Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dfviegas » 4/7/2013 8:43

frugal Escreveu:
AutoMech Escreveu:
frugal Escreveu:não tendo um emprego ou part-time que preencha uma parte do dia, poderá ser complicado

como pensam preencher os vossos dias ?


Essa é mesmo a menor das preocupações Frugal. Há milhares de actividades a que te podes dedicar, para todos os preços. É só ires experimentando e encontrares aquelas que te satisfaçam. Eu tenho uma lista interminável. Assim os dias tivessem era 48 ou 72 horas. :wink:


bom dia automek
para mim é o problema.
Mostra a tua lista para ver como o farias.
abc


O problema é que tu olha para o teu tempo livre, à imagem do que fazes actualmente quando estás de férias em que o que tu queres no fundo é descansar, provavelmente praia, passeios, ver uns filminhos ler uns livrinhos.

E depois pensamos mas se eu estiver em ER vai ser uma grande seca, mas penso que não porque a nossa abordagem será diferente, porque descansado já eu estou, vou é querer fazer actividades que me deem prazer em fazer.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por frugal » 4/7/2013 8:23

AutoMech Escreveu:
frugal Escreveu:não tendo um emprego ou part-time que preencha uma parte do dia, poderá ser complicado

como pensam preencher os vossos dias ?


Essa é mesmo a menor das preocupações Frugal. Há milhares de actividades a que te podes dedicar, para todos os preços. É só ires experimentando e encontrares aquelas que te satisfaçam. Eu tenho uma lista interminável. Assim os dias tivessem era 48 ou 72 horas. :wink:


bom dia automek
para mim é o problema.
Mostra a tua lista para ver como o farias.
abc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 16/9/2012 22:36

por Automech » 4/7/2013 7:49

frugal Escreveu:não tendo um emprego ou part-time que preencha uma parte do dia, poderá ser complicado

como pensam preencher os vossos dias ?


Essa é mesmo a menor das preocupações Frugal. Há milhares de actividades a que te podes dedicar, para todos os preços. É só ires experimentando e encontrares aquelas que te satisfaçam. Eu tenho uma lista interminável. Assim os dias tivessem era 48 ou 72 horas. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por frugal » 4/7/2013 7:32

Metallising Escreveu:Como alguém disse:

Think about ERE like this. Not being ERE means if you don't work, you don't eat. Being ERE simply means that you eat whether or not you work


O objectivo é ganhares tempo para fazer aquilo que gostas sem estar dependente de um ordenado ao final do mês para pagar despesas fixas e alimentação. Se fazer aquilo que gostas gera algum rendimento ainda melhor, mas pelos menos és livre de fazer tudo ao teu ritmo, dentro dos teus horários e regras.


não tendo um emprego ou part-time que preencha uma parte do dia, poderá ser complicado

como pensam preencher os vossos dias ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 16/9/2012 22:36

por sergix » 3/7/2013 22:52

Metallising Escreveu:Como alguém disse:

Think about ERE like this. Not being ERE means if you don't work, you don't eat. Being ERE simply means that you eat whether or not you work


O objectivo é ganhares tempo para fazer aquilo que gostas sem estar dependente de um ordenado ao final do mês para pagar despesas fixas e alimentação. Se fazer aquilo que gostas gera algum rendimento ainda melhor, mas pelos menos és livre de fazer tudo ao teu ritmo, dentro dos teus horários e regras.


= a Verdadeira Independencia Financeira

Excelente escolha de quotes Metallising neste e no post anterior
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por Metallising_ » 3/7/2013 22:37

Como alguém disse:

Think about ERE like this. Not being ERE means if you don't work, you don't eat. Being ERE simply means that you eat whether or not you work


O objectivo é ganhares tempo para fazer aquilo que gostas sem estar dependente de um ordenado ao final do mês para pagar despesas fixas e alimentação. Se fazer aquilo que gostas gera algum rendimento ainda melhor, mas pelos menos és livre de fazer tudo ao teu ritmo, dentro dos teus horários e regras.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por frugal » 3/7/2013 8:16

Para ERE a grande dificuldade é a completa ocupação do tempo sem nos aborrecermos. Reparem que no caso das férias só sabem bem porque houve o trabalho que soube menos bem.
Tem de ser muito bem planeado como vai ser passado o tempo, durante todo o dia, durante tantos anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 16/9/2012 22:36

por Metallising_ » 3/7/2013 0:43

Voltando à questão do ERE. Encontrei um tópico no forum do blog ERE onde se discute algumas questões que foram surgindo aqui relativamente à ideia de reduzir drasticamente a duração da vida laboral.

Para os interessados na matéria aconselho a leitura de pelo menos a primeira página da discussão.

Tudo começa com a questão:


Is early retirement (extreme or not) socially responsible?


Alguns posts que achei interessantes.

For a complex economy you need different people filling different roles. Some people need to provide capital, others need to provide labor, others need to provide management, others need to provide governance. If everyone decides they want to play the same role, it won't work.

I think there are ethical questions though other than, "What if everybody did this?" Such as, what is my obligation to my neighbors having been born in such a fortunate position and with the talent and intelligence to allow me to be able to choose to just aimlessly follow my hobbies and spend lots of time climbing mountains or sitting on the beach?" Should I be assisting others in less fortunate positions? Should I be advancing technology? Should I be advocating for a cause? Should I be creating something lasting? If so, how much resources (time or money-wise) do I have to dedicate in order to be moral? Or is it OK to just observe, enjoy and sit on the sidelines?

Not to say ERE is one thing. Some people might want to ERE specifically SO that they can work on their cause full-time.


I think that the lesser demand on society and the services needed to keep it running would balance out. Also, since today's modern society is far more efficient than in past times (think water piped into the house, sewage piped out of it, telecommunications, automation, etc.) means we don't have to spend 8 of 12 hours just growing food, carrying water, riding your horse or walking several miles just to convey basic information to others and so on. That gives us more time to think, learn, invent and produce.


Work to ERE is something that you do so that in the future you will need to work less. Conversely, in most of society, work seems to be something you do so that in the future you may be able to do even more work. The normal way of thinking about work is pretty insane if you ask me.

Modern consumerism wastes a tremendous amount of resources trying to get people to buy things they don't need only so they can throw them away in a landfill a year later and buy a more fashionable replacement. The list of environmental damage, wars, and social inequity that the current system is really really long and it's mostly due to people going to work every day all their life and then spending their money buying stuff. One can debate how socially responsible THAT is.

If you look at some of the largest industrial companies in the US, it would seem that a large group of them is in the business of selling food that's making people sick by clogging their arteries and the other half is in the business of making pills that delays the resulting heart attack. Lots of people work in those two industries. Is all that work socially responsible?


ERE is only possible because wages are based on the wastefulness of our economy/culture. If we got paid based on everyone else ERE'ing, it wouldn't be very much. So you'd be back to square one - working throughout life.

I guess what I'm saying is that it seems that ERE only works on the microscale. That is, ERE lifestyle shrinks the economy - less demand necessarily equals less supply. As profits dwindle, so do wages. Right?

So the ethical question is this: For ERE, you are withholding your economic contribution of working for most of your life. Instead, you are "using" the work of others to finance your life.


As Robert pointed out, being ERE means you have choices. You, not someone else, gets to decide how socially productive you want to be. If that means working a normal 40 hour a week job doing something you find worthwhile, go for it. If it means volunteering part time, sounds good. Or even if it means doing nothing at all. ERE is simply a means to whatever end you choose.


Tópico: http://forum.earlyretirementextreme.com ... php?t=1126
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por myself11 » 1/7/2013 16:17

Quico Escreveu:E agora... a antítese do espírito "frugal"!

http://www.thisiswhyimbroke.com/

:mrgreen:


Priceless :D
 
Mensagens: 118
Registado: 14/6/2012 15:31

por sergix » 1/7/2013 16:02

Quico Escreveu:E agora... a antítese do espírito "frugal"!

http://www.thisiswhyimbroke.com/

:mrgreen:



Grande pormenor push my buttons:

http://www.etsy.com/listing/75526073/ha ... eboy-dress
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por Quico » 1/7/2013 15:55

E agora... a antítese do espírito "frugal"!

http://www.thisiswhyimbroke.com/

:mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Tridion » 1/7/2013 11:36

Metallising Escreveu:
sergix Escreveu:O primeiro passo foi dado, agora é continuar :)

http://arvoredaspatacasblog.blogspot.pt/


Boa sorte.
Será interessante ver como se pode adaptar a realidade do MMM ao caso português.

Tridion, agradeço as boas-vindas :)
Tens razão, esse tópico merece uma actualização.
Estou convencido que o gráfico da performance vai afastar 99% dos leitores. Para já, tendo em conta o curto período de analíse disponível, poucas conclusões se podem tirar do meu portfolio, ainda assim vou fazer uma actualização brevemente para fazer o ponto da situação.


Eu também tenho que fazer uma actualização no meu tópico, mudei o meu estilo de negociação de activa para passiva e neste momento estou com perdas semelhantes... :lol: :lol:

De resto ainda é cedo para fazer o balanço. Lá para o fim de ano já devo ter algumas novidades...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por defst0ned » 1/7/2013 10:38

mais_um Escreveu:Deixo este link:

www.coursera.org

Considerando o objetivo do tópico, parece-me interessante.


Excelente essa start-up. Já lá fiz 3 cursos, e não fiz mais por falta de tempo. É conhecimento 100% grátis e de elevada qualidade.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
 
Mensagens: 614
Registado: 15/1/2009 15:14
Localização: 16

por mais_um » 1/7/2013 10:05

Deixo este link:

www.coursera.org

Considerando o objetivo do tópico, parece-me interessante.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por sergix » 1/7/2013 10:02

Será coincidência?

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... tacas.html

A Liga e a árvore das patacas

01 Julho 2013, 00:01 por Fernando Sobral | fsobral@negocios.pt

A última Assembleia Geral da Liga foi o triste exemplo de que, por aqui, ninguém estuda seriamente a relação do futebol com o negócio nem aqueles que vivem dos holofotes patrocinados pelo desporto-rei, e das mais-valias que daí derivam, desejam qualquer mudança séria


No futebol português todas as histórias repetem-se, tragicamente, como farsas. A última ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por frugal » 1/7/2013 7:17

Metallising Escreveu:
sergix Escreveu:O primeiro passo foi dado, agora é continuar :)

http://arvoredaspatacasblog.blogspot.pt/


Boa sorte.
Será interessante ver como se pode adaptar a realidade do MMM ao caso português.

Tridion, agradeço as boas-vindas :)
Tens razão, esse tópico merece uma actualização.
Estou convencido que o gráfico da performance vai afastar 99% dos leitores. Para já, tendo em conta o curto período de analíse disponível, poucas conclusões se podem tirar do meu portfolio, ainda assim vou fazer uma actualização brevemente para fazer o ponto da situação.


é para ver só uma vez por ano para rebalancear se necessário, menos de um ano é muito ruído que pode assustar

cps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 16/9/2012 22:36

por Metallising_ » 1/7/2013 2:16

sergix Escreveu:O primeiro passo foi dado, agora é continuar :)

http://arvoredaspatacasblog.blogspot.pt/


Boa sorte.
Será interessante ver como se pode adaptar a realidade do MMM ao caso português.

Tridion, agradeço as boas-vindas :)
Tens razão, esse tópico merece uma actualização.
Estou convencido que o gráfico da performance vai afastar 99% dos leitores. Para já, tendo em conta o curto período de analíse disponível, poucas conclusões se podem tirar do meu portfolio, ainda assim vou fazer uma actualização brevemente para fazer o ponto da situação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

por Midas » 1/7/2013 0:15

sergix Escreveu:O primeiro passo foi dado, agora é continuar :)

http://arvoredaspatacasblog.blogspot.pt/


Desejo-te boa sorte para os teus projectos e objectivos.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por sergix » 30/6/2013 23:00

O primeiro passo foi dado, agora é continuar :)

http://arvoredaspatacasblog.blogspot.pt/

Uma longa viagem começa com um único passo


Lao-Tsé

Olá mundo.

Apresento vos este blog que vai ser uma espécie de diário de bordo, do actual caminho que estou a percorrer. Um caminho no âmbito de uma filosofia de vida simples, capaz de fazer frente aos actuais ventos de mudança que todos nós nem que um pouco temos sentido.

Tudo começou com uma conversa que tive com um amigo sobre a possibilidade de englobar rendimentos não ultrapassando o actual 1º escalão do IRS (menos de 7000€). Assim publiquei um tópico no Caldeirão da Bolsa o fórum do Jornal de Negócios, em que expunha esta minha duvida fiscal. Com grande surpresa minha esse tópico excedeu as minhas expectativas, não só em termos de dúvidas esclarecidas como no interesse de muitos dos forenses, aos quais transmito o meu profundo agradecimento.

Muito rapidamente obtive respostas positivas e também opiniões dissonantes. Alguns forenses são da opinião de não ser possível viver com menos de 7000€ por ano e para outros essa quantia é suficiente. Foi nesse momento que comecei a vibrar no mesmo comprimento de onda da filosofia da frugalidade.

Todos são bem vindos de coração, para me acompanharem neste caminho com um debate de ideias, construtivo, com ideias, sugestões e comentários. Conto convosco.
Editado pela última vez por sergix em 1/7/2013 9:17, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por sergix » 30/6/2013 15:16

É um diario, nem sei sequer se vou conseguir alcançar, mas será um blog/diario não diario, mais semanal que me ajude a alcançar o ER
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por frugal » 30/6/2013 15:05

sergix Escreveu:
rg7803 Escreveu:
sergix Escreveu:Depois de ter lido ambos os Blogs posso concluir o seguinte:

ERE é mais realista e MMM é mais cor de rosa.
ERE Têm uma perspectiva mais europeia, e MMM mais novo mundo.
ERE é mais extremo, já MMM Tẽm mais facilidade no que faz.
ERE fala mais de questões sociais, e têm uma abordagem mais cientifiac
MMM é mais brejeiro.
ERE o blog tem falhas, e é mais amador ou menos visualmente cativante, MMM tem um blog mais profissional e com mais imagens.

Depois de ler este blogs, fiquei com vontade de iniciar um blog tuga sobre esta tematica, brevemente terão noticias ;)


Fazes bem! Fico à espera. Se precisares de ajuda (ideias, sugestões, comentários, etc) conta comigo.


Obrigado, de inicio, vou tendo alguma frescura, porque há mesmo muito que falar, com o tempo vou perdendo temas para discutir, entretanto se estiveres de acordo com as ideias podes ser co autor se quiseres.


Não deve haver muitos casos de ERE em Portugal, devem contar-se pelos dedos de uma mão.
Mesmo ER deve haver muito poucos.
O teu site relatará a tua experiência ou será um diary do que pretendes alcançar?

cps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 16/9/2012 22:36

por sergix » 30/6/2013 14:07

rg7803 Escreveu:
sergix Escreveu:Depois de ter lido ambos os Blogs posso concluir o seguinte:

ERE é mais realista e MMM é mais cor de rosa.
ERE Têm uma perspectiva mais europeia, e MMM mais novo mundo.
ERE é mais extremo, já MMM Tẽm mais facilidade no que faz.
ERE fala mais de questões sociais, e têm uma abordagem mais cientifiac
MMM é mais brejeiro.
ERE o blog tem falhas, e é mais amador ou menos visualmente cativante, MMM tem um blog mais profissional e com mais imagens.

Depois de ler este blogs, fiquei com vontade de iniciar um blog tuga sobre esta tematica, brevemente terão noticias ;)


Fazes bem! Fico à espera. Se precisares de ajuda (ideias, sugestões, comentários, etc) conta comigo.


Obrigado, de inicio, vou tendo alguma frescura, porque há mesmo muito que falar, com o tempo vou perdendo temas para discutir, entretanto se estiveres de acordo com as ideias podes ser co autor se quiseres.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por rg7803 » 30/6/2013 13:46

sergix Escreveu:Depois de ter lido ambos os Blogs posso concluir o seguinte:

ERE é mais realista e MMM é mais cor de rosa.
ERE Têm uma perspectiva mais europeia, e MMM mais novo mundo.
ERE é mais extremo, já MMM Tẽm mais facilidade no que faz.
ERE fala mais de questões sociais, e têm uma abordagem mais cientifiac
MMM é mais brejeiro.
ERE o blog tem falhas, e é mais amador ou menos visualmente cativante, MMM tem um blog mais profissional e com mais imagens.

Depois de ler este blogs, fiquei com vontade de iniciar um blog tuga sobre esta tematica, brevemente terão noticias ;)


Fazes bem! Fico à espera. Se precisares de ajuda (ideias, sugestões, comentários, etc) conta comigo.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por sergix » 30/6/2013 12:07

Depois de ter lido ambos os Blogs posso concluir o seguinte:

ERE é mais realista e MMM é mais cor de rosa.
ERE Têm uma perspectiva mais europeia, e MMM mais novo mundo.
ERE é mais extremo, já MMM Tẽm mais facilidade no que faz.
ERE fala mais de questões sociais, e têm uma abordagem mais cientifiac
MMM é mais brejeiro.
ERE o blog tem falhas, e é mais amador ou menos visualmente cativante, MMM tem um blog mais profissional e com mais imagens.

Depois de ler este blogs, fiquei com vontade de iniciar um blog tuga sobre esta tematica, brevemente terão noticias ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

por frugal » 28/6/2013 21:53

xixi Escreveu:Eu também gostava de ler o livro do K, especialmente no que diz respeito aos capítulos das ondas, já li qualquer coisa sobre este assunto mas acho dificílimo negociar acções por esse método e por isso desisti.
Estou a ver que o K é um forte especulador de mercados de acções, no bom sentido, claro, claro sendo um Académico, um pensador talvez, deve ter a inteligência apurada e treinada.
O K penso que seja um indivíduo misterioso de apurada inteligência, mas que gosta também de ajudar quem sabe menos.
Estou a ver donde veio o dinheiro para já fazer a vida que tem, certamente ganhou muita e boa massa nas bolsas, com a sua inteligência apurada.
Gostava de ver as suas análises de gráficos, devem ser boas.


haverá alguem a negociar com sucesso exclusivamente com base em elliot waves?
não me parece
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 16/9/2012 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 362 visitantes