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Caldeirão da Bolsa

Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por Thoth » 4/2/2020 10:00

É por isso que eu não ligo muito aos fundamentais, já se ouve o artista falar em bolha desde 2014 e ainda não vi estouro.
O timming de compra não é o melhor mas é de estar atento.

Cumprimentos e bons negócios
bn
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por Artista Romeno » 3/2/2020 23:42

J_Investidor Escreveu:É impressionante a subida que a Tesla está a fazer. Mas no curto prazo está esticadíssima. Até onde pode ir neste estado de sobrecompra?
Para o pessoal que domina os fundamentais: esta cotação está fora do real valor da Tesla, certo?

Cumprimentos e bons negócios


a minha resposta é simples e parte-se em 3
1- googlar pt multimedia bolha das dotcom
3- por o grafico do bcp de 2013 até hoje ( com as devidas ressalvas o bcp estava morto a tesla a crescer)
3-subiu 16% porque ha expectativas que boas vendas na china....
4-do loop until fazer-se luz :mrgreen:

penso que o grafico mais as contas dizem tudo.... o passado tambem diz que uma bolha pode atingir valores verdadeiramente parvos :mrgreen:
* nao esquecer que a tesla paga forte e feio aos empregados em açoes pelo que o cash flow ajustado a isso nao e assim nada de mirambolante... o GAAP eps que inclui esse custo é de 0.56 cents no Q4 estamos a falar de um per 400, num setor capital intensivo e as margens ate aqui nao sao melhores..... what else já faltou mais para valer mais k a dona da nespresso :clap: :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por J_Investidor » 3/2/2020 22:56

É impressionante a subida que a Tesla está a fazer. Mas no curto prazo está esticadíssima. Até onde pode ir neste estado de sobrecompra?
Para o pessoal que domina os fundamentais: esta cotação está fora do real valor da Tesla, certo?

Cumprimentos e bons negócios
 
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 3/2/2020 18:45

Sem palavras, acho que nunca vi um título subir tanto em tão pouco tempo. Bolha?
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 15/1/2020 14:56

O observador publicou um artigo à uns tempos sobre o assunto. Bastariam 250k estações para esquecer o problema do CO2. Se cada uma custasse 1M bastariam 250k milhões se fosse cada uma 10 milhões então custaria 2,5 biliões para resolver o problema. Bastante menos do que o esforço que se está a exigir aos orçamentos verdes, que provavelmente só estão a piorar o problema.

E se aspirássemos o CO2 que aquece o planeta?

E se aspirássemos o CO2 que aquece o planeta?

A ideia não é nova, mas está cada vez mais competitiva e viável. O último empurrão para ter sucesso está a caminho, pois este negócio de triliões limita-se a aspirar do ar o CO2 que aquece o planeta.

Há aqueles que colocam tudo em causa, recusando-se a acreditar, por exemplo, que o homem tenha ido à Lua – há precisamente 50 anos – e que o aquecimento do planeta e as crescentes tempestades que o assolam, estejam relacionados com o excesso de dióxido de carbono (CO2) que existe no ar. Se esquecermos os que teimam em virar as costas à ciência, a maioria dos restantes está consciente que o ar que se respira na Terra tem hoje 400 partes por milhão (PPM) de CO2, o que é “só” o valor mais elevado dos últimos 800.000 anos. E se as consequências estão à vista, os danos e as dificuldades vão aumentar (rapidamente).

O Acordo de Paris, assinado em Dezembro de 2015 por nada menos que 195 países do mundo, determinou que era imperativo, para evitar o aquecimento global e a consequente subida da água dos oceanos, limitar as emissões de CO2. Com a curiosidade de que este que é o nosso maior problema ambiental nem sequer é um poluente, pois não só nós, os humanos, o exalamos quando respiramos, como as plantas o absorvem como alimento. Mas todos os esforços vão no sentido de limitar o incremento das temperaturas médias a menos de 2ºC, face aos níveis pré-industriais, quando a concentração de CO2 era de apenas 275 PPM.

Com o crescimento da economia (e capacidade industrial) chinesa e indiana, a que em breve se vai juntar uma série de outros países asiáticos em desenvolvimento, a humanidade emite anualmente para a atmosfera 37,1 mil milhões de toneladas de CO2 (em 2018). Para respeitar os níveis acordados em Paris, seria necessário baixar a fasquia para os 20 mil milhões em 2030 e para zero em 2050.

Os meios de transporte têm a sua responsabilidade na quantidade de CO2 que existe no ar, que rondará 14%, muito menos do que a produção de energia, de que necessitamos para nos iluminar, aquecer e fazer funcionar as nossas fábricas. A queima de carvão é a maior fonte emissora de CO2, mas até os países que usam e abusam deste recurso, como a Alemanha, China e EUA, começam a virar-lhe as costas desde que as fontes renováveis permitem produzir energia a preços inferiores.

O truque está num aspirador gigante
Afirmam os especialistas que o excesso de dióxido de carbono é de tal forma elevado que as metas não serão atingidas apenas adoptando formas renováveis para gerar energia e veículos eléctricos para não poluir enquanto se deslocam. Isto já para não falar de países como a Alemanha, onde não faz sentido recarregar as baterias dos automóveis com energia produzida a partir da queima do carvão. Além de passar a gerar electricidade de fontes não poluentes e de recorrer a meios de transporte limpos, é forçoso retirar o excesso de CO2 que existe na atmosfera. O que é bem mais fácil de dizer do que fazer…

A tecnologia para o fazer existe há muito, mas era cara. Pelo menos, até aqui. Há essencialmente três empresas com conhecimentos nesta matéria: os suíços da Climeworks, os canadianos da Carbon Engineering e os americanos da Global Thermostat, em parte com fundos atribuídos por bilionários como Bill Gates.

Ainda que com tecnologias distintas, o que conduz a preços diferenciados, todos eles sabem aspirar o ar, filtrá-lo, retirar o CO2 e guardá-lo ou processá-lo, de forma a que não prejudique o ambiente. Mas por um valor entre 500 a 600€ a tonelada do gás, não abundavam os clientes desejosos de o adquirir, ou países com vontade de pagar para livrar o planeta de um problema que é de todos.

Sucede que com os custos da energia renovável a caírem a olhos vistos, da eólica à fotovoltaica, passando pela hidráulica, hoje já é possível retirar CO2 da atmosfera por pouco mais de 80€ a tonelada, o que abre as perspectivas para viabilizar um negócio que vale, a prazo, muitos triliões.

O que já está feito?
A Climeworks já possui uma fábrica para capturar carbono na Suíça e outra na Islândia. A primeira extrai CO2 que os suíços depois vendem aos fabricantes de bebidas gaseificadas (a Coca-Cola suíça) e a estufas de vegetais, para incrementar a produção entre 20 e 30%. Mas as instalações islandesas destinam-se a capturar o CO2 e enterrá-lo nas rochas basálticas da região, onde, com o passar dos anos (muitos anos), o CO2 se transforma em rocha. Para a empresa suíça, se possuísse 250.000 unidades como as duas que explora, o excesso de CO2 deixaria a prazo de ser um problema.

A Carbon Engineering fornece grande parte do CO2 que recolhe à indústria petrolífera, que o injecta no solo para optimizar a extracção petrolífera – o que, a prazo, não faz muito sentido, se o objectivo é reduzir o consumo de petróleo. Os canadianos, que têm actualmente vários projectos entre mãos, com valores médios de 600 milhões de dólares, calculam que seriam necessárias 5.000 das suas fábricas para capturar todo o CO2 produzido pelos EUA (cerca de 5,3 gigatoneladas), o que acarretaria um custo de 3 biliões de dólares.

Pelo seu lado, a Global Thermostat usufrui da vantagem tecnológica de possuir filtros que necessitam apenas de ser aquecidos a 80ºC para libertarem o CO2, o que lhe permite poupar por se tratar de uma temperatura inferior à dos seus concorrentes. Esta empresa chegou a desenvolver projectos para capturar o CO2 que saía directamente das chaminés das refinarias, até concluir que o ar, nessas condições, com concentrações 300 vezes superiores às 400 PPM da média do planeta, não permitia que o filtro funcionasse de forma tão eficaz quanto o pretendido.

O que se poderia fazer?
Com todos os cientistas de acordo em relação à necessidade de ser fundamental acabar com a produção de energia eléctrica através da queima de carvão, petróleo ou gás, apostando cada vez mais nas renováveis, os veículos eléctricos irão desempenhar um papel preponderante. Porém, os automóveis a bateria não são a solução para todos os males e vão continuar a circular durante muitas dezenas de anos camiões, navios e até aviões a consumir derivados de petróleo, sobretudo nos países emergentes.

Daí que o CO2 capturado por estas fábricas convertidas em aspiradores gigantes possa ter outro destino – um que fará os ambientalistas torcer o nariz, mas que numa primeira fase resolveria o problema de alguns países e de alguns meios de transportes. Referimo-nos aos combustíveis sintéticos, produzidos com este CO2 retirado da atmosfera, junto a hidrogénio igualmente retirado do ar.

Há muitas empresas a trabalhar no desenvolvimento deste tipo de combustível, que tanto pode ser gasolina como gasóleo, que ao serem fabricados com carbono retirado da atmosfera seriam neutros em termos de CO2, não diminuindo, mas também não incrementando a concentração do gás no ar que respiramos. Isto permitiria cessar de imediato a produção de CO2 adicional pelos camiões, navios e até aviões. Pelo menos, até surgir uma solução alternativa menos poluente, além de resolver o problema dos transportes nos países menos desenvolvidos.
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por TheKeyboardDuck » 15/1/2020 13:42

Para quem tiver interesse na matéria, no Canadá existe uma companhia que produz um combustível que funciona nos carros a gasolina sem qualquer alteração e tem uma pegada ecológica de quase zero.

Lítio e baterias EV são neste momento um cartel como a OPEC+

https://www.nationalgeographic.com/news/2018/06/carbon-engineering-liquid-fuel-carbon-capture-neutral-science/
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por LoneWolf » 15/1/2020 13:38

lfhm83 Escreveu:... mas passar de laboratório a produção neste tipo de coisa é para tardar uns 10 anos isto se fosse o caso de realmente não ter outro tipo de cons, como seja custo de produção demasiado elevado ou menor tempo de vida da bateria.


concordo! Time and research will tell! 8-)
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 15/1/2020 13:21

Absurda ou não, está a subir ::wink: desde que quebrou a LTD já vai quase em 200%. Está em modo bolha? Talvez. Provavelmente todo o NASDAQ está.

LoneWolf realmente se existe-se uma bateria com 4x a capacidade de carga das actuais já veria com outros olhos os EVs, mas passar de laboratório a produção neste tipo de coisa é para tardar uns 10 anos isto se fosse o caso de realmente não ter outro tipo de cons, como seja custo de produção demasiado elevado ou menor tempo de vida da bateria.
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por TheKeyboardDuck » 15/1/2020 12:55

Ainda ontem partilhei no twitter 3 gráficos da TSLA que são indicativos do quão absurda está esta subida.
E a memória das pessoas é curta.
https://twitter.com/tiagolvsantos/status/1217063140309061632
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 15/1/2020 12:43

Opcard33 estou contigo, os eléctricos no conceito actual são uma banhada, mas nunca subestimar o poder da moda nos mercados. Se esta na moda renováveis, eléctricos e vegans o melhor é levar muito a sério esses sectores. No tópico da Apple sempre defendi que o iPhone tem mais de moda que de tech, principalmente nos últimos 5 anos que pouco ou nada tem inovado excepto o preço.

Por outro lado parece que no acordo comercial havia umas cláusulas para compra de carros americanos por parte da China que também está a puxar pela Tesla.

De momento ainda não há qualquer sinal técnico de fim da subida da Tesla, embora me pareça uma excelente decisão seguires a tua estratégia à linha.
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por LoneWolf » 15/1/2020 11:35

Li há já algum tempo que a Tesla quer romper com o modelo actual de se ter carro. E taxi. E uber.
Deixar de haver condutores.
A ideia seria através de uma app, chamar o carro, q viria ter connosco sem condutor, e levar-nos de A a B. Assim toda a gente pagaria uma fracçao do seguros, impostos, manutençao. Haveria menos parque automóvel pois os carros em vez de estarem parados 8 horas no escritorio enquanto trabalhamos estariam em circulaçao para outras pessoas.

Com esta ideia, o consumo de automóveis caíria a pique, logo todas as marcas perderiam negocio. Empresas como a Tesla q investem fortemente em inteligência artificial e carros q conduzem sozinhos.

Nao vejo esta ideia assim tao louca. Eu proprio nao tenho carro e nem quero ter. Nao preciso. Bicicleta + uber + transportes publicos sao 95% da minha mobilidade.

Ver a secçao de Sharing economy: https://www.disruptionmagazine.ca/why-w ... nnovation/
https://medium.com/@mulligan/tesla-can- ... 127a48e6c2

Opcard33, informatica quantica? nao é preciso tanto. Já estamos perto de ter uma excelente IA para carros autonomos. Baterias? as novas descobertas vao esticar as baterias por 3-4x mais. Aposto q estas novas baterias sairão o mais tardar em 2021. https://www.smart-energy.com/industry-s ... -ev-range/

LW
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por Opcard33 » 15/1/2020 9:29

Optimiza , gostei de ler o teu comentário mas ao contrário de ti não acredito no carro eléctrico apesar dos governos nos obrigarem ( com as actuais baterias as vendas são residuais a nível mundial )
Condução autónoma segura só com informática quântica .

Mas como a minha volta todos acreditavam tinham ações da Tesla , quando as comprei como um sonho disse vendo-as as 500 dólares mantive a palavra por uma questão de disciplina memo contrariado sabendo que iria deixar de ganhar dinheiro .

A Tesla está na moda tal como a Apple dão estatuto repara no êxito da LVMH com os seus produtos de luxo o ser humano é um animal estranho , se no passado se era gordo para mostrar que se tinha posses , hoje precisas e te exibir com relógios , carros e roupas telefones ...o luxo tem futuro .
 
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por Optimiza » 15/1/2020 4:25

Tesla vs todos os construtores automóveis e em especial a VW

Como preâmbulo, acredito na gradual supremacia dos carros elétricos durante os próximos 10 anos e também acredito na condução autónoma dentro do mesmo time span.

Previa em Maio uma forte valorização Tesla mas não antevia o exagero que se verificou logo apartir do mês seguinte...até agora.
Hoje li 2 analistas conceituados, baseados no futuro da condução autónoma e na superioridade da market share/autonomia face aos concorrentes, a afirmar que Tesla deverá multiplicar por 11 vezes a sua market cap e chegar ao trilião de dollars em 4 anos » atingir os 6000 USD de cotação » com os dados actuais, NADA MAIS ABSURDO!!!

A Tesla em 6,5 meses valorizou 2,5 VEZES o seu valor de final de Jun/19. Vale 97B, mais do que GM e Ford Juntas e vale tanto como o Grupo VW, o 2º maior construtor mundial com marcas como Porsche, Lamborghini, Audi, VW, Skoda, Seat, Bugatti, Ducatti, Scania e Man (poxa, tem todas as marcas que eu amo).

Produzirá um total de 400.000 viaturas (já com a fábrica da China em produção) vs 10.000.000 de viaturas do Grupo VW. Grupo VW vai colocar 26 modelos elétricos até 2024 (tendo Porsche Taycan e VW ID entre eles). Tesla Perderá 1B em 2020 e terá PER negativo vs lucros de 14B e PER de 6,6 para Grupo VW. Por quem já conduziu 3 dos 4 modelos, a qualidade de acabamentos Tesla é fraca (pintura descasca (S), tablier descolora (3), gap nas portas que fazem barulhos (X), estanquicidade dúbia no porta bagagens (XeS), vidros com barulho do vento (Xe3) e tablet central básico (todos) e desagradável), e a assistência é muito má! VW tem acabamentos/assistência muito superiores nas gamas comparáveis Audi, VW e Porsche e Excelentes na Bugatti, BENTLEY e Lamborgini.

No tocante a condução autónoma, entre outras, a Google, a Apple e a Microsoft estão à frente da Tesla (que está acima da VW.Porsche/Ford,Mustang/Toyota e GM).

Num próximo bear market pode-se shortar Tesla até aos 250usd - dos actuais 544 e até lá, pode-se efectuar pair trades (mean reverting strategy Tesla/VW) ainda este ano » especulo que, à la longue, valha menos de 1/3 de uma VW e menos de metade de uma GM.
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por ricardmag » 31/12/2019 20:30

Máximos históricos com muita adrenalina

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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 24/12/2019 15:14

Uma das estrelas de 2019, parece estar em modo bolha...
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 7/11/2019 1:45

:shock:
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por ricardmag » 22/7/2019 15:52

Boa altura para atualizar o trailing stop

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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 13/6/2019 14:24

Parece que não chega...
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 5/6/2019 11:30

Ontem teve finalmente o ressalto no suporte.

Potencialmente interessante com target nos 250 (se là chegar....).
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por ricardmag » 1/6/2019 21:23

:-k
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por richardj » 20/5/2019 15:54

Marco,

Certo, mas isso até me lembra o caso da Nissan em que, ao que parece, também ninguém percebe muito bem quanto é que o Ghosn ganhava e depois a coisa correu mal.

Ainda que seja em stock option, o custo continua lá para a empresa. Agora saber se ele abdica ou não já não se sabe, mas não deixa de ser irónico que uma empresa que está a queimar bastante capital pague valor desta ordem de grandeza ao seu fundador...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por MarcoAntonio » 20/5/2019 13:32

Não estou certo que ele tenha recebido esse valor em cash uma vez que ele tem optado, ao que parece, por receber em stock options e já por diversas vezes que alegou inclusivamente que nem sequer faz o levantamento dos cheques do salário, que supostamente acumulam numa conta da Tesla (o salário ronda os 56 mil dolares anuais actualmente e aparentemente ele abdica pelo menos dessa parte). Em todo o caso não é totalmente claro para mim e as notícias ao longo do tempo mais todo o PR e marketing do próprio Elon não permitem perceber com toda a certeza o que é que ele aufere afinal e como (entre salário, prémios e stock options) e do que é que ele abdica afinal, se é que abdica.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por richardj » 20/5/2019 11:04

Recentemente saíram duas noticia sobre a Tesla que vale a pena referir, que foram, o CEO a Tesla vir dizer que a empresa só tem dinheiro para 10 meses de actividade, ao mesmo tempo que o senhor recebeu 500 Milhões em prémios este ano. Não não,não me enganei nos números, é mesmo isso, o Elon Musk recebeu 500 milhões da actividade de 2018.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... a-10-meses

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... no-2-lugar

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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 16/5/2019 14:19

O desenho da Tesla é muito limpo no longo prazo.

Muito provável que teste a zona dos 193. Abaixo disso è salve-se quem puder (ver a explosão dos 40 aos 200 durante 2012).
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Re: Nasdaq - Tesla Motors Inc (NASDAQ:TSLA)

por BearManBull » 5/5/2019 22:16

optimiza Escreveu:Obrigatório verem este video sobre a Gigafactory (futuro maior edificio do Mundo, completamente energy e carbon neutral), e das 12 Gigafactories que vão construir por todo o Mundo para o dominarem - escala e eficiências são tudo na Indústria da mobilidade (em jogo 18 triliões em 10 anos).


Isso do carbon neutral é uma falácia. Era bom era, mas primeiro para pagar as emissões de instalação são precisos anos (dezenas... :-k ). E depois há que fazer manutenção do equipamento que normalmente envolve de alguma forma actividades que resultam na emissão de CO2.

Do ponto de vista técnico para já não passa de um pullback ao antigo suporte da zona 255/260, vamos lá ver se for para cima acredito numa recuperação, antes disso é melhor estar fora.

A Tesla pode ser muito inovadora, mas como dizes tem falta de expertise em tudo o resto da indústria automóvel convencional. Só se pode escolher a cor do carro e pouco mais, é como o conceito do model T ser aplicado no século XXI, mas com o revés adicional que estão com muitos atrasos na entrega.

Há mais factores, são carros muito caros e que ninguém sabe o valor de mercado que terão como usados.

Na Europa os grandes construtores começam a investir em alternativas à Tesla e têm todo um mundo de fundos e experts que a Tesla não tem.

Vamos vendo, o preço é soberano e é o melhor indicador.
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