Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sabedoria da Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Alladin Broker » 1/10/2012 20:14

Na Bolsa, quando todos querem muito uma coisa, todo o universo conspira para que não aconteça!!


Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 130
Registado: 15/6/2010 20:09
Localização: Leiria

por Alladin Broker » 1/10/2012 20:11

Na Bolsa, quando se quer muito uma coisa, todo o universo conspira para que não aconteça!! ;) :)


Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 130
Registado: 15/6/2010 20:09
Localização: Leiria

Re: Sabedoria

por VirtuaGod » 1/10/2012 19:06

LTCM Escreveu:Teórico? O VN negociou durante décadas, o tipo testava tudo e mais alguma, decerto não deixou de fora a probabilidade de falir usando as estratégias dele com uma simples simulação de Monte Carlo. Estoirou em 1997 e em 2007 e tenho a certeza que não foi por falta de simulações.


Não deixas de ter razão. Não é teórico, é trader que vai à falência de 10 em 10 anos quando há um crash. Ironicamente provavelmente também teria ido à falência em 1987 se negociasse na altura.


LTCM Escreveu:Está mais do que provado que nunca deixou de funcionar, mas para o caso não interessa nada.


Não sei com certeza tanto como tu sobre o assunto, parece-me apenas mais um caso de "the market can remain irrational longer than you can remain solvent". Mas pretendo ler o "When Genius Failed". Se entretanto quiseres recomendar algo para que eu possa compreender a tua posição estou mais que disponivel para recomendações de papers/PDFs etc...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Joao-D » 1/10/2012 18:08

Perguntas sobre bolsa (Piadas sobre bolsa...)
(Acho que também se pode enquadrar no tema do tópico, é preciso alguma sabedoria para perceber as piadas).

1. Um Bull é um enganado pela respectiva mulher?

2. Um reteste é um teste de um trader gago?

3. Quanto custa um warrant? É muito caro?

4. O Fernando Braga de Matos é administrador da edp?

5. Tenho os gráficos estragados. As mm estão sempre a mexer-se! Que fazer?

6. Telefonaram-me da corretora a dizer que me fecharam as posições todas. A quem devo reclamar?

7. Até que idade se podem fazer contratos mini?

8. Que tipo de argumentos devo utilizar, quando a minha mulher ouvir a frase "Querida, encolhi as poupanças"!!???

9. É permitida a permuta de acções da edp pela conta de electricidade?

10. Um streamer é uma raça de cães de água, não é?

11. Peguei em euros, abri uma conta para FOREX, comprei dólares contra o euro, depois fechei a posição, voltei a ver o saldo e já não tinha nem dólares nem euros. Alguém sabe o telefone da DECO?

12. Comprei o livro "Ganhar em Bolsa". Li tudo e fiz-me ao mercado. Sabe quando escrevem o livro "Como recuperar de uma fase menos boa"?

Autor: Bushmills
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Joao-D » 1/10/2012 17:29

Rural1 Escreveu:Caro Virtua God:

Só quis chamar a atenção para o facto poder haver alguns participantes no forum que sabem pouco de Inglês e, portanto, para esses (nos quais me incluo) ser benéfico traduzirem as frases que apresentam.

Claro que compreendo a tua posição e até penso que quem domina parcialmente a língua, tendo tempo e pachorra para ir ver o significado das palavras, aprenda ou recorde o inglês já esquecido.

Um abraço


Percebo isso, mas quando as citações estão em inglês, traduzir é um pouco trabalhoso. Esta ferramenta do google é simples de usar http://translate.google.pt/
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Joao-D » 1/10/2012 17:25

VirtuaGod Escreveu:
Joao-D Escreveu:mas será que eles ganham mesmo dinheiro com isto?...


Pois ganham, entre livros, palestras e afins ganham um salário jeitoso. O Covell é um excelente caso desses.



Pois... era mesmo a isso que queria chegar.
Isto também acontece com alguns cursos de bolsa, lendo alguns livros aprendia-se o mesmo ou se calhar até mais.
Editado pela última vez por Joao-D em 1/10/2012 17:38, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Rural1 » 1/10/2012 16:58

Caro Virtua God:

Só quis chamar a atenção para o facto poder haver alguns participantes no forum que sabem pouco de Inglês e, portanto, para esses (nos quais me incluo) ser benéfico traduzirem as frases que apresentam.

Claro que compreendo a tua posição e até penso que quem domina parcialmente a língua, tendo tempo e pachorra para ir ver o significado das palavras, aprenda ou recorde o inglês já esquecido.

Um abraço
 
Mensagens: 50
Registado: 16/11/2009 1:46
Localização: 14

Re: Sabedoria

por LTCM » 1/10/2012 14:30

VirtuaGod Escreveu: Deixei de ler aqui " He then suffered one of several blowups in his career when his fund crashed to zero while on the wrong side of a couple of bets during the Asian currency crisis in 1997 (most notably, he was short S&P puts when the market crashed that year)." (obviamente não deixei de ler, é só uma expressão, digamos que perdeu imensa credibilidade a partir daí)

O mundo está cheio de teóricos... Com idas a falência tb consigo, o complicado é não falir. Não deve ter testado a probabilidade de falir usando as estratégias dele com uma simples simulação de monte-carlo. E 1997 nem foi 1987 nem pouco mais ou menos.


Teórico? O VN negociou durante décadas, o tipo testava tudo e mais alguma, decerto não deixou de fora a probabilidade de falir usando as estratégias dele com uma simples simulação de Monte Carlo. Estoirou em 1997 e em 2007 e tenho a certeza que não foi por falta de simulações.

VirtuaGod Escreveu:É mais ou menos tipo o LTCM, funcionou espetacularmente até deixar de funcionar!


Está mais do que provado que nunca deixou de funcionar, mas para o caso não interessa nada.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

http://translate.google.pt/

por L.S.S » 1/10/2012 13:48

Rural1 Escreveu:Caro Clínico e outros participantes:

Agora escrevem em Inglês, não se dando ao trabalho de traduzir .
Todavia, como há ainda muita gente que não domina essa língua,seria dasejável que se dessem ao trabalho de escreverem em português.

Cumprimentos


Ilustre Rural1,

quando tiveres alguma dificuldade, tenta ver aqui...

Espero que ajude!
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por VirtuaGod » 1/10/2012 13:40

Rural1 Escreveu:Caro Clínico e outros participantes:

Agora escrevem em Inglês, não se dando ao trabalho de traduzir .
Todavia, como há ainda muita gente que não domina essa língua,seria dasejável que se dessem ao trabalho de escreverem em português.

Cumprimentos


Escrevo em português mas nunca traduzo notícias/citações em inglês. Não vou andar a traduzir citações e copy/past de notícias internacionais senão nem conseguia fazer um post. Compreendo a tua frustação, só espero que compreendas a minha posição tb. :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Rural1 » 1/10/2012 13:31

Caro Clínico e outros participantes:

Agora escrevem em Inglês, não se dando ao trabalho de traduzir .
Todavia, como há ainda muita gente que não domina essa língua,seria dasejável que se dessem ao trabalho de escreverem em português.

Cumprimentos
 
Mensagens: 50
Registado: 16/11/2009 1:46
Localização: 14

por VirtuaGod » 1/10/2012 11:22

Joao-D Escreveu:mas será que eles ganham mesmo dinheiro com isto?...


Pois ganham, entre livros, palestras e afins ganham um salário jeitoso. O Covell é um excelente caso desses.

A descrição de acontecimentos negativos não é uma coisa má se conseguirmos aprender algo com os erros dos outros.


Já li muita coisa e não há nada que supere chegares tu às conclusões que tens de chegar. Acredita, não é ler estes livrinhos que lá vamos, o mesmo acontece com o poker por exemplo, e quem escreve os livros são todos jogadores profissionais. Ler e compreender são duas coisas diferentes, e (eu pelo menos) só compreendo quando sou eu a chegar às conclusões. Depois muitas vezes até digo "ah era aquilo que o tipo se referia".

Por cada frase famosa deve haver milhares de pessoas que ganham $ com ela e outros que ganham $ fazendo exactamente o oposto. Uma famosissima frase é a do "trade is your friend" posso-te dizer que deve haver imensa gente a fazer $ a fazer o oposto em situações chave (eu já fui um deles e planeio voltar a ser à séria quando tiver $). Aliás acredito que vou ficar rico exactamente a fazer um trade counter-trend.

Em vez de máximas olha para os grandes traders e investidores e analisa o que eles fazem, e imita, tão simples quanto isso!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Joao-D » 1/10/2012 11:13

VirtuaGod Escreveu:Bem, mas as coisas não melhoram muito, "In my talks, I always discuss the “blizzard system” based on data of what the stock market does depending on how many inches of snow have fallen in Central Park that day".

Parece-me mais um caso de "torture the data until it confesses". :mrgreen:



VirtuaGod, mas ao menos ele ainda investiu. Há muitos escritores de livros que pouco investiram. Não quer dizer que não sejam bons escritores, tal como um bom treinador de futebol não tem que jogar bem futebol, mas já li livros de bolsa e pensei, que se fizesse isto perderia dinheiro ou então para quê esta teoria toda que não serve para investir na pratica? mas será que eles ganham mesmo dinheiro com isto?...

A descrição de acontecimentos negativos não é uma coisa má se conseguirmos aprender algo com os erros dos outros.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Tridion » 1/10/2012 11:10

Gosto desta:

"Wide diversification is only required when investors do not understand what they are doing" - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por VirtuaGod » 1/10/2012 11:03

Bem, mas as coisas não melhoram muito, "In my talks, I always discuss the “blizzard system” based on data of what the stock market does depending on how many inches of snow have fallen in Central Park that day".

Parece-me mais um caso de "torture the data until it confesses". :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Sabedoria

por VirtuaGod » 1/10/2012 10:55

LTCM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Clinico Escreveu: - Bad days in the market precede rallies more often than declines.
Nada que agente não tenha reparado...


Se assim fosse era estudar estatística e matemática. Uns pozinhos de econometria e ficar rico :wink:


Que é que pensas que fazia (faz) o Victor Niederhoffer? :mrgreen:


Deixei de ler aqui " He then suffered one of several blowups in his career when his fund crashed to zero while on the wrong side of a couple of bets during the Asian currency crisis in 1997 (most notably, he was short S&P puts when the market crashed that year)." (obviamente não deixei de ler, é só uma expressão, digamos que perdeu imensa credibilidade a partir daí)

O mundo está cheio de teóricos... Com idas a falência tb consigo, o complicado é não falir. Não deve ter testado a probabilidade de falir usando as estratégias dele com uma simples simulação de monte-carlo. E 1997 nem foi 1987 nem pouco mais ou menos.

É mais ou menos tipo o LTCM, funcionou espetacularmente até deixar de funcionar!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Joao-D » 30/9/2012 23:29

"Observation, experience, memory and mathematics - these are what the successful trader must depend on. He must not only observe accurately but remember at all times what he has observed. He cannot bet on the unreasonable or on the unexpected, however strong his personal convictions may be about man's unreasonableness or however certain he may feel that the unexpected happens very frequently. He must bet always on probabilities - that is, try to anticipate them. Years of practice at the game, of constant study, of always remembering, enable the trader to act on the instant when the unexpected happens as well as when the expected comes to pass.

http://www.jesse-livermore.com/training ... rader.html
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Sabedoria

por Clinico » 30/9/2012 23:16

Bem visto LTCM e artigo interessante...
Test, Test, Test...

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Sabedoria

por LTCM » 30/9/2012 22:44

VirtuaGod Escreveu:
Clinico Escreveu: - Bad days in the market precede rallies more often than declines.
Nada que agente não tenha reparado...


Se assim fosse era estudar estatística e matemática. Uns pozinhos de econometria e ficar rico :wink:


Que é que pensas que fazia (faz) o Victor Niederhoffer? :mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Sabedoria

por Clinico » 30/9/2012 22:22

Está bem, João-D, o que diz está certo, mas nada tem a ver com as quedas bruscas ou subidas bruscas durante o dia de negociação, sobretudo se forem contra a tendencia do dia.

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Joao-D » 30/9/2012 22:17

Se tiver haver com uma subida de um dia, por exemplo, não compro ações que abrem com um grande gap up.

Mas na parte da queda, há muitas ações que abrem queda e continuam a descer, não vender implica ter uma grande perda nessas situações.

Muitas citações não devem ser levadas à letra, e como diz numa citação que deixei na página anterior, existem muitos livros que servem mais para os autores ganharem dinheiro do que para o publico ganhar dinheiro depois de os ler. No entanto, gosto de citações e gosto de livros de bolsa, já li dezenas...
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Sabedoria

por Clinico » 30/9/2012 21:33

Tem piada porque eu interpretei a frase "never buy a stock just after a significant rise or sell after a significant drop" de uma forma aguda e não arrastada.

Isto é, a frase para mim não diz respeito a um trend mas a uma subida brusca ou queda brusca no meio do dia.

A tendencia é quando cai abruptamente pensarmos que algo se passou e toca a vender antes que caia mais!Ou então disparam os stops todos!! A recoperação vem logo minutos depois.

Ou ao contrário, vamos comprar após subida aguda porque isto vai até ao céu e não quero perder a subida!

Vi isto acontecer ás quintas feiras antes de relatórios de emprego com mercados a descer: os números foram bons, o mercado sobe repentinamente e depois até ao fim do dia volta á tendencia inicial de queda e quem comprou na subida...lixou-se!

Penso que é este o significado da frase e não tem nada a ver com o não acompanhar um trend.

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Joao-D » 30/9/2012 20:50

VirtuaGod Escreveu:
Joao-D Escreveu:Prefiro uma mais simples " Continua a seguir a tendência até deixar de haver tendência. " - Inventei agora.


Faz-me lembrar "The trend is your friend, until the end, when it bends!"


e é provável que existam muitas mais citações similares. :)
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por VirtuaGod » 30/9/2012 20:20

Joao-D Escreveu:Prefiro uma mais simples " Continua a seguir a tendência até deixar de haver tendência. " - Inventei agora.


Faz-me lembrar "The trend is your friend, until the end, when it bends!"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Joao-D » 30/9/2012 20:12

- Never buy a stock just after a significant rise or sell after a significant drop

Esta frase também... muitas vezes os investidores não compram em bull market porque acham que já subiu muito mas os mercados continuam a subir e o oposto também acontece, muitas vezes os investidores estão a perder e não vendem porque acham que já desceu muito e vai recuperar, mas o mercado não recupera e continua a cair.

Prefiro uma mais simples " Continua a seguir a tendência até deixar de haver tendência. " - Inventei agora.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], joao garcao, Shimazaki_2 e 374 visitantes