P2P Lending

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: P2P Lending

por freitax » 16/10/2019 12:04

E quando um investimento num projeto corre mal a perda é de 100%? Ou existe pagamento de capital ao longo da maturidade do empréstimo?

Registado: 16/4/2011 14:51

por LoneWolf » 16/10/2019 12:30

freitax Escreveu:E quando um investimento num projeto corre mal a perda é de 100%? Ou existe pagamento de capital ao longo da maturidade do empréstimo?

Depende do projecto, mas em geral o pagamento do juro é mensal.
Por exemplo, aqui fica em anexo o plano de pagamentos do projecto onde entrei na kuetzal, como exemplo.

Enquanto houver margem no projecto, posso investir mais. E posso re-investir os juros.

No link q partilhei inicialmente, o blogger fala em ter perdido dinheiro numa casa, após o projecto ter ido À vida. Mas tem vindo a recupera-lo. O risco está lá. Tal como na bolsa.

Só entrei em plataformas q têm excelente track record. A mintos é outra muito boa, mas os juros sao mais baixinhos.
Anexos
planpayments.png
planpayments.png (80.21 KiB) Visualizado 815 vezes

Registado: 29/4/2015 16:02

por caralmeida030267 » 16/10/2019 13:12

LoneWolf Escreveu:
freitax Escreveu: A mintos é outra muito boa, mas os juros sao mais baixinhos.

Mas na Mintos podes investir com Buyback Guarantee e tens o Mercado Secundário onde podes vender os teus loans.
Gosto muito, apesar das taxas andarem um pouco baixas de momento (10%+), mas está a melhorar. É um pouco cíclico este fenómeno.
Quanto a perdas, não tenho essa experiência, felizmente. Invisto 10€ por loan (diversificação), só com com Buyback Guarantee e em prazos até 3 meses (para evitar ficar preso em prazos longos -> maior capacidade de resposta em caso de alarme).

Na Grupeer os prazos dos loans são mais longos, normalmente acima dos 6/8 meses, e as taxas rondam os 13%. É investir e desfrutar...

Registado: 10/7/2014 21:32

por Bart Simpson » 18/10/2019 18:34

Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por caralmeida030267 » 18/10/2019 19:24

Bart Simpson Escreveu:https://goparity.com/pt

Infelizmente as plataformas portuguesas pagam muito pouco e mal.
Taxas de 4.5% a 4.9%, comparativamente com taxas de 13%, penso que não compensa.

A quem me deu a ganhar 10€ hoje na Grupeer, o meu muito obrigado! :D
Bons negócios!!!

por alvaroB » 19/10/2019 16:53

Estas empresas que têm falado, como a Mintos e a Grunpeer são superioras ao modelo da Raize e têm proteção contra as empresas que começam a falhar os pagamentos?

Na altura entrei na Raize e fiz cerca de 5 investimentos mas sempre tive na dúvida a falha de pagamentos. Entretanto esse problema começou a surgir e houve pessoas que viram investimentos passarem de 2 anos a tempos bastante mais longos (não quero arriscar números aqui). Como não achei viável para mim, aproveitei a abertura da venda de empréstimos a outros utilizadores da plataforma e desfiz-me de tudo.

No entanto se recomendarem estas empresas (mercado imobiliário há alguma) e considero novamente.

Registado: 21/1/2017 12:56

por caralmeida030267 » 20/10/2019 19:44

alvaroB Escreveu:Estas empresas que têm falado, como a Mintos e a Grunpeer são superioras ao modelo da Raize e têm proteção contra as empresas que começam a falhar os pagamentos?

Na altura entrei na Raize e fiz cerca de 5 investimentos mas sempre tive na dúvida a falha de pagamentos. Entretanto esse problema começou a surgir e houve pessoas que viram investimentos passarem de 2 anos a tempos bastante mais longos (não quero arriscar números aqui). Como não achei viável para mim, aproveitei a abertura da venda de empréstimos a outros utilizadores da plataforma e desfiz-me de tudo.

No entanto se recomendarem estas empresas (mercado imobiliário há alguma) e considero novamente.

alvaroB,

Como deves compreender, existem sempre riscos associados a qualquer tipo de investimentos, e este P2P Lending não é exceção.
No entanto, estas plataformas de que falamos, nomeadamente a Mintos e a Grupeer, são plataformas que não têm tido grandes casos como os que referes. Sei que existiram algumas (poucas) situações, mas diria que a diversificação é fundamental para prevenir estes problemas.

Investir pequenos montantes, por diversos Loans, por diversos Loan Originators, sempre com Buyback Guarantee (embora não seja garantia a 100%), por Loan Originators com melhores classificações de risco, etc, tudo isso são fatores que ajudam a minimizar o risco. Para além do que as taxas praticadas são muito superiores às da Raize/Housers, o que compensa (ou pode compensar) o risco inerente.

A Mintos tem, a meu ver, uma virtude grande, pois é uma plataforma com muito movimento, com muitos Loans e com muitos Loan Originators de diversas ´zonas do globo, o que permite uma diversificação bastante grande. Funciona quase como se agregasse entre 3 a 5 plataformas diferentes. E as taxas já estão a recuperar.

A minha experiência de mais de 1 ano nestas plataformas é muito gratificante. As taxas que consegui, face às melhores taxas que conseguiria arranjar noutros investimentos, não têm comparação possível.
Além disso, para mim a Mintos tem uma nuance que acho deveras importante que é o Mercado Secundário, onde consegues vender rapidamente qualquer Loan que queiras vender. Essa é a minha experiência.

Caso queiras experimentar, podes usar o meu referral abaixo.
E a Grupeer tem, neste momento, uma campanha que oferece 1% de cashback para novos membros. É de aproveitar...

Mintos - http://www.mintos.com/en/l/ref/S2B69A
Grupeer - https://www.grupeer.com?invited_by=grp_1003503
Editado pela última vez por caralmeida030267 em 22/10/2019 11:33, num total de 2 vezes.

por jopsilveira » 22/10/2019 7:12

Alguém já ouviu falar na https://www.ibanwallet.com/ ?

É seguro? Queria colocar ali uns valores altos no depósito a prazo a 1 ano.

A nível do IRS terá depois de ser indicado algo? Como?

Recebi 25 euros na conta ao teu transferido 1000 euros através do link de cima :)
Editado pela última vez por jopsilveira em 5/11/2019 8:57, num total de 1 vez.

Registado: 5/8/2014 20:53

por alvaroB » 2/11/2019 22:11

caralmeida030267 Escreveu:alvaroB,

Como deves compreender, existem sempre riscos associados a qualquer tipo de investimentos, e este P2P Lending não é exceção.
No entanto, estas plataformas de que falamos, nomeadamente a Mintos e a Grupeer, são plataformas que não têm tido grandes casos como os que referes. Sei que existiram algumas (poucas) situações, mas diria que a diversificação é fundamental para prevenir estes problemas.

Investir pequenos montantes, por diversos Loans, por diversos Loan Originators, sempre com Buyback Guarantee (embora não seja garantia a 100%), por Loan Originators com melhores classificações de risco, etc, tudo isso são fatores que ajudam a minimizar o risco. Para além do que as taxas praticadas são muito superiores às da Raize/Housers, o que compensa (ou pode compensar) o risco inerente.

(...)

A minha experiência de mais de 1 ano nestas plataformas é muito gratificante. As taxas que consegui, face às melhores taxas que conseguiria arranjar noutros investimentos, não têm comparação possível.
Além disso, para mim a Mintos tem uma nuance que acho deveras importante que é o Mercado Secundário, onde consegues vender rapidamente qualquer Loan que queiras vender. Essa é a minha experiência.

(...)

Muito obrigado pela explicação. Vou fazer uma pesquisa sobre o modo de funcionamento da Mintos (que já devo estar ambientado devido a um ano na Raize) e vou experimentar a plataforma e a diferença para com a Grupeer.

Parece uma óptima oportunidade para voltar aos investimentos.

por caralmeida030267 » 3/11/2019 19:03

alvaroB Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:alvaroB,

(...)

(...)

Muito obrigado pela explicação. Vou fazer uma pesquisa sobre o modo de funcionamento da Mintos (que já devo estar ambientado devido a um ano na Raize) e vou experimentar a plataforma e a diferença para com a Grupeer.

Parece uma óptima oportunidade para voltar aos investimentos.

E agora existem mais vantagens na adesão através de referral...

por alvaroB » 4/11/2019 1:29

Já lá está o registo desde ontem ;)
Do que vi tem um funcionamento diferente da Raize porque não se dedica apenas a empréstimos a empresas que se queiram financiar. Há várias empresas de crédito que se financiam aqui para depois utilizarem esse dinheiro (do que entendi) e empréstimos particulares. Fiquei um pouco de pé atrás mas parece que funciona bem. Vou experimentar até porque as taxas são bastante atrativas.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Daniel@Machado, Ferry57, fjcbolsa, Francisco Miguel, jmmalmeida, lfhm83, LoneWolf, m-m, malakas, MSN [Bot], pattern, vinas1976, Xadrezinho e 42 visitantes