Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por mwc 2.0 » 3/11/2014 14:44

Primvs Escreveu:Epah...as hostilidades nao começavam hoje as 13:30?



Atrasaram os relógios nos "States "no Domingo....
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"
 
Mensagens: 54
Registado: 2/5/2014 7:58

Re: S&P500

por Primvs » 3/11/2014 14:34

Epah...as hostilidades nao começavam hoje as 13:30?
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: S&P500

por Dom_Quixote » 3/11/2014 0:16

Anthìmio Escreveu:... e diz que vai chover também, podendo aliás ocorrer algumas inundações.


Anthìmio, Excelso

Cá pra mim que nada percebo de mentirologia acho que se chover no spx as inundações dar-se-ão no dax...

Cumps. e boa noite
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: S&P500

por Anthìmio » 2/11/2014 23:27

Primvs Escreveu:Excelso Anthimio,

fiquei algo confuso com a sua analise...e pedia-me que esclarecesse a sua ideia de tempo para a semana.

Eu cá penso que, se os indicadores sairem dentro do esperado...temos um prolongamento das subidas...mas depois disto...estando o sp em maximos...penso que depois desta semana acaba o combustivel e temos de aliviar de uma subida tao ingreme! É isso que pensas? Ou estás mais já virado para o sul?


Excelso Primvs,

A minha ideia do Tempo para a semana é que este não deverá ser tão bom como o que tivemos o prazer de usufruir nas últimas semanas. Resumindo, existem ali umas zonas mais nublosas onde os raios de Sol poderão ter mais dificuldade em passar e diz que vai chover também, podendo aliás ocorrer algumas inundações. Mas isto do tempo também nunca se sabe e certezas também não existem, ainda mais com estas alterações climáticas que por ai andam...
Posto isto e resumindo: Não estou à espera que amanhã o Preço no S&P500 feche acima dos 2020 (um fecho acima dos 2020 seria excelente, mas acho que seria "fruta a mais"). Ficaria surpreendido se no DJ o Preço quebrasse em alta amanhã ou depois aquela linha azul. Ficaria surpreendido se o NASDAQ voltasse a abrir em Gap Up e/ou reentrasse já para dentro daquele antigo canal. Acho que existe um alinhamento astral adequado a uma paragem nas subidas (o vulgo "respirar") e assim acho que por esses alinhamentos, expressos nas cartas, não será de estranhar uma Descida e/ou Lateralização.

Anthìmio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: S&P500

por Primvs » 2/11/2014 19:24

Excelso Anthimio,

fiquei algo confuso com a sua analise...e pedia-me que esclarecesse a sua ideia de tempo para a semana.

Eu cá penso que, se os indicadores sairem dentro do esperado...temos um prolongamento das subidas...mas depois disto...estando o sp em maximos...penso que depois desta semana acaba o combustivel e temos de aliviar de uma subida tao ingreme! É isso que pensas? Ou estás mais já virado para o sul?
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: S&P500

por Anthìmio » 2/11/2014 18:27

...
Anexos
Gráfico20141102_5.JPG
Gráfico20141102_6.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: S&P500

por Anthìmio » 2/11/2014 18:26

Excelsos,

A Queda. Este é o meu prognóstico para as próximas sessões. No entanto quero desde já dizer que os Prognósticos que apontei dos 2055 e depois dos 2155 continuam válidos na minha óptica da coisa. Nos Gráficos que apresento explico o Porquê da minha ideia. Quaisquer que sejam as ideias e os prognósticos há que ter sempre presente que o que ontem era verdade à luz de determinados factos, hoje ou amanhã pode deixar de o ser. Da mesma maneira que uma luz se acende uma luz também se apaga. O Preço é a Luz.

Quanto à sessão de Sexta feira, confesso que quando olhei para os futuros e vi lá uma subida de 1,xx%... tive que esfregar os olhos um pouco, é que quando acordo vejo tudo desfocado e achei que aquele "1" estaria ali a mais. Depois verifiquei que não. Pensei para mim como justificação da subida o facto de os 2000 terem sido superados e que isso estava a fazer disparar o Preço em forte alta. Tinha todo o sentido. Depois pensei «aposto que há para ai uma qualquer noticia a justificar esta subida...» A primeira noticia que me apareceu era a de que um tal de Zeca das novelas tinha sido internado porque andava a beber demais... mau exemplo para a juventude, agora que foi internado o futuro será mais seguro, a juventude estará a salvo e os mercados só estão a reflectir esse optimismo. Depois, passei do site do Correio da Manhã para os da especialidade e só vi fotografias de um chinês por todo o lado (e nem sequer li o que se tratava), apenas pensei para mim «lá está, a desculpa/justificação em forma de noticia para estas subidas agora é por causa deste chinês manipulador (que também deve frequentar o Caldeirão de madrugada aprendendo com um certo Primvs)» Depois verifiquei uma grande excitação e muitos recortes de noticias a justificar tudo e o etc... E amanhã se tudo descer abruptamente, já ninguém se vai lembrar do tal Chinês, nem do Médium Alexandrino que contratei, e todos vão aparecer por aqui cheios de novos recortes de jornais com muita excitamento a justificar a próxima queda... O que interessa não são as noticias. O que interessa é o antes das noticias saírem.

Anthìmio

PS, O Ouro também não caiu por causa de um chinês, o Ouro cai porque se desenvolve dentro de um Triângulo Descendente à larguíssimos meses e porque esses Triângulos tendem a quebrar em baixa e porque este Triângulo quebrou em baixa.
Anexos
Gráfico20141101.JPG
Gráfico20141102_7.JPG
Gráfico20141102.JPG
Gráfico20141102_2.JPG
Gráfico20141102_3.JPG
Gráfico20141102_4.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: S&P500

por AnalistaDoido » 2/11/2014 16:39

Boa tarde a todos,

Acabei de lançar oficialmente o desafio de com 30 dólares grátis de uma corretora, conseguir chegar aos 30.000 dólares em 7 anos.

Durará até dia 31-12-2021.
Vamos todos chegar lá... desafio aceite ???

Tópico: Começar com 30 USD, fazer 30.000 USD.
viewtopic.php?f=3&t=83977

Atentamente,
AnalistaDoido
O que interessa não é o que diz ou que se pensa, o que realmente interessa é o fecho da posição. by AnalistaDoido 2014 @Analista_Doido
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 6/11/2008 16:29
Localização: 10

Re: S&P500

por FDPC » 2/11/2014 16:14

Sempre boas análises semanais. https://www.youtube.com/watch?v=Xe10bN8 ... e=youtu.be

Bons negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: S&P500

por malvoisin » 2/11/2014 14:48

esse cenario da broadening formation é o que considero ser um cenário mt negativo, podendo inclusivamente pôr em causa o bull market caso após novo lower low (fim da leg down) fizesse novo lower high. espero que assim nao aconteça - tb ponho a hipotese de que o bull continue. a necessidade por parte do BoJ e do BCE de injectar liquidez fortemente para evitar a baixa inflacção, aliada aos bons dados economicos americanos, poderá dar novas asas ao bull, fazendo-o retomar, por ex., o canal ascendente.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: S&P500

por malvoisin » 2/11/2014 14:27

Primvs Escreveu:
malvoisin Escreveu:Anthimio, em relação à minha duvida qt ao não "afunilamento" da recente Wedge, esqueci-me que, na altura, se tinha referido a uma "broadening wedge". era 1 padrao que desconhecia, entretanto ja li sobre o mesmo.

Primus, em relação ao relatório ADP e Non Farm payrolls, o que quer dizer "tacharam"?


O statement que saiu da reuniao da FED referiu que a economia continuava em expansao e que havia sinais positivos no mercado de emprego. o que aconteceu? o PIB saiu melhor que o esperado...logo...penso que esses numeros, o ADP e o Non Farm Payrolls vai sair melhor que o esperado...nao faz sentido que eles tomem decisoes sem terem conhecimento prévio desses numeros!

Se sairem piores...para mim será surpresa...ou entao...na pior das hipoteses...um sell on the news!

O tcharammmm...sou eu a fingir a minha surpresa :mrgreen:


aahahah ok, "tcharammm", assim ja entendo, tinhas escrito "t(ach)arammm".

percebo a logica e concordo, apenas gosto de questionar opinioes, tanto as que vão no sentido inverso ao meu, como as que vao no meu sentido. pelo menos para já, tb estou longo, mas, como sempre, há possiveis obstaculos no caminho. os que vejo como mais provaveis, sao estes:

1. proximamente (ja amanhã) - a linha de limite superior de 1possivel broadening formation (que o Limonov referiu há dias e que me parece ter potencial até pelo progressivo aumento de volume que tem vindo a ocorrer desde finais de agosto/principios de setembro, ajudando, consequentemente, a justificar este cenario). amanhã, essa linha encontrar-se-á nos 2030-2035, podendo o preço, eventualmente, passear junto à mesma, durante 1s dias, até fazer nova leg down (apenas 1possibilidade que represento no gráfico em anexo). outro aspecto em favor desta hipótese é o facto da MACD no diário já estar bastante alta, sendo que no semanal, pelo contrário, está com nitido sentido ascendente. o que poderá resultar daqui é que a MACD semanal poderá empurrar o preço um pouco + para cima, contrariando uma MACD diária já 1pouco esticada, mas sem que haja possibilidade de o empurrar muito mais, e daí esta hipótese do "passear junto à linha" - a 25 de agosto ocorreu precisamente este alinhamento - MACD semanal ascendente e MACD diário já no topo -, e o preço passeou junto à linha.

2. mais à frente - linha superior do canal ascendente de médio prazo que vem desde 2012.

nota: linhas da broadening formation a laranja, e canal ascendente de longo prazo a azul bebé tracejado.

Primus, obrigado pela explicação e bons graficos!
Anexos
S&P500 - possivel megafone.pdf
(225.06 KiB) Transferido 188 Vezes
Editado pela última vez por malvoisin em 2/11/2014 14:53, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: S&P500

por Primvs » 2/11/2014 13:09

malvoisin Escreveu:Anthimio, em relação à minha duvida qt ao não "afunilamento" da recente Wedge, esqueci-me que, na altura, se tinha referido a uma "broadening wedge". era 1 padrao que desconhecia, entretanto ja li sobre o mesmo.

Primus, em relação ao relatório ADP e Non Farm payrolls, o que quer dizer "tacharam"?


O statement que saiu da reuniao da FED referiu que a economia continuava em expansao e que havia sinais positivos no mercado de emprego. o que aconteceu? o PIB saiu melhor que o esperado...logo...penso que esses numeros, o ADP e o Non Farm Payrolls vai sair melhor que o esperado...nao faz sentido que eles tomem decisoes sem terem conhecimento prévio desses numeros!

Se sairem piores...para mim será surpresa...ou entao...na pior das hipoteses...um sell on the news!

O tcharammmm...sou eu a fingir a minha surpresa :mrgreen:
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: S&P500

por malvoisin » 2/11/2014 13:02

Anthimio, em relação à minha duvida qt ao não "afunilamento" da recente Wedge, esqueci-me que, na altura, se tinha referido a uma "broadening wedge". era 1 padrao que desconhecia, entretanto ja li sobre o mesmo.

Primus, em relação ao relatório ADP e Non Farm payrolls, o que quer dizer "tacharam"?
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: S&P500

por Primvs » 2/11/2014 11:49

Eu gosto muito do fim de semana...um tipo nao tem pressao...nao ha tickers a mexer...um gajo tá calmo...ve os graficos com outra perspectiva.

Ponto previo: Eu gosto de misturar a AT com os meus conhecimentos economicos...e quando o faço à Paulo Bento style (com tranquilidade) a coisa geralmente bate certa. Por isso, fiquei um pouco chateado esta semana que passou pois esses conhecimentos e os graficos indicaram um caminho (up up) e eu, sabe-se lá porque, não tive fé...Jesus pediu para ir ter com ele e eu nao consegui caminhar pela água e o estrago foi grande! Agora há que recuperar as perdas, lamber feridas e kick some ass! A principal razao tem a ver com pré definicao do que se fazer...se fizer A, eu respondo B e se fizer C, eu respondo D. Sob pressao e nao sendo profissional disto, é importante ter os passos planeados para agir no momento e nao estar pressionado e depois agir mal ou entao ficar parado a ver a banda passar! Hoje vou trabalhar nisso.

Grafico semanal:

A tendencia primaria foi retomada. Tudo bulish! Semana 1 tentou partir a MM20, mas fechou acima,semana 2 partiu a MM20, semana 3 tentou partir a MM50 mas fechou acima...e aqui foi o turning point justificado pela semana 4. Um volume grande, começo de inversao do estocastico, rejeicao do preço. A semana 4 fez uma vela da MM50 à MM20 e a semana 5, fez uma vela linda acima da MM20 com fecho em maximos de sempre! Reteste à MM20 pode acontecer...mas a minha previsao é que nao será esta semana.

Grafico diario:

O Doji de 2feira abria as perspectivas para cima ou para baixo e 3feira respondeu para cima e aí...era seguir o comboio! Nada que saber...indicadores a puxar para cima, volume a crescer, a MM20 começou a crescer e acabamos a semana com fecho em maximos de sempre e acima de todas as MM!

Previsao:

Na 6feira, o preço andou ali a cheirar muito nos 2008,2009, 2010 e 2011 e no final da sessao...pimba puxada!!!!! Maximos de sempre!

Como sabem, eu gosto muito de analisar repeticoes de padroes e situaçoes e já em agosto...perto do toque da Super LTA, disse que ia recuperar e acertei no bicho (admito que as probabilidades eram elevadas...mas foi isso que me fez começar a atacar os indices e deixar o PSIzito). E pelo ultimo padrao e pelos indicadores (vejam o grafico diario)...penso que o caminho será para cima!

Há espaço nos indicadores para as subidas, há menos earnings e de menos empresas (mas algumas com o seu peso no Nasdaq) mas ainda os há e temos o relatorio ADP e Non Farm payrolls que...tacharammm...toda a gente sabe como vai sair, porque a velha já disse que o PIB tava a crescer (e saiu acima do esperado) e o emprego tambem. Ora...claro que eles a semana passada já nao tinham estes dados, tao certinho como o Sniper nunca mais comprar Bes subordinadas :mrgreen: e por isso os dados vao ser bons!

1-Juros vao continuar a ficar baixos (sabemos que so a inflacao pode mudar isso)
2-Earnings sempre a subir
3-Rendibilidades mercado obrigacionista em baixa

O caminho parece-me que é para cima e só muda com um dado surpresa ou com um (sim pode acontecer) sell on the news- que será momentaneo!
Anexos
spsemanal.png
spdiario.png
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: S&P500

por Limonov » 1/11/2014 21:58

Olá Malvoisin,

Obrigado pela resposta. Eu tenho esse livro, mas measuring gaps não se fixaram no meu cérebro fraco de gosma :oops:
Os outros dois tento sempre ter em conta para abertura de posições curtas ou longas, conforme o tipo de gap, exaustão ou fuga prá frente.

Abraço e bom fim de semana
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: S&P500

por balta » 31/10/2014 23:56

Boas, adoro este tópico, penso que já o tinha dito, as picardias fazem parte, são um dos condimentos, :lol: Quanto ao índice, foi um mês louco, quem iria prever um desfecho destes depois duma tão renitente correção, quando finalmente arranca para a queda, faz um mergulho espetáculo, e depois engana quase todos numa subida deveras inacreditável e acaba no mensal com um hanging man?. ...WTF?
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: S&P500

por malvoisin » 31/10/2014 18:42

Limonov Escreveu:
malvoisin Escreveu:outro aspecto poderá apoiar a tese da ida a valores de 2050-70 ou mesmo 2100-2150:

desde que começou esta subida, houve um 1º gap de 20 para 21/out, caso o de hoje não seja fechado poderá dar-se o caso de ser um measuring gap, o que significaria que poderemos estar sensivelmente a meio do movimento, ora se este começou na zona dos 1850 e o gap de hoje ocorreu nos 2000, bastará somar essa amplitude ao valor de hoje para ficarmos com a restante metade do movimento (2000+150=2150).



Malvoisin,

Preciso de ler sobre isso, desconhecia por completo esse tipo de projeção, que me sugeres?

Abraço,

Limonov

Limonov, em relação a este aspecto especifico sugiro-te qq livro de AT que inclua um capitulo sobre gaps. qt a mim, do que li ate à data, aconselho, sem qualquer duvida, esta grande obra: "Technical Analysis of Stock Trends" do Robert Edwards, que comecei a ler apenas ha 2 semanas (li outros anteriormente, mas, na minha opiniao, nenhum se compara a este em termos de clareza, rigor e profundidade).

muito resumidamente, a AT refere 3 tipos de gaps:
- breakaway gaps - ocorrem na fase inicial de um novo movimento (ascendente ou descendente)
- measuring gaps - ocorrem normalmente a meio desse mesmo movimento
- exhaustion gaps - tal como o nome indica, assinalam o fim desse mesmo movimento, e são, por assim dizer, o canto do cisne.

abraço
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: S&P500

por Limonov » 31/10/2014 18:31

[quote="old_ljbk"]Caro Limonov,

Essa é uma possibilidade mas para já tudo aponta para cima para um maximo no canal semanal de 2070 para a proxima semana.
Se pensarmos numa situação parecida ao que aconteceu em 2011, o SP até pode ir aos 1650. Tudo depende do tempo que levar o movimento.


Olá ljbk,

Sim, tudo aponta para subida no curto prazo. Mas serve para manter os pés na terra, definir tamanho de posições, targets parciais ou totais e stops.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: S&P500

por Limonov » 31/10/2014 18:24

malvoisin Escreveu:outro aspecto poderá apoiar a tese da ida a valores de 2050-70 ou mesmo 2100-2150:

desde que começou esta subida, houve um 1º gap de 20 para 21/out, caso o de hoje não seja fechado poderá dar-se o caso de ser um measuring gap, o que significaria que poderemos estar sensivelmente a meio do movimento, ora se este começou na zona dos 1850 e o gap de hoje ocorreu nos 2000, bastará somar essa amplitude ao valor de hoje para ficarmos com a restante metade do movimento (2000+150=2150).



Malvoisin,

Preciso de ler sobre isso, desconhecia por completo esse tipo de projeção, que me sugeres?

Abraço,

Limonov

Editado: deixa, não te maces, já encontrei :mrgreen: :mrgreen:
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: S&P500

por Limonov » 31/10/2014 18:22

_x_ Escreveu:Lim, desculpa o reparo, isso é coisa que se imagine?
A coisa a rebentar pra cima, tudo esticado o Oscar, o Metrologista eu a olhar só pra cima e tu vens com uma coisa dessas? :mrgreen:

Prims, tu nao penses que te reformas daqui a 30 anos, esquece isso! :-#



Olá amigo das cenas dependuradas :mrgreen:

É só para não embandeirar em arco. É mais seguro para mim negociar com mais do que um cenário.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: S&P500

por jlfamnc » 31/10/2014 18:12

Pelo que me parece acredito que realmente agora o S&P possa ir por ai para cima....

E tudo isto e sem QE. Será que estamos perante nova bolha?


MC
 
Mensagens: 1
Registado: 31/10/2014 18:08

Re: S&P500

por w00zy » 31/10/2014 18:03

É a 1ª vez que vejo uma analise assim. Por acaso o target dos 2150 bate certo com os meu sarrabiscos e fibo's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 241
Registado: 28/4/2014 12:59

Re: S&P500

por malvoisin » 31/10/2014 17:56

outro aspecto poderá apoiar a tese da ida a valores de 2050-70 ou mesmo 2100-2150:

desde que começou esta subida, houve um 1º gap de 20 para 21/out, caso o de hoje não seja fechado poderá dar-se o caso de ser um measuring gap, o que significaria que poderemos estar sensivelmente a meio do movimento, ora se este começou na zona dos 1850 e o gap de hoje ocorreu nos 2000, bastará somar essa amplitude ao valor de hoje para ficarmos com a restante metade do movimento (2000+150=2150).
Editado pela última vez por malvoisin em 31/10/2014 18:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 776
Registado: 6/3/2014 19:07

Re: S&P500

por ljbk » 31/10/2014 17:29

Caro Limonov,

Essa é uma possibilidade mas para já tudo aponta para cima para um maximo no canal semanal de 2070 para a proxima semana.
Se pensarmos numa situação parecida ao que aconteceu em 2011, o SP até pode ir aos 1650. Tudo depende do tempo que levar o movimento.


Caro EBF1_2014,

Essa divergencia iria sempre aparecer a não ser que tivesse uma subida do tipo parabolica ou exponencial. Tem a ver com a forma como o indicador é calculado.
Enquanto o RSI estiver acima dos 50 nada garante que a subida tenha perdido gás.
Se alterar a escala mantendo o mesmo indicado irá ver que quanto maior a escala menos oscilações terá e mais o RSI tende a manter-se numa zona de subida continua: RSI na zona dos 70 ou de queda continua RSI na zona dos 30.
Se reduzir a escala passa a ter muitas oscilações e muito ruido.



BN,
ljbk.

Edit:
A ultima vez que o RSI na escala mensal esteve onde está agora foi em Junho/Julho de 1998 !!! :shock:
Ou seja, considerando a escala mensal, o mercado está mesmo muito esticado.
Já na escala semanal, houve uma clara incursão abaixo dos 50 na semana dos 1820.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: S&P500

por _x_ » 31/10/2014 17:19

Lim, desculpa o reparo, isso é coisa que se imagine?
A coisa a rebentar pra cima, tudo esticado o Oscar, o Metrologista eu a olhar só pra cima e tu vens com uma coisa dessas? :mrgreen:

Prims, tu nao penses que te reformas daqui a 30 anos, esquece isso! :-#
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

AnteriorPróximo

Quem está ligado: