Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sergix » 18/6/2013 22:58

Já agora para reflexão:

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/TxbmjDngois" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por sergix » 18/6/2013 22:46

dfviegas Escreveu:
sergix Escreveu:

O espaço publico é o maior que podes ter.


Nao podes/deves cultivar no espaço publico.

E.


Podes sim num horta comunitaria[/quote]

Mas para isso teria de escolher ir mudar para um local com hortas comunitárias, não faz muito sentido limitar a minha escolha de local habitacional por causa das hortas comunitárias né?

É o mesmo que dizer quero uma casa com piscina e dizeres-me que tenho as piscinas municipais.

Não faz sentido.

Quero ter o "meu" espaço, a lógico do meu raciocinio está correcta, agora só falta é a economia melhorar para que possa vender a casa e que consiga viver melhor ou igual com menos área habitacional.[/quote]


Não achas que os outros 7 Biliões também aspirariam o mesmo?
O que és tu de tão especial relativamente aos outros 7 Biliões? Qual será o melhor estilo de vida actual que possa ser replicado economicamente e mais que nada ecologicamente a todos os 7 Biliões de almas deste planeta?

Mais uma coisa Quem acredita que um crescimento ilimitado é compatível com um planeta limitado ou está louco ou é economista.
O drama é que agora todos somos economistas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por dfviegas » 18/6/2013 8:50

sergix Escreveu:

O espaço publico é o maior que podes ter.


Nao podes/deves cultivar no espaço publico.

E.[/quote]

Podes sim num horta comunitaria[/quote]

Mas para isso teria de escolher ir mudar para um local com hortas comunitárias, não faz muito sentido limitar a minha escolha de local habitacional por causa das hortas comunitárias né?

É o mesmo que dizer quero uma casa com piscina e dizeres-me que tenho as piscinas municipais.

Não faz sentido.

Quero ter o "meu" espaço, a lógico do meu raciocinio está correcta, agora só falta é a economia melhorar para que possa vender a casa e que consiga viver melhor ou igual com menos área habitacional.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por JorgeNobre » 18/6/2013 0:54

K. Escreveu:Caro xixi,

Aproveito as suas perguntas para clarificar mais um pouco.

1)O conceito de frugalidade está descrito nos blogs citados neste tópico. O montante anual é, em média, cerca de 50% dos rendimentos, mas a escolha (ou possibilidade) é de cada um, há quem pratique EER a 20%, há casos de até 80%.

2)Não sou solitário. Ainda não tenho filhos mas os espermatozoides estão bem conservados devido a uma vida saudável (não uso automóvel há 2 anos, ando de bicicleta e preparo refeições com alimentos criteriosamente selecionados, mas baratos, e que permitem também poupar no médico e no dentista). As minhas contas incluem a mim, mulher e entre um a dois filhos. Se os tiver, não os vou por em colégios, pois quero que eles conheçam a diversidade humana. Matemática, Física, Inglês, Francês e Alemão vão aprender em casa. ipods não precisam porque os pais vão ter tempo para ir andar de bicicleta com eles.

3)Vivo em casa própria em Viena, que comprei e reconstruí. Só tenho encargos com o gás a luz e net. Um dos meus hobbies é cozinhar, o que me permite gerir a vida social quase sem despesas. Convido as pessoas para jantar e depois esses convites são retribuidos em jantares, festas privadas, etc. Vou ver as melhores orquestras do mundo ao Musikverein por 6 euros, as operas ao Staatsoper por 4. Lugares em pé nas zonas onde se tem a melhor acústica. Gasto perto de zero em transportes, não fumo e só bebo quando se justifica. Almoço no local de trabalho.

4)Sim, já descobri coisas que justificam ser pago por isso. E dos 20 aos 38 trabalhei uma média de 15 horas por dia, 6 dias por semana divididas entre as aulas, a investigação e a gestão dos meus negócios. 6*15=90 horas por semana. Algo que também parecia uma excentricidade à maioria das pessoas. Tenho uma rede de networking científico que inclui quase todos os países do Euro, EUA, Inglaterra, Australia, Argentina, Israel, e alguns contactos em países árabes.

5) Não sou bolseiro nem recebo qualquer rendimento do estado português, contribuo para o país pagando imis, impostos sobre rendimentos prediais e financeiros.

6) Lamento, mas não lhe posso disponibilizar o valor que calculei para viver, pois isso traria implícito uma declaração do valor do meu património pessoal que, devido à salvaguarda da minha privacidade e da minha família, não divulgo.

Agradeço o seu interesse pelo tópico em geral e pela minha situação em particular.

Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas.

Cumprimentos,

K.


Identifico-me bastante contigo,até por ter a mesma idade,e creio,até,formas de pensar e encarar a vida semelhantes, é de louvar a tua participação tão completa,ao contares a tua experiência.

Tal como tu,trabalhei desde cedo, bastantes horas,primeiro porque fisicamente suportava e mais tarde porque não sabia encarar o meu trabalho de outra forma,tendo em conta o meu grau de exigência para comigo próprio,e enquanto trabalhador por conta de outrem,tinha de provar valor.
trabalhar e gerir a nossa vida particular,investimentos,negócios,etc,tudo sem a ajuda de ninguém não é mesmo pera doce,especialmente quando a tua família e amigos não vive no mesmo pais que tu,estás por tua conta.

Nestes últimos anos,casei,fui pai(tudo depois dos 30)e despedi-me para ser capitão do meu próprio navio.
O ritmo,esse,não abrandou:reponsabilidades,decisões,negocios,consomem as tais horas que referes,isso ,quando tudo corre bem.

Recentemente,aquilo que penso,e que estou a tentar seguir, é reduzir os interesses e as solicitações a que me proponho,pois,com esta idade,já não dá para ir a todas e agora a minha responsabilidade não é só sobre a minha vida.

Praticamente,coloquei os investimentos em bolsa de lado,consumiam tempo em demasia para o rendimento que obtinha;a idade traz a experiência(uma permuta com a força física da juventude)que nos permite focar naquilo que realmente interessa,eu decidi abrandar o ritmo(ainda estou na fase inicial :mrgreen: ),cada pessoa tem os seus objectivos e a sua força de vontade para os atingir e deverá viver da forma que melhor ache,se esse alguém pretender ser o morto mais rico do cemitério,isso é lá com ele.

Acho que tem de haver um equilíbrio,ha uma idade para fazer certas coisas,para as apreciar(filhos,ainda estás bem a tempo,por largos anos),também resisto ás últimas tecnologias,e muitas das coisas que compro,ou é usado,ou dá para colocar como despesa,mas,também acho,que nos devemos recompensar,sempre que possível,seja comprando algo que nos interesse,uma viagem que nos fascine(aqui a história da idade é importante)etc.

A vida faz-se aprendendo,evoluindo,é importante ser feliz.

Abraço K,e boa sorte para essa nova vida,vai dando noticias \:D/
 
Mensagens: 131
Registado: 26/6/2011 9:50

por sergix » 18/6/2013 0:30

Lá me vão obrigar a subir a parada 500 Biliões
Anexos
bil-3.jpg
bil-3.jpg (0 Bytes) Visualizado 14833 vezes
Scanned Document.jpg
Scanned Document.jpg (34.89 KiB) Visualizado 14599 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por sergix » 18/6/2013 0:24

dfviegas Escreveu:
sergix Escreveu:
dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.

Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.



O espaço publico é o maior que podes ter.


Nao podes/deves cultivar no espaço publico.

Eu dei 300k como exemplo, o importante da relação é que já paguei mais de 50%.

outra coisa que me tambem faz pensar é imaginando que consigo vender a minha casa comprar/contruir a moradia com os tais 100k a 120k. Ou seja iria passar a poupar mensalmente cerca de 500€ 6k anuais que ao fim de 10 anos teria poupado à volta de 75k a 80k contando com os juros.
Ai poderia repensar nocvamente a estratégia vender a moradia pelo mesmo valor, pegava nesse dinheiro mais os 80k e comprava a minha antiga casa ou algo parecido a pronto.

E ao fim de 10 anos continuava sem dividas ao passo que assim estou com uma divida por mais 30 anos.

Não faz sentido? Admitindo que isto de vender e comprar é tudo facilitismo.


Podes sim num horta comunitaria
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por MVP » 17/6/2013 23:44

10 Biliões :lol:

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

por Automech » 17/6/2013 23:42

dfviegas Escreveu:Eu dei 300k como exemplo, o importante da relação é que já paguei mais de 50%.

outra coisa que me tambem faz pensar é imaginando que consigo vender a minha casa comprar/contruir a moradia com os tais 100k a 120k. Ou seja iria passar a poupar mensalmente cerca de 500€ 6k anuais que ao fim de 10 anos teria poupado à volta de 75k a 80k contando com os juros.
Ai poderia repensar nocvamente a estratégia vender a moradia pelo mesmo valor, pegava nesse dinheiro mais os 80k e comprava a minha antiga casa ou algo parecido a pronto.

E ao fim de 10 anos continuava sem dividas ao passo que assim estou com uma divida por mais 30 anos.

Não faz sentido? Admitindo que isto de vender e comprar é tudo facilitismo.

Depende de quanto conseguires de rentabilidade acima da inflação e como é que o imobiliário evoluirá também relativamente à inflação.

A um prazo de 10 anos é bem possível que conseguisses o que referes porque o imobiliário não parece ser um porto seguro para acompanhar a inflação nos próximos anos (mas isso já é especulação pessoal minha).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Sr_SNiper » 17/6/2013 23:37

mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Reiposto Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu vou amanha para a Croácia de Mochila às costas... ainda estou na idade das loucuras... :) Lá vai 0,8k´s :lol:


Está mal está mal ao menos gastavas o dinheiro no país que te deu a ganhar tipo Chipre ou assim :mrgreen:
Estou a brincar, boa viagem e boas ferias é um país lindo vais gostar de certeza não sei se ainda tens k levar kunas eu disse kunas é a moeda não sei se já circula os euros ou não.
Este samesuga das obrigações é que sabe aproveitar as mais valias, mochila ás costas isso é que é só eu cada vez que saiu do pais são logo 4 malas despesa a quadruplicar a não ser quando vou a trabalho :-$ .

Pelo sim pelo não levo notas variadas :)


Pois, pois.... cheira-me que ainda vais é dentro como estes...

Três portugueses de origem angolana detidos em França com 3 milhões de euros

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/0 ... s-de-euros


:lol: :lol:

3 milhões ??? QUe meninos.... um verdadeiro especulador leva 5 milhões só numa nota...
Anexos
IMG_0497.JPG
IMG_0497.JPG (22.28 KiB) Visualizado 14351 vezes
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por mais_um » 17/6/2013 23:29

Sr_SNiper Escreveu:
Reiposto Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu vou amanha para a Croácia de Mochila às costas... ainda estou na idade das loucuras... :) Lá vai 0,8k´s :lol:


Está mal está mal ao menos gastavas o dinheiro no país que te deu a ganhar tipo Chipre ou assim :mrgreen:
Estou a brincar, boa viagem e boas ferias é um país lindo vais gostar de certeza não sei se ainda tens k levar kunas eu disse kunas é a moeda não sei se já circula os euros ou não.
Este samesuga das obrigações é que sabe aproveitar as mais valias, mochila ás costas isso é que é só eu cada vez que saiu do pais são logo 4 malas despesa a quadruplicar a não ser quando vou a trabalho :-$ .

Pelo sim pelo não levo notas variadas :)


Pois, pois.... cheira-me que ainda vais é dentro como estes...

Três portugueses de origem angolana detidos em França com 3 milhões de euros

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/0 ... s-de-euros


:lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 17/6/2013 23:25

Reiposto Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu vou amanha para a Croácia de Mochila às costas... ainda estou na idade das loucuras... :) Lá vai 0,8k´s :lol:


Está mal está mal ao menos gastavas o dinheiro no país que te deu a ganhar tipo Chipre ou assim :mrgreen:
Estou a brincar, boa viagem e boas ferias é um país lindo vais gostar de certeza não sei se ainda tens k levar kunas eu disse kunas é a moeda não sei se já circula os euros ou não.
Este samesuga das obrigações é que sabe aproveitar as mais valias, mochila ás costas isso é que é só eu cada vez que saiu do pais são logo 4 malas despesa a quadruplicar a não ser quando vou a trabalho :-$ .

Pelo sim pelo não levo notas variadas :)
Anexos
SIM.png
SIM.png (71.29 KiB) Visualizado 14383 vezes
SIM.png
SIM.png (71.29 KiB) Visualizado 14392 vezes
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Reiposto » 17/6/2013 23:17

Sr_SNiper Escreveu:Eu vou amanha para a Croácia de Mochila às costas... ainda estou na idade das loucuras... :) Lá vai 0,8k´s :lol:


Está mal está mal ao menos gastavas o dinheiro no país que te deu a ganhar tipo Chipre ou assim :mrgreen:
Estou a brincar, boa viagem e boas ferias é um país lindo vais gostar de certeza não sei se ainda tens k levar kunas eu disse kunas é a moeda não sei se já circula os euros ou não.
Este samesuga das obrigações é que sabe aproveitar as mais valias, mochila ás costas isso é que é só eu cada vez que saiu do pais são logo 4 malas despesa a quadruplicar a não ser quando vou a trabalho :-$ .
Apesar de tudo a terra gira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 8/2/2012 18:09
Localização: 17

por xixi » 17/6/2013 23:14

Bom, o K não levou a mal as perguntas o que demonstra à partida, ser uma pessoa simples e pelos vistos muito trabalhadora, enfim podia ser denominado como um "Académico Proletário", esperando que não leva a mal esta etiqueta, já que não tem nada depreciativo.
Eu de facto se me permite a minha opinião,com a sua idade e com a sua vida sentimental ainda à espera da mulher especial que certamente vai encontrar mais tarde ou mais cedo, acho que deve de facto fazer uma vida como faz, pois vai relacionar-se com muito mais pessoas e terá desta forma uma maior possibilidade de escolha e mais hipóteses de encontrar a mulher que pretende para uma vida em comum.
Nessa situação também fez bem em sair de Portugal pois assim terá mais hipóteses de ter sucesso.
Quanto à idade para ter filhos nunca é tarde para isso em termos fisiológicos, nisso o problema é mais dificil nas mulheres que a partir dos 50 é quase impossível, mas você não se preocupe com a idade pois para essa tarefa posso dizer que do meu ponto de vista ainda é um jovem e por isso se quer ter filhos tem que se preocupar mais com a idade da sua parceira do que com a sua.
Por curiosidade quanto custa uma casa e a sua reconstrução, em Viena?

Cumps
 
Mensagens: 94
Registado: 29/11/2007 14:30
Localização: Beja

por Sr_SNiper » 17/6/2013 23:04

Eu vou amanha para a Croácia de Mochila às costas... ainda estou na idade das loucuras... :) Lá vai 0,8k´s :lol:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por mais_um » 17/6/2013 22:53

p3droPT Escreveu:
Eu ca tenho 21 por isso acho uma idade ideal para formular uma estrategia de medio longo prazo. Claro que a estrategia pode ser por mais ou menos anos e envolver mais ou menos investimento/poupança e mais ou menos frugalidade. Essas variaveis penso que são as que determinam o nivel de vida que tens tanto no presente como nessa futura e possivel independencia financeira.



Se me dessem a possibilidade de voltar aos 20 anos (tenho 47) e abdicar do que fiz, do que vivi e ter agora mais 50K€ ou 100K € na conta, não trocava.

Considero que há um tempo certo para tudo na vida, há coisas que só vais gostar de fazer com determinada idade, se deixares passar o momento dificilmente conseguirás voltar a sentir o mesmo.

Penso que não devemos viver com um livro de contabilidade sempre ao nosso lado, pelo menos toda a nossa vida util de adulto, eu deixei um tempo para as "loucuras" e ainda hoje faço algumas.

:mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por frugal » 17/6/2013 22:42

dfviegas Escreveu:
sergix Escreveu:
dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.

Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.



O espaço publico é o maior que podes ter.


Nao podes/deves cultivar no espaço publico.

Eu dei 300k como exemplo, o importante da relação é que já paguei mais de 50%.

outra coisa que me tambem faz pensar é imaginando que consigo vender a minha casa comprar/contruir a moradia com os tais 100k a 120k. Ou seja iria passar a poupar mensalmente cerca de 500€ 6k anuais que ao fim de 10 anos teria poupado à volta de 75k a 80k contando com os juros.
Ai poderia repensar nocvamente a estratégia vender a moradia pelo mesmo valor, pegava nesse dinheiro mais os 80k e comprava a minha antiga casa ou algo parecido a pronto.

E ao fim de 10 anos continuava sem dividas ao passo que assim estou com uma divida por mais 30 anos.

Não faz sentido? Admitindo que isto de vender e comprar é tudo facilitismo.


30 anos a pagar é muito tempo, é uma grande dependencia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por dfviegas » 17/6/2013 22:35

sergix Escreveu:
dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.

Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.



O espaço publico é o maior que podes ter.


Nao podes/deves cultivar no espaço publico.

Eu dei 300k como exemplo, o importante da relação é que já paguei mais de 50%.

outra coisa que me tambem faz pensar é imaginando que consigo vender a minha casa comprar/contruir a moradia com os tais 100k a 120k. Ou seja iria passar a poupar mensalmente cerca de 500€ 6k anuais que ao fim de 10 anos teria poupado à volta de 75k a 80k contando com os juros.
Ai poderia repensar nocvamente a estratégia vender a moradia pelo mesmo valor, pegava nesse dinheiro mais os 80k e comprava a minha antiga casa ou algo parecido a pronto.

E ao fim de 10 anos continuava sem dividas ao passo que assim estou com uma divida por mais 30 anos.

Não faz sentido? Admitindo que isto de vender e comprar é tudo facilitismo.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por sergix » 17/6/2013 18:35

dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.

Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.



O espaço publico é o maior que podes ter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por MVP » 17/6/2013 18:34

rg7803 Escreveu:Mal disposto?
Mal disposto como?
Com o que acabaste de escrever, como poderia estar mal disposto?
Já pensaste a sério 5 minutos sobre o que escreveste, penso que não.
Não penses que não me identifico com alguns pontos que referes aqui, assim como outros colegas. Também sou apologista de vidas racionais, sem correrias atrás do último hit tecnológico, e sem ostentações.
Mas acho que temos de manter os pés assentes na terra.
Frugalidade, simplicidade, vida espartana ok mas q.b.
Para vida miserável não...
O dinheiro é uma coisa interessante não como dinheiro per si mas pelo retorno que me dá em termos de experiências vividas.
De resto...não quero o caixão forrado...
Por último, o que te escrevi, a sugestão acho que é válida, ora repara:
-num parque campismo não tens investimento significativo e também poupas essas despesas todas que referiste...


Concordo contigo na moderação de frugalidade! No entanto, os blogs que partilhei na Pag 1 pretendem formar um estilo de vida poupado, não como dizes para "forrar o caixão" mas para o poder precisamente gerir ao longo do tempo de forma a sermos independentes financeiramente, e não precisamos por isso de trabalhar, ou pelo menos até aos 65 ou mais ainda. Ou seja, temos o Nosso tempo mais cedo.

Eu ca tenho 21 por isso acho uma idade ideal para formular uma estrategia de medio longo prazo. Claro que a estrategia pode ser por mais ou menos anos e envolver mais ou menos investimento/poupança e mais ou menos frugalidade. Essas variaveis penso que são as que determinam o nivel de vida que tens tanto no presente como nessa futura e possivel independencia financeira.

Posto isto, queria só pedir a quem quiser comentar o tópico de forma destrutiva que não o faça (não me refiro a ti aqui rg7803), porque afasta testemunhos que são importantes para quem quer ter umas dicas e traçar estratégia.

Desde já um obrigado pelo testemunho do K., gostei muito de ler, entre outros, e não deixem de deixar o vosso, ou eventualmente até umas dicas :)

Neste topico o Metallising fez a sua estrategia, uma carteira à LTCM que considerei na altura um topico enriquecedor, alias foi de la que retirei os links dos blogs ERE e MM.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

Cumprimentos a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

por Sr_SNiper » 17/6/2013 18:31

Arriscaria dizer que 99% dos portugueses nunca teve 180 mil balas na conta . Com 180 mil já dá para vem com muita frugalidade. Agora Com 2k é que é complicado viver de modo frugal ?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por jumpinho » 17/6/2013 18:05

No meio da frugalidade há uma questão...as épocas, ou se quiserem os mercados...
Por exemplo eu comprei uma barraquinha também, que por acaso paguei a pronto, gastei cerca de 180k, e fiquei feliz porque achei um bom negócio e que não me deixou dividas.Pois é, mas hoje bem me posso sentar se a quiser vender.
Aquilo que os meus velhotes aforraram era há bem pouco um bom pé de meia, certinho o rendimento a cair, hoje pinga quase nada.
Previsões de inflação etc, são sempre extremamente dúbias.
Senão vejam o que se passa hoje com o pessoal reformado!

Claro que me podem dizer já que viver é um perigo também :P
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

por Automech » 17/6/2013 18:04

Viegas, há outras possibilidades: Precisas mesmo de viver na casa que tens (300K por exemplo) ou na mesma zona consegues uma que te serve com os 150K ?

Alternativamente, com os 150K não consegues comprar noutra zona do país uma equivalente à que tens actualmente ? Isso acontece muito (já aconteceu mais, acho) de pessoas que com o valor do apartamento em Lisboa conseguiriam comprar uma moradia na província, por exemplo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Zecatreca_1001 » 17/6/2013 17:49

dfviegas Escreveu:
zecatreca Escreveu:
dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.


Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.

0,35! Enquanto a conseguires pagar, deixa-te estar e esquece lá a barraca ....perdão....a casa de madeira.
Abraço


Mas não estamos a falar de ER?
Esta ideia que eu tenho é a que eu considero como a melhor forma de lá chegar o mais rapidamente possivel.

Atenção que existem por ai "barracas" muito giras.

Eu por exemplo vejo-me a viver na Romã.

http://www.novohabitat.com.pt/cmadeira_T2.html
antes de pensares em mudar novamente de estilo de vida, tu é que tens de pensar:
"Porque é que eu comprei uma moradia 300k e não optei na altura por algo mais barato?"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por dfviegas » 17/6/2013 17:36

zecatreca Escreveu:
dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.


Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.

0,35! Enquanto a conseguires pagar, deixa-te estar e esquece lá a barraca ....perdão....a casa de madeira.
Abraço


Mas não estamos a falar de ER?
Esta ideia que eu tenho é a que eu considero como a melhor forma de lá chegar o mais rapidamente possivel.

Atenção que existem por ai "barracas" muito giras.

Eu por exemplo vejo-me a viver na Romã.

http://www.novohabitat.com.pt/cmadeira_T2.html
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por Zecatreca_1001 » 17/6/2013 17:28

dfviegas Escreveu:
K. Escreveu:Ou entao: vendes a casa, compras uma para rendimento e outra para viver mais modesta, financias assim o pagamento do restante.

Caso o spread seja dos antigos (de 0.5 a 1%) o melhor e nao fazer nada e aguardar por melhores dias do mercado imobiliario.


Ainda é mais baixo que isso 0,35%.


Neste momento a opção é mesmo não fazer nada, mas a casa onde quereria viver teria de gastar pelo menos entre 100k e 120k. Teria de ser sempre uma pequena moradia, a casa podia ser pequena mas o espaço exterior para mim é importante.

Nunca daria para comprar 2 casas. De qualquer forma como já colocaram aqui casas para arrendar neste momento pode não ser a melhor opção.

0,35! Enquanto a conseguires pagar, deixa-te estar e esquece lá a barraca ....perdão....a casa de madeira.
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], hugob0ss, jprgodinho, jvrs, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, roques10 e 139 visitantes