Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 18:41

Kafkaesque Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Rick, duas carteiras minhas já estão na Unience feitos o ano passado e o outro vou ainda fazer com base na alocação que tenho no excel de backtest de fundos. Como sabes nada de apostas, alocações agressivas ou alocações tácticas. Tudo numa de alocações conservadoras ou moderadas.

Achei piada a algumas "apostas" 2014. Sabes que o meu estilo é o que tens como "lazy portfolio" Deixo-te um pequeno desafio, sem ser necessário fazeres unience nem nada do género de um portfolio do género do teu lazy mas sem mais de 15% em cada fundo (no mínimo a carteira terá de ter 6 ou 7 fundos).

Pegar no Templeton Global Bond a 50% e no M&G a 25% é simples arranjares rentabilidades brutais mas tb é um bocadinho batota não achas :-)


VG, nesse lazy portfolio quais são as tuas apostas?

Edit: Já agora, o que acham deste fundo: Franklin US Opportunities N Acc €




VirtuaGod’s PORTFOLIOS - https://www.unience.com/user/VirtuaGod/portfolios/publicPortfolios


Estes são os lazies do VG criados no ano passado:

:arrow: CB Benchmark (Conservador): https://www.unience.com/cartera-de-inversion/VirtuaGod/cb_benchmark_conservador [Inicio: 04/Out/2013]


Este "fundo" apanha a crise financeira e tem a data de início igual ao meu "fundo" misto lazy portfolio:

:arrow: CB Benchmark (Moderado): https://www.unience.com/cartera-de-inversion/VirtuaGod/cb_benchmark_moderado [Inicio: 31/Dez/2007]


Da altura:

Rick Lusitano em 6/11/2013 1:45 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Rick partilha isso sff. Quero brincar com o portfolio. Parece-me interessante!! (mas qualquer coisa com o M&G acaba por ser interessante no passado. Espero MESMO que ele mantenha esta performance!!


Também eu espero que ele mantenha a performance do passado. Todos somos bons investidores com as performances passadas. :-k

Vê se é isto que queres. :wink:

:arrow: EUR Lazy Portfolio: https://www.unience.com/cartera-de-inversion/Viriatus/eur_lazy_portfolio



Comparando o teu "CB Benchmark (Moderado)", no mesmo período de tempo, tens cerca de -20% de retorno acumulado, +41.98% vs. +61.28% em 04/Nov/2013. A maior desvalorização que tivestes foi -25.26% (09/Mar/2009) vs. -18.50% (02/Mar/2009) do "EUR Lazy Portfolio". O fundo de acções globais que escolhestes, não é tão bom como o Threadneedle, pelo menos em retornos acumulados, +19.13% vs. +31.70% do Threadneedle. Se calhar é aqui, que encontras o peso morto da tua carteira. :wink:

:arrow: CB Benchmark (Moderado): https://www.unience.com/cartera-de-inversion/VirtuaGod/cb_benchmark_moderado


Fonte: Fundos à la carte - EUR Lazy Portfolio (06/11/2013 1:45)
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1070332#p1070332
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por hpalma87 » 25/1/2014 18:28

Obrigado pela resposta,

Eu percebi que era arriscado pela forte valorização que tiveram, "uma regra básica do negocio é comprar onde é ou está barato e vender onde é ou está caro", mas como um dos temas da cimeira em Davos era fazer do ramo da saúde um motor da economia mundial estou tentado a investir alguma parte nesta área, mas provavelmente biotec é muito arriscado seria, melhor sector saúde mais abrangente?

Abraço
 
Mensagens: 16
Registado: 25/1/2014 17:19

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 18:01

hpalma87 Escreveu:Boas,

Estou a começar neste meio dos fundos de investimento já li muito e sinto que ainda sei pouco mas estou com uma duvida que se conseguisse ter a vossa ajuda era muito bem vinda.

Os fundos de Biotecnologia já estão em bolha e vão cair a curto prazo, ou ainda vale a pena investir mas sempre com uma atenção diária e este activo?

Abraço
Hélio Palma


Bemvindo Hélio, isso é daquelas coisas, que ninguém consegue prever.
Se estás a começar nos fundos, entrar logo num fundo de biotechs, ainda por cima, com a entrada foguete em 2014, estás a arriscar muito. Quem vai a procura de lucro rápido, o mais certo é ter perdas ainda mais rápidas.
Os fundos não permitem fazer "trades" de curto prazo (horas, dias), só sabes a cotação depois de comprares e depois de venderes, não sabes as cotações durante o dia. E tens dias de desfasamento entre a ordem e liquidação do valor. Podes ter mais valias 1 ou 2 dias após a tua compra, mas só depois do processo de compra de ter sido finalizado é que podes vender, e ai, pode já ser tarde demais. Ou seja, no mínimo, o período de tempo entre a compra e venda, será 6 dias úteis nos melhores fundos (que são em USD):

Dexia Equities L Biotechnology N Acc USD - Data de cotação Subscrição/Resgate = 0 dias / Data de valor Subscrição/Resgate = 3 dias / Retorno YTD (USD) = 10,90%
Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ - Data de cotação Subscrição/Resgate = 0 dias / Data de valor Subscrição/Resgate = 3 dias / Retorno YTD (USD) = 11,41%


E depois só tens em EUR estes 2 fundos, que até são dos mais fraquinhos, os melhores são em USD. Mas fundos em USD ou outra moeda estrangeira, para além de pagares comissões de câmbio na compra e venda do fundo ("spread" do banco), tem o risco de quando venderes o fundo em USD, perderes com o cambio, devido á desvalorização do USD face ao EUR.

Acções Sector Biotecnologia EUR
Pictet-Biotech-R EUR
Pictet-Biotech-HR EUR - Com Hedge cambial (Protecção contra a oscilações cambiais de curto prazo)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 17:39

file 112 Escreveu:Boas,

Rick,

Essa de fundos RLIF tem graça, pois é parecido e a pronúncia é igual à palavra inglesa relief, e relief valve quer dizer válvula de alívio de excesso de pressão, sendo assim uma válvula de segurança. Nesse sentido, espero que o teu portfolio seja também seguro e não entre em contradição com o seu próprio nome como aconteceu com o hedge fund LTCM (Long-Term Capital Management) que não obstante ter long-term no nome entrou em colapso cedo em 1998 devido às estratégias seguidas de alto risco e de estar altamente alavancado.

Contudo, tal incoerência já não se passa com o amigo LTCM que ao defender a estratégia de buy-and-hold é coerente com a designação long-term. Conclusão: Os tipos que criaram o hedge fund LTCM escolheram mal o nome, pois morreu cedo de mais à conta do alto risco, e o amigo LTCM é que está certo, pois não tem pressa nem tem o objetivo de ser o campeão do Paris-Dakar mas sim chegar ao fim ainda vivo e pronto para outra aventura. Mas para quem queira ser o campeão tem de correr mais riscos acima da média e tudo depende da ambição e do time frame de cada um.
Tenho muito respeito pelo LTCM, pois uma vez no tópico do VG coloquei uma questão aos foristas e ele respondeu-me por mensagem privada, tudo explicado passo a passo como deve ser. Ora, um tipo que faz isto só pode ser um tipo porreiro.

Rick, tendo em conta que não acreditas este ano na Indonésia, vou-te apresentar uma proposta cujo eventual prémio é um almoço ou jantar: Se a Indonésia não tiver nenhum fundo de ações em que os retornos em 2014 não sejam maior ou igual a 15%, eu pago o almoço, mas se os retornos forem, num qualquer fundo, igual ou maior que 22.5% pagas tu o almoço. Dou-te assim de avanço um gap de 7.5% YTD, o que é muito justo para o teu lado para quem não acredita em tal gama de valorização. É sempre bom darmos a cara e torna o jogo mais engraçado porque também envolve risco (apesar de pouco): um almoço.

Abr,

file 112


Bem, entre almoços e jantares, escuso comer em casa. Vou poupar muito dinheiro. :mrgreen:

Referes a apenas retornos de 2014?


Eu não acredito é que vá recuperar no 1º semestre deste ano, as perdas que eu tive em 2013, com um drawdown (DD) máximo de cerca de -47% que já tive desde 22/Maio/2013, agora, só está com um DD de cerca de -41%. :wall:

(Eu tenho o Fidelity Indonesia com -25.29% de retorno.)

Para se ter os teus retornos de igual ou maior que 22.5%, até 31/Dezembro/2014, os fundos terão muito para recuperar, para anular as perdas de 2013:

Retornos de 2013 (em moeda do fundo, sem conversões cambiais da Morningstar)

-19,32% - NOK - LU0823430243 - Parvest Equity Indonesia Classic-Capitalisation (NOK)
-19,76% - USD - LU0752405380 - JPMorgan Funds - JPMorgan Indonesia Equity Fund D USD Acc
-21,79% - USD - LU0055114457 - Fidelity Funds - Indonesia Fund A-USD
-23,04% - EUR - LU0834605049 - JPMorgan Funds - JPMorgan Indonesia Equity Fund D EUR Acc
-26,11% - USD - LU0823430243 - Parvest Equity Indonesia Classic-Capitalisation
-26,65% - USD - LU0823430672 - Parvest Equity Indonesia N-Capitalisation
-29,49% - EUR - LU0823429823 - Parvest Equity Indonesia Classic EUR-Capitalisation
????? - EUR - LU0823430672 - Parvest Equity Indonesia N-Capitalisation (EUR) [Data do lançamento 17-05-2013]
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por hpalma87 » 25/1/2014 17:25

Boas,

Estou a começar neste meio dos fundos de investimento já li muito e sinto que ainda sei pouco mas estou com uma duvida que se conseguisse ter a vossa ajuda era muito bem vinda.

Os fundos de Biotecnologia já estão em bolha e vão cair a curto prazo, ou ainda vale a pena investir mas sempre com uma atenção diária e este activo?

Abraço
Hélio Palma
 
Mensagens: 16
Registado: 25/1/2014 17:19

Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 16:44

Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel

Kafkaesque Escreveu:By the way, algum sítio onde consiga retirar cotações históricas diárias de fundos?


Na Morningstar/BB, fazes o seguinte:
:arrow: Abres o fundo que queres as cotações
:arrow: Abres a opção "Histórico de cotações" (4º ícone a contar da esquerda, no canto superior direito de cada ficha individual dos fundos)
:arrow: Botão direito do rato em cima do ícone de Excel
:arrow: Escolher a opção "Copy Link Location" (em Português, não sei qual o nome original, deve ser algo do género, "Copiar endereço da ligação". Só uso software em Inglês, defeito profissional.)
:arrow: Abres outra janela/separador e colas o endereço URL.
:arrow: Antes de premires OK, para ires para ligação, alteras o número no endereço da ligação, a seguir a "timePeriod=", o "12", refere-se aos meses, neste caso, 12 meses, se quiseres 10 anos por exemplo, colocas "120". Muitos dos fundos não têm 10 anos de existência, mas o ficheiro apresentará o máximo que existe, ou seja desde que foi criado o fundo. Se quiseres mais cotações para além dos 10 anos, vê primeiro a data de criação do fundo ("Data do lançamento") e fazes o cálculo aos anos/meses de existência e colocas esse número de meses na ligação.

Cotações históricas.gif


Neste exemplo:
Ligação original era: https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=0P000019TX&currencyId=EUR&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=12&outputType=CSV
Ligação para 10 anos: https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=0P000019TX&currencyId=EUR&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=120&outputType=CSV

:arrow: Processo terminado, com o aparecimento da opção de fazer o download do ficheiro Excel com as cotações diárias, do período de tempo que escolhestes.

(Dentro do ficheiro Excel: Como o ficheiro descarregado tem as cotações com "." em de ",", seleccionar toda a coluna das cotações, e ir a opção de Editar/Substituir/ e colocar na 1ª opção = "." e na 2ª opção = ",")
Editado pela última vez por Visitante em 9/3/2014 18:34, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bananaman » 25/1/2014 13:15

file 112 Escreveu:Da pesquisa que fiz, o único que encontrei com um RS (3 anos) positivo foi o fundo Fidelity Emerging Markets E-Acc-EUR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04IQB), que já tive na carteira mas vendi-o há cerca de um ano e meio, o qual apresenta os seguintes resultados estatísticos:
DP (3 anos) 13.42%, Rent. média (3 anos) 1.61%, RS 0.08, alfa 3.46 e beta 0.89.
Quando comparado com o fundo da Threadneedle, o da Fidelity bate-o em toda a linha, devido principalmente à sua melhor alocação geográfica, pois a Fidelity tem atualmente apenas um valor residual de 2.06% da América Latina e o outro tem 15.85% (atualmente nesta zona o que interessa é o México e pouco ou nada do Brasil), tem também vantagens em África 18.79% (Fidelity) vs 4.59%, nos EUA 6.55% vs 2.57% e no Médio Oriente 4.36% vs 0.00%.
Este fundo da Fidelity é, segundo a minha pesquisa, o único dos emergentes globais que neste momento me podia tentar a entrar e permanecer por um prazo de 3-5 anos.
Com o mercado louco em particular desde Maio de 2013 e com a Fed a condicionar os mercados, especialmente o dos emergentes devido, designadamente, às desvalorizações das moedas face ao USD, acho que é utopia agora pensar como estarão os países emergentes daqui a 5 ou mais anos, pois se calhar alguns deles vão deixar de ser emergentes, ou seja, podem continuar a ter alta volatilidade mas uns baixos retornos continuados.
Para mim, só há 2 mercados acionistas em que se pode aplicar a estratégia buy-and-hold (longo prazo): EUA e as Ações Globais, pois os EUA têm um peso da ordem dos 50% do mercado mundial das ações, sendo assim os mercados com maior diversidade e abrangência, e desse modo com menor volatilidade/desvio padrão e com uma maior capacidade tampão de amortecimento das oscilações dos preços bolsistas. Assim, o grande volume do mercado dos EUA funciona mais em torno da média e tem um maior poder de diluição dos valores anormais das caudas gordas dos retornos (extremos do desvio padrão negativo e positivo na curva de Gauss, relativos aos downsides e upsides acentuados), reduzindo assim o perigo de grandes perdas mas em contrapartida também não vai ter grandes ganhos como os emergentes nos bons anos.
Companheiro, acho que pode ser inteligente entrar agora ou a curto prazo naquele fundo da Fidelity. Boa sorte.

Abr,


file 112



esse fundo de emergentes só tem um problema. Os reforços minimos são de 1000€ e é dificil equilibar a minha carteira de fundos assim
neste momento tenho o votonbel emerging markets equity c que estou a pensar substituir. O problema deste é ser em USD

eis a minha estratégia se alguem quizer tirar ideias. Tambem agradeço comentarios:

acções:
allianz europe equity growth 12,5%
threadnedle america small cap 15,0%
pictet japan equity opportunities 10,0%
votonbel emerging markets equity 10,0%
franklin templeton fronteer markets 2,5%


infra-estruturas (em vez de imobiliario):
UBS Eq infrastructure 10,0%


mistos:
invesco balanced risk allocation 15,0%


obrigações:
franklin templeton global total return 12,5%
pimco global bond hedged 12,5%


monetário:
es monetário - 20% do valor dos fundos em cima



30% em obrigações e 5% em matérias primas tem baixo retorno mas ajuda a não perder demasiado em más alturas

porque tenho um fundo de acções para cada região:
num fundo de acções global se uma região perde valor, o fundo tem que vender acções das outras regiões se quizer manter as mesmas proporções
com um fundo de acções para cada região, se um deles perde, posso reforça-lo sem mexer nos outros

porque tenho infra-estruturas em vez de imobiliario:
as infraestruturas movimentan-se como o imobiliario, mas têm maior retorno. têm acções de empresas essenciais que não vão falir

para que é o monetàrio:
em caso de uma grande queda de um fundo tenho dinheiro para reforçar sem precisar de andar a resgatar
em caso de uma queda generalizada como em 2008 posso reforçar para aproveitar uma eventual subida

quando reforço:
em alturas em que as cotações desceram
não reforço muinto de cada vez para reduzir o risco de comprar sobrevalorizado
 
Mensagens: 14
Registado: 26/10/2013 22:38

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 2:25

Rick Lusitano Escreveu:(...)

(Está á porta, uma oportunidade de entrada? Com estas correcções?) :-k :pray:


Jornal de Negócios - Dow Jones regista o pior desempenho semanal desde Maio de 2012 (24 Janeiro 2014, 21:11)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/dow_jones_regista_o_pior_desempenho_semanal_desde_maio_de_2012.html


Jornal de Negócios - IBEX lidera perdas na Europa pressionado pela América Latina (24 Janeiro 2014, 19:12)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ibex_liderou_perdas_na_europa_com_america_latina_a_pressionar.html


Jornal de Negócios - PSI-20 desvaloriza pela quinta sessão consecutiva (24 Janeiro 2014, 16:52)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/psi_20_desvaloriza_pela_quinta_sessao_consecutiva.html



Espero que continue mais uns dias. Temos que aguentar as perdas nos outros fundos que já temos, mas poderá ser bom para comprar outros fundos, mas com descontos. Será que começou a época dos Saldos? :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 2:14

Ainda existe alguma indecisão em relação a começar em investir nos Emergentes (e com a Argentina a ajudar):

Bloomberg Escreveu:The International Monetary Fund predicts that the growth advantage of emerging markets over advanced economies will shrink this year to the smallest since 2001.The Washington-based group kept its expansion forecast for developing countries this year at 5.1 percent on Jan. 21, while raising the outlook for advanced economies to 2.2 percent, from the 2 percent estimated in October.


Bloomberg Escreveu:The selloff in emerging-market currencies started in May, when the Fed signaled it may pare the monthly asset purchases that had helped fuel investment in developing nations. Yields on U.S. Treasuries rose in response.

“In an environment of rising U.S. rates, the market is quickly finding out who has been swimming naked,” Dirk Willer, a Latin America strategist at Citigroup, the second-largest currency trader, wrote in a client note.


Bloomberg Escreveu:Buying Opportunities

The recent weakness has created buying opportunities for some emerging markets with stronger economic prospects, according to Marcela Meirelles, a Latin America sovereign strategist at TCW Group Inc.

“This selloff will create eventually good buying opportunities of those EM credits with strong fundamentals and there is still no shortage of them around the world,” Meirelles said in an e-mailed reply to questions.


Bloomberg Escreveu:“The market is punishing those countries with bad policies and politics,” Bhanu Baweja, the head of emerging-market cross-asset strategy at UBS AG, said by phone from London. “There isn’t panic, but we are not finished yet. There’s no reason to buy emerging for now.”


Fonte: Bloomberg - Contagion Spreads in Emerging Markets as Crises Grow (Jan 24, 2014 6:08 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-01-24/contagion-spreads-in-emerging-markets-as-crises-grow.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/1/2014 1:43

Amiais Escreveu:Ando a matutar como melhorar a minha carteira principal, na parte das acções.

Tenho os seguintes fundos em carteira:

Acções Globais:
Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc [GB00B1Z2NR59] - 15%
Invesco Global Smaller Companies Equity Fund Class E Accumulation [LU0607512935] - 15%

Acções Europa (small)
Franklin European Growth N Acc € [LU0122612764] - 7%
F&C European Small Cap A [LU0207432559] - 16%

Acções USA
Credit Suisse Equity Fund (Lux) USA Value B [LU0187731129] - 7%

Acções Infrastuturas
UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc [LU0366711900] - 14%

Imobiliario Indirecto Global
Nordea-1 Global Real Estate Fund E EUR [LU0705260262] - 13%
Invesco Global Income Real Estate Securities Fund E [LU0367026050] - 13%



Tenho ainda o Invesco BRA em carteira.

Sugestões são muito bem vindas por parte de todos.
A carteira é para ser mantido por um prazo longo.



Amiais Escreveu:Obrigado pelo feedback Chico,
O meu objectivo e' aumentar a componente total de accoes na minha carteira, e ter uma alocacao boa e diversificada.

Da minha analise preliminar acho que poderia reforcar a nivel de:
Localizacao:
* Emergentes/Mercados Fronteira
* Japao

Sectores
* Consumer Staples
* Saude

Penso talvez em reduzir o REIT indirecto (mas para ja' esta' bem negativo), substituir aquele fundo USA por outro baseado em EUR para os US of A.

PS: Teclado sem acentos



Amiais Escreveu:File 112,
obrigado pelos comentários. Só apresentei a parte accionista da minha carteira, e o percentual que mostro é só desta parte. Tenho a parte obrigacionista congelada por enquanto.
Se incluir os fundos de REIT indirecto na parte accionista, como fiz, tenho cerca de 60% obrigações e 40% stock.
Quando apostei no REIT foi para tentar adicionar componente "real" à carteira, é também essa a razão de ter o Invesco BRA, que é um fundo misto, e tem cerca de 1/3 da carteira em ouro. Ter commodities em carteira não me parece fácil.

Não me desfiz dos fundos REIT quando estavam com -15%, agora q estão com -8/10% posso esperar mais um pouco.

Eu para a minha carteira core estou à procura de uma alocação relativamente estática, não ao sabor das modas. Tenho depois outra carteira de menor valor onde tenho algumas 'apostas' por exemplo esse JPMorgan Europe Technology D EUR Acc q está com uns belos +7% em 2/3 meses. Para esta carteira menor penso também em ver se consigo aplicar algumas das coisas que falamos no ano passado, de moving averages e de comprar e vender baseado na força relativa, mas até ter tempo de fazer uns belos backtestings não me meto nisso.


Amigo Amiais, finalmente, vou comentar. :wink:
Para corrigir a tua informação, para não induzir ninguém em erro, o Invesco BRA, não tem 1/3 da carteira em ouro, tinha no passado cerca de 1/3 da sua carteira em matérias-primas, que incluía também o ouro, para além de outros metais, matérias-primas agrícolas e petrolíferas. E 1/3 em cada, em acções e obrigações. Deixo a composição da carteira deste fundo, porque parece que poderá haver mais pessoas com ideias erradas em relação a este fundo. Ele usa, futuros e swaps, sobre índices accionistas (EUA = S&P 500 e Russell 2000; Japão = Tokyo Stock Price Index; RU = FTSE 100 Index; Europa = DJ Euro Stoxx 50 Index; Hong-Kong = Hang Seng Index), sobre obrigações governamentais de qualidade de Investment Grade (Austrália; Canadá; RU; Alemanha; EUA; Japão) e sobre matérias-primas (ouro, prata, cobre, alumínio, Brent crude; WTI crude, gasolina, óleo para aquecimento, Agriculture Core Index). Por isso que este fundo é descorrelacionado com outros fundos. E nem não vale a pena, usar este fundo, em comparações de sobreposição de activos no "Instant X-ray" da Morningstar.

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund - Portfolio Holdings as of 09-30-2013.gif
Fonte: Invesco
Invesco Balanced-Risk Allocation Fund - Portfolio Holdings as of 09-30-2013.gif (23.41 KiB) Visualizado 29196 vezes


Fonte: Invesco - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund: Portfolio Holdings as of 09/30/2013
http://www.invesco.com/portal/site/us/holding?prodLnId=9&fundId=29336&date=09/30/2013



GLOBAIS - não mexas aqui (O mais paradinho, que é o Threadneedle é compensado pelo o Invesco com risco/retorno)

EUROPA - não mexas aqui

EUA - Podes melhorar aqui, se queres apenas 1 fundo, e queres ter PMEs, o Threadneedle Extended Alpha. Com menos risco e sem PMEs, tens o Pioneer US Fundamental.

IMOBILIARIO INDIRECTO GLOBAL - Excesso de peso, não gosto e nem defendo resgates com menos-valias principalmente se são investimentos de longo-prazo.

SECTORES
INFRAESTRUTURAS - Este sector juntamente com o CONSUMO BÁSICO ("Consumer Staples) é parecido com as obrigações, são sectores mais defensivos. Até pode ser impressão minha, mas ele há vezes parece acompanhar as obrigações de Investment Grade governamentais, parece um misto de acções com obrigações, um intermédio. Mas parece a mim, que vocês abusam de fundos sectoriais, dão se calhar muito peso a cada um destes tipos de fundos. Com este fundo em carteira e o imobiliário indirecto, eu punha 5% em cada no máximo, ou 10% só no sector de infraestruturas.

CONSUMO BÁSICO - 5%-10% (Os calminhos são os Eurizon Consumer Staples R e RH, sem e com Hedge cambial respectivamente, o BB não comercializa oficialmente o fundo com Hedge cambial (RH), mas se pedirem, é provável que se consiga subscrever) [NOTA]

SAÚDE - 5% (Tens o BlackRock, que tem mais peso em Biotechs, logo mais risco/retorno, e depois tens os Eurizon Pharma, mais calminhos, tens 2 versões, com e sem Hedge cambial, RH e R, respectivamente)

CONSUMO DISCRICIONÁRIO - 2,5% (para apostar em economias em crescimento) [NOTA]


[NOTA] Podes escolher 1 fundo com os 2 sectores, e dar 10% a ele, o Fidelity Global Consumer Industries. Os 2 sectores de consumo, tem estado a lateralizar, depois das grandes subidas no 1º trimestre de 2013.

Eu tenho gostado do Pictet Digital Communication, sei que tem mais risco do que os outros sectores mencionados, este fundo mistura as empresas de telecomunicações, com empresas de internet (Google, eBay, Amazon, etc), empresas de hardware, (Apple, Samsung, Microsoft). Ou seja, sectores de telecomunicações, tecnológicas, consumo discricionário, industriais. É um fundo que aposta nas economias em crescimento, enquanto que os fundos dos sectores acima, sendo mais defensivos, e necessários a vida humana, estão mais ligados a economias em recessão ou estagnadas. Em vez de apostar num fundo para cada sector, como telecomunicações, tecnológicas, consumo discricionário e industriais, específicos para economias a crescer, apostei neste fundo, que engloba todos os sectores económicos das economias em recuperação ou crescimento. A usar este fundo, 5% é suficiente.


Se queres apostar em mercados fronteira e no Japão, são apostas com muita volatilidade, principalmente os mercados fronteira, poderão ser países ainda mais instáveis do que os emergentes. Em EUR, tens o Templeton, mas parece fraquinho para o risco associado, o melhor é USD, o Schroder (tens o risco do cambio, se comprares o fundo USD com EUR). Não aconselho ninguém a apostar em mercados fronteira, e não é por achar que não tem futuro, mas sim, porque são mercados voláteis. É preciso ter estômago, porque quando sobem é tudo bonito, o pior é quando eles caem. Se mesmo assim queres apostar nestes mercados, punha na tua carteira não-core, para o curto prazo, com pouco peso, e aproveitar os momentos de quedas de curto prazo, pelo menos de uma semana e logo tenha uma semana de subida, para entrar e depois resgatar em alta, quando atingires os teus objectivos, (tempo ou retorno ou quedas de valor ou por estar a lateralizar a algum tempo e queres apostar noutro fundo que pode ser o teu novo cavalo de corrida).


PS: Atenção que o teu fundo "Credit Suisse Equity Fund (Lux) USA Value B" [LU0187731129] é USD, confirma o valor do EURUSD, antes de resgatares, para não perder dinheiro com o cambio. Convém que resgates com o USD mais forte do que o EUR, quando comprastes o fundo, isto é se comprastes o fundo numa conta DO em EUR.



Para todos:
Cuidado com muito peso de acções em carteira, por enquanto estamos em mercados accionistas em alta (até ver), e mercados obrigaccionistas em baixa, excepto as obrigações dos PIIGS, também até ver. :wink:

Haverá alturas que os cenários invertem e depois?

Quanto mais peso, se tiver em acções numa carteira de "buy and hold", maior deve ser o prazo do investimento e paciência (tolerância ao risco).


(Está á porta, uma oportunidade de entrada? Com estas correcções?) :-k :pray:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 25/1/2014 1:21

SumonedSkull Escreveu:qual o fundo de mercados emergentes globais mais aconselhado para investimento a longo prazo?


@SumonedSkull:
Da pesquisa que fiz, o único que encontrei com um RS (3 anos) positivo foi o fundo Fidelity Emerging Markets E-Acc-EUR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04IQB), que já tive na carteira mas vendi-o há cerca de um ano e meio, o qual apresenta os seguintes resultados estatísticos:
DP (3 anos) 13.42%, Rent. média (3 anos) 1.61%, RS 0.08, alfa 3.46 e beta 0.89.
Quando comparado com o fundo da Threadneedle, o da Fidelity bate-o em toda a linha, devido principalmente à sua melhor alocação geográfica, pois a Fidelity tem atualmente apenas um valor residual de 2.06% da América Latina e o outro tem 15.85% (atualmente nesta zona o que interessa é o México e pouco ou nada do Brasil), tem também vantagens em África 18.79% (Fidelity) vs 4.59%, nos EUA 6.55% vs 2.57% e no Médio Oriente 4.36% vs 0.00%.
Este fundo da Fidelity é, segundo a minha pesquisa, o único dos emergentes globais que neste momento me podia tentar a entrar e permanecer por um prazo de 3-5 anos.
Com o mercado louco em particular desde Maio de 2013 e com a Fed a condicionar os mercados, especialmente o dos emergentes devido, designadamente, às desvalorizações das moedas face ao USD, acho que é utopia agora pensar como estarão os países emergentes daqui a 5 ou mais anos, pois se calhar alguns deles vão deixar de ser emergentes, ou seja, podem continuar a ter alta volatilidade mas uns baixos retornos continuados.
Para mim, só há 2 mercados acionistas em que se pode aplicar a estratégia buy-and-hold (longo prazo): EUA e as Ações Globais, pois os EUA têm um peso da ordem dos 50% do mercado mundial das ações, sendo assim os mercados com maior diversidade e abrangência, e desse modo com menor volatilidade/desvio padrão e com uma maior capacidade tampão de amortecimento das oscilações dos preços bolsistas. Assim, o grande volume do mercado dos EUA funciona mais em torno da média e tem um maior poder de diluição dos valores anormais das caudas gordas dos retornos (extremos do desvio padrão negativo e positivo na curva de Gauss, relativos aos downsides e upsides acentuados), reduzindo assim o perigo de grandes perdas mas em contrapartida também não vai ter grandes ganhos como os emergentes nos bons anos.
Companheiro, acho que pode ser inteligente entrar agora ou a curto prazo naquele fundo da Fidelity. Boa sorte.

Abr,


file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/1/2014 22:42

Chico_laranja Escreveu:Amiais

A tua carteira de acções aparentemente parece-me equilibrada embora penda um pouco para os EUA e Europa.

O teu reforço é com que objectivo? Aumentar risco? Manter ou diminuir risco? Alocação táctica ou buy and hold?

Buy and Hold
Assumindo que não queres reduzir o risco:
Poderias dar um cheirinho de Japão (cuidado que é para cardíacos pois além de movimentos de 2% comuns no Nikkei tens ainda o iene aos pulos)

Assumindo que queres manter ou até diminuir um pouco o risco
Poderias também dar um cheirinho de saúde pois tirando o Threadneedle Global Equity todos os outros têm margens residuais nesse sector. O Rick já por aí colocou por aí uma análise ao sector ;). Não esquecer que é em parte uma alocação defensiva como os consumos básicos(sim em parte pois outra parte aposta nas biotech)

Se for alocação táctica e estás numa de assumir riscos kamikase tens os ASEAN pois a sangria foi grande no ano passado, a Tailândia vai a eleições pró mês que vem e tanto pode estabilizar a crise política como pode continuar descambambado.

NOTA MUITO IMPORTANTE!!! Eu sou tudo menos expert na coisa mas eles andam por aí 8-) Aguardo também comentários aos meus bitaites :mrgreen:


Boa postura analítica, sr. Chico. 8-)
Saber os objectivos e estratégias é sempre, umas das primeiras coisas a definir, antes de investir, até mesmo antes de escolher os activos.
A tua analise aos mercados é acertada, principalmente nos grandes movimentos das Acções Japão e guerra cambial USDJPY. E sim, as eleições nos países emergentes, mesmo sem contestações, causam geralmente um desconto nesse país a votos, com os investidores a saírem desse país em antecipação, com receio de alterações nas políticas económicas seguidas, ficando a aguardar fora desse mercado, até saberem os resultado das eleições.

O futuro da Tailândia, ainda está indefinido. Mas depois de correrem com a PM actual e o partido dela, que tem governado a Tailândia em décadas. Pode se ter aqui, um boom. \:D/ Mas até lá, :?:
A Indonésia é a maior economia da zona, tem mais problemas económicos do que político-sociais. Precisa de fazer reformas estruturais. Está muito interdependente da economia Chinesa.
De entre os 2, quem recupera mais depressa?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/1/2014 22:23

file 112 Escreveu:(...)

Assim, eu entraria de caras na Indonésia, porque é o país da Ásia que tem as ações mais baratas, pois os retornos dos últimos 3 anos são bastante negativos, especialmente o ano passado com perdas superiores a 25%. Não me venham com a história de que a moeda da Indonésia ainda pode desvalorizar mais face ao USD, quando fôr extinto o QE 3 da Fed, e assim as ações poderem baixar ainda mais, porque acho que o mercado atual das ações já incorporaram essa correção toda. Quando se sabe mais ou menos o limite do prazo de uma medida, o mercado como sempre antecipa esse fim e incorpora no preço atual da ação o gap para o futuro mais ou menos conhecido. O mercado não dorme e antecipa-se sempre ao futuro e nós temos que pensar como os institucionais e não como os do retalho.
Os grandes institucionais anda sempre a procura de ações baratas, e até manipulam mercados de baixo volume para o efeito, e ao perguntarem a si próprios: Qual o mercado mais barato na Ásia e com maior margem de valorização no futuro próximo? A resposta é: INDONÉSIA.
O JPMorgan e a Parvest têm fundos da indonésia em euros, pelo que eu escolheria um destes fundos para entrar já, pois este mercado em 2014 já é o que mais mexe favoravelmente na Ásia.

Por fim, na Europa eu subscrevia o fundo JPMorgan Equity Plus D EUR e o JPMorgan Europe Technology D EUR Acc, como reforço ao que tens e em detrimento do Real Estate, por considerar que aqueles dois fundos, especialmente o 1º, têm uma boa relação de retornos ajustada ao risco, e também acredito no setor tecnologia.

Abr,

file 112


File, apesar de estar investindo nos ASEAN, no longo prazo, ainda não acredito na recuperação das perdas de 2013 destes países, a curto prazo, sendo talvez, a Malásia, a excepção dos 4 países fundadores e também maiores economias da zona, já teve eleições no inicio do ano passado, venceu novamente, o partido dos governos anteriores, apesar de ter sido com menores votos que as eleições anteriores (foi por quer aproveitar os receios dos mercados em relação a estas eleições, que comprei o Fidelity Malaysia, com desconto, e depois das eleições, ele recuperou as perdas sofridas desde os máximos de 1 ano e foi fazendo máximos constantemente, dando ainda mais retorno, foi 1 bom negócio até ao Fed abrir a boca, não quis resgatar os 16-17% nos vários fundos ASEAN, por queria 1 investimento buy and hold, mas aqui a minha intuição era de fazer as mais valias, porque estes fundos subiram a pique em muito pouco, estava a cheirar a correcção iminente). Dos ASEAN, Filipinas (o 5º fundador da ASEAN) e Vietname, são provavelmente as melhores apostas nos países da ASEAN.

Lê os artigos na Unience, (e os comentários), que postei anteriormente, sobre os mercados emergentes:

Rick Lusitano Escreveu:Um artigo interessante do jornalista financeiro Vicente Rocamora, "Kaloxa", no Unience

:arrow: Vicente Rocamora, "Kaloxa"/Unience - Fondos de emergentes: vienen días duros (01-24-2014 12:06:19)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/fondos_de_emergentes_vienen_dias_duros

(...)

O artigo de cima, vem no seguimento de um outro, também do mesmo criador:

:arrow: Vicente Rocamora, "Kaloxa"/Unience - Resumen visión Aberdeen Global Emerging Markets (01-16-2014 12:15:44)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/resumen_vision_aberdeen_global_emerging_markets
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bananaman » 24/1/2014 20:42

qual o fundo de mercados emergentes globais mais aconselhado para investimento a longo prazo?
 
Mensagens: 14
Registado: 26/10/2013 22:38

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/1/2014 17:10

Um artigo interessante do jornalista financeiro Vicente Rocamora, "Kaloxa", no Unience

:arrow: Vicente Rocamora, "Kaloxa"/Unience - Fondos de emergentes: vienen días duros (01-24-2014 12:06:19)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/fondos_de_emergentes_vienen_dias_duros


@VIXIUM, checka este cometário, do artigo acima. :wink:

mistol/javier fabregas Escreveu:Imagem
mistol ImagemImagemImagemImagemImagem (22nd)
01-24-2014 15:02:35

Mantenerse fuera hasta que se consolide la subida, ya sé que voy en sentido contrario , pero nunca invierto cuando bajan los activos, siempre espero a que se dé la vuelta la tortilla y por ahora me vá muy bien.

Pasa igual que con la deflacción, espero a comprar por si baja más y compro cuando empieza la inflación



O artigo de cima, vem no seguimento de um outro, também do mesmo criador:

:arrow: Vicente Rocamora, "Kaloxa"/Unience - Resumen visión Aberdeen Global Emerging Markets (01-16-2014 12:15:44)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/resumen_vision_aberdeen_global_emerging_markets
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/1/2014 16:55

Uma página resumida e simples, com a informação dos vários mercados, não tem tudo, mas dá um panorama geral. Acções EUA e Europa, Obrigações, Forex, Matérias-primas, Taxas Euribor e até o prémio de risco das obrigações dos países da Zona Euro em comparação com as obrigações da Alemanha.

:arrow: Unience - Financial Markets - Stock Markets, economy, forex, bonds, interest rates, risk premium and commodities
https://www.unience.com/mercados-financieros
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 24/1/2014 9:54

VirtuaGod Escreveu:Rick, duas carteiras minhas já estão na Unience feitos o ano passado e o outro vou ainda fazer com base na alocação que tenho no excel de backtest de fundos. Como sabes nada de apostas, alocações agressivas ou alocações tácticas. Tudo numa de alocações conservadoras ou moderadas.

Achei piada a algumas "apostas" 2014. Sabes que o meu estilo é o que tens como "lazy portfolio" Deixo-te um pequeno desafio, sem ser necessário fazeres unience nem nada do género de um portfolio do género do teu lazy mas sem mais de 15% em cada fundo (no mínimo a carteira terá de ter 6 ou 7 fundos).

Pegar no Templeton Global Bond a 50% e no M&G a 25% é simples arranjares rentabilidades brutais mas tb é um bocadinho batota não achas :-)


VG, nesse lazy portfolio quais são as tuas apostas?

Edit: Já agora, o que acham deste fundo: Franklin US Opportunities N Acc €
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/1/2014 2:41

VirtuaGod Escreveu:Rick, duas carteiras minhas já estão na Unience feitos o ano passado e o outro vou ainda fazer com base na alocação que tenho no excel de backtest de fundos. Como sabes nada de apostas, alocações agressivas ou alocações tácticas. Tudo numa de alocações conservadoras ou moderadas.

Achei piada a algumas "apostas" 2014. Sabes que o meu estilo é o que tens como "lazy portfolio" Deixo-te um pequeno desafio, sem ser necessário fazeres unience nem nada do género de um portfolio do género do teu lazy mas sem mais de 15% em cada fundo (no mínimo a carteira terá de ter 6 ou 7 fundos).

Pegar no Templeton Global Bond a 50% e no M&G a 25% é simples arranjares rentabilidades brutais mas tb é um bocadinho batota não achas :-)



É um desafio ao nascer do sol, no centro da cidade? :mrgreen:


Vamos lá acordar as regras:
Número de fundos (mínimo e máximo)
Pesos (mínimo e máximo)
Duração da carteira (inicio e fim)
Montante (valor e EUR ou USD)
Gestão (activa ou passiva)
Objectivos (maior retorno, mais equilibrada, menos arriscada ou outro objectivo)

Eu há uns tempos lembrei de apresentar uma ideia no "teu" tópico, mas depois vi que era demasiado difícil de gerir a parte da logística. A ideia, era um espécie de concurso com carteiras de fundos feitos no Unience, mas só com um certo número de fundos, para limitar a oferta e batotice. Estaria aberta a todos os quiserem participar, mas depois poderia haver uns espertalhões que poderiam alterar a carteira a meio do jogo, por isso, é complicado controlar isso tudo.

Talvez esta ideia, cative alguma entidade financeira, que queria apostar na promoção de fundos de investimento (Marketing) e queria patrocinar e gerir esta iniciativa. :wink:
Até podiam oferecer estágios em equipas de gestão de carteiras ou fundos ou de aconselhamento financeiro.


(Tenho mais ideias para a "promoção de fundos de investimento ou outro tipo de activos para investidores de retalho", que podem usadas por entidades financeiras que estejam interessadas em fazer acções de marketing.) :wink:


PS: Não era o Templeton Global Bond, mas sim Templeton Global Total Return no meu Lazy Portfolio, que também foi feito no ano passado. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 24/1/2014 2:16

Rick, duas carteiras minhas já estão na Unience feitos o ano passado e o outro vou ainda fazer com base na alocação que tenho no excel de backtest de fundos. Como sabes nada de apostas, alocações agressivas ou alocações tácticas. Tudo numa de alocações conservadoras ou moderadas.

Achei piada a algumas "apostas" 2014. Sabes que o meu estilo é o que tens como "lazy portfolio" Deixo-te um pequeno desafio, sem ser necessário fazeres unience nem nada do género de um portfolio do género do teu lazy mas sem mais de 15% em cada fundo (no mínimo a carteira terá de ter 6 ou 7 fundos).

Pegar no Templeton Global Bond a 50% e no M&G a 25% é simples arranjares rentabilidades brutais mas tb é um bocadinho batota não achas :-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 24/1/2014 1:41

Pessoal, finalmente, já pus o Unience a trabalhar a 100%. Os fundos RLIF já podem ser consultados livremente. \:D/
Bem disse, que o site da Unience é pesado. Mas pronto, já tudo resolvido.

Amanhã (6ª feira), irei respondei ás questões que foram colocadas hoje (5ª feira).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 23/1/2014 22:00

Boas,

Rick,

Essa de fundos RLIF tem graça, pois é parecido e a pronúncia é igual à palavra inglesa relief, e relief valve quer dizer válvula de alívio de excesso de pressão, sendo assim uma válvula de segurança. Nesse sentido, espero que o teu portfolio seja também seguro e não entre em contradição com o seu próprio nome como aconteceu com o hedge fund LTCM (Long-Term Capital Management) que não obstante ter long-term no nome entrou em colapso cedo em 1998 devido às estratégias seguidas de alto risco e de estar altamente alavancado.

Contudo, tal incoerência já não se passa com o amigo LTCM que ao defender a estratégia de buy-and-hold é coerente com a designação long-term. Conclusão: Os tipos que criaram o hedge fund LTCM escolheram mal o nome, pois morreu cedo de mais à conta do alto risco, e o amigo LTCM é que está certo, pois não tem pressa nem tem o objetivo de ser o campeão do Paris-Dakar mas sim chegar ao fim ainda vivo e pronto para outra aventura. Mas para quem queira ser o campeão tem de correr mais riscos acima da média e tudo depende da ambição e do time frame de cada um.
Tenho muito respeito pelo LTCM, pois uma vez no tópico do VG coloquei uma questão aos foristas e ele respondeu-me por mensagem privada, tudo explicado passo a passo como deve ser. Ora, um tipo que faz isto só pode ser um tipo porreiro.

Rick, tendo em conta que não acreditas este ano na Indonésia, vou-te apresentar uma proposta cujo eventual prémio é um almoço ou jantar: Se a Indonésia não tiver nenhum fundo de ações em que os retornos em 2014 não sejam maior ou igual a 15%, eu pago o almoço, mas se os retornos forem, num qualquer fundo, igual ou maior que 22.5% pagas tu o almoço. Dou-te assim de avanço um gap de 7.5% YTD, o que é muito justo para o teu lado para quem não acredita em tal gama de valorização. É sempre bom darmos a cara e torna o jogo mais engraçado porque também envolve risco (apesar de pouco): um almoço.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Rick Lusitano Asset Management PLC

por Rick Lusitano (New) » 23/1/2014 21:32

zekinha1 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Rick Lusitano Asset Management PLC

Neste post, coloco os fundos de investimento de uma nova gestora, a Rick Lusitano Asset Management PLC, estes fundos são todos geridos pelo gestor Rick Lusitano. Excluindo o fundo misto, o "RLIF Lazy Portfolio Cautious Global Fund EUR Acc", que pretende ser um lazy portfolio de longo prazo, todos os outros Rick Lusitano Investment Funds (RLIF) são fundos de alocações tácticas para o ano 2014, sendo iniciados em 31 de Dexembro de 2013 e irão terminar todos em 31 de Dezembro de 2014. Os activos dos fundos serão inalteráveis, ou seja, não haverá alterações nas carteiras. E são todos fundos fechados. Poderão seguir a evolução destes fundos através do site Unience.

Todos os fundos desta gestora podem ser vistos na opção "Simulated" em:
Rick Lusitano Asset Management PLC Unience


MISTOS - EUR
Mistos Defensivos Globais
Imagem RLIF Lazy Portfolio Cautious Global Fund EUR Acc Unience



ACÇÕES - EUR
Acções Europa-Japão
Imagem RLIF Tactical Deluxe 2014 Euro-Japanese Fund EUR Acc Unience

Acções Europa-Japão-Ibéria
Imagem RLIF Tactical Hard 2014 Iberian Fund EUR Acc Unience

Acções Europa-Japão-Europa Latina
Imagem RLIF Tactical Hard Plus 2014 Latin Fund EUR Acc Unience

Acções Europa Latina
Imagem RLIF VirtuaGod Syle Latin Fund EUR Acc Unience



ACÇÕES - USD
Acções Multi-Sector
Imagem RLIF Tactical Agressive 2014 Future Tendencies Fund USD Acc Unience




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país.

Legenda:
Imagem Luxemburgo

EUR - Euro
USD - US Dollar



DISCLAIMER: Estes "fundos" são fictícios, carteiras simuladas e não representam nenhuma proposta de compra ou de venda de qualquer activo envolvido. O artigo serve como conteúdo didático. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.


Seria pedir muito, colocares essa informação nos posts iniciais de forma a ser de facil consulta? :-k



Só colocar o link no 1º post do tópico?

Entretanto, vamos lá ver se até amanha, a Unience resolve o problema do "calculo". Senão falo com a Maria, responsável pelo site.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Rick Lusitano Asset Management PLC

por zekinha1 » 23/1/2014 20:28

Rick Lusitano Escreveu:Rick Lusitano Asset Management PLC

Neste post, coloco os fundos de investimento de uma nova gestora, a Rick Lusitano Asset Management PLC, estes fundos são todos geridos pelo gestor Rick Lusitano. Excluindo o fundo misto, o "RLIF Lazy Portfolio Cautious Global Fund EUR Acc", que pretende ser um lazy portfolio de longo prazo, todos os outros Rick Lusitano Investment Funds (RLIF) são fundos de alocações tácticas para o ano 2014, sendo iniciados em 31 de Dexembro de 2013 e irão terminar todos em 31 de Dezembro de 2014. Os activos dos fundos serão inalteráveis, ou seja, não haverá alterações nas carteiras. E são todos fundos fechados. Poderão seguir a evolução destes fundos através do site Unience.

Todos os fundos desta gestora podem ser vistos na opção "Simulated" em:
Rick Lusitano Asset Management PLC Unience


MISTOS - EUR
Mistos Defensivos Globais
Imagem RLIF Lazy Portfolio Cautious Global Fund EUR Acc Unience



ACÇÕES - EUR
Acções Europa-Japão
Imagem RLIF Tactical Deluxe 2014 Euro-Japanese Fund EUR Acc Unience

Acções Europa-Japão-Ibéria
Imagem RLIF Tactical Hard 2014 Iberian Fund EUR Acc Unience

Acções Europa-Japão-Europa Latina
Imagem RLIF Tactical Hard Plus 2014 Latin Fund EUR Acc Unience

Acções Europa Latina
Imagem RLIF VirtuaGod Syle Latin Fund EUR Acc Unience



ACÇÕES - USD
Acções Multi-Sector
Imagem RLIF Tactical Agressive 2014 Future Tendencies Fund USD Acc Unience




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país.

Legenda:
Imagem Luxemburgo

EUR - Euro
USD - US Dollar



DISCLAIMER: Estes "fundos" são fictícios, carteiras simuladas e não representam nenhuma proposta de compra ou de venda de qualquer activo envolvido. O artigo serve como conteúdo didático. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.


Seria pedir muito, colocares essa informação nos posts iniciais de forma a ser de facil consulta? :-k
 
Mensagens: 199
Registado: 19/10/2010 13:30
Localização: 20

Re: Rick Lusitano Asset Management PLC

por Rick Lusitano (New) » 23/1/2014 19:57

Rick Lusitano Escreveu:De momento, o Unience ainda apresenta a seguinte mensagem em alguns dos fundos RLIF:

Unience Escreveu:The portfolio is recalculating. Come back in a few moments.



Mas não quis adiar mais o lançamento desta novidade.


Visto que os fundos foram recentemente criados, no quadro geral da gestora, só se deve ver o resultados em "YTD" e com o avançar do tempo, poderá ver nos outros prazos, MTD; 1m; 3m; 6m; 1y.

Vamos lá ver no final de 2014, o resultados destas minhas apostas.

O fundo "RLIF Tactical Hard Plus 2014 Latin Fund EUR Acc", foi criado devido á inspiração do LTCM. :wink:

Estou a ponderar dar o mesmo tratamento, á ideia do VG...

No fim, faz-se as contas. O "cash in" das fichas.



E pronto criei o fundo "RLIF VirtuaGod Syle Latin Fund EUR Acc" em honra do nosso amigo VG. :wink:

E já está a trabalhar correctamente no Unience.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Rick Lusitano Asset Management PLC

por Rick Lusitano (New) » 23/1/2014 19:19

De momento, o Unience ainda apresenta a seguinte mensagem em alguns dos fundos RLIF:

Unience Escreveu:The portfolio is recalculating. Come back in a few moments.



Mas não quis adiar mais o lançamento desta novidade.


Visto que os fundos foram recentemente criados, no quadro geral da gestora, só se deve ver o resultados em "YTD" e com o avançar do tempo, poderá ver nos outros prazos, MTD; 1m; 3m; 6m; 1y.

Vamos lá ver no final de 2014, o resultados destas minhas apostas.

O fundo "RLIF Tactical Hard Plus 2014 Latin Fund EUR Acc", foi criado devido á inspiração do LTCM. :wink:

Estou a ponderar dar o mesmo tratamento, á ideia do VG...

No fim, faz-se as contas. O "cash in" das fichas.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, niceboy, PAULOJOAO e 163 visitantes