Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Blog - Especuladorzen

por Especuladorzen » 15/5/2014 17:23

BCP desvaloriza mais de 27% nas últimas 7 sessões de negociação.



Imagem


Os investidores apressaram-se a vender os títulos com receio de que os bancos avancem para a emissão de novas ações.

Bancos têm de reforçar capitais para garantir estabilidade financeira, alerta o Banco de Portugal.
A informação contida nos meus posts, não se destina a ser uma recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. Qualquer investimento em ativos financeiros e produtos idênticos é caracterizado por um certo nível de incerteza, e consequentemente, qualquer investimento desta natureza envolve riscos pelos quais o leitor é o único responsável.

Blog Privado Sobre Mercados Financeiros Com Atualizações Ao Longo do Dia: Blog - Especuladorzen
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 55
Registado: 13/5/2014 0:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por oloufsen2 » 15/5/2014 17:22

pikota Escreveu:Vocês ainda detêm posição do BCP ou desfizeram-se dela? :shock:



Vendido a 0.1875...
 
Mensagens: 44
Registado: 27/8/2007 1:01
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por informador » 15/5/2014 17:21

AT2014 Escreveu:
Ai, ai, que o Manuel não me ouviu.... Olhe, deixo-lhe aqui uma anedota: Sabe como se perde uma fortuna ? Tendo uma grande fortuna :mrgreen: :mrgreen:


Em tom de brincadeira onde estão os teus gráficos de á bem pouco tempo atrás onde estavas longuíssimo no BCP, já este caminhava o seu caminho descendente, o meu caro amigo apesentava alem de um grande palavreado, mma, rsi, etc etc e eu só consegui ver stops a bater :mrgreen: :mrgreen:

Não vale apena bater na mesma tecla, mas em relação ao AC caso seja verdade, considero uma mais valia para o BCP e para os seus acionistas. Existem diversas formas de fazer um AC e nada garante que as ações tenham que cair mais!

Acho que metade das cotadas do psi, e até o psi20 vai fazer um AC devido a esta quedas :mrgreen: :mrgreen:

Deixo aqui um comentário do Ulisses ao qual penso que esclarece as duvidas de qualquer um!!!

Ulisses Pereira Escreveu: A questão, nos aumentos de capital, nunca é saber se vão ser benéficos em termos do futuro do Banco. Acho que as razões para um possível aumento de capital são claras. Reparem no caso do BCP. É evidente que se o BCP conseguir fugir ao pagamento daqueles juros monstruosos dos Coco`s (incrível como na altura se criticou o apoio do Estado à Banca com estes Coco`S que se vieram a revelar um óptimo negócio para o Estado português) será uma estratégia que cria valor para o Banco. O problema é que, no curto prazo, os aumentos de capital quase sempre criam pressão vendedora.

Um dos aspectos curiosos disto é que a banca portuguesa, nomeadamente o BES e o BCP, têm vindo a cair no último mês e meio. Como quase sempre, mais tarde percebe-se porquê. Veremos quanto já estará descontado pelas quedas das últimas semanas.

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por WofG » 15/5/2014 17:16

Bom, se o objetivo era avaliar a aceitação do mercado quanto a um aumento de capital... a resposta foi bastante forte!
Quanto mais baixa a cotação, mais baixo o valor das ações no aumento de capital e maior dificuldade em realizar um aumento de capital maior...
Se forem 1,5 mil milhões já deve andar perto do 50% do MKT Cap do banco.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 17:11

M42 Escreveu:Caro Bar38,
As "fontes" são sempre a melhor desculpa para um jornal/jornalista especular a seu belo prazer. Já agora sabes como é que funcionam as redações dos jornais económicos, não sabes? :lol:


Desenvolve um poico mais.

Uma coisa tenho quase seguro, o DE não inventou aquela história. Alguem da administração do BCP deve ter passado informação talvez como forma de lançar um balão de ensaio. E portanto acredito que a idea esteja a ser estudada mas ainda não há nenhuma decisão ( A tal afirmação do Nuno Amado). Se vai ou não haver AC nos proximos tempos não se sabe. Pode até haver e pode ser num montante muito inferior ao anunciado pelo DE.

Por isto tudo é que a CMVM se tinha que por logo em campo para por as coisas em pratos limpos.
Basicamente a CMVM deveria obrigar o BCP a enviar um comunicado ao mercado onde confirmava ou a desmentia a noticia.
Tão simples como isto.
Mas nada disto aconteceu até ao momento
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 15/5/2014 17:10

pikota Escreveu:Vocês ainda detêm posição do BCP ou desfizeram-se dela? :shock:

mantenho as accoes de longo prazo, uma vez q grande parte delas foram compradas a 0,16, mantenho-me sem stop algum e assim que haja dinheiro reforço a minha posição.
os cfds ficaram nos 0,196....com um belo curto em cima.
objectivo final os 2€ nem que seja para os meus netos.....ahahahaha
Editado pela última vez por investpouco em 15/5/2014 17:11, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 15/5/2014 16:59

Storgoff Escreveu:És o maior de facto!!!


The stock market is a place where a man with experience gains money and a man with money gains some experience. - Daniel Drew
Seja qual for o lado da equação em que se esteja, haverá sempre um ganho. Rejubilem, portanto, que nada está perdido!
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por M42 » 15/5/2014 16:56

Caro Bar38,

Não vou de certeza entrar numa discussão filosófica sobre o papel de um regulador. Eu estou à vontade por estou fora à 2 semanas, no entanto não deixo de verificar, na minha modesta opinião, que de facto a CMVM não regula nada. Isto é o país do vale tudo... Os sinais técnicos estavam lá mas isso não significa que cada um possa escrever o que bem entende e sair impune disso. As "fontes" são sempre a melhor desculpa para um jornal/jornalista especular a seu belo prazer. Já agora sabes como é que funcionam as redações dos jornais económicos, não sabes? :lol:
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por bolsifer » 15/5/2014 16:52

Está bonita a "brincadeira", está... Isto para estes lados, não esta bear, está bera!

Bem que eu andava para aqui há dias a tentar perceber melhor como é que funcionam as entradas shorts, CFDs e afins... acho que já não vou a tempo, ou não...

O DE é que deve estar 'shortíssimo da silva' e não sei até que ponto o próprio BCP não estará também, devem estar a ganhar bastante, acho que ainda vão levar as corretoras à falência :twisted:
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 25/1/2014 0:29

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 15/5/2014 16:51

M42 Escreveu:Caro Bar38,

A questão não é essa. O problema é que o regulador tem o dever de regular!!! De outra forma qualquer jornalista pode escrever o que quiser ou lhe interessar sem que ninguém faça nada, especulando assim a seu belo prazer.
Essa para mim é a questão e fundo.

Abraço e bons negócios!


Não, o problema e' quando as pessoas não querem ver o óbvio.
 
Mensagens: 1375
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por negociosbolsa81 » 15/5/2014 16:40

Parecem bons sinais....boas compras mesmo no fecho e fechou na EMA200 :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 15/5/2014 16:38

voltando ao BCP...

A cotação ficou assente na EMA200. Vamos ver como reage amanhã...
quanto à CMVM a minha posição é igual à do M42. Se qualquer órgão de comunicação manda notícias a seu belo prazer torna-se fácil manipular o mercado e obter ganhos com isso.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por M42 » 15/5/2014 16:36

Os Touros apareceram no fecho 8-)
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 16:32

O Alquimista Escreveu:
Storgoff Escreveu:Pronto está bem!
Gostas da chalaça, esta visto !


Gosto é de ganhar dinheiro. De preferência de forma egoísta. Na especulação isso só é possível se do outro lado da barricada houver frustração, derrota, perda, sangue, gente a berrar, a criticar este e aquele, a fazer queixinhas. Os mercados deixam entrar toda a gente mas detestam que os ganhos sejam democráticos. Eu também. E ainda bem.


És o maior de facto!!!
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por M42 » 15/5/2014 16:26

Caro Bar38,

A questão não é essa. O problema é que o regulador tem o dever de regular!!! De outra forma qualquer jornalista pode escrever o que quiser ou lhe interessar sem que ninguém faça nada, especulando assim a seu belo prazer.
Essa para mim é a questão e fundo.

Abraço e bons negócios!
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Bar38 » 15/5/2014 16:18

Storgoff Escreveu:E com esta brincadeira toda da noticia do DE, a CMVM parece que está tranquila, a administração do BCP também não clarifica nada...
Este mundo é mesmo dos espertalhões.

Como alguem ja aqui disse parece-me obvio que ontem antes da abertura do mercado a CMVM deveria ter suspendido a negociação do BCP e obrigar a administração do banco a esclarecer se era ou não verdade a noticia publicada na véspera dia 13 depois do encerramento do mercado.
Será que o anuncio de um aumento de capital como este não é um evento extraodinario com fortes repercursões na cotação ?
Então a CMVM numa situação destas não exige que os visados confirmem ou não a noticia antes de permitir o inicio da negociação em bolsa?

Parece-me que aqui a CMVM não cumpriu um dos seus deveres mais básicos de regulação do mercado.

Indpendentemente da noticia ser verdade as coisa não podem funcionar assim.
Existem regras.
Senão qualquer meio de comunicação pode mandar uma bomba ,servir uns quantos espertalhoes e viva a lei da selva.



Não percebo porque suspender a negociação o que e' que se ganhava com isso. O Nuno Amado já veio desmentir. E o mercado!!! Acreditou? Acho que não, não achas?
 
Mensagens: 1375
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 15/5/2014 16:18

Storgoff Escreveu:Pronto está bem!
Gostas da chalaça, esta visto !


Gosto é de ganhar dinheiro. De preferência de forma egoísta. Na especulação isso só é possível se do outro lado da barricada houver frustração, derrota, perda, sangue, gente a berrar, a criticar este e aquele, a fazer queixinhas. Os mercados deixam entrar toda a gente mas detestam que os ganhos sejam democráticos. Eu também. E ainda bem.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jfernandes4 » 15/5/2014 16:13

Em boa hora fechei as minhas posições no BCP, BES e BPI há quinze dias atrás com mais valias razoáveis. Quanto ao BCP fico descansadamente à espera dele nos 11/12 cent.
 
Mensagens: 4
Registado: 26/9/2012 12:19
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pikota » 15/5/2014 16:11

Vocês ainda detêm posição do BCP ou desfizeram-se dela? :shock:
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 15/5/2014 16:09

yaya Escreveu:"Não há nenhuma decisão sobre qualquer aumento de capital"

Esta é a frase dita por Nuno Amado. Quando eu a leio não percebo o que leva as pessoas a interpretar e a acreditar que vai haver um AC. Poderíamos chamar um advogado e tentar perceber se a palavra qualquer implica a futura existência de algo. Ora já há muito que aprendi que não se deve acreditar em tudo (muita coisa mesmo) que vem escarrapachada nos jornais.

Uma qualquer opinião generalizada dada por muitos quer sejam 10, 100, 1000, 10000000 ou mais não faz disso uma verdade. E também não é pelo facto de uma opinião qualquer ser dada por um analista credenciado, por um economista nobel ou por um corrector respeitado que devemos acreditar nela.

Aliás exemplos nos media há muitos e basta ver, por exemplo, o tão proclamado aquecimento global. De facto escreve-se em todo o lado que há aquecimento global e entrou na vulgaridade mas até hoje não vi alguém que o conseguisse provar cientificamente. Quem esquece-se de que o calor vem do Sol...mas isso são contas de outro rosário. Outro exemplo: percam tempo a ler o artigo de um francês que refere que o resgate a Portugal serviu para financiar os bancos alemães. Mas o que se lê nos jornais não é bem isso...

Por isso não acredito em embustes mediáticos. O problema da bolsa, e especialmente da nossa onde não existe muita regulação nem fiscalização, é que a opinião generalizada (vulgo carneirada) comanda a cotação das ações e quem investe nela está sujeito a estes riscos. Lá dizia o Buffet: "Por vezes os mercados estão errados". É um pouco como a democracia temos que nos sujeitar a viver com políticos em que não votámos...

Para concluir: o BCP não é o BES. E o BES, meus amigos, tem muito que se lhe diga...


O problema é que essa frase não exclui a possibilidade do AC. Deixa isso no ar.
Para estancar isto só mesmo com um claro "Não vai haver aumento de capital" e quando mais tempo demora a surgir mais provável se torna de acontecer.

PS: Estou longo no BCP e creio que, se for para pagar os CoCo's um aumento de capital não é de todo descabido. Só lamento que, a ocorrer, o discurso na apresentação de resultados não tenha sido diferente. A gestão de expectativas não foi a melhor
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por yaya » 15/5/2014 15:53

"Não há nenhuma decisão sobre qualquer aumento de capital"

Esta é a frase dita por Nuno Amado. Quando eu a leio não percebo o que leva as pessoas a interpretar e a acreditar que vai haver um AC. Poderíamos chamar um advogado e tentar perceber se a palavra qualquer implica a futura existência de algo. Ora já há muito que aprendi que não se deve acreditar em tudo (muita coisa mesmo) que vem escarrapachada nos jornais.

Uma qualquer opinião generalizada dada por muitos quer sejam 10, 100, 1000, 10000000 ou mais não faz disso uma verdade. E também não é pelo facto de uma opinião qualquer ser dada por um analista credenciado, por um economista nobel ou por um corrector respeitado que devemos acreditar nela.

Aliás exemplos nos media há muitos e basta ver, por exemplo, o tão proclamado aquecimento global. De facto escreve-se em todo o lado que há aquecimento global e entrou na vulgaridade mas até hoje não vi alguém que o conseguisse provar cientificamente. Quem esquece-se de que o calor vem do Sol...mas isso são contas de outro rosário. Outro exemplo: percam tempo a ler o artigo de um francês que refere que o resgate a Portugal serviu para financiar os bancos alemães que foram os que mais investiram em lixo tóxico financeiro CDS's durante o subprime. Mas o que se lê nos jornais não é bem isso...

Por isso não acredito em embustes mediáticos. O problema da bolsa, e especialmente da nossa onde não existe muita regulação nem fiscalização, é que a opinião generalizada (vulgo carneirada) comanda a cotação das ações e quem investe nela está sujeito a estes riscos. Lá dizia o Buffet: "Por vezes os mercados estão errados". É um pouco como a democracia temos que nos sujeitar a viver com políticos em que não votámos...

Para concluir: o BCP não é o BES. E o BES, meus amigos, tem muito que se lhe diga...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 15/5/2014 15:38

Storgoff Escreveu:À velocidade que o BCP se despenha os 16 cts é ja seguir e se esse nível não segurar a cotação ai seclhar vamos mesmo visitar os 11 - 12 cts.
Brutal!

"Despenhar" é mesmo a palavra correcta.
Ainda há 1 semana estavamos no 22,5 e já estão os 16 ai tão perto. Incrivel
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 15:33

O Alquimista Escreveu:
Storgoff Escreveu:Como alguem ja aqui disse parece-me obvio que ontem antes da abertura do mercado a CMVM deveria ter suspendido a negociação do BCP


Eu vou mais longe: sugiro que se imponha, se necessário em letra de lei, a suspensão da negociação nos bear markets. Seria muito mais democrático porque mais ganhariam (ou não perderiam). Um regra simples e clara e cortava-se o mal pela raiz. Definitivamente.


Pronto está bem!
Gostas da chalaça, esta visto !
:wink:

Mas o tema que eu referi não tem a ver com subir o descer tem a ver com transparência no mercado.
É para isso que existe a CMVM
Quando um jornal da especialidade manda na véspera uma noticia ca para fora com esta magnitude, sabendo a CMVM que aquela informação iria ter naturalmente uma forte reacção na cotação, era seu dever suspender a abertura da negociação do BCP, pedir que a cotada visada emitisse um comunicado ao mercado a confirmar ou a desmentir a noticia e só depois então levantar a suspensão.

Isso acontece frequentemente e por noticias bem mais benévolas do que esta.

A CMVM esteve muito mal neste caso.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 15:22

À velocidade que o BCP se despenha os 16 cts é ja seguir e se esse nível não segurar a cotação ai seclhar vamos mesmo visitar os 11 - 12 cts.
Brutal!
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 15/5/2014 15:19

Storgoff Escreveu:Como alguem ja aqui disse parece-me obvio que ontem antes da abertura do mercado a CMVM deveria ter suspendido a negociação do BCP


Eu vou mais longe: sugiro que se imponha, se necessário em letra de lei, a suspensão da negociação nos bear markets. Seria muito mais democrático porque mais ganhariam (ou não perderiam). Um regra simples e clara e cortava-se o mal pela raiz. Definitivamente.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trend=friend, xeidafome e 442 visitantes