Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dfviegas » 17/6/2013 17:13

K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.

Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por K. » 17/6/2013 16:59

Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por rg7803 » 17/6/2013 16:57

Eu sou de entendimento lento, tens de me dar o desconto.

De qualquer forma, se esse for o teu entendimento que é o que necessitas para ser feliz, só te desejo o melhor, e que sigas em frente!

E volto a dizer, não estou mal disposto...nem gosto de iscas!
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por dfviegas » 17/6/2013 16:19

rg7803 Escreveu:Mal disposto?
Mal disposto como?
Com o que acabaste de escrever, como poderia estar mal disposto?
Já pensaste a sério 5 minutos sobre o que escreveste, penso que não.
Não penses que não me identifico com alguns pontos que referes aqui, assim como outros colegas. Também sou apologista de vidas racionais, sem correrias atrás do último hit tecnológico, e sem ostentações.
Mas acho que temos de manter os pés assentes na terra.
Frugalidade, simplicidade, vida espartana ok mas q.b.
Para vida miserável não...
O dinheiro é uma coisa interessante não como dinheiro per si mas pelo retorno que me dá em termos de experiências vividas.
De resto...não quero o caixão forrado...
Por último, o que te escrevi, a sugestão acho que é válida, ora repara:
-num parque campismo não tens investimento significativo e também poupas essas despesas todas que referiste...


Se tens uma casa de 300K da qual deves 150k.

Não será melhor vender a casa, comprar um terreno, "construir" uma casa em madeira. Porque é rápido e mais barato.

E deixas de pagar os 150k e ficas com uma casa que apesar de mais modesta fica já paga, qual foi a parte que não percebeste?

Querer comparar o que eu estou a enunciar a ir viver para uma tenda é completamente ridiculo.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por sergix » 17/6/2013 16:16

rg7803 Escreveu:Mal disposto?
Mal disposto como?
Com o que acabaste de escrever, como poderia estar mal disposto?
Já pensaste a sério 5 minutos sobre o que escreveste, penso que não.
Não penses que não me identifico com alguns pontos que referes aqui, assim como outros colegas. Também sou apologista de vidas racionais, sem correrias atrás do último hit tecnológico, e sem ostentações.
Mas acho que temos de manter os pés assentes na terra.
Frugalidade, simplicidade, vida espartana ok mas q.b.
Para vida miserável não...
O dinheiro é uma coisa interessante não como dinheiro per si mas pelo retorno que me dá em termos de experiências vividas.
De resto...não quero o caixão forrado...
Por último, o que te escrevi, a sugestão acho que é válida, ora repara:
-num parque campismo não tens investimento significativo e também poupas essas despesas todas que referiste...


Cada um com o seu, acho que os estilos de vida não devem criar raiva. Como diz o outro "gostos não se discutem... lamentam-se"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por rg7803 » 17/6/2013 16:08

Mal disposto?
Mal disposto como?
Com o que acabaste de escrever, como poderia estar mal disposto?
Já pensaste a sério 5 minutos sobre o que escreveste, penso que não.
Não penses que não me identifico com alguns pontos que referes aqui, assim como outros colegas. Também sou apologista de vidas racionais, sem correrias atrás do último hit tecnológico, e sem ostentações.
Mas acho que temos de manter os pés assentes na terra.
Frugalidade, simplicidade, vida espartana ok mas q.b.
Para vida miserável não...
O dinheiro é uma coisa interessante não como dinheiro per si mas pelo retorno que me dá em termos de experiências vividas.
De resto...não quero o caixão forrado...
Por último, o que te escrevi, a sugestão acho que é válida, ora repara:
-num parque campismo não tens investimento significativo e também poupas essas despesas todas que referiste...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por sergix » 17/6/2013 16:02

rg7803 Escreveu:
dfviegas Escreveu:Quantos de nós já não tem mais de metade da casa paga?

O meu racicionio lógico para poupar seria, vender a minha casa actual e com o lucro comprar um terrenozinho, colocar uma casa de madeira que ronda-se os 50k-60k.

Diminuia as seguintes despesas:
Condominio
Gás - paineis solares obrigatórios
electricidade - aquecimento e arrefecimento, casas em madeira tem maior eficiência energética.
prestação da casa
seguro vida.
ainda pouparia qualquer coisa em hortaliças e alguma fruta.

Mas isto é o meu pensamento lógico, que depois tem dois entraves, o mercado imobiliário e a coragem para mudar para uma vida mais simples, uma casa bem menor, só a tranqueirada que tenho na garagem provavelmente não caberia na casa :-(.

Quem me convence pleaseeeee :-)



Por essa lógica porque não vais para o parque campismo (CCL) da Caparica...deve sair ainda mais barato...

Please, digo eu...


Não que ainda o mar me a levava. dfviegas, por favor explica o teu comentario, devo estar a ler mal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por dfviegas » 17/6/2013 15:57

rg7803 Escreveu:
dfviegas Escreveu:

Por essa lógica porque não vais para o parque campismo (CCL) da Caparica...deve sair ainda mais barato...

Please, digo eu...


Qual é o teu problema pá? estás mal disposto come uma isca.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por rg7803 » 17/6/2013 15:32

dfviegas Escreveu:Quantos de nós já não tem mais de metade da casa paga?

O meu racicionio lógico para poupar seria, vender a minha casa actual e com o lucro comprar um terrenozinho, colocar uma casa de madeira que ronda-se os 50k-60k.

Diminuia as seguintes despesas:
Condominio
Gás - paineis solares obrigatórios
electricidade - aquecimento e arrefecimento, casas em madeira tem maior eficiência energética.
prestação da casa
seguro vida.
ainda pouparia qualquer coisa em hortaliças e alguma fruta.

Mas isto é o meu pensamento lógico, que depois tem dois entraves, o mercado imobiliário e a coragem para mudar para uma vida mais simples, uma casa bem menor, só a tranqueirada que tenho na garagem provavelmente não caberia na casa :-(.

Quem me convence pleaseeeee :-)



Por essa lógica porque não vais para o parque campismo (CCL) da Caparica...deve sair ainda mais barato...

Please, digo eu...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por dfviegas » 17/6/2013 15:24

Quantos de nós já não tem mais de metade da casa paga?

O meu racicionio lógico para poupar seria, vender a minha casa actual e com o lucro comprar um terrenozinho, colocar uma casa de madeira que ronda-se os 50k-60k.

Diminuia as seguintes despesas:
Condominio
Gás - paineis solares obrigatórios
electricidade - aquecimento e arrefecimento, casas em madeira tem maior eficiência energética.
prestação da casa
seguro vida.
ainda pouparia qualquer coisa em hortaliças e alguma fruta.

Mas isto é o meu pensamento lógico, que depois tem dois entraves, o mercado imobiliário e a coragem para mudar para uma vida mais simples, uma casa bem menor, só a tranqueirada que tenho na garagem provavelmente não caberia na casa :-(.

Quem me convence pleaseeeee :-)
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por whitebala » 17/6/2013 15:09

K. Escreveu:ER= Early Retirement.

O tópico é sobre como viver de rendimentos, trabalhar mais, menos anos e gastar menos para se ter liberdade num momento pré-determinado da vida.

Ninguém está aqui a apregoar a frugalidade per si, o LSD e a mescalina são proíbidas e muito controladas desde os anos 60 :shock: :shock: !!


Claro que é preciso ter rendimentos muito acima do valor com que se está disposto a viver para ter o tipo de discussão que se está a ter, mas será que é preciso explicar o óbvio?! :shock: :shock: :shock:


K

fiquei deveras sensibilizado pela partilha que fiseste da tua situação actual. Eu levo muitos anos apregoando os mesmos ideais.
Conto um pouco da minha historia:
ao longo da vida tive a sorte de poder evoluir economicamente para niveis que não contava. Comecei a sentir cada vez mais a sensação de não depender dos meus rendimentos para tomar as opções economicas que queria. E realmente a minha conclusão foi que quando tinha menor disponibilidade financeira acabava por gastar mais dinheiro pois tinha o "bicho" de consumir aquilo que não tinha tido oportunidade.
Agora o que sinto é exactamente o oposto: Para quê artigos de luxo, gadgets de ultima geração, roupas de marca. Não seria mais interessante ter aquilo que é realmente necessário e educar os filhos nessa optica sem os encher com recompensas antes de tempo?
Estou agora muito mais preocupado em solidificar o meu futuro quer em termos de patrimonio mas sobretudo em termos de valores da vida.

Tambem reconheço que tudo tem um pouco a ver com a piramide de maslow onde tenho a oportunidade de estar mais perto do cume.

Mas coloco a questão: Será que não existe tanta gente que simplesmente podia já ter adquirido o direito a essa vida frugal e equilibrada e que se perde ainda à procura de eventuais recursos basicos (para ela) mas que já não necessita?

Lanço a reflexão!
Let´s Cruise forever
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

Re: sobre imobiliário saiu isto hoje no JdN

por frugal » 17/6/2013 13:35

zecatreca Escreveu:
frugal Escreveu:diversificando

1/4 negocio
1/4 reservas
1/4 imobiliario
1/4 empresas

1/4 em empresas...como?
Assim deixas de ser E.R.
A não ser que te tornes sócio de alguma empresa produtiva, na expectativa de receber todos os anos resultados dos lucros obtidos. :) Não me parece que seja fácil encontrar alguma que queira um sócio não produtivo.


rg7803 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/contribuicoes_externas/analises_deco/detalhe/mantenha_se_longe_do_mercado.html


Os valores que eles apresentam dependem muito do valor de aquisição/construção.
Obviamente que ao comprar seria sempre em segunda mão, a preços de "saldo", ou a construir por conta própria.
Desviando-me um pouco do assunto deste tópico(ou não!!), nesta última opção, já são necessários conhecimentos na área tentando reduzir ao máximo os custos iniciais e não só(nomeadamente projectar o edifício de modo a que as manutenções durante a vida útil do mesmo, sejam reduzidas)... assim é que se aumenta (e bastante!!!) a rentabilidade líquida do arrendamento.

Abraço


a parte de empresas é sob a forma de stocks/fundos

abc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Re: sobre imobiliário saiu isto hoje no JdN

por Zecatreca_1001 » 17/6/2013 12:54

frugal Escreveu:diversificando

1/4 negocio
1/4 reservas
1/4 imobiliario
1/4 empresas

1/4 em empresas...como?
Assim deixas de ser E.R.
A não ser que te tornes sócio de alguma empresa produtiva, na expectativa de receber todos os anos resultados dos lucros obtidos. :) Não me parece que seja fácil encontrar alguma que queira um sócio não produtivo.


rg7803 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/contribuicoes_externas/analises_deco/detalhe/mantenha_se_longe_do_mercado.html


Os valores que eles apresentam dependem muito do valor de aquisição/construção.
Obviamente que ao comprar seria sempre em segunda mão, a preços de "saldo", ou a construir por conta própria.
Desviando-me um pouco do assunto deste tópico(ou não!!), nesta última opção, já são necessários conhecimentos na área tentando reduzir ao máximo os custos iniciais e não só(nomeadamente projectar o edifício de modo a que as manutenções durante a vida útil do mesmo, sejam reduzidas)... assim é que se aumenta (e bastante!!!) a rentabilidade líquida do arrendamento.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por Tridion » 17/6/2013 11:37

nikkas Escreveu:
zecatreca Escreveu:Falam de ER mas ainda não li uma opinião de como fazer essa gestão.
Ou seja, gerir o património apenas em "cash" (em D.P.´s, obrigações, acçoes, ETF´s...) ou diversificando noutros activos por exemplo, imóveis/arrendamento?

Cumprimentos


Nem mais, aliás até mesmo como o conservar.

K. obrigada por explicares o que é o ER, o que é óbvio para alguns é um mistério para outros.

Isto no fundo parece-me uma forma equilibrada de gestão familiar que viamos em gerações passadas, com uma pitadinha de reforma antecipada e algum usufruto de bem estar próprio.


No meu caso é isso, porque dificilmente conseguirei o ER, mas se deixar as bases e educação pode ser que os meus filhos o consigam fazer...em termos evolutivos já não interesso para nada :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por jumpinho » 17/6/2013 11:30

zecatreca Escreveu:Falam de ER mas ainda não li uma opinião de como fazer essa gestão.
Ou seja, gerir o património apenas em "cash" (em D.P.´s, obrigações, acçoes, ETF´s...) ou diversificando noutros activos por exemplo, imóveis/arrendamento?

Cumprimentos


Nem mais, aliás até mesmo como o conservar.

K. obrigada por explicares o que é o ER, o que é óbvio para alguns é um mistério para outros.

Isto no fundo parece-me uma forma equilibrada de gestão familiar que viamos em gerações passadas, com uma pitadinha de reforma antecipada e algum usufruto de bem estar próprio.
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

sobre imobiliário saiu isto hoje no JdN

por rg7803 » 17/6/2013 11:25

“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por frugal » 17/6/2013 8:18

diversificando

1/4 negocio
1/4 reservas
1/4 imobiliario
1/4 empresas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por 654235 » 17/6/2013 0:40

zecatreca Escreveu:
K. Escreveu:ER= Early Retirement.

O tópico é sobre como viver de rendimentos, trabalhar mais, menos anos e gastar menos para se ter liberdade num momento pré-determinado da vida.

Ninguém está aqui a apregoar a frugalidade per si, o LSD e a mescalina são proíbidas e muito controladas desde os anos 60 :shock: :shock: !!


Claro que é preciso ter rendimentos muito acima do valor com que se está disposto a viver para ter o tipo de discussão que se está a ter, mas será que é preciso explicar o óbvio?! :shock: :shock: :shock:


Falam de ER mas ainda não li uma opinião de como fazer essa gestão.
Ou seja, gerir o património apenas em "cash" (em D.P.´s, obrigações, acçoes, ETF´s...) ou diversificando noutros activos por exemplo, imóveis/arrendamento?

Pessoalmente apostava num equilíbrio:

Valor total anual das rendas dos imóveis em carteira = valor anual em juros, aplicando no mínimo, em D.P.´s.

:idea:

Cumprimentos


Eu faço exactamente isso. :wink:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

por Zecatreca_1001 » 17/6/2013 0:17

K. Escreveu:ER= Early Retirement.

O tópico é sobre como viver de rendimentos, trabalhar mais, menos anos e gastar menos para se ter liberdade num momento pré-determinado da vida.

Ninguém está aqui a apregoar a frugalidade per si, o LSD e a mescalina são proíbidas e muito controladas desde os anos 60 :shock: :shock: !!


Claro que é preciso ter rendimentos muito acima do valor com que se está disposto a viver para ter o tipo de discussão que se está a ter, mas será que é preciso explicar o óbvio?! :shock: :shock: :shock:


Falam de ER mas ainda não li uma opinião de como fazer essa gestão.
Ou seja, gerir o património apenas em "cash" (em D.P.´s, obrigações, acçoes, ETF´s...) ou diversificando noutros activos por exemplo, imóveis/arrendamento?

Pessoalmente apostava num equilíbrio:

Valor total anual das rendas dos imóveis em carteira = valor anual em juros, aplicando no mínimo, em D.P.´s.

:idea:

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por K. » 16/6/2013 23:17

ER= Early Retirement.

O tópico é sobre como viver de rendimentos, trabalhar mais, menos anos e gastar menos para se ter liberdade num momento pré-determinado da vida.

Ninguém está aqui a apregoar a frugalidade per si, o LSD e a mescalina são proíbidas e muito controladas desde os anos 60 :shock: :shock: !!


Claro que é preciso ter rendimentos muito acima do valor com que se está disposto a viver para ter o tipo de discussão que se está a ter, mas será que é preciso explicar o óbvio?! :shock: :shock: :shock:
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por jumpinho » 16/6/2013 22:39

frugal Escreveu:
nikkas Escreveu:É fácil encontrar exemplos de vidas com esses valores, à nossa volta a frugalidade popula em salários minimos ou em casais desempregados.
Ah e tal isso não é...pois a vivência é-o, o resto é só mental.


nao

o ER vive de rendimentos e não tem emprego de 8h

no máximo tem um part-time

Quem é o ER?

O tema virou um bocado no se é ou não possivel viver com os tais 500...
vem o pessoal da "frugalidade" mostrar como é despegado do mundano, note-se que eu também podia ter tido um nivel de vida muito superior... o que é certo é que o pessoal está aqui a falar mas tem rendimentos muito acima do tal valor.
Ou seja o verdadeiro arreigamento do supérfulo, o viver uma vida simples, saudável, etc, parece-me muito mais real em quem simplesmente não tem outra opção que não essa.
Depois ainda há o outro lado da cumbersa :mrgreen:
já não sei se, com o que vemos todos os dias, certos não serão os que dizem:
Morra marta morra farta!
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

por Automech » 16/6/2013 22:37

dfviegas Escreveu:Em relação à pobreza de espirito alguem que vive frugalmente com 6000 ou 7000 ano, deve ter direito a abono de familia ou não? RSI já não digo.

Provavelmente não porque o património que dá origem a um rendimento desses excede o máximo que a lei permite para conceder benefícios sociais (embora não deva ser difícil contornar a questão, tanto de forma legal, detendo activos não contemplados na lei, como de forma ilegal, escondendo esse património no estrangeiro ou em nome de terceiros).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Dom_Quixote » 16/6/2013 21:52

K. Escreveu:(...) agora é a vez de mais alguém partilhar a sua história, se estiver disposto a fazê-lo.


Para ser pai não vejo qualquer suporte relevante a partir dos 25/30 anos. Todavia vi, para mim, uma forte resistência nos 40 anos, que respeitei. Não me dei mal, muito pelo contrário!

Força K. que vais muito a tempo!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por frugal » 16/6/2013 20:15

nikkas Escreveu:É fácil encontrar exemplos de vidas com esses valores, à nossa volta a frugalidade popula em salários minimos ou em casais desempregados.
Ah e tal isso não é...pois a vivência é-o, o resto é só mental.


nao

o ER vive de rendimentos e não tem emprego de 8h

no máximo tem um part-time
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por K. » 16/6/2013 17:02

Já tinha previsto estes comentários a partir do momento que escrevi o primeiro post, logo não levo a mal e respondo, pois acaba por ter uma certa relevância para o tópico...

Sempre me pareceu responsável fazer contas a contar com filhos, pois ninguém escolhe propriamente quando vai ter filhos, muito menos um homem.

Mesmo assim, o consenso médico só indica uma diminuição significativa da fertilidade masculina a partir dos 41 anos e da feminina depois dos 36. Nos meios académicos e jurídicos, os 40 anos tendem a ser o padrão normal, é a idade com que as pessoas se estabelecem profissionalmente, e a tendencia é para aumentar...

O Rod Stewart teve um filho há pouco tempo, já bem depois dos 60, exemplos não faltam, especialmente quando se trata de pessoas com um gosto especial pela vida.

E sobre digressões na vida privada fico-me por aqui, procurei ser esclarecedor e coerente, agora é a vez de mais alguém partilhar a sua história, se estiver disposto a fazê-lo.

Cumprimentos,

K.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], caganixo7, fatura.pt, fincas, Masterchief, MPAM, navaldoc, nfaz, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 225 visitantes