El_Guapo Escreveu:Tendo em conta que sou novato disto, alguem me pode explicar o seguinte:
No caso de venda de um titulo, imaginemos que o titulo está a valer 5E, e eu coloco o titulo à venda a 5.50E, se antigir esse valor é vendido.. a minha pergunta é: Se isto foi feito sem a utilizaçao do stop, então para que serve o stop ?
( Se a pergunta vos parecer parva, peço desculpa

, mas é como disse, sou novato nisto, e tenho mtas duvidas ).
obrigado.
Colocar o titulo à venda a 5,5 é um stop. Isto é, introduziste uma ordem na plataforma em que, se a acção atingir determinado valor, a plataforma dá uma ordem de venda. Independentemente de ser perda ou ganho.
Quando metes o stop a um valor que se traduz em perda, normalmente diz-se que é um "stop loss". Mas isso é apenas semântica.
O stop tem duas grandes vantagens.
1º Permite-te limitar as perdas.
2º Permite que não tens de estar continuamente a acompanhar o mercado (segundo a segundo).
ex:
Tens uma acção A que, na tua opinião encontra-se na base de um canal ascendente. Segundo essa possibilidade, pode ser uma boa altura para entrar na acção. Dás ordem de compra e compras acções ao preço de, por exemplo 10 euros. Aproveitas e metes um stop nos 9,50 euros.
Durante o dia, enquanto estás no trabalho, a acção está a ser negociada no mercado.
Se a tua estratégia estiver certa a acção não ira a baixo dos 9,50 euros (pois na nossa estratégia prevíamos um movimento ascendente).
Se por outro lado, a acção foi abaixo dos 9,5, provavelmente quer dizer que a nossa estratégia estava errada, e devemos vender a nossa posição. É mais fácil dizer do que fazer.
De qualquer forma, o stop lança a ordem de venda aos 9,50, enquanto tu estás no trabalho. Chegas a casa e verificas que o dia foi mau e e acção está a 9,2. Mas como tinhas o stop aos 9,50; provavelmente conseguiste vender a acção a esse preço. Limitaste a perda.
Por outro lado, muitas vezes as pessoas entram numa acção sem stop. Se lhes perguntares a que valor vendem a posição, não sabem. Esse facto pode ser perigoso.
Continuando no exemplo, imaginemos que não metemos stop e a acção que compramos a 10 euros, está hoje a 9,20. E nós apesar de tudo não quisemos vender, porque achávamos que ia subir, ou porque não queríamos assumir a perda, ou ouvimos uma noticia que achamos que pode ser boa para a acção etc. Imaginemos que, daqui a 1 més a acção está a 7 euros. Bem, estamos com uma perda de 30% e não queremos vender, porque a perda é grande. Vez esta situação(?) Isto é o que temos de evitar. Grandes perdas. Torna a decisão difícil. O stop ajuda a disciplinar-nos. Corta as perda pela raiz.
Donde sai a pergunta, mas onde colocar o stop? 5% a baixo? 3%? 10%? Bem não existe uma resposta certa, tem de ser uma % com a qual estejas confortável. Existem depois outros factores como, volatilidade da acção, suportes etc.
Mas o stop não tem de ser só no caso de perdas, pode ser um "stop profit".
Mantendo o exemplo, compraste a 10 euros, e como não tens a certeza de que de que vais estar disponível para dar a ordem de venda, metes um stop, por exemplo nos 10,50. Durante o dia imagina que a acção chega aos 10,50, a plataforma dá a ordem de venda a 10,50. Quando chegas a casa verificas que a acção fechou nos 10,60. Ok, podias se calhar vender por um valor a cima de 10,50. Também podia ter acontecido a acção ter chegado aos 10,55 durante o dia mas fechado o dia nos 10,2. Com o stop nos 10,50 tinhas feito uma boa venda.
NOTA: o stop em si não garante 100% que a ordem vai ser executada. O stop lança a ordem. Algumas correctoras, por um custo fixo, garantem sempre que o stop é executado.