Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 21:29

MarketGodzilla Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:
Beruno Escreveu:nao vale a pena passarem a vida a ler livros dessa gente. nao vao descobrir la nenhum segredo misterioso porque isso nao existe.

o que precisam é de dinheiro. e ate teres pelo menos 400.000 a dar-te 4% ao ano esquece o early retirement. entao e os filhos, os seguros de saude, uma doença grave com uma cirurgia de 50.000€ . .. . .. . .

poupa esses 5000, porque 5000*0,03 sao 150€ gratis por ano. viste? o tony robbins ja te garantiu 150€ de graça por ano ate ao resto da tua vida.

trabalha, trabalha muito. ganha mais de 5000 limpos por mes e poupa mais de 50% durante 20 anos. aí podes-te reformar à grande, ajudar os teus filhos e viajar para onde te apetecer

vê esta conversa dum gajo com o tony robins https://www.youtube.com/watch?v=JZezKdCyviw

para ganhares muito dinheiro precisas de ter muito dinheiro. se nao tens muito dinheiro tens que pedir emprestado. mas os bancos nao te vao emprestar 400000 se tu lhes disseres que os queres colocar num fundo de açoes. mas emprestam-te 400000 euros se quiseres comprar uma casa ou duas, porque tem uma garantia hipotecaria. é a maneira mais facil, com o seu risco obviamente, de uma pessoa particular, conseguir uma grande alavancagem em investimento. e depois apostas no arrendamento para estudantes ou no alojamento local. e com o cash que ganhares daí nao vàs comprar um mercedes topo de gama e um iphone de 1500€. pegas em todo esse dinheiro, subtraido das despesas de funcionamento, e investes num fundo de açoes global

ja agora a minha perspectiva sobre isto é ter uma carrada de utilities a pagarem dividendos que nem brutas. praticamente todas as açoes que tenho em carteira sao utilities europeias


Desculpa lá mas discordo a 100%.. isto é o mal da mentalidade portuguesa na minha opinião (sem ofensa!)

Eu aos 28 anos tinha a minha vida numa lástima! Tinha 0 euros no final de cada mes. Zerinho. não tomava boas atitudes profissionais, pessoais, sociais e financeiras.

E comecei a ler. Na altura comecei por um livro que era millionaire next door. Mudou a minha vida. Seguiu-se Kiosaki, Tony Robbins, DeMarco, etc etc. Só nunca encontrei nenhum portugues que valesse a pena (a nao ser o ultimo livro que falei, mas so o encontrei no final do ultimo ano..). Li um do Paulo Vilhena e esse sim, foi mau de mais..

Desde entao ja li mais de 50 livros, fiz varios seminarios e workshops (alguns de 1000 euros). O retorno no meu dinheiro deve ser de 10 vezes em cada curso e pelo menos 30 vezes em cada livro! Eu aprendi a fazer trading ao ler. Aprendi como investir em stocks. Do 0!!! eu não sabia nada e trabalhava numa empresa de cartoes de credito, e pensei que era um mal necessario...

houve um workshop com um espanhol que já morreu que sinto que foi o clique final

ja investi varios milhares de euros em livros e cursos. Passados quase 10 anos, eu tenho cerca de 300 mil em ativos e apenas um credito pessoal porque era uma taxa boa.

se calhar podes-me dizer que se eu nao tivesse lido os livros tinha na mesma o que tenho hoje. pois eu tenho a certeza que nao. nem todos os livros mudam vidas, mas há bons.

agora estou mais virada para o imobiliario porque desde que li o livro do Artur Mariano percebi que a questão da divida, em Portugal e no que diz respeito a imoveis.. e a forma mais rapida de acelerar o meu plano!

vou continuar a comprar e ler livros. e ir a cursos :)


Ana, já agora, esses workshops e cursos foram aqui em Portugal? Eu também gostava de aprender mais de algumas coisas e gostava de experimentar mas não encontro grande coisa. Já fui a alguns de corretoras e é sempre mais do mesmo e sempre muito básico. O imobiliário por exemplo é uma área da qual sei muito pouco, mas interessam-me todas as coisas que me possam trazer algum rendimento adicional. Se puderes aconselhar alguma coisa agradecia, seja lá qual for o que pensam os outros, apesar de todo o respeito que me merecem, como o Dr. Tretas, que deve ser o user que mais "ouço" e que aprecio.

Cumprimentos para todos.


Quase tudo em Espanha e Estados Unidos. Fiz um no Japão também, muito muito bom (eu aprendi japones em cursos em Espanha). Mas tenho a sorte de viver no Algarve perto de Espanha.

Em Portugal não sei de nada. Não há bons livros (a não ser o que já mencionei) nem cursos de qualidade QUE EU SAIBA. O Paulo Vilhena li um livro... horrível! Quem me diz que faz cursos com ele também fica desagradado, a não ser para vendas que aí é mais ou menos.

Havia a Empiricus e acho que iam fazer cursos, mas tanto quanto sei fecharam.

Agora espero que os tipos da Arrow Plus mandem mais livros e façam cursos de investimento imobiliário, mesmo que não seja com o Artur Mariano se for deles confio :pray: :pray:

Fiz um curso com o Paulo Rebelo de apostas, não foi mau, mas não foi optimo.

O meu foco agora esta no imobiliário-
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 21:25

Vou ser muita sincera, desculpem la...

Lá está, 5 anos de propinas, renda e sem receber nada, numa universidade é "bom investimento".

250€ por um curso com alguém que realmente explica é "muito caro".

Esta história vejo-a todos os dias com colegas e amigos. O meu ex namorado na altura em que o bitcoin ainda dava para minar fez um curso com um polaco sobre bitcoin e pagou quase 500€. Lembro-me de na altura todos se rirem dele. Hoje tem 4 hoteis em Portugal, vive numa mansão na republica dominicana e não faz nada que nao queira.

Sim, ficou multi-milionário com bitcoin.
Não, não nos separamos por causa do $.

Ahh e é escusado dizerem que quem metesse em bitcoin ia ser rico de qualquer maneira, não era preciso o curso :)

Eu sou uma junkie em desenvolvimento pessoal. Consumo tudo e pago por isso. Nunca fui para a universdidade. Em todos os cursos que fiz paguei menos dinheiro do que estar 4 ou 5 parada, sem receber, além de pagar propinas e outros custos. Hoje falo 5 linguas. Não vale de nada? Cada um na sua.

PS: estou a gostar muito de que neste forum respeitam-se as opinioes e discute-se sem ofender. parabéns a todos, normalmente não é assim :)
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por MarketGodzilla » 14/9/2018 19:20

Anaaa12 Escreveu:
Beruno Escreveu:nao vale a pena passarem a vida a ler livros dessa gente. nao vao descobrir la nenhum segredo misterioso porque isso nao existe.

o que precisam é de dinheiro. e ate teres pelo menos 400.000 a dar-te 4% ao ano esquece o early retirement. entao e os filhos, os seguros de saude, uma doença grave com uma cirurgia de 50.000€ . .. . .. . .

poupa esses 5000, porque 5000*0,03 sao 150€ gratis por ano. viste? o tony robbins ja te garantiu 150€ de graça por ano ate ao resto da tua vida.

trabalha, trabalha muito. ganha mais de 5000 limpos por mes e poupa mais de 50% durante 20 anos. aí podes-te reformar à grande, ajudar os teus filhos e viajar para onde te apetecer

vê esta conversa dum gajo com o tony robins https://www.youtube.com/watch?v=JZezKdCyviw

para ganhares muito dinheiro precisas de ter muito dinheiro. se nao tens muito dinheiro tens que pedir emprestado. mas os bancos nao te vao emprestar 400000 se tu lhes disseres que os queres colocar num fundo de açoes. mas emprestam-te 400000 euros se quiseres comprar uma casa ou duas, porque tem uma garantia hipotecaria. é a maneira mais facil, com o seu risco obviamente, de uma pessoa particular, conseguir uma grande alavancagem em investimento. e depois apostas no arrendamento para estudantes ou no alojamento local. e com o cash que ganhares daí nao vàs comprar um mercedes topo de gama e um iphone de 1500€. pegas em todo esse dinheiro, subtraido das despesas de funcionamento, e investes num fundo de açoes global

ja agora a minha perspectiva sobre isto é ter uma carrada de utilities a pagarem dividendos que nem brutas. praticamente todas as açoes que tenho em carteira sao utilities europeias


Desculpa lá mas discordo a 100%.. isto é o mal da mentalidade portuguesa na minha opinião (sem ofensa!)

Eu aos 28 anos tinha a minha vida numa lástima! Tinha 0 euros no final de cada mes. Zerinho. não tomava boas atitudes profissionais, pessoais, sociais e financeiras.

E comecei a ler. Na altura comecei por um livro que era millionaire next door. Mudou a minha vida. Seguiu-se Kiosaki, Tony Robbins, DeMarco, etc etc. Só nunca encontrei nenhum portugues que valesse a pena (a nao ser o ultimo livro que falei, mas so o encontrei no final do ultimo ano..). Li um do Paulo Vilhena e esse sim, foi mau de mais..

Desde entao ja li mais de 50 livros, fiz varios seminarios e workshops (alguns de 1000 euros). O retorno no meu dinheiro deve ser de 10 vezes em cada curso e pelo menos 30 vezes em cada livro! Eu aprendi a fazer trading ao ler. Aprendi como investir em stocks. Do 0!!! eu não sabia nada e trabalhava numa empresa de cartoes de credito, e pensei que era um mal necessario...

houve um workshop com um espanhol que já morreu que sinto que foi o clique final

ja investi varios milhares de euros em livros e cursos. Passados quase 10 anos, eu tenho cerca de 300 mil em ativos e apenas um credito pessoal porque era uma taxa boa.

se calhar podes-me dizer que se eu nao tivesse lido os livros tinha na mesma o que tenho hoje. pois eu tenho a certeza que nao. nem todos os livros mudam vidas, mas há bons.

agora estou mais virada para o imobiliario porque desde que li o livro do Artur Mariano percebi que a questão da divida, em Portugal e no que diz respeito a imoveis.. e a forma mais rapida de acelerar o meu plano!

vou continuar a comprar e ler livros. e ir a cursos :)


Ana, já agora, esses workshops e cursos foram aqui em Portugal? Eu também gostava de aprender mais de algumas coisas e gostava de experimentar mas não encontro grande coisa. Já fui a alguns de corretoras e é sempre mais do mesmo e sempre muito básico. O imobiliário por exemplo é uma área da qual sei muito pouco, mas interessam-me todas as coisas que me possam trazer algum rendimento adicional. Se puderes aconselhar alguma coisa agradecia, seja lá qual for o que pensam os outros, apesar de todo o respeito que me merecem, como o Dr. Tretas, que deve ser o user que mais "ouço" e que aprecio.

Cumprimentos para todos.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 14/9/2018 18:56

Lá está, não tendo bens acho mesmo que a única hipótese passa pelo imobiliário para alojamento local ou arrendamento para estudantes. Resulta muito bem e é a única forma do banco emprestar uma soma tão grande de dinheiro

Já noutros casos....... Fui convidado pelo banco a abrir uma conta corrente, especificamente só para investir na Ren. A 2%/ano pago anualmente em Julho após os dividendos da Ren. Vou esperar por um crash para aceitar o "convite". Duvido é que seja a 2%
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 18:36

Se começarem com 10000 aos 25 anos e retorno de 20% ao ano até à idade do Buffett (63 anos de capitalização) dá cerca de 300 milhões.

O difícil é manter esse retorno durante uma vida.


Edit:

SFT Escreveu:A minha questão é: uma pessoa sem bens pode almejar viver de rendimentos? Ou precisa de um apoio inicial?


Claro que ter apoio inicial ajuda, pode ajudar muito até. Mas na minha opinião, qualquer pessoa capaz de poupar uns 10k € por ano (sim, é muita massa) e que não cometa erros de investimento, pode ter como alvo passar a viver de rendimentos quando atingir a meia-idade.

Para isso, é preciso ter um bom ordenado e viver frugalmente durante muitos anos, é verdade. E ser bom investidor, não falo de 20% como o Buffett mas pelo menos 10% em média todos os anos tem que conseguir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 18:35

.
Editado pela última vez por Dr Tretas em 14/9/2018 18:37, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por SFT » 14/9/2018 18:31

Para ti e para toda a gente :)

Não vejo o WB como um investidor normal porque ele gere as empresas ou é parte ouvida. Ele compra as empresas e depois toma conta delas, é diferente de comprar e esperar que corra bem. (mas isso é estratégia de investimento)

A minha questão é: uma pessoa sem bens pode almejar viver de rendimentos? Ou precisa de um apoio inicial?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 18:26

SFT Escreveu:Progressão do net worth do WB.

Para ter 6.000 USD aos 15 anos para investir isso significa ter 84.000 - 85.000 USD nos dias de hoje (podem fazer o cálculo aqui https://www.usinflationcalculator.com/ ). O senhor nasceu em 1930.

Quantos miúdos aos 15 anos têm 84K para investir? Muitos, hoje, ainda comem macacos do nariz...


Se 84000 dão 56 mil milhões, então 84 davam 56 milhões. Para mim mim chegava muito bem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por SFT » 14/9/2018 18:21

Progressão do net worth do WB.

MW-DS354_downlo_20150817130202_NS.png
MW-DS354_downlo_20150817130202_NS.png (107.38 KiB) Visualizado 8122 vezes


Fonte: https://www.marketwatch.com/story/from-6000-to-67-billion-warren-buffetts-wealth-through-the-ages-2015-08-17

Para ter 6.000 USD aos 15 anos para investir isso significa ter 84.000 - 85.000 USD nos dias de hoje (podem fazer o cálculo aqui https://www.usinflationcalculator.com/ ). O senhor nasceu em 1930.

Quantos miúdos aos 15 anos têm 84K para investir? Muitos, hoje, ainda comem macacos do nariz...
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 15:48

Eu também tive a sorte de a minha família já ter bens. Atenção que nunca pedi nada nem recebi grande coisa em termos de dinheiro vivo, mas, e isto é um grande mas, sempre tive casa sem ter que pagar rendas ou empréstimos.

Isso permitiu-me poupar muito mais dinheiro que uma pessoa média poderia. Agora, os investimentos fui eu que os fiz e a massa tive que a ganhar.
Existe sempre uma fase de poupança em que temos que controlar as despesas o mais possível. Ou seja, ganhar uns 1500€ por mês pelo menos mas viver com um ordenado mínimo.

Agora vamos ver, chega?

Isto é uma tabela, com 10.000€ de poupança anual vinda do ordenado, mais retorno líquido do capital de 10% ao ano, durante 15 anos. Algo bem difícil de conseguir, mas dentro dos limites do possível (o Warren Buffet fez uma média de 20% ao longo da vida, penso que 10-15% está ao alcance de um investidor razoável).

Código: Selecionar todos
10000   1000
21000   2100
33100   3310
46410   4641
61051   6105
77156   7716
94872   9487
114359   11436
135795   13579
159374   15937
185312   18531
213843   21384
245227   24523
279750   27975
317725   31772


Ao fim de 15 anos temos cerca de 300k € e 30k de rendimento anual, pelo que algumas pessoas poderiam decidir deixar de trabalhar nestas condições. Começar aos 25, reforma aos 40.

Foi mais ou menos o que fiz, mas como tive sorte, ou porque sou um investidor mais que razoável, consegui neste momento activos bem maiores, digamos cerca de 2/3 do capital do Beruno. Por outro lado eu não me esfalfei a trabalhar, acho que assim não vale a pena...

Neste momento tenho 44 anos e deixei de trabalhar aos 40, como planeado 8-)

Portanto o "segredo" é:

    - empurrão pela situação da família;
    - escolha judiciosa de investimentos de alto rendimento, com o risco associado:
    - ordenado razoável a bom;
    - poupança intensiva;

Suponho que trabalhando muito e começando aos 18 anos, a reforma seja teoricamente possível aos 30, mas não sei se aconselho isso a alguém...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 14/9/2018 14:41

O que é que procuras em todos esses livros e cursos, e que ainda não encontraste após tudo isso? E não compares "pisas" porque eu poupo todos os cêntimos que posso desde que comecei a receber mesada. Tive uma espécie de "mentor/guidance" que foi o padrinho da minha mulher, mas tudo o resto foi lendo artigos de opinião e sites de notícias financeiras. Não precisas mais do que isto para formares a tua opiniao

E sim para chegares onde cheguei precisavas de ter "herdado" uma empresa familiar depois do teu pai ter-se lembrado que tinha 18 anos outra vez, e ter basado com uma namorada mais nova que tu. Precisavas de ter desistido da faculdade, trabalhado os primeiros 4 anos seguidos na empresa, de segunda a segunda, de manhã a noite (calma, descansava a 25 de Dezembro e a 1 de Janeiro). E 7 anos depois, com o dobro das vendas, mas o mesmo valor em compras, mais 2 pontos de venda, 2 casas de férias em alojamento local, uma casa com sótão na avenida da Igreja com 4 estudantes (com recibo a nome da empresa claro), sem dívida e cerca de 6x o cash que tens (podia ser 12x mas tenho que o dividir com a minha irmã). E com isto tudo já consigo ter folga aos domingos, de resto é trabalhar que nem um cão, feriados incluidos
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 14:15

Anaaa12 Escreveu:
já agora, alguma vez fizeste algum curso de mais de 200/300 euros?

outra coisa, qual e a tua idade e o teu patrimonio em euros? so para ver se tas melhor do que eu :P


Já fiz sim senhora, as propinas da Faculdade eram mais que isso :mrgreen:

O meu património... eu já disse que vivo de rendimentos e o Beruno já te disse quanto dinheiro é preciso no mínimo. Entrar em valores exactos é deselegante :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 14/9/2018 14:09

Dr Tretas Escreveu:Pagar 5000 por um curso? Nunca na vida. Arranja mas é uma ação que dê um dividendo estável e mete lá a massa. Com sorte, não agora, mas perto do fundo de um bear, arranja-se 10% ou mais de dividendo.
Aí já vão 500€ por ano a mais. Continuar a poupar e comprar ações até o rendimento chegar para não trabalhar mais (são precisas umas centenas de milhar de €, conforme o nível de vida que se queira). E pronto. Não há grande segredo :mrgreen:



Já somos dois...respeito todas as opiniões, porém a expressão psicologia motivacional faz-me urticária...não me levem a mal...
Anexos
teste2.jpg
teste2.jpg (11.82 KiB) Visualizado 8398 vezes
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 14:03

Dr Tretas Escreveu:Então precisas é de aprender a poupar. O que não falta aí na net são sites sobre frugalidade, não é preciso um curso.


lol o curso do Tony Robbins ser um curso de frugalidade... :D :D

já agora, alguma vez fizeste algum curso de mais de 200/300 euros?

outra coisa, qual e a tua idade e o teu patrimonio em euros? so para ver se tas melhor do que eu :P
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 14:02

Então precisas é de aprender a poupar. O que não falta aí na net são sites sobre frugalidade, não é preciso um curso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 13:59

Dr Tretas Escreveu:Pagar 5000 por um curso? Nunca na vida. Arranja mas é uma ação que dê um dividendo estável e mete lá a massa. Com sorte, não agora, mas perto do fundo de um bear, arranja-se 10% ou mais de dividendo.
Aí já vão 500€ por ano a mais. Continuar a poupar e comprar ações até o rendimento chegar para não trabalhar mais (são precisas umas centenas de milhar de €, conforme o nível de vida que se queira). E pronto. Não há grande segredo :mrgreen:


lê por favor a minha mensagem anterior.. Eu so tenho 5000 euros para dar por um curso hoje porque antes fiz cursos de 1000 euros..
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 13:55

Pagar 5000 por um curso? Nunca na vida. Arranja mas é uma ação que dê um dividendo estável e mete lá a massa. Com sorte, não agora, mas perto do fundo de um bear, arranja-se 10% ou mais de dividendo.
Aí já vão 500€ por ano a mais. Continuar a poupar e comprar ações até o rendimento chegar para não trabalhar mais (são precisas umas centenas de milhar de €, conforme o nível de vida que se queira). E pronto. Não há grande segredo :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 13:52

Beruno Escreveu:nao vale a pena passarem a vida a ler livros dessa gente. nao vao descobrir la nenhum segredo misterioso porque isso nao existe.

o que precisam é de dinheiro. e ate teres pelo menos 400.000 a dar-te 4% ao ano esquece o early retirement. entao e os filhos, os seguros de saude, uma doença grave com uma cirurgia de 50.000€ . .. . .. . .

poupa esses 5000, porque 5000*0,03 sao 150€ gratis por ano. viste? o tony robbins ja te garantiu 150€ de graça por ano ate ao resto da tua vida.

trabalha, trabalha muito. ganha mais de 5000 limpos por mes e poupa mais de 50% durante 20 anos. aí podes-te reformar à grande, ajudar os teus filhos e viajar para onde te apetecer

vê esta conversa dum gajo com o tony robins https://www.youtube.com/watch?v=JZezKdCyviw

para ganhares muito dinheiro precisas de ter muito dinheiro. se nao tens muito dinheiro tens que pedir emprestado. mas os bancos nao te vao emprestar 400000 se tu lhes disseres que os queres colocar num fundo de açoes. mas emprestam-te 400000 euros se quiseres comprar uma casa ou duas, porque tem uma garantia hipotecaria. é a maneira mais facil, com o seu risco obviamente, de uma pessoa particular, conseguir uma grande alavancagem em investimento. e depois apostas no arrendamento para estudantes ou no alojamento local. e com o cash que ganhares daí nao vàs comprar um mercedes topo de gama e um iphone de 1500€. pegas em todo esse dinheiro, subtraido das despesas de funcionamento, e investes num fundo de açoes global

ja agora a minha perspectiva sobre isto é ter uma carrada de utilities a pagarem dividendos que nem brutas. praticamente todas as açoes que tenho em carteira sao utilities europeias


Desculpa lá mas discordo a 100%.. isto é o mal da mentalidade portuguesa na minha opinião (sem ofensa!). gastam 5 anos em universidades a aprender gestão de pessoas que nunca geriram nada, empreendorismo de pessoas que nunca tiveram empresas, etc. 5 anos da vida e muitos milhares de euros em renda, propinas etc. depois para gastarem 25 euros num bom livro de alguem que já fez alguma coisa "é caro e nao vale a pena". :wall: (mais uma vez, nao estou a falar de ti, mas em geral)

Eu aos 28 anos tinha a minha vida numa lástima! Tinha 0 euros no final de cada mes. Zerinho. não tomava boas atitudes profissionais, pessoais, sociais e financeiras.

E comecei a ler. Na altura comecei por um livro que era millionaire next door. Mudou a minha vida. Seguiu-se Kiosaki, Tony Robbins, DeMarco, etc etc. Só nunca encontrei nenhum portugues que valesse a pena (a nao ser o ultimo livro que falei, mas so o encontrei no final do ultimo ano..). Li um do Paulo Vilhena e esse sim, foi mau de mais..

Desde entao ja li mais de 50 livros, fiz varios seminarios e workshops (alguns de 1000 euros). O retorno no meu dinheiro deve ser de 10 vezes em cada curso e pelo menos 30 vezes em cada livro! Eu aprendi a fazer trading ao ler. Aprendi como investir em stocks. Do 0!!! eu não sabia nada e trabalhava numa empresa de cartoes de credito, e pensei que era um mal necessario...

houve um workshop com um espanhol que já morreu que sinto que foi o clique final

ja investi varios milhares de euros em livros e cursos. Passados quase 10 anos, eu tenho cerca de 230 mil em ativos e apenas um credito pessoal porque era uma taxa boa (que usei para a compra da casa).

se calhar podes-me dizer que se eu nao tivesse lido os livros tinha na mesma o que tenho hoje. pois eu tenho a certeza que nao. nem todos os livros mudam vidas, mas há bons.

agora estou mais virada para o imobiliario porque desde que li o livro do Artur Mariano percebi que a questão da divida, em Portugal e no que diz respeito a imoveis.. e a forma mais rapida de acelerar o meu plano!

vou continuar a comprar e ler livros. e ir a cursos :)
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 13:50

Beruno Escreveu:nao vale a pena passarem a vida a ler livros dessa gente. nao vao descobrir la nenhum segredo misterioso porque isso nao existe.

o que precisam é de dinheiro. e ate teres pelo menos 400.000 a dar-te 4% ao ano esquece o early retirement. entao e os filhos, os seguros de saude, uma doença grave com uma cirurgia de 50.000€ . .. . .. . .

poupa esses 5000, porque 5000*0,03 sao 150€ gratis por ano. viste? o tony robbins ja te garantiu 150€ de graça por ano ate ao resto da tua vida.

trabalha, trabalha muito. ganha mais de 5000 limpos por mes e poupa mais de 50% durante 20 anos. aí podes-te reformar à grande, ajudar os teus filhos e viajar para onde te apetecer

vê esta conversa dum gajo com o tony robins https://www.youtube.com/watch?v=JZezKdCyviw

para ganhares muito dinheiro precisas de ter muito dinheiro. se nao tens muito dinheiro tens que pedir emprestado. mas os bancos nao te vao emprestar 400000 se tu lhes disseres que os queres colocar num fundo de açoes. mas emprestam-te 400000 euros se quiseres comprar uma casa ou duas, porque tem uma garantia hipotecaria. é a maneira mais facil, com o seu risco obviamente, de uma pessoa particular, conseguir uma grande alavancagem em investimento. e depois apostas no arrendamento para estudantes ou no alojamento local. e com o cash que ganhares daí nao vàs comprar um mercedes topo de gama e um iphone de 1500€. pegas em todo esse dinheiro, subtraido das despesas de funcionamento, e investes num fundo de açoes global

ja agora a minha perspectiva sobre isto é ter uma carrada de utilities a pagarem dividendos que nem brutas. praticamente todas as açoes que tenho em carteira sao utilities europeias


Desculpa lá mas discordo a 100%.. isto é o mal da mentalidade portuguesa na minha opinião (sem ofensa!)

Eu aos 28 anos tinha a minha vida numa lástima! Tinha 0 euros no final de cada mes. Zerinho. não tomava boas atitudes profissionais, pessoais, sociais e financeiras.

E comecei a ler. Na altura comecei por um livro que era millionaire next door. Mudou a minha vida. Seguiu-se Kiosaki, Tony Robbins, DeMarco, etc etc. Só nunca encontrei nenhum portugues que valesse a pena (a nao ser o ultimo livro que falei, mas so o encontrei no final do ultimo ano..). Li um do Paulo Vilhena e esse sim, foi mau de mais..

Desde entao ja li mais de 50 livros, fiz varios seminarios e workshops (alguns de 1000 euros). O retorno no meu dinheiro deve ser de 10 vezes em cada curso e pelo menos 30 vezes em cada livro! Eu aprendi a fazer trading ao ler. Aprendi como investir em stocks. Do 0!!! eu não sabia nada e trabalhava numa empresa de cartoes de credito, e pensei que era um mal necessario...

houve um workshop com um espanhol que já morreu que sinto que foi o clique final

ja investi varios milhares de euros em livros e cursos. Passados quase 10 anos, eu tenho cerca de 300 mil em ativos e apenas um credito pessoal porque era uma taxa boa.

se calhar podes-me dizer que se eu nao tivesse lido os livros tinha na mesma o que tenho hoje. pois eu tenho a certeza que nao. nem todos os livros mudam vidas, mas há bons.

agora estou mais virada para o imobiliario porque desde que li o livro do Artur Mariano percebi que a questão da divida, em Portugal e no que diz respeito a imoveis.. e a forma mais rapida de acelerar o meu plano!

vou continuar a comprar e ler livros. e ir a cursos :)
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por SFT » 14/9/2018 13:46

Anaaa12 Escreveu:
Obrigada :) Não concordo muito, mas não tem problema.

Do Tony Robbins eu não estou a poupar para os livros, porque já os li todos. 8-) Quero é fazer o curso com ele em Setembro do proximo ano. Mas são 5000 dollars so o curso, mais voo, hotel, etc.

Em Portugal, só conheco um bom livro, que é do Artur Mariano. Eles vão lançar mais, mas não sei a qualidade. Se for como o do Artur Mariano até estou a salivar!!!

Além disso, não conheço mais nada. O que recomendas?


Power of Habit - Charles Duhigg
Mindset - Carol Dweck

São top, para investimento e para o dia a dia.

Anaaa tenho alguma dificuldade em acreditar em palestras de performance porque o que funciona com uns não funciona com outros.

Beruno Escreveu:nao vale a pena passarem a vida a ler livros dessa gente. nao vao descobrir la nenhum segredo misterioso porque isso nao existe.

o que precisam é de dinheiro. e ate teres pelo menos 400.000 a dar-te 4% ao ano esquece o early retirement. entao e os filhos, os seguros de saude, uma doença grave com uma cirurgia de 50.000€ . .. . .. . .

poupa esses 5000, porque 5000*0,03 sao 150€ gratis por ano. viste? o tony robbins ja te garantiu 150€ de graça por ano ate ao resto da tua vida.

trabalha, trabalha muito. ganha mais de 5000 limpos por mes e poupa mais de 50% durante 20 anos. aí podes-te reformar à grande, ajudar os teus filhos e viajar para onde te apetecer

vê esta conversa dum gajo com o tony robins https://www.youtube.com/watch?v=JZezKdCyviw

para ganhares muito dinheiro precisas de ter muito dinheiro. se nao tens muito dinheiro tens que pedir emprestado. mas os bancos nao te vao emprestar 400000 se tu lhes disseres que os queres colocar num fundo de açoes. mas emprestam-te 400000 euros se quiseres comprar uma casa ou duas, porque tem uma garantia hipotecaria. é a maneira mais facil, com o seu risco obviamente, de uma pessoa particular, conseguir uma grande alavancagem em investimento. e depois apostas no arrendamento para estudantes ou no alojamento local. e com o cash que ganhares daí nao vàs comprar um mercedes topo de gama e um iphone de 1500€. pegas em todo esse dinheiro, subtraido das despesas de funcionamento, e investes num fundo de açoes global

ja agora a minha perspectiva sobre isto é ter uma carrada de utilities a pagarem dividendos que nem brutas. praticamente todas as açoes que tenho em carteira sao utilities europeias


Não há qualquer segredo nos livros. O que há é motivação. Leio e vejo para aprender melhor com os meus erros e, a seguir, motivar.me.

Quanto à questão de ter dinheiro, concordo e não concordo. Concordo que ajuda mas não concordo que seja condição obrigatória.

Claro que aquele que quer ter sucesso (seja lá o que isso for) tem de se munir com conhecimento (na forma de estudo), trabalho (na forma de aplicar) e tempo para si mesmo e para o seu projecto. Um pouco de sorte também ajuda, e quem não acredita na sorte é porque está a passar por uma fase menos boa.

O dinheiro, que defendes ser necessário, pode ser obtido do nada se as três premissas de cima forem bem direccionadas e a quarta aparecer de vez em quando. (mas não há sorte sem trabalho)

É a minha opinião. Respeito e compreendo a tua.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 14/9/2018 13:44

Concordo com o SFT, o livro do Kiyosaki é engraçado e é útil para quem o leia cedo, aos vinte, vinte e poucos. Explica alguns conceitos de forma simples (rendimento passivo, activos e passivos, etc). Costumo dizer que o livro tem duas partes: a primeira que conta a história e explica os conceitos, bastante útil, e uma segunda com os exemplos dele que por serem tão desenquadrados da nossa realidade não servem para nada.

Estive a ler o artigo da arrowplus que a Ana colocou o link e "é mais do mesmo". Ao longo dos anos tenho lido a mesma ladainha em n sites na net. Não tem nada de fundamentalmente errado, mas não tem nada de novo.

O Tony Robbins não conheço, mas quando oiço a descrição de "palestrantes motivacionais" normalmente faço logo o stop...talvez defeito de aturar consultores, motivadores e teambuilders e companhia durante mais de 25 anos...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 14/9/2018 13:31

nao vale a pena passarem a vida a ler livros dessa gente. nao vao descobrir la nenhum segredo misterioso porque isso nao existe.

o que precisam é de dinheiro. e ate teres pelo menos 400.000 a dar-te 4% ao ano esquece o early retirement. entao e os filhos, os seguros de saude, uma doença grave com uma cirurgia de 50.000€ . .. . .. . .

poupa esses 5000, porque 5000*0,03 sao 150€ gratis por ano. viste? o tony robbins ja te garantiu 150€ de graça por ano ate ao resto da tua vida.

trabalha, trabalha muito. ganha mais de 5000 limpos por mes e poupa mais de 50% durante 20 anos. aí podes-te reformar à grande, ajudar os teus filhos e viajar para onde te apetecer

vê esta conversa dum gajo com o tony robins https://www.youtube.com/watch?v=JZezKdCyviw

para ganhares muito dinheiro precisas de ter muito dinheiro. se nao tens muito dinheiro tens que pedir emprestado. mas os bancos nao te vao emprestar 400000 se tu lhes disseres que os queres colocar num fundo de açoes. mas emprestam-te 400000 euros se quiseres comprar uma casa ou duas, porque tem uma garantia hipotecaria. é a maneira mais facil, com o seu risco obviamente, de uma pessoa particular, conseguir uma grande alavancagem em investimento. e depois apostas no arrendamento para estudantes ou no alojamento local. e com o cash que ganhares daí nao vàs comprar um mercedes topo de gama e um iphone de 1500€. pegas em todo esse dinheiro, subtraido das despesas de funcionamento, e investes num fundo de açoes global

ja agora a minha perspectiva sobre isto é ter uma carrada de utilities a pagarem dividendos que nem brutas. praticamente todas as açoes que tenho em carteira sao utilities europeias
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 12:52

SFT Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:Muito obrigado pelas boas vindas! :-)

Mas porque dizes isso do livro do Kiyosaki? Eu gosto muito do livro e já o li, mas agora não disse nada sobre ele...

Eu acho que é um bom livro para começar, não é o fim mas muda logo a mentalidade de uma pessoa.

Já ir a uma palestra dele... ando a juntar dinheiro para o Tony Robbins, esse acho que vale muito mais a pena!!!!

Obrigada!!!


Eu também gostei, mas é um livro pessimista. Agora não o tenho comigo que emprestei.o (queria dar alguns exemplos) mas diz claramente que a independência para ser atingida a pessoa tem de começar cedo. Quem ler o livro tarde, não tem qualquer hipótese! :P

Mas atenção que não deixo de o aconselhar. Normalmente a malta fica maravilhada pela facilidade como se faz dinheiro e não liga àquilo que considero as entrelinhas. É um excelente livro para uma pessoa nos seus 20 e poucos anos, pela sua vertente motivadora.

Do Tony Robbins nunca li nada dele.


Obrigada :) Não concordo muito, mas não tem problema.

Do Tony Robbins eu não estou a poupar para os livros, porque já os li todos. 8-) Quero é fazer o curso com ele em Setembro do proximo ano. Mas são 5000 dollars so o curso, mais voo, hotel, etc.

Em Portugal, só conheco um bom livro, que é do Artur Mariano. Eles vão lançar mais, mas não sei a qualidade. Se for como o do Artur Mariano até estou a salivar!!!

Além disso, não conheço mais nada. O que recomendas?
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por SFT » 14/9/2018 12:14

Anaaa12 Escreveu:Muito obrigado pelas boas vindas! :-)

Mas porque dizes isso do livro do Kiyosaki? Eu gosto muito do livro e já o li, mas agora não disse nada sobre ele...

Eu acho que é um bom livro para começar, não é o fim mas muda logo a mentalidade de uma pessoa.

Já ir a uma palestra dele... ando a juntar dinheiro para o Tony Robbins, esse acho que vale muito mais a pena!!!!

Obrigada!!!


Eu também gostei, mas é um livro pessimista. Agora não o tenho comigo que emprestei.o (queria dar alguns exemplos) mas diz claramente que a independência para ser atingida a pessoa tem de começar cedo. Quem ler o livro tarde, não tem qualquer hipótese! :P

Mas atenção que não deixo de o aconselhar. Normalmente a malta fica maravilhada pela facilidade como se faz dinheiro e não liga àquilo que considero as entrelinhas. É um excelente livro para uma pessoa nos seus 20 e poucos anos, pela sua vertente motivadora.

Do Tony Robbins nunca li nada dele.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 11:31

SFT Escreveu:Anaaa12, bem vinda ao fórum.

Primeiro, o livro do Kiyosaki não é um bom livro porque é um livro negativo: basicamente, quem não começar a aplicar, o que ele defende, aos 20 anos não terá hipótese de obter a independência financeira via rendimentos passivos. Ainda assim é um livro interessante e aconselho.o sempre à malta nova.

Quanto ao que perguntas, depende.

Como tudo o que é investimento, o sucesso (medido através do retorno) depende da fase em que o mercado está: quem investir num mercado sobrevalorizado aumenta a probabilidade de obter menos retorno que aquele que investe num mercado subvalorizado (mas com potencial de valorização).

O Kiyosaki, num dos livros dele, explica mesmo que tende a investir em imobiliário em zonas cujos preços ainda não sofreram pressão altista e através de propostas abaixo do preço de mercado.

Pessoalmente, não gosto do Kiyosaki: vive das palestras e dos livros.

Fez uma palestra no Brasil, há coisa de ano, que ia acabando em batatada porque foi lá encher chouriços e pouco mais. A malta sentiu.se roubada.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/26/palestra-com-autor-de-pai-rico-pai-pobre-tem-ofensa-a-plateia-e-vaias.htm


Muito obrigado pelas boas vindas! :-)

Mas porque dizes isso do livro do Kiyosaki? Eu gosto muito do livro e já o li, mas agora não disse nada sobre ele...

Eu acho que é um bom livro para começar, não é o fim mas muda logo a mentalidade de uma pessoa.

Já ir a uma palestra dele... ando a juntar dinheiro para o Tony Robbins, esse acho que vale muito mais a pena!!!!

Obrigada!!!
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, silva_39 e 456 visitantes