Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 2/1/2019 23:36

RFPB Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
RFPB Escreveu:Se comprares a 5,30€, é só fazeres as contas para 2019, 2020 e 2021.

http://www.nos.pt/institucional/PT/inve ... .aspx#tab3

se acreditassemos no consenso de analistas á data de 2014 o bcp apos o contra split estaria a quanto 2 ou 3 euros não :mrgreen: nao digo com isto que a nos seja uma má empresa....


É verdade, também não ligo nenhuma a isso.
Referi-me aos dividendos, os resultados vamos analisando trimestralmente.
Não percebi, o porquê da comparação com o BCP, é enorme a diferença entre o que cada uma vale e o preço a que é vendida.

foi para animar as hostes.... a nos deve valer proximo do k cota talvez um pouco menos, mas neste mercados a telecom serao das k menos tenderao a sofrer diria, mas eu nao me basearia em dividendos crescentes a esse ritmo só isso
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por RFPB » 2/1/2019 23:27

Artista Romeno Escreveu:
RFPB Escreveu:Se comprares a 5,30€, é só fazeres as contas para 2019, 2020 e 2021.

http://www.nos.pt/institucional/PT/inve ... .aspx#tab3

se acreditassemos no consenso de analistas á data de 2014 o bcp apos o contra split estaria a quanto 2 ou 3 euros não :mrgreen: nao digo com isto que a nos seja uma má empresa....


É verdade, também não ligo nenhuma a isso.
Referi-me aos dividendos, os resultados vamos analisando trimestralmente.
Não percebi, o porquê da comparação com o BCP, é enorme a diferença entre o que cada uma vale e o preço a que é vendida.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 2/1/2019 22:58

RFPB Escreveu:Se comprares a 5,30€, é só fazeres as contas para 2019, 2020 e 2021.

http://www.nos.pt/institucional/PT/inve ... .aspx#tab3

se acreditassemos no consenso de analistas á data de 2014 o bcp apos o contra split estaria a quanto 2 ou 3 euros não :mrgreen: nao digo com isto que a nos seja uma má empresa....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por RFPB » 2/1/2019 21:35

Se comprares a 5,30€, é só fazeres as contas para 2019, 2020 e 2021.

http://www.nos.pt/institucional/PT/inve ... .aspx#tab3
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 2/1/2019 21:03

Beruno Escreveu:pega no cash que tens e investe na ren para receber os dividendos. e com o patrimonio que tens, imoveis e o investimento na ren, usa como garantia para pedir um credito hipotecario na compra do proximo imovel para arrendar. nunca te desfaças da liquidez. so daqui a alguns anos após o investimento inicial estar feito, e teres a noçao do rendimento que retiras dele, é que deves começar a fazer amortizaçoes maiores

asneira atrás de asneira, vai comprar imoveis numa bolha imobiliaria, e espetar o resto numa só ação... e se há um problema na ren uma fraude uma tretakk..... a ren é ultra defensiva mas isto é uma asneira, diria uma das empresas a considerar pode ser sem duvida a ren.... imoveis nem pensar é uma bolha que vai explodir :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por Beruno » 2/1/2019 20:52

pega no cash que tens e investe na ren para receber os dividendos. e com o patrimonio que tens, imoveis e o investimento na ren, usa como garantia para pedir um credito hipotecario na compra do proximo imovel para arrendar. nunca te desfaças da liquidez. so daqui a alguns anos após o investimento inicial estar feito, e teres a noçao do rendimento que retiras dele, é que deves começar a fazer amortizaçoes maiores
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 2/1/2019 20:36

Downloaders Escreveu:Sou novo aqui e li muitos posts deste tópico.
No entanto e como descobri a ideia de viver dos rendimentos só há uns poucos meses, ainda tenho muitas dúvidas.
A principal é se os livros e posts que se lêem de americanos servem para a nossa realidade portuguesa? Comecei por ler que se de alguma maneira conseguisse poupar o suficiente para 4% desse valor anualmente me chegar para viver depois era só aplicar de forma fácil. Mas depois de investigar um pouco parece que por cá isto não funciona e tem que se aplicar de forma muito mais ponderada e sabendo bem no que nos estamos a meter. Percebi isto bem? Por onde é que devia começar a ler e a informar-me para perceber como é que em Portugal posso investir dinheiro de forma inteligente?

Tenho 39 anos e um total de 330k em imóveis e liquido. Um nos imóveis custou 70k e está a alugado por 4.4k de lucro ao ano o outro é habitado por mim.
A minha questão é se o dinheiro que conseguisse acumular a partir de agora era mais bem investido em bolsa/fundos/etc ou noutro imóvel.

se tivesses 300 k alem do teu imovel talvez sim se fizesses uma vida contida, 300 k com o imovel la dentro a resposta é nao pork nao dá rendimento e ainda tem despesas
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por Downloaders » 2/1/2019 20:18

Sou novo aqui e li muitos posts deste tópico.
No entanto e como descobri a ideia de viver dos rendimentos só há uns poucos meses, ainda tenho muitas dúvidas.
A principal é se os livros e posts que se lêem de americanos servem para a nossa realidade portuguesa? Comecei por ler que se de alguma maneira conseguisse poupar o suficiente para 4% desse valor anualmente me chegar para viver depois era só aplicar de forma fácil. Mas depois de investigar um pouco parece que por cá isto não funciona e tem que se aplicar de forma muito mais ponderada e sabendo bem no que nos estamos a meter. Percebi isto bem? Por onde é que devia começar a ler e a informar-me para perceber como é que em Portugal posso investir dinheiro de forma inteligente?

Tenho 39 anos e um total de 330k em imóveis e liquido. Um nos imóveis custou 70k e está a alugado por 4.4k de lucro ao ano o outro é habitado por mim.
A minha questão é se o dinheiro que conseguisse acumular a partir de agora era mais bem investido em bolsa/fundos/etc ou noutro imóvel.
 
Mensagens: 2
Registado: 2/1/2019 19:42

Re: Viver de rendimentos

por Ativo » 16/10/2018 10:43

Anaaa12 Escreveu:Alguem que já viva de rendimentos, continuam a poupar para emergencias?

Poupar é segurar o futuro!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Viver de rendimentos

por Pata-Hari » 16/10/2018 10:34

E que tipo de estrutura de carteira tens? qual a percentagem de acções que tens? isto para se ter uma ideia do que pode ser a volatilidade da carteira e que tipo de rendimento contas tirar desse património.

E, já agora, qual o custo total do crédito?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 15/10/2018 21:56

OK a minha meta é ter 1.4 milhoes de euros em activos com cerca de 500 mil de divida para poder viver dos rendimentos. Depois tenho que tomar uma decisao... o que me sobra para viver, abato na dívida ou aumento o activo?

é que eu vejo as coisas desta forma: se for para abater activo é quase igual a criar um fundo de emergência (que terei sempre 5 mil de lado em depositos a prazo)
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por Pata-Hari » 12/10/2018 14:18

E eu perguntaria outra coisa: de que escala estamos a falar? estamos a falar das poupanças/rendimentos de 50 mil, quintenhos mil, 5 milhões ou 50 milhões...? os conceitos de emergência variam certamente em função disso. Tal como varia o conceito de poupança.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Viver de rendimentos

por PIKAS » 12/10/2018 13:22

Anaaa12 Escreveu:Alguem que já viva de rendimentos, continuam a poupar para emergencias?


O conceito emergências é selectivo. Aplica-se a numa faixa restrita, embora muito grande em termos de quantidade.
Se eu tiver 500k investidos estou-me borrifando para as emergências. Se houver, realço se houver, sei onde ir buscar o dinheiro necessário para debelar essa emergência. Agora se o salário for mil euritos mensais, tiver de lado 10 mil euritos e aparecer uma emergência está todo o caldo entornado.
A determinados níveis há que pensar de forma diferente: é preciso? há e vai-se buscar. Não é preciso deixa-o estar que está a reproduzir-se.
Robert Kyosaki, pai rico, pai pobre.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1713
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Viver de rendimentos

por Anaaa12 » 12/10/2018 12:40

Alguem que já viva de rendimentos, continuam a poupar para emergencias?
 
Mensagens: 30
Registado: 14/9/2018 8:26

Re: Viver de rendimentos

por PIKAS » 1/10/2018 0:39

Zuckerman Escreveu:
Laribau Escreveu:Uma pequena achega para a "conversa" em curso:

https://cincodias.elpais.com/cincodias/ ... 13983.html

8-)


No "Beating the street", o Peter Lynch tem uma visão contrária à defendida neste artigo. Argumenta que os (pequenos) investidores particulares partem com grande vantagem em relação aos profissionais. A mim dá-me jeito acreditar nesta versão.


Se ele considerar que essa vantagem advém do facto dos pequenos investidores poderem fechar as suas posições ( com mais ou menos valias ) ou até mesmo comprar num instante sem que a cotação se ressinta, concordo com ele.
É muito diferente eu, pequeno, comprar 50 mil títulos da cotada X já que isso nem vai aquecer nem arrefecer a cotação que um profissional comprar 5 ou 6 milhões dessa mesma cotada. Ele mexerá com a cotação, eu não. Ele vai demorar, para mim é um click. O mesmo na venda. Se não gosto, vendo no momento e quanto muito desce mais um cêntimo. Se um profissional quiser fechar a sua posição por não gostar, vai mexer bem mais para baixo.
Para mim, esta é a minha grande vantagem. O pequeno - nós - compra quando acha e vendo quando acha e é num click. Sem preocupação que a cotação vai mexer.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1713
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Viver de rendimentos

por Zuckerman » 30/9/2018 17:46

Laribau Escreveu:Uma pequena achega para a "conversa" em curso:

https://cincodias.elpais.com/cincodias/ ... 13983.html

8-)


No "Beating the street", o Peter Lynch tem uma visão contrária à defendida neste artigo. Argumenta que os (pequenos) investidores particulares partem com grande vantagem em relação aos profissionais. A mim dá-me jeito acreditar nesta versão.
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Viver de rendimentos

por Laribau » 30/9/2018 15:51

Uma pequena achega para a "conversa" em curso:

https://cincodias.elpais.com/cincodias/ ... 13983.html

8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Viver de rendimentos

por Artista Romeno » 27/9/2018 21:19

Dr Tretas Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:
F. Ramada? SCT? Aposto na primeira, não?


Sim, reduzi um bocado na Ramada, na SCT não vejo motivo.


A meu ver com a siva no marasmo e o diesel afundado o proximo ano pelo menos na SCT será forte, deviam também apostar mais na lexus agora que os alemaes estão em contrapé com o diesel :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 27/9/2018 10:17

MarketGodzilla Escreveu:
F. Ramada? SCT? Aposto na primeira, não?


Sim, reduzi um bocado na Ramada, na SCT não vejo motivo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por JohnyRobaz » 27/9/2018 1:34

LTCM Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Anexo um ficheiro com uma explicação das vantagens para o investidor com menos conhecimento dos mercados que me pareceu interessante e que encontrei noutro fórum, feito por alguém que desconheço, mas que me parece bem feito.


Essa estratégia foi revelada neste fórum em 2011.


Não sabia..
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Viver de rendimentos

por LTCM » 26/9/2018 23:36

JohnyRobaz Escreveu:Anexo um ficheiro com uma explicação das vantagens para o investidor com menos conhecimento dos mercados que me pareceu interessante e que encontrei noutro fórum, feito por alguém que desconheço, mas que me parece bem feito.


Essa estratégia foi revelada neste fórum em 2011.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Viver de rendimentos

por MarketGodzilla » 26/9/2018 12:32

Dr Tretas Escreveu:
Eu não me importo de ficar com as ações para sempre, desde que os dividendos corram. Mas se notar os fundamentais a degradar, ou encontrar oportunidades claramentes melhores que o que tenho em carteira, aí venderei. Já reduzi um pouco uma posição que tenho.



F. Ramada? SCT? Aposto na primeira, não?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Viver de rendimentos

por JohnyRobaz » 26/9/2018 0:05

Pois, eu cada vez mais sinto que vou ter menos tempo para o trading, o sistema que desenvolvi e pus em prática desde janeiro do ano passado, apesar de ainda estar positivo, come-me muita massa em comissões (uso CFDs) e tem drawdowns valentes devido à alavancagem alta que uso. Também terei menos disponibilidade e sinceramente começo a ficar convencido que os grandes casos de sucesso estão mais ligados ao investimento de valor que ao trading, a não ser aquele trading que nada tem a ver com o que eu faço (algo, HFT, aproveitar certas imperfeições do mercado como por exemplo entre corretoras, etc). Por isso me estou a virar mais para esta parte do investimento. Também porque o nível de risco vai ter que reduzir, mesmo que os ganhos potenciais também baixem.

Quanto aos ETF's, essa pessoa tinha ETF's das 4 áreas de mercado diferentes (acções, obrigações, imobiliário e commodities) de forma a ser o mais equilibrado, penso que evitou grande drawdown em 2008 devido ao investimento em ouro. E parece-me que é um tipo de investimento mais focado na valorização constante dos activos pelo crescimento económico global em geral que propriamente para receber dividendos. É até uma alternativa de investimento aplaudida pelo Buffett para investidores iniciantes ou sem grandes conhecimentos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Viver de rendimentos

por Dr Tretas » 25/9/2018 23:15

Artista Romeno Escreveu:
p.s o o livro do tipo que perdeu tudo vou ler convém, os demais ja li


Esse convém ler quando estamos a ganhar muito e convencidos que somos os maiores :mrgreen: mas é mais importante para quem faz principalmente trading, por isso é que recomendei ao Robaz.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Viver de rendimentos

por rg7803 » 25/9/2018 22:16

Sim Romeno, não é agora. Comprar com desconto de 25, 30, 40% face ao nominal é o meu alvo.
Há risco? Há, claro que há. Mas penso que é razoável, não é a mesma coisa que comprar pennystocks, ou divida soberana do Botswana. E é apelativo, o cupão real sobre o dinheiro efectivamente aplicado anda perto dos 6-7%, mais a potencial mais valia na maturidade.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], MR32, PAULOJOAO e 104 visitantes