Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Optimiza » 25/3/2015 23:46

A venda dos 15,41%, estrategicamente correcta, mantendo a maioria do capital, até aparenta ser uma boa notícia - permitindo o pagamento antecipado de 40% dos cocos, reforçando os rácios de capital.

Contudo, pelo timing da venda, revela ser uma péssima medida de gestão - Após quedas de 30%, devido a quedas inusitadas (ligadas ao impacto da indexação ao franco suiço no crédito hipotecário), o Millennium polaco encontra-se no mid range de um canal de médio prazo. Após garantias adicionais levadas a cabo para todo o sistema bancário polaco, não só estabilizou como superou a MMS50. O PER estimado para 2015 é de 13,85/Yield de 3,9%/produto bancário cresce 7%.

Dos dois Bancos mais cobiçados na Polónia (estrutura de custos baixa e com um target na classe média e média/alta urbana), esta venda parcelar leva o BCP a abdicar de outros 150 milhões de euros de receita - se vendesse daqui a 2 meses e vendendo a um só comprador (prémio por posição de um futuro accionista de referência » 2º maior accionista).

Das duas uma, ou estão desesperados, ou querem fazer o anúncio nos resultados do 1º trim., que após lucros no mesmo e com o fruto desta venda, pagariam a quase totalidade dos 750 milhões de cocos em falta (espero que seja este ultimo cenário)

(continuo longo no BCP, mas o trailing take profit passa para 0,0922€).
Millennium Polska - downtrend de médio prazo.gif
Millennium Polska - downtrend de médio prazo.gif (24.64 KiB) Visualizado 5713 vezes
BCP - What a Bull.gif
BCP - What a Bull.gif (24.78 KiB) Visualizado 5713 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 26/3/2015 0:47, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 25/3/2015 23:15

ativo Escreveu:
ativo Escreveu:A venda de cerca de 15 % da filial bancária polaca do BCP destina-se certamente a melhorar os rácios de capital do BCP, indo desse modo ao encontro das exigências do BCE.
Esta alienação é uma tentativa do BCP de evitar novo aumento capital e mostra, dado que vende uma percentagem significativa do capital social da sua filial bancária polaca (mantendo, é certo, a maioria do seu capital social) que é a sua maior jóia, quanto está a ser difícil, para o BCP, manter os seus rácios de capital, em determinados níveis, sem recorrer ao tradicional aumento de capital.


Tal como afirmei, a notícia, em referência, diz que a venda de 15,4 % do capital social da filial bancária polaca do BCP pretende reforçar os rácios de capital do BCP, sem que o BCP perca a maioria do capital social daquela filial.

Ver notícia em: http://observador.pt/2015/03/25/bcp-vai ... -controlo/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katolo » 25/3/2015 22:48

Também acho uma notícia preocupante e acredito que abra em baixo amanhã. Mas não sei como termina a história porque o mercado não está aqui para fazer as vontades a ninguém e adora surpreender a malta...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por e-finance » 25/3/2015 22:32

Eu vendi as minhas hoje a 0,0958 da parte da tarde. Vi tudo vermelho, o PSI 18 na zona da resistência, já com 10% de mais valias. Segui a máxima que defende que vender a ganhar nunca é mau.

Quanto à noticia, para dizer a verdade acho que era mais positivo que não existisse, significava que o BCP não tinha necessidade de vender nada, logo interpreto como negativa. Mas isso não quer dizer que origine uma queda, o mercado não é racional, se fosse era muito fácil ganhar dinheiro.

Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 25/3/2015 21:21

Não conseguem discutir argumentos contrários sem entrarem em provocações?

Depois irritam-se com a moderação por apagarem posts... :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Adam hedge » 25/3/2015 21:20

com uma vela destas até aos .09 é um ... ou não,ninguem sabe...
Anexos
bcp15.PNG
bcp15.PNG (14.36 KiB) Visualizado 4548 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por informador » 25/3/2015 21:17

_Noah Escreveu:Se existe alguém que até agora acrescentou valor nas interpretações, sem dúvida que foi o Artista...

Uma coisa é certa, o mercado é soberano. Veremos a leitura amanhã.

Para mim, com os States como estão, o psi18, e o Bcp, terão que descansar.

Além disso, as subidas dos últimos dias já indicavam qualquer coisa, para mim a notícia já está "priced in" na cotação de fecho de hoje.

_Noah



O artista apenas alerta para a dificuldade que o bcp esta a ter em gerar capital face aos seus "buracos", nao diz que a cotação tende para baixo como tu desejas por isso é que tu apenas aprecias o comentário dele.......fica aqui uma letra do Jorge Palma "Deixa-me rir" :mrgreen:
Artista onde está essa fonte de prejuizo de 500M do FP que nao encontro???
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 25/3/2015 21:15

ativo, se quiseres discutir moderação eu, a Marta e o Marco temos todo o prazer em fazê-lo via MP ou mail. Aqui no fórum não.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por _Noah » 25/3/2015 21:07

Se existe alguém que até agora acrescentou valor nas interpretações, sem dúvida que foi o Artista...

Uma coisa é certa, o mercado é soberano. Veremos a leitura amanhã.

Para mim, com os States como estão, o psi18, e o Bcp, terão que descansar.

Além disso, as subidas dos últimos dias já indicavam qualquer coisa, para mim a notícia já está "priced in" na cotação de fecho de hoje.

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 25/3/2015 20:52

nyse, nunca é bom quando puxamos dos galões dos nossos anos no mercado ou dos nossos conhecimentos numa discussão. E é esse o grande mérito do Caldeirão, todos somos iguais aqui.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 25/3/2015 20:51

Nyse123 Escreveu:
ativo Escreveu:A venda de cerca de 15 % da filial bancária polaca do BCP destina-se certamente a melhorar os rácios de capital do BCP, indo desse modo ao encontro das exigências do BCE.
Esta alienação é uma tentativa do BCP de evitar novo aumento capital e mostra, dado que vende uma percentagem significativa do capital social da sua filial bancária polaca (mantendo, é certo, a maioria do seu capital social) que é a sua maior jóia, quanto está a ser difícil manter os rácios de capital do BCP, em determinados níveis, sem recorrer ao tradicional aumento de capital.


EXCELENTE INTERPRETACAO ATIVO. Li neste forum e em outros as mais variadas interpretacoes sobre esta venda de 15% na Polonia. Os meus 16 anos de experiencia nos mercados, 8 como professional, dizem-me que a interpretacao do ATIVO 'e a que mais se aproxima da realidade.

16 anos de experiencia sim senhor efectos especiales!@! Eu voto mais no primeiro ou segundo ano de experiencia universitaria
qt ao romeu as contas estao mal feitas o bcp nao vai deixar de pagar nada porque nao vai abater cocos com esta venda...ira apenas repor uma parte das perdas de 500m que teve no fundo de pensoes...
mas e se alienasse deixaria de pagar 9,5 por cento ao ano, mas estaria a vender um ativo que gera 12 por cento e tem boas perspetivas de crescimento...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Nyse123 » 25/3/2015 20:44

ativo Escreveu:A venda de cerca de 15 % da filial bancária polaca do BCP destina-se certamente a melhorar os rácios de capital do BCP, indo desse modo ao encontro das exigências do BCE.
Esta alienação é uma tentativa do BCP de evitar novo aumento capital e mostra, dado que vende uma percentagem significativa do capital social da sua filial bancária polaca (mantendo, é certo, a maioria do seu capital social) que é a sua maior jóia, quanto está a ser difícil manter os rácios de capital do BCP, em determinados níveis, sem recorrer ao tradicional aumento de capital.


EXCELENTE INTERPRETACAO ATIVO. Li neste forum e em outros as mais variadas interpretacoes sobre esta venda de 15% na Polonia. Os meus 16 anos de experiencia nos mercados, 8 como professional, dizem-me que a interpretacao do ATIVO 'e a que mais se aproxima da realidade.
 
Mensagens: 32
Registado: 29/1/2015 19:40

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HaRt » 25/3/2015 20:29

Vender 15% dos lucros, para pagar 8% dos juros...
Se os 8% dos juros seriam até 2017 (no pior dos cenários), já os 15% são até ao fim dos dias...

Estou convencido que amanhã, pelo menos nos 9cts, vai bater, até porque o volume de hoje e o fecho já indiciou que a acção vai descansar...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por manchini » 25/3/2015 19:48

Artista Romeno Escreveu:Eu acho piada aos amanuenses deste forum... a serio desde quando vender 15,4 por cento de um mercado com potencial e bom? Era uma noticia evidente dada a falta de capital do bcp...
com isto o bcp repoe parte do buraco do fundo de pensoes..falta tapar o resto pagar os cocos e assumir perdas com o novo banco, pode ser que o banco de lucros mas e evidente que em 2017 nao tem isto resolvido, ate porque o ano de 2014 ficou marcado por boas mais valias em divida publica e pela venda das seguradoras...divida nacional te menos custo com cocos e certo mas muito pouco para evitar novo ac


Boas Artista,

Segundo a Casa Manchini, o BCP vai apresentar um lucro de 250M este ano, logo com esse valor não é possível pagar os coco´s em 2015.
Penso ser essa uma das razões desta venda para acelerar o pagamento este ano, sempre são +-8% de juros.
O BERD a entrar na história pode ajudar na formulação do preço de venda.

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 25/3/2015 19:48

investpouco Escreveu:aliás aqui deixo uma duvida..... que vai passar por como irá o banco resolver o problema.
O PAGAMENTO DOS 750M DE COCO'S. se o banco lucrar apenas 250M a 300M como se prevê, nunca os vai conseguir pagar sem um ac ou venda de activos.
além do mais temos ainda de pensar na despesa do NOVO BANCO......que apesar de haver custos poderá nao influenciar muito, porque o pagamento para o fundo de resolucao pode ser em 10 anos ficando uns 25M por ano de provisoes, isto se a venda for por menos 1000M.
isto só na apresentacao de resultados veremos o futuro nos proximos meses.

ok, acabei de saber a provavel resposta....venda de activos para pagar os coco's.
e para mim acho o ideal se os lucros de 750M de capital do banco millennium polaco, nao gerarem mais de 9,5%, será uma optima estrategia pois os coco's geram 9,5% de prejuizo. e assim tapam um buraco e ficam a ganhar mesmo que com menos activos.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 25/3/2015 19:33

ativo Escreveu:A venda de cerca de 15 % da filial bancária polaca do BCP destina-se certamente a melhorar os rácios de capital do BCP, indo desse modo ao encontro das exigências do BCE.
Esta alienação é uma tentativa do BCP de evitar novo aumento capital e mostra, dado que vende uma percentagem significativa do capital social da sua filial bancária polaca (mantendo, é certo, a maioria do seu capital social) que é a sua maior jóia, quanto está a ser difícil, para o BCP, manter os seus rácios de capital, em determinados níveis, sem recorrer ao tradicional aumento de capital.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joao73 » 25/3/2015 19:31

Sinceramente isto é tudo uma brincadeira de profissionais.

Afinal os curtos ontem não fecharam as posições, e alguém comprou e muito porque o volume foi enorme.

Falta saber quem comprou ou quem vendeu?

a) Isto vai subir com esta venda e alguém comprou na base desta informação.

b) Isto vai descer, e alguém fez com que isto subisse para se desfazer das posições em alta, mas para isso também tinha que ter informação.

Eu como estou curto acredito mais na opção b), no entanto fico repugnante com a nossa bolsa, porque é uma caçada aos patos e isto começa a ser um massacre constante, que leva a que os pequenos investidores comecem a sentir necessidade de abandonar este tipo de investimentos.

Mas pode ser que não, vamos aguardar pelo dia de amanha e esperar que não tenha sido uma verdadeira armadilha para quem entrou e reforçou longo nestes últimos dias.

Um abraço

João
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 25/3/2015 19:30

A venda de cerca de 15 % da filial bancária polaca do BCP destina-se certamente a melhorar os rácios de capital do BCP, indo desse modo ao encontro das exigências do BCE.
Esta alienação é uma tentativa do BCP de evitar novo aumento capital e mostra, dado que vende uma percentagem significativa do capital social da sua filial bancária polaca (mantendo, é certo, a maioria do seu capital social) que é a sua maior jóia, quanto está a ser difícil manter os rácios de capital do BCP, em determinados níveis, sem recorrer ao tradicional aumento de capital.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 25/3/2015 19:23

Eu acho piada aos amanuenses deste forum... a serio desde quando vender 15,4 por cento de um mercado com potencial e bom? Era uma noticia evidente dada a falta de capital do bcp...
com isto o bcp repoe parte do buraco do fundo de pensoes..falta tapar o resto pagar os cocos e assumir perdas com o novo banco, pode ser que o banco de lucros mas e evidente que em 2017 nao tem isto resolvido, ate porque o ano de 2014 ficou marcado por boas mais valias em divida publica e pela venda das seguradoras...divida nacional te menos custo com cocos e certo mas muito pouco para evitar novo ac
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por carf2007 » 25/3/2015 18:58

Estava no bom caminho para os 0,10€, agora vamos ver como o mercado encara esta notícia da venda dos 15% do banco polaco, e o que acontece ao gráfico...
Ulisses, com a tua vasta experiência, como achas que vai reagir o mercado amanhã? :)
Anexos
bcp.png
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3051
Registado: 9/3/2007 23:32
Localização: Planeta Terra

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 25/3/2015 18:50

manchini Escreveu:
romeucosta Escreveu:Hum...
Estou convencido num "Sell on the news"...


Boas Romeu,

Mas para isso o mercado já devia de estar à espera de alguma coisa, este parece-me que foi feito em silêncio.
O AC fica afastado de vez...

Manchini


Não sei se o AC fica afastado de vez, no limite fica reduzido.
De qualquer maneira não sei até que ponto é boa noticia. Implica que o banco admite que não vai conseguir gerar cash flows suficientes para pagar os CoCo's só com lucros.

Enfim, tambem acho que não é nada que o mercado não estivesse à espera. Amanhã veremos qual a reacção.
Se subir é porque a venda é um dado positivo e mostra que o banco reforça os rácios e continua a aposta na internacionalização
Se descer é porque a venda é um dado negativo porque mostra que o banco ainda tem necessidades de capital e que antecipam lucros abaixo do esperado
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por manchini » 25/3/2015 18:45

romeucosta Escreveu:Hum...
Estou convencido num "Sell on the news"...


Boas Romeu,

Mas para isso o mercado já devia de estar à espera de alguma coisa, este parece-me que foi feito em silêncio.
O AC fica afastado de vez...

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 583
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Carnaxide

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por traderh » 25/3/2015 18:43

Vamos lá a pagar os cocos.
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HaRt » 25/3/2015 18:33

Hum...
Estou convencido num "Sell on the news"...
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
 
Mensagens: 595
Registado: 29/11/2007 12:46
Localização: Santo Tirso

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por epinay » 25/3/2015 18:30

nufer Escreveu:
romeucosta Escreveu:Venda de 15% do banco polaco:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR54464.pdf


Nada como fechar o dia com boas noticias.


Seriam péssimas notícias se alienasse toda a posição que detém, 15% permite ao bcp manter uma óptima posição, metafóricamente falando, não "vende os anéis e ficam os dedos". As conclusões vêm no comunicado, " :

"BCP to remain long-term majority shareholder in Bank Millennium
 Poland continues to represent core market for BCP where its
strategy remains unchanged
 The placement further strengthens BCP’s capital position"
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 394 visitantes