Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Até onde pode ir o NDX Cem?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Muito interessante...

por Scubawarrior » 1/4/2003 11:35

...IMM. confesso que tenho valores mt apróximados ao teu como próximos valores de passagem(targets) pouco acima do gap(982-+) de dia 14 de março salvo erro!!

cumps

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Well...

por lmm » 1/4/2003 1:25

Pata, de facto o momo... percebi... mais ou menos, lol. Vou tentar fazer umas experiências mais tarde e fazer uma tentativa. Pelo que percebi, para meter mais de 3 bonecos tenho de os carregar previamente noutro lado qualquer e quando os quiser anexar chamo o url de onde estão.
O post inicial saiu foi com a ordem invertida e isso ainda não apanhei. No preview estava direitinho! Acho... ROFLOL!!
De qualquer modo, obrigado uma vez mais pela trabalheira que te dei. Provavelmente para a próxima serei mais comedido na bonecada :oops:

Quanto aos comentários do Nuno Luzia, cépticos, penso que se devem mais por inexperiência na análise destas coisas (presunção minha, óbvio). Quanto ao ser possível negociar, a resposta é sim, apesar de eu não o fazer de forma exclusiva com gráficos deste tipo.
Eu gosto de sistemas tipo KISS e é o que uso em trading com dinheiro real. Este tipo de análises, que é o que isto verdadeiramente representa para mim, serve somente como um mapa de onde estão os preços no tempo e que olho somente uma vez por dia antes da abertura. Tenho o meu próprio método de pesca, que considero mais prático.
Se olhares mais detalhadamente para os gráficos vai provavelmente mudar de opinião (espero) quanto à questão de serem tantos que...
Quanto a sistemas do tipo KISS já expliquei noutro lado o que é, lol.

Oi Cem!,
Não sou o tótó (those were the days, man, lol) e muito menos o Pesavento; se bem que não me importava de ser este último, se é que ainda gere parte do património da familia real Saudita, ehehehe.
Faz aí uma festinha no canídeo da minha parte. Trás lá o gajo mais vezes à rua pá...
Olha, estavas a queixar-te que só senhoras te contestavam que não resisti ao desafio e meti mão à obra. E a Pata também LOL
(aquele abraço amigo!)

Caro JN,
Li o livro do McLaren várias vezes e não me recordo dessa frase; está contudo na contracapa do The Disciplined Trader e acho que foi aqui se tornou tão famosa. No Trading in the Zone a conversa já vai para outro lado e em seminário então... bem mas não estamos a falar de psicologia aqui!
Só porque ainda não possuímos os skills necessários para completar uma tarefa, isso não significa que a tarefa seja impossível de concluir :wink:
Quanto ao teu gráfico não posso contestar, nem ninguém o ponto 1 e o ponto 2. Já quanto aos minímos... um ponto de cada vez :mrgreen:

Arnie,
Denoto sinais crescentes de confiança e o gráfico comprova perfeitamente isso. Sim, falamos de probabilidades... bicho misterioso e fugidio que entra na análise e depois pode não saír no trading. Sim, sim...
Vamos estudando, sempre.

Há tanto ainda para aprender. Se assim não fosse eramos senhores da Verdade; e essa, era só uma...

Um abraço a todos e cá iremos conversando...
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

por arnie » 31/3/2003 23:54

Caro Nuno

Os estudos de Gann dão-nos probabilidades, não certezas.

Squaring ranges, highs e lows dão-nos probabilidades de fim/inicio de ciclos, nada mais.

Nunca deveremos abrir posições no mercado com base em apenas 1 leitura. O segredo está nos dias em que vários ciclos expiram conjuntamente.

Como podes ver no gráfico em anexo da PT, podes ver o Square of range of 71. Desde os lows de Outubro de 2002 até aos highs de Janeiro de 2003 vão 71 dias.

Repara na linha vermelha na vertical, os 50% do range, ou seja, 35.5 dias e repara no cruzamento dos angulos 1x2 a azul. Vê agora o dia 06-03. O high situou-se nos 6.15 euros testando assim aqueles 3 cruzamentos. Existia aqui uma forte probabilidade de um high ou low, consoante o trend da altura. O facto de ser um trading range poderia dar o high do mesmo.

Olhando agora mais para a tua direita, a 2ª seta, que aponta para a linha verde na vertical, indica os 2/3 do range. Neste dia existe uma forte probabilidade de inversão. A PT fez o high nos 6.74, sendo até agora o high daquele rallie.

Por ultimo vamos olhar para o dia de hoje. Temos ali um suporte por um cruzamento de dois angulos 1x1 (45 graus) o que é um suporte "natural" e também deixa fortes probabilidades de inversão, neste caso, um low.

Tudo o que aquele gráfico indica são probabilidades de terão que obrigatoriamente ser confirmadas com outros ciclos, outras leituras.

Tendo a projecção de possiveis dias de inversão e sabendo as amplitudes de swings e conhecendo o trend do titulo em questão, podemos antecipar quase todos os movimentos.

Infelizmente é necessário uma vida inteira de estudo e aqui, mais de 80% das pessoas não está minimamente interessada. Tal como o lmm disse uma vez, é muito mais practico colocar uns indicadores num gráfico e prontos, é sempre a andar :wink:

PS: lmm, se disse alguma bacorada relativamente a Gann, avisa :P é que aqui o aprendiz ainda está a dar o primeiros passos

Um abraço
arnie
Anexos
ptc_gann.gif
ptc_gann.gif (9.27 KiB) Visualizado 944 vezes

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

mas para onde vai o ndx

por JN » 31/3/2003 23:40

a minha prespectiva é muito parecida com a vossa, ou seja ele não vai longe.
Repere-se na diferença de força que mostrou na subida desta onda e a falta de determinação na descida.
Penso que cumpridos os 50% de correcçao e aqui ficará à espera de desenvolvimentos da guerra.
Se não hover surprezas vou fechar curtos durante a sessão de amanhã, talvez já o devesse ter feito hoje mas como não costumo tomar decisões com os mercados abertos...
cá vai um desenho símples mas esclarecedor.
Olhem o gráfico e identifiquem os seguntes sentimentos;
1-antecipação da guerra rápida e limpa
2-Correcçao para guerra demorada e um pouco ensanguentada.

Que acham? o mercado está disposto a fazer novos mínimos?
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

belos desenhos

por JN » 31/3/2003 23:17

Uns anitos mais atrás e teria feito prints dos teus belos desenhos e colado na parede do meu escritório. Cheguei a ter muitos desenhos geometricos colados na parede, uns feitos por mim outros de colegas.
Agora só guardo um, recordação do toto. :wink:

Penso que é do livro Gann Made Easy a segunte frase; Como tudo na vida este negócio é 80% de pssicologia e 20% de técnica.
Ora se as emoçoes estão registadas nas barras de preço, pq que vamos complicar as coisas?

Aproveito para esclarecer a quem me tem pedido o livro supra citado que esse livro faz parte dum conjunto de documentos que é composto por grandes gráficos e acetatos que não são emprestáveis nem copiaveis. O livro só por si não serve de nada.

Quem (ainda) precisa da ajuda de indicadores deixo aqui um link que tem quase todos os indicadores inventados e melhorados que conheço e com a vantegem de apresentar todas as formulas para Metastock.

http://www.eis.pl/kr/AFM/e-0-tytulowa-s.html

Um abraço.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Caro amigo lmm

por Cem » 31/3/2003 22:46

Dou-te a minha palavra de honra que não invoquei o Pasavento nem o tótó para quadrar preços e tempos...
Essa dos 993 como meta provável na square 1x4, depois de tantas quadraturas geométricas admiráveis dignas de um W. D. Gann misterioso e permanentemente enigmático na procura da chave da perfeição, apenas a 1 simples ponto de diferença do target de um pequeno rafeiro, deixa este com uma sensação de galáctica de "Spock estrelar" a ganir de satisfação!
Um grande abraço, do planeta Terra,
Cem
Cem

Tanta linha

por Nuno Luzia » 31/3/2003 22:22

lmm,

gann deixou-nos tantos Squares que no meio de tanta linha terá de haver coincidencias, não concorda?

Consegue negociar nessa base? É possível?

É uma infinidade de linhas que o preço há-de tocar em algumas, parece-me. Contando as vezes que inverteu sem tocar na linha serão mais as vezes que o faz do que o contrário...

Cumprimentos honestos.
Nuno Luzia

por Pata-Hari » 31/3/2003 18:23

Mais ou menos.. o que fiz foi que fiz o upload das imagens do teu outro post e depois inseri-as (com alterando com o texto ) usando os comandos [img]url%20da%20imagem%20que%20vou%20buscar%20às%20propriedades%20quando%20faço%20um%20clik%20com%20o%20lado%20direito%20do%20rato%20na%20imagem[/img]. Só que deveria primeiro ter metido o teu outro post no forum de testes para não ficar tipo momo aqui no fórum, lol.... :|

Percebes...?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Aaaahhhh...

por lmm » 31/3/2003 18:19

Much, much better!

'brigados, Pata :!:

Presumo que meter a bonecada toda de uma só vez seja somente para quem tenha previlégios de admin, ou há algum truque que eu não apanhei?

por Pata-Hari » 31/3/2003 18:17

Falta parte do texto do ponto 2....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Até onde pode ir o NDX Cem?

por lmm » 31/3/2003 17:30

1 - Esta é a harmónica principal, imho, do NDX. Nestes últimos meses alternei entre dois períodos de medição para o Square do Range com início ou em 4 de Set 98 ou 9 Out 98. Já antes tinha mostrado isto nos tempos do BI a propósito do low que se viria mais tarde a formar a propósito do episódio do 11/09 e do low que se seguiria apontando seguidamente para o rallye de Outubro. Mas isso são águas passadas... De qualquer modo vamos olhar outra vez para o Square considerado para este estudo, que é o de 4 Set 98! Tal como é visível, temos mais um Square a formar em breve - 300% Tempo. A data definida é a de 6 Jun 2003 o final deste ciclo bear. Algures neste período de tempo provavelmente irá ocorrer algo de intenso em qualquer sentido: up or down.

Imagem

2 - Um pormenor adicional ao Square e que talvez complique a análise para quem está menos batido nestas coisas: a 1x4 no mesmo Square. Como se poderá constatar, a 1x4 tem tido papel relevante na definição do como os preços têm evoluído no Square, principa

Imagem

3 - Um detalhe dos comentários atrás aduzidos e somente para melhor clarificação dada a compressão das barras dos gráficos anteriores e do longo período coberto.
Imagem

4 - A Harmónica relevante de curto prazo a funcionar, em sintonia com os lows de Outubro passado quadrando com o previous high de Novembro.

Imagem
5 - Um pormenor da 1x4 a actuar no diário. O próximo target são os 993pts! a apontar para 10 de Abril. Perfect Square, lol
Imagem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Jonas74, Manchini888, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, Tiago2006 e 198 visitantes