Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PPR para pagar empréstimo da casa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: feedback dos meus bancos

por mais_um » 14/11/2012 10:02

paulop2009 Escreveu:
VIXIUM Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Ora aqui vai o feedback dos meus bancos acerca deste Decreto Lei

Banco onde tenho o crédito habitação (Caixa Galicia)
- Basta transferir os fundos e informar que é para abater ao empréstimo ou para pagar as prestações.

Banco onde tenho o PPR (Santander)
- Como a lei só entra em vigor em Janeiro, não têm ainda informação que possam divulgar sobre qual o procedimento para utilizar o PPR para este fim.

Alguém teve alguma informação mais conclusiva que esta?


Boa noite
Não quero desiludir ninguém mas a Lei entra em vigor em Janeiro e entretanto sai o decreto regulamentar a impedir a amortização sem que haja comprovativo da situação económica difícil. Por acaso acham que numa altura destas o governo para ajudar os bancos arranjava um sarilho sem tamanho às seguradoras que faziam os PPRs?
Obrigado,
VIXIUM


Pois... agora é que me lixaste... Deves ter razão...
Eu não percebo nada de leis, mas podes explicar onde é que esse decreto regulamentar seria publicado? Quando podemes esperá-lo?

obrigado


Deste governo é de esperar tudo mas considero dificl operacionalizar isso.

Terá que ser publicado em Diario da Republica.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: feedback dos meus bancos

por paulop2009 » 14/11/2012 3:05

VIXIUM Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Ora aqui vai o feedback dos meus bancos acerca deste Decreto Lei

Banco onde tenho o crédito habitação (Caixa Galicia)
- Basta transferir os fundos e informar que é para abater ao empréstimo ou para pagar as prestações.

Banco onde tenho o PPR (Santander)
- Como a lei só entra em vigor em Janeiro, não têm ainda informação que possam divulgar sobre qual o procedimento para utilizar o PPR para este fim.

Alguém teve alguma informação mais conclusiva que esta?


Boa noite
Não quero desiludir ninguém mas a Lei entra em vigor em Janeiro e entretanto sai o decreto regulamentar a impedir a amortização sem que haja comprovativo da situação económica difícil. Por acaso acham que numa altura destas o governo para ajudar os bancos arranjava um sarilho sem tamanho às seguradoras que faziam os PPRs?
Obrigado,
VIXIUM


Pois... agora é que me lixaste... Deves ter razão...
Eu não percebo nada de leis, mas podes explicar onde é que esse decreto regulamentar seria publicado? Quando podemes esperá-lo?

obrigado
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

Re: feedback dos meus bancos

por VIXIUM » 14/11/2012 1:34

paulop2009 Escreveu:Ora aqui vai o feedback dos meus bancos acerca deste Decreto Lei

Banco onde tenho o crédito habitação (Caixa Galicia)
- Basta transferir os fundos e informar que é para abater ao empréstimo ou para pagar as prestações.

Banco onde tenho o PPR (Santander)
- Como a lei só entra em vigor em Janeiro, não têm ainda informação que possam divulgar sobre qual o procedimento para utilizar o PPR para este fim.

Alguém teve alguma informação mais conclusiva que esta?


Boa noite
Não quero desiludir ninguém mas a Lei entra em vigor em Janeiro e entretanto sai o decreto regulamentar a impedir a amortização sem que haja comprovativo da situação económica difícil. Por acaso acham que numa altura destas o governo para ajudar os bancos arranjava um sarilho sem tamanho às seguradoras que faziam os PPRs?
Obrigado,
VIXIUM
 
Mensagens: 306
Registado: 21/10/2012 19:07
Localização: 16

por marijon2 » 14/11/2012 0:09

A-330 Escreveu:
marijon2 Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
A-330 Escreveu:Visto que não vamos ter reforma , se fosse a vocês, continuava a pagar a casa e deixava o PPR para quando da reforma.

Viver é fácil. Difícil é o fim da vida.

A330


Eu acho que, hoje em dia, manter um PPR só é lucrativo para os meninos mal comportados que pensem "se não está trancado no PPR vou gastar a massa em porcarias".

Os PPR têm gastos elevados e retornos miseráveis (abaixo da média do mercado ou abaixo da inflacção ou até memso negativo!).

Aqui fica uma perspectiva acerca do tema.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=589615


Nem todos os PPRs têm retornos miseráveis :!:

Eu tenho ES PPR e estou satisfeita: desde Janeiro de 2010 rende 21,93% :)

Maria João


Olá,

Maria João, Que bom que as coisas estão a correr bem.De que banco é o seu PPR ?

Eu tinha um que me dava 6% garantido até ao dia que o banco disse que não podia mais pagar isso e dissolveu o PPR. Foi-me dada a opção de ir para um que pagava 3% ou ter o dinheiro de volta.

Optei pela segunda opção e hoje não tenho nenhum.

A330


A-330

O meu é o Espírito Santo PPR ( com componente maior em obrigações - cerca de 80% e o resto em acções ) e no meu caso está no Activo Bank7.

Boa noite

Maria Joao
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por paulop2009 » 13/11/2012 16:10

O meu banco, onde tenho um PPR, acaba de me actualizar que está a aguardar mais informação do Instituto de Seguros de Portugal.

Aposto que as seguradoras estão a consultar todas os grandes escritórios de advogados para encontrar qualquer coisinha que acabe com este DL... eheheheheh

Alguém teve alguma indicação mais "produtiva"?
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por eviruxa » 13/11/2012 14:04

Acho esta decisão acertada pois permite mobilizar os PPR's por quem está a passar dificuldades económicas e garante que pelo menos consegue assim manter o tecto. Para os bancos também acho positivo pois as pessoas diminuem os seus activos, sobre os quais lhes estão a pagar juros, mesmo que baixos mas superiores à Euribor, e com esse montante amortizam o passivo que têm junto do banco.
Todo o economista é um leigo, todo o leigo é economia.
 
Mensagens: 171
Registado: 29/11/2007 9:40
Localização: Setúbal

por A330-300 » 13/11/2012 13:54

marijon2 Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
A-330 Escreveu:Visto que não vamos ter reforma , se fosse a vocês, continuava a pagar a casa e deixava o PPR para quando da reforma.

Viver é fácil. Difícil é o fim da vida.

A330


Eu acho que, hoje em dia, manter um PPR só é lucrativo para os meninos mal comportados que pensem "se não está trancado no PPR vou gastar a massa em porcarias".

Os PPR têm gastos elevados e retornos miseráveis (abaixo da média do mercado ou abaixo da inflacção ou até memso negativo!).

Aqui fica uma perspectiva acerca do tema.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=589615


Nem todos os PPRs têm retornos miseráveis :!:

Eu tenho ES PPR e estou satisfeita: desde Janeiro de 2010 rende 21,93% :)

Maria João


Olá,

Maria João, Que bom que as coisas estão a correr bem.De que banco é o seu PPR ?

Eu tinha um que me dava 6% garantido até ao dia que o banco disse que não podia mais pagar isso e dissolveu o PPR. Foi-me dada a opção de ir para um que pagava 3% ou ter o dinheiro de volta.

Optei pela segunda opção e hoje não tenho nenhum.

A330
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

feedback dos meus bancos

por paulop2009 » 13/11/2012 11:42

Ora aqui vai o feedback dos meus bancos acerca deste Decreto Lei

Banco onde tenho o crédito habitação (Caixa Galicia)
- Basta transferir os fundos e informar que é para abater ao empréstimo ou para pagar as prestações.

Banco onde tenho o PPR (Santander)
- Como a lei só entra em vigor em Janeiro, não têm ainda informação que possam divulgar sobre qual o procedimento para utilizar o PPR para este fim.

Alguém teve alguma informação mais conclusiva que esta?
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por J9 » 12/11/2012 16:07

mais_um Escreveu:
J9 Escreveu:Quando a esmola é grande... :?

E os pagamentos das prestações feitos através do PPR serão dedutíveis em IRS???

Sei que os limites foram alterados, mas mesmo assim...


Até ver não há nada que diga que não são.


Tenho cá um feeling... o Gasparzinho não dá ponto sem nó... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

por mais_um » 12/11/2012 15:57

J9 Escreveu:Quando a esmola é grande... :?

E os pagamentos das prestações feitos através do PPR serão dedutíveis em IRS???

Sei que os limites foram alterados, mas mesmo assim...


Até ver não há nada que diga que não são.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por marijon2 » 12/11/2012 15:52

paulop2009 Escreveu:
A-330 Escreveu:Visto que não vamos ter reforma , se fosse a vocês, continuava a pagar a casa e deixava o PPR para quando da reforma.

Viver é fácil. Difícil é o fim da vida.

A330


Eu acho que, hoje em dia, manter um PPR só é lucrativo para os meninos mal comportados que pensem "se não está trancado no PPR vou gastar a massa em porcarias".

Os PPR têm gastos elevados e retornos miseráveis (abaixo da média do mercado ou abaixo da inflacção ou até memso negativo!).

Aqui fica uma perspectiva acerca do tema.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=589615


Nem todos os PPRs têm retornos miseráveis :!:

Eu tenho ES PPR e estou satisfeita: desde Janeiro de 2010 rende 21,93% :)

Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por J9 » 12/11/2012 15:34

Quando a esmola é grande... :?

E os pagamentos das prestações feitos através do PPR serão dedutíveis em IRS???

Sei que os limites foram alterados, mas mesmo assim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

por paulop2009 » 12/11/2012 15:29

A-330 Escreveu:Visto que não vamos ter reforma , se fosse a vocês, continuava a pagar a casa e deixava o PPR para quando da reforma.

Viver é fácil. Difícil é o fim da vida.

A330


Eu acho que, hoje em dia, manter um PPR só é lucrativo para os meninos mal comportados que pensem "se não está trancado no PPR vou gastar a massa em porcarias".

Os PPR têm gastos elevados e retornos miseráveis (abaixo da média do mercado ou abaixo da inflacção ou até memso negativo!).

Aqui fica uma perspectiva acerca do tema.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=589615
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por A330-300 » 12/11/2012 1:06

Visto que não vamos ter reforma , se fosse a vocês, continuava a pagar a casa e deixava o PPR para quando da reforma.

Viver é fácil. Difícil é o fim da vida.

A330
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

por rollingsnowball » 11/11/2012 20:21

mais_um Escreveu:
sky_above_you Escreveu:
ok... tens razão... não fui muito feliz no meu comentário mas nunca me passou pela cabeça que um PPR só renda 1% (pensei que seria superior a um depósito a prazo que é onde a maior parte dos portugueses põe os €€...mas sendo assim não percebo é como é que alguém pôs dinheiro num PPR a render a 1% :)) por isso achei que devia fazer essa ressalva.


Eu escolhi PPR/E conservador em termos de perfil de risco, com uma taxa mínima garantida de 2,75%. Acontece que na altura além desta rentabilidade mínima também tinha a rentabilidade das deduções no IRS. De qualquer forma quando fiz os PPR/E ainda não percebia nada de mercados (agora já percebo um niquinho mais :) ).

Hoje consigo melhor rentabilidade e além disso tenho a possibilidade de ter o dinheiro disponível sem estar preso à devolução dos benefícios fiscais.

ok...faz sentido... eu também falo mas a verdade é que o saber que se deve menos melhora a qualidade do sono :)... no meu caso (e da minha namorada) optamos por amortizar o empréstimo que tinhamos mal conseguimos juntar para isso e para uma almofada para as eventualidades... duvido que optasse por deixar o dinheiro num PPR e manter a dívida (também a taxa era fixa a 5.5% -e ainda dizem que as taxas são especiais para estudante! - portanto era difícil arranjar um investimento com o mesmo grau de certeza e rentabilidade superior)
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

por mais_um » 11/11/2012 20:06

sky_above_you Escreveu:
ok... tens razão... não fui muito feliz no meu comentário mas nunca me passou pela cabeça que um PPR só renda 1% (pensei que seria superior a um depósito a prazo que é onde a maior parte dos portugueses põe os €€...mas sendo assim não percebo é como é que alguém pôs dinheiro num PPR a render a 1% :)) por isso achei que devia fazer essa ressalva.


Eu escolhi PPR/E conservador em termos de perfil de risco, com uma taxa mínima garantida de 2,75%. Acontece que na altura além desta rentabilidade mínima também tinha a rentabilidade das deduções no IRS. De qualquer forma quando fiz os PPR/E ainda não percebia nada de mercados (agora já percebo um niquinho mais :) ).

Hoje consigo melhor rentabilidade e além disso tenho a possibilidade de ter o dinheiro disponível sem estar preso à devolução dos benefícios fiscais.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por rollingsnowball » 11/11/2012 19:43

Blue Epsilon Escreveu:OS PPRs têm tido rentabilidades miseráveis em geral.
As comissões anuais também são bastante altas. Enfim, no meu caso estou muito desiludido com o BPI Reforma Acções em que o Bull Market passou ao lado que mal possa livro-me daquilo sem pestanejar.

Não fazia ideia (nunca me passou pela cabeça dar o meu € a um banco para gerir sem saber minimamente onde eles o metem..mais depressa o punha num fundo de investimento que escrevesse pelo menos anualmente por onde tem o dinheiro)...mas obrigado aos 2 pelos esclarecimentos, agora já não tenho desculpa para algum dia ponderar ter um ppr (a menos que façam como nos US e me permitam gerir o meu próprio PPR sem perder as vantagens fiscais inerentes)
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

por Blue Epsilon » 11/11/2012 19:39

OS PPRs têm tido rentabilidades miseráveis em geral.
As comissões anuais também são bastante altas. Enfim, no meu caso estou muito desiludido com o BPI Reforma Acções em que o Bull Market passou ao lado que mal possa livro-me daquilo sem pestanejar.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por rollingsnowball » 11/11/2012 19:34

VirtuaGod Escreveu:
sky_above_you Escreveu:Atenção que se por acaso o dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao juro do empréstimo à habitação (o que é capaz de acontecer para empréstimos pré-crise)é melhor manter o PPR


Estás a falar a sério ou a brincar? Onde disseste "o dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao juro do empréstimo à habitação" não querias antes dizer "no caso do dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao que conseguiram po-lo a render agora??"

Se o PPR tiver a render 1% e eu conseguir pôr o meu $ a render a 5% preferiria usar o $ do PPR para pagar a pretação da casa do que $ que tenho actualmente, como forma de "esvaziar" o PPR que está a render pouco!! Já que a prestação da casa tem de ser paga que paguem com o $ que rende menos...

Mas isso sou eu :roll:

ok... tens razão... não fui muito feliz no meu comentário mas nunca me passou pela cabeça que um PPR só renda 1% (pensei que seria superior a um depósito a prazo que é onde a maior parte dos portugueses põe os €€...mas sendo assim não percebo é como é que alguém pôs dinheiro num PPR a render a 1% :)) por isso achei que devia fazer essa ressalva.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

por mais_um » 11/11/2012 19:20

VirtuaGod Escreveu:
Se o PPR tiver a render 1% e eu conseguir pôr o meu $ a render a 5% preferiria usar o $ do PPR para pagar a pretação da casa do que $ que tenho actualmente, como forma de "esvaziar" o PPR que está a render pouco!! Já que a prestação da casa tem de ser paga que paguem com o $ que rende menos...



Exacto, é esse o meu caso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 11/11/2012 19:16

sky_above_you Escreveu:Atenção que se por acaso o dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao juro do empréstimo à habitação (o que é capaz de acontecer para empréstimos pré-crise)é melhor manter o PPR


Estás a falar a sério ou a brincar? Onde disseste "o dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao juro do empréstimo à habitação" não querias antes dizer "no caso do dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao que conseguiram po-lo a render agora??"

Se o PPR tiver a render 1% e eu conseguir pôr o meu $ a render a 5% preferiria usar o $ do PPR para pagar a pretação da casa do que $ que tenho actualmente, como forma de "esvaziar" o PPR que está a render pouco!! Já que a prestação da casa tem de ser paga que paguem com o $ que rende menos...

Mas isso sou eu :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por rollingsnowball » 11/11/2012 17:50

paulop2009 Escreveu:
HU Escreveu:
fernmato Escreveu:Aqui fica a Lei completa. Afinal não é tão linear quanto assim. Há muitas condições.

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0647306481.pdf


Quanto aos PPR é linear sim. É uma alteração à lei que acrescenta mais uma situação de excepção às já existentes. Não há qualquer hipótese de truque.

:wink:


Pois, também me parece que não há truque!


Portugueses podem usar PPR para pagar crédito da casa
Novembro 09 2012

A nova lei que passa a permitir o resgate antecipado de PPR, sem perda de benefícios fiscais, para pagar prestações do crédito à habitação entra em vigor a 1 de Janeiro.

O projecto foi aprovado em Setembro pela Assembleia da República e mereceu críticas por parte da Associação Portuguesa de Seguradoras (APS), que classificava a norma de "vaga". Isto porque de acordo com a associação, a actual lei não oferece garantias de que os fundos levantados sejam exclusivamente utilizados para esse fim.

Ou seja, caso não exista a necessidade de prova de utilização desse capital para pagar prestações do crédito à habitação, a nova lei pode abrir a porta a uma fuga dos PPR sem perda de benefícios fiscais.

A iniciativa insere-se nas soluções encontradas pelos grupos parlamentares para ajudar as famílias portuguesas a cumprir com as prestações dos seus créditos à habitação. No entanto, a medida não se aplica apenas às famílias em situação económica muito difícil, ou apenas aquelas com prestações em atraso, mas tem carácter global. Ou seja, insere-se no regime geral do crédito à habitação, ficando portanto disponível a qualquer família.

Diogo Teixeira, administrador da Optimize Investment Partners, avançava ao Diário Económico em Setembro que esta é uma medida oportuna no actual contexto, desde que com carácter temporário. E explicava: "Não pode ser uma solução de médio e longo-prazo porque sabemos que as reformas estão longe de estar asseguradas pelo Estado. Por isso, é importante que o Governo não desincentive a poupança de longo-prazo".


http://ocreditohabitacao.blogs.sapo.pt/90748.html

Vou já disparar 2 emails. Um para o banco onde tenho PPR (e com uma performance miserável) e outro para o banco onde tenho crédito habitação!

Já agora confirmem, pois tenho visto informação diferente: Isto entra em vigor a 1/dez ou 1/jan?

Atenção que se por acaso o dinheiro no PPR estiver a render a uma percentagem superior ao juro do empréstimo à habitação (o que é capaz de acontecer para empréstimos pré-crise)é melhor manter o PPR (aliás, não me admirava se o objectivo de não pôr entraves a essa utilização for para que os bancos deixem de ter empréstimos pouco rentáveis ao mesmo tempo que pagam juros elevados)...claro que há sempre o risco de mudar a lei ou de o PPR estar numa seguradora financeiramente fraca...
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

por mais_um » 11/11/2012 17:42

paulop2009 Escreveu:
Esta não percebi... Por que há-de demorar mais de 1 ano?


Por isto:

Utilização para pagamento de prestações de créditoà aquisição de habitação própria e permanente.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por paulop2009 » 11/11/2012 17:39

mais_um Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
Vou já disparar 2 emails. Um para o banco onde tenho PPR (e com uma performance miserável) e outro para o banco onde tenho crédito habitação!


Estou na mesma situação. Vai é demorar mais de um ano a "limpar" os PPR/E! :P



Esta não percebi... Por que há-de demorar mais de 1 ano?

Já agora, por favor publica as respostas dos teus bancos (eu farei o mesmo assim que receber dos meus)
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por mais_um » 11/11/2012 17:28

paulop2009 Escreveu:
Vou já disparar 2 emails. Um para o banco onde tenho PPR (e com uma performance miserável) e outro para o banco onde tenho crédito habitação!


Estou na mesma situação. Vai é demorar mais de um ano a "limpar" os PPR/E! :P

paulop2009 Escreveu:Já agpra confirmem, pois tenho visto informação diferente. Isto entra em vigor a 1/dez ou 1/jan?


1 de Janeiro.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Conservador, JFDIL, Minsk, PAULOJOAO, Tx9262 e 227 visitantes