Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por dfviegas » 5/12/2013 16:12

com estas de lavar louça, lavar roupa à mão, um gajo deixa de ser rato no trabalho para passar a ser rato em casa, livra minhas ricas máquinas.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Viver de rendimentos

por luma60 » 5/12/2013 16:04

Embora não tenha lido tudo, mais ou menos tenho seguido e agora vejo o Metalising dizer que se vai reformar aos 25 anos. Confesso que estou muito curiosa, levando-me a pensar que será mais um "lirismo dos 25 aninhos". Como já disseram por aí os gostos mudam, mas muda também muito a vida e as circunstâncias. Apesar de muita frugalidade e não darmos importância a ter determinados bens e consumismos que a sociedade de consumo nos mete pelos olhos dentro todos os dias, há situações que nos trocam as voltas. Ou assume que irá viver sozinho durante a vida e aí se dormir numa caverna (força de expressão), está tudo bem, se tiver que caçar um coelho para comer ou colher umas amoras está tudo bem também......Há quem assim viva e é feliz...(será?)..mas se decide compartilhar a vida com alguém, já a coisa muda de figura ainda que essa pessoa possa ter os mesmos objetivos. Mas aí já são dois e a coisa torna-se um pouco diferente...mas se em vez de dois passarem a ser 3 ou 4 , então é que a coisa muda mesmo. Não sei que rendimentos o Metalising espera auferir, mas sendo muito modestos, deve considerar que quando um filho precisar de um médico e o sns não der resposta atempada e tenha que correr com ele para um médico particular, ou fazer uma operação de urgência que o sns só lhe marca para daqui a 2 ou 3 anos, os rendimentos frugais não chegarão para cobrir tal situação. Isto é apenas um exemplo, pois pela vida fora aparecem n situações em que é preciso ter dinheirinho vivo na mão para se fazer face a elas. Falei no caso do filho, mas pode acontecer consigo, com a companheira..
repare que eu dei exemplos só de coisas simples, mas necessárias. Os rendimentos financeiros, são muito incertos, e até de coisas que nos pareciam sólidas, não podemos contar com elas. Veja o exemplo do que aconteceu com o imobiliário de pessoas que na década de 50 e 60 contavam ter a reforma com as rendas dos imóveis, com o congelamento alterou toda a sua vida que na maior parte dos casos ainda não se recompôs, outros até já faleceram sem poderem usufruir do que tinham construído. Isto é apenas uma opinião de quem também não dá importância para determinadas coisas, mas realista o suficiente. Contudo desejo-lhe sucesso, e vou acompanhar as suas estratégias com curiosidade.
Sergix, quando a esposa tiver uma montanha de roupa para lavar, idem com a pia cheia de louça, do pai, da mãe, dos filhos e das visitas, ao fim do dia ter que dar o biberão a um, o outro a gritar e ela doidinha para que durmam todos para ver se descansa um pouco, desconfio bem que muda de ideias num instantinho. E depois a conta de luz deixa de ser 30 euros para passar a ser 60.
É tudo muito bonito, como diria a minha avozinha, visto de avião. julgo que as coisas se devem equilibrar. Não sermos escravos do consumo, do dinheiro e do trabalho, mas é muito bom termos o que necessitamos, uma vida confortável e aí estou de acordo que possa ser sem luxos, e no trabalho procurarmos fazer o que mais gostamos e sim, procurar ter algum rendimento que nos complete para que possamos desfrutar também do que produzimos. Se nos apetecer fazer uma viagem podermos fazê-la. Enfim, ter prazer na vida sem ter que estar a contar os tostões com medo de prejudicar o orçamento.
Como digo continuo curiosa sobre a estratégia...
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 74
Registado: 23/8/2011 17:38
Localização: 17

Re: Viver de rendimentos

por dfviegas » 5/12/2013 15:57

sergix Escreveu:
dfviegas Escreveu:i?


éléctrodomésticos para quê, louça láva à mão, pouca electricidade e água. Roupa pouca nos dois mais secar ao ar livre. Arranjo da bicicleta pela própria conta. Para quê passe, se tens bicicleta, podes passear a pé e tens todo o tempo do mundo. Relativamente a lampadas, o custo das economisadoras deverá ficar distribuido por muitos anos.


Então forno, frigorifico, maqina de lavar roupa, torradeira, maquina de café para não gastar a ir ao café, trituradora, microondas nada disso é necessário, aquecedor de agua para poupar gás quando queremos por agua a ferver mais rapido e eficiente?

Para o frio é mantas certo?

Arranjar a bicicleta rasgas um pneu fazes um novo?
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Viver de rendimentos

por sergix » 5/12/2013 15:19

dfviegas Escreveu:interessante era perceber a previsão de custos.
Vou dar a minha o mais reduzida possivel e admitindo que preciso de pagar uma casa para viver.
casa(arrendamento) - 200
agua - 7,5
luz - 30
gaz - 15
internet - 25
telemovel - 10
alimentação - 150 (minimo já admintindo, plantação de alguns produtos horticulas)
deslocações um passe o resto bibicreta- 40???

Estas são as despesas minimas essencias para viver com o minimo de dignidade em minha opinião.

Não há saidas, não há cá meos nem zons(opção satelite), não há cinemas, não há jantares fora, não há prendas para ninguem nem natal nem aniversários.

Ora bem 160.000 x 0,04 / 12 = 533 admitindo que não existe colecta de irs.

As minha contas deram 477,5 para os 533 sobram 55€ mês, ao minimo problema de saude, avaria num electrodomestico compra de lampadas arranjo da bibicleta, aumento do passe tudo fica em causa.

Isto já admitindo que os 4% são garantidos porque isso ningume pode garantir, mas acho que está muito à pele.

Metalist consegues reduzir a despesa que aprensentei?


éléctrodomésticos para quê, louça láva à mão, pouca electricidade e água. Roupa pouca nos dois mais secar ao ar livre. Arranjo da bicicleta pela própria conta. Para quê passe, se tens bicicleta, podes passear a pé e tens todo o tempo do mundo. Relativamente a lampadas, o custo das economisadoras deverá ficar distribuido por muitos anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

Re: Viver de rendimentos

por zecatreca_1 » 5/12/2013 14:49

dfviegas Escreveu:interessante era perceber a previsão de custos.
Vou dar a minha o mais reduzida possivel e admitindo que preciso de pagar uma casa para viver.
casa(arrendamento) - 200
agua - 7,5
luz - 30
gaz - 15
internet - 25
telemovel - 10
alimentação - 150 (minimo já admintindo, plantação de alguns produtos horticulas)
deslocações um passe o resto bibicreta- 40???

Estas são as despesas minimas essencias para viver com o minimo de dignidade em minha opinião.

Não há saidas, não há cá meos nem zons(opção satelite), não há cinemas, não há jantares fora, não há prendas para ninguem nem natal nem aniversários.

Ora bem 160.000 x 0,04 / 12 = 533 admitindo que não existe colecta de irs.

As minha contas deram 477,5 para os 533 sobram 55€ mês, ao minimo problema de saude, avaria num electrodomestico compra de lampadas arranjo da bibicleta, aumento do passe tudo fica em causa.

Isto já admitindo que os 4% são garantidos porque isso ningume pode garantir, mas acho que está muito à pele.

Metalist consegues reduzir a despesa que aprensentei?

Para não falar nas despesas de um filho, já que mostrou interesse em aumentar a família.
Também estou curioso com as contas que fez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

Re: Viver de rendimentos

por dfviegas » 5/12/2013 14:27

interessante era perceber a previsão de custos.
Vou dar a minha o mais reduzida possivel e admitindo que preciso de pagar uma casa para viver.
casa(arrendamento) - 200
agua - 7,5
luz - 30
gaz - 15
internet - 25
telemovel - 10
alimentação - 150 (minimo já admintindo, plantação de alguns produtos horticulas)
deslocações um passe o resto bibicreta- 40???

Estas são as despesas minimas essencias para viver com o minimo de dignidade em minha opinião.

Não há saidas, não há cá meos nem zons(opção satelite), não há cinemas, não há jantares fora, não há prendas para ninguem nem natal nem aniversários.

Ora bem 160.000 x 0,04 / 12 = 533 admitindo que não existe colecta de irs.

As minha contas deram 477,5 para os 533 sobram 55€ mês, ao minimo problema de saude, avaria num electrodomestico compra de lampadas arranjo da bibicleta, aumento do passe tudo fica em causa.

Isto já admitindo que os 4% são garantidos porque isso ningume pode garantir, mas acho que está muito à pele.

Metalist consegues reduzir a despesa que aprensentei?
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Viver de rendimentos

por sergix » 5/12/2013 14:10

sair do pais para se viver é uma hipotese a considerar, aliás tanto o ERExtreme como o MR Money Mostache o fizeram. Porque não?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

Re: Viver de rendimentos

por Hramos3 » 5/12/2013 13:55

sergix Escreveu:
jfs_ Escreveu:
Queres deixar de ser rato mas manter alguém no sistema...

frugalidades particulares


Não estás conserteza espera de ser apenas uma pessoa a mudar o sistema. Já chegámos há conclusão que não há empregos para toda a gente embora haja mais que recursos para manter a população que existe, as desigualdades é que são grandes. O caminho generalizado da frugalidade não significa que quem se reforma se transforme num mono que não contribua para a sociedade. Numa sociedade assim continuará a haver e deseja-se que haja quem queira manter as coisas a funcionar. Pessoas que não hão de faltar dada a escasses de emprego etc...

Acho piada a agumentos contraditórios contra a ER. Por um lado deixas de trabalhar é mau porque precisas etc... blabla, moral e não vives são sem uma actividade, qualquer outra justificação. Por outro há o hipotético risco que não haver ninguem para fazer ou manter as coisas a funcionar, por não haver estimulos. Não sei se este é um bom exemplo. Mas o teu corpo que é uma máquina há escala comparável à máquina que é o mundo, e não vai deixar de funcionar se tiver e sempre tem todo o alimento ou necessidades que necessita. Porquê?


Empregos pode não haver, mas há trabalho para todos ou praticamente todos...

Mas não vejo porque não há de ser possível. Se me pagarem a casa, água, luz, gás e comida e buida consigo viver até ao fim da minha vida com 0€ e 0 cêntimos. Até conseguia ganhar mais dinheiro que com o meu emprego actual, era só minar altcoins que nem doido e quem viesse atrás que pagasse a luz.

Já agora, porque não vais para uma tailândia/ceilão desta vida? Com o que gastas cá num mês lá dá para 2 ou 3...
 
Mensagens: 410
Registado: 14/6/2011 16:43
Localização: 20

Re: Viver de rendimentos

por goodmoney » 5/12/2013 13:54

Este é sempre um dos tópicos que gosto de espreitar, porque também eu acho que passar 40+ anos a trabalhar 8 horas por dia não é ideal de vida para ninguém.

E o problema é que estava em rumo contrário ao que se previa, ou seja, em vez da evolução se traduzir em menos horas de trabalho, dado o aumento de produtividade associado à tecnologia, agora voltámos ao caminho de cada vez se trabalhar mais horas. Nada nos garante que das 40 horas não se chegue às 45 ou 50h.

E portanto sim, estou de acordo com os que acham que quem possa se safe deste ciclo vicioso, em que em vez de trabalhar para viver, se vive para trabalhar.

No entanto, acho que 25 anos para alguém se "reformar" é cedo demais e que os valores envolvidos não vão chegar para toda a vida.

De qualquer forma, parabéns pelo desafio ao status quo.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: Viver de rendimentos

por K. » 5/12/2013 13:45

E não nos podemos esquecer que ER pode vir a ser uma das soluções futuras para as sociedades desenvolvidas reduzirem o desemprego!
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

Re: Viver de rendimentos

por sergix » 5/12/2013 13:22

jfs_ Escreveu:

Queres deixar de ser rato mas manter alguém no sistema...

frugalidades particulares


Não estás conserteza espera de ser apenas uma pessoa a mudar o sistema. Já chegámos há conclusão que não há empregos para toda a gente embora haja mais que recursos para manter a população que existe, as desigualdades é que são grandes. O caminho generalizado da frugalidade não significa que quem se reforma se transforme num mono que não contribua para a sociedade. Numa sociedade assim continuará a haver e deseja-se que haja quem queira manter as coisas a funcionar. Pessoas que não hão de faltar dada a escasses de emprego etc...

Acho piada a agumentos contraditórios contra a ER. Por um lado deixas de trabalhar é mau porque precisas etc... blabla, moral e não vives são sem uma actividade, qualquer outra justificação. Por outro há o hipotético risco que não haver ninguem para fazer ou manter as coisas a funcionar, por não haver estimulos. Não sei se este é um bom exemplo. Mas o teu corpo que é uma máquina há escala comparável à máquina que é o mundo, e não vai deixar de funcionar se tiver e sempre tem todo o alimento ou necessidades que necessita. Porquê?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

Re: Viver de rendimentos

por K. » 5/12/2013 13:14

Metallising Escreveu:
dfviegas Escreveu:Metal, eu não te quero criticar até porque admiro aquilo que estás a fazer, tambem pretendo fazer o mesmo mas bem mais tarde e por outros motivos que não os teus.

Mas as nossas opiniões aos 25 anos podem mudar bastante aos 40 ou mesmo 50 eu com 25 detestava vinho e agora gosto de saborear um belo vinho tinto.

Desejo-te as melhores das felicidade para esta nova etapa, não te esqueças de nos ir updaitando.


Sem problema nenhum, não precisas de explicar, a minha forma de escrever é provocativa/arrogante, provavelmente fruto dos meus 25 anos, é perfeitamente normal que haja desacordo com aquilo que escrevo / penso.

Pessoas renovam-se, opiniões mudam-se, chama-se evolução. Tal como a borboleta já não volta a ser lagarta, eu já volto a ser rato, chama-se evolução. Mudanças irão haver, pelo menos espero bem que sim, umas cambalhotas no percurso podem tornar as coisas mais interessantes, para trás ou para frente, o que não quero é estagnar, para isso era rato.



A tua forma de escrever não é nada arrogante. Diria até que é bastante sóbria e denota uma maturidade invulgar para alguém com 25 anos. No entanto, também estou curioso para saber como vais gerir os potenciais 75 anos de vida que te restam com menos de 166K. Não rejeito a possibilidade, mas gostava de ver as contas em mais detalhe.

Um abraço,

K.
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

Re: Viver de rendimentos

por frugal » 5/12/2013 12:52

xPatife Escreveu:Metal,

Eu admiro o teu planeamento e coragem para levares adiante aquilo em que acreditas. Independentemente do teu sucesso (e acredito que sejas bem sucedido) aqui tens um admirador.

O principal problema que vejo a malta a ter neste jogo que falas do rato, é a incapacidade de compreensão de que de facto existem alternativas. Não conseguem de todo compreender que há pessoas que não dão valor a toda um conjunto de necessidades que estes dão como básicas. Eu próprio dou valor, e admito como básico para mim, muitas coisas que imensos devem desprezar. Da mesma forma sei, que há toneladas de coisas que eu não dou o mínimo valor e que mts não vivem sem.

Embora viva em Lisboa, tenho como origem uma das zonas mais desfavorecidas de Portugal. Conheci pessoalmente, muitas pessoas que com 60000€ conseguem viver 40 anos. Se invejo a vida destas? Nem por isso. Mas é a escolha que cada um faz. Quem sou eu para criticar? Deve-se é tentar aprender o mais possivel com estas, e com aqueles que fazem 1milhão por ano.

Não te podes esquecer que todos somos animais sociais. A diferença é que há uns que dão mais importancia ao "status quo" do que outros. Aqueles que acham que é impossível não deviam estar a tentar desmotivar os que estão a tentar. Chamam-se pioneiros.


+1

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Re: Viver de rendimentos

por xPatife » 5/12/2013 12:47

Metal,

Eu admiro o teu planeamento e coragem para levares adiante aquilo em que acreditas. Independentemente do teu sucesso (e acredito que sejas bem sucedido) aqui tens um admirador.

O principal problema que vejo a malta a ter neste jogo que falas do rato, é a incapacidade de compreensão de que de facto existem alternativas. Não conseguem de todo compreender que há pessoas que não dão valor a toda um conjunto de necessidades que estes dão como básicas. Eu próprio dou valor, e admito como básico para mim, muitas coisas que imensos devem desprezar. Da mesma forma sei, que há toneladas de coisas que eu não dou o mínimo valor e que mts não vivem sem.

Embora viva em Lisboa, tenho como origem uma das zonas mais desfavorecidas de Portugal. Conheci pessoalmente, muitas pessoas que com 60000€ conseguem viver 40 anos. Se invejo a vida destas? Nem por isso. Mas é a escolha que cada um faz. Quem sou eu para criticar? Deve-se é tentar aprender o mais possivel com estas, e com aqueles que fazem 1milhão por ano.

Não te podes esquecer que todos somos animais sociais. A diferença é que há uns que dão mais importancia ao "status quo" do que outros. Aqueles que acham que é impossível não deviam estar a tentar desmotivar os que estão a tentar. Chamam-se pioneiros.
 
Mensagens: 89
Registado: 15/1/2009 15:19
Localização: 16

Re: Viver de rendimentos

por jfs_ » 5/12/2013 12:44

"Mouça"? Felizmente não é aleijada e pode trabalhar.


Convenhamos que parte desse "plano de reforma" implica passar a ser dependente de alguém, não se fica financeiramente independente.

Queres deixar de ser rato mas manter alguém no sistema...

Já há tempos apareceu alguém por aqui com um plano de gastar X por mês mas depois ia-se a ver e vivia em casa dos pais, ia de férias para casa dos pais... São frugalidades particulares
 
Mensagens: 3
Registado: 29/11/2007 4:11
Localização: GUIMARÃES

Re: Viver de rendimentos

por Metallising_ » 5/12/2013 12:09

dfviegas Escreveu:Metal, eu não te quero criticar até porque admiro aquilo que estás a fazer, tambem pretendo fazer o mesmo mas bem mais tarde e por outros motivos que não os teus.

Mas as nossas opiniões aos 25 anos podem mudar bastante aos 40 ou mesmo 50 eu com 25 detestava vinho e agora gosto de saborear um belo vinho tinto.

Desejo-te as melhores das felicidade para esta nova etapa, não te esqueças de nos ir updaitando.


Sem problema nenhum, não precisas de explicar, a minha forma de escrever é provocativa/arrogante, provavelmente fruto dos meus 25 anos, é perfeitamente normal que haja desacordo com aquilo que escrevo / penso.

Pessoas renovam-se, opiniões mudam-se, chama-se evolução. Tal como a borboleta já não volta a ser lagarta, eu já volto a ser rato, chama-se evolução. Mudanças irão haver, pelo menos espero bem que sim, umas cambalhotas no percurso podem tornar as coisas mais interessantes, para trás ou para frente, o que não quero é estagnar, para isso era rato.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: Viver de rendimentos

por dfviegas » 5/12/2013 11:48

Metal, eu não te quero criticar até porque admiro aquilo que estás a fazer, tambem pretendo fazer o mesmo mas bem mais tarde e por outros motivos que não os teus.

Mas as nossas opiniões aos 25 anos podem mudar bastante aos 40 ou mesmo 50 eu com 25 detestava vinho e agora gosto de saborear um belo vinho tinto.

Desejo-te as melhores das felicidade para esta nova etapa, não te esqueças de nos ir updaitando.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Viver de rendimentos

por Metallising_ » 5/12/2013 11:38

dfviegas Escreveu:Entrevista de emprego ao metallisting daqui a 7 anos...

Atão e qual foi o seu ultimo emprego, fui relogoeiro na suiça, ahh muito interessante então e vejo aqui no seu CV que foi o seu ultimo trabalho há 7 anos atrás é mesmo assim ou está aqui alguma gralha?
metal - ahh sabe é que eu optei por reformar-me aos 25 anos isto de estar na ratoeira não me agrada sabe.
entrevistador- humm interessante, atão mas como é que conseguiu viver e porque é que resolveu voltar ao mercado de trabalho?
metal- é que tivemos outro crash e os rendimentos gerados já não são suficientes atão preciso de equilibrar a coisa.
entrevistador - então quer dizer que se a bolsa recuperar, voce entre outra vez em modo reforma correcto?
metal - ahhh sim.
entrevistador- interessante, muito obrigado por ter vindo depois daremos-lhe uma resposta.


Preferia viver debaixo da ponte do que ir a um entrevista de emprego dar justificações a um rato mascarado de fato e gravata.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: Viver de rendimentos

por Metallising_ » 5/12/2013 11:32

sergix Escreveu:
dfviegas Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:De mais este tópico.... diria quase surreal...


Pois, mas muito interessante o metallising merece uma reportagem a lá TVI ou SIC.




Acho que a ter uma reportagem será possível, na rádio ou no ETV, agora nunca será por enquanto uma grande reportagem numa das de sinal "aberto", pois não está do interesse do "establishment" mostrar que há outra via que não a do rat race.


Excelente observação. É isso mesmo, a roda tem que girar, para isso é preciso incutir na sociedade esta "necessidade" de comprar casa, carro, roupas de marca, gadgets, eletrodomésticos, fazer férias no Hawai (enquanto se actualiza o estado na Facebook a todos os 5min). Uma vez que toda a gente esteja suficientemente estupidificada, então entra a outra parte, incutir o medo. O medo de não ter nada destas coisas que provam perante a sociedade o sucesso do indivíduo. A diferença entre mim e um rato, é que eu não permito que seja a sociedade a definir os padrões que gerem a minha vida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: Viver de rendimentos

por ruimat0 » 5/12/2013 11:30

No que depender de mim, essa raça não irá acabar. :lol:
 
Mensagens: 79
Registado: 27/11/2013 11:37

Re: Viver de rendimentos

por sergix » 5/12/2013 11:25

ruimat0 Escreveu:http://www.coloradonewsday.com/national/29576-kathleen-magowan-estate-the-secret-millionaire-twins-who-lived-modestly-but-were-sitting-on-a-gold-mine.html


Parece que a "raça" ER está condenada à extinção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

Re: Viver de rendimentos

por dfviegas » 5/12/2013 11:18

Entrevista de emprego ao metallisting daqui a 7 anos...

Atão e qual foi o seu ultimo emprego, fui relogoeiro na suiça, ahh muito interessante então e vejo aqui no seu CV que foi o seu ultimo trabalho há 7 anos atrás é mesmo assim ou está aqui alguma gralha?
metal - ahh sabe é que eu optei por reformar-me aos 25 anos isto de estar na ratoeira não me agrada sabe.
entrevistador- humm interessante, atão mas como é que conseguiu viver e porque é que resolveu voltar ao mercado de trabalho?
metal- é que tivemos outro crash e os rendimentos gerados já não são suficientes atão preciso de equilibrar a coisa.
entrevistador - então quer dizer que se a bolsa recuperar, voce entre outra vez em modo reforma correcto?
metal - ahhh sim.
entrevistador- interessante, muito obrigado por ter vindo depois daremos-lhe uma resposta.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Viver de rendimentos

por ruimat0 » 5/12/2013 11:16

 
Mensagens: 79
Registado: 27/11/2013 11:37

Re: Viver de rendimentos

por Metallising_ » 5/12/2013 11:06

Muitos parabéns Metallising.

Também, estou no meu caminho, actualmente a 44% de atingir um objectivo de viver parcialmente de rendimentos.

Ando agora a equacionar viver cá em Portugal pagando impostos de rendimento o mais barato possível, quiçá no estrangeiro, transferindo o necessário para se poder viver cá em Portugal. Se além tiver alguma dica, é bem vinda.


Obrigado.
Quanto a impostos sobre rendimento, enquanto estiveres na fase de acumulação, procura ETFs domiciliados na Irlanda ou Luxembrugo que reinvistam dividendos, ambos os países oferecem isenção de imposto. Assim evitas a cacetada de 28% em Portugal + imposto do país de origem sobre distribuição de dividendos. Alguns ETFs providers: Ishares, db-x trackers, Amundi, Lyxor.

nos anos de drawdown vais levantar dinheiro do mercado?
Em 2008 terias um DD de 40%?


A minha carteira não é muito diferente daquela que dei como exemplo no meu blog, portanto sim, esse seria aproximadamente o DD. Numa fase inicial, enquanto a carteira não crescer, se tiver um DD de 40% os rendimentos muito dificilmente irão dar para cobrir todas as despesas, provavelmente tiria mesmo que trabalhar a part-time ou dividir o apartamento com um amigo/estudante. A parte interessante de me reformar tão cedo é que a minha margem de manobra é gigante, se as coisas derem mesmo para o torto (como deram em 2008) e for obrigado a fazer ajustes, as possibilidades de gerar receita ou reduzir despesas são infinitas. Sou reformado, não sou inválido :)
Ao longo do tempo de reforma irei procurar reduzir a dependência dos rendimentos provenientes dos mercados, não só através de outro tipo de investimentos como através do desenvolvimento de projectos que podem gerar rendimento. Um dos meus projectos está relacionado com hidroponia, terá um custo inicial de 0€. Não só quero reduzir a dependência dos investimentos, como do dinheiro em geral através de formas de auto-subsistência. Isto é, produzir alguns dos bens que necessito e aprender a fazer coisas que de outra forma teria que pagar a alguém para fazer por mim.

eu também tenho um amigo que era emigrante, e que voltou para Portugal com 60k a pensar que nunca mais ia fazer nenhum. três anos depois está na Holanda a plantar flores

vais conseguir ser disciplinado nos gastos, quando estiveres junto de amigos?


Isso significa que gastou 20k por ano. Sem dúvida será um exemplo a seguir no que toca a gestão inteligente de dinheiro, simplicidade e minimalismo. Mesmo assim não se pode queixar, plantar flores na Holanda deve ser das opções mais interessante no mundo laboral, pelo menos a meu ver.
Sendo reformado e ex-emigrante estarei na obrigação de pagar uma lap dance todas as Sextas aos amigos... Sinceramente não percebi onde queres chegar, estarás a querer dizer que é suposto trabalhar 40 horas por semana para estar junto de amigos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 198
Registado: 21/7/2010 12:52
Localização: 16

Re: Viver de rendimentos

por sergix » 5/12/2013 10:55

dfviegas Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:De mais este tópico.... diria quase surreal...


Pois, mas muito interessante o metallising merece uma reportagem a lá TVI ou SIC.




Acho que a ter uma reportagem será possível, na rádio ou no ETV, agora nunca será por enquanto uma grande reportagem numa das de sinal "aberto", pois não está do interesse do "establishment" mostrar que há outra via que não a do rat race.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 438
Registado: 4/1/2008 2:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Shimazaki_2 e 364 visitantes