Londres suspende gestão do Barclays Portugal por alegadas más práticas
18 Abril 2013, 18:19 por Maria João Gago |
mjgago@negocios.pt, Pedro Santos Guerreiro |
psg@negocios.pt
A administração do Barclays Portugal, liderada por Peter Mottek, foi suspensa pela casa-mãe britânica. O gestor, assim como os restantes três membros da equipa, foram afastados no âmbito da investigação a alegadas más práticas do banco.
Peter Mottek (na foto à esquerda), António Nunes da Silva, Ana Paula Alves e Sérgio Muñoz foram suspensos das funções de gestores do Barclays Portugal pela casa-mãe britânica, apurou o Negócios. O afastamento visará permitir a investigação de alegadas más práticas e não será alheio à denúncia feita pelo grupo de suspeitas de cartel na banca portuguesa.
A suspensão da equipa portuguesa faz parte do processo de limpeza interno lançado por Antony Jenkins (na foto em cima), que desde Agosto assumiu a presidência do Barclays Bank, sucedendo a Bob Diamond, que foi afastado depois de ser conhecido o envolvimento da instituição no escândalo de manipulação da libor.
A Autoridade da Concorrência desencadeou em Março uma investigação a uma alegada concertação de spreads e comissões entre bancos, que começou com uma queixa do banco britânico Barclays. Uma denúncia que mereceu fortes críticas de grande parte dos restantes bancos a actuar em Portugal.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... tugal.html