Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Ativo » 14/9/2018 11:08

vieirah1976 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


Eu sou um tipo que vive de rendimentos.

Pessoalmente prefiro dividendos, dá menos trabalho, não há papelada, IMI nem inquilinos. Só contam 50% para IRS, as rendas contam 100%.
O imobiliário é melhor em termos de mais-valias, só contam 50% e podem ser reinvestidas. Nas ações não há essas abébias.

Portanto é uma questão de se ser investidor (estratégia focada em rendimentos de capital) ou especulador (estratégia focada em mais-valias).
Para investir, ações. Para especular, imobiliário.

É a minha opinião.


Bom post. Esclareçam-me uma coisa, não compensa SEMPRE englobar os dividendos?!?! Exemplo de 100 de dividendo e taxa de IRS de 37%:

Com taxa liberatória: 100 - (100*28%) = 72 (paga 28 de imposto)

Com englobamento a 50% do dividendo: 100 - (50*37%) = 81,5 (paga 18,5 de imposto e devolvem os 28 da retenção)

Estarei a fazer mal as contas?

Partindo do pressuposto que a taxa de tributação dos rendimentos englobados seria 37 %, não seria devolvido 28, mas, sim, 28 - 18,5, ou seja, 9,5.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Viver de rendimentos

por freitax » 14/9/2018 11:05

vieirah1976 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


Eu sou um tipo que vive de rendimentos.

Pessoalmente prefiro dividendos, dá menos trabalho, não há papelada, IMI nem inquilinos. Só contam 50% para IRS, as rendas contam 100%.
O imobiliário é melhor em termos de mais-valias, só contam 50% e podem ser reinvestidas. Nas ações não há essas abébias.

Portanto é uma questão de se ser investidor (estratégia focada em rendimentos de capital) ou especulador (estratégia focada em mais-valias).
Para investir, ações. Para especular, imobiliário.

É a minha opinião.


Bom post. Esclareçam-me uma coisa, não compensa SEMPRE englobar os dividendos?!?! Exemplo de 100 de dividendo e taxa de IRS de 37%:

Com taxa liberatória: 100 - (100*28%) = 72 (paga 28 de imposto)

Com englobamento a 50% do dividendo: 100 - (50*37%) = 81,5 (paga 18,5 de imposto e devolvem os 28 da retenção)

Estarei a fazer mal as contas?


Depende, se a taxa de IRS aplicável à totalidade dos rendimentos de categoria A ou B for inferior a 28% não compensa englobar.
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Viver de rendimentos

por vieirah1976 » 14/9/2018 11:03

Dr Tretas Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


Eu sou um tipo que vive de rendimentos.

Pessoalmente prefiro dividendos, dá menos trabalho, não há papelada, IMI nem inquilinos. Só contam 50% para IRS, as rendas contam 100%.
O imobiliário é melhor em termos de mais-valias, só contam 50% e podem ser reinvestidas. Nas ações não há essas abébias.

Portanto é uma questão de se ser investidor (estratégia focada em rendimentos de capital) ou especulador (estratégia focada em mais-valias).
Para investir, ações. Para especular, imobiliário.

É a minha opinião.


Bom post. Esclareçam-me uma coisa, não compensa SEMPRE englobar os dividendos?!?! Exemplo de 100 de dividendo e taxa de IRS de 37%:

Com taxa liberatória: 100 - (100*28%) = 72 (paga 28 de imposto)

Com englobamento a 50% do dividendo: 100 - (50*37%) = 81,5 (paga 18,5 de imposto e devolvem os 28 da retenção)

Estarei a fazer mal as contas?
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Viver de rendimentos

por Ativo » 14/9/2018 10:57

ativo Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


...serem tributadas "apenas" a uma taxa de 20 %.

rg7803 Escreveu:
20 ou 28% ?

Tens razão: presentemente é 28 %!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 14/9/2018 9:49

ativo Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


...serem tributadas "apenas" a uma taxa de 20 %.


20 ou 28% ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Viver de rendimentos

por Ativo » 14/9/2018 9:29

Dr Tretas Escreveu:
Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


Eu sou um tipo que vive de rendimentos.

Pessoalmente prefiro dividendos, dá menos trabalho, não há papelada, IMI nem inquilinos. Só contam 50% para IRS, as rendas contam 100%.
O imobiliário é melhor em termos de mais-valias, só contam 50% e podem ser reinvestidas. Nas ações não há essas abébias.

Portanto é uma questão de se ser investidor (estratégia focada em rendimentos de capital) ou especulador (estratégia focada em mais-valias).
Para investir, ações. Para especular, imobiliário.

É a minha opinião.

As mais valias com ações são consideradas na totalidade, em sede de I.R.S., e as mais valias em imóveis são apenas consideradas em 50 % para efeito se I.R.S., é verdade, mas as mais valias em imóveis são obrigatoriamente englobadas com os outros rendimentos, podendo, desse modo, ser tributadas a uma taxa bem alta, enquanto que as mais valias com ações poderão, por opção do contribuinte, serem tributadas "apenas" a uma taxa de 20 %.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 14/9/2018 9:03

Anaaa12 Escreveu:(...)
O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada


Eu sou um tipo que vive de rendimentos.

Pessoalmente prefiro dividendos, dá menos trabalho, não há papelada, IMI nem inquilinos. Só contam 50% para IRS, as rendas contam 100%.
O imobiliário é melhor em termos de mais-valias, só contam 50% e podem ser reinvestidas. Nas ações não há essas abébias.

Portanto é uma questão de se ser investidor (estratégia focada em rendimentos de capital) ou especulador (estratégia focada em mais-valias).
Para investir, ações. Para especular, imobiliário.

É a minha opinião.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por SFT » 14/9/2018 9:01

Anaaa12, bem vinda ao fórum.

Primeiro, o livro do Kiyosaki não é um bom livro porque é um livro negativo: basicamente, quem não começar a aplicar, o que ele defende, aos 20 anos não terá hipótese de obter a independência financeira via rendimentos passivos. Ainda assim é um livro interessante e aconselho.o sempre à malta nova.

Quanto ao que perguntas, depende.

Como tudo o que é investimento, o sucesso (medido através do retorno) depende da fase em que o mercado está: quem investir num mercado sobrevalorizado aumenta a probabilidade de obter menos retorno que aquele que investe num mercado subvalorizado (mas com potencial de valorização).

O Kiyosaki, num dos livros dele, explica mesmo que tende a investir em imobiliário em zonas cujos preços ainda não sofreram pressão altista e através de propostas abaixo do preço de mercado.

Pessoalmente, não gosto do Kiyosaki: vive das palestras e dos livros.

Fez uma palestra no Brasil, há coisa de ano, que ia acabando em batatada porque foi lá encher chouriços e pouco mais. A malta sentiu.se roubada.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/26/palestra-com-autor-de-pai-rico-pai-pobre-tem-ofensa-a-plateia-e-vaias.htm
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 14/9/2018 8:27

Encontrei este topico na net ao produrar sobre este tema. Em Portugal parece que há quem faça isto. o frugalistico esta a tentar, mas depois há os donos da ArrowPlus.

Vejam este artigo sobre independencia financeira: https://arrowplus.pt/reforma-antecipada ... ou-utopia/

O que é que vocês acham de uma estratégia assim? Ou seja, será melhor imobiliário ou dividendos?

Obrigada
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por PXYC » 10/6/2017 20:34

rg7803 Escreveu:Encontrei isto por mero acaso. Não conhecia, mas está engraçado.
http://frugalistico.com/


:shock: :shock:
eu também iniciei o meu investimento em 2015, faco transacoes de valor baixo, e trabalho na área da informática, fora de Portugal. se ele conseguir atingir a sua liberdade financeira, sao boas noticias para mim eheh..

viewtopic.php?f=3&t=84715&p=1264525&sid=456bfea7dc55b860fedd52b2d59c42ba#p1264525
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Viver de rendimentos

por alvaroB » 10/6/2017 17:01

Tenho de agradecer Pikas pela atenção mas o meu comentário foi em jeito de brincadeira.
Sei que para ter rendimentos desses seria preciso investir muito dinheiro e nunca na vida o faria apenas em uma empresa (nem referi isso no meu post). Não foi um comentário real da minha parte, daí ter colocado o smile.
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Viver de rendimentos

por PIKAS » 10/6/2017 15:48

alvaroB Escreveu:... Se pudesse receber anualmente 7200€ em dividendos (média de 600€ mês) seria perfeito :D
.


Por acaso tens consciência que para receberes 7.500€ de dividendos da Navigator ( uma das mais generosas do PSI e da europa ) terias que ter cerca de 30.000 acções e à cotação elas custar-te-iam cerca de 120.000,00€?
Tens consciência que quem investe este balúrdio apenas num só título, num só sector e num só mercado é completamente louco?
E tens consciência que deves investir apenas 20 a 30% do teu capital em acções? Ou seja, tens do teu 300 ou 400 mil?
Pois é...
Lá diz o Prof. César das Neves: não há almoços grátis...

Deixo-te este link para entretenimento de fim de semana:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... esarasgar3

Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Viver de rendimentos

por Ingenting » 10/6/2017 13:27

alvaroB Escreveu:
Ingenting Escreveu:
rg7803 Escreveu:Encontrei isto por mero acaso. Não conhecia, mas está engraçado.

http://frugalistico.com/


"A liberdade financeira não é um conceito teórico, é um estilo de vida real com alguma matemática difícil à mistura.", segundo o autor da página. Um Engenheiro Informática que acha estas contas de merceeiro difíceis... Está tudo dito.

Tudo dito como assim?


Está tudo dito porque as contas são básicas. É como se um cirurgião viesse dizer que desinfectar uma ferida só estaria ao alcance das maiores sumidades na área da Medicina. É bacoco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Viver de rendimentos

por alvaroB » 10/6/2017 12:30

A minha ideia é semelhante à dele mas a carteira não :lol: Obrigado pelo outro blog também que vou dar uma olhadela.

Realmente ter uma empresa que não distribua dividendos e valorize para daqui a 20 anos encontrar o ouro é fantástico, mas quando existe a necessidade de ganhar algo mais então os dividendos são um atractivo, é como disse alguém atrás "gosto de ter dinheiro na conta à ordem". Se pudesse receber anualmente 7200€ em dividendos (média de 600€ mês) seria perfeito :D

Infelizmente iniciei-me nas leituras e análises no final do ano passado e fui apanhado neste bull. Apanhei REN a 2,40€ mas não tinha dinheiro disponível para investir na altura e ainda estava na fase de leitura, acabei por perder o comboio. Quero adquirir algumas com dividendos mas ficou tudo um pouco caro.

Também não entendo porque ele (o do blog) vai adquirindo poucas acções de várias empresas. A minha leitura assim rápida e na diagonal é que aposta em empresas sólidas para os dividendos, mas já com um valor por acção elevado, por isso vai comprando às 20 e 30 acções de cada.
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Viver de rendimentos

por ZeNovato » 10/6/2017 5:36

Beruno Escreveu:no fundo, cada um faça o que lhe apetecer, desde que vá poupando algum em vez de o gastar todo. podemos discutir diferentes teorias mas cada um deve fazer aquilo com que se sente mais confortavel

eu sei que o que devia fazer era investir apenas em 2 fundos, 50% Açoes Global e 50% Obrigaçoes Global, e ir reforçando ao longo dos anos, mas gosto de ver o dinheiro a cair na conta a ordem



Beruno, temos de ser realistas, no nosso país receber dividendos não é muito benéfico em termos fiscais. Falo contra mim que prefiro etf's de distribuição pois é bom materializar um investimento de longuíssimo prazo, mas pagar 28% e se forem dos USA mais 15% bem...... E os 28% vão ser até quando? Os nossos amigos políticos já falam em aumentar as taxas dos bens mobiliários á muito tempo.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Viver de rendimentos

por Greentrader » 9/6/2017 20:39

PIKAS Escreveu:Num mês recebeu 9.000 mas no mês anterior recebeu 0.
Portanto, dá cerca de 4.500/mês. Ele próprio escreve que é free-lancer. Portanto, acho que é habitual ser o próprio a pagar os impostos. E está na Holanda. O custo de vida holandês é bem superior ao nosso ( daí que só de renda de casa pague 1.500/mês. E certamente não será nenhum palácio ).
Um Engº informático do IST, com 4 ou 5 anos de experiência ganha cá o que ele ganha lá, não lhe falta trabalho e boas propostas e tem o custo de vida incomparávelmente menor e com mais qualidade.
Beruno Escreveu:a yield que ele apresenta nem é nada de especial porque começou a carteira com um bull market que ja durava à 7 anos

Na minha opinião e na minha experiência de muitos anos, num prazo longo acho aceitável retornos médios em acções de 10 a 20%/ano. Claro que há anos que dá mais ( e então em bull market é muito fácil ), como noutros se empata ou até perde. Mas em média 10 a 20% acho razoável é essa a minha experiência.

Mas há ali um ponto que ninguém refere e que acho importantissimo:
o conceito de " pay yourself first " a 30%.
É o que eu faço há muitos anos, nessa percentagem e graças a Deus tenho-o conseguido. Livro " Pai rico, pai pobre ", de Robert Kiosaky.
Contudo, volto a dizer que o dinheiro é dele, a vida é dele e ele faz o que muito entender. Mas não o copiava a 100%
Cumprimentos e bfs,


Cá em Portugal tens um custo de vida menor apenas em certos produtos/serviços, mas tens uma carga tributária muito superior e se declarasses esses rendimentos aqui ias pagar muito mais impostos.
Meteu demasiado dinheiro numa carteira de títulos para receber uns trocos em dividendos quando o mais importante é lucrar com a variação das cotações que é e sempre foi a forma mais lucrativa de ganhar no mercado. Claro que há sempre aquelas em que vale a pena manter a longo prazo e ir juntando os dividendos às mais valias, mas não é por cause dos dividendos que se vai apostar numa acção...
 
Mensagens: 75
Registado: 4/11/2009 18:17
Localização: 16

Re: Viver de rendimentos

por PIKAS » 9/6/2017 18:21

Beruno Escreveu:os dividendos sao um erro ?? a edp ren e portucel ja pagaram o dinheiro que pus nelas. chega ??

Não disse que são um erro. Podem ser uma armadilha. Mas dividendos de boas empresas, com bons fundamentais, tem poucas possibilidades de serem armadilhas. Mas, por outro lado, mesmo as boas ( e é por isso que são boas ) não passam os 6/8%, descontando os 28%. Se não houver valorização significativa do título não é atrativo. Mas há casos em que olho para os dividendos.

mas a minha carteira nao é maioritariamente açoes. tenho acima de tudo cash em divida e fundos de investimento imobiliario

Concordo com isso. Ter mais de 30% das poupanças alocado a acções é loucura.
_x_ Escreveu:Bouas
O meu maior espanto foi saber que um Eng. Informático ganha mais de 9000,00€ supostamente limpos :shock: :shock: :shock:
Assim dá para amealhar uma boa maquia todos os meses. :wink:
Frugalmente gasta mais por mês, que a maioria do que ganha um português assalariado. :roll:

Num mês recebeu 9.000 mas no mês anterior recebeu 0.
Portanto, dá cerca de 4.500/mês. Ele próprio escreve que é free-lancer. Portanto, acho que é habitual ser o próprio a pagar os impostos. E está na Holanda. O custo de vida holandês é bem superior ao nosso ( daí que só de renda de casa pague 1.500/mês. E certamente não será nenhum palácio ).
Um Engº informático do IST, com 4 ou 5 anos de experiência ganha cá o que ele ganha lá, não lhe falta trabalho e boas propostas e tem o custo de vida incomparávelmente menor e com mais qualidade.
Beruno Escreveu:a yield que ele apresenta nem é nada de especial porque começou a carteira com um bull market que ja durava à 7 anos

Na minha opinião e na minha experiência de muitos anos, num prazo longo acho aceitável retornos médios em acções de 10 a 20%/ano. Claro que há anos que dá mais ( e então em bull market é muito fácil ), como noutros se empata ou até perde. Mas em média 10 a 20% acho razoável é essa a minha experiência.

Mas há ali um ponto que ninguém refere e que acho importantissimo:
o conceito de " pay yourself first " a 30%.
É o que eu faço há muitos anos, nessa percentagem e graças a Deus tenho-o conseguido. Livro " Pai rico, pai pobre ", de Robert Kiosaky.
Contudo, volto a dizer que o dinheiro é dele, a vida é dele e ele faz o que muito entender. Mas não o copiava a 100%
Cumprimentos e bfs,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 9/6/2017 17:52

no fundo, cada um faça o que lhe apetecer, desde que vá poupando algum em vez de o gastar todo. podemos discutir diferentes teorias mas cada um deve fazer aquilo com que se sente mais confortavel

eu sei que o que devia fazer era investir apenas em 2 fundos, 50% Açoes Global e 50% Obrigaçoes Global, e ir reforçando ao longo dos anos, mas gosto de ver o dinheiro a cair na conta a ordem
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 9/6/2017 17:44

tijay mas o que ele faz é precisamente realista. aquilo que tu pretendes é ver alguem que ganhe 1500 euros e faça meia duzia de trades a ganhar 20% 40% 60% 200%. e isso a longo prazo nao existe, nao é real. é puro acaso

a yield que ele apresenta nem é nada de especial porque começou a carteira com um bull market que ja durava à 7 anos
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por Tijay » 9/6/2017 17:38

_x_ Escreveu:Bouas

Não conhecia o Blog é achei o conceito interessante.
O meu maior espanto foi saber que um Eng. Informático ganha mais de 9000,00€ supostamente limpos :shock: :shock: :shock:
Assim dá para amealhar uma boa maquia todos os meses. :wink:

Frugalmente gasta mais por mês, que a maioria do que ganha um português assalariado. :roll:


acho interessante mas acho o que ele faz é muito fácil.. dinheiro faz dinheiro.. gostaria mais de ver um blog de uma pessoa que ganha 1500 por mês .. seria mais interessante e realista ...
 
Mensagens: 25
Registado: 20/7/2010 13:12
Localização: 13

Re: Viver de rendimentos

por _x_ » 9/6/2017 16:55

Bouas

Não conhecia o Blog é achei o conceito interessante.
O meu maior espanto foi saber que um Eng. Informático ganha mais de 9000,00€ supostamente limpos :shock: :shock: :shock:
Assim dá para amealhar uma boa maquia todos os meses. :wink:

Frugalmente gasta mais por mês, que a maioria do que ganha um português assalariado. :roll:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 9/6/2017 16:42

os dividendos sao um erro ?? a edp ren e portucel ja pagaram o dinheiro que pus nelas. chega ??

investir nuns graficos que estao a subir e a descer nao é a melhor opçao na minha ideia. nao é investimento real. agora, comprar uma participaçao numa empresa que vai distribuindo rendimentos periodicamente é a melhor opçao a longo prazo para mim tambem. tem é que se comprar bem. eu ando a receber yields a rondar quase os 8% na edp e ren, e quase de 14% na portucel. ja ha quase 10 anos. chega ??

agora que o mercado ja vem num bull market ja desde 2009, isso é verdade. e quem quer começar agora a construir uma carteira a pensar em dividendos, as yields neste momento estao muito baixas e ja nao refletem o risco real do investimento. eu estou a esperar, e a aumentar o cash, para que num proximo crash aproveite as oportunidades que surjirao.

mas a minha carteira nao é maioritariamente açoes. tenho acima de tudo cash em divida e fundos de investimento imobiliario
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por PIKAS » 9/6/2017 16:03

Beruno Escreveu:o mais importante a salientar nesse blog é a carteira dele e a justificaçao para investir nessas açoes em concreto, ja que a ideia é receber o suficiente em dividendos, que lhe permita ser financeiramente independente

O dinheiro é dele e ele faz o que muito bem entende.
Compreendo que ele publicita para reforçar a auto-disciplina. Um dos tópicos mais populares neste fórum para aí hà 10 anos era a carteira do JAS e a intenção era também essa: manter a disciplina.
Contudo, não concordo com a carteira dele. Na minha opinião está muito diversificada, tem pouco capital alocado a cada título e a estratégia de comprar, receber o dividendo e aguardar para o dividendo do próximo ano é errada.
Com 70k ( que me parece que é o que tem alocado à carteira ), em meu entender, deveria ter 7 a 10 títulos em carteira, preferencialmente em € ( para não correr riscos cambiais ), e não se focar em excesso na questão dos dividendos, focar-se, apenas, q.b. porque os dividendos podem ser uma armadilha.
As comissões ( mesmo sendo na DeGiro ) e taxas são, certamente, relevantes em quantidades tão diminutas.
Por outro lado, não refere como selecciona as compras e vendas. Refere, apenas, o blog do César Borja ( e daí ter bastantes do mercado holandês ) mas conheço bem a estratégia do César e também discordo dela. Comprar para guardar para os netos, num mundo económico e político em mudança acelerada, é uma estratégia da qual discordo. O Borja selecciona pelo critério tecnico-fundamental ( tecnimental ) que me parece bem para prazos de investimento médios ou longos.
Em resumo: não vejo futuro muito brilhante para a carteira que apresenta. Resultará em positiva muito provávelmente mas com resultados anuais de 4 ou 5%, que em prazo dilatados é curto.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 9/6/2017 13:41

o mais importante a salientar nesse blog é a carteira dele e a justificaçao para investir nessas açoes em concreto, ja que a ideia é receber o suficiente em dividendos, que lhe permita ser financeiramente independente

vejam outro blog, "nomorewaffles", que tambem é semelhante ja que procura ter uma carteira so de açoes, compradas diretamente ao inves de fundos/etfs, e que sejam compostas por "dividend aristocrats" (outro termo para pesquisar)
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por alvaroB » 9/6/2017 11:31

Ingenting Escreveu:
rg7803 Escreveu:Encontrei isto por mero acaso. Não conhecia, mas está engraçado.

http://frugalistico.com/


"A liberdade financeira não é um conceito teórico, é um estilo de vida real com alguma matemática difícil à mistura.", segundo o autor da página. Um Engenheiro Informática que acha estas contas de merceeiro difíceis... Está tudo dito.

Tudo dito como assim?
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 371 visitantes