Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PPR para pagar empréstimo da casa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por pemides2 » 22/8/2018 9:28

Sr_Sniper, já levantaste alguma vez para este efeito? Foi fácil? Tiveste custos?

Obrigado
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por Sr_SNiper » 21/8/2018 19:55

m-m Escreveu:O pagamento da prestação recorrendo ao PPR será sempre solução de último recurso.

Tem de comparar quanto custa pagar com a ajuda do PPR com quanto custaria entrar em incumprimento no CH.

Não percebo isto.
Para mim é e será logo que possível o primeiro recurso. Ganho 20% á cabeça quando faço o PPR e retirar o dinheiro na primeira oportunidade, passado 5 anos para pagar a casa é a min6 primeira prioridade.
Podes explicar a tua ideia ?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por pemides2 » 21/8/2018 18:28

Porque diz isso?

Não estou em risco de incumprimento, apenas pretendo livrar-me de um PPR que sou forçado a ter (por acordo colectivo de trabalho), e que não posso transferir.

Segundo a lei deveria ser uma opção de levantamento perfeitamente natural e sem custos.
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por m-m » 21/8/2018 18:03

O pagamento da prestação recorrendo ao PPR será sempre solução de último recurso.

Tem de comparar quanto custa pagar com a ajuda do PPR com quanto custaria entrar em incumprimento no CH.
 
Mensagens: 125
Registado: 25/2/2008 17:56
Localização: 14

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por pemides2 » 21/8/2018 14:24

Obrigado m-m. Tinha ideia que não só a entidade gestora do PPR não podia cobrar comissões para libertar o dinheiro, como o banco não podia cobrar comissões pelo pagamento ser feito via PPR. Agora também já tinha ouvido falar dessa tal declaração que pode custar uns 30€. Se obrigarem a pagar uma dessas por cada prestação, então não vale a pena. Em princípio vou tentar meter-me nesta aventura em Janeiro, vamos ver se o processo já está mais simplificado.
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por m-m » 21/8/2018 13:53

Em primeiro lugar, convém esclarecer que o PPR pode ser usado naquelas condições que mencionou de idade e valores, mas apenas para pagar prestações do empréstimo para habitação própria e permanente e não para amortizar capital.

Se o PPR está sediado numa instituição diferente da do CH, então é obrigatória a emissão de uma declaração, que consoante o precário do banco pode ou não ter custos.

Quem liberta os recursos do PPR é que não pode cobrar por isso.
 
Mensagens: 125
Registado: 25/2/2008 17:56
Localização: 14

Re: PPR para pagar empréstimo da casa

por pemides2 » 12/8/2018 11:35

Eu sei que este tópico é muito antigo mas... 5 anos depois... alguém conseguiu usar o PPR para pagar a prestação da casa recentemente? Já está mais simples o processo? Tem custos? (eu sei que supostamente a legislação diz que o uso do PPR para este efeito não pode acarretar custos... mas estava a ler nos posts passados que isto implica uma declaração do banco sobre o valor da prestação seguinte, e tenho ideia que este tipo de declarações acarreta custos).

Adicionalmente: o que eu entendo da lei é que posso usar a totalidade do PPR (sem perda de benefícios fiscais) desde que a primeira entrega tenha mais de 5 anos e mais de 35% do valor tenha sido entregue na primeira metade do contrato (i.e., desde que essas condições se cumpram, posso até levantar sem perda de benefício a entrega do mês passado...). Também entendem o mesmo? Tenho lido informação contrária nalguns sites.

P.S.: Quero levantar um PPR de uma entidade gestora não afiliada com nenhum banco, para pagar um crédito no Millennium.

Obrigado pela ajuda,
Pedro
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

por dfviegas » 5/7/2013 15:11

marijon2 Escreveu:
gfrmartins Escreveu:Alguem tem conseguido resgatar o PPR?

Ainda continuo a tentar no BES (desde Fevereiro) cada vez que tento ha uma coisa nova que eles inventam para não o fazerem. São de uma incompetência Atroz.



Tenho resgatado todos os meses sem problema: empréstimo no Santander e PPR no Activobank. No entento necessito todos os meses de entregar no AB7 uma declaração passada pelo outro banco.

Maria João


Eles a mim disseram-me que podia amortizar na totalidade os montantes dos ppr.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por marijon2 » 5/7/2013 14:22

gfrmartins Escreveu:Alguem tem conseguido resgatar o PPR?

Ainda continuo a tentar no BES (desde Fevereiro) cada vez que tento ha uma coisa nova que eles inventam para não o fazerem. São de uma incompetência Atroz.



Tenho resgatado todos os meses sem problema: empréstimo no Santander e PPR no Activobank. No entento necessito todos os meses de entregar no AB7 uma declaração passada pelo outro banco.

Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por dfviegas » 4/7/2013 10:14

Por acaso telefonei hoje para o meu banco - millennium, para saber se podia amortizar o emprestimo disseram que sim.

Finalmente acordei para a vida para uma rendibilidade de 3% em 2 pprs e 2% em outros 2, eles ficaram com 34,54 do meu lucro em comissões de gestão.

Para 2% e 3% devem estar a gozar com a minha cara.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por BYPASS » 4/7/2013 9:53

 
Mensagens: 273
Registado: 6/11/2008 13:21
Localização: 16

por gabrielfrmartins » 28/5/2013 16:07

Alguem tem conseguido resgatar o PPR?

Ainda continuo a tentar no BES (desde Fevereiro) cada vez que tento ha uma coisa nova que eles inventam para não o fazerem. São de uma incompetência Atroz.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 244
Registado: 29/11/2007 3:36
Localização: 16

por Hektor » 7/5/2013 23:47

Tenho utilizado, desde Fevereiro, o PPR do BPI para pagamento e a informação que tenho é que não há penalizações fiscais se PPR tiver mais de 5 anos (para além de ter que ser proporcional à titularidade do emprestimo) - ver por exemplo http://www.oje.pt/noticias/economia/pagar-credito-com-ppr-pode-levar-a-perda-de-beneficios-fiscais
 
Mensagens: 18
Registado: 26/7/2011 12:29
Localização: Sintra, Portugal, UE

por Primvs » 7/5/2013 23:32

Parabolic Escreveu:
Onelife Escreveu:
A-330 Escreveu:Acho que usar o PPR para pagar a casa é adiar um problema.
As reformas não vão acabar , mas cada um de nós vai receber 10 euros no fim da vida.

A330


A questão não é usar o PPR para pagar a casa. É resgatar o PPR sem taxas ou quaisquer tipo de penalizações. E poder aplicar esse valor num activo que seja mais rentável que um PPR (já depois de se ter tido a vantagem do beneficio fiscal).
Levantar o PPR é sempre uma situação de ganho, a não ser que se pense que não existe nenhum activo onde investir que seja mais rentável que o PPR.


Não é necessário devolver o benefício fiscal usufruído? Penso que sim.


Após 5 anos e um dia,não!É o que a nova lei veio indicar...mas ainda hoje falei com um amigo meu...em que a Ocidental tava a por muitos entraves para o resgate!

Anda tudo à rasca!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

por Parabolic » 7/5/2013 12:45

Onelife Escreveu:
A-330 Escreveu:Acho que usar o PPR para pagar a casa é adiar um problema.
As reformas não vão acabar , mas cada um de nós vai receber 10 euros no fim da vida.

A330


A questão não é usar o PPR para pagar a casa. É resgatar o PPR sem taxas ou quaisquer tipo de penalizações. E poder aplicar esse valor num activo que seja mais rentável que um PPR (já depois de se ter tido a vantagem do beneficio fiscal).
Levantar o PPR é sempre uma situação de ganho, a não ser que se pense que não existe nenhum activo onde investir que seja mais rentável que o PPR.


Não é necessário devolver o benefício fiscal usufruído? Penso que sim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 21/3/2009 16:16

por Onelife » 7/5/2013 11:41

A-330 Escreveu:Acho que usar o PPR para pagar a casa é adiar um problema.
As reformas não vão acabar , mas cada um de nós vai receber 10 euros no fim da vida.

A330


A questão não é usar o PPR para pagar a casa. É resgatar o PPR sem taxas ou quaisquer tipo de penalizações. E poder aplicar esse valor num activo que seja mais rentável que um PPR (já depois de se ter tido a vantagem do beneficio fiscal).
Levantar o PPR é sempre uma situação de ganho, a não ser que se pense que não existe nenhum activo onde investir que seja mais rentável que o PPR.
 
Mensagens: 70
Registado: 16/8/2007 14:49
Localização: Lisboa

por A330-300 » 7/5/2013 10:35

Acho que usar o PPR para pagar a casa é adiar um problema.
As reformas não vão acabar , mas cada um de nós vai receber 10 euros no fim da vida.

A330
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

por BYPASS » 7/5/2013 0:15

<embed height="428" width="570" flashvars="file=http://rd3.videos.sapo.pt/3jbDOrHAJs0wkL1HrAfe/mov/1&type=video&image=http://sicnoticias.sapo.pt/incoming/2013/05/06/h264_thumb2_sec_72.png1/ALTERNATES/w570/h264_thumb2_sec_72.png&skin=http://sicnoticias.sapo.pt/skins/sicnot/gfx/jwplayer/sic_noticias.xml&autostart=false&repeat=list&bufferlength=3&controlbar=over&plugins=ova&config=http%3A%2F%2Fsicnoticias.sapo.pt%2Ftemplate%2Fframework%2Fvideo%2Fovaconfig.jsp%3Fserver%3Dsapo%26zoneid%3D1137%26msg%3Ddisabled%26clickSign%3Dtrue%26random%3D260499905%26cpid%3Dsicnot" wmode="transparent" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" quality="high" name="player" id="player" style="" src="http://sicnoticias.sapo.pt/skins/sicnot/gfx/jwplayer/player.swf" type="application/x-shockwave-flash" />
 
Mensagens: 273
Registado: 6/11/2008 13:21
Localização: 16

por Primvs » 19/4/2013 10:27

marijon2 Escreveu:Bom dia

Eu tenho conseguido resgatar o montante do PPR equivalente à prestação, mas mensalmente tenho que pedir uma declaração ao Banco onde tenho o empréstimo e depois entregá-la no Banco onde está o PPR.

Inicialmente pensei em não resgatar o PPR para pagar o crédito à habitação, mas é uma forma de libertar capital e investir em activos que são movimentáveis antes da reforma.

Maria João


É nesse sentido que muita gente o vai fazer...eu inclusivé...e muita gente vai faze-lo para pagar as prestações em atraso e as que agora nao consegue pagar.

É uma boa lei!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

por marijon2 » 19/4/2013 9:36

Bom dia

Eu tenho conseguido resgatar o montante do PPR equivalente à prestação, mas mensalmente tenho que pedir uma declaração ao Banco onde tenho o empréstimo e depois entregá-la no Banco onde está o PPR.

Inicialmente pensei em não resgatar o PPR para pagar o crédito à habitação, mas é uma forma de libertar capital e investir em activos que são movimentáveis antes da reforma.

Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

por mais_um » 18/4/2013 23:16

Parece que vão acabar as desculpas...

Projeto de Lei n.º 398/XII
3.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de Julho, permitindo o reembolso do valor de planos poupança para pagamento de contratos de crédito à habitação

Exposição de Motivos
A Assembleia da República aprovou a Lei n.º 57/2012, de 9 de Novembro, com o objetivo de permitir que os mutuários com contratos de crédito à habitação possam utilizar montantes que detenham subscritos em planos de poupança com o objetivo de pagar prestações do seu crédito à habitação.
O objectivo central desta legislação foi, portanto, o de permitir às famílias portuguesas a salvaguarda da sua habitação própria e permanente.
Contudo, após a entrada em vigor da lei foram reportadas algumas dúvidas na aplicação da mesma, comprometendo a sua eficácia.
A Assembleia da República realizou então um conjunto de audições a entidades do sector para identificar quais as dúvidas existentes e para recolher contributos para a melhoria da eficácia da mesma lei.
No que respeita ao regime fiscal aplicado aos reembolsos de planos poupança os Deputados obtiveram ainda a confirmação do entendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira no sentido de que indiferenciadamente para todas as modalidades de reembolso previstas no número 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de Julho, se não tiverem decorrido pelo menos cinco anos a contar das respetivas entregas há lugar à penalização em sede de beneficio fiscal de IRS. As diferenças que existem entre as várias modalidades de reembolso resultam da alteração ao artigo 21.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais pela Lei nº 60-A/2005, de 30 de Dezembro, implicando a mesma que as aplicações efetuadas a partir de 1 de Janeiro de 2006 em PPR/E, se forem objeto de reembolso ou obtenção de qualquer rendimento para suportar despesas inerentes à frequência ou ingresso do participante ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar em curso do ensino profissional ou ensino superior, ficarão em situação de incumprimento, independentemente de terem passado os cinco anos.
Nesse sentido, Deputados dos Grupos Parlamentares do PSD, PS, CDS-PP, PCP e BE acordaram na apresentação de um projeto de lei conjunto que estabelece soluções legislativas que no entendimento de todos esses Deputados permitem resolver dúvidas e ultrapassar as dificuldades na aplicação da lei, no sentido da proteção da habitação de mutuários com planos poupança.
Assim, ao abrigo do artigo 167º número 1 da Constituição da República Portuguesa os Deputados abaixo-assinados apresentam o seguinte projeto de lei:

Artigo 1º
Alteração ao Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho
São alterados os artigos 4º e 5º do Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 125/2009, de 22 de maio, e pela Lei nº 57/2012, de 9 de novembro, que passam a ter a seguinte redação:

«Artigo 4.º
[...]

1 – […]:
a) […].
b) […].
c) […].
d) […].
e) […].
f) […].
g) Utilização para pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante..
2 – O reembolso efetuado ao abrigo das alíneas a), e), f) e g) do número anterior só se pode verificar quanto a entregas relativamente às quais já tenham decorrido pelo menos cinco anos após as respetivas datas de aplicação pelo participante.
3 – Porém, decorrido que seja o prazo de cinco anos após a data da primeira entrega, o participante pode exigir o reembolso da totalidade do valor do PPR/E, ao abrigo das alíneas a), e), f) e g) do n.º 1, se o montante das entregas efetuadas na primeira metade da vigência do contrato representar, pelo menos, 35% da totalidade das entregas.
4 – […].
5 – […].
6 – […].
7 – […].
8 – […].
9 – […].
10 – […].
11 – Para efeitos da alínea g) do n.º 1 são considerados:
a) Os contratos de crédito à aquisição, construção e realização de obras de conservação ordinária, extraordinária e de beneficiação de habitação própria e permanente;
b) Os contratos de crédito à aquisição de terreno para construção de habitação própria e permanente;
c) Os demais contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante.

Artigo 5º
[...]
1 – […].
2 – […].
3 – O reembolso ao abrigo da alínea g) do n.º 1 do artigo 4.º destina-se ao pagamento de prestações vencidas, incluindo capital, juros remuneratórios e moratórios, comissões e outras despesas conexas com o crédito habitação, bem como ao pagamento de cada prestação vincenda à medida e na data em que esta se venha a vencer.»

Artigo 2º
Proibição de alteração das condições do contrato de crédito à habitação
O pedido e a execução de reembolso de valor de planos de poupança ao abrigo da alínea g) do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho, alterado pela presente lei, não pode ser causa para o banco mutuante alterar unilateralmente as condições do contrato de crédito, designadamente por aumento do spread.

Artigo 3º
Proibição de cobrança de comissões pelo reembolso
O banco mutuante e a entidade seguradora não podem cobrar comissões e despesas ao mutuário pelo processamento e concretização do reembolso de valores de planos de poupança ao abrigo da alínea g) do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho, alterado pela presente lei.

Artigo 4.º
Entrada em vigor
A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Os Deputados
António Leitão Amaro (PSD)
Carlos Santos Silva (PSD)
Duarte Cordeiro (PS)
Pedro Delgado Alves (PS)
Cecília Meireles (CDS-PP)
João Almeida (CDS-PP)
Paulo Sá (PCP)
Honório Novo (PCP)
Pedro Filipe Soares (BE)
Duarte Pacheco (PSD)
Cristóvão Crespo (PSD)

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/ ... nline=true

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8122
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por vithenri » 17/4/2013 17:37

Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:
Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:Boa Tarde,

Estamos já em Abril, e sobre este tema a assembleia da republica ficou de fazer uma nova portaria para esclarecer o que ficou em duvida no ultimo decreto lei.

Já há alguma novidade??


Que eu saiba não...

Mas a dúvida é somente se se tem de devolver o benefício fiscal se o PPR for resgatado antes dos 5 anos...se o seu PPR tem mais de 5 anos e tiver Credito para habitação propria permanente...nao ha problema


Boas,

Pois é, mas em Janeiro os nossos deputados queriam clarificar a lei e que a clarificação seria feito num mês.
os nossos deputados no seu melhor :evil:


O único esclarecimento tem apenas a ver com a devolução do benefício fiscal antes dos 5 anos...de resto está tudo esclarecido...são apenas entraves não legais que os Bancos e Seguradoras meteram, mas o processo está bem explicado


Boas,

Pois é mas até a data nada :roll:
Abraço
Henri
 
Mensagens: 172
Registado: 19/5/2006 14:10
Localização: Massamá

por Primvs » 17/4/2013 9:44

vitorhenriques Escreveu:
Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:Boa Tarde,

Estamos já em Abril, e sobre este tema a assembleia da republica ficou de fazer uma nova portaria para esclarecer o que ficou em duvida no ultimo decreto lei.

Já há alguma novidade??


Que eu saiba não...

Mas a dúvida é somente se se tem de devolver o benefício fiscal se o PPR for resgatado antes dos 5 anos...se o seu PPR tem mais de 5 anos e tiver Credito para habitação propria permanente...nao ha problema


Boas,

Pois é, mas em Janeiro os nossos deputados queriam clarificar a lei e que a clarificação seria feito num mês.
os nossos deputados no seu melhor :evil:


O único esclarecimento tem apenas a ver com a devolução do benefício fiscal antes dos 5 anos...de resto está tudo esclarecido...são apenas entraves não legais que os Bancos e Seguradoras meteram, mas o processo está bem explicado
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

por vithenri » 12/4/2013 17:00

Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:Boa Tarde,

Estamos já em Abril, e sobre este tema a assembleia da republica ficou de fazer uma nova portaria para esclarecer o que ficou em duvida no ultimo decreto lei.

Já há alguma novidade??


Que eu saiba não...

Mas a dúvida é somente se se tem de devolver o benefício fiscal se o PPR for resgatado antes dos 5 anos...se o seu PPR tem mais de 5 anos e tiver Credito para habitação propria permanente...nao ha problema


Boas,

Pois é, mas em Janeiro os nossos deputados queriam clarificar a lei e que a clarificação seria feito num mês.
os nossos deputados no seu melhor :evil:
Abraço
Henri
 
Mensagens: 172
Registado: 19/5/2006 14:10
Localização: Massamá

por Primvs » 12/4/2013 13:36

vitorhenriques Escreveu:Boa Tarde,

Estamos já em Abril, e sobre este tema a assembleia da republica ficou de fazer uma nova portaria para esclarecer o que ficou em duvida no ultimo decreto lei.

Já há alguma novidade??


Que eu saiba não...

Mas a dúvida é somente se se tem de devolver o benefício fiscal se o PPR for resgatado antes dos 5 anos...se o seu PPR tem mais de 5 anos e tiver Credito para habitação propria permanente...nao ha problema
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Bing [Bot], farami, Google Adsense [Bot], Goya777, J.f.vieira, jlmt, Jonas74, jprgodinho, Minsk, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014 e 188 visitantes