rg7803 Escreveu:Atomez, concordo com o principio geral que enunciaste, mas podes detalhar um pouco mais, no caso concreto português, que serviços de alto valor acrescentado deveríamos possuir em vez dos habituais centros comerciais e afins, para que possa melhor perceber o teu raciocínio?
Curiosamente, os únicos setores em que Portugal é competitivo a nível europeu e mesmo mundial são todos na área de serviços.
Mas concretamente -- turismo, distribuição e centros comerciais, banca, telecomunicações.
E depois há mais alguns que são de menor dimensão mas em que também somos competitivos a nível mundial -- futebol, música de dança eletrónica e muitos outros nichos especializados de mercado.
Mas um setor importantíssimo em que podiamos ter muito mais relevância é o
outsourcing de serviços informáticos.
É um setor de atividade em muito grande expansão em todo o mundo, sobretudo nas economias mais desenvolvidas -- de novo UE e EUA. Porque por um lado as empresas têm que reduzir custos operacionais e por outro com o advento do "cloud computing" leva à necessidade de gigantescos data centers.
Os 2 países que vêm à cabeça dos gestores e consultores quando pensam em pôr a informática em outsourcing são a Irlanda e a India. Por razões diferentes, são altamente competitivos e muito procurados nesta área.
Portugal podia perfeitamente competir com eles. Quer em call centers de suporte internacional quer em data centers, em especial para o resto da Europa Porque:
-- temos mão de obra qualificada, em quantidade e relativamente barata
-- temos infraestruturas de telecomunicações avançadas
-- o inglês é uma língua que toda a gente nesta área domina
-- para além do inglês é relativamente fácil arranjar pessoal que fala outras línguas (francês, alemão, etc), vantagem sobre a India
-- a diferença de horas é nula para o resto da Europa, vantagem sobre a India
-- estamos na zona do Euro, portanto não há risco cambial, e temos uma inflação baixa, vantagem sobre a India
-- apesar dos salários cá serem mais altos que na India, a diferença não é assim tão grande e como o pessoal cá é mais polivalente e generalista que na India é possível ter serviços cá com menos gente que lá e em termos de custo ficam ao mesmo nível
-- os salários cá são 1/3 dos da Irlanda, vantagem sobre a Irlanda
Então porque é que esta não é uma área de grande investimento em Portugal?
A principal razão é esta -- Portugal não é visto como um país adequado ao outsourcing. Tal como ninguém pensa em comprar um perfume alemão ou um vinho irlandês, os decisores internacionais não pensam em Portugal como destino de outsourcing.
Para ultrapassar isso era preciso mudar a imagem internacional de Portugal, em especial ao nível dos decisores das grandes multinacionais e das grtandes consultoras, como Forrester ou Gartner.
E depois há outros fatores que nos retiram competitivivdade, como a alta fiscalidade, inconstância do poder político (uma determinada facilidade concedida por um governo é logo de seguida retirada com uma mudança de governo), sistema judicial paralítico.
Sei de um caso recente de uma conhecida multinacional de telecomunicações que estudou o local para pôr o seu centro de apoio e suporte a nível da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e na short list estavam 3 países -- Irlanda, Egipto e Portugal.
Pois Portugal ficava à frente do Egipto, mesmo em termos de custos, mas acabou por perder para a Irlanda porque lá a taxa de IRC é de 12,5% e durante 10 anos tinham isenção total...