Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PPR para pagar empréstimo da casa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulop2009 » 11/11/2012 17:01

HU Escreveu:
fernmato Escreveu:Aqui fica a Lei completa. Afinal não é tão linear quanto assim. Há muitas condições.

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0647306481.pdf


Quanto aos PPR é linear sim. É uma alteração à lei que acrescenta mais uma situação de excepção às já existentes. Não há qualquer hipótese de truque.

:wink:


Pois, também me parece que não há truque!


Portugueses podem usar PPR para pagar crédito da casa
Novembro 09 2012

A nova lei que passa a permitir o resgate antecipado de PPR, sem perda de benefícios fiscais, para pagar prestações do crédito à habitação entra em vigor a 1 de Janeiro.

O projecto foi aprovado em Setembro pela Assembleia da República e mereceu críticas por parte da Associação Portuguesa de Seguradoras (APS), que classificava a norma de "vaga". Isto porque de acordo com a associação, a actual lei não oferece garantias de que os fundos levantados sejam exclusivamente utilizados para esse fim.

Ou seja, caso não exista a necessidade de prova de utilização desse capital para pagar prestações do crédito à habitação, a nova lei pode abrir a porta a uma fuga dos PPR sem perda de benefícios fiscais.

A iniciativa insere-se nas soluções encontradas pelos grupos parlamentares para ajudar as famílias portuguesas a cumprir com as prestações dos seus créditos à habitação. No entanto, a medida não se aplica apenas às famílias em situação económica muito difícil, ou apenas aquelas com prestações em atraso, mas tem carácter global. Ou seja, insere-se no regime geral do crédito à habitação, ficando portanto disponível a qualquer família.

Diogo Teixeira, administrador da Optimize Investment Partners, avançava ao Diário Económico em Setembro que esta é uma medida oportuna no actual contexto, desde que com carácter temporário. E explicava: "Não pode ser uma solução de médio e longo-prazo porque sabemos que as reformas estão longe de estar asseguradas pelo Estado. Por isso, é importante que o Governo não desincentive a poupança de longo-prazo".


http://ocreditohabitacao.blogs.sapo.pt/90748.html

Vou já disparar 2 emails. Um para o banco onde tenho PPR (e com uma performance miserável) e outro para o banco onde tenho crédito habitação!

Já agora confirmem, pois tenho visto informação diferente: Isto entra em vigor a 1/dez ou 1/jan?
Editado pela última vez por paulop2009 em 11/11/2012 17:36, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por Laribau » 11/11/2012 15:06

fernmato Escreveu:Aqui fica a Lei completa. Afinal não é tão linear quanto assim. Há muitas condições.

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0647306481.pdf


Quanto aos PPR é linear sim. É uma alteração à lei que acrescenta mais uma situação de excepção às já existentes. Não há qualquer hipótese de truque.

:wink:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

por matos_1 » 11/11/2012 0:17

Aqui fica a Lei completa. Afinal não é tão linear quanto assim. Há muitas condições.

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0647306481.pdf
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por mais_um » 10/11/2012 20:47

VIXIUM Escreveu:
vitcosta Escreveu:Pode usar PPR para pagar empréstimo da casa
Lei já foi publicada e entra em vigor a 1 de janeiro de 2013. Governo cria ainda regime extraordinário de proteção de devedores



Ainda bem que usei uo meu o ano passado e tive de devolver 700 euros ao Estado...

Andam-me sempre a trocar as voltas


Viva
Cuidado que isto só será possível em determinadas condições económicas que terão que ser demonstráveis. Virá a Lei e um Decreto regulamentar. Portanto não me parece que seja assim tão simples. caso contrário as seguradoras podiam ir ao fundo....
Abraço
VIXIUM


Já foi publicada a lei, até ver não há truque:

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0647306473.pdf


Amanhã já vai um email para o banco a questionar o que precisam para eu começar a utilizar o PPR/E para pagar a prestação mensal.
:mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por VIXIUM » 10/11/2012 19:35

vitcosta Escreveu:Pode usar PPR para pagar empréstimo da casa
Lei já foi publicada e entra em vigor a 1 de janeiro de 2013. Governo cria ainda regime extraordinário de proteção de devedores



Ainda bem que usei uo meu o ano passado e tive de devolver 700 euros ao Estado...

Andam-me sempre a trocar as voltas


Viva
Cuidado que isto só será possível em determinadas condições económicas que terão que ser demonstráveis. Virá a Lei e um Decreto regulamentar. Portanto não me parece que seja assim tão simples. caso contrário as seguradoras podiam ir ao fundo....
Abraço
VIXIUM
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

PPR para pagar empréstimo da casa

por vitcosta » 10/11/2012 13:06

Pode usar PPR para pagar empréstimo da casa
Lei já foi publicada e entra em vigor a 1 de janeiro de 2013. Governo cria ainda regime extraordinário de proteção de devedores



Ainda bem que usei uo meu o ano passado e tive de devolver 700 euros ao Estado...

Andam-me sempre a trocar as voltas
 
Mensagens: 304
Registado: 29/11/2007 14:17
Localização: Maia

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cem pt, jprgodinho, mquinaz, PAULOJOAO e 323 visitantes