites têm. Regularmente, a página Bloomberg - Watchlist (Portfolio Tracker), tem erros nas apresentações do retorno diário (cálculo da alteração diária, referente a % e ao montante), em que aparece como 0.00% e 0.00. Mas esses erros não acontecem nas aplicações para dispositivos móveis. É o único site/aplicação que dá para ver se os activos, estão em máximos de 52 semanas, ou mínimos ou noutra evolução.


FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:
Páginas Internet:
Imagem Bloomberg - Watchlist (Portfolio Tracker) LINK
Imagem Bloomberg - BSYM: Bloomberg Open Symbology LINK - Permite descobrir os símbolos Bloomberg dos fundos de investimento, ETFs, acções, fundos de pensões, etc., negociados ou domiciliados em vários países, através dos ISIN, para os adicionar nas "Watchlists" (carteiras) da Bloomberg.

Lojas de aplicações:
Imagem Apple iOS - App Store Portugal
Imagem Apple iOS - App Store EUA
Imagem Google Android - Google play



No site Bloomberg - BSYM: Bloomberg Open Symbology, faz-se o seguinte:

:arrow: No campo "Symbol Search", insere-se o ISIN do activo que queremos adicionar a carteira na Bloomberg

:arrow: Aparece uma listagem de símbolos ("Tickers"), na coluna "Ticker", tem-se o símbolo a inserir na carteira da Bloomberg

:arrow: No exemplo usado, aparece vários símbolos, como distinguir? Através de duas maneiras:

a) Normalmente os símbolos dos fundos são constituídos por um código alfa-numérico especifico, que consiste em 7 caracteres ou números;

b) Todos os activos, sejam eles, fundos de investimento, ETFs, acções, etc, têm um sufixo, após o código alfa-numérico especifico, que representa o mercado aonde são negociados e podem ser identificados através do ISIN do activo em questão. Os mais usados nos fundos de investimento comercializados em Portugal encontram-se no "Quadro 1", outros sufixos de activos mais usais na Europa, podem-se ver no "Quadro 2" e por fim no "Quadro 3", estão os sufixos, que para além de índices, estão de outros activos, sejam futuros, taxas de juro, ou taxas de câmbio ("Forex"):

Tutorial Bloomberg_1.gif
Seleccionar imagem, para a ver no tamanho original


Tutorial Bloomberg_2.gif
Tutorial Bloomberg_2.gif (10.99 KiB) Visualizado 15907 vezes


Quem fizer a carteira, primeiro, na aplicação móvel, pode sincronizar esta carteira com o site, que aparecerá como "Mobile Watchlist" no site, basta para isso, criar um "login" no site e depois, inserir esse "login" na aplicação.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 9/3/2014 17:58

BedRock Escreveu:Isto arruma certas teorias feitas na literatura dos EUA, que por vezes nos leva a conclusões erradas, porque por vezes são estudos relativos só ao mercado dos EUA.


Quais teorias? Obr

BedRock Escreveu:Ao contrário, no período de 10 anos, as acões dos EUA têm menos força (menos retornos) do que as restantes ações globais (sem os EUA)


Tudo índices MSCI para manter coerência ( e simplicidade :mrgreen: )
Anexos
MSCI World vs MSCI USA vs MSCI World Ex-USA.JPG
MSCI World vs MSCI USA vs MSCI World Ex-USA.JPG (61.31 KiB) Visualizado 15914 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 16:51

Vou dar uma dica:

Ao explorar as ferramentas, pensem para além do óbvio e do imediato. Determinada funcionalidade pode ser usada de várias maneiras, depende apenas da vossa imaginação/criatividade. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 16:43

BedRock Escreveu:Boas,

Rick,

Quanto ao apresentares os diversos sites para a pesquisa dos diversos atributos dos fundos de investimento, tu és o Rei dos Tópicos do Caldeirão (alguns dos outros tópicos têm outras mais-valias diferenciadoras). No entanto, para te dar nota 10 (nota máxima, como dizem os brasileiros) na parte daqueles sites, terias que por à frente de cada site a mais-valia diferenciadora desse site em relação aos outros. Estas high-lights são fundamentais para nos orientarmos na pesquisa.

Por exemplo, no site da Citywire Global, a mais-valia diferenciadora é o raking dos fundos nos parâmetros dos retornos cumulativos, DP e Max. DD nos vários períodos temporais; no site da Trustnetoffshore seria as correlações entre fundos; no site do banco Inversis seria a seleção de fundos pelo RS e assim para os outros sites.

Na pesquisa rápida que fiz no site da Citywire Global, gostaria de partilhar com os foristas as seguintes linhas de força:

1- Na parte das Ações Europa, as small-mid caps batem sempre as outras categorias Morningstar e ficam sempre em 1º lugar no respeitante aos retornos cumulativos nos períodos de 1 a 10 anos, o que é impressionante pela consistência dos resultados e por abranger o ano baixista de 2011. Isto arruma certas teorias feitas na literatura dos EUA, que por vezes nos leva a conclusões erradas, porque por vezes são estudos relativos só ao mercado dos EUA. O que aqueles resultados demonstram é que os investidores têm acreditado permanentemente na I&D, na inovação, no desenvolvimento, no modelo de negócio diferenciador e concorrencial à escala mundial, e, consequentemente, na valorização das small-mid caps europeias e respetivas ações;

2- Na parte das Ações Globais, nos retornos, as small-mid caps ficam em 1º lugar nos períodos de 1 ano e 5 anos e nos períodos de 3 anos e 10anos ficam em 2º lugar, e em 1º lugar fica Global Equity Income e Global ex-US respetivamente;

3- Agora vou destacar um facto curioso da especificidade do mercado dos EUA ( daí devermos ter cuidado com as conclusões dos estudos dos EUA, que por vezes não podem ser generalizados): Nas Ações Globais referidas no ponto 2, a categoria Global ex-US fica em último lugar (6º lugar) nos períodos de 1 ano e 3 anos, a 5 anos fica em 3ºlugar e a 10 anos fica em 1º lugar. O que é que isto quer dizer? Isto traduz a grande força das ações dos EUA nos últimos 3 anos ( em particular em 2012 e 2013), tal como as ações da Europa, ou seja, país ou grupo de países desenvolvidos com economias a crescer depois de um período de recessão e de incertezas, e com moedas fortes (hard currencies).

Ao contrário, no período de 10 anos, as acões dos EUA têm menos força (menos retornos) do que as restantes ações globais (sem os EUA). Isto traduz o que era expetável em termos estatísticos: Em períodos longos (>= 10 anos), uma grande amostra como o mercado acionista dos EUA, que representa cerca de 50% do global de ações, os resultados estão mais em torno da média e, consequentemente, há menos caudas gordas à esquerda (perdas) e à direita (ganhos) numa distribuição pró-Gaussiana dos retornos esperados versus desvio padrão, mas também ao haver menos cauda gorda da direira, isto quer dizer que não é nos EUA que vamos encontrar os grandes ganhos nas acções.

As acções dos EUA têm um bom ranking nos retornos ajustados ao risco/desvio padrão (rácio de Sharpe), mas se quisermos obter grandes retornos independentemente da volatilidade, não é, normalmente, no mercado dos EUA, mas sim em mercados mais específicos – sectoriais ou países individuais – com um menor volume de amostra, onde os ganhos são mais acentuados ( as perdas também são mais acentuadas), em termos relativos, e não são abafados por uma grande quantidade de amostra: quando subimos de 2 para 4 numa amostra de 10 valores, isto dá um incremento relativo de 20% (2/10 = 0.2 = 20%), enquanto que o mesmo incremento de 2 numa amostra de 100 valores, já só dá um incremento relativo ou o ganho de 2%.

Abr,
BedRock



Amigo BR, também não posso dar a papinha toda. :mrgreen:

É preferível, vocês descobrirem as funcionalidades de cada ferramenta ou site, pois incentiva a vossa curiosidade em explorar essas ferramentas e a procurar outras ferramentas. E a exercitarem a vossa mente. (Vê lá se, não começastes a tirar as tuas próprias conclusões, a fazer comparações e análises. E ficastes entusiasmado com isso. :wink: )

A descoberta de algo novo é um forte incentivo á sua exploração. (que frase tão filosófica que criei. :lol: )

Se eu disse que dava para fazer a, b, c, já estava a estragar a surpresa e a induzi-vos na minha linha de pensamento, assim fazem livre de qualquer influência ou bias.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/3/2014 16:29

petergonçalves Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:peter

Não te foques apenas nos mínimos de abertura mas também nos mínimos de reforço/movimentação :-"

Podes estar a fazer um esforço considerável mas "aguentável" para abrir a posição mas depois ficas preço pois não consegues reforçar mais pois tipicamente para abertura tem-se um capital considerável mas os reforços são com valores bastante menores.

Asneiras não fizeste. No pior caso adiaste as coisas 2 semanas. Assim que a posição estiver aberta podes pedir o resgate completo caso estejas arrependido. Só uma hecatombe te faria perder muito dinheiro. Com sorte até ganhas uns cêntimos ;)



Olá Chico,
Em principio irei ter valores razoáveis para reforçar todos os meses. Quero é perceber se estarei a fazer boas escolhas!! :roll:
Vamos ver o que isto dá...
Espero que tenhas razão relativamente às perdas!! :pray:
Gostava de perceber melhor como se pode avaliar um fundo, além do seu histórico, sector em que investe e tipo de gestão, todos aqueles números, rácios, gráficos, etc...
O que é que é fundamental na análise de um FI?? Conhecem algum tópico que me ajude? De certeza que há muita coisa por aqui escrita mas se alguém me puder orientar a encontrar os tópicos seria uma grande ajuda!! :D

Obrigado a todos! :D


Posso te sugerir o melhor tópico/página/blog sobre finanças de Portugal, o tópico do VG, ele tem na 1ª página do tópico, excelentes fontes, com vários níveis de aprendizagem/dificuldade, no "O cantinho da Educação", começa com o "Nível Básico":

:arrow: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco) - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465


O tópico do VG e este tópico, complementam-se. Vejo este tópico, mais como, um tópico para perfis mais agressivos (com mais foco em fundos de acções), estratégias, asset allocation, para além, do risk management. Com possibilidade de gestão activa para o curto prazo, e incluindo a gestão passiva para o longo prazo.

O tópico do VG já passou as 250 páginas, mas vale bem, a pena, fazer o percurso todo de leitura desse tópico. :clap:



VirtuaGod Escreveu:
petergonçalves Escreveu:Gostava de perceber melhor como se pode avaliar um fundo, além do seu histórico, sector em que investe e tipo de gestão, todos aqueles números, rácios, gráficos, etc...


Muita gente se foca em analisar os fundos. Analisa os mercados, o fundo é secundário. Analisar um fundo até à exaustão sem perceber o mercado é como analisar um derivado (opções por exemplo) sem analisar o activo a que eles são subjacentes.

O fundo pode cair e ser bom e subir e ser mau. Como a maioria dos fundos são de performance relativa (performance face a um benchmark) a primeira coisa é estudar o benchmark, normalmente o mercado.

Tópicos bons? Deixa os tópicos e pega num bom livro e estuda (e não, não há nada de jeito em Português, que eu conheça).

P.S. Em alternativa podes sempre ler os artigos do AAI que são bons para iniciados. Vê aqui na secção do "Cantinho da educação" http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465



Tenho que concordar com VG, os fundos são a última coisa, a se fazer. Primeiro, tem que se ter pelo menos, algumas bases de conhecimento dos mercados. Isso faz-se com o estudo e analise, a seguir montas a tua estratégia de investimento e só no final, é que se compra fundos ou outros activos. Mas acredito que começar a ler livros e "papers" demasiado técnicos, assustem a maioria das pessoas, pois não se conhece a linguagem deste mundo.



petergonçalves Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
petergonçalves Escreveu:Não percebi quais são os artigos do AAII que te referes, onde posso encontra-los??


Vai ver o "cantinho da educação"no tópico cujo link deixei acima. tens lá muito para ler/aprender. Até um curso da Universidade de Yale dado por um dos mais recentes galardoados com o prémio Nobel da economia!



Não tinha reparado no link que tinhas deixado. Estive a dar uma espreitadela rápida e realmente tenho muito para ler e aprender!! :wall:
Começo a perceber é que é preciso ter mesmo muito tempo para se estar minimamente informado nesta área. Como é que vocês conseguem?? Ou então é porque já trabalham nisto há muito tempo.
Até agora ainda ninguém me disse quais são os mínimos recomendáveis para se entrar no mundo dos fundos, embora eu já tenha iniciado com apenas 2500€. Há mínimos ou não? faz sentido alguém com tão pouco começar por esta via ou deve esperar e ficar-se pelos depósitos a prazo?



Ninguém nasce ensinado, temos é que ter tempo e vontade para estudar e aprender. Se fosse fácil, ficar rico, nos mercados, já ninguém trabalhava. :mrgreen:
( E já agora, convinha ter o capital inicial necessário, para fazer a fortuna. Eu com 1M para investir, já não trabalhava mais. :wink: )

O capital para começar não é relevante para comprar fundos de investimento (FI). Para comprar obrigações, CLNs, ETFs, por exemplo, 2.5K para investir, não compensa os custos. No caso dos FI, não tens custos na compra, na venda, só tens em alguns fundos domiciliados em Portugal, devido ás comissões de resgate. Ou então se comprares fundos em moeda estrangeira com EUR, pagas comissões no câmbio. Não recomendo a compra de fundos em moeda estrangeira, para quem não conhece minimamente o mercado FOREX.


Vai com calma, é normal que ficar com dúvidas e cometer erros, faz parte do processo de aprendizagem. A parte mais importante do mundo dos investimentos é a psicologia. Temos que ser fortes e frios, psicológicamente falando, nos mercados. Não se pode e nem se deve dar lugar a emoções, pois são más conselheiras. :shame:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/3/2014 15:46

Boas,

Rick,

Quanto ao apresentares os diversos sites para a pesquisa dos diversos atributos dos fundos de investimento, tu és o Rei dos Tópicos do Caldeirão (alguns dos outros tópicos têm outras mais-valias diferenciadoras). No entanto, para te dar nota 10 (nota máxima, como dizem os brasileiros) na parte daqueles sites, terias que por à frente de cada site a mais-valia diferenciadora desse site em relação aos outros. Estas high-lights são fundamentais para nos orientarmos na pesquisa.

Por exemplo, no site da Citywire Global, a mais-valia diferenciadora é o raking dos fundos nos parâmetros dos retornos cumulativos, DP e Max. DD nos vários períodos temporais; no site da Trustnetoffshore seria as correlações entre fundos; no site do banco Inversis seria a seleção de fundos pelo RS e assim para os outros sites.

Na pesquisa rápida que fiz no site da Citywire Global, gostaria de partilhar com os foristas as seguintes linhas de força:

1- Na parte das Ações Europa, as small-mid caps batem sempre as outras categorias Morningstar e ficam sempre em 1º lugar no respeitante aos retornos cumulativos nos períodos de 1 a 10 anos, o que é impressionante pela consistência dos resultados e por abranger o ano baixista de 2011. Isto arruma certas teorias feitas na literatura dos EUA, que por vezes nos leva a conclusões erradas, porque por vezes são estudos relativos só ao mercado dos EUA. O que aqueles resultados demonstram é que os investidores têm acreditado permanentemente na I&D, na inovação, no desenvolvimento, no modelo de negócio diferenciador e concorrencial à escala mundial, e, consequentemente, na valorização das small-mid caps europeias e respetivas ações;

2- Na parte das Ações Globais, nos retornos, as small-mid caps ficam em 1º lugar nos períodos de 1 ano e 5 anos e nos períodos de 3 anos e 10anos ficam em 2º lugar, e em 1º lugar fica Global Equity Income e Global ex-US respetivamente;

3- Agora vou destacar um facto curioso da especificidade do mercado dos EUA ( daí devermos ter cuidado com as conclusões dos estudos dos EUA, que por vezes não podem ser generalizados): Nas Ações Globais referidas no ponto 2, a categoria Global ex-US fica em último lugar (6º lugar) nos períodos de 1 ano e 3 anos, a 5 anos fica em 3ºlugar e a 10 anos fica em 1º lugar. O que é que isto quer dizer? Isto traduz a grande força das ações dos EUA nos últimos 3 anos ( em particular em 2012 e 2013), tal como as ações da Europa, ou seja, país ou grupo de países desenvolvidos com economias a crescer depois de um período de recessão e de incertezas, e com moedas fortes (hard currencies).

Ao contrário, no período de 10 anos, as acões dos EUA têm menos força (menos retornos) do que as restantes ações globais (sem os EUA). Isto traduz o que era expetável em termos estatísticos: Em períodos longos (>= 10 anos), uma grande amostra como o mercado acionista dos EUA, que representa cerca de 50% do global de ações, os resultados estão mais em torno da média e, consequentemente, há menos caudas gordas à esquerda (perdas) e à direita (ganhos) numa distribuição pró-Gaussiana dos retornos esperados versus desvio padrão, mas também ao haver menos cauda gorda da direira, isto quer dizer que não é nos EUA que vamos encontrar os grandes ganhos nas acções.

As acções dos EUA têm um bom ranking nos retornos ajustados ao risco/desvio padrão (rácio de Sharpe), mas se quisermos obter grandes retornos independentemente da volatilidade, não é, normalmente, no mercado dos EUA, mas sim em mercados mais específicos – sectoriais ou países individuais – com um menor volume de amostra, onde os ganhos são mais acentuados ( as perdas também são mais acentuadas), em termos relativos, e não são abafados por uma grande quantidade de amostra: quando subimos de 2 para 4 numa amostra de 10 valores, isto dá um incremento relativo de 20% (2/10 = 0.2 = 20%), enquanto que o mesmo incremento de 2 numa amostra de 100 valores, já só dá um incremento relativo ou o ganho de 2%.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JFDIL, Jota F, MarketGodzilla, Pmart 1 e 268 visitantes