Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/5/2014 0:39

perseu Escreveu:Não é oportuno um aumento de capital dessa magnitude - 1.5 biliões de euros - é insustentável, porque o mercado (leia-se recursos disponíveis), estará previamente desnatado após aumento de capital do Bes e até do minimalista Banif.

Os investidores institucionais alocam a Portugal recursos bem delimitados e finitos (que podiam ser colocados noutros bancos e seguradoras do sul e centro da Europa). Este ano temos efectuadas e agendadas 16 operações de aumento de capital na Europa central e do sul.

A cotação do BCP cairia bastante até à fase imediatamente posterior do aumento / Por exemplo: um aumento de capital a 10 centimos, com direitos de 2 centimos por acção, poderia levar a acção aos 11/12 centimos.

SOLUÇÃO ALTERNATIVA (e com recuperação quase imediata da cotação) - Venda do Millennium Polaco, em que a participação do BCP, vendida em bloco, pode valer 1.4 biliões.


Esse ativo é um dos pontos que pode tornar o futuro brilhante do bcp e tem um ROTE claramente acima do custo dos cocos no caso o roe é 12% o rote é sempre maior logo eu acho que era uma operação destruidora de valor para o banco, libertava capital mas ia atras o melhor ativo( não o maior são coisas distintas) do bcp, no entanto se alguem pagasse um forte premio de mercado digamos 60 a 80% tudo bem menos que isso nao
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joao73 » 15/5/2014 0:37

Boa noite

E se for mentira, já existem vários desmentidos por parte do BCP que esteja decidido um novo aumento de capital.

Como vai reagir o BCP amanhã?

Um abraço,

João
 
Mensagens: 374
Registado: 11/5/2014 21:37

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 0:30

Se este AC anunciado pelo DE se vier a revelar um não-evento então estamos claramente perante uma burla .
Esta notícia não foi inocente e houve muito boa gente já preparada para tirar partido dela.

Se o BCP usou esta técnica para ver a reacção do mercado então ja deve estar arrependido do efeito.

Faz-me lembrar a técnnica que a administração da RTP usou recentemente para ter uma ideia das audiencias da RTP internacional na zona leste dos EUA. simplesmente desligou a emissão satélite durante um dia a ver se alguem se queixava!
:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Optimiza » 15/5/2014 0:30

Não é oportuno um aumento de capital dessa magnitude - 1.5 biliões de euros - é insustentável, porque o mercado (leia-se recursos disponíveis), estará previamente desnatado após aumento de capital do Bes e até do minimalista Banif.

Os investidores institucionais alocam a Portugal recursos bem delimitados e finitos (que podiam ser colocados noutros bancos e seguradoras do sul e centro da Europa). Este ano temos efectuadas e agendadas 16 operações de aumento de capital na Europa central e do sul.

A cotação do BCP cairia bastante até à fase imediatamente posterior do aumento / Por exemplo: um aumento de capital a 10 centimos, com direitos de 2 centimos por acção, poderia levar a acção aos 11/12 centimos.

SOLUÇÃO ALTERNATIVA (e com recuperação quase imediata da cotação) - Venda do Millennium Polaco, em que a participação do BCP, vendida em bloco, pode valer 1.4 biliões.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/5/2014 0:25

Storgoff Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Havia uma importante diferença que se veio a confirmar... O bpi tinha uma das 2 melhores carteiras de credito em portugal, com menos delinquencia... já o bcp meu deus o k já se sabia e o que se viu até estancar no q3 2013 jasus...e quem tem $$ a serio informa-se....


Por essa argumentação quem estava no mercado antes do Ac do BPI a vender acções do BPI a menos de 40cts era tudo gente mal informada e sem dinheiro a sério e por isso vendiam ao desbarato, daí estar muito barato e assim que foi anunciado o AC a 50cts surgiram os investidores com dinheiro e bem informados que começaram a comprar o barato.

Parece me que a tua argumentção tem aí algumas falhas.

Se houver um conjunto de accionistas de peso que garantam a grande parte do AC é muito natural que o preço de subscriçaõ seja tal que os direito nem tenham valor nehum e isso acontece se o mercado tiver que ajustar por baixo na aproximação ao preço de subscriçao a anunciar.
Neste momento se fosse anunciado um AC a 20cts por acção já estavam reunidas essas condições

Não podes tirar as coisas do seu contexto... troika em portugal garrote no funding da banca.... crise economica era um cocktail explosivo...mas não fosse o meu argumento valido entao o bcp tb tinha aumentado a 10 centimos... Agora o bcp tem uma ekipa de gestão mais credivel.. tem a formação de npl pelo menos muito mais limitada... MAS PERGUNTO!? além a sonangol o nucleo acionista do banco é???? ah pois!!!...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 15/5/2014 0:21

Jorge Fr. Escreveu:Epah.... estava longo nesta ação... até ás 7h da manhã tenho uma decisão a tomar... esta m*rda parece um circo


O meu amigo está atrasado um dia não nessa decisão não ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 15/5/2014 0:17

Storgoff Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Royal_Flush, o BCP pode fazer o aumento de capital, ao preço que bem entender, independentemente da cotação a que esteja. Convém é ser abaixo do preço a que as acções estão cotada, senão o mais provável é ser um insucesso. Por isso, não faz muito sentido que o banco esteja interessado em que as cotações baixem, bem pelo contrário...

Um abraço,
Ulisses


Quando em junho de 2012 o BPI anuncoiu o seu AC, a cotação andava na casa dos 40cts e o preço para as novas acções que foi comunicado era bem acima - 50cts.
Portanto não é forçoso que o preço de subscrição das novas acções seja abaixo do preço de mercado.
Desde que haja investidores dsipostos a subscrever ( o que aconteceu no BPI onde havia um forte nucleo accionista) nada impede que no BCP aconteça uma situação semelhante.
Nesse caso os direitos de subscrição acabam por n valer nada tornando -se o AC completamente aberto a novos accioniostas ( pode ser que desta venham aí os chineses) forçando os actuais a acompanhar caso não queiram ver a sua posição diluida.


Essa era muito boa :lol: :lol: :lol: Só assim é que a acção chegaria mesmo aos 0,30 que o BPI estabelece com Price Target. E na realidade é bem capaz de ser uma ideia interessante pois como há alguma liquidez no mercado era bem capaz de ser totalmente subscrito.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 0:15

Artista Romeno Escreveu:Havia uma importante diferença que se veio a confirmar... O bpi tinha uma das 2 melhores carteiras de credito em portugal, com menos delinquencia... já o bcp meu deus o k já se sabia e o que se viu até estancar no q3 2013 jasus...e quem tem $$ a serio informa-se....


Por essa argumentação quem estava no mercado antes do Ac do BPI a vender acções do BPI a menos de 40cts era tudo gente mal informada e sem dinheiro a sério e por isso vendiam ao desbarato, daí estar muito barato e assim que foi anunciado o AC a 50cts surgiram os investidores com dinheiro e bem informados que começaram a comprar o barato.

Parece me que a tua argumentção tem aí algumas falhas.

Se houver um conjunto de accionistas de peso que garantam a grande parte do AC é muito natural que o preço de subscriçaõ seja tal que os direito nem tenham valor nehum e isso acontece se o mercado tiver que ajustar por baixo na aproximação ao preço de subscriçao a anunciar.
Neste momento se fosse anunciado um AC a 20cts por acção já estavam reunidas essas condições
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katolo » 15/5/2014 0:14

AT2014,

Arriscar arrisco, mas nunca acerto :D

Basicamente, lancei o repto para ter uma percepção do optimismo/pessimismo dos foristas para esta cotada.


Claro que, e já dizia o outro, "prognósticos só no final do jogo" :D
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 15/5/2014 0:12

Mambormjs Escreveu:Se o AC acontecer pelo montante falado (1 500 milhões) para que valores teremos o BCP? As minhas contas apontam para menos de 10 cêntimos!
Faz sentido esse valor? E a nova estratégia de Nuno Amado para os CoCo's, é a mais correta para os actuais accionistas?


As minhas apontam para 0,156 baseando-me na cotação do fim do dia de 3ª feira.
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 15/5/2014 0:07

katolo Escreveu:E, independentemente de tudo, alguém arrisca um preço-alvo para final do ano?

Venham de lá esses palpites :mrgreen:


Arrisca o meu amigo o nº do euromilhões ? Pois ai tem a sua resposta :wink:
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/5/2014 0:05

Mas que fique claro eu não excluo nenhum cenario... mas acreditava mais nisso se o bcp fosse aos 16 centimos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/5/2014 0:03

Havia uma importante diferença que se veio a confirmar... O bpi tinha uma das 2 melhores carteiras de credito em portugal, com menos delinquencia... já o bcp meu deus o k já se sabia e o que se viu até estancar no q3 2013 jasus...e quem tem $$ a serio informa-se....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 15/5/2014 0:00

Artista Romeno Escreveu:
Storgoff Escreveu:Podes explicar melhor o teu raciocínio?

O raciocinio é simples o bpi estava estremamente barato e tinha um nucleo de acionistas forte que detinha mt capital e que cobriu a jogada, se bem lembro os direito em termos de valor ficaram espzinhados... o bcp nao está nem tao barato como o bpi na alturahttp://www.publico.pt/economia/no ... os-1554399 eu lembro me que o bpi tinha um market cap ridiculo penso que 500 milhoes por isso eskeçam nao vai ocorrer parece me....


Com essa conversa do barato agora é que estragaste tudo.
Por essa lógica o BCP quando fez o AC também estava extremamente barato . Cotava nos 10 cts.

Se estava barato porque é que o mercado não estava disposta a pagar mais?
O anterior AC do BCP foi de 500M€ e na altura não foi facil.
Agora pelos vistos propoem-se passado pouco mais de 1 ano e meio fazer um AC 3 vezes superior.
Só acredito num AC dessa envergadura se houver de facto um conjunto de institucionais dispostos a subscrever isso por completo caso contrario nem vale a pena pensar nisso.
Houve muitas conversações com os chineses e foi até referido pelo BCP que eles poderiam vir a entrar fortemente no banco depois do último AC. Pode ser agora a altura e acontecendo uma situação como no BPI os direitos passam a valer 0 e os novos accionistas entram em pé de igualdade na subscrição das novas acções
Editado pela última vez por Storgoff em 15/5/2014 0:03, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 14/5/2014 23:59

Jorge Fr. Escreveu:Epah.... estava longo nesta ação... até ás 7h da manhã tenho uma decisão a tomar... esta m*rda parece um circo

Um circo parece-me é as estratégias de investimento que aqui se vêem, meter milhares numa coisa que não se compreende, para comprar um micro ondas andam-se semanas a comparar marcas e preços...
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 15/5/2014 0:03, num total de 1 vez.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Jorge Fr. » 14/5/2014 23:54

Epah.... estava longo nesta ação... até ás 7h da manhã tenho uma decisão a tomar... esta m*rda parece um circo
 
Mensagens: 103
Registado: 7/5/2014 13:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katolo » 14/5/2014 23:48

Depende das expetativas dos acionistas para o futuro. Até podem considerar o atual market cap ridículo face às perspetivas futuras...

No entanto...

"BCP estuda prós e contras de reforço de capital mas nada está decidido

Banco mantém plano de reembolso do apoio estatal com resultados gerados.


O Banco Comercial Português analisou os prós e contras de um eventual aumento de capital, mas não tomou qualquer decisão sobre este cenário que, segundo Nuno Amado, nem sequer foi discutido pela gestão executiva ..."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... idido.html

Isto é uma palhaçada! :wall:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 14/5/2014 23:39

Storgoff Escreveu:Podes explicar melhor o teu raciocínio?

O raciocinio é simples o bpi estava estremamente barato e tinha um nucleo de acionistas forte que detinha mt capital e que cobriu a jogada, se bem lembro os direito em termos de valor ficaram espzinhados... o bcp nao está nem tao barato como o bpi na alturahttp://www.publico.pt/economia/no ... os-1554399 eu lembro me que o bpi tinha um market cap ridiculo penso que 500 milhoes por isso eskeçam nao vai ocorrer parece me....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 14/5/2014 23:30

Royal_Flush Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Royal_Flush, o BCP pode fazer o aumento de capital, ao preço que bem entender, independentemente da cotação a que esteja. Convém é ser abaixo do preço a que as acções estão cotada, senão o mais provável é ser um insucesso. Por isso, não faz muito sentido que o banco esteja interessado em que as cotações baixem, bem pelo contrário...

Um abraço,
Ulisses


Quando em junho de 2012 o BPI anuncoiu o seu AC, a cotação andava na casa dos 40cts e o preço para as novas acções que foi comunicado era bem acima - 50cts.
Portanto não é forçoso que o preço de subscrição das novas acções seja abaixo do preço de mercado.
Desde que haja investidores dsipostos a subscrever ( o que aconteceu no BPI onde havia um forte nucleo accionista) nada impede que no BCP aconteça uma situação semelhante.
Nesse caso os direitos de subscrição acabam por n valer nada tornando -se o AC completamente aberto a novos accioniostas ( pode ser que desta venham aí os chineses) forçando os actuais a acompanhar caso não queiram ver a sua posição diluida.


isso seria a cereja no topo do bolo para os accionistas actuais... :wall:


Podes explicar melhor o teu raciocínio?
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Royal_Flush » 14/5/2014 23:23

Storgoff Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Royal_Flush, o BCP pode fazer o aumento de capital, ao preço que bem entender, independentemente da cotação a que esteja. Convém é ser abaixo do preço a que as acções estão cotada, senão o mais provável é ser um insucesso. Por isso, não faz muito sentido que o banco esteja interessado em que as cotações baixem, bem pelo contrário...

Um abraço,
Ulisses


Quando em junho de 2012 o BPI anuncoiu o seu AC, a cotação andava na casa dos 40cts e o preço para as novas acções que foi comunicado era bem acima - 50cts.
Portanto não é forçoso que o preço de subscrição das novas acções seja abaixo do preço de mercado.
Desde que haja investidores dsipostos a subscrever ( o que aconteceu no BPI onde havia um forte nucleo accionista) nada impede que no BCP aconteça uma situação semelhante.
Nesse caso os direitos de subscrição acabam por n valer nada tornando -se o AC completamente aberto a novos accioniostas ( pode ser que desta venham aí os chineses) forçando os actuais a acompanhar caso não queiram ver a sua posição diluida.


isso seria a cereja no topo do bolo para os accionistas actuais... :wall:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por katolo » 14/5/2014 23:14

Bom,

Depois de mais uma desilusão desportiva (é por estas que não gosto de espanhóis :evil: ), voltemos à desilusão da Bolsa.

E que tal questionar quem de direito a esclarecer as nossas dúvidas, ou emitir um comunicado, antes que a cotação afunde mais:

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... dores.aspx

Responsável - Rui Coimbra
Tel.: + 351 21 113 10 84
Fax.: + 351 21 113 69 82
investors@millenniumbcp.pt
rui.coimbrafernandes@millenniumbcp.pt

Quantos mais melhor :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 14/5/2014 23:04

Ulisses Pereira Escreveu:Royal_Flush, o BCP pode fazer o aumento de capital, ao preço que bem entender, independentemente da cotação a que esteja. Convém é ser abaixo do preço a que as acções estão cotada, senão o mais provável é ser um insucesso. Por isso, não faz muito sentido que o banco esteja interessado em que as cotações baixem, bem pelo contrário...

Um abraço,
Ulisses


Quando em junho de 2012 o BPI anuncoiu o seu AC, a cotação andava na casa dos 40cts e o preço para as novas acções que foi comunicado era bem acima - 50cts.
Portanto não é forçoso que o preço de subscrição das novas acções seja abaixo do preço de mercado.
Desde que haja investidores dsipostos a subscrever ( o que aconteceu no BPI onde havia um forte nucleo accionista) nada impede que no BCP aconteça uma situação semelhante.
Nesse caso os direitos de subscrição acabam por n valer nada tornando -se o AC completamente aberto a novos accioniostas ( pode ser que desta venham aí os chineses) forçando os actuais a acompanhar caso não queiram ver a sua posição diluida.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Queijo de Figo » 14/5/2014 22:26

Se o AC acontecer pelo montante falado (1 500 milhões) para que valores teremos o BCP? As minhas contas apontam para menos de 10 cêntimos!
Faz sentido esse valor? E a nova estratégia de Nuno Amado para os CoCo's, é a mais correta para os actuais accionistas?
 
Mensagens: 56
Registado: 23/2/2014 16:11

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Barrika » 14/5/2014 22:05

Sr_SNiper Escreveu:Não me digam que andam a negociar com base nas notícias do telejornal e depois ficam chateados com os desmentires de informação ... Não é facil negociar com base nas noticias ( dizem, eu não sei porque não sei como se processa a estratégia de negocio com base em notícias ) mas o que me parece, é que com este volume e esta vela, as quedas não devem ficar por aqui...


Concordo...

Pelo menos, ate aos 16cts devem ir..
Anexos
bcp_14052014.png
bcp_14052014.png (29.32 KiB) Visualizado 5273 vezes
 
Mensagens: 18
Registado: 7/5/2010 21:52
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Sr_SNiper » 14/5/2014 21:53

Não me digam que andam a negociar com base nas notícias do telejornal e depois ficam chateados com os desmentires de informação ... Não é facil negociar com base nas noticias ( dizem, eu não sei porque não sei como se processa a estratégia de negocio com base em notícias ) mas o que me parece, é que com este volume e esta vela, as quedas não devem ficar por aqui...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Nuno V, PAULOJOAO, serdom e 162 visitantes