Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dfviegas » 15/6/2013 11:54

Podemos abdicar de muita coisa, de muitos bens materiais mas vivendo no limite da nossa necessidades, ha-de haver algumas coisas que me incomodaria a falta,
Por exemplo: uma festa de um amigo/a num qualquer restaurante e não ter 40€ ou 50€ por casal para gastar é algo que e incomodaria bastante, depois ainda há a saida à noite mais 20€ ou 30€. Dizer que se aparece lá para beber café uma ou duas vezes é uma coisa agora sempre :-(

São pequenas coisas que fazem falta.

Depois os filhos essas "coisas" :wink: atrapalham as contas todas.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por Tridion » 15/6/2013 11:37

K. Escreveu:Bem, estou perplexo com os Blogs que fiquei a conhecer neste topico. A verdade e que ha 12 anos que sigo os principios de vida que eles apregoam, mas nao fazia ideia que a frugalidade se tinha tornado um desporto tao popular.

Ha exactamente 12 anos, apos uma intensa experiencia nos mercados de capitais, fiz uma grande reflexao sobre o que queria, quanto e onde queria viver. As conclusoes a que cheguei sao semelhantes as dos autores dos foruns. Elaborei um plano com um Horizonte de 20 anos e que me suportasse durante o restante periodo de vida, que incluia niveis de consumo e poupanca, planeamento de necessidades ao longo das fases da vida, niveis de investimento graduados com riscos de volatilidades de acordo com a idade, calculei quanto iria precisar em funcao de diversos cenarios possiveis . Utilizei imensas das tecnicas que descrevem nos foruns. O resultado final foi algo que so para mim fazia sentido e que desisti de explicar a seja que fosse, por receio de ser interpretado como delirante.

A verdade e que durante este periodo descobri que a frugalidade e um caminho espiritual, que nos leva para um maior conhecimento de nos e dos outros. As pessoas que me conhecem de Coimbra pensavam que eu era excentrico por trocar de carro de 10 em 10 anos e comprar usados (mas Bons!), por fazer ferias de mochila em transportes publicos e camaratas de Hostels (algo 100 vezes mais divertido do que Resorts, garanto), por nunca comprar um Gadget, nada com i-, nem percebo para que servem) por almocar merendas no gabinete e por saber que ao pagar mais do que 26 Centimos por um yogurte estava a ser roubado, por estar a desperdicar a minha juventude ao nao gastar o dionheiro (quando ja tinha a certeza de que gastando-o seria bem mais infeliz)!



O resultado e que pude dar-me ao luxo de estar neste momento com 39 anos a rescindir um contrato vitalicio com a Universidade, onde era obrigado a seguir as idiosincrasias de pessoas com quem nao concordava, e troca-lo por um temporario na cidade onde sempre sonhei viver, Viena, a fazer algo que seria capaz de pagar para fazer, investigacao a tempo inteiro!

Raramente falo disto com abertura, tenho bastantes reservas quando vejo as dificuldades com que a maioria das pessoas vive. Sinto que tive imensa sorte, todos os dias agradeco. Mas depois de ler os Blogs e vendo Interesse neste topico, nao resisti a partilhar a experiencia. Para quem esta no inicio da vida, asseguro: se iniciada a tempo, a Frugalidade compensa!


Muito bom :)

Revejo-me em parte no que escreveste, mas a partir do momento que se constituí família... puff lá se vai metade dos ideais!

E eu até tenho sorte de ter uma cara-metade que têm princípios de poupança muito válidos, mas chega a uma altura em que já somos nós a dizer para nós mesmos: "Epá compra um iQualquercoisa para os miúdos, que quero escrever em paz no caldeirão..." :lol:

E pronto lá começa a nossa frugalidade a ir cano abaixo...


PS - Não transformem a frugalidade em sovinice, porque pior do que ser pobre é ser ser pobre de espírito sentados numa pilha de ouro. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por Sr_SNiper » 15/6/2013 10:55

Sempre vivi abaixo das minhas possibilidades e sempre fui um bocado "gozado" por isso... Smplesmente Como tenho todos os bens materiais que quero mãe compro mais
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por frugal » 15/6/2013 9:53

K. Escreveu:Bem, estou perplexo com os Blogs que fiquei a conhecer neste topico. A verdade e que ha 12 anos que sigo os principios de vida que eles apregoam, mas nao fazia ideia que a frugalidade se tinha tornado um desporto tao popular.

Ha exactamente 12 anos, apos uma intensa experiencia nos mercados de capitais, fiz uma grande reflexao sobre o que queria, quanto e onde queria viver. As conclusoes a que cheguei sao semelhantes as dos autores dos foruns. Elaborei um plano com um Horizonte de 20 anos e que me suportasse durante o restante periodo de vida, que incluia niveis de consumo e poupanca, planeamento de necessidades ao longo das fases da vida, niveis de investimento graduados com riscos de volatilidades de acordo com a idade, calculei quanto iria precisar em funcao de diversos cenarios possiveis . Utilizei imensas das tecnicas que descrevem nos foruns. O resultado final foi algo que so para mim fazia sentido e que desisti de explicar a seja que fosse, por receio de ser interpretado como delirante.

A verdade e que durante este periodo descobri que a frugalidade e um caminho espiritual, que nos leva para um maior conhecimento de nos e dos outros. As pessoas que me conhecem de Coimbra pensavam que eu era excentrico por trocar de carro de 10 em 10 anos e comprar usados (mas Bons!), por fazer ferias de mochila em transportes publicos e camaratas de Hostels (algo 100 vezes mais divertido do que Resorts, garanto), por nunca comprar um Gadget, nada com i-, nem percebo para que servem) por almocar merendas no gabinete e por saber que ao pagar mais do que 26 Centimos por um yogurte estava a ser roubado, por estar a desperdicar a minha juventude ao nao gastar o dionheiro (quando ja tinha a certeza de que gastando-o seria bem mais infeliz)!



O resultado e que pude dar-me ao luxo de estar neste momento com 39 anos a rescindir um contrato vitalicio com a Universidade, onde era obrigado a seguir as idiosincrasias de pessoas com quem nao concordava, e troca-lo por um temporario na cidade onde sempre sonhei viver, Viena, a fazer algo que seria capaz de pagar para fazer, investigacao a tempo inteiro!

Raramente falo disto com abertura, tenho bastantes reservas quando vejo as dificuldades com que a maioria das pessoas vive. Sinto que tive imensa sorte, todos os dias agradeco. Mas depois de ler os Blogs e vendo Interesse neste topico, nao resisti a partilhar a experiencia. Para quem esta no inicio da vida, asseguro: se iniciada a tempo, a Frugalidade compensa!


+1

como dizem os antigos "O dinheiro é de quem o poupa e não de quem o gasta."

É difícil ficar à parte do querer ter tudo e agora. As pessoas trabalham mais para consumir mais e mais e estão permanentemente insatisfeitas. A sociedade compete, os vizinhos competem,oh status a quanto obrigas...

Tens razão não vale a pena explicar, passa-se por maluco. Ninguém quer viver dentro das suas possibilidades quanto mais ABAIXO das suas possibilidades.

Nem sei se esta crise levará muitos a reformular a sua forma de vida e de gastar. A malta não quer, mas eu entendo. Até na captura do sexo feminino tem muitas vantagens viver o melhor possível nem que se esteja atolado em dívidas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por SERRA LAPA » 15/6/2013 0:42

Não resito a dar-te os parabéns K., não pelo conseguiste, ou pelo que tens, mas sobretudo porque atingiste o que é mais importante: o modo de ser feliz.
A tua reflexão e acção posterior conseguiu colocar-te no modo de vida que ambicionaste, algo raro, hoje e sempre.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

por Cardoso25 » 14/6/2013 23:33

K.

Não citei o teu comentário para não ficar "grande", mas acredito que alguém o irá fazer :P

Gosto bastante de ler os teus comentários, e revejo-me bastante neste teu último comentário, sou novo e gosto de aprender, e ao ler este comentário, acabo por ganhar ainda mais força, no caminho que pretendo seguir :wink:

Continua a "revelar" através destes teus comentários pois são sem dúvida uma mais valia ;)
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

por K. » 14/6/2013 12:18

Bem, estou perplexo com os Blogs que fiquei a conhecer neste topico. A verdade e que ha 12 anos que sigo os principios de vida que eles apregoam, mas nao fazia ideia que a frugalidade se tinha tornado um desporto tao popular.

Ha exactamente 12 anos, apos uma intensa experiencia nos mercados de capitais, fiz uma grande reflexao sobre o que queria, quanto e onde queria viver. As conclusoes a que cheguei sao semelhantes as dos autores dos foruns. Elaborei um plano com um Horizonte de 20 anos e que me suportasse durante o restante periodo de vida, que incluia niveis de consumo e poupanca, planeamento de necessidades ao longo das fases da vida, niveis de investimento graduados com riscos de volatilidades de acordo com a idade, calculei quanto iria precisar em funcao de diversos cenarios possiveis . Utilizei imensas das tecnicas que descrevem nos foruns. O resultado final foi algo que so para mim fazia sentido e que desisti de explicar a seja que fosse, por receio de ser interpretado como delirante.

A verdade e que durante este periodo descobri que a frugalidade e um caminho espiritual, que nos leva para um maior conhecimento de nos e dos outros. As pessoas que me conhecem de Coimbra pensavam que eu era excentrico por trocar de carro de 10 em 10 anos e comprar usados (mas Bons!), por fazer ferias de mochila em transportes publicos e camaratas de Hostels (algo 100 vezes mais divertido do que Resorts, garanto), por nunca comprar um Gadget, nada com i-, nem percebo para que servem) por almocar merendas no gabinete e por saber que ao pagar mais do que 26 Centimos por um yogurte estava a ser roubado, por estar a desperdicar a minha juventude ao nao gastar o dionheiro (quando ja tinha a certeza de que gastando-o seria bem mais infeliz)!



O resultado e que pude dar-me ao luxo de estar neste momento com 39 anos a rescindir um contrato vitalicio com a Universidade, onde era obrigado a seguir as idiosincrasias de pessoas com quem nao concordava, e troca-lo por um temporario na cidade onde sempre sonhei viver, Viena, a fazer algo que seria capaz de pagar para fazer, investigacao a tempo inteiro!

Raramente falo disto com abertura, tenho bastantes reservas quando vejo as dificuldades com que a maioria das pessoas vive. Sinto que tive imensa sorte, todos os dias agradeco. Mas depois de ler os Blogs e vendo Interesse neste topico, nao resisti a partilhar a experiencia. Para quem esta no inicio da vida, asseguro: se iniciada a tempo, a Frugalidade compensa!
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por frugal » 14/6/2013 8:44

não é assim tão dificil baixar as despesas para o mínimo

é preciso é querer mudar de interesses

deixar de querer ter tudo e dar importancia a outras coisas que talvez sejam até melhores para as nossas vidas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por sergix » 13/6/2013 9:21

Ora cá está, para os descrentes, este tipo vive com apenas 7000$ por ano, o que é € dá há volta de 5236€

http://earlyretirementextreme.com/how-i ... -year.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por sergix » 12/6/2013 23:09

Badassay, é um blog mais cativante a nivel visual.

Poupar, e viver bem com o essencial. Também uma filosofia da vida.

Pouco sobre investir. Penso que o MMM investe mais em fundos e ETF'S enquanto o ERE vai logo as acções para poupar nas comissões, pelo que li ate agora.

E o site não esta sempre a cair com no ERE
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por frugal » 12/6/2013 22:18

sergix Escreveu:
p3droPT Escreveu:
Metallising Escreveu:
(...)
Em posts anteriores falei sobre "mini-reformas", "reformas antecipadas" e "independência financeira". Conceitos cada vez mais palpáveis e com mais seguidores.
Deixo links de dois blogs importantes que tratam o tema. Em qualquer um deles existem centenas de sugestões, boas ideias, excelentes dissertações filosóficas sobre a vida e dinheiro.
O criador de cada um destes blogs atingiu o estado de "independência financeira" pelos 30 anos e relatam ao detalhe com o fizeram e, como presentemente gerem as suas vidas pessoal e financeiramente tendo em consideração que dependem a 100% das suas poupanças. Estes blogs atraem bastantes seguidores e nos seus foruns é possível encontrar outros users com mais relatos das suas experiências pessoais e boas sugestões.
Ambos os criadores dos blogs construiram uma carteira composta por fundos de investimento passivo (que seguem exactamente a mesma filosofia dos ETFs) dos quais dependem a 100% a nível financeiro. Embora liquidem uma porção dos investimentos para a suas despesas do quotidiano, os fundos continuam a crescer e a sua riqueza a aumentar.


http://earlyretirementextreme.com/
http://www.mrmoneymustache.com


http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=


Olá p3droPT, devo dizer que devorei o Blog do MMM, mas agora o do ERE, os post's deste estão sempre indisponiveis por erro, será só meu o problema?

Hora tenta abrir isto:

http://earlyretirementextreme.com/manifesto.html




tenta mudar de browser, já li o ERE e é simples e interessante a filosofia.

gostaste do MMM? O que aprendeste?

cps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por sergix » 12/6/2013 21:40

p3droPT Escreveu:
Metallising Escreveu:
(...)
Em posts anteriores falei sobre "mini-reformas", "reformas antecipadas" e "independência financeira". Conceitos cada vez mais palpáveis e com mais seguidores.
Deixo links de dois blogs importantes que tratam o tema. Em qualquer um deles existem centenas de sugestões, boas ideias, excelentes dissertações filosóficas sobre a vida e dinheiro.
O criador de cada um destes blogs atingiu o estado de "independência financeira" pelos 30 anos e relatam ao detalhe com o fizeram e, como presentemente gerem as suas vidas pessoal e financeiramente tendo em consideração que dependem a 100% das suas poupanças. Estes blogs atraem bastantes seguidores e nos seus foruns é possível encontrar outros users com mais relatos das suas experiências pessoais e boas sugestões.
Ambos os criadores dos blogs construiram uma carteira composta por fundos de investimento passivo (que seguem exactamente a mesma filosofia dos ETFs) dos quais dependem a 100% a nível financeiro. Embora liquidem uma porção dos investimentos para a suas despesas do quotidiano, os fundos continuam a crescer e a sua riqueza a aumentar.


http://earlyretirementextreme.com/
http://www.mrmoneymustache.com


http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=


Olá p3droPT, devo dizer que devorei o Blog do MMM, mas agora o do ERE, os post's deste estão sempre indisponiveis por erro, será só meu o problema?

Hora tenta abrir isto:

http://earlyretirementextreme.com/manifesto.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por mais_um » 29/5/2013 14:38

paulop2009 Escreveu:
Certo, mas por favor olhem para a floresta, e não para as árvores. Numa empresa podes reduzir o teu "salário bruto" por via de alocar à empresa despesas que, de outra forma, pagarias tu do teu salário "after tax".

O melhor mesmo é fazerem as contas com um bom TOC.


Empresa é uma coisa, trabalhador por conta própria é outra.

Ao ver o teu exemplo, rendimento bruto de um trabalhador por conta de outrem comparando com um trabalhador por conta própria com o mesmo rendimento, com o mesmo tipo de despesas, fiquei com curiosidade em saber no meu caso, qual é a situação mais favorável.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por _x_ » 29/5/2013 14:35

Este é, sem duvida, um dos exemplos gritantes dos males do nosso pais.
Um monte de leis, com constantes alterações e com montes de indefinições.

Quando se fala da reforma do estado, este seria um dos caminhos principais. Simplificar este tipo de coisas, pois aplica-se uma data de normas, semelhantes tanto para um empresário por conta própria, como para uma multinacional, sendo que esta ultima, tem em alguns casos, normas fiscais mais agressivas que não estão ao alcance dos mais pequenos.

Aplica-se neste caso, uma igualdade a coisas nada iguais, tudo em nome dumas normas constitucionais que não se podem mexer por ineficácia dos partidos.
Editado pela última vez por _x_ em 29/5/2013 14:48, num total de 1 vez.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por paulop2009 » 29/5/2013 14:28

dfviegas Escreveu:As contas do trabalhador como empresário, pelo menos para a Segurança Social não me parecem estar correctas afinal alguem tem de pagar os 23% da empresa ou paga o trabalhador 29,6 Recibo verdes + 5% da empresa ou paga 11% mais 23% da empresa.


Certo, mas por favor olhem para a floresta, e não para as árvores. Numa empresa podes reduzir o teu "salário bruto" por via de alocar à empresa despesas que, de outra forma, pagarias tu do teu salário "after tax".

O melhor mesmo é fazerem as contas com um bom TOC.
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por dfviegas » 29/5/2013 13:34

As contas do trabalhador como empresário, pelo menos para a Segurança Social não me parecem estar correctas afinal alguem tem de pagar os 23% da empresa ou paga o trabalhador 29,6 Recibo verdes + 5% da empresa ou paga 11% mais 23% da empresa.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por mais_um » 29/5/2013 13:16

paulop2009 Escreveu:
mais_um Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
rg7803 Escreveu:Não me interpretes mal! Quando li o livro gostei do mesmo no plano conceptual, i.e. teórico.

Quando passou para a parte práctica achei-o fraco por notar que a tradução práctica das propostas era reduzida, o que de certa forma será natural visto estarmos em países diferentes, com realidades diferentes.


Eu não percebo se a tua dificuldade com o modelo é
1 - montares um negócio próprio ou
2 - entenderes as vantagens que tem um negócio próprio versus ser trabalhador por conta de outrém.

Se o problema é o ponto 1, não posso ajudar. Depende muito dos teus "skills" e conhecimento.

Sobre o ponto 2, deixo-te aqui a situação real (contas por alto e sem rigot milimétrico, é só para teres uma ideia) de um amigo meu. Tudo isto é legal e abençoado pelo Tecnico Oficial de Contas que é, como sabes, co-responsável pelas contas dos seus clientes.

Trabalhador por conta de outrém
rendimento bruto: 4000€
SS 11%: -440€
IRS retenção na fonte (30.5%): -1220€
rendimento líquido: 2340€
colégio do filho: -600€
gasóleo: -100€
almoços e jantares: -200€
telemóvel: -100€
mulher a dias: -400€
SOBRA: 940€

Trabalhador por conta própria
rendimento bruto "da empresa": 4000€
colégio do filho (considerado prémio de performance para o funcionário): -600€
gasóleo (viagens em trabalho): -100€
almoços e jantares (em trabalho): -200€
telemóvel (chamadas de trabalho): -100€
mulher a dias (como o escritório é em casa, a mulher a dias está a prestar serviço à empresa): -400€
Contabilista: -150
rendimento bruto "do funcionário" (supondo que todo o lucro do mês é pago em "salário"): 2450€
SS 11%: -269.5€
IRS ret fonte 26.5%: -649.25€
SOBRA: 1531.25€ (isto é mais 63% do que na situação por conta de outrém).

Convencido?

p.s. - há ainda uma quantidade enorme de despesas que se podem inputar à empresa, aumentando assim a vantagem para o trabalhador por conta própria. Exemplos
- consumíveis de escritório
- café, detergentes
- seguros de saúde
- e por aí fora


Parece-me que o valor de SS para o trabalhador por conta própria não está correto.

Mas mesmo com essas contas, basta não ter filho no colégio, para a vantagem ser do trabalhador por conta de outrem.


Se tirares o colégio, tiras das 2 simulações. E o "conta própria" fica sempre a ganhar. E não esqueças que há uma quantidade de outras despesas que podem ser imputadas à empresa e que eu não considerei, o que beneficia ainda mais o "conta própria". E tudo dentro da legalidade, claro.


Vou fazer uma simulação para mim.

E em relação ao valor da SS para trabalhadores por conta própria?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por paulop2009 » 29/5/2013 12:53

mais_um Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
rg7803 Escreveu:Não me interpretes mal! Quando li o livro gostei do mesmo no plano conceptual, i.e. teórico.

Quando passou para a parte práctica achei-o fraco por notar que a tradução práctica das propostas era reduzida, o que de certa forma será natural visto estarmos em países diferentes, com realidades diferentes.


Eu não percebo se a tua dificuldade com o modelo é
1 - montares um negócio próprio ou
2 - entenderes as vantagens que tem um negócio próprio versus ser trabalhador por conta de outrém.

Se o problema é o ponto 1, não posso ajudar. Depende muito dos teus "skills" e conhecimento.

Sobre o ponto 2, deixo-te aqui a situação real (contas por alto e sem rigot milimétrico, é só para teres uma ideia) de um amigo meu. Tudo isto é legal e abençoado pelo Tecnico Oficial de Contas que é, como sabes, co-responsável pelas contas dos seus clientes.

Trabalhador por conta de outrém
rendimento bruto: 4000€
SS 11%: -440€
IRS retenção na fonte (30.5%): -1220€
rendimento líquido: 2340€
colégio do filho: -600€
gasóleo: -100€
almoços e jantares: -200€
telemóvel: -100€
mulher a dias: -400€
SOBRA: 940€

Trabalhador por conta própria
rendimento bruto "da empresa": 4000€
colégio do filho (considerado prémio de performance para o funcionário): -600€
gasóleo (viagens em trabalho): -100€
almoços e jantares (em trabalho): -200€
telemóvel (chamadas de trabalho): -100€
mulher a dias (como o escritório é em casa, a mulher a dias está a prestar serviço à empresa): -400€
Contabilista: -150
rendimento bruto "do funcionário" (supondo que todo o lucro do mês é pago em "salário"): 2450€
SS 11%: -269.5€
IRS ret fonte 26.5%: -649.25€
SOBRA: 1531.25€ (isto é mais 63% do que na situação por conta de outrém).

Convencido?

p.s. - há ainda uma quantidade enorme de despesas que se podem inputar à empresa, aumentando assim a vantagem para o trabalhador por conta própria. Exemplos
- consumíveis de escritório
- café, detergentes
- seguros de saúde
- e por aí fora


Parece-me que o valor de SS para o trabalhador por conta própria não está correto.

Mas mesmo com essas contas, basta não ter filho no colégio, para a vantagem ser do trabalhador por conta de outrem.


Se tirares o colégio, tiras das 2 simulações. E o "conta própria" fica sempre a ganhar. E não esqueças que há uma quantidade de outras despesas que podem ser imputadas à empresa e que eu não considerei, o que beneficia ainda mais o "conta própria". E tudo dentro da legalidade, claro.
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por frugal » 29/5/2013 12:23

K. Escreveu:Este é um tópico interessante.

Um plano para viver de rendimentos é por um lado simples de fazer em termos financeiros, mas por outro requer um grande conhecimento, de si próprio e da realidade geopolítica. Há riscos de instabilidade psicológica e emocional, e riscos de instabilidade política que podem levar a confiscos, nacionalizações. E há também os riscos relacionados com a cobiça alheia, etc...

Hipóteses realistas sobre o rendimento:

1) Dificilmente se poderá viver bem com menos do que se viveu até hoje. Assim pode-se fazer uma média de quanto se vai precisar por ano.

2) Para conseguir um rendimento acima da inflação no longo prazo é preciso que tudo corra muito bem, logo é melhor assumir valorização igual à inflação.

3) Ninguém quer ficar na situação de ter de morrer por se ter acabado o dinheiro, logo é melhor assumir que se vai viver mais que a actual geração. Uns 90 anos devem chegar.

Assim, utilizando como exemplo simples um indivíduo de 40 anos cujos gastos anuais são de 10 000 EUR, as contas são fáceis de fazer: para viver de rendimentos necessita de 50*10 000= 500 000 EUR. Não surpreende portanto, que a acumulação de património promova a frugalidade, algo que por vezes surpreende muita gente.



"a acumulação de património promova a frugalidade, algo que por vezes surpreende muita gente"

k, penso que se torna um hábito viver com menos poupando mais para o futuro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por mais_um » 29/5/2013 12:06

paulop2009 Escreveu:
rg7803 Escreveu:Não me interpretes mal! Quando li o livro gostei do mesmo no plano conceptual, i.e. teórico.

Quando passou para a parte práctica achei-o fraco por notar que a tradução práctica das propostas era reduzida, o que de certa forma será natural visto estarmos em países diferentes, com realidades diferentes.


Eu não percebo se a tua dificuldade com o modelo é
1 - montares um negócio próprio ou
2 - entenderes as vantagens que tem um negócio próprio versus ser trabalhador por conta de outrém.

Se o problema é o ponto 1, não posso ajudar. Depende muito dos teus "skills" e conhecimento.

Sobre o ponto 2, deixo-te aqui a situação real (contas por alto e sem rigot milimétrico, é só para teres uma ideia) de um amigo meu. Tudo isto é legal e abençoado pelo Tecnico Oficial de Contas que é, como sabes, co-responsável pelas contas dos seus clientes.

Trabalhador por conta de outrém
rendimento bruto: 4000€
SS 11%: -440€
IRS retenção na fonte (30.5%): -1220€
rendimento líquido: 2340€
colégio do filho: -600€
gasóleo: -100€
almoços e jantares: -200€
telemóvel: -100€
mulher a dias: -400€
SOBRA: 940€

Trabalhador por conta própria
rendimento bruto "da empresa": 4000€
colégio do filho (considerado prémio de performance para o funcionário): -600€
gasóleo (viagens em trabalho): -100€
almoços e jantares (em trabalho): -200€
telemóvel (chamadas de trabalho): -100€
mulher a dias (como o escritório é em casa, a mulher a dias está a prestar serviço à empresa): -400€
Contabilista: -150
rendimento bruto "do funcionário" (supondo que todo o lucro do mês é pago em "salário"): 2450€
SS 11%: -269.5€
IRS ret fonte 26.5%: -649.25€
SOBRA: 1531.25€ (isto é mais 63% do que na situação por conta de outrém).

Convencido?

p.s. - há ainda uma quantidade enorme de despesas que se podem inputar à empresa, aumentando assim a vantagem para o trabalhador por conta própria. Exemplos
- consumíveis de escritório
- café, detergentes
- seguros de saúde
- e por aí fora


Parece-me que o valor de SS para o trabalhador por conta própria não está correto.

Mas mesmo com essas contas, basta não ter filho no colégio, para a vantagem ser do trabalhador por conta de outrem.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por K. » 29/5/2013 12:02

Este é um tópico interessante.

Um plano para viver de rendimentos é por um lado simples de fazer em termos financeiros, mas por outro requer um grande conhecimento, de si próprio e da realidade geopolítica. Há riscos de instabilidade psicológica e emocional, e riscos de instabilidade política que podem levar a confiscos, nacionalizações. E há também os riscos relacionados com a cobiça alheia, etc...

Hipóteses realistas sobre o rendimento:

1) Dificilmente se poderá viver bem com menos do que se viveu até hoje. Assim pode-se fazer uma média de quanto se vai precisar por ano.

2) Para conseguir um rendimento acima da inflação no longo prazo é preciso que tudo corra muito bem, logo é melhor assumir valorização igual à inflação.

3) Ninguém quer ficar na situação de ter de morrer por se ter acabado o dinheiro, logo é melhor assumir que se vai viver mais que a actual geração. Uns 90 anos devem chegar.

Assim, utilizando como exemplo simples um indivíduo de 40 anos cujos gastos anuais são de 10 000 EUR, as contas são fáceis de fazer: para viver de rendimentos necessita de 50*10 000= 500 000 EUR. Não surpreende portanto, que a acumulação de património promova a frugalidade, algo que por vezes surpreende muita gente.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por paulop2009 » 29/5/2013 11:29

rg7803 Escreveu:Não me interpretes mal! Quando li o livro gostei do mesmo no plano conceptual, i.e. teórico.

Quando passou para a parte práctica achei-o fraco por notar que a tradução práctica das propostas era reduzida, o que de certa forma será natural visto estarmos em países diferentes, com realidades diferentes.


Eu não percebo se a tua dificuldade com o modelo é
1 - montares um negócio próprio ou
2 - entenderes as vantagens que tem um negócio próprio versus ser trabalhador por conta de outrém.

Se o problema é o ponto 1, não posso ajudar. Depende muito dos teus "skills" e conhecimento.

Sobre o ponto 2, deixo-te aqui a situação real (contas por alto e sem rigot milimétrico, é só para teres uma ideia) de um amigo meu. Tudo isto é legal e abençoado pelo Tecnico Oficial de Contas que é, como sabes, co-responsável pelas contas dos seus clientes.

Trabalhador por conta de outrém
rendimento bruto: 4000€
SS 11%: -440€
IRS retenção na fonte (30.5%): -1220€
rendimento líquido: 2340€
colégio do filho: -600€
gasóleo: -100€
almoços e jantares: -200€
telemóvel: -100€
mulher a dias: -400€
SOBRA: 940€

Trabalhador por conta própria
rendimento bruto "da empresa": 4000€
colégio do filho (considerado prémio de performance para o funcionário): -600€
gasóleo (viagens em trabalho): -100€
almoços e jantares (em trabalho): -200€
telemóvel (chamadas de trabalho): -100€
mulher a dias (como o escritório é em casa, a mulher a dias está a prestar serviço à empresa): -400€
Contabilista: -150
rendimento bruto "do funcionário" (supondo que todo o lucro do mês é pago em "salário"): 2450€
SS 11%: -269.5€
IRS ret fonte 26.5%: -649.25€
SOBRA: 1531.25€ (isto é mais 63% do que na situação por conta de outrém).

Convencido?

p.s. - há ainda uma quantidade enorme de despesas que se podem inputar à empresa, aumentando assim a vantagem para o trabalhador por conta própria. Exemplos
- consumíveis de escritório
- café, detergentes
- seguros de saúde
- e por aí fora
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por JorgeNobre » 28/5/2013 22:34

São poucos,em Portugal,os que ,verdadeiramente,vivem fruto dos rendimentos,seja por herança,seja por patrimonio e riqueza conquistada pelo seu trabalho,assim de uma forma geral,só me vem á memoria a classe politica e o séquito do tacho.
Também li,ha muito tempo, o Pai rico,Pai pobre,e como diz o RG,aquilo para além de ser um pouco oco(não digo que a teoria não seja,forma geral correcta)tem a sua aplicação na filosofia anglo-saxonica.Na realidade Portuguesa,e latina,se tentas pôr isto em prática,corres sérios riscos,especialmente se fores uma pessoa de bem,honesta e cumpridora.
Se queres viver dos rendimentos,isso é lá fora,no mundo civilizado,e tudo depende do nível de vida que os teus rendimentos possam pagar.
Se eu estivesse neste tipo de situação (viver de rendimentos)procurava primeiro o local que melhor garantias me desse que o meu capital não ia servir para alimentar buracos de BPNs,pontes e autoestradas construidas com dinheiro dos contribuintes,mas exploradas por particulares(Ferreia do Amaral,tu é que sabes como é :lol: ),PPPs,etc.Isso sim,é mais importante do que nos preocuparmos em viver dos rendimentos...
 
Mensagens: 131
Registado: 26/6/2011 9:50

por frugal » 28/5/2013 13:44

frugal Escreveu:ele mesmo com muito $ vive uma vida simples e economica

se tem uma bicicleta com 10 anos que anda porquÊ comprar outra?

se o carro chega, porque comprar um novo?

penso que viaja a baixo custo



o problema está em querer ter sempre melhor que o VIZINHO
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

por dfviegas » 28/5/2013 13:10

rg7803 Escreveu:
dfviegas Escreveu:Em relação à tributação dos 28% isso nunca será um grande problema para quem viva exclusivamente de rendimentos, porque bastará colocá-los na declaração do irs para os receber de volta, por exemplo se conseguisses 15.000€ de juros pagarias 4200€ de irs e pela simulação que fiz sem imputar qualquer despesa para abater a coleta receberias 3000€.

Ou seja dos 15.000 ficaria com 13.800 o imposto que pagaria seria de 8% mas isto é sem qualquer despesa.
Metendo casa, seguros, saude e educação receberias tudo concerteza.



Vivendo e aprendendo. Nunca pensei que assim fosse! Pensei que os rendimentos sobre capital, independentemente do rendimento do trabalho fosse fixo. Obrigado.

Penso que referes, neste caso, se o contribuir optar pelo englobamento, correcto? Mesmo não tendo rendimentos?

Obrigado pelo esclarecimento.


Sim, deves optar pelo englobamento.

Repara que colocando tudo na declaração de irs, vais pagar o imposto de acordo com o escalão em que todos os teus rendimentos te colocarem.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, gu, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, slbnnbobadela e 188 visitantes