Página 1 de 1

MensagemEnviado: 6/5/2013 14:38
por tiopatinhas
Esta temática é do ponto de vista da ética, ou melhor, bioética, um facto que cada vez mais tem de ser encarado como provocador de acesas polémicas. Felizmente, em Portugal, esta mulher tinha toda a possibilidade de ficar viva, embora sem o seu filho.Em termos legislativos entendo que a solução portuguesa é muito equilibrada.Desde que a mulher seja seguida no seu médico, o mais precoce possível, ela entra num programa de vigilância da gravidez que pode despistar imensas anomalias congénitas. Tem depois a possibilidade de decidir. A nossa legislação peca por não encarar o aborto repetitivo como a recorrência ao sistema como se se tratasse de um método anticonceptivo. Neste caso condeno os casos de gravidez involuntária de uma mulher que o faz pela terceira , quarta etc, vez.
No caso que é noticiado é por demais evidente que a mulher deveria abortar e ser seguida adequadamente, se é que o foi.Para nós homens, por vezes, esta é uma questão que queremos manipular, por vezes da pior forma. Aqui cada caso é um caso.A Igreja encara esta anomalia muito levianamente. Esta realidade ainda não foi digerida por Roma e será decerto uma das imensas razões porque os jovens da sociedade ocidental a penalizam e vivem à sua margem.É que há 100 anos não havia ecografia, aconselhamento genético e dignidade para a mulher...
Ps: acho o tópico muito pertinente e sempre oportuno. Sou católico mas, não bebo o cálice todo :wink:

MensagemEnviado: 3/5/2013 23:19
por mcarvalho
cara amiga

já valeu a pena ter escrito o que escrevi,, meio a brincar meio a sério

tivemos o privilégio de te ler

..
Já me conheces do caldeirão há uns anos ... sabes que não pretendo ofender ninguém .. muito menos as mulheres

a minha máxima é ;

. Tinha a possibilidade de escolher entre 3 biliões de mulheres (se elas quisessem),,uma.... seria muito burro se escolhesse mal,,

--------------

Agora tens de compreender... alertar não é menosprezar... e se vdepois de tanta informação, cultura e tecnologia... tudo continua na mesma .. ou pior... algo está mal...

O QUE É QUE ESTÁ A FALHAR?

serão valores?

com simpatia especial

mcarvalho

e no caso do saco rolhas .. nem de mulheres estava a falar..

e quanto ao aborto.. expressei-me bem , penso eu, nem 8 nem 80

MensagemEnviado: 3/5/2013 22:44
por Razao_Pura
mcarvalho Escreveu:caro Latrina xxl

a mulher é maltratada em alguns lugares noutros é a mulher que maltrata

a mulher moderna gosta de ser "maltratada" quanto mais não seja .. para fazer inveja às outras :mrgreen:

esta é uma discussão fracturante.. como diz o Ti


eu digo que com tanto avanço ,. com tanta inteligencia e com tanta tecnologia .. está cada vez pior..

só que hoje em dia troca-se de homem e de mulher e como quem troca de preservativo .. ou até mais..

por isso é natural que haja mais chapada... antigamente era só de 1 ou 2 agora é de muitos :)

abraço

mcarvalho

ps hoje até batem no outro com o computador, tm e o saco rolhas... dantes isso não acontecia


M carvalho parece-me que estás a trocar as estacões de radio e até a tentares ter piada mas.... Não foste feliz.
O tema até já foi sujeito a debate civil e a dois referendos em Portugal. Os direitos liberdades e garantias andam lado a lado com deveres de cidadania. A leviandade com que falas das mulheres em geral no seguimento de um tema como o aborto é objectificares todas as mulheres. Nao posso deixar de te chamar a atenção para o modo impróprio como te expressaste e nunca te esqueças que aqui no Caldeirão és lido por varias mulheres.

R.P.

MensagemEnviado: 3/5/2013 13:54
por mcarvalho
caro Latrina xxl

a mulher é maltratada em alguns lugares

noutros é a mulher que maltrata

a mulher moderna gosta de ser "maltratada" quanto mais não seja .. para fazer inveja às outras :mrgreen:

esta é uma discussão fracturante.. como diz o Ti


eu digo que com tanto avanço ,. com tanta inteligencia e com tanta tecnologia .. está cada vez pior..

só que hoje em dia troca-se de homem e de mulher e como quem troca de preservativo .. ou até mais..

por isso é natural que haja mais chapada... antigamente era só de 1 ou 2 agora é de muitos :)

abraço

mcarvalho

ps hoje até batem no outro com o computador, tm e o saco rolhas... dantes isso não acontecia

MensagemEnviado: 2/5/2013 15:44
por latrinaxxl
Infelizmente a mulher ainda é muito maltratada neste mundo retrograda. Se são elas que têm um ser a nascer dentro delas, é a elas que tem que ser fornecida naturalmente a liberdade de escolher o termo ou não da gravidez, seja em que circunstâncias for.
O lobby[/i] da igreja e desses fanáticos pró-vida que são capazes de matar só para defenderem (?) a "vida" mete-me um asco :x .

MensagemEnviado: 2/5/2013 15:41
por mcarvalho
realmente... haja bom senso...

para uns é 8 .. para outros é 80... como cá

em vez de prevenção ou melhor capacidade de ser responsável pelos actos... é "bota pra lá" e depois pagamos todos o "aborto"

MensagemEnviado: 2/5/2013 15:39
por Automech
Esta passagem é inacreditável...

A jovem é portadora de lupus eritematoso discoíde - doença crónica autoimune - e tem insuficiência renal grave, casos que desaconselham a gravidez. Além disso, o feto que traz no ventre tem hipótese quase nula de sobrevivência depois do parto. Os médicos que a acompanham asseguram que se não interromper a gravidez, Beatriz vai morrer.

Em El Salvador, o aborto é proibido em qualquer circunstância. A sua prática é considerada homicídio agravado, e as mulheres podem ser penalizadas até 50 anos de prisão. Os médicos envolvidos, por sua vez, podem apanhar até 12 anos de prisão.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/morrer-devido-a ... z2S98935It

MensagemEnviado: 2/5/2013 15:33
por K.
Fracturante morrer para dar à luz um feto anencefálico?

Era com um machado na mão que se explicava a esses bispos Salvadorenhos o significado da palavra "fracturante".

MensagemEnviado: 2/5/2013 14:59
por mcarvalho
continua a não conhecer as regras .. nem a saber o que diz.. que é que a quercus tem a ver com isto?.. é esta a sua posição de autarca?

ps . Não tenho nada a ver com a quercus .. embora me preocupe com o ambiente.. como qualquer cidadão responsável... sem responsabilidades autarquicas... só de cidadania

:roll:

verifico que já deixou de insultar o grande transmontano Miguel Torga .. ao plagiá-lo

Re: :(

MensagemEnviado: 2/5/2013 14:37
por rufa
MarcoAntonio Escreveu:
rufa Escreveu:CHEGA DE off topics bolas, o fórum está a perder qualidade!!!!

CMP


Rufa, na primeira página e em mais de 40 tópicos contei apenas 3 off-topic mais o "pra descontra".

Manifestamente, este não é um momento em que o forum esteja inundado de off-topics pelo que a reacção me parece algo exagerada.

Dito isto, os participantes devem sempre ponderar se um dado tema ou notícia justifica só por si a abertura de um novo tópico.


As minhas desculpas pelo "algo" exagero, as regras são claras, que me desculpem os "quercus", só leio se quero é bem verdade!!

Re: :(

MensagemEnviado: 2/5/2013 14:35
por TRSM86
rufa Escreveu:CHEGA DE off topics bolas, o fórum está a perder qualidade!!!!

CMP


O tema sobre o off topic é fracturante na sociedade actual. É natural que possa incomodar algumas pessoas, por isso mesmo o abri.

sobre o seu comentário nem merece reparo da minha parte, muitos menos, quem se limita mandar postas de pescadas tipo SMS

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... uthor=rufa

Re: :(

MensagemEnviado: 2/5/2013 14:30
por MarcoAntonio
rufa Escreveu:CHEGA DE off topics bolas, o fórum está a perder qualidade!!!!

CMP


Rufa, na primeira página e em mais de 40 tópicos contei apenas 3 off-topic mais o "pra descontra".

Manifestamente, este não é um momento em que o forum esteja inundado de off-topics pelo que a reacção me parece algo exagerada.

Dito isto, os participantes devem sempre ponderar se um dado tema ou notícia justifica só por si a abertura de um novo tópico.

MensagemEnviado: 2/5/2013 14:26
por mcarvalho
se conhecesse as regras do Caldeirão .. não escrevia isso.. :(

:(

MensagemEnviado: 2/5/2013 14:18
por rufa
CHEGA DE off topics bolas, o fórum está a perder qualidade!!!!

CMP

off topic- Morrer devido à gravidez ou cumprir 50 anos de pr

MensagemEnviado: 2/5/2013 13:54
por TRSM86
Morrer devido à gravidez ou cumprir 50 anos de prisão por abortar

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/morrer-devido-a ... z2S8i6JIQN