Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 17/3/2020 0:48

Concordo com o J Alves, também acho que são essas as zonas, essas e a zona dos 1800... Eu já vejo isto a cair até aí. Quase 50% de queda, não me parece nada de inverosímil nesta altura do campeonato. Mas sim, quebrando esta dos 2300, temos ali os 2100. Vamos acompanhando...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 16/3/2020 21:45

Opcard33 Escreveu:
artista_ Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:
Se fechar abaixo do canal rosa, quebra a tendência ascendente e ai é o caos total.


Sinceramente acho que nem vale a pena neste momento olhar muito para linhas de tendência, muito menos suportes, este crash seguirá o seu caminho, sem olhar para elas... acho que o mais importante agora é olhar para os ressaltos e tentar identificar uma figura de inversão. Sendo que não me surpreenderá que a inversão seja em V e quando houver algum tipo de confirmação técnica de inversão, estejamos muito acima dos mínimos... ainda assim, parece-me preferível entrar muito acima dos mínimos do que arriscar entrar com isto a cair a torto e a direito...

Ainda assim, como tenho referido, os mercados americanos vão resistindo melhor. Em termos acumulados já vai havendo alguma diferença em relação aos mercados europeus, das quedas em relação ao topo... e convém ter em conta que os mercados americanos vinham de subidas muito mais violentas... muitos acham que quando mais sobre mais cai, isto prova, mais uma vez, que não é bem assim!


Não acredito que seja V requeria muito saber da governação todo tecido económico dos países vai ficar de pantanas , as falências irão provocar falências em cadeia .

Entre pagar subsídio de desemprego e dar dinheiro as empresas fará toda diferença, os governos vão olhar aos votos não o que seria correcto vão optar pela primeira opção .

Aposto no U ser for em V ficarei feliz .


Está toda a gente a espera que o martelo apareça :lol:
é rezar ao Thor a ver se vem o mjolnir é a única esperança :lol: eventualmente irá haver um bounce, e a partir dai as coisas vão começar a ficar mais claras. Ou é um "dead cat" e o gold começa a despegar dos índices ou é um caminho coletivo para baixo, imo claro
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por Penaforte » 16/3/2020 17:41

As zonas serão sempre importantes e neste momento estarão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento da Pandemia e respectivos impactos, que é o que está a fazer o mercado movimentar.
Concordo com o JAlves, aquele ´é o próximo valor referência (para onde a maior parte dos traders estão a olhar) e para mim, muito importante no curto prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: S&P500

por artista_ » 16/3/2020 17:27

J Alves Escreveu:ora então é asssim.

se vai de V ou de U eu não sei. o que eu sei é que esta zona dos 2395/2355 tem de aguentar.

Vocês já estão a falar em V e em U quando nem sequer tem na mente qual é a zona de preço que tem de aguentar.

Oh valha-nos deuszzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :shock:


Já o escrevi, duvido que sejam muito importantes as zonas, os mercados vão estar sobretudo a olhar para o controle da pandemia, tenho dúvidas que venham a ligar muito a suportes... ainda assim, como atualmente uma grande parte dos negócios sejam automáticos pode ser que essas zonas tenham efeito importante, veremos...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por fjcbolsa » 16/3/2020 17:17

E parece muito provável que não aguente. :?: :oops: :?:
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: S&P500

por J Alves » 16/3/2020 17:13

ora então é asssim.

se vai de V ou de U eu não sei. o que eu sei é que esta zona dos 2395/2355 tem de aguentar.

Vocês já estão a falar em V e em U quando nem sequer tem na mente qual é a zona de preço que tem de aguentar.

Oh valha-nos deuszzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :shock:

https://www.youtube.com/watch?v=p1gYtny ... rt_radio=1
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7154
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por Opcard33 » 16/3/2020 17:01

artista_ Escreveu:
Opcard33 Escreveu:
Aposto no U ser for em V ficarei feliz .


Não percebo porque é que ficas feliz se vor em V? Qual é a diferença? Presumo que estejas investido, se for o caso, o mais importante será sempre até onde vão as quedas? Só como hipótese, se os mínimos já tiverem sido feitos e a inversão ocorrer em U será melhor ou pior do que se for feita em V mas ainda cairem mais 50%?



Eu entendo se for em V , significa que tivemos governação inteligente como eu não acredito oposto no U , nada pessoal nada com os meus investimentos , apenas a pensar na rapidez com que os muitos desempregados deste crise Recuperam o seu trabalho .

Vamos estar perante uma Das maiores injustiça da história ( ontem via um sindicalista além dos 100% Para quem fica em casa falava do subsídio de refeição ainda pensei que iria pedir o subsídio de transporte ) o que vai acontecer a todos os pequenos independentes ?
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: S&P500

por manchini » 16/3/2020 16:51

Boas,

Para o dia de hoje interessa-me se fecha abaixo dos 2480 ou não.
O SP anda a defender-se muito bem, aqueles picos na ultima hora fazem amortecer as quedas dos dias seguintes.
Se sobe 10% no dia seguinte a queda de 10% já parece muito....

2480...

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: S&P500

por artista_ » 16/3/2020 16:40

Opcard33 Escreveu:
Aposto no U ser for em V ficarei feliz .


Não percebo porque é que ficas feliz se vor em V? Qual é a diferença? Presumo que estejas investido, se for o caso, o mais importante será sempre até onde vão as quedas? Só como hipótese, se os mínimos já tiverem sido feitos e a inversão ocorrer em U será melhor ou pior do que se for feita em V mas ainda cairem mais 50%?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por J Alves » 16/3/2020 16:39

as grandes zonas de defesa do sp são na minha opinião estas
Anexos
SP500 Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7154
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por Opcard33 » 16/3/2020 16:33

Opcard33 Escreveu:
artista_ Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:
Se fechar abaixo do canal rosa, quebra a tendência ascendente e ai é o caos total.


Sinceramente acho que nem vale a pena neste momento olhar muito para linhas de tendência, muito menos suportes, este crash seguirá o seu caminho, sem olhar para elas... acho que o mais importante agora é olhar para os ressaltos e tentar identificar uma figura de inversão. Sendo que não me surpreenderá que a inversão seja em V e quando houver algum tipo de confirmação técnica de inversão, estejamos muito acima dos mínimos... ainda assim, parece-me preferível entrar muito acima dos mínimos do que arriscar entrar com isto a cair a torto e a direito...

Ainda assim, como tenho referido, os mercados americanos vão resistindo melhor. Em termos acumulados já vai havendo alguma diferença em relação aos mercados europeus, das quedas em relação ao topo... e convém ter em conta que os mercados americanos vinham de subidas muito mais violentas... muitos acham que quando mais sobre mais cai, isto prova, mais uma vez, que não é bem assim!


Não acredito que seja V requeria muito saber da governação todo tecido económico dos países vai ficar de pantanas , as falências irão provocar falências em cadeia .

Entre pagar subsídio de desemprego e dar dinheiro as empresas fará toda diferença, os governos vão olhar aos votos não o que seria correcto vão optar pela primeira opção .

Aposto no U ser for em V ficarei feliz .


Obs. As grandes capitalizações terão tendência a resistir muito melhor .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: S&P500

por Opcard33 » 16/3/2020 16:31

artista_ Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:
Se fechar abaixo do canal rosa, quebra a tendência ascendente e ai é o caos total.


Sinceramente acho que nem vale a pena neste momento olhar muito para linhas de tendência, muito menos suportes, este crash seguirá o seu caminho, sem olhar para elas... acho que o mais importante agora é olhar para os ressaltos e tentar identificar uma figura de inversão. Sendo que não me surpreenderá que a inversão seja em V e quando houver algum tipo de confirmação técnica de inversão, estejamos muito acima dos mínimos... ainda assim, parece-me preferível entrar muito acima dos mínimos do que arriscar entrar com isto a cair a torto e a direito...

Ainda assim, como tenho referido, os mercados americanos vão resistindo melhor. Em termos acumulados já vai havendo alguma diferença em relação aos mercados europeus, das quedas em relação ao topo... e convém ter em conta que os mercados americanos vinham de subidas muito mais violentas... muitos acham que quando mais sobre mais cai, isto prova, mais uma vez, que não é bem assim!


Não acredito que seja V requeria muito saber da governação todo tecido económico dos países vai ficar de pantanas , as falências irão provocar falências em cadeia .

Entre pagar subsídio de desemprego e dar dinheiro as empresas fará toda diferença, os governos vão olhar aos votos não o que seria correcto vão optar pela primeira opção .

Aposto no U ser for em V ficarei feliz .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: S&P500

por J Alves » 16/3/2020 16:30

parece que começa a ficar mais claro :shock: :arrow:
Anexos
SP500 Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7154
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por artista_ » 16/3/2020 16:10

TheKeyboardDuck Escreveu:
Se fechar abaixo do canal rosa, quebra a tendência ascendente e ai é o caos total.


Sinceramente acho que nem vale a pena neste momento olhar muito para linhas de tendência, muito menos suportes, este crash seguirá o seu caminho, sem olhar para elas... acho que o mais importante agora é olhar para os ressaltos e tentar identificar uma figura de inversão. Sendo que não me surpreenderá que a inversão seja em V e quando houver algum tipo de confirmação técnica de inversão, estejamos muito acima dos mínimos... ainda assim, parece-me preferível entrar muito acima dos mínimos do que arriscar entrar com isto a cair a torto e a direito...

Ainda assim, como tenho referido, os mercados americanos vão resistindo melhor. Em termos acumulados já vai havendo alguma diferença em relação aos mercados europeus, das quedas em relação ao topo... e convém ter em conta que os mercados americanos vinham de subidas muito mais violentas... muitos acham que quando mais sobre mais cai, isto prova, mais uma vez, que não é bem assim!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 16/3/2020 15:46

Opcard, os mercados desvalorizaram-se isto assim como os homens o fizeram. Normalmente, os mercados antecipam muito bem os acontecimentos. Desta vez, demoraram muito. E agora sim, estão a descontar o brutal impacto que tudo isto vai ter.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por Opcard33 » 16/3/2020 14:59

Espero que o Cem diga uma palavra porque é o homem da IA e o Ulisses explique .
Em adolescente ouvi pela primeira vez a palavra crise em 1973 , vi os mercados antecipar os ciclos económicos e ser hiperreactivos nos acontecimentos inesperados .
Mas nos últimos tempos , Trump , Brexit, tensão nos mares da China , conflito USA , Irão .... as boas notícias eram boas e as más notícias eram ainda melhorar para os mercados .

O vírus aparece na China que representa 40% do crescimento económico mundial, eu espero uma reação brutal dos mercados ...vendo e fico doente por ver Tesla a seguir duplicar de valor e fico confuso , toda uma vida desperdiçada não entendo o mundo não compreendo nada ...

Estou a reflectir sobre a indiferença dos mercados durante semanas ,vejo 2 possibilidades .
-Hoje vemo-nos como Homo Deus invencíveis , imortais e que o futuro só pode ser melhor os mercados só podiam subir ,

- Penso na IA responsável pela maioria dos negócios na sua lógica se está a subir só pode subir , um vírus será uma variável sem histórico para a inteligência artificial, um dia os homens assustam-se assumem o comando e provocam as quedas , porque não deixaram isto entregue os robôs ?
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 16/3/2020 9:34

Depois de um ataque nuclear surpresa da Fed aos bears, nem assim o SPX e os restantes mercados mundiais estão a derrapar. Logo na abertura o SPX teve um circuit breaker.

Se fechar abaixo do canal rosa, quebra a tendência ascendente e ai é o caos total.

Imagem


Por outro lado existe ainda um sentimento de BTFD e os insiders estão com vontade de adicionar.
Screenshot_1.png
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por artista_ » 15/3/2020 22:54

Wuzzu. Escreveu:Claramente para baixo. Os EUA foi começar a não gostar nem dos números de infetados nem dos n´umeros de fábricas a fechar em todo o mundo.
Vão claramente admitir que estamos numa recessão. Saber se é curta ou não é coisa para avaliar dentro de três ou mais meses. Até lá é preciso contar com o certo, e isso é prejuizos temporários em muitos setores.


Infelizmente, penso que os mercados já estão a descontar algo mais que prejuízos temporários, se fosse só isso não alteraria grandemente o valor das empresas... ou acontece um milagre qualquer no controle da pandemia ou haverá certamente falências de empresas nos setores mais expostos e/ou empresas em situação financeira mais delicada que certamente não aguentarão um abanão destes... enfim, espero estar enganado, ou que aconteça algum milagre no controle do virus!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 15/3/2020 13:29

J Alves Escreveu:não está facil olhar o grafico do sp

no semanal não se tiram grandes conclusões, no entanto há duas coisas que me fazem comixão: não acredito muito em subidas a uma sexta na ultima hora da sessão e depois esta vela semanal ainda não é de paragem das quedas.

aproveitar a volatina pra ir surfando pra cima e pra baixo é pra já o mais interessante


Pessoalmente creio que o timing foi decidido propositadamente para subidas em modo FOMO, de forma a conseguir que a vela semanal fechasse acima da MM200, suporte histórico do preço. Quanto a mim, o caminho continua a ser para baixo, e por estes futuros de fim-de-semana parece que vai mesmo:
https://www.ig.com/au/indices/markets-i ... all-street
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por J Alves » 15/3/2020 11:58

não está facil olhar o grafico do sp

no semanal não se tiram grandes conclusões, no entanto há duas coisas que me fazem comixão: não acredito muito em subidas a uma sexta na ultima hora da sessão e depois esta vela semanal ainda não é de paragem das quedas.

aproveitar a volatina pra ir surfando pra cima e pra baixo é pra já o mais interessante
Anexos
SP500 Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7154
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: S&P500

por NirSup » 14/3/2020 23:17

pata-hari Escreveu:
Apesar de tudo, o SP está com um PE de 20.38 quando a média é 15.78. Isto sem actualização dos earnings, que irão certamente regredir.


Mas achas Tu que nestes tempos loucos que estamos a viver alguém se preocupa se o PER é de 20 ou de 15?
Ao menor sinal ou rumor de que foi encontrado um medicamento para a cura do COVID-19 ou uma vacina eficaz, o S&P vai disparar como se não houvesse amanhã. Duvidas disso?
Usas panela de pressão em casa? Tenta tirar a tampa com ela no máximo de pressão e depois diz-me o que aconteceu.
Minha querida Amiga, isso de ligar as cotações ao PER ou ao PER MÉDIO está démodé.
Agora, nestes tempos loucos, o que conta é o estudo comportamental e respectivas reações dos agentes ou actores financeiros. Nada mais conta.
By Nirvana.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 14/3/2020 20:17

pata-hari Escreveu:Um pequeno comentário contrarian (contrarian para mim que não aguentei os dedinhos e já comprei um bocadinho de SP): Apesar de tudo, o SP está com um PE de 20.38 quando a média é 15.78. Isto sem actualização dos earnings, que irão certamente regredir.


A média do resto do mundo?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por Pata-Hari » 14/3/2020 20:08

Um pequeno comentário contrarian (contrarian para mim que não aguentei os dedinhos e já comprei um bocadinho de SP): Apesar de tudo, o SP está com um PE de 20.38 quando a média é 15.78. Isto sem actualização dos earnings, que irão certamente regredir.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: S&P500

por artista_ » 14/3/2020 16:03

The Navigator Escreveu:Estive a rever o comportamento do SP500 no Bear Market de 2008. Esta semana, antes deste fecho e durante as declarações do Trump, aproximou-se à pior semana de Outubro de 2008. Sem querer fazer comparações, essa semana, apesar de violenta, não provocou a exaustão das vendas. Estas, continuaram até à primeira semana de Março de 2009. Os primeiros sinais de inversão ocorreram a partir daí. Enquanto não assistirmos a sinais equivalentes de inversão, nada se pode dizer sobre o que temos pela frente.


Estive a olhar mais atentamente para os teus comentários no gráfico de 2008, que no fundo vêm de encontro ao que escrevi aqui há uns dias. Há duas diferenças que acho significativas:

1. Quando os mercados começaram a cair a sério, apresentando quedas comparáveis com com as que tivémos agora, já os mercados tinham caído, de uma forma relativamente lenta, cerca de 20% em relação ao topo, enquanto que agora a violência das quedas começou praticamente logo a seguir à chegada ao topo;
2. A semana pior aconteceu quando os mercados já acumulavam quedas superiores 30%, cerca de um ano depois de atingido o topo;

Como disse, isto vem de encontro ao que escrevi há poucos dias, estas quedas estão a ser feitas de uma forma mais rápida e violenta e, à partida podem indicar uma de duas coisas (hipóteses que coloco neste momento e que, obviamente, valem o que valem):

a) Os mercados vão acabar por cair muito mais e mais violentamente que em 2008, embora todo o processo possa ser mais rápido;
b) Este será um episódio mais rápido e por isso a recuperação também será mais rápida, dependendo da capacidade que a humanidade tenha em controlar a epidemia, sendo que se tratará de um episódio pontual de um forte Crash;

No fundo, são duas hipóteses similares, sendo que uma é muito mais otimista que a outra. Tendo em conta as espetativas em relação ao controle da epidemia o primeiro cenário parece bastante mais provável, sendo certo que não estou a ver que os mercados não voltem a fazer novos mínimos, já houve algum pânico, mas não parece que se tenha atingido o extremo, com esta volatilidade no extremo devemos ter algo que nunca vimos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por Penaforte » 14/3/2020 14:42

artista_ Escreveu:
The Navigator Escreveu:. Enquanto não assistirmos a sinais equivalentes de inversão, nada se pode dizer sobre o que temos pela frente.


Sim, isso de certeza absoluta, a sessão de sexta feira é muito pouco, mas foi um sinal positivo, ainda para mais a uma sexta feira, quando os investidores costumam ter algumas cautelas, em tempos normais, nestes ainda deviam ter mais... mas o que o Otimiza escreveu, sobre o facto de a grande maioria das ordens ser automáticas, pode justificar a irracionalidade do fecho dos mercados.


Exacto, a questão é que para além de esta ameaça ser tão complexa e sem precedentes na era moderna, o "trading" também mudou muito nos últimos anos. Algos, sistemas automáticos de trading que dominam e ditam os mercados, estes nunca foram testados numa situação de volatilidade como estamos a assistir com paradigmas cujas respostas desconhecemos.
Se a vela de sexta-feira é positiva? Óbvio. Se indica que os investidores recuperaram a confiança e estão dispostos a segurar as compras? Duvido muito..
Gostei da comparação que o The Navigator fez, aliás vários analistas tem a mesma leitura do que podem ser os próximos movimentos a curto e médio prazo. É natural, uma das formas de antecipar o futuro é olhar para o passado..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa e 263 visitantes