Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por dm222 » 19/9/2023 11:27

Não me interessa muito como é calculado a partir do momento que o que vemos no mundo real está totalmente desfasado dos numeros oficiais deixa de ser relevante e é um numero completamente inútil que não me diz nada

Cada um que actue conforme o que acha, se acreditas que é real tudo bem, podes então usá-la para planear o teu futuro financeiro.... em teoria nesse caso podes ir enriquecendo com depositos a prazo por exemplo

Nota: entre 2014 e 2021 o total acumulado da inflação oficial foi 4.8%
 
Mensagens: 50
Registado: 26/7/2023 17:50

Re: Viver de rendimentos

por MPCapital » 19/9/2023 11:06

A habitação está na estatística da inflação na UE, o indicador usado são as rendas efetivamente pagas pelos inquilinos. Como as rendas são uma proxy do valor do ativo arrendado, a subida do preço das casas reflete-se na inflação dessa forma. Depois há questões mais complexas descendo ao detalhe, mas não vale a pena agora complicar.

Nos EUA o valor da habitação (shelter) vai à inflação quer pelas rendas dos inquilinos (como na UE) quer por sondagem aos proprietários por um método, também bastante discutível, que é o owner's equivalent rent. Essencialmente é um funcionário, faz de conta, do INE que vai perguntar a um proprietário por quanto é que arrendaria a casa onde vive ou outra igual para si. Pergunta totalmente teórica e de resposta totalmente arbitrária. Normalmente as pessoas têm algumas referências de mercado e tendem a responder parecido, mas é um método também sujeito a muitas críticas.
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Viver de rendimentos

por MVP » 19/9/2023 10:20

dm222 Escreveu:A render menos de 5-7% o vosso dinheiro esta a desvalorizar a cada ano por isso a "viver dos rendimentos" + a inflação, rapidamente se vai tudo a não ser que tenham um patrimonio de milhões ou idade avançada...

É que existe a inflação oficial e a inflação real....

Basta ver que o preço das casas e rendas mais que duplicou entre 2015 e 2021 e inflação nestes anos era sempre 0 ou negativa.... acredita quem quiser....


A beleza da não inclusão dos preços do imobiliario para justificar taxas de juro negativas. Depois veio a inflação transitória, agora afinal parece que está para ficar mais uns anos.

Planeiam isto para baixar a divida insustentavel dos estados, depois vao libertando a narrativa que der jeito para o povo fazer menos barulho e ir cozendo na panela sem saltar.

In sharp contrast with the US inflation index, the HICP does not include the cost of owner-occupied housing.


https://en.wikipedia.org/wiki/Harmonise ... mer_Prices
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Viver de rendimentos

por dm222 » 19/9/2023 10:16

A render menos de 5-7% o vosso dinheiro esta a desvalorizar a cada ano por isso a "viver dos rendimentos" + a inflação, rapidamente se vai tudo a não ser que tenham um patrimonio de milhões ou idade avançada...

É que existe a inflação oficial e a inflação real....

Basta ver que o preço das casas e rendas mais que duplicou entre 2015 e 2021 e inflação nestes anos era sempre 0 ou negativa....


Isto é para os EUA mas também acontece a mesma coisa cá:

https://www.shadowstats.com/alternate_d ... ion-charts
Editado pela última vez por dm222 em 19/9/2023 10:21, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 50
Registado: 26/7/2023 17:50

Re: Viver de rendimentos

por aaugustobb_69 » 17/9/2023 3:30

Melhor ainda e o da APP da Fidelity....2.995 e podes levantar a qualquer momento e não perdes os juros...
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Viver de rendimentos

por fatura.pt » 16/9/2023 22:50

IX Hispana Escreveu:hoje a CGD estreou um novo depósito a prazo a 6M com 3.5%, e um a 12M a 3.25%


detalhe: montantes até 500 mil euros!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 34
Registado: 1/9/2023 20:06

Re: Viver de rendimentos

por IX Hispana » 16/9/2023 20:03

À falta de um topico melhor (nao encontrei), deixo aqui uma boa notícia para os mais conservadores, que também gostam de obrigações e depósitos: hoje a CGD estreou um novo depósito a prazo a 6M com 3.5%, e um a 12M a 3.25%

E vocês dizem... olha a grande coisa, 3.5%.. a inflação é 3.7%... e dizem ainda, 3.5% já há bancos que dão isso.. pois há, mas não são os grandes bancos, sao os pequenos online, que nao chegam À populacao em geral.

A CGD é um banco muito importante em Portugal, e acabou de criar um "mínimo" (provavelmente a mando do Governo, depois da borrada que fez com os Certificados de Aforro). Agora se o banco mais conservador (e que menos precisa de capital) dá 3.5%, os outros vão ter que subir os seus juros.

Quem dá mais? :lol: 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 206
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Viver de rendimentos

por escuta_maluco » 19/1/2020 19:15

Boa tarde,

Queria construir uma carteira passiva ao estilo Bogle, mas em Portugal é difícil encontrar fundos indexados de baixas taxas.

Em Espanha há boas opções. Acham que vale a pena abrir conta em Espanha para ter acesso aos Amundi, por exemplo?

Abraço
 
Mensagens: 32
Registado: 17/11/2006 18:20

Re: Viver de rendimentos

por LeeHooker » 28/2/2019 18:23

rg7803 Escreveu:Obrigada pelos teus esclarecimentos, entretanto:

O que é que acontece quando eu nao tenho rendimentos em Portugal e sou residente na Arabia (onde nao ha impostos)?
R: onde está sediada a conta guarda títulos? Se o Banco/Corretora é cá penso que a AT irá assumir que tens rendimentos cá, embora somente rendimentos financeiros e não de trabalho como é hábito.
O banco tem de comunicar pra arabia que eu fiz estes investimentos para me serem cobrados la os impostos (portanto 0%)?
R: penso que não; o que sugeria era contactares a AT cá, mas se estás fora entendo que não deva ser tão simples. Tenta o email ou telefone, embora a qualidade da resposta não seja famosa, e sendo frequente também o discurso contraditório, é um caminho pedires a um familiar ou amigo de confiança que faça essa inquirição por ti, preferencialmente por escrito.

O banco faz a retençao na fonte de qualquer maneira?
R: dividendos, juros ou cupões normalmente são logo tributados à cabeça. Desconheço se sendo tu emigrante haverá um regime especial. Isso o teu banco/corretora sabe de certeza.
E sendo um fundo sobre accoes dos US, nao ha dupla tributacao?

R: é possível que ocorra, depende do fundo possivelmente. Quando isso ocorre o banco normalmente pede que o cliente preencha o famoso impresso W8-BEN, para evitar a dupla tributação.

Abraço e boa sorte.[/quote]


Foi esclarecedor :)
Obrigada pelos conselhos!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Paris

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 28/2/2019 18:10

Obrigada pelos teus esclarecimentos, entretanto:

O que é que acontece quando eu nao tenho rendimentos em Portugal e sou residente na Arabia (onde nao ha impostos)?
R: onde está sediada a conta guarda títulos? Se o Banco/Corretora é cá penso que a AT irá assumir que tens rendimentos cá, embora somente rendimentos financeiros e não de trabalho como é hábito.
O banco tem de comunicar pra arabia que eu fiz estes investimentos para me serem cobrados la os impostos (portanto 0%)?
R: penso que não; o que sugeria era contactares a AT cá, mas se estás fora entendo que não deva ser tão simples. Tenta o email ou telefone, embora a qualidade da resposta não seja famosa, e sendo frequente também o discurso contraditório, é um caminho pedires a um familiar ou amigo de confiança que faça essa inquirição por ti, preferencialmente por escrito.

O banco faz a retençao na fonte de qualquer maneira?
R: dividendos, juros ou cupões normalmente são logo tributados à cabeça. Desconheço se sendo tu emigrante haverá um regime especial. Isso o teu banco/corretora sabe de certeza.
E sendo um fundo sobre accoes dos US, nao ha dupla tributacao?[/quote]
R: é possível que ocorra, depende do fundo possivelmente. Quando isso ocorre o banco normalmente pede que o cliente preencha o famoso impresso W8-BEN, para evitar a dupla tributação.

Abraço e boa sorte.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por LeeHooker » 28/2/2019 17:47

rg7803 Escreveu:
LeeHooker Escreveu:Bom dia,
Gostaria de tirar algumas duvidas em relacao a alguns investimentos passivos.
A minha estrategia é alocar a quase maior parte do dinheiro num fundo indexado ao mercado US, mas ainda nao consegui tirar uma duvidas quando as taxas sobre mais valias e sobre dividentos.

ou seja, se quiser investir neste:
Vanguard-total-stock-market-index-etf
https://www.deco.proteste.pt/investe/in ... -index-etf

Se houver distribuicao de dividendos, quais é que sao as taxas e os procedimentos? é junto do banco?


Os dividendos (ou cupões de obrigações p.e.) são taxados de imediato, à cabeça, a 28%.
Os títulos vendidos são incluidos na declaração fiscal a fazer no a ano a seguir à venda. Depois de apurado o saldo (mais e menos valias) é cobrado também os 28%, salvo para o caso dos contribuintes que escolhas a opção de englobamento; aí, neste caso, a mais/menos valia é somada aos restantes rendimentos (se existirem) e cobrada taxa de IRS proporcional ao valor calculado.


Obrigada pelos teus esclarecimentos, entretanto:

O que é que acontece quando eu nao tenho rendimentos em Portugal e sou residente na Arabia (onde nao ha impostos)?
O banco tem de comunicar pra arabia que eu fiz estes investimentos para me serem cobrados la os impostos (portanto 0%)?
O banco faz a retençao na fonte de qualquer maneira?
E sendo um fundo sobre accoes dos US, nao ha dupla tributacao?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Paris

Re: Viver de rendimentos

por forza algarve » 28/2/2019 15:46

rg7803 Escreveu:
forza algarve Escreveu:eu aproveitei estes dois meses para fazer trading..para ir a longo prazo agora espero a Navigator debaixo dos 4 euros e a Galp debaixo dos 14...

Ren e' otima mas duvido que baixe e o governo colocou de olho nela como galinha de ovos de ouro e nao sei se no futuro continuara tao rentavel..



O que é que essa avaliação tem a ver com "viver rendimentos" ? Estás a falar nesses titulos na óptica de viver dos dividendos desses activos?
Explana lá um bocadinho melhor.



exato..dei a entender isso..acho que sao duas empresas que vao manter (e acrescentar) os dividendos no futuro e com entradas nos niveis que citei se pode ter um bom rendimento para 2019 e anos futuros.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 28/2/2019 13:24

forza algarve Escreveu:eu aproveitei estes dois meses para fazer trading..para ir a longo prazo agora espero a Navigator debaixo dos 4 euros e a Galp debaixo dos 14...

Ren e' otima mas duvido que baixe e o governo colocou de olho nela como galinha de ovos de ouro e nao sei se no futuro continuara tao rentavel..



O que é que essa avaliação tem a ver com "viver rendimentos" ? Estás a falar nesses titulos na óptica de viver dos dividendos desses activos?
Explana lá um bocadinho melhor.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 28/2/2019 13:21

LeeHooker Escreveu:Bom dia,
Gostaria de tirar algumas duvidas em relacao a alguns investimentos passivos.
A minha estrategia é alocar a quase maior parte do dinheiro num fundo indexado ao mercado US, mas ainda nao consegui tirar uma duvidas quando as taxas sobre mais valias e sobre dividentos.

ou seja, se quiser investir neste:
Vanguard-total-stock-market-index-etf
https://www.deco.proteste.pt/investe/in ... -index-etf

Se houver distribuicao de dividendos, quais é que sao as taxas e os procedimentos? é junto do banco?


Os dividendos (ou cupões de obrigações p.e.) são taxados de imediato, à cabeça, a 28%.
Os títulos vendidos são incluidos na declaração fiscal a fazer no a ano a seguir à venda. Depois de apurado o saldo (mais e menos valias) é cobrado também os 28%, salvo para o caso dos contribuintes que escolhas a opção de englobamento; aí, neste caso, a mais/menos valia é somada aos restantes rendimentos (se existirem) e cobrada taxa de IRS proporcional ao valor calculado.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por forza algarve » 28/2/2019 12:28

eu aproveitei estes dois meses para fazer trading..para ir a longo prazo agora espero a Navigator debaixo dos 4 euros e a Galp debaixo dos 14...

Ren e' otima mas duvido que baixe e o governo colocou de olho nela como galinha de ovos de ouro e nao sei se no futuro continuara tao rentavel..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Viver de rendimentos

por LeeHooker » 28/2/2019 11:58

Bom dia,
Gostaria de tirar algumas duvidas em relacao a alguns investimentos passivos.
A minha estrategia é alocar a quase maior parte do dinheiro num fundo indexado ao mercado US, mas ainda nao consegui tirar uma duvidas quando as taxas sobre mais valias e sobre dividentos.

ou seja, se quiser investir neste:
Vanguard-total-stock-market-index-etf
https://www.deco.proteste.pt/investe/in ... -index-etf

Se houver distribuicao de dividendos, quais é que sao as taxas e os procedimentos? é junto do banco?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Paris

Re: Viver de rendimentos

por rsacramento » 4/1/2019 20:06

fct71 Escreveu:
rsacramento Escreveu:
fct71 Escreveu:esta a médio/longo prazo a ver se chega aos 17 euros e vendo

em que é que te baseias para teres essa expectativa?


Está subavaliada olha para o PER. Em 2011 salvo erro também entrei forte na Sonae com média de 0.55 e com a mesma sensação de estar subavaliada e com meta de atingir 1 euro (vendi), e fez 1.30 na altura.


ok, estava apenas a ver que a semapa está em bear market, o que não obsta a que não caia ainda mais (antes sugere)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Viver de rendimentos

por fct71 » 4/1/2019 19:53

rsacramento Escreveu:
fct71 Escreveu:esta a médio/longo prazo a ver se chega aos 17 euros e vendo

em que é que te baseias para teres essa expectativa?


Está subavaliada olha para o PER. Em 2011 salvo erro também entrei forte na Sonae com média de 0.55 e com a mesma sensação de estar subavaliada e com meta de atingir 1 euro (vendi), e fez 1.30 na altura.
 
Mensagens: 6
Registado: 4/1/2019 12:59

Re: Viver de rendimentos

por rsacramento » 4/1/2019 19:28

fct71 Escreveu:esta a médio/longo prazo a ver se chega aos 17 euros e vendo

em que é que te baseias para teres essa expectativa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Viver de rendimentos

por fct71 » 4/1/2019 19:21

Beruno Escreveu:o romeno tem razao. nao se deve colocar tudo num só titulo, mesmo que seja numa utility "segura" como a ren. se houver fraude na contabilidade estamos lixados e ficamos sem nada, ou com 5% do que investimos daqui a uns 10 ou 15 anos quando o assunto estiver resolvido em tribunal

se nao quiserem ir muito longe, teem a portucel e a edp, em portugal, e empresas em espanha como a REE, Enagas, Naturgy, endesa, iberdrola, tudo utilities/energeticas (a equivalente espanhola à ren é a ree), e todas com um dividend yield jeitoso.


Na bolsa agora só tenho REN e Semapa (10000 a 12.95) esta a médio/longo prazo a ver se chega aos 17 euros e vendo.
 
Mensagens: 6
Registado: 4/1/2019 12:59

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 4/1/2019 15:08

o romeno tem razao. nao se deve colocar tudo num só titulo, mesmo que seja numa utility "segura" como a ren. se houver fraude na contabilidade estamos lixados e ficamos sem nada, ou com 5% do que investimos daqui a uns 10 ou 15 anos quando o assunto estiver resolvido em tribunal

se nao quiserem ir muito longe, teem a portucel e a edp, em portugal, e empresas em espanha como a REE, Enagas, Naturgy, endesa, iberdrola, tudo utilities/energeticas (a equivalente espanhola à ren é a ree), e todas com um dividend yield jeitoso.
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por fct71 » 4/1/2019 13:27

Fui acumulando e tenho 200 mil da REN com preço médio de 2.49. Dividendos são 23700 líquidos. Uns dizem estás maluco é um grande risco (pode falir!? muito cuidado olha para a PT, BES, BANIF) e outros dizem excelente investimento e se pudessem faziam o mesmo!
 
Mensagens: 6
Registado: 4/1/2019 12:59

Re: Viver de rendimentos

por Downloaders » 4/1/2019 12:21

Obrigado pelos vossos comentários. Eu sei que com 39 e o que tenho nunca vou viver exclusivamente de rendimentos, mas o objectivo é ser uma ajuda para estar mais à vontade. A minha questão era se fazia melhor avançar com imóveis ou investir.
Passo a explicar, o segundo imovel custou 82k (com obras) e se o vendesse agora rendia pelo menos 100k. É melhor comprar outro imovel e tentar fazer o mesmo outra vez ou o risco de comprar um imóvel que depois possa nao conseguir vender e tirar lucro é pior do que investir na bolsa?
 
Mensagens: 2
Registado: 2/1/2019 19:42

Re: Viver de rendimentos

por Goya777 » 3/1/2019 12:00

Isso de se fazer conta com dividendos de 2020/2021, de uma empresa cujos rendimentos nao sao regulados, logo sujeitos a uma queda se a economia piorar (e sem nenhum tipo de compromisso de pagamento de dividendos) nao me parece prudente...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Viver de rendimentos

por RFPB » 2/1/2019 23:58

Pode ser, mas mesmo que se mantenha, a 4,79€ ainda dá uns 5,35% liquidos.
Talvez um pouco menos deste valor, mais perto valor que disseste há uns tempos.
Dá para dobrar.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO, Xacal e 132 visitantes