Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 16/1/2017 13:25

pedroferre Escreveu:(Em resposta ao kidd)

Eu não fiz comentários comicos e com falta de respeito pelos atuais acionistas, apenas tenho tentado alertado os outros agora que finalmente comecei a ver a situação real do banco (já depois deste anuncio de AC da semana passada).
Sim fui burro no investimento no BCP e devia ter vendido muito antes de todas estas quedas, acreditei que depois do ultimo AC a gestão do Amado ia por o banco no bom caminho, e também imaginei que mesmo que houvesse um AC não iam diluir tanto as participações do atuais acionistas, enganei-me porque o banco não tem respeito nenhum pelos pequenos acionistas.
E imaginei que mesmo com todas estas quedas, algum dia o BCP ia subir e podia manter a posição que tinha para recuperar o dinheiro perdido. :)



Tudo bem! Em relação às ironias não era contigo.

Fica bem
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 16/1/2017 13:22

kidd Escreveu:Tanta ironia que anda por este tópico! Tanta falta de respeito por mtos investidores que neste momento estão bastante aflitos e baralhados.

kidd Escreveu:
pedroferre Escreveu:Aqui está Moçambique vai mesmo entrar em bancarrota... o mercado onde o BIM (do BCP é lider com 28% de quota).

O Governo moçambicano já assumiu que não conseguirá satisfazer o pagamento de juros de obrigações aprazado para esta quarta-feira, 18 de Janeiro, e está a fazer contactos de última hora com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com outros credores para tentar encontrar uma solução para os problemas de solvência financeira do país.
"O Ministério da Economia e Finanças da República de Moçambique quer informar os detentores dos 726,5 milhões de dólares com maturidade a 2023 emitidos pela República que o pagamento de juros nas notas, no valor de 59,7 milhões de dólares, que é devido a 18 de Janeiro, não será pago pela República", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças citado pela Lusa.
Em causa está a incapacidade de pagar uma taxa de cupão avaliada em 59,8 milhões de dólares (56,4 milhões de euros à cotação actual) relativo a uma obrigação de 727 milhões de dólares com uma taxa de cupão de 10,5% que vence em 2023 e cujo prazo de pagamento de juros ocorreria na próxima quarta-feira.


"A capacidade de pagamento de dívidas da República é extremamente limitada e não deixa espaço para a República fazer o pagamento programado de juros", refere o mesmo comunicado, citado pelo Financial Times.Na sequência desse reconhecimento, Maputo está a tentar junto do FMI antecipar o recomeço do programa de assistência financeira, suspenso em Abril quando foi revelado que a havia empréstimos escondidos de mais de mil milhões de dólares. O Governo anunciou em Outubro a tentativa de entendimento com credores para reestruturar empréstimos com garantia estatal concedidos a duas empresas públicas e aos detentores de obrigações.


Desde que vendeste as ações estás em grande!

Isto não será ironia?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 16/1/2017 13:22

jr.alves83 Escreveu:
NaoSei Escreveu:pretendo vender num minuto uma coisa e comprar logo a outra, mantendo a posição, e a minha diluição passará a cerca de 37% mas será sobre um banco melhor e ja sem cocos..



NãoSei, será que o BCP sem CoCos é um bom banco? Consegues perceber que estás a insinuar isso, e tal não é verdade? A verdade é que o BCP é um banco que não conseguiu pagar a totalidade dos CoCos.


"Pergunta para um milhão de euros: O aumento de capital marca uma inversão no BCP?
Pedro Lino lembra que o BCP tem por provisionar 2,5 mil milhões de euros de crédito em risco, pelo que continua dependente de resultados. "

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... cp?ref=Not
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 16/1/2017 13:21

(Em resposta ao kidd)

Eu não fiz comentários comicos e com falta de respeito pelos atuais acionistas, apenas tenho tentado alertado os outros agora que finalmente comecei a ver a situação real do banco (já depois deste anuncio de AC da semana passada).
Sim fui burro no investimento no BCP e devia ter vendido muito antes de todas estas quedas, acreditei que depois do ultimo AC a gestão do Amado ia por o banco no bom caminho, e também imaginei que mesmo que houvesse um AC não iam diluir tanto as participações do atuais acionistas, enganei-me porque o banco não tem respeito nenhum pelos pequenos acionistas.
E imaginei que mesmo com todas estas quedas, algum dia o BCP ia subir e podia manter a posição que tinha para recuperar o dinheiro perdido. :)
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katz » 16/1/2017 13:14

 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jr.alves83 » 16/1/2017 13:09

NaoSei Escreveu:pretendo vender num minuto uma coisa e comprar logo a outra, mantendo a posição, e a minha diluição passará a cerca de 37% mas será sobre um banco melhor e ja sem cocos..



NãoSei, será que o BCP sem CoCos é um bom banco? Consegues perceber que estás a insinuar isso, e tal não é verdade? A verdade é que o BCP é um banco que não conseguiu pagar a totalidade dos CoCos.
 
Mensagens: 126
Registado: 2/8/2016 19:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 16/1/2017 13:07

pedroferre Escreveu:
kidd Escreveu:
pedroferre Escreveu:Aqui está Moçambique vai mesmo entrar em bancarrota... o mercado onde o BIM (do BCP é lider com 28% de quota).

O Governo moçambicano já assumiu que não conseguirá satisfazer o pagamento de juros de obrigações aprazado para esta quarta-feira, 18 de Janeiro, e está a fazer contactos de última hora com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com outros credores para tentar encontrar uma solução para os problemas de solvência financeira do país.
"O Ministério da Economia e Finanças da República de Moçambique quer informar os detentores dos 726,5 milhões de dólares com maturidade a 2023 emitidos pela República que o pagamento de juros nas notas, no valor de 59,7 milhões de dólares, que é devido a 18 de Janeiro, não será pago pela República", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças citado pela Lusa.
Em causa está a incapacidade de pagar uma taxa de cupão avaliada em 59,8 milhões de dólares (56,4 milhões de euros à cotação actual) relativo a uma obrigação de 727 milhões de dólares com uma taxa de cupão de 10,5% que vence em 2023 e cujo prazo de pagamento de juros ocorreria na próxima quarta-feira.


"A capacidade de pagamento de dívidas da República é extremamente limitada e não deixa espaço para a República fazer o pagamento programado de juros", refere o mesmo comunicado, citado pelo Financial Times.Na sequência desse reconhecimento, Maputo está a tentar junto do FMI antecipar o recomeço do programa de assistência financeira, suspenso em Abril quando foi revelado que a havia empréstimos escondidos de mais de mil milhões de dólares. O Governo anunciou em Outubro a tentativa de entendimento com credores para reestruturar empréstimos com garantia estatal concedidos a duas empresas públicas e aos detentores de obrigações.


Desde que vendeste as ações estás em grande!


Desde que vendi as ações durmo mais descansado. ;)
E agora já posso observar por fora todos os problemas sem stress, e aproveito para ir avisando os outros da borrada que penso ser continuar a apostar no banco (estou a tentar ser um bom samaritano)...



Estás é a tentar sentir-te bem contigo próprio depois de teres vendido com elevadas perdas! E para te sentires bem contigo próprio, isto tem de correr mal e não voltar a subir acima do preço a que vendeste. Tão simples quanto isto
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/1/2017 13:04

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:eu fico para ver o que sai daqui....quero ver a propaganda da FOSUN sobre ir ao AC e recomprar/aumentar até 30%.
quero ver o que a SONANGOL tambem vai fazer....mas aumentar posicao nao aumento neste momento.
Vendo direitos e com o mesmo capital. recompro acoes que estejam no mercado, para manter a mesma posicao.
em principio farei assim.


Nessa hipótese a tua posição ficará sempre muito diluída, o que ficas é com o mesmo capital investido no BCP. Tu deves ter menos valias que o compensem mas se não tiveres cuidado que ao venderes os direitos tens mais valias e podes ter que pagar impostos disso.

Se é para manteres a posição se calhar até será melhor fazeres ao contrário, venderes as ações e comprares direitos e ficares com o capital necessário para os subscreveres. Em princípio os direitos negoceiam com desconto em relação às ações por isso, à partida será mais favorável vender as ações e comprar direitos... ou então venderes já parte das ações que te permitam depois exerceres os direitos correspondentes às ações com que ficas. Esta estratégia até me parece mais fácil de implementar.

já pensei em tudo isso.
mas nao pretendo andar à espera de novas acoes e subscricoes de AC etc.
agora a minha duvida é se as mais valias dos direitos ao taparem as menos valias das acoes...se no irs aparece apenas a diferença entre mais/menos valias.
pretendo vender num minuto uma coisa e comprar logo a outra, mantendo a posição, e a minha diluição passará a cerca de 37% mas será sobre um banco melhor e ja sem cocos.
nem pretendo reforçar mais neste momento... pretendo agora com a minha participação....ver o BCP recuperar nada mais.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 16/1/2017 12:41

Tanta ironia que anda por este tópico! Tanta falta de respeito por mtos investidores que neste momento estão bastante aflitos e baralhados.
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 16/1/2017 12:35

Os riscos de Mocambique estão todos muito bem identificados no prospecto do AC.

Numa coisa temos de dar crédito ao banco, no prospecto de 447 páginas penso que devem ter conseguido colocar exaustivamente todos os riscos potenciais futuros pelo menos conhecidos.

Portanto nas surpresas futuras que possam surgir, nenhum investidor se vai poder queixar que foi a este AC sem ter sido alertado para todos os riscos futuros, depois cada um toma os seus riscos e decisões de investimento .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 16/1/2017 12:48, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 16/1/2017 12:33

kidd Escreveu:
pedroferre Escreveu:Aqui está Moçambique vai mesmo entrar em bancarrota... o mercado onde o BIM (do BCP é lider com 28% de quota).

O Governo moçambicano já assumiu que não conseguirá satisfazer o pagamento de juros de obrigações aprazado para esta quarta-feira, 18 de Janeiro, e está a fazer contactos de última hora com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com outros credores para tentar encontrar uma solução para os problemas de solvência financeira do país.
"O Ministério da Economia e Finanças da República de Moçambique quer informar os detentores dos 726,5 milhões de dólares com maturidade a 2023 emitidos pela República que o pagamento de juros nas notas, no valor de 59,7 milhões de dólares, que é devido a 18 de Janeiro, não será pago pela República", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças citado pela Lusa.
Em causa está a incapacidade de pagar uma taxa de cupão avaliada em 59,8 milhões de dólares (56,4 milhões de euros à cotação actual) relativo a uma obrigação de 727 milhões de dólares com uma taxa de cupão de 10,5% que vence em 2023 e cujo prazo de pagamento de juros ocorreria na próxima quarta-feira.


"A capacidade de pagamento de dívidas da República é extremamente limitada e não deixa espaço para a República fazer o pagamento programado de juros", refere o mesmo comunicado, citado pelo Financial Times.Na sequência desse reconhecimento, Maputo está a tentar junto do FMI antecipar o recomeço do programa de assistência financeira, suspenso em Abril quando foi revelado que a havia empréstimos escondidos de mais de mil milhões de dólares. O Governo anunciou em Outubro a tentativa de entendimento com credores para reestruturar empréstimos com garantia estatal concedidos a duas empresas públicas e aos detentores de obrigações.


Desde que vendeste as ações estás em grande!


Desde que vendi as ações durmo mais descansado. ;)
E agora já posso observar por fora todos os problemas sem stress, e aproveito para ir avisando os outros da borrada que penso ser continuar a apostar no banco (estou a tentar ser um bom samaritano)...
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por kidd » 16/1/2017 12:32

pedroferre Escreveu:Aqui está Moçambique vai mesmo entrar em bancarrota... o mercado onde o BIM (do BCP é lider com 28% de quota).

O Governo moçambicano já assumiu que não conseguirá satisfazer o pagamento de juros de obrigações aprazado para esta quarta-feira, 18 de Janeiro, e está a fazer contactos de última hora com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com outros credores para tentar encontrar uma solução para os problemas de solvência financeira do país.
"O Ministério da Economia e Finanças da República de Moçambique quer informar os detentores dos 726,5 milhões de dólares com maturidade a 2023 emitidos pela República que o pagamento de juros nas notas, no valor de 59,7 milhões de dólares, que é devido a 18 de Janeiro, não será pago pela República", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças citado pela Lusa.
Em causa está a incapacidade de pagar uma taxa de cupão avaliada em 59,8 milhões de dólares (56,4 milhões de euros à cotação actual) relativo a uma obrigação de 727 milhões de dólares com uma taxa de cupão de 10,5% que vence em 2023 e cujo prazo de pagamento de juros ocorreria na próxima quarta-feira.


"A capacidade de pagamento de dívidas da República é extremamente limitada e não deixa espaço para a República fazer o pagamento programado de juros", refere o mesmo comunicado, citado pelo Financial Times.Na sequência desse reconhecimento, Maputo está a tentar junto do FMI antecipar o recomeço do programa de assistência financeira, suspenso em Abril quando foi revelado que a havia empréstimos escondidos de mais de mil milhões de dólares. O Governo anunciou em Outubro a tentativa de entendimento com credores para reestruturar empréstimos com garantia estatal concedidos a duas empresas públicas e aos detentores de obrigações.


Desde que vendeste as ações estás em grande!
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 16/1/2017 12:26

Aqui está Moçambique vai mesmo entrar em bancarrota... o mercado onde o BIM (do BCP é lider com 28% de quota).

O Governo moçambicano já assumiu que não conseguirá satisfazer o pagamento de juros de obrigações aprazado para esta quarta-feira, 18 de Janeiro, e está a fazer contactos de última hora com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com outros credores para tentar encontrar uma solução para os problemas de solvência financeira do país.
"O Ministério da Economia e Finanças da República de Moçambique quer informar os detentores dos 726,5 milhões de dólares com maturidade a 2023 emitidos pela República que o pagamento de juros nas notas, no valor de 59,7 milhões de dólares, que é devido a 18 de Janeiro, não será pago pela República", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças citado pela Lusa.
Em causa está a incapacidade de pagar uma taxa de cupão avaliada em 59,8 milhões de dólares (56,4 milhões de euros à cotação actual) relativo a uma obrigação de 727 milhões de dólares com uma taxa de cupão de 10,5% que vence em 2023 e cujo prazo de pagamento de juros ocorreria na próxima quarta-feira.


"A capacidade de pagamento de dívidas da República é extremamente limitada e não deixa espaço para a República fazer o pagamento programado de juros", refere o mesmo comunicado, citado pelo Financial Times.Na sequência desse reconhecimento, Maputo está a tentar junto do FMI antecipar o recomeço do programa de assistência financeira, suspenso em Abril quando foi revelado que a havia empréstimos escondidos de mais de mil milhões de dólares. O Governo anunciou em Outubro a tentativa de entendimento com credores para reestruturar empréstimos com garantia estatal concedidos a duas empresas públicas e aos detentores de obrigações.
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 16/1/2017 12:18

NaoSei Escreveu:eu fico para ver o que sai daqui....quero ver a propaganda da FOSUN sobre ir ao AC e recomprar/aumentar até 30%.
quero ver o que a SONANGOL tambem vai fazer....mas aumentar posicao nao aumento neste momento.
Vendo direitos e com o mesmo capital. recompro acoes que estejam no mercado, para manter a mesma posicao.
em principio farei assim.


Nessa hipótese a tua posição ficará sempre muito diluída, o que ficas é com o mesmo capital investido no BCP. Tu deves ter menos valias que o compensem mas se não tiveres cuidado que ao venderes os direitos tens mais valias e podes ter que pagar impostos disso.

Se é para manteres a posição se calhar até será melhor fazeres ao contrário, venderes as ações e comprares direitos e ficares com o capital necessário para os subscreveres. Em princípio os direitos negoceiam com desconto em relação às ações por isso, à partida será mais favorável vender as ações e comprar direitos... ou então venderes já parte das ações que te permitam depois exerceres os direitos correspondentes às ações com que ficas. Esta estratégia até me parece mais fácil de implementar.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 16/1/2017 12:06

NaoSei Escreveu:eu fico para ver o que sai daqui....quero ver a propaganda da FOSUN sobre ir ao AC e recomprar/aumentar até 30%.
quero ver o que a SONANGOL tambem vai fazer....mas aumentar posicao nao aumento neste momento.
Vendo direitos e com o mesmo capital. recompro acoes que estejam no mercado, para manter a mesma posicao.
em principio farei assim.

Também se pode ver de fora! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rollingsnowball » 16/1/2017 12:05

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Disclaimer: não tenho posição no BCP nem longa em curta nem estou a pensar seriamente nisso. No fim desta argumentação fiquei a acreditar mais no BCP do que acreditava antes

Ainda assim, acho que devo tentar contra argumentar:

1) Sem dúvida. Mais exactamente em 1300M

2) É certo. Tal como era certo nos anteriores aumentos de capital

3) Estamos a falar de Portugal, Moçambique, Polónia ou Angola? Em Portugal não há muito por onde crescer é um mercado maduro e em que não se adivinha consolidação do mercado

4) "Rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa". Assim, a rentabilidade só aumenta se o custo dos Cocos for superior à rentabilidade da empresa. O custo dos Cocos é de cerca de 7,2% líquidos de impostos (9% brutos). Portanto a rentabilidade só aumenta se a rentabilidade das acções for inferior aos 7,2% líquidos. Assim um aumento da rentabilidade à custa do pagamento dos Cocos com dinheiro dos accionistas não é necessariamente boa notícia.

5) Sim, assim poupa-se a incerteza que poderia haver de o banco ficar com menos capital do que necessita. O que implica que o banco necessita desse capital (apesar de o aumento ser superior em 600M aos Cocos que há para pagar).

6) Aqui não percebo em que é que isto influencia a cotação. A FOSUN tem 16,67% das acções. Recebe direitos suficientes para comprar estes 16,67%. Com estes direitos tenta subir a sua participação para 30%, implicando que tenciona comprar cerca do dobro das acções para que recebe direitos. Isto significa que esperam que não hajam interessados em comprar as acções todas disponíveis, podendo eles chegar aos 30% apenas ao custo do aumento do capital (posso estar enganado mas a minha interpretação é que a FOSUN não deverá andar a comprar direitos tentando aproveitar-se dos restantes accionistas subcapitalizados... era o que eu faria)

7) Sem opinião.


E agora uns pontos negativos novos
a) Têm uma posição no Millenium bank Polaco que vale cerca de 800M a preços de mercado. Com uma venda a institucionais provavelmente conseguiam um valor superior/bastante superior. Tiveram já no passado a oportunidade de tentar vender os bancos em Angola/Moçambique antes da crise do petróleo (altura em que também fizeram aumentos de capital. Aliás, nessa altura tinham uma percentagem maior do banco polaco, sendo que uma percentagem mais alta possivelmente conseguiria um prémio mais alto na venda (em vez disso andaram a vender aos bocados), conseguindo um preço justo ou mais que isso na venda.
Em vez de venderem unidades a gestão do BCP tem feito aumentos de capital atrás de aumentos de capital, levando a perdas superiores a 90%para accionistas atrás de accionistas e sugando capital atrás de capital. Fazem agora mais um aumento de capital, exigindo mais uma vez capital de accionistas que já tiveram que injectar no passado muito mais do que aquele que vale agora. Que gestão é esta que prefere manter um banco internacional , grande (e que portanto pode pagar salários mais altos a administradores) mas levando a perdas enormes para os accionistas, em vez de manter um banco exclusivamente nacional, exigindo menos capital dos accionistas e obrigando-os a perdas muito menores? Será que é boa ideia estar num banco em que a gestão se comporta desta forma com aqueles que são os seus accionistas em cada momento?

b) Os riscos são múltiplos e vários deles estão descritos no prospecto. A questão que interessa é:
market cap actual+1300M=2121 M
tangible book value pós aumento de capital: 5364M (segundo prospecto)
diferença: 3243M
Quanto destes 3243M será absorvido por estes riscos? se for insuficiente este aumento de capital é mais uma vez enterrar dinheiro. Se for menos poderá valer a pena.
Já agora uma boa parte destes activos são créditos em impostos. Parece-me incorrecto valorizá-los a 100%

E uma nota positiva:
i) A carteira de imobiliário desde 2015 tem sido consistentemente vendida acima do valor contabilístico (17% acima). Se estes valores forem reprodutíveis em vez de imparidade sobre o book value deveríamos fazer reavaliação em alta do book value e as imparidades para ativos recebidos em dação poderão estar sobreavaliadas (ver contra argumento à frente)
ii) Há uma cobertura dos NPEs que se aproxima de 100% (entre imparidades e colaterais). Ao todo são 9300M que estarão cobertos. Simultaneamente o valor de NPEs tem caído todos os anos. Isto significaria que por aqui também não haveria perdas adicionais a declarar.
iii) Cost to income ratio (ou efficiency ratio) muito abaixo do resto do sector.


Contra argumentação:
i) Isto pode significar apenas que andam a fazer apenas vendas escolhidas a dedo para poderem declarar mais valias (e estarem a acumular os imóveis que estão sobrevalorizados nas contas). Segundo a apresentação estão de facto a acumular imóveis (1003M; 1212M; 1475M, em 2014,2015 e Set 2016), pelo que é difícil de valorizar.
ii) Para além dos imóveis em carteira ainda há aqueles associados aos empréstimos em risco. É possível que também aqui se possa estar a tentar esticar no tempo/escolher a dedo para poder adiar perdas extra.


Rolling discordo,
1- se não me engano esse nível de capitais tangiveis é imediatamente a seguir ao AC e antes de pagar os cocos
2-isso dos imoveis é fogo de artificio vendem os bons, e os maus ficam lá o stock cada vez cresce mais o ritmo de venda é cada vez menor!, por isso a meu ver as provisões são insuficientes nessa rubrica, nesta fase do campeonato era para teres menos imoveis e não mais
3- cuidado com essa conversa de que com as garantias cobre a 100%, qual é a cash coverage? é que isso é que importa eles dizem que estão sempre cobertos a 100%, mas resta saber se as garantias valem o que é dito, muitas vezes não vale...todos dizem que estão cobertos a 100%, o pior é o resto, eu acho que o bcp sinceramente pode ser fantastico daqui para a frente, mas a prudencia aconselha a não entrar

Eh pa... fiz um post inteiro a malhar no bcp com apenas duas ou três excepções (que contrargumentei logo a seguir) e ainda fui visto como optimista :)

vamos lá a ver então
1- sim, é depois do aumento de capital. Os cocos pagam 9% (pre tax) e têm prioridade sobre os accionistas por isso interpretei como sendo dívida. Posso estar tecnicamente errado mas do ponto de vista dos accionistas são dívida e portanto o seu pagamento não devia mexer nos capitais próprios tangíveis... Fui confirmar e estão classificados como passivos subordinados. Sendo assim, o seu pagamento em nada influi o capital próprio tangível

2- Isso foi o que eu disse na minha contrargumentação :) A quantidade de imóveis em balanço tem continuado a aumentar e ainda têm um montão de crédito malparado em que a maior parte das garantias são imóveis. Ou seja, é perfeitamente possível (e talvez provável) que estejam a fazer cherry picking (vender os que estão subavaliados contabilisticamente e manter os sobreavaliados)

3- Isso foi o que eu disse na minha contrargumentação :) O cash coverage é baixo (8% a particulares e 19% em empresas), sendo a maioria do colateral imobiliário (69% e 37%) e o resto imparidades (22% e 41%), sendo a maioria dos NPEs (71%) de empresas. Por isso disse que aqui, mais uma vez, temos o problema de os imóveis que sobram poderem estar também sobreavaliados (principalmente no caso das empresas em que todos sabemos que os imóveis muitas vezes só têm valor se tiverem um negócio funcionante em cima).

ps: sim, a prudência aconselha a não entrar. Há muitos sítios para fazer dinheiro sem se precisar de correr estes riscos. Ainda assim, para quem quiser mesmo entrar é entrar à maneira dos chineses (do que eu percebi que a Fosun vai fazer, atenção que posso ter percebido mal e não ser possível). O truque era comprar hoje pré emissão dos direitos, colocar uma ordem de subscrição de pelo menos o dobro (ou mais) do que aquilo a que se tem direito em teoria, esperar pelo fim e receber as acções para que se tem direitos mais as acções extra que vierem cair (que habitualmente existem) e depois vender as acções que se comprou hoje, declarando menos valia. Assim adia-se impostos com a menos valia, compra-se acções com o valor dos direitos e ainda se compra acções para que não se tem direitos (na prática uma boa parte da acções são compradas com um empréstimo do estado que não cobra juros e só tem maturidade quando quisermos).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 16/1/2017 12:03

Na conclusão do RSS em outubro, a ação iniciou a Cotação a €1,35 para baixar logo de seguida a cotação para 1.10-1.15. Neste momento, amanhã ela irá ajustar a cotação para valores próximos de 0,15 aproximadamente.
- Estou curioso para verificar qual vai ser a tendência pos-AC.
Será que a Sonangol vai acompanhar o AC nos mesmos termos que a Fosun? Dúvido?
Será q irá finalmente inverter a tendência desde o RSS? :?:


PS: Estou fora, porque, temo que se exigências do BCE se apertarem, o BCP é o próximo da lista a cair, a seguir ao BANIF. Esta cotada é apenas para se deter algumas horas ou dias para aproveitar parte da sua grande volatilidade e mesmo assim correndo sempre grandes riscos.
Já se sabe que o BCP para além destes 1300 milhões, precisa de pelo menos mais 3500 milhões devido às suas imparidades. CUIDADO!
Portugal, segundo as últimas informações, pode ser obrigado a organizar uma espécie de resgate ao seu sistema financeiro pelo BCE, ainda este ano, para limpar todo o crédito tóxico que ainda detém, na ordem dos 20.0000 milhões ou mais, sendo q a constante actual subida da DPP pode precipitar tudo.
Para além de que a curto prazo o Brexit e efeito Trump podem tb afectar os mercados de activos de risco na Europa. O teor da entrevista de Trump ontem indicia isso mm,designadamente defendendo a ideia em relação à UE, que mais membros se seguiram quanto à saída do UK.
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 16/1/2017 12:17, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 16/1/2017 12:00

Carrancho_ Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Quando após tantos milhares de milhões emprestados pelo estado e pelos contribuintes e oferecido pelos acionistas, os bancos ainda continuam a impor mais taxas e taxinhas aos consumidores, eu não consigo estar nada nada optimista com a banca!

Gostaria de acreditar que na banca estamos melhor, mas infelizmente não consigo acreditar nisso!

Neste momento as agencias de rating já nos deveriam pelo menos estar a tirar do lixo... e isso ainda não aconteceu...


No que ao sector particular diz respeito penso até que estão criadas as condições para ver o mercado bancário português a encolher significativamente , a tendência no fututro será para ver cada vez mais gente sem conta bancária ou apenas conta num único banco.



Concordo, potencialmente a maior parte não vai querer pagar taxas enormes para ter várias contas , e para melhorar as coisas no futuro o crédito terá de ser concedido com mais prudencia e atenção pelos níveis de risco e garantias , e ai a concessão de crédito poderá diminuir.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 16/1/2017 12:52, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 16/1/2017 11:59

jr.alves83 Escreveu:
Goya777 Escreveu:O que leva alguém que já perdeu muitissimo com uma acçao a tentar recuperar essa perda com a mesmíssima acçao? Questão teórica interessante... tanta acçao para investir...

Essa é fácil: casmurrice em não assumir a perda!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Carrancho_ » 16/1/2017 11:56

Marco Martins Escreveu:Quando após tantos milhares de milhões emprestados pelo estado e pelos contribuintes e oferecido pelos acionistas, os bancos ainda continuam a impor mais taxas e taxinhas aos consumidores, eu não consigo estar nada nada optimista com a banca!

Gostaria de acreditar que na banca estamos melhor, mas infelizmente não consigo acreditar nisso!

Neste momento as agencias de rating já nos deveriam pelo menos estar a tirar do lixo... e isso ainda não aconteceu...


No que ao sector particular diz respeito penso até que estão criadas as condições para ver o mercado bancário português a encolher significativamente , a tendência no fututro será para ver cada vez mais gente sem conta bancária ou apenas conta num único banco.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1226
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 16/1/2017 11:55

NaoSei Escreveu:
jr.alves83 Escreveu:
Goya777 Escreveu:O que leva alguém que já perdeu muitissimo com uma acçao a tentar recuperar essa perda com a mesmíssima acçao? Questão teórica interessante... tanta acçao para investir...


Eu desisti de tentar investir na acção. Tou dentro, vou vender direitos e depois assumir a diluição. SE a cotada vier a ficar Bull, poderei voltar a investir nela, com stops apertados, e com prazos curtos. Acreditar que o BCP é uma alternativa (claro que com risco) aos miseraveis juros dos Depositos a Prazo, eu, esse erro não volto a cometer.

Assumo a perda, mas saio com a ideia que dei ao BCP (e a sua administração) o beneficio do tempo, de esperar que invertesse da carrada de asneiras que fez. Analisando a brutalidade de AC, um dos anteriros de 2.2MM€ foi também para pagar CoCos. Quem pagou os CoCos e os respectivos juros altissimos por esse emprestimos foram os accionistas do BCP. Ora para financiar impostos, já chegam bem os que são comuns a todos.

Há cotadas muito mais inteessantes, em outros sectores. Há demasiados senãos para continuar a arriscar, e arriscar cada vez mais capital. O negocio bancario em Portugal, continua, uma incognita.


Bons negócios a todos.

eu fico para ver o que sai daqui....quero ver a propaganda da FOSUN sobre ir ao AC e recomprar/aumentar até 30%.
quero ver o que a SONANGOL tambem vai fazer....mas aumentar posicao nao aumento neste momento.
Vendo direitos e com o mesmo capital. recompro acoes que estejam no mercado, para manter a mesma posicao.
em principio farei assim.


Fala-se muito em direitos , e na possibilidade da negociação dos mesmos.

Na minha otica, quando se eu não for ao aumento de capital e exercer os direitos, a minha participação é muitíssimo diluída , eu encaro mais isso como uma obrigação de ter que ir, do que um direito e uma opção de ir ao mesmo.

Mas são somente pontos de vista diferente em relação ao investimento dos recursos.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Carrancho_ » 16/1/2017 11:51

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Razões para ir ao aumento de Capital:

1) O banco ficará com uma situação incomparavelmente melhor

2) Não é o melhor dos mundos, mas a este preço, mesmo os mais pessimistas estão ansiosos por entrar (quem tinha que mandar a toalha ao chão, já saiu)

3) O Bcp reforçado e com o mercado como está, tem uma margem de crescimento enorme.

4) Pagando os Cocos aumenta significativamente a rentabilidade

5) O aumento de capital já está garantido pelo sindicato bancário

6) A Fosun terá que quase duplicar a sua posição (vejam quantos milhões não têm que comprar)

7) Os curtos poderão a ajudar a uma substancial subida da cotação

Não tenho bola de cristal, mas estou francamente optimista para os próximos tempos, neste titulo

Disclaimer: não tenho posição no BCP nem longa em curta nem estou a pensar seriamente nisso. No fim desta argumentação fiquei a acreditar mais no BCP do que acreditava antes

Ainda assim, acho que devo tentar contra argumentar:

1) Sem dúvida. Mais exactamente em 1300M

2) É certo. Tal como era certo nos anteriores aumentos de capital

3) Estamos a falar de Portugal, Moçambique, Polónia ou Angola? Em Portugal não há muito por onde crescer é um mercado maduro e em que não se adivinha consolidação do mercado

4) "Rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa". Assim, a rentabilidade só aumenta se o custo dos Cocos for superior à rentabilidade da empresa. O custo dos Cocos é de cerca de 7,2% líquidos de impostos (9% brutos). Portanto a rentabilidade só aumenta se a rentabilidade das acções for inferior aos 7,2% líquidos. Assim um aumento da rentabilidade à custa do pagamento dos Cocos com dinheiro dos accionistas não é necessariamente boa notícia.

5) Sim, assim poupa-se a incerteza que poderia haver de o banco ficar com menos capital do que necessita. O que implica que o banco necessita desse capital (apesar de o aumento ser superior em 600M aos Cocos que há para pagar).

6) Aqui não percebo em que é que isto influencia a cotação. A FOSUN tem 16,67% das acções. Recebe direitos suficientes para comprar estes 16,67%. Com estes direitos tenta subir a sua participação para 30%, implicando que tenciona comprar cerca do dobro das acções para que recebe direitos. Isto significa que esperam que não hajam interessados em comprar as acções todas disponíveis, podendo eles chegar aos 30% apenas ao custo do aumento do capital (posso estar enganado mas a minha interpretação é que a FOSUN não deverá andar a comprar direitos tentando aproveitar-se dos restantes accionistas subcapitalizados... era o que eu faria)

7) Sem opinião.


E agora uns pontos negativos novos
a) Têm uma posição no Millenium bank Polaco que vale cerca de 800M a preços de mercado. Com uma venda a institucionais provavelmente conseguiam um valor superior/bastante superior. Tiveram já no passado a oportunidade de tentar vender os bancos em Angola/Moçambique antes da crise do petróleo (altura em que também fizeram aumentos de capital. Aliás, nessa altura tinham uma percentagem maior do banco polaco, sendo que uma percentagem mais alta possivelmente conseguiria um prémio mais alto na venda (em vez disso andaram a vender aos bocados), conseguindo um preço justo ou mais que isso na venda.
Em vez de venderem unidades a gestão do BCP tem feito aumentos de capital atrás de aumentos de capital, levando a perdas superiores a 90%para accionistas atrás de accionistas e sugando capital atrás de capital. Fazem agora mais um aumento de capital, exigindo mais uma vez capital de accionistas que já tiveram que injectar no passado muito mais do que aquele que vale agora. Que gestão é esta que prefere manter um banco internacional , grande (e que portanto pode pagar salários mais altos a administradores) mas levando a perdas enormes para os accionistas, em vez de manter um banco exclusivamente nacional, exigindo menos capital dos accionistas e obrigando-os a perdas muito menores? Será que é boa ideia estar num banco em que a gestão se comporta desta forma com aqueles que são os seus accionistas em cada momento?

b) Os riscos são múltiplos e vários deles estão descritos no prospecto. A questão que interessa é:
market cap actual+1300M=2121 M
tangible book value pós aumento de capital: 5364M (segundo prospecto)
diferença: 3243M
Quanto destes 3243M será absorvido por estes riscos? se for insuficiente este aumento de capital é mais uma vez enterrar dinheiro. Se for menos poderá valer a pena.
Já agora uma boa parte destes activos são créditos em impostos. Parece-me incorrecto valorizá-los a 100%

E uma nota positiva:
i) A carteira de imobiliário desde 2015 tem sido consistentemente vendida acima do valor contabilístico (17% acima). Se estes valores forem reprodutíveis em vez de imparidade sobre o book value deveríamos fazer reavaliação em alta do book value e as imparidades para ativos recebidos em dação poderão estar sobreavaliadas (ver contra argumento à frente)
ii) Há uma cobertura dos NPEs que se aproxima de 100% (entre imparidades e colaterais). Ao todo são 9300M que estarão cobertos. Simultaneamente o valor de NPEs tem caído todos os anos. Isto significaria que por aqui também não haveria perdas adicionais a declarar.
iii) Cost to income ratio (ou efficiency ratio) muito abaixo do resto do sector.


Contra argumentação:
i) Isto pode significar apenas que andam a fazer apenas vendas escolhidas a dedo para poderem declarar mais valias (e estarem a acumular os imóveis que estão sobrevalorizados nas contas). Segundo a apresentação estão de facto a acumular imóveis (1003M; 1212M; 1475M, em 2014,2015 e Set 2016), pelo que é difícil de valorizar.
ii) Para além dos imóveis em carteira ainda há aqueles associados aos empréstimos em risco. É possível que também aqui se possa estar a tentar esticar no tempo/escolher a dedo para poder adiar perdas extra.


Rolling discordo,
1- se não me engano esse nível de capitais tangiveis é imediatamente a seguir ao AC e antes de pagar os cocos
2-isso dos imoveis é fogo de artificio vendem os bons, e os maus ficam lá o stock cada vez cresce mais o ritmo de venda é cada vez menor!, por isso a meu ver as provisões são insuficientes nessa rubrica, nesta fase do campeonato era para teres menos imoveis e não mais
3- cuidado com essa conversa de que com as garantias cobre a 100%, qual é a cash coverage? é que isso é que importa eles dizem que estão sempre cobertos a 100%, mas resta saber se as garantias valem o que é dito, muitas vezes não vale...todos dizem que estão cobertos a 100%, o pior é o resto, eu acho que o bcp sinceramente pode ser fantastico daqui para a frente, mas a prudencia aconselha a não entrar



Viva,

Apenas para rebater os pontos 2 e 3 do Serra Lapa:~

2) Não me parece que o argumento de que as mãos fracas já sairam se aplique neste título, as mãos fracas no bcp têm vindo a ser substituídas por mãos ainda mais fracas. Já são muitos anos a cair brutalmente para que se possa esperar uma valorização/correcção à conta disto.

3) Nesta área de negócio não vejo como se possam perspectivar crescimentos fantásticos. O sector bancário já foi chão que deu uvas, nos próximos muitos anos vai estar pressionado e todo o pequeno crescimento nos resultados será certamente acompanhado por exigências maiores e supervisão mais apertada.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1226
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/1/2017 11:38

jr.alves83 Escreveu:
Goya777 Escreveu:O que leva alguém que já perdeu muitissimo com uma acçao a tentar recuperar essa perda com a mesmíssima acçao? Questão teórica interessante... tanta acçao para investir...


Eu desisti de tentar investir na acção. Tou dentro, vou vender direitos e depois assumir a diluição. SE a cotada vier a ficar Bull, poderei voltar a investir nela, com stops apertados, e com prazos curtos. Acreditar que o BCP é uma alternativa (claro que com risco) aos miseraveis juros dos Depositos a Prazo, eu, esse erro não volto a cometer.

Assumo a perda, mas saio com a ideia que dei ao BCP (e a sua administração) o beneficio do tempo, de esperar que invertesse da carrada de asneiras que fez. Analisando a brutalidade de AC, um dos anteriros de 2.2MM€ foi também para pagar CoCos. Quem pagou os CoCos e os respectivos juros altissimos por esse emprestimos foram os accionistas do BCP. Ora para financiar impostos, já chegam bem os que são comuns a todos.

Há cotadas muito mais inteessantes, em outros sectores. Há demasiados senãos para continuar a arriscar, e arriscar cada vez mais capital. O negocio bancario em Portugal, continua, uma incognita.


Bons negócios a todos.

eu fico para ver o que sai daqui....quero ver a propaganda da FOSUN sobre ir ao AC e recomprar/aumentar até 30%.
quero ver o que a SONANGOL tambem vai fazer....mas aumentar posicao nao aumento neste momento.
Vendo direitos e com o mesmo capital. recompro acoes que estejam no mercado, para manter a mesma posicao.
em principio farei assim.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Marco Martins » 16/1/2017 11:38

Quando após tantos milhares de milhões emprestados pelo estado e pelos contribuintes e oferecido pelos acionistas, os bancos ainda continuam a impor mais taxas e taxinhas aos consumidores, eu não consigo estar nada nada optimista com a banca!

Gostaria de acreditar que na banca estamos melhor, mas infelizmente não consigo acreditar nisso!

Neste momento as agencias de rating já nos deveriam pelo menos estar a tirar do lixo... e isso ainda não aconteceu...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 16/1/2017 11:38

jr.alves83 Escreveu:
Goya777 Escreveu:O que leva alguém que já perdeu muitissimo com uma acçao a tentar recuperar essa perda com a mesmíssima acçao? Questão teórica interessante... tanta acçao para investir...


Eu desisti de tentar investir na acção. Tou dentro, vou vender direitos e depois assumir a diluição. SE a cotada vier a ficar Bull, poderei voltar a investir nela, com stops apertados, e com prazos curtos. Acreditar que o BCP é uma alternativa (claro que com risco) aos miseraveis juros dos Depositos a Prazo, eu, esse erro não volto a cometer.

Assumo a perda, mas saio com a ideia que dei ao BCP (e a sua administração) o beneficio do tempo, de esperar que invertesse da carrada de asneiras que fez. Analisando a brutalidade de AC, um dos anteriros de 2.2MM€ foi também para pagar CoCos. Quem pagou os CoCos e os respectivos juros altissimos por esse emprestimos foram os accionistas do BCP. Ora para financiar impostos, já chegam bem os que são comuns a todos.

Há cotadas muito mais inteessantes, em outros sectores. Há demasiados senãos para continuar a arriscar, e arriscar cada vez mais capital. O negocio bancario em Portugal, continua, uma incognita.


Bons negócios a todos.



Eu também considero que as perspectivas do sector no futuro são uma grande incógnita. Basta ler o prospecto e tudo que lá é referido . Para não falar no risco politico futuro do Pais, e implicações no setor, que ai até fujo para a ilha.

E enquanto for encarado com naturalidade que neste sector se perdem 5.000 milhões para aqui, 4.000 milhões para ali, 2.000 milhões para acolá, é porque anda tudo a dormir e o dinheiro não deve custar a ganhar e poupar a quem o coloca lá para ser utilizado desta maneira.

O negocio bancário enquanto foi gerido com prudência e com noção dos riscos e com a noção que o dinheiro que se emprestava era de alguém e existia um compromisso de responsabilidade em gerir e remunerar esses recursos as coisas corriam bem, mas isso foi há muitos muitos anos.

Enquanto a concessão de crédito de milhões seja feita sem o máximo de prudência e garantias e sem as loucuras a que se foi assistindo, ninguém conta comigo para investir a médio prazo neste sector.

Boa Sorte para quem embarca nesse barco.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 16/1/2017 12:47, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 178 visitantes