Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O efeito Soares dos Santos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O efeito Soares dos Santos

por TheMolle » 30/9/2013 22:57

Grande Elias! :clap:

Obrigado pelo esclarecimento! O que acabaste de escrever faz-me todo o sentido. Partilho dessa visão, embora por vezes me possa baralhar :?

O que escreveste é a forma como quero olhar para os mercados. Pelo menos é nessa que mais acredito. Mas não é fácil manter esse foco! Quando se lê muita coisa, por vezes é fácil ser-se "levado pela maré" e sem querer desvio o meu foco daquilo em que acredito e onde assenta a minha visão do mercado!

No fundo no fundo, o que queria salientar é a importância do saber olhar para o mercado em vez de nos focarmos nas noticias, corroborando assim o que o Ulisses escreveu e o que tu (Elias) acabaste de postar! Penso que não me confundi ;)

Muito obrigado pela tua clarividência Elias! Sabes do que falas (escreves) ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: O efeito Soares dos Santos

por Elias » 30/9/2013 22:29

TheMolle Escreveu:As certezas são relativas Elias, obviamente, e daí os mercados oscilarem. A certeza pode ser tida como o cumprimento da expectativa e a incerteza esse incumprimento. ;)


TheMolle, acho que estás aí a misturar várias coisas diferentes.

O "cumprimento da expectativa" é a confirmação de que a expectativa se cumpriu. Mas a partir do momento em que o cumprimento se confirma, aquilo que tinha a incerteza do futuro passa a ter certeza do passado, e já não interessa.
Da mesma forma, o "incumprimento" é a confirmação de que uma determinada expectativa não se cumpriu. E também neste caso estamos a falar do passado.
Mas nota que se tens a confirmação do incumprimento, então já não há qualquer incerteza - o que há é uma certeza de que a tal expectativa não se cumpriu, mas agora isso é uma certeza (ainda que pela negativa). :)

O meu ponto é este: tudo o que é passado é certo (independentemente de ter correspondido às expectativas ou não).
Os mercados mexem-se tendo por base as expectativas do futuro e não as certezas do passado. Tudo o que é futuro é incerto (independentemente de serem expectativas boas ou más).

Não há muitos acontecimentos futuros que possas dar como certos - e os poucos que há (e mesmo assim não os podes dar como certos a 100%), já estão descontados pelo mercado.

Incerteza é uma coisa - pessimismo é outra. Eu posso estar com receio que amanhã chova (incerteza) e fico pessimista, quiçá deprimido porque me apetecia ir à praia; também posso ter a expectativa de que amanhã faça sol e fico optimista porque assim posso ir passear; mas lá porque eu estou optimista e acredito que vai estar um lindo dia de sol, o grau de incerteza relativamente ao futuro pode ser o mesmo que quando tenho receio que chova.

Fui claro? :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: O efeito Soares dos Santos

por TheMolle » 30/9/2013 21:34

As certezas são relativas Elias, obviamente, e daí os mercados oscilarem. A certeza pode ser tida como o cumprimento da expectativa e a incerteza esse incumprimento. ;)

Elias, mas certo certo, só há mesmo uma coisa...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: O efeito Soares dos Santos

por Elias » 30/9/2013 20:29

TheMolle Escreveu:Alguém que me corrija se estiver errado, mas o pior que pode acontecer aos mercados é a incerteza. E neste momento a incerteza nos States e em Itália poderão ser os grandes responsáveis pelos resultados do fecho dos mercados na passada 6ª feira e pelo dia de hoje. E enquanto durar a incerteza, parece-me que o "sol" vai tardar em aparecer!


TheMolle, entendo o teu raciocínio sobre a incerteza, mas diz-me lá uma coisa: quando é que, em contexto de mercados, existem certezas acerca do que quer que seja?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: O efeito Soares dos Santos

por TheMolle » 30/9/2013 18:45

Alguém que me corrija se estiver errado, mas o pior que pode acontecer aos mercados é a incerteza. E neste momento a incerteza nos States e em Itália poderão ser os grandes responsáveis pelos resultados do fecho dos mercados na passada 6ª feira e pelo dia de hoje. E enquanto durar a incerteza, parece-me que o "sol" vai tardar em aparecer!

Mais cedo ou mais tarde a incerteza há-de desaparecer, e ai há que ter muita prudência, e mais uma vez tentar perceber o movimento do mercado. Não é por estar no vermelho na incerteza que ficará verde na certeza. E o contrário também se aplica. ;)

Negociar com base nas noticias parece-me meio caminho andado para o insucesso. Parece-me que não haverá nada mais seguro do que negociar com base nos mercados. Eu tenho tentado aprender algo sobre AT, porque me parece a mim um excelente instrumento para perceber os movimentos do mercados, mas não tem necessariamente de ser este o caminho a percorrer. Parece-me é que, para quem quer ter ganhos sustentados nos mercados bolsistas deve tentar aprender o seu funcionamento.

Obvio que é importante estar atento às noticias e ao Mundo que nos rodeia, o problema está em seguir apenas isso na tomada de posição no mercado.

Ulisses, mais um artigo bastante objectivo e educativo. De extrema utilidade para os iniciados, e até para alguns "experts" ;) :clap:

P.S: mesmo para quem já leu, aconselho o tópico dos artigos didácticos. Por vezes há coisas que vale a pena recordar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: O efeito Soares dos Santos

por Muhammad3010 » 30/9/2013 18:37

Muito bom! Este assunto já estava a merecer um comentário desses! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 20/6/2010 13:06
Localização: Lisboa

Re: O efeito Soares dos Santos

por PequenoInvest » 30/9/2013 15:45

Ulisses Pereira Escreveu:dfviegas, não creio que o PSI esteja a cair por causa de qualquer resultado eleitoral, completamente dentro do previsto, tal como disseste. O PSI está a cair como toda a Europa e principais mercados estão a fazer.

Um abraço,
Ulisses


Basicamente, digo eu, por via do que aconteceu em Itália e não sobre as eleições em Portugal.
E depois há a incerteza nos EUA até à 0h00 de hoje.
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Re: O efeito Soares dos Santos

por Ulisses Pereira » 30/9/2013 15:35

dfviegas, não creio que o PSI esteja a cair por causa de qualquer resultado eleitoral, completamente dentro do previsto, tal como disseste. O PSI está a cair como toda a Europa e principais mercados estão a fazer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: O efeito Soares dos Santos

por dfviegas » 30/9/2013 15:29

Por esta ordem de ideias hoje o psi20 deveria estar a subir, já toda a gente esperava a lambada que o psd ia levar e já deveria ter sido descontado na cotação das acções. Mas parece que não foi assim.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: O efeito Soares dos Santos

por C0rr3i4 » 30/9/2013 14:14

Mais um excelente artigo... Parabéns Ulisses.

Só não aprende quem não quer aprender! Já se tem falado do assunto inúmeras vezes aqui no CdB.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

O efeito Soares dos Santos

por Ulisses Pereira » 30/9/2013 14:04

Foi hoje publicado o meu novo artigo: "O efeito Soares dos Santos":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_efeito_soares_dos_santos.html

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc, PAULOJOAO e 405 visitantes