Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reduzindo o défice da balança comercial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Reduzindo o défice da balança comercial

por artista1939 » 29/9/2012 15:19

Mercado do azeite português será auto-suficiente pela primeira vez em 40 anos

A Herdade Maria da Guarda, em Serpa, concluiu um investimento de 14 milhões de euros, o maior de sempre no sector agrícola português. João Cortez de Lobão estima que a produção total este ano seja de 70 mil toneladas, o que será suficiente para responder ao consumo no País.
O mercado do azeite em Portugal será auto-suficiente em 2012, pela primeira vez em 40 anos, segundo o administrador da Herdade Maria da Guarda, João Cortez de Lobão.

A média do consumo de azeite, per capita, é de 7 kg por ano, produzem-se no país 70 mil toneladas e a população total ronda os 10 milhões de habitantes. O azeite importado é azeite embalado, mas também se exporta azeite, disseo João Cortez de Lobão ao Negócios.

Com uma aposta no mercado azeite, iniciada em 2006 com uma plantação de 100 mil oliveiras, a Herdade Maria da Guarda conta actualmente com 1,1 milhões de árvores, numa área de 575 hectares. João Cortez de Lobão, responsável pelo projecto, explicou ao Negócios que todos os anos têm sido plantadas mais árvores, duas vezes ao ano, na Primavera e Outono.

O azeite foi escolhido em detrimento de outros produtos agrícolas como o vinho, por exemplo, por ser “muito fácil de negociar” disse o administrador da herdade. “É uma ‘commodity’ internacional que se compra e vende a pronto [pagamento]”.

Em 2012 deverão ser colhidas na herdade, que emprega apenas trabalhadores da região, 3,2 mil toneladas de azeitona o que permitirá uma produção de 600 toneladas de azeite. Em dois anos este número deverá ser de 2 mil toneladas, 2,5 vezes mais do que o actual. Um reforço que é possível após um investimento de 14 milhões de euros, que a companhia diz ser o maior de sempre na agricultura portuguesa, sendo que 3,5 milhões foram aplicados num novo lagar.

No ano passado as exportações representaram 75% do total das vendas da companhia, devendo em 2012 situar-se entre os 80% os 90%. A maior quantidade exportada é azeite a granel. O azeite embalado, que não é ainda parte significativa das exportações da companhia, é comercializada para o Brasil, EUA e China, sendo o primeiro o mais relevante.

Itália é o maior exportador de azeite embalado, sendo o principal comprador de azeite a granel. Portugal está também a beneficiar da quebra da produção de azeite em Espanha.

Embora venda azeite a granel para oito dos maiores compradores do mundo, a Herdade Maria da Guarda não quer ser a maior, "queremos ser os mais eficientes”, afirmou Cortez de Lobão.

A Herdade Maria da Guarda prevê um aumento da procura de azeite, que tem vindo a subir de preço. No mercado internacional, principalmente nos países nórdicos, o azeite é cada vez mais uma escolha na alimentação diária.

Apesar do esforço de investimento, em termos operacionais os resultados da herdade são positivos.


Li hoje esta noticia e fiquei esperançoso. Mostra que ainda há em Portugal pessoas que melhorando as suas vidas conseguem contribuir para o bem comum.

É com mais vitórias como esta que venceremos a guerra do défice e da pobreza.

Na minha opinião e numa óptica de aumento da independência face ao exterior, o sector onde deveríamos, com urgência, ser auto suficientes seria o sector cerealífero.

Quais são as vossas opiniões relativamente aos sectores que deveriam ser estimulados por forma a que a produção nacional conseguisse satisfazer a procura nacional? Como o conseguir?
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 375 visitantes