mais_um Escreveu:QuimPorta Escreveu:mais_um Escreveu:Eu só quero perceber quais são as alternativas quando as duas teorias dominantes falham.
Não deverias estar a dizer "se as duas teorias dominantes
falharem" ?
Homessa!
Dizer que as duas teorias falharam, é muito cómodo para os que advoga(va)m que a austeridade e(ra) expansionista ou para os que andam há já quatro anos a dizer que que vem aí a hiper-inflação (malandro do FED com as suas políticas expansionistas!).
Dizer que as teorias keynesianas falharam (!) é uma inverdade.
Os modelos keynesianos desde o início provaram estar certos e de acordo com os resultados (o que não é de estranhar, uma vez que foram elaborados na génese da crise de 29, em tudo parecida com esta), como por exemplo, e entre outros:
Previram que a austeridade seria contraccionista;
Previram que não haveria o mínimo risco de inflação:
Previram que os juros não subiriam e ainda, como outro exemplo, os seus seguidores,
Prevêm desde há anos que a dívida Pública (e falo da americana, inglesa ou alemã) não são um problema fundamental.
Subestimaram, é certo, alguns outros factores, mas como se dise atrás, não estamos a falar de ciências exactas.
O que é inaceitável é sobre modelos económicos que acertam sistemáticamente nas suas conclusões, dizer que têm falhado (pondo-os em pé de igualdade com outros modelos - ou nem isso - que não têm acertado uma, ou terão acertado alguma...).
QuimPorta Escreveu:Pessoalmente creio que é mais importante a determinação e carácter dos decisores políticos do que o acerto das teorias que seguem. E se as duas coisas andarem juntas, melhor.
Ó meuzz amigozzzz... um decisor político que siga a teoria errada pode levar ao desastre... e exemplos na história existem muitos... O Sócrates era muito determinado...

E para não personalizar,diria mesmo que existe um (mau) exemplo em cada ditadura, seja ela de esquerda ou de direita...
Quanto ao suposto "conflito" entre a Economia de Oferta e a Economia de Procura, confesso não perceber o que se diz, a menos que se esteja a falar num plano filosófico.
Eu apenas conheço o sistema capitalista (ou de economia de mercado) que gere a Procura e a Oferta, sem conflitos, e a teoria marxista/comunista que se substitui ao mercado através de sistemas de planificação central e sua distribuição (também sem conflitos). Mas isso sou eu que não gosto de simplificar...
Edit: Já agora, e como estamos em Portugal, as "teorias keynesianas" advogavam austeridade para Portugal, como meio de reequilibrio das contas, como o Krugman veio cá dizer quando veio receber o doutouramento HC... Algo completamente diferente do que advogam para o trio US/UK/DE