Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rafgopt » 20/3/2014 16:49

Info sobre participação qualificada:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ49069.pdf
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 149
Registado: 13/3/2006 23:46
Localização: Atlantic Ocean

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 20/3/2014 15:40

A exemplo do bpi, acho estranho que o bcp ainda não tenha devolvido nada dos cocos. começo a ficar convencido de que a devolução dos cocos no bcp acompanha um AC.

O estado pode pelo acordo anterior estabelecido receber acções a 0.04 em troca dos cocos. Esta situação penalizaria muito os actuais accionistas, por isso inclino-me mais para um AC reservado a accionistas a 0.10 ou mesmo a 0.08. por enquanto não estou a ver outra forma de devolver os cocos na integralidade sem o tal AC reservado aos accionistas.

Factual: tier one do bcp sem cocos cai para 2%, ou o banco começa a realizar lucros gordos ou não tem saída. :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 20/3/2014 12:07

Guiné Equatorial na CPLP: Saga de uma entrada difícil
20-03-2014 | Fonte: Novo Jornal

A próxima reunião de chefes de Estado deverá ser a última em que apenas oito países vão estar representados. A partir de Julho à Comunidade de Países de Língua Portuguesa junta-se a Guiné-Equatorial e assim passam a ser nove. Até lá, ainda se limam arestas e maquilha-se um país, inicialmente indesejado, mas ao que parece agora, perfeitamente aceitável.

.....


Outros interesses

Domingo passado o conselheiro de Estado português, Manuel Alegre, frisou que "devem fazer parte da CPLP países que cumprem formalmente a democracia, o que não é o caso da Guiné Equatorial. Deve haver por isso outras razões para este entusiasmo em relação à adesão da Guiné Equatorial. A democracia não é, a língua também não é, talvez os negócios".

A Guiné Equatorial já manifestou interesse em adquirir acções em alguns bancos lusos. Depois de comprar 11% do BANIF está em negociações para entrar no Millennium BCP provavelmente através de um fundo de investimento. Entretanto o Governo equato guinense anunciou a criação de um fundo de investimento de mil milhões de dólares para captar investidores estrangeiros que, em parceria, invistam na diversificação da economia em sectores como a agricultura, pescas, petroquímica, turismo, minas e serviços financeiros.

Política de aproximação

A aproximação da Guiné Equatorial ao Banif deu-se depois de anos de estreitamento das relações com Portugal, a nível diplomático e comercial. Luís Amado, actual presidente do Conselho de Administração do Banif, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, presidiu ao Conselho de Ministros da CPLP, numa altura em que a entrada do país na organização passou à agenda diplomática.

Amado foi à Guiné Equatorial em visita oficial com uma comitiva de empresários e recebeu o seu homólogo em Portugal. Mudou o governo, mas a política de aproximação continuou. Em Janeiro passado, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira, fez uma visita de dois dias ao país, para "contribuir para o reforço das relações entre os dois Estados" e assinar protocolos de cooperação.




http://www.angonoticias.com/Artigos/ite ... da-dificil
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NMiguel16 » 20/3/2014 11:11

Na crimeia parece que as coisas acalmaram.

Se soubesse o que sei hoje tinha investido tudo no glorioso! :mrgreen:

Parece-me que na banca vai ser mais um dia em banho maria...
 
Mensagens: 401
Registado: 13/3/2014 10:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por serdom » 20/3/2014 10:47

fabiocpm Escreveu:O que eu queria saber era de que modo é que as EMAs nos dão dão sinais de tendência, ou seja, como fazer a sua análise e tomar uma decisão de negociação.
Não sei se me fiz entender.
Negoceio através da GoBulling mas fazia as analises na minha conta do Bes, mas aos poucos vou entendendo melhor a plataforma da GoBulling.

Abraço


Talvez isto ajude a entenderes melhor o conceito de SMA e EMA.
http://www.investopedia.com/video/play/sma-versus-ema/
 
Mensagens: 234
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fabiocpm » 20/3/2014 9:58

AT2014 Escreveu:Caro Fábio,

EMA= Exponencial Moving Average (Média Móvel exponencial). o 20, 50 e 100 são os periodos de medição (últimos 20 dias, 50 e 100). Existem outros periodos que se devem também ter em atenção como a EMA 200.

Encontras as mesmas em qualquer plataforma de trading na secção de médias móveis. Seleccionas e escolhes o periodo.

Não percebi o que questionas sobre como fazer a sua avaliação. Especifica melhor sff.

Abraço e bons negócios


Obrigado AT2014 pela tua disponibilidade,

O que eu queria saber era de que modo é que as EMAs nos dão dão sinais de tendência, ou seja, como fazer a sua análise e tomar uma decisão de negociação.
Não sei se me fiz entender.
Negoceio através da GoBulling mas fazia as analises na minha conta do Bes, mas aos poucos vou entendendo melhor a plataforma da GoBulling.

Abraço
 
Mensagens: 67
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 20/3/2014 1:42

fabiocpm Escreveu:
AT2014 Escreveu:
The Wolf of Psi20 Escreveu:Bom dia companheiros do CdB,

Queria colocar aqui uma questões na expectativa de que me possam ajudar.

Tenho posição no BCP no longo prazo e a minha carteira tem um valor médio de 0.2120.
Tenho liquidez para fazer reforços e como tal gostaria de saber se há alguma estratégia mais adequada para os efectuar.

Ou seja, considerando o seguinte exemplo... Uma carteira no valor de 10.000€ e um valor para fazer reforços de 5.000€.

- Deve o reforço ser feito com base numa percentagem da carteira? Ex: 10% da carteira, que seria neste caso 1.000€.
- Ou deve o reforço ser mais significativo para ter mais impacto no valor médio?
- E de que forma se deve ir gerindo as entradas dos reforços?

Obrigado.


Caro The Wolf

A primeira coisa que tens de ter em atenção é o montante que tens para reforçar. Com 5k tens um custo de 0,32%, o que é razoável. Com reforços de 1k irias pagar 1,6% de custos, o que não é razoável. Assim sendo, diria que, numa prespectiva de gestão de custos, devias fazer apenas mais um reforço. Se tivesses 15k, eventualmente poderias considerar 2 ou 3 reforços.

Relativamente ao processo de reforços em si, reforço quando são quebradas resistências fortes ou, em correcções, quando cai para suporte fortes. Como já sabem eu gosto muito de EMAS 20-50-100 do diário pelo que são os meus pontos favoritos de reforço (mas não únicos claro). Ainda na sexta feira entrei no BPI, BES e BCP, quando se aproximaram das EMAS e posso dizer que foram entradas quase perfeitas, quase nos pontos minimos de inversão. Tenho rentabilidades, à data de hoje, minimas de 9% e máximas de 12%. Claro que isto não é chapa 5 e não sucede sempre com esta pericia mas quando reforças em pontos fortes tens boa probabilidade disto suceder.

Relativamente só ao que diz o canguru, em bear estou in mas em venda. Se só optar por estar in de cada vez que o mercado está bull então haverá anos que não invisto em acções e isso não tem lógica. Há oportunidades a subir e a descer. O que não faço é investir em acções que estão bear quando o mercado está bull. Isso é demasiado arriscado pois é contra o mercado e com os anos que levo disto acho que posso garantir que se o mercado está bull, por pior que seja a acção subirá sempre (embora muito menos que as outras) e o mesmo sucede ao contrário. E temos um caso disso aqui que á a JMartins. Acho que está num ponto em que é uma boa oportunidade mas está nitidamente bear e o mercado está bull pelo que, por muito que me apeteça investir, passo ao lado até que quebre a linta de tendência bera do diário.

Abraço e bons negócios


Caro AT2014,

Onde poderei verificar a definição de EMAS 20-50-100 e como se pode fazer a sua avaliação?
Vejo que é um indicador algo importante nas tuas análises.

Desde já o meu obrigado.

cumps


Caro Fábio,

EMA= Exponencial Moving Average (Média Móvel exponencial). o 20, 50 e 100 são os periodos de medição (últimos 20 dias, 50 e 100). Existem outros periodos que se devem também ter em atenção como a EMA 200.

Encontras as mesmas em qualquer plataforma de trading na secção de médias móveis. Seleccionas e escolhes o periodo.

Não percebi o que questionas sobre como fazer a sua avaliação. Especifica melhor sff.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por O Alquimista » 20/3/2014 1:28

bolsifer Escreveu:Primeiro numa ótica semanal, a tendência é de subida mas depois diária que é claramente de descida! :-k
Será que o papel está a perder força no curto/médio prazo e se está perante indícios uma reversão, ou tal, indica que o título pode ter uma forte subida?!


O uso de diferentes timeframes traz precisamente esse perigo: um pode dizer subida, outro pode dizer descida
o mesmo se passa com o uso de vários indicadores, por exemplo: as médias móveis estão ascendentes e preço acima delas mas o oscilador está descendente
em casos como estes, em que temos diferentes indicações, o que fazer, em quem confiar?
embora reconheça que em certas situações possa ter virtualidade, não sou muito adepto do uso de vários timeframes ao mesmo tempo
na esmagadora maioria dos casos escolho um timeframe e fico por aí
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por bolsifer » 20/3/2014 1:05

Olá!
Pois é, a semana passada lá fui "stopado" a 0,2175 e lá perdi uns 7% do investimento, com a agravante de nesta entrada ter colocado mais capital, tendo deste modo, esfumado a mais-valia que tinha anteriormente! Quis armar-me aos cágados e levei com as gárfias do urso na cabeça (para não dizer outra coisa), mas lá consegui escapar a tempo de não me arrancar um braço. O desgraçado (do urso)!

E até vou escrever aqui uma quadra que me ocorreu, para tornar isto mais poético e não ao dramático:

Especulas, especulas
E não dás por nada
E quando dás conta
Já levas-te uma chapada.

:lol: (espero que não vá parar a nenhum manjerico).

Mas o sucedido pôs-me a pensar que tenho muito que estudar e aprender, portanto há que dedicar é tempo à análise técnica, acabar de ler livros, comprar outros e etcs.

O forista Raposo Tavares tocou aqui num assunto de que não se fala muito por aqui, que é o do volume, e como tal, estive a tentar interpretar, tirar algumas ilações do gráfico do BCP.
Primeiro numa ótica semanal, a tendência é de subida mas depois diária que é claramente de descida! :-k
Será que o papel está a perder força no curto/médio prazo e se está perante indícios uma reversão, ou tal, indica que o título pode ter uma forte subida?!
Anexos
bcp-semanal.jpg
bcp-semanal.jpg (72.5 KiB) Visualizado 5999 vezes
bcp-diario.jpg
bcp-diario.jpg (69.67 KiB) Visualizado 5999 vezes
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 25/1/2014 0:29

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NMiguel16 » 19/3/2014 19:55

É giro tentar adivinhar! :mrgreen:

Confesso que tenho sempre a tentação de verificar as cotações.
 
Mensagens: 401
Registado: 13/3/2014 10:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 19/3/2014 19:32

already Escreveu:Também partilho da mesma opinião.
Penso que o único apsecto negativo que pode fazer recuar esta acção é mesmo o impasse na Crimeia

Ninguém relaxa aqui?
Ninguem faz um planom, depois poem o plano em marcha e vai para a praia? E o que acontecer aconteceu, porque o plano já está definido à partida?
Ou ficam a tentar adivinhar os proximos tsunamis, guerras e catastrofes nucleares?
Eu não sei, mas parece uma actividade extenuante essa da adivinhação
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jjorge1 » 19/3/2014 17:06

already Escreveu:Também partilho da mesma opinião.
Penso que o único apsecto negativo que pode fazer recuar esta acção é mesmo o impasse na Crimeia


Pessoal, eu estaria mais preocupado com o que vai fazer o mundo ocidental, pois o que o Putin vai fazer, todos nós sabemos, ou seja: já fez.
agora, se a Alemanha, digo, a Europa quiser resgatar a Crimeia e continuar a apoiar a estrema direita que tomou o poder na Ucrânia, vamos ter chatices.
Sinceramente, não creio que sejam imbecis ao ponto de afrontarem a russia, mas nunca se sabe, há tanto camelo a tomar decisões difíceis.
 
Mensagens: 7
Registado: 20/1/2010 20:50
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por already » 19/3/2014 16:05

Também partilho da mesma opinião.
Penso que o único apsecto negativo que pode fazer recuar esta acção é mesmo o impasse na Crimeia
 
Mensagens: 27
Registado: 21/1/2014 13:12

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NMiguel16 » 19/3/2014 15:56

Estamos num espaço de partilha... e temos de tentar ser pouco formais... Descontrair um pouco! :mrgreen:

Por acaso tenho mantido a posição, o Putin é que me está a deixar com a orelha direita um pouco vermelha. Vamos a ver. :-k
 
Mensagens: 401
Registado: 13/3/2014 10:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por BM » 19/3/2014 13:33

NMiguel16 Escreveu:Sei que de vidente tenho pouco, mas tenho um feeling que amanha vai haver subida forte. :mrgreen:



NMiguel16 Escreveu:Os Feeling´s são inimigos dos bons negócios! :mrgreen:

Por aqui mantenho a posição nos 3 bancos. Algum receio da Crimeia... :-k


Se são inimigos dos bons negócios, qual o motivo de ontem vir aqui anunciar o seu feeling?
BM
 
Mensagens: 140
Registado: 29/11/2007 2:17
Localização: Porto

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NMiguel16 » 19/3/2014 11:12

Os Feeling´s são inimigos dos bons negócios! :mrgreen:

Por aqui mantenho a posição nos 3 bancos. Algum receio da Crimeia... :-k
 
Mensagens: 401
Registado: 13/3/2014 10:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheWolf » 19/3/2014 11:01

Bom dia companheiros do CdB,

Ontem alguém tinha um feeling de subida mas parece que não se concretizou. :)

As noticías de ontem sobre a Crimeia não foram nada positivas. Ouve um morto resultante de confronto entre tropas e uma base naval tomada de assalto. Já para não falar na ilegalidade do referendo...

Como tem sido hábito os mercados não reagem bem. Penso que enquanto esta situação não estiver clarificada vamos andar por aqui a marinar. God damn you Puntin!! :evil:
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 65
Registado: 3/3/2014 13:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pikota » 19/3/2014 10:27

AT2014 a tua ajuda tem sido incansável, parabéns! :D
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fabiocpm » 19/3/2014 10:23

AT2014 Escreveu:
The Wolf of Psi20 Escreveu:Bom dia companheiros do CdB,

Queria colocar aqui uma questões na expectativa de que me possam ajudar.

Tenho posição no BCP no longo prazo e a minha carteira tem um valor médio de 0.2120.
Tenho liquidez para fazer reforços e como tal gostaria de saber se há alguma estratégia mais adequada para os efectuar.

Ou seja, considerando o seguinte exemplo... Uma carteira no valor de 10.000€ e um valor para fazer reforços de 5.000€.

- Deve o reforço ser feito com base numa percentagem da carteira? Ex: 10% da carteira, que seria neste caso 1.000€.
- Ou deve o reforço ser mais significativo para ter mais impacto no valor médio?
- E de que forma se deve ir gerindo as entradas dos reforços?

Obrigado.


Caro The Wolf

A primeira coisa que tens de ter em atenção é o montante que tens para reforçar. Com 5k tens um custo de 0,32%, o que é razoável. Com reforços de 1k irias pagar 1,6% de custos, o que não é razoável. Assim sendo, diria que, numa prespectiva de gestão de custos, devias fazer apenas mais um reforço. Se tivesses 15k, eventualmente poderias considerar 2 ou 3 reforços.

Relativamente ao processo de reforços em si, reforço quando são quebradas resistências fortes ou, em correcções, quando cai para suporte fortes. Como já sabem eu gosto muito de EMAS 20-50-100 do diário pelo que são os meus pontos favoritos de reforço (mas não únicos claro). Ainda na sexta feira entrei no BPI, BES e BCP, quando se aproximaram das EMAS e posso dizer que foram entradas quase perfeitas, quase nos pontos minimos de inversão. Tenho rentabilidades, à data de hoje, minimas de 9% e máximas de 12%. Claro que isto não é chapa 5 e não sucede sempre com esta pericia mas quando reforças em pontos fortes tens boa probabilidade disto suceder.

Relativamente só ao que diz o canguru, em bear estou in mas em venda. Se só optar por estar in de cada vez que o mercado está bull então haverá anos que não invisto em acções e isso não tem lógica. Há oportunidades a subir e a descer. O que não faço é investir em acções que estão bear quando o mercado está bull. Isso é demasiado arriscado pois é contra o mercado e com os anos que levo disto acho que posso garantir que se o mercado está bull, por pior que seja a acção subirá sempre (embora muito menos que as outras) e o mesmo sucede ao contrário. E temos um caso disso aqui que á a JMartins. Acho que está num ponto em que é uma boa oportunidade mas está nitidamente bear e o mercado está bull pelo que, por muito que me apeteça investir, passo ao lado até que quebre a linta de tendência bera do diário.

Abraço e bons negócios


Caro AT2014,

Onde poderei verificar a definição de EMAS 20-50-100 e como se pode fazer a sua avaliação?
Vejo que é um indicador algo importante nas tuas análises.

Desde já o meu obrigado.

cumps
 
Mensagens: 67
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pcm79 » 19/3/2014 8:22

Ontem saí devido à situação se ter agravado na Crimeia, espero entrar hoje se ela vier abaixo. Se subir fico a vê-la passar. :lol:
 
Mensagens: 438
Registado: 24/2/2014 22:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 19/3/2014 2:32

Ok, então enganei me, mas é estranho porque quase todos os participantes conhecem e são amigos dele.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por surviver » 19/3/2014 2:27

Sr_SNiper Escreveu:
surviver Escreveu:Sniper,

Estás completamente equivocado... e para o provar, basta dizer que o grupo foi concebido com poucas pessoas em Fevereiro (mês passado). Pessoas que me ensinaram muito noutro grupo que entretanto perdeu credibilidade e originou a criação deste.

Foi um lapso teu... acontece... Boa noite e abraço

Esse outro grupo era o do Campos?
Eu sei que ele teve que se ausentar, e pelas pessoas que estão neste grupo, a grande maioria são do grupo do Campos. Eu gostava ler o Campos, e disse-lhe várias vezes a ele, não tenho problemas com isso, que eu percebo pouco de AT, mas ele não percebe absolutamente nada de trading e mercados, zero mesmo e que muito me admirava que fizesse trading real, mas toda a gente lá lhe dava os parabéns, deve ter derretido muitas carteiras à malta que o seguiu ( a responsabilidade também não é dele ) pois não via outro destino se não a falência, se é outro grupo completamente diferente, as minhas desculpas, mas á primeira vista, não é.


Pois mas estás realmente equivocado... nem conheço nenhum Campos...

De qualquer forma, também não é importante.... obg
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 19/3/2014 2:17

surviver Escreveu:Sniper,

Estás completamente equivocado... e para o provar, basta dizer que o grupo foi concebido com poucas pessoas em Fevereiro (mês passado). Pessoas que me ensinaram muito noutro grupo que entretanto perdeu credibilidade e originou a criação deste.

Foi um lapso teu... acontece... Boa noite e abraço

Esse outro grupo era o do Campos?
Eu sei que ele teve que se ausentar, e pelas pessoas que estão neste grupo, a grande maioria são do grupo do Campos. Eu gostava ler o Campos, e disse-lhe várias vezes a ele, não tenho problemas com isso, que eu percebo pouco de AT, mas ele não percebe absolutamente nada de trading e mercados, zero mesmo e que muito me admirava que fizesse trading real, mas toda a gente lá lhe dava os parabéns, deve ter derretido muitas carteiras à malta que o seguiu ( a responsabilidade também não é dele ) pois não via outro destino se não a falência, se é outro grupo completamente diferente, as minhas desculpas, mas á primeira vista, não é.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por surviver » 19/3/2014 2:03

Sniper,

Estás completamente equivocado... e para o provar, basta dizer que o grupo foi concebido com poucas pessoas em Fevereiro (mês passado). Pessoas que me ensinaram muito noutro grupo que entretanto perdeu credibilidade e originou a criação deste.

Foi um lapso teu... acontece... Boa noite e abraço
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 19/3/2014 1:33

surviver Escreveu:Bom conceito sobre a utilização de cfd's...

Tudo depende realmente da disciplina de cada um e a sua reacção ao risco e à pressão.

Aprendi isso e muitas outras coisas num grupo... https://www.facebook.com/groups/1375627 ... =group_r2j

Parabens pela partilha AT2014...Abraço

Não brinquem comigo, por favor....
Essa página foi criada pelo Campos, aquele forista banido aqui do caldeirão, mas extremamente cómico, Fico realmente surpreendido se aprendeste alguma coisa lá, eu aprendi imenso, mas o que não se deve fazer
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bar38, Bing [Bot], cali010201, Carrancho_, delta2024, Dijuse19191919292, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, MPAM, MR32, nfaz, nicolau2019, Phil2014, Shift72 e 166 visitantes