Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por artista_ » 14/3/2020 14:32

The Navigator Escreveu:. Enquanto não assistirmos a sinais equivalentes de inversão, nada se pode dizer sobre o que temos pela frente.


Sim, isso de certeza absoluta, a sessão de sexta feira é muito pouco, mas foi um sinal positivo, ainda para mais a uma sexta feira, quando os investidores costumam ter algumas cautelas, em tempos normais, nestes ainda deviam ter mais... mas o que o Otimiza escreveu, sobre o facto de a grande maioria das ordens ser automáticas, pode justificar a irracionalidade do fecho dos mercados.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por The Navigator » 14/3/2020 14:06

Estive a rever o comportamento do SP500 no Bear Market de 2008. Esta semana, antes deste fecho e durante as declarações do Trump, aproximou-se à pior semana de Outubro de 2008. Sem querer fazer comparações, essa semana, apesar de violenta, não provocou a exaustão das vendas. Estas, continuaram até à primeira semana de Março de 2009. Os primeiros sinais de inversão ocorreram a partir daí. Enquanto não assistirmos a sinais equivalentes de inversão, nada se pode dizer sobre o que temos pela frente.
Anexos
SP500 Out-2020.PNG
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: S&P500

por artista_ » 14/3/2020 0:36

optimiza Escreveu:
Estas diárias marés extremamente baixas e marés extremamente altas do S&P (ver 3º gráf, em baixo), feitas à velocidade da Luz e da programação das máquinas (ordens humanas apenas representaram 18% do trading). O que é que isto nos diz? a) que o machine trading é hegemónico e simbiótico na volatilidade; b) que as instruções de compra e venda implícitas e definições de tendência, stops e buys pré-programados, são muito apertadas e disfuncionais para o mercado quando volátil; c) que as regras clássicas da análise técnica são postas em causa com tamanha amplitude e velocidade dos movimentos.


Então deve ser esta a explicação para os movimentos tão violentos que moldam um desenho gra´fico diferente de tudo o que já vimos, de que falava ontem, neste ou noutro tópico!

Aproveito para te dar os parabéns pelos excelentes posts! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por artista_ » 14/3/2020 0:27

Punitor Escreveu:Eu não sou tão positivo e espero estar errado...
Agora que o Trump abriu os cordões à bolsa é que se irá ver o verdadeiro estado da Pandemia no território americano.
Isso dos 600 paus não tem nada a ver. O pessoal lá ganha 5000 paus, mas uma simples ida à urgência com uns exames, coisa e tal e mais umas coisas, custa mais do que 5000 paus...
Agora que tudo vai ser gratuito, a ideia que eu tenho é que eles nem saberão trabalhar dessa forma e os profissionais de saúde e os próprios sistemas de saúde ficarão desorientados de todo...



Sim, mas também são do mais patriótico, organizado e solidário que há no mundo, isso pode fazer alguma diferença! Esperemos que sim, mas obviamente que não é o dia de hoje que decide tudo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por Optimiza » 14/3/2020 0:25

S&P500 maiores quedas de sempre e a mensualização em % dessa queda.jpg
Que semana louca em WallStreet, o pânico e a anarquia pareciam derivar mais da doença de Creutzfeldt–Jakob (mad cow disease), do que do CoronaBear shutdown!

S&P500 hoje subiu 9,3% (recuperando os 2711 pontos), após o pior retorno mensualizado de sempre (-32,1%).Pior do que o do flash crash de Outubro de 1929 (em cima, no 1º gráfico, na última linha)

Semana louca, com o VIX "histérico" (no 2ºgráf, em baixo), 3 dias de híper quedas (com 3 acionamentos do "Limit down"), e 2 dias de subidas "eufóricas", sendo a subida de hoje uma pequena loucura pelos disparos automáticos de ordens de compra em todo o sistema. De tal modo foi assim, que foi pela primeira vez acionado um "LImit UP" » nos 5% de subidas no S&P500, deu-se suspensão total de transações durante 15 minutos para o mercado acalmar o panic buying que se fazia sentir.

Estas diárias marés extremamente baixas e marés extremamente altas do S&P (ver 3º gráf, em baixo), feitas à velocidade da Luz e da programação das máquinas (ordens humanas apenas representaram 18% do trading). O que é que isto nos diz? a) que o machine trading é hegemónico e simbiótico na volatilidade; b) que as instruções de compra e venda implícitas e definições de tendência, stops e buys pré-programados, são muito apertadas e disfuncionais para o mercado quando volátil; c) que as regras clássicas da análise técnica são postas em causa com tamanha amplitude e velocidade dos movimentos.

DOW, Russel2000 e NASDAQ Compx » Nestes outros 3 grandes Índices aconteceu precisamente o mesmo » Copycat da amplitude e velocidade dos movimentos do pai de todos os ìndices Mundiais, o S&P500 (Estes índices foram dominados pelas máquinas e o PSI20 e o Íbex 35 estiveram "ligados às máquinas").

No S&P500 para o resto do mês CoronaBear, Calma precisa-se!!!
VIX overdose de volatilidade em máximos com tendência a reduzir na próxima semana.png
VIX overdose de volatilidade em máximos com tendência a reduzir na próxima semana.png (68.8 KiB) Visualizado 7981 vezes
S&P500 Fast e Furious last 5 days    MvsM Machine vs machine.png
S&P500 Fast e Furious last 5 days MvsM Machine vs machine.png (64.46 KiB) Visualizado 7981 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/3/2020 0:30, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: S&P500

por Punitor » 14/3/2020 0:02

Eu não sou tão positivo e espero estar errado...
Agora que o Trump abriu os cordões à bolsa é que se irá ver o verdadeiro estado da Pandemia no território americano.
Isso dos 600 paus não tem nada a ver. O pessoal lá ganha 5000 paus, mas uma simples ida à urgência com uns exames, coisa e tal e mais umas coisas, custa mais do que 5000 paus...
Agora que tudo vai ser gratuito, a ideia que eu tenho é que eles nem saberão trabalhar dessa forma e os profissionais de saúde e os próprios sistemas de saúde ficarão desorientados de todo...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: S&P500

por BearManBull » 13/3/2020 23:48

Punitor nos USA o pessoal não ganha 600 paus ao fim do mês.

A esmagadora maioria do trabalho no ocidente são serviços e no século XXI uma boa parte pode ser feita em remoto. Turismo e viagens obviamente que são os sectores mais afectados inicialmente nesta crise. As techs desde SW tradiciona fitechs, seguros, telco não terão grande impacto.

Nota para o tópico o mercado ontem chorou com as medidas de injecção de liquidez e hoje aplaudiu as medidas de contenção do vírus. Está bom de se ver, finalmente o mercado a indicar a direcção ao cabeça dura do Trump.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: S&P500

por artista_ » 13/3/2020 23:43

Punitor Escreveu:artista duvido muito que a América consiga conter a pandemia melhor do que a Europa, mesmo com o estado de emergência declarado hoje pelo Trump. Se a coisa corre mal na América, as respostas que se exigirão em termos sociais e de saúde, não são tão boas como as respostas oferecidas em qualquer país europeu. Imagina todos os trabalhadores americanos terem de ficar isolados em casa por tempo indeterminado com os seus salários pagos parcialmente pelo Estado e pelas empresas... Achas isso viável na América?


Punitor, não sei se percebeste que o meu comentário é mais um desejo que uma análise... :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por Punitor » 13/3/2020 23:26

artista duvido muito que a América consiga conter a pandemia melhor do que a Europa, mesmo com o estado de emergência declarado hoje pelo Trump. Se a coisa corre mal na América, as respostas que se exigirão em termos sociais e de saúde, não são tão boas como as respostas oferecidas em qualquer país europeu. Imagina todos os trabalhadores americanos terem de ficar isolados em casa por tempo indeterminado com os seus salários pagos parcialmente pelo Estado e pelas empresas... Achas isso viável na América?
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: S&P500

por artista_ » 13/3/2020 21:04

A bolsas Americanas recuperaram bem... talvez tenhamos aqui bons sinais! Mais de 9% num dia é bastante positivo, como é usual os mercados americanos costumam comportar-se melhor que os europeus, neste caso isso poderá ser ainda mais evidente, dadas as dificuldades que a Europa demonstra no controle da pandemia... supondo que os EUA conseguirão conter melhor a propagação do virus!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por manchini » 13/3/2020 12:19

Boas,

Se tocou ou furou, numa linha de 12 anos, é difícil dizer.
Abaixo disto é que fura de certeza.
Até furar de certeza, diria, no meu entender, que se mantêm o Bull... já cheira a "sangue"...


Manchini
Anexos
sp.JPG
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: S&P500

por OCTAMA » 13/3/2020 10:57

Bom Dia,

De fato, o Trump está arrumado, e isso para mim não há dúvidas. A sua falta de visão e liderança concertada é risível, não fosse dramática. Somente pensa esta questão olhando para o seu umbigo. Vai perceber que são estes momentos que pedem cooperação concertada, pois este problema não afeta um país, mas a população planetária.
Na América onde o sistema de saúde é privado, quem irá suportar os custos daqueles que não têm meios de aceder aos cuidados de saúde? Testes, internamentos, etc, etc......são 30-40 milhões de pessoas sem apoio qualquer a não ser os seus próprios meio de subsistência. As segurados já afirmaram que vão se chegar à frente, mas nem todos têm seguro. Nem de perto, nem de longe! Uma das primeiras lutas que teve foi tentar desmantelar o Obamacare......e pela boca morrerá o peixe!!

Espero que no Fim de Semana o J ALves tenha uns desenhos para ver, pois até agora a ausência dos mesmos significa que não há qualquer espécie de forma de olhar para o que está a acontecer. Gostaria de acreditar que após esta fase mais violenta, haveria um rebound, para depois descer lentamente e ruinosamente para valores bem mais baixos......a desaceleração económica dos próximos trimestres irá confirmá-lo......

Vamos seguindo.

Bons Negócios (os possíveis.....)
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: S&P500

por artista_ » 13/3/2020 1:49

lfhm83 Escreveu:Talvez os juros 0 sejam a causa... .


Tenho algum receio é de que isto possa significar o início de algo muito pior e só agora estamos a começar... espero que não! Nem me tinha passado pela cabeça a questão dos juros tão baixos, mas não sei se isso por si só... enfim, vamos ver o que acontecerá!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por BearManBull » 13/3/2020 1:44

Estava a dizer que isto parece o fim do mundo mas prontos realmente já aconteceu antes movimentos deste tipo, em linha com o que dizas do SP usei o paralelismo do PSI 05/10/2008 chegou a perder 1700 pontos e acabou a semana a perder 1500 pontos 7700-6200. Esta semana está a perder 800 pontos. Realmente em sequència não creio que exista histórico de quedas tão elevadas.

Talvez os juros 0 sejam a causa... sei lá mas no final em termos de AT os suportes estão lá e enquanto não forem quebrados melhor não decretar a morte do touro.
Anexos
SP500-Weekly.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: S&P500

por artista_ » 13/3/2020 1:20

lfhm83 Escreveu:
artista eu não grande importância à velocidade dos movimentos, interessa mais se passa ou não suportes. E no PSI acho que em 2008 as quedas eram piores do que agora, mas prontos agora também não tem tanto para cair...


Estamos tópico do SP, eu falei do Nasdaq, tu respondes-me com o PSI :D ...

Em 2008, o Psi não teve movimentos tão violentos como agora (aliás nem o psi, nem nenhum dos outros índices), e gaps tão pronunciados... aliás acho que os gaps e a volatilidade é que são a real novidade dos momentos atuais, que fazem com que o gráfico vá desenhando algo difícil de encontrar no passado. Quererá isto dizer alguma coisa? terá a ver apenas com a velocidade mais rápida da difusão da informação e reações, que faz com que nas horas, que vão do fecho do mercado até à reabertura, haja muito acontecimento para digerir?! Ou este dado terá específicamente a ver com a natureza desta crise? Voltando a 2008, obviamente que ao fim de alguns meses o Psi caiu muito mais que os 30% que caiu agora, mas nós não sabemos ainda como isto vai acabar! :(
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 13/3/2020 0:50

Vejo toda a gente nas televisões a dizer que isto vai ser o fim do mundo, uma crise económica muito pior que em 2008, etc. Não sei se não haverá entre aqui e os 2300 um ressalto antes da derrocada final. Ou então desta vez as coisas são simplesmente mais óbvias e claras que nas outras crises, que vieram de dentro dos mercados, enquanto esta veio de fora. É sempre difícil perceber no que estamos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por rg7803 » 13/3/2020 0:44

Hum...
Anexos
received_203679257359514.jpeg
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: S&P500

por BearManBull » 12/3/2020 23:31

Isso de achar que já estamos em bear e que vai recuperar em 3 meses é altamente improvável. Um bear market no SP durará perlo menos um par de anos. Como o richardmag vejo isto está a chegar a zona de rebound, mas não acredito que faça higher high, vamos ver.

O Trump pode ir dizendo adeus à casa branca, está a gerir esta crise de forma deplorável e vai perder o grande trunfo que tinha da economia forte.

O Biden provavelmente o sucessor terá de subir impostos e aumentar a austeridade.

Na Europa nova crise de dívida e novamente o euro em cheque como se viu hoje no quase crash do euro. Até penso que a acção da FED foi mais pelo par eur/usd do que propriamente pela injecção de liquidez.

As companhias aéreas com mais um stress test de ficar sem voos de toda a Europa aos USA durante um mês, portanto vai ser inevitável salvar algumas dessas companhias, mais encargo para o contribuinte.

Este pesadelo não tem fim à vista, está completamente descontrolado e agora só lá deve acalmar dentro de um mês ou mais, estamos a 12 de Março ainda há muito tempo frio pela frente e depois para girar para outro lado do globo.

artista eu não grande importância à velocidade dos movimentos, interessa mais se passa ou não suportes. E no PSI acho que em 2008 as quedas eram piores do que agora, mas prontos agora também não tem tanto para cair...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: S&P500

por artista_ » 12/3/2020 23:05

Àlvaro Escreveu:Artista, claro que não é só pânico, mas esse caldo de medo generalizado empurra nas quedas. Provavelmente tens razão talvez um crash com uma recuparação rápida a seguir. :?


Mesmo nesse cenário, que é apenas uma hipótese, não sei até onde cairá de até onde recuperará, numa primeira fase... nada me garante que tanto o fundo como o pico da recuperação seguinte não sejam bem abaixo dos valores atuais. Por isso é preciso ter calma, ir observando e entrar apenas quando houver sinais de inversão! Caímos 30%, o que é bastante, mas não seria nada do outro mundo, se fosse feito em 2 ou 3 meses, o problema é que foi feito em 2 ou 3 semanas.

Estive a comparar com o que aconteceu em 1987, curioso, caiu mais no mesmo número de sessões, cerca de 40% nessa altura, contra 30% agora. Em 87 quase nem ressaltos houve, mas não há quase gaps nas aberturas, como agora. Afinal, isto parece tão mau, mas já houve pior! :shock: Outra curiosidade, sabem a quanto cotava o Nasdaq (opps, vi o Nasdaq e não o S&P, não deve haver grandes diferenças) em 1987? No final do crash estava a... 132 pontos, hoje, depois da queda de 30% está nos 7263, mais de 50x de valorização!!!!!!!... quem nos dera a bolsa Portuguesa assim!!!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por djovarius » 12/3/2020 22:47

Boas,

Permitam-me discordar. Há, sim, uma enorme falta de liquidez.
É que quem vendeu ações, "commodities", etc... realmente até podem ter muito "cash", mas ele saiu do circuito (é o que em WS chamam "money on the sidelines") ou, quanto muito, foi para a renda fixa e de lá não vai sair tão cedo.
Acresce a que há problemas que já vinham de trás e não haviam sido esclarecidos: falo das famosas "reverse repos" da Reserva Federal de NY que estavam a "salvar" a liquidez de muitos Bancos, segundo parece.

Então, há uma enorme falta de liquidez no contexto dos mercados financeiros e, possivelmente, da certa Banca.

Neste caso, vamos ter uma injeção de liquidez sem precedentes, mais compras de ativos.

Dá para desconfiar que, a exemplo, do pós-2008, haverá um monstruoso "bull" outra vez.
Quando isso pode começar?? Quando existir a perceção de que o problema acabou e que a Economia vai voltar aos trilhos... para já, não estou ainda a ver o ponto zero desse momento. Mas não interessa, pois teremos sinais técnicos, como sempre ocorreu.

Abraço, saúde a todos

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: S&P500

por Àlvaro » 12/3/2020 22:44

Artista, claro que não é só pânico, mas esse caldo de medo generalizado empurra nas quedas. Provavelmente tens razão talvez um crash com uma recuparação rápida a seguir. :?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: S&P500

por ricardmag » 12/3/2020 20:39

O bicho está bravo :shock: quase 30% é muita porrada

Abaixo da zona dos 2375 considero em modo bear.
Neste momento NEUTRO.

SP500.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: S&P50

por Opcard33 » 12/3/2020 20:00

A actual crise deve ser tratada antes de mais pelos médicos e não pelos Bancos centrais ,

Na Europa os tratados não permitem ao BCE comprar dívida directamente dos estados .

Como não há falta de liquidez no mercado a medida a salientar é permitir aos bancos que não respondam por algumas das exigências mínimas , facilitar nas reservas obrigatórias e nos prazos para um empréstimo serem considerados incobrável.
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: S&P500

por artista_ » 12/3/2020 19:52

Àlvaro Escreveu:Claro que é pânico e Trump ajuda à festa. A decisão de impedir europeus de viajar para america, com excepção dos ingleses, é ridicula e visa precisamente levar mais gente a vender ações. Serve para enervar o mercado. De resto acredito que virão aqui que nem glutões, mas não sei se o pior já passou... não está fácil, está barato, mas não fácil. O VIX está a tremer de medo e o dinheiro é tanto que não deverá faltar muito para voltar às ações. :?


A questão é mesmo essa, tens a certeza que isto é só pânico?! Eu não tenho mesmo. Se isto durar muito as perdas para a maioria das empresas serão brutais, muitas acabarão por falir, e haverá uma real justificação para a perda de valor que os mercados estão a descontar. Mesmo que isto não dure muito (espero bem que sim) os danos são já elevadíssimos, com tudo parado quantas empresas se aguentarão? Ainda ontem ouvi uma notícia (penso que percebi bem?!) que dizia que os italianos já estão a contar com uma queda do PIB entre 10 a 15%, isto é uma brutalidade!!

Mas é óbvio que numa situação destas os mercados exageram sempre, falta saber é se já estamos nessa fase, ou teremos de cair mais um bom bocado para lá chegar... sobretudo, os mercados levam tudo atrás nestas alturas, e poderão exagerar as quedas em algumas empresas que não sofrerão tanto com as esta crise. Mas que empresas serão essas? É fácil perceber quais são?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: S&P500

por BearManBull » 12/3/2020 19:07

Mais uma palermice, o que mercado quer é a pandemia controlada. Fazem tudo ao contrário, no momento em que se têm de concentrar em controlar o vírus atestam o mercado de liquidez... quando não existe nenhum problema de liquidez. É surreal a forma como estão a lidar com a crise e mesmo assim parece que não vai evitar uma quinta-feira negra.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], caganixo7, Cem pt, Google Adsense [Bot], JoeP, maturidade, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, rs521, tami e 402 visitantes