Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 11:14

olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.

até que enfim apareceu alguem quase tão optimista quanto eu....
á cotada só nao garante os valores se entrar em capitalizacao com mais accoes para o mercado...mas ai entrarei na capitalizacao tambem
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 11:10

artista Escreveu:
olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.


Isto vai de mal a pior, agora até targets mensais aparecem... eu aposto contigo como vais falhar por muito!! Eu não faço a mínima idéia de como o BCP vai evoluir, apenas sei que ainda está para nascer o primeiro que consegue acertar (ou ficar perto sequer) este tipo de evoluções da cotação de um ativo!

A coisa mais importante e básica que aprendi nos mercados é que estes são imprevisíveis e é inútil tentar adivinhar a forma como vão evoluir! Só depois de ter consciência disto alguém pode tentar encontrar uma forma interessante de se posicionar no mercado...

Já agora, a 3 euros o BCP vale 60 mil milhões de euros, mais de 3 vezes o máximo do que já valeu. Isto se não fizer mais nenhum aumento de capital, tendo em conta o histórico da empresa isso é muito pouco provável... nem netos nem bisnetos, o BCP nunca mais valerá 3 euros, nem vale a pena comparar com o passado, quando o BCP cotou a 3/4 euros tinha o seu capital representado por cerca de 1/4 dos títulos que tem atualmente... quem olha para aquilo que um título valeu no passado, tentando projetar o futuro, e o faz desta forma simplista, corre sérios riscos de se enganar!

olha que giro artista, tem graça que bons analista me deram uma possivel previsao entre os 0,25-0,35 para o final do ano, tu estas a pensar muito "bear", entra na jeronimo que concerteza terás ganhos ou então nela estas em bull....se pensares como estas no bcp.
aconselho-te a reveres as linhas de prejuizos, de despesas com efectivos, de planeamento futuro do bcp e mais nao digo.....
mas tambem nao venhas aqui quando um banco na europa entrar em falencia e as bolsas cairem todas e dizeres eu avisei.........
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:31

neste momento só ha uma coisa a fazer para apurar melhor o valor da acção e aí poderiam-me ajudar, porque não entendo disso.
mas nao poderemos calcular da seguinte forma:

capital activo (+qualidade) = nº accoes * preço da acção

entao:

preço da acção = capital activo (+qualidade) / nº accoes

se esta formula estiver correcta, entao nao saberemos como deveria estar o valor da cotação?
esta é uma pergunta, que vos faço porque não entendo mesmo nada, deste tema de activos, e gostaria de aprender...
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:21

Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?

aqui esta uma optima questao a qual abordei no post anterior, no bear market foram lançadas mais accoes, mas o valor de 0,50 para um futuro proximo nao é assim tão dificil porque, os tais 2,37 antes da crise tal como pernalonga aqui indica era quando o bcp estava melhor, e ao contrario do que lhe responderam o capital nao se esfumaça, eles tem de apresentar contas...nem que seja prejuizos.
quanto ao bcp ele desde 2007 que tinha um encargo brutal com a grecia, agora deixou de o ter, alem disso o bcp investiu muito em Africa (a capitalizacao ajudou), agora verá possiveis lucros do que a capitalização lhe permitiu investir no continente africano. portanto antes dos 2,37, nem sei se tinha banca africana, mas de certeza que nunca tanta como agora tem, porque africa arrancou após o inicio da crise europeia.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:09

jotaqualquer Escreveu:Só por mera curiosidade. Actualmente existem cerca de 20 000 000 000 de accões. Quantas existiam antes do ínicio do resgate? Há cerca de dois anos atrás compreia-as a 0.20€, fui ao último aumento de capital e "miraculosmente" passei a ter o dobro a um valor de cerca de 0.115€. Podia ser 0.095€, mas retirei cerca de 35% de "massa" que tive de "enfiar" para adquirir novas acções. Estava com medo de "queimar" mais papel moeda. Vendia-as no final do ano com um bom lucro (aparente), pois precisava de um acerto de contas com o fisco.
No anterior aumento de capital também lá estive. Levei uma razia de cerca de 50%. O prejuízo foi menor pois ainda vendi os direitos a um bom preço.
Resumindo. Não percebo "patavina" disto, apenas um pouquinho mais que a maioria dos gerentes bancários que são meros agentes comerciais. Vendem de tudo como os "chineses". O pouco que percebo vem de alguma observação das acções ao longo dos anos e do que leio por aqui, tentando fazer uma selecção de quem me parece perceber alguma coisinha disto. (Já agora se me puderem aconselhar um livro de bolsa para um Newbie, um daqueles muito básicos, para gente que passou os útimos 20 anos a fazer esquiços em caderninhos, agradecia ternamente).
Portanto. tenho mesmo muita dificuldade em perceber esses valores que apresentas pois parecem-me um verso com uma rima interpolada.
Como se costuma dizer por aqui.... estou dentro e longo no BCP.... não me soa muito bem, ainda por cima falando do BCP e há quem a denomine de menina.

Bem, tenho dito... abraço caldeireiro.

jota, estavas num bear market e viste as tuas accoes sempre a cair, é normal que tenhas pensado assim e que até tenhas perdido dinheiro, porque o bearmarket continuou após as 2 capitalizações, mas tambem sabes que existem inversões, e agora digo como me costumam dizer num bull (num bull dizem: vocês pensam que a acção vai subir até ao ceu sem corrigir).
Num bear eu digo: "pensavas q a cotação ia cair eternamente até aos 0 centimos?" só se abrisse falencia.
pergunto, o bcp está a recuperar? está.
o bcp está mal? está. mas não passa de mal a bem no imediato.
senao continuava nos 0,05 centimos e quando regressasse aos lucros tinha um salto de 0,50...
alias a cotacao de 0,50 nao é nada compara com o inicio da crise, tambem devido a um forte aumento de accoes.
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/2/2014 10:00

artista, ela até pode vir aos 0,12, mas para mim viria a esse valor em caso de capitalização do bcp com mais acções no mercado, agora vir aos 0,12, estas a ir contra a maré, o bcp está em bull por enquanto, é claro que pode acontecer qualquer coisa como aconteceu no chipre, mas a banca está mais solida, e se tudo correr como previsto, estas a pensar como o bcp em bear market e ele está desde dezembro em bull, alem disso quem está a atirar pedras és tu, pois eu sou o optimista e tu o pessimista...
rema a favor da maré ou então entra com curtos e depois vês o que te acontece em longo prazo.... mas respeito a tua opiniao, alias respeito a de todos, mas este é o meu ponto de vista. eu tambem achava que o bcp ia aos 0,16 no final do ano após finalização do piraus e todos me diziam o que tu dizes agora..... por causa disso saí da cotada e nao ganhei o dobro do que tinha investido nos 0,08....agora para os pessimistas como tu, vai ser muito dificil de me influenciarem, mas lá está é como o Ulisses diz, às vezes estamos num bull market, até nos apercebermos mais tarde que afinal o barco virou.
se tens posicao sai desta cotada ou entra em curto, porque eu estou a precisar que ela baixe, para voltar a reinvestir, é que amanha ja tenho mais dinheiro para reforçar...
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jotaqualquer » 6/2/2014 1:09

investpouco Escreveu:
Minsk Escreveu:Estava aqui a fazer umas contas de análise entre o BES e BCP para perceber se vale a pena comprar um ou outro. Tendo em conta uma cotação actual de 1,10€ do BES e tendo em conta o número de ações de cada banco, concluí que para ambos terem uma capitalização de mercado igual, as ações do BCP estariam a aprox. 0,223€. Isto numa base de 4403M€ de capitalização de mercado para ambos.

Sabemos que o estado actual de saúde do BCP é inferior ao BES, daí à partida esta diferença ter sentido.
A questão é, a nível europeu qual a capitalização de mercado para bancos de tamanho semelhante e que estejam com saúde razoável? Eu não conheço nenhum e essa informação poderia dar uma ideia de até onde poderiam ir as ações no longo prazo, que é a minha estratégia para o BCP.

Obrigado.

para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50
[/quote]
previsoes:
1-lucros nos 2º semestre
2-pagamento de cocos
3-fim de resgate
4-yields + baixas (o bcp comprou milhoes em yields)
5-investimentos em Africa a começar a mostrar os seus resultados.
6-e mais importante, pais retoma a ascensão da sua economia...

uma observação:
compara o inicio do resgate com a cotação, e verás que bate nos 0,30
compara o inicio da capitalização da banca, e verás que bate nos 0,17 - com inicio dos prejuizos senao me engano.
agora invertes o caminho e passas pelos 0,17 no inicio dos lucros e fim dos prejuizos.
e passas pelos 0,30 no fim do resgate.
o que pretendo indicar e que seja menos confuso é que na casa dos 0,30 havia menos 2 variaveis o resgate e os lucros do bcp, que quando estas variaveis desaparecerem voltará a casa dos 0,30, penso eu de que, mas sou um mero investidor de meia tigela.....no meio de muitos que muito mais sabem do que eu...[/quote]



Só por mera curiosidade. Actualmente existem cerca de 20 000 000 000 de accões. Quantas existiam antes do ínicio do resgate? Há cerca de dois anos atrás compreia-as a 0.20€, fui ao último aumento de capital e "miraculosmente" passei a ter o dobro a um valor de cerca de 0.115€. Podia ser 0.095€, mas retirei cerca de 35% de "massa" que tive de "enfiar" para adquirir novas acções. Estava com medo de "queimar" mais papel moeda. Vendia-as no final do ano com um bom lucro (aparente), pois precisava de um acerto de contas com o fisco.
No anterior aumento de capital também lá estive. Levei uma razia de cerca de 50%. O prejuízo foi menor pois ainda vendi os direitos a um bom preço.
Resumindo. Não percebo "patavina" disto, apenas um pouquinho mais que a maioria dos gerentes bancários que são meros agentes comerciais. Vendem de tudo como os "chineses". O pouco que percebo vem de alguma observação das acções ao longo dos anos e do que leio por aqui, tentando fazer uma selecção de quem me parece perceber alguma coisinha disto. (Já agora se me puderem aconselhar um livro de bolsa para um Newbie, um daqueles muito básicos, para gente que passou os útimos 20 anos a fazer esquiços em caderninhos, agradecia ternamente).
Portanto. tenho mesmo muita dificuldade em perceber esses valores que apresentas pois parecem-me um verso com uma rima interpolada.
Como se costuma dizer por aqui.... estou dentro e longo no BCP.... não me soa muito bem, ainda por cima falando do BCP e há quem a denomine de menina.

Bem, tenho dito... abraço caldeireiro.
 
Mensagens: 6
Registado: 3/12/2013 1:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pernalonga » 6/2/2014 0:50

artista Escreveu:
Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?


O capital "esfumou-se", desapareceu... aquilo que faz o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucros. Para o BCP valer 10 mil milhões de euros terá de conseguir gerar lucros que o justifiquem. Eu não acredito que o BCP consiga gerar lucros nos próximos anos que justifiquem uma cotação tão alta, ainda assim o mercado é soberano, enquanto estiver a subir eu não ponho em causa nada... é apenas uma reflexão paralela!


Obrigado, fiquei esclarecido,

Cumprimentos
 
Mensagens: 7
Registado: 4/5/2009 22:43
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 0:43

Pernalonga Escreveu:Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?


O capital "esfumou-se", desapareceu... aquilo que faz o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar lucros. Para o BCP valer 10 mil milhões de euros terá de conseguir gerar lucros que o justifiquem. Eu não acredito que o BCP consiga gerar lucros nos próximos anos que justifiquem uma cotação tão alta, ainda assim o mercado é soberano, enquanto estiver a subir eu não ponho em causa nada... é apenas uma reflexão paralela!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 6/2/2014 0:37

olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.


Isto vai de mal a pior, agora até targets mensais aparecem... eu aposto contigo como vais falhar por muito!! Eu não faço a mínima idéia de como o BCP vai evoluir, apenas sei que ainda está para nascer o primeiro que consegue acertar (ou ficar perto sequer) este tipo de evoluções da cotação de um ativo!

A coisa mais importante e básica que aprendi nos mercados é que estes são imprevisíveis e é inútil tentar adivinhar a forma como vão evoluir! Só depois de ter consciência disto alguém pode tentar encontrar uma forma interessante de se posicionar no mercado...

Já agora, a 3 euros o BCP vale 60 mil milhões de euros, mais de 3 vezes o máximo do que já valeu. Isto se não fizer mais nenhum aumento de capital, tendo em conta o histórico da empresa isso é muito pouco provável... nem netos nem bisnetos, o BCP nunca mais valerá 3 euros, nem vale a pena comparar com o passado, quando o BCP cotou a 3/4 euros tinha o seu capital representado por cerca de 1/4 dos títulos que tem atualmente... quem olha para aquilo que um título valeu no passado, tentando projetar o futuro, e o faz desta forma simplista, corre sérios riscos de se enganar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pernalonga » 6/2/2014 0:32

Artista,

concordo plenamente com a sua observação, apenas fiquei um pouco baralhado quanto á opinião quanto ao valor do bcp (caso cote a 0.40 ou 0.50) se aproximar do valor atingido no último buul market, certamente que em termos de valor absoluto será, mas e o capital injetado nos aumentos de capital não entram em linha de conta?

Pelo que vejo nos graficos (suponho que os aumentos de capital estão todos refletidos) e valor que o bcp atingiu em 2007, julgo qe andou pelos 2.40€, não será essa linha de orientação que devemos ter em conta?

Desculpe a minha questão, mas fiquei baralhado, pois estava a fazer essa analogia, estará errada?
 
Mensagens: 7
Registado: 4/5/2009 22:43
Localização: 20

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DoukeN » 6/2/2014 0:23

olufsen Escreveu:Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito!


Isso é quase o mesmo que dizer que acha que o titulo vai subir porque sim... Não há nada mais relativo que o "muito" a que se refere.

Cumprimentos,

DoukeN
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 19/9/2013 9:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por olufsen » 6/2/2014 0:18

Relativamente a este titulo e no seguimento de palpites sobre a futura cotação apenas deixo aqui a minha visão sobre a forma de topicos:

Sem fundamento tecnico apenas posso dizer que este titulo apenas terá grande margem para subir, porque descer já desceu e muito! Neste moemento .0.18 ainda é um valor misero para este titulo que disuludiu muita gente. No fundo já ela bateu uma vez e ainda está no fundo. Seja daqui a 1 ano ou a 2 anos, lentamente subirá ou caso contrário se cair novamente para o pior momento da sua história é porque teremos em mãos um caso mais grave que o proprio banco, o Páis neste caso.

Quem tiver capital para comprar e pacienca para esperar e assitir a variações bruscas, terá certamente um bom retorno em 2-3 anos.
Quem tiver uma posição ativa de trading (compra/venda), é um titulo põe os nervos à prova com muitas variações em curto prazo

Para terminar, 0,5 em 2014 é ambicioso.. mas se correr assim, ja correrá muito bem:

03/2014 - 0.20
04/2014 - 0.22
05/2014 - 0.20
06/2014 - 0.23
07/2014 - 0.26
08/2014 - 0.30
(...)
12/2014 - 0.35

Os 3 € ... isso, fica para os netos.
 
Mensagens: 14
Registado: 9/1/2014 23:42

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 5/2/2014 19:45

investpouco Escreveu:para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50...
...
previsoes:
1-lucros nos 2º semestre
2-pagamento de cocos
3-fim de resgate
4-yields + baixas (o bcp comprou milhoes em yields)
5-investimentos em Africa a começar a mostrar os seus resultados.
6-e mais importante, pais retoma a ascensão da sua economia...

uma observação:
compara o inicio do resgate com a cotação, e verás que bate nos 0,30
compara o inicio da capitalização da banca, e verás que bate nos 0,17 - com inicio dos prejuizos senao me engano.
agora invertes o caminho e passas pelos 0,17 no inicio dos lucros e fim dos prejuizos.
e passas pelos 0,30 no fim do resgate.
o que pretendo indicar e que seja menos confuso é que na casa dos 0,30 havia menos 2 variaveis o resgate e os lucros do bcp, que quando estas variaveis desaparecerem voltará a casa dos 0,30, penso eu de que, mas sou um mero investidor de meia tigela.....no meio de muitos que muito mais sabem do que eu...


Hoje senti-me impelido a voltar a escrever, nem sei bem porquê... isto já me passa! :mrgreen:

Antes que comecem a "atirar pedras" deixo já uma nota prévia. Tenho uma posição longa no BCP, se amanhã abrisse a 1 ou 2 euros dava-me um jeitão do caraças!

Sinceramente não compreendo que se apontem valores "para o ar" de uma forma tão mal fundamentada, ou melhor, sem fundamento nenhum! Porquê 30 cêntimos?! E 50?! Porque não 12 cêntimos?! Ou 9? Se querem que vos diga mais depressa conseguia encontrar teorias para defender os 12 cêntimos do que os 30 ou 50, sendo que na realidade nos mercados (quase) tudo é possível.

Se há coisa que eu sei que não devo fazer é enganar-me a mim próprio. Projetar esse tipo de targets é coisa que não me vai ajudar em nada, sobretudo se não tiver qualquer tipo de fundamento, mas pior ainda (muito pior) se não colocar a hipótese de estar enganado, tão enganado que o título pode até cair em vez de valorizar. Assim, penso que devemos sobretudo saber o que fazer qualquer que seja a evolução da cotação do título, o resto é... palha!

Como nota final deixo apenas um raciocínio. Eu nunca uso os fundamentais dos títulos para investir, mas pontualmente gosto de olhar para eles, digamos que por mera curiosidade. Estes "price targets" agora avançados fizeram-me refletir um pouco sobre eles. Ficaria muito surpreendido que no contexto atual do país, e do BCP, este chegasse ao fim do ano a valer em bolsa cerca de 10 mil milhões de euros! (valorização implícita à cotação de 50 cêntimos) :shock: Sendo certo que já fui surpreendido muitas vezes com algumas valorizações dos mercados, parece-me difícil que um banco que tem um plano de pagamentos de dívida ao estado que durará até 2016 (ou 2017?!) consiga valer em bolsa quase tanto como valeu no auge do Bull market anterior. Estou a exagerar um pouco, acho que na altura chegou a valer cerca de 17 mil milhões de euros, ainda assim, antecipadamente manifesto aqui a minha surpresa total se alguma vez o BCP vier a cotar a 50 cêntimos no ano de 2014... mesmo a 40 cêntimos ficarei bastante surpreendido!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 5/2/2014 18:59

Marco Martins Escreveu:Acho que o banco apenas disse que no 2º semestre apenas começa a dar resultados positivos, o que não quer dizer que no resultado de 2014 deixe de dar prejuízos...

sim. mas em cada trimestre positivo se acontecer regresso aos lucros, achas que a acção ficará á espera do final do ano de 2014?
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Marco Martins » 5/2/2014 18:56

Acho que o banco apenas disse que no 2º semestre apenas começa a dar resultados positivos, o que não quer dizer que no resultado de 2014 deixe de dar prejuízos...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DoukeN » 5/2/2014 18:56

investpouco Escreveu: para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50


Não se importa de fundamentar essas projeções? A mim parece-me uma convicção de quem está excessivamente exposto a este título, traduzindo não o que pode vir a acontecer, mas o que gostaria que viesse a verificar-se.

Cumprimentos,

DoukeN
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 103
Registado: 19/9/2013 9:13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por informador » 5/2/2014 18:22

Minsk Escreveu:investpouco,

Já tenho lido esses valores, mas gostava de ter uma comparação com algo real para perceber se fazem sentido ou não.


o investpouco só está a ver um lado :mrgreen: :mrgreen: ( o BCP apresenta resultados positivos no 2º trimestre e a economia recpera fortemente)
 
Mensagens: 433
Registado: 23/7/2013 12:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 5/2/2014 18:14

Minsk Escreveu:investpouco,

Já tenho lido esses valores, mas gostava de ter uma comparação com algo real para perceber se fazem sentido ou não.

investpouco Escreveu:
Minsk Escreveu:Estava aqui a fazer umas contas de análise entre o BES e BCP para perceber se vale a pena comprar um ou outro. Tendo em conta uma cotação actual de 1,10€ do BES e tendo em conta o número de ações de cada banco, concluí que para ambos terem uma capitalização de mercado igual, as ações do BCP estariam a aprox. 0,223€. Isto numa base de 4403M€ de capitalização de mercado para ambos.

Sabemos que o estado actual de saúde do BCP é inferior ao BES, daí à partida esta diferença ter sentido.
A questão é, a nível europeu qual a capitalização de mercado para bancos de tamanho semelhante e que estejam com saúde razoável? Eu não conheço nenhum e essa informação poderia dar uma ideia de até onde poderiam ir as ações no longo prazo, que é a minha estratégia para o BCP.

Obrigado.

para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50

previsoes:
1-lucros nos 2º semestre
2-pagamento de cocos
3-fim de resgate
4-yields + baixas (o bcp comprou milhoes em yields)
5-investimentos em Africa a começar a mostrar os seus resultados.
6-e mais importante, pais retoma a ascensão da sua economia...

uma observação:
compara o inicio do resgate com a cotação, e verás que bate nos 0,30
compara o inicio da capitalização da banca, e verás que bate nos 0,17 - com inicio dos prejuizos senao me engano.
agora invertes o caminho e passas pelos 0,17 no inicio dos lucros e fim dos prejuizos.
e passas pelos 0,30 no fim do resgate.
o que pretendo indicar e que seja menos confuso é que na casa dos 0,30 havia menos 2 variaveis o resgate e os lucros do bcp, que quando estas variaveis desaparecerem voltará a casa dos 0,30, penso eu de que, mas sou um mero investidor de meia tigela.....no meio de muitos que muito mais sabem do que eu...
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Minsk » 5/2/2014 17:40

investpouco,

Já tenho lido esses valores, mas gostava de ter uma comparação com algo real para perceber se fazem sentido ou não.

investpouco Escreveu:
Minsk Escreveu:Estava aqui a fazer umas contas de análise entre o BES e BCP para perceber se vale a pena comprar um ou outro. Tendo em conta uma cotação actual de 1,10€ do BES e tendo em conta o número de ações de cada banco, concluí que para ambos terem uma capitalização de mercado igual, as ações do BCP estariam a aprox. 0,223€. Isto numa base de 4403M€ de capitalização de mercado para ambos.

Sabemos que o estado actual de saúde do BCP é inferior ao BES, daí à partida esta diferença ter sentido.
A questão é, a nível europeu qual a capitalização de mercado para bancos de tamanho semelhante e que estejam com saúde razoável? Eu não conheço nenhum e essa informação poderia dar uma ideia de até onde poderiam ir as ações no longo prazo, que é a minha estratégia para o BCP.

Obrigado.

para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 5/2/2014 17:38

Minsk Escreveu:Estava aqui a fazer umas contas de análise entre o BES e BCP para perceber se vale a pena comprar um ou outro. Tendo em conta uma cotação actual de 1,10€ do BES e tendo em conta o número de ações de cada banco, concluí que para ambos terem uma capitalização de mercado igual, as ações do BCP estariam a aprox. 0,223€. Isto numa base de 4403M€ de capitalização de mercado para ambos.

Sabemos que o estado actual de saúde do BCP é inferior ao BES, daí à partida esta diferença ter sentido.
A questão é, a nível europeu qual a capitalização de mercado para bancos de tamanho semelhante e que estejam com saúde razoável? Eu não conheço nenhum e essa informação poderia dar uma ideia de até onde poderiam ir as ações no longo prazo, que é a minha estratégia para o BCP.

Obrigado.

para o final do ano ha quem aponte para os 0,30 eu sou mais optimista e aponto para os 0,30 em julho e para o final do ano, para os 0,50
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Minsk » 5/2/2014 17:27

Estava aqui a fazer umas contas de análise entre o BES e BCP para perceber se vale a pena comprar um ou outro. Tendo em conta uma cotação actual de 1,10€ do BES e tendo em conta o número de ações de cada banco, concluí que para ambos terem uma capitalização de mercado igual, as ações do BCP estariam a aprox. 0,223€. Isto numa base de 4403M€ de capitalização de mercado para ambos.

Sabemos que o estado actual de saúde do BCP é inferior ao BES, daí à partida esta diferença ter sentido.
A questão é, a nível europeu qual a capitalização de mercado para bancos de tamanho semelhante e que estejam com saúde razoável? Eu não conheço nenhum e essa informação poderia dar uma ideia de até onde poderiam ir as ações no longo prazo, que é a minha estratégia para o BCP.

Obrigado.
 
Mensagens: 226
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por M42 » 5/2/2014 16:48

Caro AT2014,

Muito obrigado pela resposta. É com estas respostas que nós os novatos aprendemos.
Obrigado mais uma vez.

Um abraço e bons negócios,
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 5/2/2014 16:27

AT2014 Escreveu:
zepirata Escreveu:bom dia, eu trabalho com AT que fazem para mim e depois faço eu a minha analise disso, tão simples como isso, é logico que esta AT é paga e não a vou colocar aqui,

mas hoje por exemplo até partilho que se algo não correr mal pelo mundo um bom ponto de entrada é nos 18 ou ligeiramente abaixo..

cumps pirata


Amigo zepirata,
Se pagas para que te digam que hoje é bom a entrar a 0,18 desde que o mercado esteja conjuntamente favorável o que te posso dizer é que devias poupar esse dinheiro. Qualquer um te podia dizer o mesmo colocando o dedo no ar. O 0,18 é um ponto na atmosfera. Como seria o 0,19 ou o 0,17. Não é suporte, resistência, EMa, fibo, coisa nenhuma. É apenas um número redondo que normalmente tem um efeito mágico de atração mas mais nada que isso. E se estiveres a pensar no longo prazo, então é um ponto gasoso perdido no ar.
Se calhar estou errado e terás alguma análise técnica revolucionária ou fundamentos reais por detrás disso. Eventualmente sabes de algum investidor Chinês que gosta de comprar sempre a 0,18 e decidiu que hoje era o dia para o fazer. Se assim é tens aqui a tua oportunidade de brilhar e explicar a teoria por detrás desse conselho pago. Só ganhas em credibilidade e reconhecimento por parte dos membros aqui da comunidade. A vantagem acrescida de partilhares é que alguém mais experiente pode-te ajudar a confirmar essa teoria ou a alertar-te para os riscos. E mesmo que te corra bem, se não perceberes porque te correu bem ficas na mesma. Eu até te podia dizer os resultados do Bes mas se não tos interpretar ficas sem saber o que fazer com aquilo. O BCP teve prejuizos de 740 milhões e subiu 12% num dia. Parece-te lógico ? Se não tiveres interpretações de quem sabe que expliquem porque vale a pena comprar ficas perdido.

E se achares que deves guardar tudo para ti porque és assim mesmo tens todo o direito de o fazer mas então, ao menos, não divulgues isso mesmo pois só te arranja anticorpos. Mas todos erramos e a vida vai-nos ensinando....Teamwork my friend. O Ronaldo é o melhor do mundo porque se integra numa equipa. Se jogasse sozinho e não passá-se a bola a ninguém provávelmente acabava na 4ª divisão dos casados e solteiros.

Bons negócios e espero que esse trade a 0,18 te corra bem. Se não correr estamos aqui de braços abertos para te ajudar a perceber o que correu mal.


para o ZEPIRATA
eu tambem ja cometi erros e o que o AT2014 aqui disse não é nada mais que pura verdade, a tua entrada de ontem, teria sido maravilhosa no suporte e não nos 0,17 a longo prazo em cfds, porque em accoes é sempre bom, porque ela deverá arrancar daqui a algum tempo, até nos 0,18 deverá ser boa entrada, mas o suporte é onde a acção fica o mais barato possivel dentro duma cotada exceptuando as alturas de panico na bolsa, eu tambem ja cometi muitos erros e um deles foi quando o bcp apresentou faz quase um ano (abril de 2013) prejuizos de 1200milhoes e eu pensei é agora que eu vom comprar,....no dia seguinte esperava uma queda brutal e nadinha, a acção até subiu um pouco, resumindo, não é só investir mas sim conhecer a cotada e as suas futuras estrategias e previsoes..., se houve um prejuizo, esse ja estava previsto e a cotação já estava corrigida, a cotação corrigiu apenas com receio que houvesse surpresas e como nao as houve voltou aos 0,18xx, eu penso assim mas sei que por mais que estude a cotada, ha sempre alguem que tem mais razao e sabe mais do que nós., portanto entra aqui no caldeirao humilde e com uma posicao de aluno, e nao de professor..
cumptos, Investpouco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1858
Registado: 20/11/2013 18:19

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TheMind » 5/2/2014 16:12

onlyson Escreveu:
gadget star Escreveu:
onlyson Escreveu:Tendo entrado a 1.65, será boa altura colocar ordem de venda em 1.84?


se essa for a tua estrategia e não quiseres ganhar mais do que isso sim. Agora se quiseres ganhar acima disso, deverás aguardar que passe essa barreira consistentemente e então colocar um stop nesse valor.
Mas já agora porque 0.184?



Obrigado pela dica, ainda estou a dar os primeiros passos na bolsa.


Estamos sempre a aprender uns com os outros.
Aconselho te então a leres um post que está na pagina anterior a esta do AT2014, lá encontras muitas dicas básicas que te levam a pelo menos a evitar cometeres muitos erros.
 
Mensagens: 22
Registado: 10/3/2010 16:07
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, icemetal, JoeP, OCTAMA, Olhar Leonino, papamericano, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Xacal, zulu404 e 404 visitantes