Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira 69

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 4/12/2012 23:58

Frizeman Escreveu:Na minha modesta opinião essa posição que tens nas obrigações do tesouro são um bocado arriscadas.

Se as coisas correrem mal, se houver um hair-cut, ou um perdão de divida, podes perder algum dinheiro.

Neste momento, é dificil equacionar tal desastre, mas pode muito bem acontecer.

Com a valorização que já conseguiste, vendia ou reduzia para 5, 10% da carteira.

E ainda poupavas 1,5% em impostos, é dinheiro.

Para a liquidez que tens, faria um depósito a prazo no privatbank a um ano com 4,01 % de juro liquido.

Mas isto sou eu que digo, porque estou à defesa neste momento.

Eu também concordo que uma venda seria uma boa opção, e talvez um investimento muito pequeno nas obrigações do Chipre de maturidade mais longa... embora não acredite num haircut, acredito mais em Portugal continuar na agonia e na penúria, mas pagar a tempo e horas
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por frizeman » 4/12/2012 22:40

Na minha modesta opinião essa posição que tens nas obrigações do tesouro são um bocado arriscadas.

Se as coisas correrem mal, se houver um hair-cut, ou um perdão de divida, podes perder algum dinheiro.

Neste momento, é dificil equacionar tal desastre, mas pode muito bem acontecer.

Com a valorização que já conseguiste, vendia ou reduzia para 5, 10% da carteira.

E ainda poupavas 1,5% em impostos, é dinheiro.

Para a liquidez que tens, faria um depósito a prazo no privatbank a um ano com 4,01 % de juro liquido.

Mas isto sou eu que digo, porque estou à defesa neste momento.
 
Mensagens: 72
Registado: 5/8/2011 17:38
Localização: 16

por MAV8 » 4/12/2012 19:23

Atualização 04-12-2012 - com correção - Foi deduzido o IRS relativo à mais valia do Depósito Indexado à taxa de 26,5%.
Anexos
Carteira04-12-2012.png
Carteira04-12-2012.png (31.39 KiB) Visualizado 12559 vezes
Carteira04-12-2012Grafico.png
Carteira04-12-2012Grafico.png (121.7 KiB) Visualizado 12569 vezes
Evolução_04_12_2012.png
Evolução_04_12_2012.png (30.13 KiB) Visualizado 12558 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 4/12/2012 16:58

MAV8 Escreveu:Os discos pedidos do Ulisses fizeram-me dar uma espreitadela na ZON e ...

ZON - Encontra-se na base da zona de resistência depois de uma entrada muito suave nessa zona (2,62/2,70). A quebra em alta da zona mencionada deverá ser uma boa oportunidade de entrada...

...que bela imagem de uma linha de resistência bem desenhada e a precisar de ser quebrada!!!

A meu ver a quebra da zona dos 2,70 será uma optima zona de entrada.


MAV8 Escreveu:ZON - Encontra-se na base da zona de resistência depois de uma entrada muito suave nessa zona (2,62/2,70). A quebra em alta da zona mencionada deverá ser uma boa oportunidade de entrada... .


A ZON hoje encontra-se a testar os 2,70 pela primeira vez desde Fevereiro, a quebra desta resistência será uma grande demonstração de força do título...
Anexos
ZON.png
ZON.png (58.57 KiB) Visualizado 12634 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 4/12/2012 2:44

Com o final do Depósito Indexado "Empresas Globais" passo a ter um nível significativo de liquidez pelo que é imperativo procurar novos investimentos, aqui colocam-se vários cenários:

Depósitos a prazo

Depósitos Indexados - Neste momento está disponivel no BIG para subscrição ainda este mês o "Cabaz Top América", Prospeto em anexo

Investimento em Fundos de Obrigações

Investimento em Fundos de Ações

Investimento direto em Ações e/ou Obrigações


1. Olhando para a composição da carteira qual acham que seria o melhor investimento para tornar a carteira equilibrada?

2. Com as recentes descidas dos juros e consequente subida da cotação das OT, consideravam vender neste momento ou pensam que a tendencia de descida dos juros está para continuar?

3. O que acham do depósito Indexado "Cabaz top América"?
Anexos
Cabaz top América.pdf
(535.06 KiB) Transferido 329 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 3/12/2012 1:35

Esta semana o crescimento da rentabilidade deve-se essencialmente ao deposito indexado "Empresas Globais" - Prod. Estruturado Cap. Garantido.

Este produto representava 24,1 % da carteira e teve uma rentabilidade de 6% (em 6 meses), contabilizada apenas no final do depósito (30-11-2012).

Retirando este negócio a subida semanal teria sido de apenas 0,2 % com a contribuição mais positiva a ser mais uma vez as OT2017.
Anexos
Evolução_01_12_2012.png
Evolução_01_12_2012.png (32.42 KiB) Visualizado 12818 vezes
Carteira01-12-2012Grafico.png
Carteira01-12-2012Grafico.png (121.79 KiB) Visualizado 12800 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por Sr_SNiper » 2/12/2012 14:33

Não tens informação no excel sobre a rentabilidade da carteira? É possível saber?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por MAV8 » 2/12/2012 2:53

...Resumo Semanal (Os negócios foram anunciados quando efetuados)...

BES - Entrada Inicial a 28-11-2012

Amundi Funds Equity Thailand (US Dollar)- Reforço a 30-11-2012

"Empresas Globais" - Prod. Estruturado Cap. Garantido - Fecho automático a 30-11-2012
Anexos
Carteira01-12-2012.png
Carteira01-12-2012.png (39.82 KiB) Visualizado 12976 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 29/11/2012 23:49

Situações da Carteira sob vigilância apertada:

SONI - Fecho junto ao preço definido como Stop, grande parte do dia a negociar abaixo dos 0,45. O fecho de posição estará em cima da mesa durante a sessão de amanhã!

BES - Os mercados corrigiram menos que esperava e o BES mostrou força junto aos 0,75 pelo que a primeira entrada que eu previra mais perto dos 0,70 foi realizada a 0,7723. A posição ainda é pequena, é meu objetivo fazer mais 1 ou 2 reforços. O 1º objetivo são os 1,05 e no intervalo dos 0,70/0,75 estará sob forte vigilância.

SON - Gosto do gráfico, parece estar a criar um forte suporte nos 0,57. O problema é que já fiz uma incursão que foi stopada devido ao falso break (em baixa) do dia 16 de Novembro - sinceramente não gostei nada do decorrer desse dia pelo que estou com um pé atrás na SONAE.

SEM - Tenho desenhada uma LTA que vem dos minimos de Junho, encontra-se nesta altura a fazer o 3º ponto de contato - mantenho-me atento.

EGL - Tudo na mesma, parece estar a consolidar nos 1,36 - nada a acrescentar.

ALTR - Movimento com muita força ultrapassando a zona de resistência 1,43/1,50. Os primeiros sinais de retração do movimento mantêm-na acima dos 1,50, continuarei atento mas penso ficar à espera de uma retração à zona dos 1,43/1,45 - a força dos próximos dias será importante.

SNC - Parece estar a consolidar depois do último movimento de subida, manten-se a negociar acima dos 1,40... Nada a acrescentar.

ZON - Encontra-se na base da zona de resistência depois de uma entrada muito suave nessa zona (2,62/2,70). A quebra em alta da zona mencionada deverá ser uma boa oportunidade de entrada...

INDICES - O DAX praticamente a testar os anteriores máximos e o NAS100 e o SP500 a tocar na MM50. Os 3 têm um importante marco para ultrapassar, no caso de o fazerem será a meu ver o forte sinal Bullish.
Anexos
SEM.png
Fica a única que ainda não tem gráfico na última semana.
SEM.png (58.63 KiB) Visualizado 13030 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 29/11/2012 11:06

ALTRI - A confirmar-se durante as próximas sessões a quebra das principais resistências que se estão a verificar com a subida de ontem/hoje entraremos em modo BULL...
Anexos
Altri1.png
Altri1.png (58.82 KiB) Visualizado 13091 vezes
Altri2.png
Altri2.png (58.5 KiB) Visualizado 13092 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 29/11/2012 1:55

Reforço de posição no fundo de acções da Tailandia ao preço/unidade 20,49 (à data da subscrição - 29/11; 00:00).

Fica o gráfico de 2 anos...
Anexos
Equity Thailand.gif
Equity Thailand.gif (6.73 KiB) Visualizado 13197 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 28/11/2012 16:52

MAV8 Escreveu:Neste momento estou em Modo Bull para os mercados internacionais, acredito que as descidas do último mês dos Indices de referencia foram apenas uma correção antes de seguir para novos máximos.

Quanto ao mercado nacional penso que entrou em modo Bull com a quebra em alta da zona dos 5000 pontos e que irá agora seguir os mercados internacionais.

Para esta semana, depois de olhar para os gráficos, vejo como grande possibilidade uma entrada no BES, junto ao suporte dos 0,70 - pois acredito que venha a corrigir testando novamente o suporte antes de seguir para cima.

Na mesma onda de pensamento acredito que vá haver um pequeno alivio das subidas da semana passada nos mercados internacionais, abrindo a possibilidade a novas entradas.


Acabei de fazer a primeira entrada no BES a 0,7723 - parece que o SP500 bateu na MM200 e reagiu com força em alta (para já o dia de hoje parece que vai ser um martelo), não me parece que vá corrigir mais. Estarei com um pé fora se baixar os 0,75...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 28/11/2012 11:17

Apesar de não negociar em Forex diretamente, a cotação do Eur/Usd torna-se importante na gestão da carteira, uma vez que os ativos podem ser cotados em euros ou dollares.

Deixo o gráfico com uma LTd que foi tocada ontem, dando a sensação de estar a definir a tendencia das moedas no médio e longo prazo.

Enquanto esta tendência se mantiver os fundos cotados em dollares terão a minha preferência.
Anexos
eurusd.png
eurusd.png (74.09 KiB) Visualizado 27971 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 27/11/2012 16:21

Os discos pedidos do Ulisses fizeram-me dar uma espreitadela na ZON e ...

...que bela imagem de uma linha de resistência bem desenhada e a precisar de ser quebrada!!!

A meu ver a quebra da zona dos 2,70 será uma optima zona de entrada.
Anexos
ZON.png
ZON.png (57.72 KiB) Visualizado 28073 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 27/11/2012 0:59

MAV8 Escreveu:Neste momento estou em Modo Bull para os mercados internacionais, acredito que as descidas do último mês dos Indices de referencia foram apenas uma correção antes de seguir para novos máximos.

Quanto ao mercado nacional penso que entrou em modo Bull com a quebra em alta da zona dos 5000 pontos e que irá agora seguir os mercados internacionais.

Para esta semana, depois de olhar para os gráficos, vejo como grande possibilidade uma entrada no BES, junto ao suporte dos 0,70 - pois acredito que venha a corrigir testando novamente o suporte antes de seguir para cima.

Na mesma onda de pensamento acredito que vá haver um pequeno alivio das subidas da semana passada nos mercados internacionais, abrindo a possibilidade a novas entradas.


O pequeno movimento de hoje, em baixa do SP500, aos 1396 pontos, pode ter invalidado um "alivio" maior de que falava no meu prognóstico, contava com uma vinda pelo menos aos 1380.

De qualquer forma, continuo atento para uma possivel entrada no BES...

...se calhar vai ter de ser um pouco mais acima, na zona dos 0,75...

Vamos acompanhando...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 26/11/2012 0:25

Neste momento estou em Modo Bull para os mercados internacionais, acredito que as descidas do último mês dos Indices de referencia foram apenas uma correção antes de seguir para novos máximos.

Quanto ao mercado nacional penso que entrou em modo Bull com a quebra em alta da zona dos 5000 pontos e que irá agora seguir os mercados internacionais.

Para esta semana, depois de olhar para os gráficos, vejo como grande possibilidade uma entrada no BES, junto ao suporte dos 0,70 - pois acredito que venha a corrigir testando novamente o suporte antes de seguir para cima.

Na mesma onda de pensamento acredito que vá haver um pequeno alivio das subidas da semana passada nos mercados internacionais, abrindo a possibilidade a novas entradas.
Anexos
BES.png
BES.png (55.58 KiB) Visualizado 28255 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 25/11/2012 3:06

richardj Escreveu:mas ainda agora no ultimo relatório não apresentou prejuízos?

Pode ter sido o fundo em maio junho, mas para lá caminha outra vez... e o gráfico de longo prazo ainda não dá sinais de clara inversão. Sim é muito volátil mas...


Se analisarmos a acção isoladamente e apenas Tecnicamente, sim é verdade que ainda não inverteu a tendência, mas é como já disse noutras alturas, a meu ver a nossa bolsa inverteu e a nossa economia para lá caminha, por acreditar nesta inversão da economia é que estou a procurar novas oportunidades no mercado accionista.

Não quer dizer que mesmo que se venha a confirmar essa inversão de tendencia os negócios corram todos bem, antes pelo contrário, estou bastante ciente dos riscos que tomo e quando decido investir penso tanto no sucesso como no insucesso do negócio, peso os pros e os contras e defino objetivos e situações de insucesso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por richardj » 25/11/2012 1:31

mas ainda agora no ultimo relatório não apresentou prejuízos?

Pode ter sido o fundo em maio junho, mas para lá caminha outra vez... e o gráfico de longo prazo ainda não dá sinais de clara inversão. Sim é muito volátil mas...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por MAV8 » 25/11/2012 0:51

richardj Escreveu:uma pergunta, porque a SONI?


A SONI, fez minimos históricos nos 0,38 no final de Maio/inicio de Junho. Iniciando aí tal como os restantes titulos do PSI20 uma recuperação. Estou convicto que aquele fundo de Junho será o fundo deste Bear Market e o inicio da recuperação.

Tal como já escrevi, desde essa altura que me tenho exposto ao mercado de acções Português, primeiro com um Depósito Indexado de que já falei e depois com pequenas posições nalguns titulos.

De entre os negócios que fiz, estãoas SonaeCom e SonIndustria.

A entrada dia 19, pode parecer esquisita olhando apenas para este gráfico, mas a entrada foi baseada também noutros indicadores de mercado como o SP500, Nas, Dax e PSI.

O Dia 16 (dia de negociação anterior) foi dia de inversão nos States e no dia 19 as bolsas Europeias abriram a subir com alguns titulos ainda no seu movimento anterior (descendente), no caso da SONI abaixo da zona de suporte (0,48 - 0,50), como acreditava que iria reagir e fechar acima do suporte e daí partir para nova subida fiz uma entrada no titulo.

Mas estes titulos de pouco volume apresentam volatilidades maiores e nem sempre respondem de forma a acompanhar o mercado imediatamente, existe aqui um efeito retardador que é necessário ter em conta, assim na AT, os seus suportes e resistências têm de ser considerados como zonas mais abrangentes, pois um pequeno negócio pode mexer com a cotação.

Por estas razões, irei manter a posição enquanto os mercados estiverem a subir e a cotação se mantiver entre os 0,45 - 0,50. Acredito que uma subida generalizada dos mercados irá levar a SONI até aos 0,63 rapidamente e que esta quebra em baixa dos 0,48 não passou de um pequeno "Panic Sell" após a descida abaixo dos 0,50.


Dia 20, escrevi isto:

Longo SONI - 0,486 (2%)
1º Objetivo - 0,63
Stop Loss - 0,45
Deveria ter abandonado a posição hoje, mas só uso stop automático nalguns titulos, o fecho de hoje foi abaixo do stop definido portanto amanhã durante o dia ou arrebita ou tenho de fechar a posição com perdas acima dos esperado
Anexos
SONI.png
SONI.png (45.43 KiB) Visualizado 28361 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por richardj » 24/11/2012 18:54

uma pergunta, porque a SONI?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

por MAV8 » 24/11/2012 17:56

Uma semana muito positiva para a carteira que se deveu essencialmente à valorização das Obrigações do Tesouro Portuguesas que estão em recuperação novamente.

Terminei a construção da folha de calculo com a inclusão das formulas que permitem colocar as posições de contas margem e assim inserir os dados das posições com CFD's - este facto fará com que possa existir saldo negativo na folha, pois eu deduzo ao cash o total do valor do investimento e não apenas a parte correspondente à margem.
Anexos
Carteira24-11-2012.png
Carteira24-11-2012.png (170.58 KiB) Visualizado 28472 vezes
Evolução_24_11_2012.png
Evolução_24_11_2012.png (36.95 KiB) Visualizado 28453 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 24/11/2012 0:58

MAV8 Escreveu:
ppbogos Escreveu:Boa partilha.

Cumprimentos


Obrigado,

Já agora aproveito para enquadrar mais uns negócios:

O facto de estar muito investido em obrigações (diretamente ou através de fundos) deve-se ao facto de depois de ter saído da maioria dos titulos com o bear market e ter tido durante algum tempo uma percentagem de cash bastante grande (depositos a prazo)fui procurar investimentos alternativos às acções. Neste momento estou a iniciar o processo inverso. Entrada no mercado bolsista

Daí a entrada no Produto de capital garantido, 1º negócio nesse sentido, desfazendo-me de alguns dos fundos de obrigações entrando neste produto em que a rentabilidade depende da subida simultanea de 3 titulos da nossa praça (PT, PTI e GALP)

Falarei deste produto nos próximos dias, pois se correr bem terminará no dia 30 deste mês o período de investimento, assim como das razões que me levaram a optar por ele naquele momento. Mas posso adiantar desde já que na altura não apostaria nestes titulos uma percentagem tão grande da carteira se não fosse sem risco, (com o capital garantido).


Estavamos em finais de Maio e a nossa bolsa continuava a fazer novos minimos enquanto que os Indices americanos aliviavam de novos máximos numa subida que já levava mais de 3 anos, o Dax começara a subir novamente 9 meses antes, depois de uma correção do movimento identico aos americanos ...

...As noticias eram as piores possiveis, os economistas estavam resignados tal como todo o povo Português!!!

...Pensei para mim, "isto está nos livros", será o tal fundo, se for como poderei aproveitar sem correr o risco de apanhar a faca e me cortar?!

...Foi então que me lembrei daquele telefonema com a proposta do Depósito indexado a acções do nosso mercado e com capital garantido! Na altura não tinha ligado nenhuma ao produto e até tinha despachado a conversa...

...Então entrei no site e fui estudar o produto, era mesmo aquilo que precisava, pensei, do lado positivo, exponho-me ao mercado Português e não corro riscos! e Não preciso de adivinhar o "dia" certo da inversão!!!! do lado negativo, se inverter mesmo estarei a perder uma oportunidade de ganhar muito mais!

... Decidi então que na balança os aspetos positivos estavam em clara vantagem, e decidi largar alguns depósitos e alguns fundos de obrigaçõees e apostar no Depósito Indexado.

A verdade é que nunca imaginei que estaria em posição ganhadora no final dos primeiros 6 meses...

... pensei para mim, talves no final dos 6 primeiros meses os titulos estejam todos em recuperação mas dificilmente estarão já os três positivos! Depressa me apercebi de que os meus prognósticos estavam errados e que o mais provavel era o negocio terminar no final de Novembro. Neste momento começo a pensar nos próximos investimentos pois o final deste parece estar por dias...

Claro, que esta perspetiva sobre o passado torna o negocio obvio, mas na altura foi uma decisão muito dificil, pois qualquer Deposito a Prazo tinha melhores perspetivas de lucro que os titulos da nossa bolsa...

ps. deixo-vos o link, da opinião divulgada pela DECO na altura:

http://www.deco.proteste.pt/investe/dep ... 948514.htm

Já agora, também terei oportunidade de escrever sobre estes srs da DECO (não os tenho em grande conta).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 23/11/2012 16:14

Aqui fica o Link, para o prospeto do produto de capital garantido da carteira:


http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... lobais.pdf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 23/11/2012 1:01

ppbogos Escreveu:Boa partilha.

Cumprimentos


Obrigado,

Já agora aproveito para enquadrar mais uns negócios:

O facto de estar muito investido em obrigações (diretamente ou através de fundos) deve-se ao facto de depois de ter saído da maioria dos titulos com o bear market e ter tido durante algum tempo uma percentagem de cash bastante grande (depositos a prazo)fui procurar investimentos alternativos às acções. Neste momento estou a iniciar o processo inverso. Entrada no mercado bolsista

Daí a entrada no Produto de capital garantido, 1º negócio nesse sentido, desfazendo-me de alguns dos fundos de obrigações entrando neste produto em que a rentabilidade depende da subida simultanea de 3 titulos da nossa praça (PT, PTI e GALP)

Falarei deste produto nos próximos dias, pois se correr bem terminará no dia 30 deste mês o período de investimento, assim como das razões que me levaram a optar por ele naquele momento. Mas posso adiantar desde já que na altura não apostaria nestes titulos uma percentagem tão grande da carteira se não fosse sem risco, (com o capital garantido).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por bogos » 23/11/2012 0:40

Boa partilha.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], PAULOJOAO e 385 visitantes