Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Xadrez e gestão de carteira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off Topic - Xadrez e gestão de carteira

por Ulisses Pereira » 16/3/2014 12:25

LTCM, esse gestor fui eu,e foi um período em que outras carteiras sob minha gestão tiveram uma grande desvalorização. Um péssimo resultado e que prova que um bom analista nem sempre é um bom trader. Ao longo dos 10 anos de Caldeirão nunca falei quando as coisas correram bem nem quando correram mal. Sei separar as coisas entre analista e trader. Mas não tenho problemas em reconhecer que fiz a gestão de algumas carteiras em que as coisas correram muito mal, como essa.

O problema em discutir estas questões na praça pública é que eu não posso revelar nada porque a gestão de carteiras está sob sigilo profissional e eu tenho, por lei, que o respeitar. Por isso, vou bloquear este tópico (não apagá-lo) porque o debate que se vai gerar em torno dele (como é que a carteira perdeu tanto dinheiro, se fiz algo de ilegal e essas coisas todas que aparecem nestas discussão) não pode ser sequer comentado por mim. E não sirvo para saco de batatas onde se pode dizer tudo e eu nada. Além disso, em situações semelhantes com outras corretoras portuguesas, bloqueámos o tópico pois é o género de discussão que pode comprometer legalmente quem comenta e também o fórum (que tem responsabilidades sobre tudo o que aqui é dito e por vezes somos tão rigorosos em algumas coisas).

Portanto, para que não haja dúvidas, esse gestor fui eu, quanto a pormenores não os posso revelar aqui naturalmente. Se quiseres algum esclarecimento sobre a moderação podes enviar MP ou mail.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re:

por LTCM » 16/3/2014 11:02

LTCM Escreveu:
AikyFriu Escreveu: Eu não pretendo nada. Apenas estou a tentar encontrar uma explicação para uma situação que me parece inexplicável: um gestor de carteira profissional (e muito conceituado) ter perdas de 90% da carteira em 3 anos. Isto dá cerca de -50% anual. E estamos a falar em 2 anos em que o S&P subiu consistentemente!


Tens toda a razão, por incrível que pareça, só agora percebi que não pretendes mesmo nada.


Afinal sempre querias algo.

Imagem

Podias ter era a gentileza de, com um conjunto bastante de evidências - o gráfico é muito pouco, identificar o gestor para que outros incautos não percam, também eles, 90% do capital. É para isso que servem os foruns. Partilha.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 17/8/2012 14:38

AikyFriu Escreveu: Eu não pretendo nada. Apenas estou a tentar encontrar uma explicação para uma situação que me parece inexplicável: um gestor de carteira profissional (e muito conceituado) ter perdas de 90% da carteira em 3 anos. Isto dá cerca de -50% anual. E estamos a falar em 2 anos em que o S&P subiu consistentemente!


Tens toda a razão, por incrível que pareça, só agora percebi que não pretendes mesmo nada.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por AikyFriu » 17/8/2012 14:26

LTCM Escreveu:
AikyFriu Escreveu:
Elias Escreveu:AikyFriu,

A comparação que fazes deixa de lado um pormenor: é que o jogador de xadrez ganhava em caso de empate (isto é, se tido ficasse a zero, ele ganhava o jantar), mas neste caso das carteiras o empate não dá qualquer ganho, pelo contrário ainda pode é dar perdas em comissões.


Estou a falar de um gestor de carteiras profissional, que gere carteiras que não são dele. Esse não paga nada e nunca perde.
Imagina que tem o cliente A e B.
Na carteira do cliente A perde 30%, na do cliente B ganha 20%. O gestor recebe uma percentagem dos lucros de B, mas não tem qualquer perda com o cliente A.


O que pretendes é isto:


Eu não pretendo nada. Apenas estou a tentar encontrar uma explicação para uma situação que me parece inexplicável: um gestor de carteira profissional (e muito conceituado) ter perdas de 90% da carteira em 3 anos. Isto dá cerca de -50% anual. E estamos a falar em 2 anos em que o S&P subiu consistentemente!
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 437
Registado: 23/2/2008 20:24
Localização: Algures entre o aqui e o acolá

por Elias » 17/8/2012 14:08

AikyFriu Escreveu:
Elias Escreveu:AikyFriu,

A comparação que fazes deixa de lado um pormenor: é que o jogador de xadrez ganhava em caso de empate (isto é, se tido ficasse a zero, ele ganhava o jantar), mas neste caso das carteiras o empate não dá qualquer ganho, pelo contrário ainda pode é dar perdas em comissões.


Estou a falar de um gestor de carteiras profissional, que gere carteiras que não são dele. Esse não paga nada e nunca perde.
Imagina que tem o cliente A e B.
Na carteira do cliente A perde 30%, na do cliente B ganha 20%. O gestor recebe uma percentagem dos lucros de B, mas não tem qualquer perda com o cliente A.


Achas que é possivel com uma "gestão normal" um gestor profissional apresentar os resultados do gráfico?


Tens razão, estava a ver mal a análise.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por LTCM » 17/8/2012 13:51

O que pretendes é isto:
Editado pela última vez por LTCM em 17/8/2012 14:39, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por AikyFriu » 17/8/2012 13:48

Elias Escreveu:AikyFriu,

A comparação que fazes deixa de lado um pormenor: é que o jogador de xadrez ganhava em caso de empate (isto é, se tido ficasse a zero, ele ganhava o jantar), mas neste caso das carteiras o empate não dá qualquer ganho, pelo contrário ainda pode é dar perdas em comissões.


Estou a falar de um gestor de carteiras profissional, que gere carteiras que não são dele. Esse não paga nada e nunca perde.
Imagina que tem o cliente A e B.
Na carteira do cliente A perde 30%, na do cliente B ganha 20%. O gestor recebe uma percentagem dos lucros de B, mas não tem qualquer perda com o cliente A.


Achas que é possivel com uma "gestão normal" um gestor profissional apresentar os resultados do gráfico?
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 437
Registado: 23/2/2008 20:24
Localização: Algures entre o aqui e o acolá

por Elias » 17/8/2012 13:43

AikyFriu,

A comparação que fazes deixa de lado um pormenor: é que o jogador de xadrez ganhava em caso de empate (isto é, se tido ficasse a zero, ele ganhava o jantar), mas neste caso das carteiras o empate não dá qualquer ganho, pelo contrário ainda pode é dar perdas em comissões.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Off Topic - Xadrez e gestão de carteira

por AikyFriu » 17/8/2012 13:38

Um amigo contou-me uma história de um fraco jogador de xadrez (chamemos-lhe To) que desafiou 2 bons jogadores (A e B) e apostou com ele que não ia perder. Se tivesse 2 derrotas ou um empate e uma derrota pagaria um jantar, caso contrário ganharia um jantar.
Depois da aposta feita passou-se aos jogos que já tinham iniciado. O resultado final foi dois empates.
Perante a admiração do meu amigo o To explicou como fez: num dos jogos jogou com as brancas no outro jogou com as pretas. No segundo tabuleiro repetia as jogadas que o adversáro do 1º fazia. Deste modo na verdade estavam os dois adversários a jogar um contra o outro. Como têm niveis semelhantes o resultado acabou num empate.


Quando ele me contou esta história fiquei a matutar se, um gestou de carteiras poderia fazer uma coisa parecida: ter duas carteiras e numa apostar na evolução mais provavel das acções e na outra apostar no contrário. Claro que numa iria perder e na outra ganhar, mas como o gestor de carteiras ganha se a carteira estiver positiva e não perde se estiver negativa, isto teoricamente funciona.

Depois de ver a evolução de uma carteira, gerida por um gestor profissional (e bastante conceituado) só encontro uma explicação deste tipo... perdas constantes e que chegaram aos 90%, num gestor profissional custa a acreditar.

Acham que há hipótese de uma jogada deste tipo? Aceitam-se opiniões!!!

Em anexo apresento a evolução da carteira (gráfico real)
Anexos
Evolucao_carteira.png
Evolucao_carteira.png (20.18 KiB) Visualizado 4081 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 437
Registado: 23/2/2008 20:24
Localização: Algures entre o aqui e o acolá


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 426 visitantes