Caldeirão da Bolsa

Qual a maior e mais segura empresa do PSI20?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joao-D » 17/4/2013 0:52

K. Escreveu:A resposta é simples, apesar de não ser literal: É o próprio PSI 20.

A pergunta seguinte é:

Como comprar PSI20?

Devido ao facto de se tratarem de produtos complexos, desaconselho os certificados em favor de fundos de acções Portugal com personalidade jurídica independente do banco (se o banco falir o fundo sobrevive).

A resposta do K é a minha também.

Respondo à questão de "Como comprar PSI 20?".

Através de um dos dois ETFs (fundos cotados em bolsa) da bolsa portuguesa. O ComStage ETF PSI 20 (Símbolo - PPP - tem o objetivo de ter aproximadamente o mesmo ganho/perda do índice PSI20) ou o ComStage ETF PSI 20 Leverage (Símbolo - PP2 - alavancado 2x - tem o objetivo de ter aproximadamente o dobro do ganho/perda do indice PSI20).

Registado: 27/5/2010 18:17

Re: Qual a maior e mais segura empresa do PSI20?

por rollingsnowball » 17/4/2013 0:25

Rosario2008 Escreveu:Depois de algumas asneiras cometidas por mim, nomeadamente, nas últimas semanas gostaria de saber a opinião dos participantes no fórum sobre:

Qual a maior empresa do PSI20?
Qual a que se pode considerar mais segura?
A Empresa mais consistente?

Podes comprar a melhor empresa do PSI20 (independentemente de achares que melhor é mais consistente, mais lucrativa, com maior volume de vendas ou o que preferires), mas se ela estiver sobrevalorizada corres sérios riscos de passar vários anos a ver os outros subir ou a perder dinheiro.

E mesmo que tenhas a sorte de escolher de facto a melhor no global e de ela até estar barata isso não significa que vás ter bons resultados com ela... ou sabes o que estás a fazer, analisaste e estás confiante na tua decisão ou quando os mercados abanarem um bocadinho vais saltar fora e perder a carruagem ou mesmo perder dinheiro em relação ao investimento inicial...e acredita que tarde ou cedo os mercados abanam para todas as acções (habitualmente mais cedo)

Registado: 13/12/2008 12:42

por canguru » 16/4/2013 23:57

Rosario2008 Escreveu:Qual a maior empresa do PSI20?

"There are no good or bad stocks, there are only rising and falling stocks", Nicolas Darvas

Registado: 6/4/2008 22:41

por _x_ » 12/4/2013 15:52

Uns anos, não muito distantes, existia uma empresa chamada Cimpor que era muito grande, estável e consistente que agora está nas ruas da amargura.

Enquanto escrevia, não sei bem porque, veio-me à memória a Brisa.

E se formos ver exemplos de outras bolsas nem vale a pena continuar.

Nos mercados, o que hoje é grande forte consistente, pode em meia dúzia de anos virar "lixo", tipo dívida de Portugal que acho tinha classificação AAA ou lá muito perto.

Acho que o tempo das empresas sólidas e duradouras "foice". :mrgreen: :mrgreen:

O melhor é, sempre que se entrar numa sociedade, estar com todos os olhinhos bem abertos, nunca ganhando amor aos papeis.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por dfviegas » 12/4/2013 15:18

até à data segura e consistente, só vejo a JMT e a Portucel.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Ulisses Pereira » 12/4/2013 15:18

Rosario,

A série de respostas que obtiveste no Caldeirão à tua pergunta é algo que não obterás em mais lado nenhum. E são tão verdadeiras...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por latrinaxxl » 12/4/2013 15:12

Se estás à espera da resposta do tipo: a EDP é forte e consistente, mete o dinheiro todo lá durante anos que é garantido que vais ter um retorno fabuloso sem pensares mais nisso... quem te der uma resposta do género está a enganar-te. O caminho fácil não existe. Se estivermos em início de bull market, que dure uns anos, quase se pode dizer que qualquer coisa vai ser boa aposta e qualquer tótó vai ganhar dinheiro, mas quem sabe ao certo? Ninguém!
Esquece este tópico.

Registado: 15/2/2010 20:30

por C0rr3i4 » 12/4/2013 15:01

Rosario2008 Escreveu:Depois de algumas asneiras cometidas por mim, nomeadamente, nas últimas semanas gostaria de saber a opinião dos participantes no fórum sobre:

O facto de uma empresa ser a melhor, a mais segura e a mais consistente, não significa obrigatoriamente ser um bom investimento no mercado de acções...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por richardj » 12/4/2013 14:57

qual é para ti a diferença entre "segura" e "consistente"?

uma empresa pode ser segura e inconsistente?

E sendo consistente nos resultados que apresenta não é segura?

A maior empresa em termos de que?Volume de Vendas?(Galp)Lucros?(EDP)Valor de mercado?(JMT)

Registado: 25/4/2011 22:36

por K. » 12/4/2013 14:48

A resposta é simples, apesar de não ser literal: É o próprio PSI 20.

A pergunta seguinte é:

Como comprar PSI20?

Devido ao facto de se tratarem de produtos complexos, desaconselho os certificados em favor de fundos de acções Portugal com personalidade jurídica independente do banco (se o banco falir o fundo sobrevive).

Registado: 28/5/2008 1:17

por canguru » 12/4/2013 12:57

não estás no caminho certo... :? e não é por falta de avisos.

Registado: 6/4/2008 22:41

por rg7803 » 12/4/2013 11:48

A maior poderás ver por capitalização bolsista. De cabeça não sei.

Mais segura não sei. Hoje em dia tudo é volátil Rosário. Repara em como em relativamente pouco tempo a AAPL quase perdeu metade do seu valor!

Em termos de segurança/consistencia em teoria os pesos pesados do PSI20 serão os mais sólidos, se excluirmos a banca.

Num breve exercicio se me pedissem "escolhe 3 nomes para fechar numa cápsula de tempo por 10 anos" possivelmente optaria pelos seguintes:

-Jerónimo Martins (por perspectivas de crescimento)
-EDP (haverá sempre necessidade de energia)
-GALP (no longo prazo o petroleo, gaz natural continuarão a ser consumidos e com potencial de valorização, não prevendo em 10 anos nenhum produto que os substitua integralmente).

Rosário, isto não é uma recomendação de compra, ok! Apenas uma opinião a meio da manhã...

Espero que tenha sido útil!
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

Qual a maior e mais segura empresa do PSI20?

por Rosariom2014 » 12/4/2013 11:39

Depois de algumas asneiras cometidas por mim, nomeadamente, nas últimas semanas gostaria de saber a opinião dos participantes no fórum sobre:

Registado: 29/1/2007 13:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade e 24 visitantes